quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

17 DE DEZEMBRO DE 2016 - SÁBADO

O NÚCLEO MMDC-NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO" PROPORCIONOU SOLENIDADE EXCEPCIONAL NO MONUMENTO MAUSOLÉU AO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA DE 32 EM 16 DE DEZEMBRO DE 2016. A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC OUTORGOU A MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO A SEUS ASSOCIADOS E TAMBÉM À CARISMÁTICA ADVOGADA JANAÍNA PASCHOAL, UMA GRANDE DEFENSORA DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO PROPAGADOS EM 1932 PELO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA.

DIA      DEZESSETE      DE     DEZEMBRO     DE     2016    –    S Á B A D O.
79 anos, 11 meses e 20 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 162º DO ANO 67º
58 anos e 194 dias na PMESP
57 anos e 306 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 966 dias – 500 060 horas.
53 anos e 101 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 277 dias no Posto de Coronel – 345 meses e 5 dias.
5 anos e 163 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 039 dias CORONEL - 25 anos e 3 dias na reserva.
11 123-664 008                          11 123-258 484                           10 765-252 060.
DIA DE SANTA OLÍMPIA. Pertencia à mais alta nobreza bizantina e casou-se muito jovem com o prefeito de CONSTANTINOPLA. Enviuvando aos 20 anos, não quis contrair novo casamento, mas resolveu consagrar-se a DEUS, e utilizou sua imensa riqueza na fundação de um hospital e um orfanato.
DIA DE SÃO LÁZARO. Vivia em BETÂNIA e era irmão de MARTA e MARIA. Morto e sepultado, JESUS o fez sair do túmulo, restituindo-lhe a vida, quando todas as esperanças já se achavam perdidas. O episódio é narrado pelo evangelista JOÃO, mostrando que JESUS é a ressurreição e a vida. Uma antiga tradição oriental afirma que SÃO LÁZARO foi bispo de CHIPRE. No ano 900, o imperador LEÃO VI teria feito transportar seus restos mortais para CONSTANTINOPLA.
4/ /2 10182 84/  82  2 14141 1552 13132   ( plano de 17 de dezembro de 2000).

478 a. O PAPA PAULO III excomunga o rei inglês HENRIQUE VIII, em 17 de dezembro de 1538. O rei havia se declarado chefe supremo da Igreja Anglicana.
445 a. começa, em SALAMANCA, o processo de inquisição contra o frei LUÍS DE LEÓN, em 17 de dezembro de 1571.
239 a. FRANÇA reconhece a independência dos ESTADOS UNIDOS em 17 de dezembro de 1777.
226 a. um calendário solar azteca, feito de pedra e pesando 25 toneladas, é encontrado na CIDADE DO MÉXICO, em 17 de dezembro de 1790. Um grande depósito de obras astecas é descoberto durante a pavimentação da praça principal da CIDADE DO MÉXICO. A maior delas é a PEDRA DO SOL, um calendário esculpido em um bloco de pedra com mais de 3,50 metros de diâmetro e cerca de 25 toneladas. Os achados revelam o domínio de conhecimentos matemáticos e astronômicos dos povos pré-colombianos. 
224 a. criação da REAL ACADEMIA DE ARTILHARIA, FORTIFICAÇÃO E DESENHO, tendo como base a Aula do RIO DE JANEIRO, em 17 de dezembro de 1792, dois anos após a criação de estabelecimento similar em PORTUGAL. Tratou-se da primeira escola de Engenharia com estatuto próprio nas AMÉRICAS e a terceira do mundo.
A REAL ACADEMIA ocupou, inicialmente, as instalações da CASA DO TREM, na ponta do CALABOUÇO – onde atualmente situa-se o Museu Histórico Nacional. A CASA DO TREM havia sido construída por ordem do CONDE DE BOBADELLA em 1762 e deu origem ao atual ARSENAL DE GUERRA do RIO. 
223 a. NAPOLEÃO BONAPARTE é nomeado o mais jovem general da FRANÇA, por sua vitória diante dos ingleses em TOULON, em 17 de dezembro de 1793.
186 a. morre SIMON BOLÍVAR, militar venezuelano, líder da revolução que culminou com a independência de vários países da AMÉRICA DO SUL, em 17 de dezembro de 1830. Renunciando à ditadura e à política, vaiado nas ruas de BOGOTÁ, BOLÍVAR procurou o caminho do exílio na INGLATERRA. Seus antigos companheiros proibiram sua passagem pela VENEZUELA. O assassinato de ANTÔNIO JOSÉ DE SUCRE a caminho do EQUADOR completou o desmantelamento da GRÃ-COLÔMBIA e encheu a taça de amargura que SIMÓN BOLÍVAR bebeu até a última gota antes morrer de tuberculose em SANTA MARTA. BOLÍVAR reaparece como herói dez anos mais tarde, quando quem o tinha atraiçoado e banido traz a CARACAS os seus restos mortais. Por mais de um século, a sua memória e as suas relíquias foram usadas como garantia de estabilidade para regimes políticos oligárquicos e repressivos. Mais recentemente, ícone para todas as causas, SIMÓN BOLÍVAR tornou-se um herói mestiço, popular e antiimperialista, e seu culto renovado agora está no centro das comemorações do bicentenário da Independência.
165 a. da PASSAGEM DE TONELERO, em 17 de dezembro de 1851. Remonta à guerra havida contra o ditador argentino JUAN MANUEL DE ROSAS. Uma divisão naval brasileira, sob o comando do chefe-de-esquadra JOHN GRENFELL, debaixo do fogo de 16 baterias de grosso calibre, conseguiu forçar a passagem no rio PARANÁ e conduzir para o teatro de batalha forças brasileiras, uruguaias e argentinas, culminando com a derrota e a deposição de ROSAS.
119 a. das publicações no DIÁRIO POPULAR em 17 de dezembro de 1897: pedem-nos para solicitarmos atenção das autoridades policiais para o grupo de desocupados que passa grande parte dos dias nos bancos dos jardins do palácio, à sombra do arvoredo, junto à grade fronteira ao edifício do correio.
O doutor FREIRE JÚNIOR, que foi a SOROCABA com o fim de penhorar todos os bens da Companhia Sorocabana e ITUANA, na qualidade de advogado do LONDON AND BRAZILIAN BANK, concluiu o serviço. Motivou esse importante pleito o fato de ter a Companhia União Sorocabana e ITUANA deixado de pagar os debêntures sorteados no valor de mais de mil contos.
Extinguiu-se ontem em PARIS a vida do romancista realista ALPHONSE DAUDET. Não há no mundo latino quem desconheça a obra extraordinária e admirável do ilustre escritor francês.
A autoridade policial de SÃO CARLOS DO PINHAL, tendo conhecimento de que em uma casa da Rua BABILÔNIA existia uma mulher que exercia a profissão de feiticeira, para ali se dirigiu, efetuando a prisão de IGNEZ ROSA DA CONCEIÇÃO.
A representação política do PIAUI dirigiu um manifesto ao eleitorado estadual pedindo-lhe apoio para as candidaturas presidenciais para os senhores CAMPOS SALLES e ROSA E SILVA, na eleição de 1º de março.  
117 a. das publicações no DIÁRIO POPULAR. O dia 17 de dezembro de 1899 caiu num domingo e o jornal não circulou. Publicam-se notícias do dia anterior: o doutor REYNALDO PORCHAT, 1º delegado auxiliar, foi encarregado de proceder ao inquérito sobre o espancamento de GIACOMO POLONI e sua mulher LUIZA POLONI em ÁGUA BRANCA, a fim de verificar a quem cabe a responsabilidade. O médico legista doutor MARCONDES MACHADO examinou os feridos, verificando apresentarem várias equimoses pelo corpo.
Em um dos hotéis desta capital, próximo a uma estação da estrada de ferro, uma senhora que aí se achava hospedada foi vítima de um audacioso ladrão que subtraiu-lhe avultada soma em jóias e dinheiro. O roubo foi praticado há dias, porém só ontem a vítima deu por ele.
Não descansam os gatunos. Continuam a zombar de todas as reações da polícia, manifestando-se cada vez mais audaciosos. A casa visitada a noite passada foi o palacete de dona MARIA ANGÉLICA DE BARROS. As portas foram forçadas, havendo felizmente quem reagisse e pusesse em fuga os gatunos.
Foi preso em ARAGUARI, MINAS, PEDRO MARTINS DE OLIVEIRA, em cujo poder foi encontrada a quantia de 6.000$000 em notas falsas de 200$. PEDRO DE OLIVEIRA tinha nos bolsos, além dessa quantia, mais 3.140$000 em dinheiro legítimo.
SANTOS – Consta ao DIÁRIO que o doutor NUNO DE ANDRADE restabelecerá brevemente a abertura deste porto (fechado em decorrência da peste bubônica).
RIO – Consta que fracassaram as negociações para o tratado de comércio entre o BRASIL e o PARAGUAI, em vista das exigências do ministro do PARAGUAI.   
113 a. do primeiro vôo dos irmãos WRIGHT. Os irmãos ORVILLE e WILBUR WRIGHT provaram ter voado antes de SANTOS DUMONT, em KITTY HAWK, CAROLINA DO NORTE, em 17 de dezembro de 1903. Mas, para os brasileiros, esse vôo não vale, porque eles teriam lançado o FLYER com uma catapulta ou numa inclinação. O físico HENRIQUE LINS DE BARROS, especialista em DUMONT, disse que os americanos não conseguiram cumprir os parâmetros da época sobre o que seria um vôo de avião: manter-se no ar por um tempo prolongado, o que fez SANTOS DUMONT. Ele decolou sem ajuda, voou uma distância predeterminada e aterrissou sem incidentes. O Diretor no Museu Nacional do Ar e do Espaço em WASHINGTON, PETER JAKAB, considerou essas alegações absurdas. Segundo ele, quando DUMONT fez seu vôo de estréia, os irmãos WRIGHT já haviam voado várias vezes, incluindo um vôo de 39 quilômetros, feito em 40 minutos. Também os franceses reivindicam o pioneirismo. Para eles, CLEMENT ADER voou não só antes do brasileiro como até dos americanos.
112 a. das seguintes publicações nos jornais de 17 de dezembro de 1904: “O grande romancista LEÓN TOLSTÓI estabeleceu em várias cidades e em MOSCOU bibliotecas públicas, onde poderiam ser encontradas suas obras e de outros escritores russos e franceses. TOLSTÓI propunha-se também a organizar estabelecimentos iguais em outras cidades russas, bem como outras livrarias em aldeias, nas quais os seus habitantes poderiam encontrar livros a preços reduzidos”. “SANTOS DUMONT estava disposto a empregar de outra forma o prêmio da aeronáutica que estabeleceu há tempos. De acordo com a Comissão Esportiva do Aero Club, o descobridor brasileiro anunciou que o referido prêmio de quatro mil libras seria entregue ao piloto de um balão livre dirigível ou de uma máquina aérea que o primeiro fizer, sem parar, uma viagem de 48 horas no mínimo”.
111 a. nasce o escritor ÉRICO VERÍSSIMO em 17 de dezembro de 1905. Falece em 28 de novembro de 1975.
111 a. nasce em PARANAGUÁ BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO, no dia 17 de dezembro de 1905. Falece em CURITIBA a 12 de novembro de 1973. Foi deputado federal de 1946 a 1950, quando foi eleito governador do PARANÁ. Em 1955 assumiu o Ministério da Agricultura. De 1958 a 1962 foi deputado federal. A respeito de BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO recebi de MARIANO TAGLIANETTI o seguinte:
Bilhetes avulsos
Notável bandeirante do século XX...
A reintegração do Palácio Iguaçu, na vida política paranaense, evoca a memória de BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO. Rememoremos o passado histórico desse vulto preeminente nos acontecimentos marcantes que envolveram o Paraná após o desvirtuamento da revolução de trinta, por não haver o poder revolucionário cumprido o desígnio da Aliança Liberal, sua inspiradora, de convocar mediatamente a Constituinte que apenas realizou-se quatro anos depois, por eclosão da Revolução Constitucionalista Paulista de 32.
Constituinte de 46 desfraldou luta pela reconquista do Território do Iguaçu com libelo histórico: - “Nós paranaenses, melhor do que os outros, sentimos a arbitrariedade do Estado Novo, em toda sua plenitude, quando sem que ninguém o soubesse ou previsse, nos arrebataram uma boa parte do nosso patrimônio territorial ( ... ). Ao espanto que veio colher os paranaenses, seguiu-se a repressão preventiva contra qualquer protesto. A obrigação era achar bom e aplaudir. Não achar bom e não aplaudir já era crime. Protestar publicamente seria o maior dos crimes”. Escreve Léo de Almeida Neves : - “Munhoz da Rocha teve fulgurante desempenho como deputado federal constituinte em 1.946, cabendo-lhe o mérito da extinção do Território Federal do Iguaçu e a reincorporação dessa extensa área ao estado do Paraná. Como 1º secretário da Mesa e com discursos de plenário no Grande Expediente extravasou cultura e espírito público e conquistou sólido prestigio por todo território nacional (Gazeta do Povo 09/12/2.005)”
Eleito governador em 1.950, sucedendo a um dos períodos mais reticentes de nossa administração pública, MUNHOZ DA ROCHA preocupou-se ativamente com a integração do território paranaense. O biógrafo Vanderlei Rebelo nos dá visão do Estado anterior a seu governo: “ O PARANÁ DE 1.950 AINDA PERMANECIA PSICOLÓGICA E FISICAMENTE DIVIDIDO EM TRÊS PARANÁS: - o chamado Paraná Tradicional (Curitiba, Ponta Grossa, Castro, Palmeira, Lapa e o litoral), politicamente consolidado nos seus laços com as origens provinciais; - o Paraná do Norte cafeicultor, vinculado aos paulistas e mineiros que o povoaram a partir dos anos 30/40; - e o Paraná do Oeste/Sudoeste, que germinava num processo inicial de colonização por catarinenses e, especialmente, gaúchos, saudosos das possibilidades que se abriam com o extinto Território do Iguaçu criado pelo Estado Novo. Estes dois últimos paranás, por suas características de nova fronteira - não no sentido de fronteira física ou política, mas do pioneirismo desbravador de novas terras -, continuavam voltados às suas representações e simbolismos de origem, desprezando, ou simplesmente desconhecendo, a idéia de agregação política do Estado como um todo único e indivisível, unificado em torno de interesses e projetos próprios”.
 No contexto de sua administração ressaltam entre outros feitos: a fundação da Copel - Companhia Paranaense de Energia Elétrica; - a modernização do Porto de Paranaguá que por décadas facilitou a exportação da produção agrícola; - levou a efeito a construção do Centro Cívico; - dotou Curitiba de Biblioteca Pública; - deixou o Teatro Guaíra  inacabado, mas inaugurou o Guairinha.
 A profissão de fé democrática de MUNHOZ DA ROCHA é plena, em setembro de 53, quando fez profético pronunciamento por ocasião em que as pressões sobre Vargas se avolumavam: - “Não admito a solução extralegal. Para as grandes crises, e estamos vivendo uma crise (foram os movimentos grevistas que culminariam com a morte de Getúlio), a democracia encontra remédios ( ... ). Admitir o contrário seria conduzir a democracia para o suicídio e preparar a eclosão de regimes de força”.
Rafael Greca ex-prefeito, evidenciou: - “Bento Munhoz da Rocha foi grande e foi nosso. Cem anos depois de seu nascimento, pertence à nossa história, com nítida grandeza. Em 1.953 quando do centenário do Paraná, o então governador fez erguer um gigante de pedra olhando para o Oeste, na praça 19 de dezembro, em Curitiba. E nos convidou a ocupar plenamente o território. Hoje a tarefa está concluída. Num país de políticos anões, e políticas minúsculas, este gigante é sugestivo. Hoje, o gigante confunde-se com seu próprio idealizador”.
BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO foi um dos bandeirantes do século XX. Os paranaenses, estendem-lhe parafraseando Olavo Bilac, príncipe dos poetas brasileiros, a ode em que imortalizou Fernão Dias Paes Leme: - Tu cantarás na voz dos sinos, nas charruas, / No esto da multidão, no tumultuar das ruas, / No clamor do trabalho e nos hinos da paz ! / E, subjugando o olvido, através das idades, / Dentro do coração da pátria e do Paraná, viverás!
Mariano Taglianetti – adv.criminalista
Semanário Impacto Paraná 12/12/2.010
105 a. (PARIS) O Boletin du Syndicat du Café protesta contra a campanha movida pelos especuladores procurando atribuir ao governo de SÃO PAULO a alta de preços do café, com o fim de provocar o abandono dos cafés do BRASIL pelo comercio a retalho. O boletim prova que a alta é perfeitamente natural e devida, não a misteriosas manobras, mas à futura e inevitável falta de café no mercado e à redução dos estoques. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de 17 de dezembro de 1911).
104 a. da publicação no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 17 de dezembro de 1912: (RIO) Reuniu-se a comissão especial de inquérito sobre as concessões e vendas de terras a estrangeiros. O doutor SIMÕES DE VASCONCELLOS falou sobre a organização de trustes nos ESTADOS UNIDOS para a comparação de territórios e valores nos paises estrangeiros
102 a. O Caso Satélite foi uma chacina de marinheiros presos a bordo do navio "Satélite", na Capital Federal, no início do século passado. A autoria do crime foi apurada mediante depoimentos dos assassinos confessos. Mas o assunto começou a cair no esquecimento tendendo à impunidade. Quatro anos depois, Ruy Barbosa fez um requerimento solicitando informações sobre o caso. Como era de se esperar, o ilustre jurista e maçom esbarrou na força do poder e no direito da força. Em 17 de dezembro de 1914 pronunciou o célebre discurso no Senado Federal do qual geralmente só se conhecem umas poucas palavras. Vejam, em resumo, o que disse o nosso Ruy:
(...) "A falta de justiça, Srs. Senadores, é o grande mal da nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação. A sua grande vergonha diante o estrangeiro, é aquilo que nos afasta os homens, os auxílios, os capitais. A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vem nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA, A TER VERGONHA DE SER HONESTO.
Essa foi a obra da República nos últimos anos. No outro regime, o homem que tinha certa nódoa em sua vida era um homem perdido para todo o sempre - as carreiras políticas lhe estavam fechadas. Havia uma sentinela vigilante, de cuja severidade todos se temiam e que, acesa no alto, guardava a redondeza, como um farol que não se apaga, em proveito da honra, da justiça e da moralidade gerais.
(...)Na República todos os grupos se alhearam do movimento dos partidos, da ação dos Governos, da prática das instituições. Contentamo-nos hoje com as fórmulas e aparência, porque estas mesmo vão se dissipando pouco a pouco, delas quase nada nos restando. Apenas temos os nomes, apenas temos a reminiscência, apenas temos a fantasmagoria de uma coisa que existiu, de uma coisa que se deseja ver reerguida, mas que, na realidade, se foi inteiramente.
E nessa destruição geral das nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, colaborada pela ação dos homens públicos, pelo interesse dos nossos partidos, pela influência constante dos nossos Governos. E nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando se aponta um crime que envolva um nome poderoso, apontado, indicado, que todos conhecem, mas que ninguém tem coragem e apontá-lo.
102 a. autoridades turcas expulsam os judeus de TEL AVIV, em 17 de dezembro de 1914.
100 a. nasce a atriz BETTY GABLE em 17 de dezembro de 1916. Falece em 3 de julho de 1973.
98 a. nasce a veterana de 1932 THAMAR DE MACEDO SOARES DRAGO, no dia 17 de dezembro de 1918. Participou da Revolução com a idade de 14 anos.
79 a. nasce NINO ANTONIO MEDEIROS CALESTINI em 17 de dezembro de 1937. Entrou para a FORÇA PÚBLICA em 21 de fevereiro de 1958. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 7 de setembro de 1963. Promovido a 2º TENENTE em 24 de maio de 1964. Promovido a 1º TENENTE em 24 de maio de 1968. O CALESTINI era da mesma turma de aspirantes em que pertencem NILSON GIRALDI, JOSÉ CARLOS BORINI SOARES, MARIO FONSECA VENTURA, ALBINO CARLOS PAZELLI, MARIO FAUSTO RODRIGUES PINHO, ARLINDO DE MOURA (falecido), ANTÔNIO CARLOS MENDES, UBIRAJARA GUIMARÃES, AMÉRICO VICTOR SALVATO, ELYSEU GUILHERME SALGADO ROCHA, MARCOS RÉGIS RAGGHIANTI CORDEIRO, DALMIRO GOMES, ALUIZIO SILVEIRA CARVALHO PEREIRA, LUIZ ANTÔNIO DE ARAUJO ROCHA. Como 1º TENENTE foi agregado por problemas de saúde e reformado. Falece em 16 de janeiro de 2013.
76 a. do casamento do veterano do Movimento Revolucionário de 1932, GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, ex-presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em 17 de dezembro de 1940. Foi secretário da Sociedade durante muitos anos, sendo que o substitui em 1996. Posteriormente, o Sr PIRES foi convocado para assumir a presidência da Sociedade. Falece em 25 de julho de 2006.
74 a. nasce o Coronel PM Res ADILSON TÚBERO em 17 de dezembro de 1942.  Fone 202 75 98.
63 a. casamento APPARÍCIO MOREIRA DA SILVA e JULIETA MARIA DE JESUS OLIVEIRA. O casamento realizou-se em 17 de dezembro de 1953. APPARÍCIO é irmão da LUCINDA. APPARÍCIO falece em 15 de dezembro de 2014, vítima de um infarto. Está sepultado no Cemitério de VILA RIO, em GUARULHOS.
60 a. BRASIL aceita a construção de uma base militar americana em FERNANDO DE NORONHA, em 17 de dezembro de 1956.
59 a. em plena GUERRA FRIA, os ESTADOS UNIDOS testam o primeiro míssil ATLAS INTERCONTINENTAL, na FLÓRIDA, em 17 de dezembro de 1957.
55 a. em NITERÓI, no RIO DE JANEIRO, um incêndio criminoso durante uma apresentação do GRAN-CIRCO, mata 317 pessoas, em 17 de dezembro de 1961.
54 a. Constituição de MÔNACO é outorgada pelo príncipe RAINIER III, em 17 de dezembro de 1962.
53 a. MURO DE BERLIM é aberto até 5 de janeiro do ano seguinte para as pessoas que queiram visitar seus parentes no lado ocidental, em 17 de dezembro de 1963.
53 a. das anotações feitas em 17 de dezembro de 1963 (terça-feira). ANO 14º - MÊS 6º - DIA 161º - 5 anos e 195 dias na FORÇA PÚBLICA – 102º dia como ASPIRANTE – 89º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
A semana de atividades, para mim, no quartel do BATALHÃO DE GUARDAS, começa hoje. Viajo no trem das 5:52 horas e, logo que chego no quartel participo do desfile da tropa. Sou designado para fiscalizar a limpeza do quartel, mas logo o ASPIRANTE MENDES fala com o CAPITÃO HÉLIO, Sub-Cmt interino, e vou ajudá-lo na confecção do Conselho de Disciplina do CABO CASTORINO. O CAPITÃO SARMENTO, comandante da minha companhia, dá-me a missão de ouvir quatorze soldados envolvidos em faltas disciplinares. Com todas essas obrigações, passo uma manhã cheia.
O diário oficial de hoje publica as promoções de oficiais havidas em 13,14 e 15 do corrente, bem como a designação do novo comandante do BG: TENENTE-CORONEL LUIZ NÓBREGA E SILVA. Tal DO dá também a transferência do CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAES, do Quartel General para o BATALHÃO DE GUARDAS (tais alterações no quadro de oficiais faz parte da página 439 de meu diário).
Às 13:10 horas há reunião dos oficiais, sem grandes novidades. Deixo o BG com o ASPIRANTE NILSON GIRALDI. Passamos pela Caixa Beneficente (ali encontramos o ASPIRANTE ROCHA com sua avó e seu primo ROBERTO, aluno oficial do 1º CFO atual) e pela Casa PANELLI.
EM casa, almoço às 15 horas. MARIA vai visitar sua mãe em POÁ, levando consigo nosso filho MÁRIO.
À noite, assisto os programas: REPÓRTER ESSO – MEMÓRIAS DE CHURCHILL – AS INTOCÁVEIS – O CÉU É O LIMITE – WALLING É O ESPETÁCULO – SHOW DE NOTÍCIAIS.
52 a.  do registro de minhas memórias em 17 de dezembro de 1964 (quinta-feira). ANO 15º - MÊS 6º - DIA 161º - 6 anos e 196 dias na FORÇA PÚBLICA - 208 dias como 2º TENENTE - 455 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
A semana comemorativa do 133º Aniversário da FORÇA PÚBLICA transcorreu muito boa, culminando com a FESTA DA ESPADA, quando 15 cadetes da Milícia Paulista e 4 da Polícia Militar de MATO GROSSO foram declarados ASPIRANTES A OFICIAL. Tivemos diversas promoções nos vários quadros da Corporação e, depois das promoções a 1º TENENTE: MILTON BERNARDINI, FRANCISCO TEIXEIRA, LUIZ GALPERN e NILAURIL PEREIRA DA SILVA (turma de 1959), sou número 84 no almanaque dos oficiais. Em 24 de maio de 1964 era número 109; em 25 de agosto de 1964 passei a ser 88.
Nesta data procuro acertar muita coisa na secretaria. Agora posso contar com a presença do 1º SARGENTO BENEDITO GOMES SEVERINO que assume a direção do arquivo. Estou em últimos dias antes de entrar de férias, coisa que acontecerá às 13:10 horas do dia 20 de dezembro, ou seja, domingo que vem. Assumirá a secretaria o 1º TENENTE ALCIDES MORALLES.
Hoje temos um almoço em caráter de despedida do CORONEL Reserva LUIZ NÓBREGA E SILVA. O mesmo acontece em nossa cantina, com a presença de todos os oficiais do BG: MAJOR ALOÍSIO BORGES, CAPITÃES MÁRIO FERREIRA, JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, JOSÉ SANCHES FÉLIX, JOSÉ VICENTE MARINO; 1ºs TENENTES OSVALDO DE SORDI (que se acha em gozo de 3 meses de licença-prêmio), PLÍNIO VAZ, ALCIDES MORALLES; 2ºs TENENTES GÉRSON DE OLIVEIRA, RUI DARCI VILLELA ALVES COSTA, NILSON GIRALDI, LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA, OSCAR TERESA PINHEIRO DO CARMO, HERMES COUTINHO TORRES; CAPITÃO Dentista HAMILCAR CARRAMENHA; 1º TENENTE Médico Dr CÁSSIO SIMÕES VIEIRA e ainda o TENENTE-CORONEL DELFIM CERQUEIRA NEVES, Chefe da CASA MILITAR e CORONEL Reserva PEDRO ALVES DE BRITO.
CORONEL NÓBREGA comparece com sua esposa e o almoço foi singelo, mas grandioso. Nosso ex-comandante deve se sentir orgulhoso pela demonstração de carinho que os oficiais do BG demonstraram.
Converso com meu colega NILSON GIRALDI que, segundo suas palavras deverá ser transferido em definitivo para o CFA.
Apresentamos hoje ao 2º BP o 2º TENENTE LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA que, conforme o Boletim Geral número 231/64 deverá permanecer adido àquele batalhão durante sessenta dias. Em consequência, passará adido ao BG o 2º TENENTE JOSÉ FÁBIO RICCIARDELLI, ainda não apresentado.
Durante a tarde dou aula para o SEVERINO DE FREITAS, embarcando às 7:20 horas para meu lar.
Dou aula ainda na OLARIA, de Aritmética, apenas para o SUBTENENTE NERCÍLIO que ainda não tem certeza se foi aprovado no exame de Português, efetuado ontem.
Uso o resto da noite para escrever e assistir programas de televisão.  
51 a. do registro dos fatos acontecidos em 17 de dezembro de 1965 (sexta-feira). ANO 16º - MÊS 6º DIA 160º - 7 anos e 196 dias na FORÇA PÚBLICA - 573 dias como 2º TENENTE - 820 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
As comemorações da Semana da FORÇA PÚBLICA atingirão seu ponto alto com o desfile do dia 19, domingo próximo.
Hoje, após a revista das 7 horas, MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA manda que se componham as três Companhias de Guerra para a formação do Batalhão. As mesmas serão comandadas na seguinte ordem: 1ª - CAPITÃO IRAHYBA DE PAULA ROSA; 2ª - CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS; 3ª 1º TENENTE OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE. Embora eu seja comandante da 2ª Companhia do BG, não irei comandando subunidade e sim o primeiro pelotão da 1ª Companhia.
Há treinamento para o desfile na rua JORGE MIRANDA, até mais de 8 horas. Em seguida haverá juramento à Bandeira de um pelotão de soldados.
Vou à tesouraria com o intuito de trabalhar um pouco, pois minha mesa está cheia de papéis. Acontece que sou chamado dali a cinco minutos. COMANDANTE ANSELMO manda-me substituir o Oficial de Dia - 2º TENENTE HUGO CLIVATI - pois este oficial está enquadrado no pelotão de compromitentes.
Assim é que entro de Oficial de Dia às 9 horas. Pouco depois chega o Comandante Geral da FORÇA PÚBLICA - GENERAL DE DIVISÃO JOÃO FRANCO PONTES. Contamos com a presença do Inspetor Geral de Formação - CORONEL GERALDO PROFÍCIO e do Inspetor Administrativo - CORONEL DIVO BARSOTI.
Fazem-se presentes o Chefe do Serviço de Transportes e Manutenção - TENENTE-CORONEL WILSON ALVES DE ANDRADE; Comandante do 2º BP - TENENTE-CORONEL EURICO JOSÉ COLA e outros oficiais, entre eles os 1ºs TENENTES CALDAS (CB) e JOSÉ FRANCISCO SETA (12º DP).
A solenidade realiza-se rapidamente. Há demonstração de esgrima-baioneta e a reabertura do Stand de Tiro.
Tudo isso me faz perder muito tempo. Não posso trabalhar quase nada nesta sexta-feira e isto está acontecendo desde o início desta semana.
Hoje tenho de retirar 90 mil cruzeiros no BANCO para pagar a confecção de mil cartões para o BATALHÃO DE GUARDAS. O CABO ELIO HOBI e o soldado MÁRCIO são encarregados dessa parte.   
Quando tudo parece sossegado, eis que o MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA chama-me e encarrega-me de comandar um pelotão de soldados no domingo, às 16 horas, para uma apresentação no PACAEMBU - Programa ao vivo de "BIBI SEMPRE AOS DOMINGOS".
Portanto, no domingo, dia 19, terei uma dupla missão: desfile na parte da manhã e uma apresentação na parte da tarde.
São 13:30 horas quando tento montar o pelotão para domingo. Há uma grita geral por parte das praças - todos reclamam o fato de desfilarem de manhã e terem essa outra incumbência à tarde.
Saio do BG com a cabeça estourando. Hoje conseguiram me encher com tantas incumbências estranhas à minha função. Nem fardado quero andar nesta tarde.
Chego em casa quando são mais de 15 horas. Ainda vou almoçar. Passo o resto da tarde deitado. Os programas de televisão preenchem a noite. Começamos com as novelas que MARIA está assistindo: EM BUSCA DA FELICIDADE (CARLOS ZARA, ODETE LARA, LOLITA RODRIGUES; A GRANDE VIAGEM (MIRIAM MEHLER, DANIEL FILHO, RODOLFO MAYER, REGINA DUARTE, RIVA NIMITZ, BETINHA, MÁRCIA REAL, ALTAIR LIMA, FLORA GENI, HENRIQUE CÉSAR); O CAMINHO DAS ESTRELAS (PROCÓPIO FERREIRA, AGNALDO RAYOL, ARLETE MONTENEGRO, WÁLTER FORSTER, SILVANA LOPES, FERNANDO BALERONI, MARIÂNGELA).
A MARCHA DO MUNDO - UM PASSO ALÉM (série filmada, focalizando o sobrenatural. Desta feita temos a estória do lapidário que "sabia" as datas em que as pessoas iam falecer.
Encerro bem tarde esta sexta-feira em que não gostei nada do BATALHÃO DE GUARDAS, ultimamente transformado em "inferno", tanto para oficiais como para praças.  
50 a. dos apontamentos referentes ao dia 17 de dezembro de 1966 (sábado). ANO 17º - MÊS 6º - DIA 161º - 8 anos e 196 dias na FORÇA PÚBLICA – 3º DIA COMO 1º TENENTE – 256 dias na 2ª Companhia Independente.
Desde ontem planejo viajar para POÁ, nesta manhã. Meu pai completou ontem sessenta e oito anos de idade e me sinto no dever de visitá-lo.
Às 8 horas, deixo meu lar e rumo para o ponto de ônibus VILA AURORA. Envergo o 3º uniforme com as platinas azuis de 1º TENENTE.
Vou até o PARQUE D PEDRO II e ali embarco num ônibus para POÁ que, por sinal, demora muito para chegar.
Mais uma vez me encontro na terra onde nasci. Passo pelo Posto Policial e ali me encontro com muita gente conhecida: doutor BERNARDO GUEDES (delegado local), o escrivão MAIA; o 3º SARGENTO OSVALDO, CABO VALE, SOLDADOS VIANA, ELSIO e outros. Como não poderia deixar de ser, sou cumprimentado pela conquista do posto de 1º TENENTE. Já estou pensando em rumar à casa de meus pais, quando me encontro com o meu tio WASHINGTON. Conversamos durante certo tempo e, às 11 horas, estou com meus pais.
Tudo vai bem na casa paterna. Ali permaneço durante toda a tarde, conversando sobre uma série de coisas. O calor é de amargar. Chego até a dormir nesta tarde.
Lá pelas 20 horas, resolvo dar um passeio pelas ruas que me viram caminhar durante vinte anos de minha existência. Encontro-me com tio RENATO FONSECA, um repórter do jornal FOLHA DA TARDE e outros conhecidos.
Vou até o CINE JÓIA (antigo CINE COLONIAL). Ali assisto um filme de bang-bang, com ROBERT MITCHUM – SANGUE NA LUA.
Encontro-me com o SOLDADO FRACARO, do STM. Resolvemos passar pelo salão de baile do JUVENTUDE. Ali está tio WASHINGTON e muitos outros conhecidos. O que estraga no salão é que é muito mal frequentado. Mesmo assim, ali permaneço até mais de zero hora.
Já estou rumando para casa. Cruzo com o SOLDADO FONSECA, morador em FERRAZ DE VASCONCELOS e que é praça da 2ª Companhia Independente. Conta-me a morte estúpida de um rapaz de 21 anos, num desastre de automóvel em ITAIM PAULISTA, às 5 horas de hoje. É filho do conhecido MANUEL VAQUEIRO, também morador em FERRAZ. Fazia entrega de pão, num jeep, quando foi esmagado por um caminhão carregado de areia.
São 2 horas da madrugada quando chego em casa de meus pais.     
48 a. quatro dias depois da edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5), no dia 17 de dezembro de 1968, o então ministro da Justiça, LUÍS ANTÔNIO DA GAMA E SILVA, enviou proposta ao MARECHAL ARTHUR DA COSTA E SILVA reivindicando para si o poder de também aplicar o dispositivo. Documentos inéditos da ditadura militar, pertencentes ao acervo do Conselho de Segurança Nacional e guardados no Arquivo Nacional em BRASÍLIA, mostram que o ministro queria esse poder para atuar na “suspensão da liberdade de reunião e de associação, assim como censura de correspondências, da imprensa, das telecomunicações e das diversões públicas”. GAMA E SILVA, redator e um dos principais articuladores do AI-5, foi barrado na sua ambição pelo próprio COSTA E SILVA. Em recado manuscrito sobre o projeto enviado pelo ministro, o presidente dá uma orientação clara ao Conselho de Segurança Nacional: “1. Não autorizo. 2. O presidente se reserva a oportunidade do estudo de cada caso, em particular”. O documento inédito mostra que o ministro não escondia interesse em ter fortes instrumentos de controle para inibir as críticas da imprensa ao governo. Mas deixa no ar a tentativa de manobra para ampliar seu poder e prestígio individual num governo controlado exclusivamente pelos militares. Apesar de civil, GAMA E SILVA era alinhadíssimo ao pensamento do governo militar e avesso ao que considerava como comportamento independente demais da imprensa.
47 a. HAROLD HOLT, primeiro ministro da AUSTRÁLIA, morre afogado em PORTSEA, perto de MELBOURNE, em 17 de dezembro de 1969. Ele apoiava os ESTADOS UNIDOS na GUERRA DO VIETNÃ.
47 a. falece o Marechal ARTHUR DA COSTA E SILVA, ex–presidente da REPÚBLICA, em 17 de dezembro de 1969. Nasceu em 3 de outubro de 1902.
40 a. de minha passagem de Comando da 4a. Cia/9o. BPMM e assunção de Comando da 1a. Cia/9o. BPMM, na CASA VERDE, em 17 de dezembro de 1976. Na época, eu ostentava os galões de CAPITÃO. MAJOR PM JOSÉ ALVES DE CARVALHO, Comandante Interino do 9º BPMM, presidiu esse ato. Quem me passou o comando, apesar de ser irregular, foi o então MAJOR PM ÉDSON PASTEUR (recentemente promovido e que não poderia mais continuar no comando por causa do seu novo posto).
38 a. falece o cantor GREGÓRIO BÁRRIOS, em 17 de dezembro de 1978.
37 a das anotações em 17 de dezembro de 1979: a segunda-feira começa com a reunião do Cmt do CPChq com o TENENTE-CORONEL PM HERMÓGENES GONÇALVES BATISTA, MAJOR PM ALUIZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, CAPITÃO PM GABRIEL, TENENTES PM ALBERTO, ZANELATO e FELLIPPE. Discussão sobre os casos da ROTA, na madrugada de sábado. Lembranças de outras ocorrências. O TENENTE PM SALATIEL está saindo de serviço como supervisor de choque. Comenta-se o desaparecimento da irmã do TENENTE PM GILSON num FIAT. O Comandante Geral do PARÁ visita o CPChq. Ficamos sabendo que o CORONEL PM MOACYR TEIXEIRA DA SILVA BRAGA irá passar para a reserva. Terminado o expediente vou buscar a LUCINDA na casa de sua irmã ESMERALDA. Elas foram ao Hospital do Câncer. Os problemas de dona ESMERALDA: gastos que o senhor JOSÉ THOMAZ fez ao comprar uma KOMBI nova, as despesas do JOSÉ CARLOS, seu filho, e o problema de sua filha SÔNIA após bater no carro de um japonês. Em casa percebo que o carro está quase sem gasolina. Vou abastecê-lo. A crise entre EUA e IRÃ atinge hoje o 44º dia. Hoje foi o primeiro dia da Reunião da OPEP em CARACAS. LUCINDA assiste o último capítulo da novela CABOCLA (reprise). Estou lendo “90 MINUTOS EM ENTEBBE”.
36 a. presidente JOÃO FIGUEIREDO sanciona a lei que considera crime a reprodução ilegal de obras literárias, artísticas, científicas e fonográficas em 17 de dezembro de 1980.
36 a. primeiro marcapasso computadorizado produzido no BRASIL é colocado em uma paciente que sofria do MAL DE CHAGAS, em 17 de dezembro de 1980.
34 a. da assunção do Comando do CPChq pelo Coronel JOSÉ ALVES DE CARVALHO. Deixava o CHOQUE o CORONEL LINCOLN PORFÍRIO DA SILVA, em 17 de dezembro de 1982.
30 a. realizado pela primeira vez um transplante de coração, pulmão e fígado. A operação é realizada em DAVINA THOMPSON, em CAMBRIDGE, INGLATERRA, em 17 de dezembro de 1986.
29 a. das minhas anotações em 17 de dezembro de 1987. Nesta quinta-feira prosseguem os jogos da COPA CAES, Teremos apenas futebol de campo entre os capitães do CAO-II-87 e majores e tenentes-coronéis do CSP. O TENENTE-CORONEL PM CRUZ joga no nosso gol. PRUDÊNCIO ISAAC, CASERTANI, PORTELA, EVARISTO, EDGAR e outros do CSP perdem para os capitães por 3 a 0.
No 2º BPChq, fico sabendo que o MAJOR PM DÁRCIO FERNANDES será transferido para o CPChq. Virá para o 2º BPChq o MAJOR PM GETÚLIO GRACELLI, do CPChq.
O esperado pacote fiscal acabou não saindo. O ministro da Fazenda, BRESSER PEREIRA, esteve com o Presidente SARNEY, discutiu detalhes técnicos, mas não convenceu. O Ministro deve deixar o cargo. Começa a circular a lista dos substitutos: MAILSON NÓBREGA, MARCÍLIO MARQUES MOREIRA, ANDRÉA CALABI e CAMILO CALAZANS.
O ex-delegado de Polícia JACYR DAMIANI e o ex-carcereiro PAULO AFONSO LEME HORTADO – condenados respectivamente, a 20 e 22 anos de reclusão por terem seqüestrado e assassinado o empresário OSÓCIO BACCHIN, em agosto de 1986, foram removidos para o “PIRANHÃO”, como é conhecido o mais seguro Presídio do Estado, instalado junto a Casa de Custódia e Tratamento de TAUBATE.  
29 a. falece a escritora MARGUERITE YOURCENAR, aos 87 anos, em 17 de dezembro de 1987. É vítima de uma hemorragia cerebral.
27 a. do assassinato do 2o. TENENTE PM Ref. ALFEU MIGUEL ALVES e sua filha MÉRCIA CRISTINA ALVES, em 17 de dezembro de 1989. Tinha eu assumido recentemente o Comando da área LESTE (CPAM-4) e foi profundamente entristecedor o momento em que no velório eu deparei com os dois caixões: pai e filha. Cena que não sai da cabeça, apesar dos muitos anos já passados.
27 a. da ocorrência onde o 1o. TENENTE PM ROGÉRIO APARECIDO HOLZMAN recebeu um tiro na boca, disparado por um marginal, de 17 anos, durante assalto a um posto de gasolina, na PENHA, no dia 17 de dezembro de 1989. HOLZMAN foi promovido a CAPITÃO em 24 de maio de 1998. Em 1989, por ocasião dessa ocorrência, em 17 de dezembro, eu comandava o CPA/M-4, zona leste, e já tinha sofrido a dura notícia do assassinato do TENENTE PM Ref. ALFEU MIGUEL ALVES e sua filha MÉRCIA.
27 a. seqüestradores do empresário ABÍLIO DINIZ rendem-se e o libertam. O grupo é composto por dois argentinos, dois canadenses, cinco chilenos e um brasileiro, em 17 de dezembro de 1989.
27 a. FERNANDO COLLOR DE MELLO é eleito presidente da República nas primeiras eleições presidenciais diretas realizadas no BRASIL em 29 anos, no dia 17 de dezembro de 1989.
26 a. de minha saída do CPAM-4, passando o Comando ao então Tenente-Coronel PM VALDEMAR GONÇALVES, em 17 de dezembro de 1990. Tinha assumido o comando do CPAM-4 em 8 de dezembro de 1989.
25 a. transf. reserva: Coronel PM KLÉBER DANÚBIO ALENCAR, em 17 de dezembro de 1991.
25 a. falecem: o estilista GREGÓRIO FAGANELO e o produtor e roteirista de cinema MATTHEU RAPF, em 17 de dezembro de 1991.
25 a. do início da OPERAÇÃO EMTRAN, uma variação das OPERAÇÕES SÃO GERALDO, NACIONAL E GONTIJO, sendo que em 2000, com o nome de SÃO GERALDO, teve início em 26 de dezembro. Em 2001, tivemos mais uma operação com esse nome, com início em 19 de dezembro. Em 2002, por problemas éticos, não mais foi realizada. Em 2005, CARMELO trabalhou numa possibilidade do retorno da megaoperação, naturalmente reestruturado e com os cuidados tomados para se evitar os atos de corrupção verificados no passado. Ele sugeriu que a megaoperação fosse posta em execução em princípios de 2006. Não concordei com os primeiros estudos e com a minuta do novo PLANO. No entanto, em 2006, novamente aconteceu mais uma operação “SÃO GERALDO” só que desta vez com todos os cuidados para não repetir as falhas anteriores.Em 2007, não se cogitou efetuar essa megaoperação. Em 2008, sob os cuidados do MARIO MARGARIDO, estudava-se a possibilidade de recompor a operação contra roubos de carga, mas o plano esbarrava em limites financeiros e foi adiado. RONALDO, estagiando na BAHIA, já mandara uma conta que atrapalhou os cofres do MMDS, pois teve que ser paga.
23 a. inauguração do HIPERMERCADO KOFU, na AVENIDA MARECHAL TITO, em SÃO MIGUEL PAULISTA, no dia 17 de dezembro de 1993.
22 a. com a assinatura do protocolo de OURO PRETO, BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI e URUGUAI criam o Mercado Comum do CONE SUL, o MERCOSUL, em 17 de dezembro de 1994.
20 a. falece o CORONEL PM Ref. HOMERO D'INCAO GAIA, em 17 de dezembro de 1996. Nasceu em 28 de janeiro de 1932.
20 a. Movimento Revolucionário TUPAC AMARU invade a embaixada japonesa, em LIMA, no dia 17 de dezembro de 1996.
19 a. do assassinato do 2o Sgt. EDGAR OYAMA DE OLIVEIRA, em GUARULHOS, na esquina da Avenida TIRADENTES com a Rua ABRAHAM LINCOLN. OYAMA comandava a guarnição de escolta do 1o BPGd que  levava dois detentos de volta ao DACAR IV, no famoso CADEIÃO DE PINHEIROS após serem ouvidos no FÓRUM de GUARULHOS.  Uma quadrilha de pelo menos dez elementos, com armas pesadas, matou, com três tiros o SARGENTO OYAMA, no dia 17 de dezembro de 1997. Outras anotações nesta data: quando chego na AORPM, nesta quarta-feira, fico sabendo que OREZ, ALZENIR e ALEMÃO foram se encontrar com LIETE na Avenida CONSELHEIRO FURTADO para uma aula numa firma comercial. CRISTIANO conta-me que amanhã dará a última aula de 1997 na OPERAÇAO CRUZEIRO.
Ontem o CORONEL PM AVIVALDI NOGUEIRA, até então Comandante do Policiamento Rodoviário, foi nomeado pelo governador MÁRIO COVAS para ocupar uma vaga de juiz no Tribunal de Justiça Militar, na vaga do CORONEL PM JUIZ NELSON MONTEIRO. O CORONEL PM AVIVALDI constou de uma lista tríplice, eleita por coronéis em 3 de novembro. Constavam da lista também os nomes dos CORONÉIS PM EDUARDO BERNARDO DE ALMEIDA e JOÃO PAULO CORRÊA. A posse do CORONEL PM AVIVALDI no TJM já aconteceu. Comentamos muito esse assunto polêmico. Enquanto COVAS não tomava a decisão da nomeação, o CORONEL PM ÉDSON FERRARINI tentou barrar o processo. Ele entrou com um Mandado de Segurança no Tribunal de Justiça, para anular a eleição dos três coronéis. O TJ devolveu o mandado para que o próprio TJM tomasse uma decisão.
Mantenho contatos telefônicos com o Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA (completando 57 anos de casado), CORONEL PM ADILSON TÚBERO (na reserva, aniversariante) e CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES sobre os regulamentos da Bandeira e Hino Nacional, que ele deverá buscar amanhã, no Corpo Musical, com o CABO PM TADEU.
Não vejo hoje o CORONEL CANAVÓ no MMDC. Isso é muito bom. Não escutamos as conversas inverossímeis do presidente do MMDC contra o governo de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Retorno mais cedo para casa. Nesta noite assisto a derrota do SÃO PAULO contra o RÍVER PLATE por 2 a 1. O goleiro ROGER, do SÃO PAULO, fez verdadeiros milagres ao defender bolas que tinham o destino certo das redes. Chegou até a defender um pênalti inexistente que o juiz apitou a favor do RÍVER PLATE. O RÍVER PLATE fica com o título da SUPERCOPA DOS CLUBES CAMPEÕES DA LIBERTADORES, em BUENOS AIRES. Já na decisão da COPA CONMEBOL 1997, em BELO HORIZONTE, o ATLÉTICO MINEIRO é o campeão ao empatar com o LANÚS, da ARGENTINA, por 1 a 1.
Assisto o segundo capítulo da “GUERRA DE CANUDOS”, na TV GLOBO. O fracasso da expedição do CORONEL MOREIRA CÉSAR, sua morte trágica, bem como a morte do CORONEL TAMARINDO, que tiveram suas cabeças decepadas, são os momentos de maior intensidade do capítulo de hoje. A expedição do GENERAL ARTHUR OSCAR é preparada contra CANUDOS. Seria a quarta e última expedição.
18 a. das seguintes anotações em 17 de dezembro de 1998: choveu durante toda a madrugada desta quinta-feira. Saio mais tarde de casa porque continua chovendo nesta manhã. As marginais do TIETÊ apresentam tráfego lento. O povo corre aos supermercados e lojas na busca frenética dos presentes de NATAL. Há muita correria nesses dias de dezembro. Encontro, às 11 horas, os oficiais que irão participar da mega-operação de 19 em movimento acelerado com os preparativos finais. São feitas ligações com os demais oficiais dos outros Estados. Colaboro nesses estudos. Não irei participar da operação em si, muito embora vá supervisioná-la. Comenta-se muito a MÁFIA DOS FISCAIS, onde MARCO ANTÔNIO ZEPPINI deve ser o chefe da corrupção. Recebendo um salário de dois mil reais por mês tinha um movimento bancário mensal de cinqüenta mil reais. Além dessa conta tem mais cinco que estão sendo investigadas.
No MMDC estamos encerrando, nesta semana, as atividades de 1998. Os funcionários recebem hoje a segunda parcela do décimo-terceiro salário.
Ampliando sua maior ação militar desde a GUERRA DO GOLFO, os ESTADOS UNIDOS e a GRÃ-BRETANHA lançaram hoje a segunda rodada de ataques aéreos contra o IRAQUE. O objetivo é esmagar a capacidade iraquiana de produzir armas de destruição em massa. Os EUA anunciaram que os primeiros bombardeios tiveram êxito, reduzindo a ruínas, importantes edifícios militares na área de BAGDÁ. Os porta-aviões norte-americanos continuam estacionados no GOLFO PÉRSICO, com seus caças prontos para novas missões.
Três dias após a cirurgia de retirada da próstata e da bexiga, o Governador MÁRIO COVAS deixou a Unidade de Recuperação Pós-Operatória do INCOR e foi transferido à tarde para o mesmo quarto que ocupou até a realização da operação.
17 a. das seguintes anotações feitas em 17 de dezembro de 1999 (sexta-feira): no dia 4 de março de 1999, o PAULO CÉSAR foi condenado pelo MM Juiz de Direito da 4ª Vara Criminal, Doutor RODRIGO CAPEZ, a obrigação de prestar serviços à comunidade durante 8 horas semanais, pelo prazo de quatro meses. É o desfecho daquele caso onde o PAULO CÉSAR, inabilitado bateu com sua moto no carro de uma professora. Em agosto, veio uma ordem judicial para ele prestar esses serviços na INSTITUIÇÃO ALAN KARDEC “ALICE PEREIRA”, na rua IPECAETÁ, JARDIM PRESIDENTE DUTRA. Somente hoje, o PM JOÃO GOMES leva o filho nesse lugar. A Instituição alega excesso de funcionários e elabora um ofício endereçado ao MM JUIZ RODRIGO CAPEZ, solicitando seja indicado um outro lugar de trabalho. O PM JOÃO GOMES levará esse documento, ainda hoje, para a advogada MARA BORGATTO. Parece que essa pena imposta ao PAULO CÉSAR irá ficar para 2000.
Por volta das 11:30 horas, quando estou no MMDS, recebo um telefonema do ELADIO. Comunica-me que ontem, às 17 horas, encerrou-se a primeira fase da OPERAÇÃO NACIONAL. Os resultados são bons.
Já na Sociedade Veteranos de 32-MMDC procuro rascunhar a Ata de Reunião do Conselho Supremo do dia 16 (ontem), mas não consigo. O senhor MARCONDES não vem ao MMDC, mas, por telefone, quer saber dos resultados de uma reunião acontecida na parte da manhã no MONUMENTO MAUSOLÉU, com engenheiros da firma DUCTOR, CORONEL PM Res RENALDO e o CAPITÃO PM Res JOSÉ MARIA. O CORONEL PM RENALDO fará um relatório sobre a questão do gerador do desativado Museu da Aeronáutica, que a firma DUTOR pretende colocar na parte de cima do Monumento, durante 60 dias.
Uma vigilante foi morta e um assaltante baleado na cabeça, nesta tarde, durante tentativa de roubo ao BANCO BANDEIRANTES, da Rua MARCONI, no centro de SÃO PAULO.
O Ministro da Defesa, ÉLCIO ÁLVARES, exonerou hoje sua assessora pessoal, SOLANGE ANTUNES, investigada pela CPI DO NARCOTRÁFICO, e o Comandante da Aeronáutica, BRIGADEIRO WÁLTER WÉRNER BRAUER. A decisão atendeu pedido do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e foi tomada depois de um longo dia de negociação  que envolvem so ministros da CASA CIVIL, PEDRO PARENTE e do Gabinete de Segurança Institucional, GENERAL ALBERTO CARDOSO.      
        

ACONTECEU EM 17 DE DEZEMBRO DE  2000  :  -      SÁBADO
CINCO PRESOS FORAM MORTOS DURANTE REBELIÃO NA CASA DE CUSTÓDIA DE TAUBATÉ, onde estão vários criminosos que ocupam grande espaço na Imprensa. O motim no presídio de segurança máxima teria sido provocado pela traficante SÔNIA MARIA APARECIDA ROSSI, a MARIA DO PÓ, que quer ser transferida. Uma informação apontava o MANÍACO DO PARQUE como um dos mortos, mas depois ela foi negada. A CASA DE CUSTÓDIA é famosa por ter abrigado presos famosos, entre eles: o BANDIDO DA LUZ VERMELHA, já morto; CHICO PICADINHO, LEONIL, JOÃO   ACÁCIO, JUCA GALEANO, CABO BRUNO, FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA   (o MANÍACO   DO PARQUE).

O SÃO CAETANO é finalista da COPA JOÃO HAVELANGE. O AZULÃO bateu de virada o GRÊMIO, por 3 a 1, em pleno ESTÁDIO OLÍMPICO, em PORTO ALEGRE. Mais do que isso, o time do A B C garantiu participação na TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA em 2001.

DEZ PESSOAS MORRERAM em acidente envolvendo um ônibus e um caminhão, em MINAS GERAIS. Os dois veículos se chocaram de frente. O ônibus levava sacoleiros para o PARAGUAI.

EQUIPES DE RESGATE tentam salvar as vítimas do TORNADO que atingiu a cidade de TUSCALOOSA, no Estado americano do ALABAMA matando doze pessoas. Os fortes ventos derrubaram várias casas no condado de GENEVE, na região sul do Estado e nos condados de ETOWAH e LIMESTONE, no norte. Dezenas de pessoas ficaram feridas.

FABRÍCIA DAUD GASPAR, de 26 anos, irmã do meia corintiano EDU, morreu na madrugada deste domingo, em um acidente de automóvel na rodovia CARVALHO PINTO, na altura de JACAREÍ. FABRÍCIA ia para CARAGUATATUBA, juntamente com seu namorado RICHARDSON LEANDRO DA SILVA. A caminhonete em que os dois estavam derrapou na mureta de proteção da estrada e capotou por várias vezes.

FALECEU GERARD BLAIN, ator e diretor francês, aos 70 anos, em PARIS. Aos 13 anos, iniciou sua carreira no filme BOULEVARD DO CRIME. Conhecido como o "JAMES DEAN francês", por conta da semelhança física com o ator americano, trabalhou em cerca de 45 filmes, entre eles: SEDUÇÃO FATAL (1956) e HATARI (1962), ao lado do ator americano JOHN WAYNE. Em 1999, na SUÍÇA, ganhou o LEOPARDO DE OURO pelo conjunto da obra.

ACONTECEU EM 17 DE DEZEMBRO DE 2001  :  -     SEGUNDA-FEIRA
O escândalo da CRACOLÂNDIA vai tomando dimensões alarmantes. Mas isso já era esperado numa polícia civil corrupta. São poucos aqueles que são honestos. A situação das drogas atingiu esse ponto por causa desse cancro que mina em toda a sociedade. A vontade de roubar os traficantes, usando o título de polícia. Há delegados presos e novas denúncias são feitas, inclusive atingindo outras regiões de SÃO PAULO.
Os trabalhos para o início da OPERAÇÃO SÃO GERALDO estão bem adiantados. Não poderemos contar com o apoio da Polícia Civil. OREZ comparece no BANESPA e, depois, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Vai dar aula no CARREFOUR nesta tarde.
Tenho dificuldades no MMDC. Dona CÉLIA está doente e não pode trabalhar. O VASCO vai até à Secretaria da Cultura a fim de atender o CORONEL PM RENALDO. Está pronto o documento sobre Prestação de Serviços da Sociedade à Secretaria da Cultura. Fico sozinho no MMDC. Atendo telefonemas do senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, do senhor GERALDO FARIA MARCONDES, do ROMEU CICCONI, TENENTE PM HERNANDEZ, VIVA O CENTRO e pessoas que querem saber sobre Pensão Especial.
O VASCO retorna quase às 16 horas. Deixo o MMDC cansado. Um calor excessivo atrapalha minha condição de saúde.    

PAPAI NOEL OFERECE BALAS. PUXA UM REVÓLVER E ATIRA:- Um homem vestido de Papai Noel e armado com um revólver calibre 38 tentou matar, hoje pela manhã, a publicitária RENATA GUIMARÃES ARCHILLA, de 23 anos, que estava no volante de seu PÁLIO, num semáforo da Avenida CHACRI ZAIDAN, no MORUMBI. Atingida por tiros no rosto e no pulso esquerdo, RENATA foi levada para o Hospital EVALDO FOZ e depois, transferida para o Hospital Osvaldo Cruz, onde ficou internada.

CÚPULA DA SEGURANÇA NO ESTADO GANHA SÉDE UNIFICADA NO CENTRO:- A integração definitiva das Polícias Civil e Militar começou hoje com a inauguração dos gabinetes do secretário da Segurança Pública, MARCO VINÍCIO PETRELLUZZI, do delegado-geral, MARCO ANTÔNIO DESGUALDO, e do comandante-geral da Polícia Militar, RUI CÉSAR MELO, no mesmo prédio localizado na RUA LÍBERO BADARÓ, 39, no centro da cidade. O EDIFÍCIO SALDANHA MARINHO, de 13 andares, tombado pelo Patrimônio Histórico, foi construído em estilo art déco e inaugurado em 1933. Foi sede da COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADA DE FERRO, da SECRETARIA DA CULTURA e do TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL.

FIGO RECEBE TÍTULO DE MELHOR JOGADOR DE 2001:- Tardou, mas chegou. Marcado por uma carreira de sucesso sagrou-se campeão em todos os clubes nos quais defendeu e agora, enfim, o português LUÍS FIGO teve seu futebol reconhecido. Hoje, em ZURIQUE, na sede da FIFA, entidade máxima de futebol, o atacante do REAL MADRID e da seleção de seu país foi eleito como o melhor jogador do mundo no  ano. Em 2000, ficou na segunda colocação, atrás do francês ZINEDINE ZIDANE. Em segundo ficou o inglês DAVID BECKHAM, do MANCHESTER UNITED e em terceiro, o espanhol RAÚL, também do REAL MADRID.

HAITI SOFRE TENTATIVA DE GOLPE – CINCO MORTOS: - As forças de segurança haitianas recuperaram o controle do PALÁCIO NACIONAL, após uma tentativa de golpe de Estado contra o governo do presidente JEAN-BERTRAND ARISTIDE que deixou pelo menos cinco mortos.

PRESIDENTE DE PORTUGAL ACEITA PEDIDO DE RENÚNCIA DO PRIMEIRO-MINISTRO ANTÔNIO GUTERRES.
JORGE SAMPAIO, presidente de PORTUGAL, aceitou o pedido causado por causa de uma surpreendente derrota do partido de GUTERRES, o PARTIDO SOCIALISTA, para o PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA, de JOSÉ DURÃO BARROSO, nas eleições municipais realizadas ontem, domingo.

O SECRETÁRIO DE DEFESA DOS ESTADOS UNIDOS, DONALD RUMSFELD, disse em BRUXELAS que “ainda levará tempo e baixas devem ocorrer” até que todos os terroristas da AL-QAEDA, entre os quais OSAMA BIN LADEN, sejam capturados. Para RUMSFELD, não procede a tese dos comandantes pashtuns anti-TALEBAN de que está garantida a vitória final em TORA BORA. Ele admitiu que WASHINGTON desconhece o local onde BIN LADEN está escondido. 

PRESA a princesa BUNIAH AL-SAUD, de 41 anos, sobrinha do REI FAHD, da ARÁBIA SAUDITA. Ela passou uma noite numa cadeia em ORLANDO, cidade americana onde mora, depois de espancar e empurrar escadaria abaixo a empregada, a indonésia MEMET ISMIYATI. Foi libertada sob fiança.

INTERNADO o presidente da República TCHECA, VACLAV HAVEL, de 65 anos, vítima de uma pneumonia recorrente. Em 1996, HAVEL foi operado de câncer no pulmão. Em PRAGA.

O ex-ditador SUHARTO, de 80 anos, que governou a INDONÉSIA por 32 anos, foi internado, também com pneumonia. Desde que foi derrubado do poder, em 1998, sofreu uma sucessão de derrames cerebrais. Em JACARTA.

NEGADO pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, por unanimidade, o pedido de extradição do general da reserva do Paraguai, LINO OVIEDO, acusado em seu país de envolvimento no assassinato do vice-presidente LUÍS ARGAÑA. Em BRASÍLIA.

2 002  : -     TERÇA-FEIRA
Plínio Pitaluga (Cuiabá, 13 de janeiro de 1910 - 17 de dezembro de 2002) foi um general e pracinhabrasileiro. Filho do Major Octávio Pitaluga e Maria Nina Moreira Pitaluga, casou-se com Maria Terezinha Vaz Pitaluga. Iniciou a carreira militar ingressando na Escola Militar de Realengo em 1928. Foi declarado Aspirante a Oficial da Cavalaria em 1934 atingiu o generalato em agosto de 1968. Todas as promoções, a partir do posto de Major, foram por merecimento. Integrante da Força Expedicionária Brasileira, onde comandou o 1º Esquadrão de Reconhecimento Mecanizado (1944). A 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária teve no Esquadrão de Reconhecimento uma unidade à altura das responsabilidades nesta campanha da Itália, em que participaram vitoriosamente as Armas Brasileiras. Unidade de escolta, atuou com galhardia nas operações divisionárias desenvolvidas nos Apeninos, do Reno, ao Panaro e, depois, no vale do Pó, cujo rio atravessou em cumprimento de missão, finalizando a Campanha no sopé das Cordilheiras Alpinas, em ligação com as forças francesas que operavam a noroeste da importante cidade de Turim. O General Pitaluga era detentor de muitas medalhas e condecorações nacionais e estrangeiras: Cruz de Combate da 1ª Classe, Medalha de Campanha e de Guerra, Ordem do Mérito Tamandaré, Ordem do Mérito Santos Dumont, Medalha do Mérito Humanitário de 1ª Classe, Medalha do Tempo de Serviço Militar de Ouro, Ordem do Mérito Militar - Itália, Ordem do Mérito Militar - Argentina, Cruz de Combate com Palma - França, Medalha de Valor Militar - Itália e Medalha de Bronze -Estados Unidos. Desempenhou o cargo de Adido Militar na Argentina, entre 1967 e 1969. Depois, entre 1969 e 1972, comandou a 4ª Divisão de Cavalaria, quando passou para a reserva. Eleito, desde 1972, Presidente do Conselho Nacional da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, defendeu os interesses dos ex-integrantes da F.E.B. Integrou a Comitiva Presidencial por ocasião das Comemorações do 50º Aniversário do término da 2ª Guerra Mundial, realizada em Londres. Em sua homenagem, o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola), comandado por ele entre 1964 e 1966, possui a denominação histórica de "Regimento General Pitaluga". Os formandos da Escola de Sargentos das Armas de 2005 e os da Escola Preparatória de Cadetes do Exército de 2011 o homenagearam intitulado seu nome: Turma General Plínio Pitaluga. Em Valença/RJ foi criado o Museu Capitão Pitaluga, homenagem realizada quando ainda era presidente do Conselho Nacional, tendo sido inaugurado em 13 de novembro de 2002, durante a XXIXª Convenção Nacional do Conselho Nacional da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, sediado em Valença-RJ. Sua criação foi resultados dos esforços em conjunto da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil - Seção Valença e o 1º Esquadrão de Cavalaria Leve, na época comandado pelo Major Douglas, e principalmente pelos esforços pessoais do então Sgt Brandão, Cb Brandão (militares da unidade citada) e da Senhorita Elen Cristiane Guida Vasconcellos(historiadora da AECB-SV).
MUSEU CAPITÃO PITALUGA Instalado nas dependências do prédio conhecido como “Castelinho” que no início de sua história fazia parte da Vila Leonor, antiga chácara Dr Marciano de Mello, construída em meados de 1910 e que mais tarde após a instalação do Esqd em Valença, funcionaram diversas seções e alojamentos do Esqd por muitos anos e que, após uma rigorosa reforma realizada pelos integrantes do pelotão de obras e com recursos da unidade, de colaboradores e todo o comercio valenciano o sonho se tornou realidade. Com a intenção de homenagear todos os integrantes do Esqd na II GM e em particular o Cap Pitaluga, seu comandante, em combate na FEB, elevar o nome do Exército na região e contribuir culturalmente com o município de Valença com reflexos nos campos turístico e sócio-econômico, o museu hoje possui diversos materiais como fotos, documentos, livros, armamentos,videoteca e equipamentos originais e algumas réplicas que foram utilizados no teatro de operações da Itália. Seus principais objetivos são destacar os feitos históricos da Unidade, mostrar a evolução da arma de cavalaria, estimular a vocação para a carreira militar na juventude e incentivar o interesse pela preservação, conservação e guarda da memória da Unidade e sobre tudo valorizar a participação dos “pracinhas” neste conflito mundial.
A nova pista da RODOVIA DOS IMIGRANTES é inaugurada hoje e liberada para o tráfego de veículos amanhã com a praça de pedágio mais cara do BRASIL: R$ 9,60. A nova pista terá três faixas e será usada para descida. A obra, que levou quatro anos para ficar pronta, tem 23,23 quilômetros, nove viadutos, três túneis – um deles, o maior do BRASIL, com 3.146 metros de comprimento – e custou trezentos milhões de dólares.
O governador GERALDO ALCKMIN percorre o trecho no mesmo LINCOLN ano 41 usado por ADHEMAR DE BARROS na abertura da ANCHIETA, em 1947.       
Manhã difícil no trânsito, com o motorista do ônibus tentando cortar caminho e se perdendo pelos lados da VILA GUILHERME. Mesmo assim, vou até o INCOR buscar o resultado do exame do ULTRASSON VASCULAR, a que fui submetido no dia 25 de novembro. Preciso desse resultado para a consulta de amanhã, às 8 horas. Estou no MMDS quando cai violenta pancada d´água, inundando, em poucos minutos, o VALE DO ANHANGABAÚ, BAIXADA DO GLICÉRIO, MERCADO MUNICIPAL e outras regiões do centro da cidade. Surgem 45 pontos de alagamentos na cidade. Em MAUÁ, um morro desliza e morrem mãe e filha, levadas pela enxurrada (JARDIM ZAÍRA). No mesmo bairro, uma mulher assustada dá à luz um bebê, prematuro, de sete meses. Isso vai atrasar uma reunião na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, marcada, inicialmente, para 14 horas. Mesmo assim, o GENERAL BUENO, o CORONEL MENDES, o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES e o advogado LUIZ SÉRGIO CARRARO conseguem chegar para essa reunião. É uma tomada de posição acerca da reunião do CONSELHO SUPREMO, marcada para amanhã, às 9 horas. O CARRARO apronta um documento pedindo a anulação da mesma por infringir o artigo 34 do Estatuto que determina dez dias, pelo menos, para a convocação do conselheiro. Recebemos telefonemas de vários conselheiros dizendo ter assumido compromissos pela manhã, já que essa reunião seria realizada à tarde. Depois, o Sr. MARCONDES, o GENERAL BUENO acharam por bem não irem na reunião. Também não irão o THEOBALDO DE FREITAS LEITÃO, o SILVEIRA PEIXOTO, os irmãos LEVENSTEIN, o ARIOVALDO CHACUR e outros. O CORONEL MENDES e o CARRARO estarão presentes para a entrega de documentos a respeito do adiamento da reunião e de como deverá ser regida a pauta da futura reunião, já que o problema do presidente e vice ainda não está resolvido. 
Vamos sair tarde do MMDC. O ponto mais desagradável desse dia foi o pedido de demissão de sócio do advogado LUÍS FELIPE DE LIMA CORRÊA LEITE. Ele foi assediado pelo CORONEL ARY CANAVÓ e pelo ROMEU CICCONE, no sentido de ir contra a atual diretoria executiva face o problema do Monumento–Mausoléu. Disse o FELIPE que o ROMEU tem idéia de montar uma sociedade paralela com fins lucrativos. Por ferir sua moral, o FELIPE achou melhor se afastar, atualmente, da Sociedade. Isso demonstra a crise em que atravessa o MMDC, criada por quatro elementos desclassificados, que pensavam em obter dinheiro à custa da reforma do Monumento.
Ainda à noite, recebo telefonemas do Sr. MARCONDES e do CORONEL RENALDO. Este conversou, via fone com o Cel. FERNANDO PEREIRA. Pediu o sub–cmt PM para que o RENALDO esteja amanhã cedo no QG a fim de conversarem sobre essa situação. O Sr. MARCONDES, por sua vez, está fazendo os seus contatos a fim de descobrir qual será a melhor solução para toda essa confusão. O problema é melindroso, mesmo porque envolve a POLÍCIA MILITAR que não tem a ver com as brigas internas da Sociedade.
   
O deputado cassado SÉRGIO NAYA foi condenado há dois anos e 8 meses em regime aberto, pelo desabamento do edifício PALACE 2, em fevereiro de 1998 A pena foi revertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de 360 salários mínimos a entidades sociais, que serão determinadas pela Vara de Execuções Penais. NAYA era dono da SERSAN, empresa responsável pela construção do prédio, que ruiu parcialmente, matando oito pessoas.

O taxista CLAUDIONOR ALMEIDA DE SOUZA, de 54 anos, é suspeito de assassinar na madrugada sua mulher, a jornalista SUELI JACINTO, de 42 anos. O corpo dela foi encontrado com marcas de facadas e pauladas na cozinha de casa que o casal havia alugado na semana passada para passar a lua-de-mel. Os dois se casaram na segunda–feira, dia 16. A jornalista era assessora de imprensa do vereador JOSÉ OLÍMPIO, em SÃO PAULO, e trabalhava como produtora na REDE MULHER. Ela e o taxista viviam juntos havia três anos, mas só no início da semana oficializaram a relação.

A FIFA anunciou hoje o que o mundo já sabia há mais de um mês: RONALDINHO foi eleito o melhor jogador do ano pela terceira vez – já havia ganho em 1996 e 1997. Na votação realizada entre 148 treinadores de seleções, o FENÔMENO somou 387 pontos, contra 171 do goleiro alemão OLÍVER KAHN e 148 do meia francês ZINEDINE ZIDANE. Dois brasileiros vieram na seqüência: ROBERTO CARLOS foi o quarto colocado com 114 pontos, e RIVALDO o quinto, com 92.

O jurista EVANDRO LINS E SILVA, de 90 anos, símbolo maior da luta pelos direitos humanos e pela democracia no País, morreu hoje às 5:45 horas, na Clínica SÃO VICENTE, na GÁVEA, zona sul do RIO. Ele estava internado desde a sexta-feira passada, dia 13, devido a complicações decorrentes de um traumatismo craniano que sofrera no dia 12, à noite, após uma queda no Aeroporto SANTOS DUMONT, no RIO. Coberto com as bandeiras do BRASIL e do BOTAFOGO o corpo do jurista foi enterrado às 17:20 horas no mausoléu da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, no Cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO. O presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, uma das 200 pessoas presentes, interrompeu compromissos em São Paulo e compareceu ao enterro. Representante oficial do presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, o ministro da Justiça, PAULO DE TARSO, compareceu ao velório e ao enterro.

Depois de três horas de reunião com a cúpula do PV, GILBERTO GIL resolveu reavaliar a sua anunciada recusa e aceitar o cargo de MINISTRO DA CULTURA do novo Governo. O sim também veio somente após o cantor obter a certeza de que poderá conciliar a carreira artística com o MINISTÉRIO e aumentar seus rendimentos. Ontem, ele havia alegado que não poderia aceitar o cargo porque não conseguiria sobreviver com salário de oito mil reais.

FALECEU, no RIO DE JANEIRO, o general-de-brigada PLÍNIO PITALUGA.  Natural de MATO GROSSO, foi declarado, em 1935, Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria. Na 2ª Guerra Mundial, integrou a FORÇA EXPEDICIONÁRIA   BRASILEIRA – FEB – como Capitão e Comandante do 1º Esquadrão TENENTE AMARO, única tropa de Cavalaria daquela Força. Desempenhou todas as missões atribuídas à sua Unidade, principalmente na memorável batalha pela conquista da CIDADE DE MONTESE, em 14 de abril de 1945 e, dias mais tarde, atuou com bravura e destaque no cerco e na rendição da 148º DIVISÃO ALEMÃO. Possuía as seguintes medalhas: CRUZ DE COMBATE de 1ª CLASSE, por ato de bravura individual; MEDALHA DO PACIFICADOR, ESTRELA DE BRONZE (EUA), CRUZ DE GUERRA com PALMA (FRANÇA) e CRUZ DO VALOR MILITAR (ITÁLIA). Promovido a general de Brigada, comandou a 4ª Divisão de Cavalaria (atual BRIGADA GUAICURUS) no MATO GROSSO DO SUL. Herói da Pátria lutou pela Democracia e pela Liberdade nos campos de batalha da ITÁLIA. Durante muitos anos foi presidente do CONSELHO NACIONAL DOS EX-COMBATENTES DO BRASIL. 

ELEITOS os melhores esportistas do País em 2002: a ginasta DANIELE HYPÓLITO, de 18 anos, e o craque do vôlei NALBERT, de 28. DANIELE conseguiu o quinto lugar no mundial da HUNGRIA. NALBERT foi o capitão da conquista do mundial. Pelo COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO.

NASCEU MANO VLADIMIR, primeiro filho da cantora MARISA MONTE, de 35 anos, e do músico PEDRO BERNARDES, de 19. No RIO DE JANEIRO.

2 003  :  -        QUARTA-FEIRA
O GENERAL BUENO telefona-me pela manhã. Fala do repórter da rádio BANDEIRANTES, que quis obter dele informações a respeito das obras da reforma do Monumento-Mausoléu. Diz que ganhamos o processo que o IPH moveu contra a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e contra a firma que ficou incumbida de restaurar o Monumento-Mausoléu. Avisa-me que outros repórteres tentarão entrevistar diretores do MMDC sobre esse problema. Acrescento a ele que, na verdade, a Sociedade está sendo assediada por jornais e canais de TV, mas alguns deles querem apenas dados para a publicação de reportagens sobre o Movimento Constitucionalista de 32 no quadro dos 450 anos da cidade de SÃO PAULO.
Ontem, tínhamos 33 graus de temperatura. Hoje, a mesma caiu para 18 e com algumas garoas esporádicas. Na reunião dos oficiais do MMDS não temos novidades dignas de nota. Apenas eles procuram “fechar o ano” da melhor maneira possível. Não temos muita coisa programada para os últimos dias de dezembro, quanto a aulas e palestras. Em compensação, a agenda está cheia de convites, como o de amanhã, para assistir, às 9 horas, uma formatura de soldados no VALE DO ANHANGABAÚ. No dia 19, está programado um almoço na Associação Comercial, da Comissão Cívica e Cultural.
O Cel MENDES está presente nesta tarde na SOCIEDADE. Conversamos a respeito de comentários desairosos sobre a propaganda da CLARO no OBELISCO. A rádio Bandeirantes tem recebido telefonemas contrários a isso. Acontece que não poderemos interromper esse tipo de patrocínio agora que a reforma está em pleno vapor. Vamos ter de agüentar essa onda desagradável.
O DIÁRIO OFICIAL de hoje publica as classificações e as transferências de oficiais superiores, conseqüência das promoções de 15 de dezembro. Não há grandes novidades nesta tarde. Às 16 horas, deixamos o MMDC. O trânsito continua ruim. A temperatura ainda é de 18 graus. Retornamos a GUARULHOS, depois do Cel MENDES deixar-nos nas imediações do ponto de ônibus do EXPRESSO COCAIA.
 
O prédio do MUSEU DE ARTE de SÃO PAULO – MASP – localizado na avenida PAULISTA, foi transformado em patrimônio histórico e cultural do País pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O anúncio foi feito hoje em BRASÍLIA. Erguido no lugar de um antigo casarão, a construção se tornou símbolo da arquitetura moderna da cidade. Suspenso por apenas quatro pilastras, o MASP foi desenhado pela arquiteta LINA BO BARDI e ostenta o maior vão livre da AMÉRICA LATINA. O museu foi inaugurado em 2 de outubro de 1947 por ASSIS CHATEAUBRIAND, fundador e proprietário dos DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, e por PIETRO MARIA BARDI, jornalista e crítico de arte. No MASP foi realizada a primeira bienal da cidade. Seu acervo é composto por obras de artistas como BOTTICCELI, REMBRANDT, FRANS HALS, VELAZQUÉZ, GOYA e RENOIR. Conta ainda com uma coleção de esculturas de EDGAR DEGAS. O vão livre do MASP já abrigou inúmeras manifestações políticas e salariais na cidade de SÃO PAULO.

Um diretor comercial da DE MILLUS, empresa fabricante de lingerie, foi seqüestrado no MORUMBI, no final da tarde de ontem. Mas, VALDIR DOS ANJOS DIAS, de 56 anos, conseguiu fugir do cativeiro – um barraco de um cômodo – na FAVELA PARAISÓPOLIS, na mesma região, onde ficou mais de três horas sendo ameaçado de morte e espancamento. Amedrontados com a presença da polícia, os seqüestradores teriam deixado a vítima sozinha no cativeiro. Quatro homens foram presos. DIAS seguia para casa quando seu CITROËN XSARA PICASSO foi abordado por quatro homens ocupando duas motos na Avenida GIOVANNI GRONCHI, por volta das 16:30 horas. Os seqüestradores o obrigaram a sacar 500 reais num caixa eletrônico. Os bandidos fizeram novo saque, desta vez de 200 reais. Depois, levaram o refém para o cativeiro, em uma viela da Rua JOÃO AVELINO PINHO MELLÃO.

O ator NORTON NASCIMENTO, de 41 anos, está internado em estado considerado gravíssimo na UTI do Hospital BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, na zona sul de SÃO PAULO. NORTON deu entrada no hospital ontem depois de sofrer um aneurisma na aorta, comprometendo seu coração. O ator precisa de um transplante urgente para que seu coração volte a funcionar normalmente. Ontem, NORTON passou por uma cirurgia de oito horas para corrigir o problema. A aorta é a principal artéria do coração, pois leva o sangue com oxigênio para todos os órgãos do corpo. Para estancar o sangramento, NORTON foi submetido a uma nova cirurgia hoje, por volta das 17 horas. NORTON sabia do problema em seu coração há quatro meses. O ator sofre de uma má formação congênita na válvula bicúspide, localizada do lado esquerdo do coração, que pode comprometer a artéria aorta. NORTON ficou conhecido ao interpretar WOTAN, empregado de SUZANA VIEIRA em “FERA FERIDA”. Também atou na primeira família negra de classe média em uma novela, “A PRÓXIMA VÍTIMA”, em 1995.

A Justiça Federal condenou JOÃO ARCANJO RIBEIRO, o COMENDADOR, acusado de chefiar uma das maiores máfias do País, a 37 anos de prisão em regime fechado por crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Ele comandava empresas que agiam como bancos (factoring) sem autorização do BANCO CENTRAL. Ele e a mulher, SÍLVIA CHIRATA, já condenada a 25 anos de cadeia, estão presos no URUGUAI desde abril. O juiz federal JULIER SEBASTIÃO DA SILVA decretou ainda a perda de bens que estavam em nome do criminoso (imóveis, carros, avião e jóias, por exemplo), em valores superiores a 500 milhões de dólares, que passarão para o patrimônio da UNIÃO. O juiz determinou o repatriamento de 16 milhões de dólares que estavam em nome de ARCANJO em contas no exterior. Outros seis integrantes da quadrilha de ARCANJO, entre eles SÍLVIA, foram condenados a penas que, juntas, totalizam mais de cem anos. ARCANJO e a mulher foram presos no dia 11 de abril em MONTEVIDÉU, quando tentavam escapar ao cerco da Polícia Federal na operação chamada de ARCA DE NOÉ – uma referência ao jogo do bicho, que ele também explorava. ARCANJO é acusado ainda de ser o mandante do assassinato de DOMINGOS SÁVIO BRANDÃO, dono do jornal “FOLHA DO ESTADO” – supostamente por conta de reportagens denunciando a atuação e o poderio de seu esquema criminoso em MATO GROSSO.

O ex-governador do PARANÁ, JOSÉ RICHA, morreu na madrugada, aos 69 anos, de problemas pulmonares. O corpo de RICHA foi enterrado em CURITIBA. Ele sofria de fibrose pulmonar. No dia 20 de novembro ele foi internado no HOSPITAL DO CORAÇÃO, em SÃO PAULO. RICHA foi o primeiro governador eleito no PARANÁ após da ditadura militar. Também foi fundador do PSDB. Governou entre 1983 e 1986. Teve importante participação no movimento estudantil durante a juventude. Foi deputado federal por duas vezes, em 1962 e em 1966. Foi prefeito de LONDRINA, em 1972, e senador em 1978 e em 1986. Há dez anos vivia fora da política. Hoje o “TURCO” foi lembrado no Senado. RICHA lutou pelas eleições diretas como governador, ajudou a eleger TANCREDO NEVES e elegeu-se para a Constituinte. Espremido entre a direita aglutinada no “CENTRÃO” e os partidos de esquerda, organizou o GRUPO DOS 32, negociando com os dois lados em busca do equilíbrio do texto da Constituição.

O Juiz MARCUS VINÍCIUS REIS BASTOS, da 12ª Vara Federal do DISTRITO FEDERAL, condenou o ex-senador LUIZ ESTÊVÃO a oito anos de reclusão em regime semi-aberto e a pagamento de multa em processo no qual é acusado de ter mantido depósitos no exterior sem declarar ao Banco Central e à Receita Federal. A decisão foi tomada na semana passada. Procurado pela reportagem o crápula disse que ainda não havia sido informado sobre o despacho. Como a decisão é de um magistrado de 1ª instância, os advogados do sem-vergonha poderão apelar.

Morte por queda acidental. Essa foi a conclusão do inquérito encaminhado na semana passada à Justiça, pela delegada ELISABETE SATO, do 78º Distrito Policial, que apurou a morte do empresário ANDREA CARTA. Dono da CARTA EDITORIAL, ele caiu na madrugada de 16 de setembro do 5º andar do apartamento de seu amigo ROGÉRIO FASANO, no JARDIM PAULISTA.

Sobrevivente e principal testemunha da CHACINA DA CANDELÁRIA, na qual policiais militares assassinaram oito jovens, há dez anos, WÁGNER DOS SANTOS, será operado amanhã, no RIO, para corrigir seqüelas. Ele vive na SUÍÇA e sofre de paralisia facial, causada por um dos tiros que o atingiu. SANTOS ficará internado por três dias.

O carro do motorista da família STAHELI, SEBASTIÃO MOURA, onde foram encontrados vestígios de sangue, foi levado hoje para exame no laboratório de DNA da Universidade do Estado do RIO DE JANEIRO. As informações genéticas serão comparadas às contidas nas amostras coletadas do TODD e MICHELLE para descobrir se o sangue era das vítimas.

O Tribunal de Justiça concedeu hoje habeas corpus ao advogado ARTHUR EUGÊNIO MATIAS, garantindo o direito de apelar em liberdade da sentença de quinze anos de prisão. Ele estava preso em SÃO PAULO e é acusado de ser o braço jurídico do narcotraficante WILLIAM SOSA, preso no MARANHÃO. Há quatro anos eles foram investigados pela CPI do NARCOTRÁFICO.

FALECEU o engenheiro CLÁUDIO BADRA, aos 86 anos, em SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS. Natural daquela cidade, além de engenheiro era empresário. Durante mais de 50 anos trabalhou e participou de mais de mil obras públicas e privadas em SÃO PAULO. Foi sócio-fundador e presidente de diversas empresas e, entre outras – BADRA S. A., COMPANHIA DE TERRENOS ANASTÁCIO, ITAPOAN AGRÍCOLA E COMERCIAL, TERRAPLANAGEM MARACAJU, CCAP ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES, MARPARTE, MINERAÇÃO TAPAJÓS. Por mais de 25 anos, foi cafeicultor e produtor de cafés finos, na ALTA MOGIANA.

No dia seguinte à divulgação de um balanço otimista de seu primeiro ano de governo, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA transformou a solenidade de condecoração da ordem do mérito cultural, no Palácio do PLANALTO, em uma festa popular, aonde chegou a sambar ao lado do ministro GILBERTO GIL e da primeira-dama MARISA. Ele disse que ninguém trabalha tanto quanto ele: “Nós temos trabalhado aqui como jamais se trabalhou nesta República, nem da República Velha, nem na República Nova e na futura vai trabalhar mais”. Para ele, a equipe trabalha tanto “porque acredita no que está fazendo”. O presidente voltou a se elogiar e disse que está chegando ao fim do ano “com a sensação de leveza, com a sensação da primeira etapa do jogo ganho, em todas as áreas, com todas as dificuldades “. E comemorou: “Chegamos aonde precisávamos chegar. Nós estamos em um porto seguro. O iceberg do TITANIC já foi afastado, os buracos já foram todos e, pelo fato do presidente ser metalúrgico, a gente soldou bem todos os buracos por onde estava entrando água no navio”.

CONDENADOS os administradores do OSASCO PLAZA SHOPPING a indenizar as vítimas do desabamento ocorrido em junho de 1996, pelo SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, em SÃO PAULO.

O rebanho de clones brasileiros ganhou mais um integrante. Cientistas da Universidade de SÃO PAULO anunciaram hoje o nascimento da bezerra BELA, da raça nelore, clonada de células da orelha de uma vaca adulta. Com isso, completam-se no País as três possibilidades de clonagem bovina:  a partir de células de embriões, fetos e animais adultos. O objetivo da pesquisa é determinar se os clones originados de células adultas já nascem mais velhos do que os de células mais jovens. BELA nasceu no dia 16 de dezembro, com 45 quilos, mas o feito só foi anunciado após a conclusão dos exames de DNA, que comprovaram o sucesso da clonagem.
   
No dia em que um membro do Conselho Governante declarou que SADDAM HUSSEIN é mantido preso em BAGDÁ, um caminhão cheio de combustível explodiu no centro da capital iraquiana e matou 17 pessoas. O atentado ocorreu horas depois de o presidente GEORGE W. BUSH afirmar que o ditador deveria ser condenado à morte, e evidenciou a violência e a instabilidade no País ocupado por tropas americanas, após a prisão do ex-presidente iraquiano. A explosão aconteceu no início da manhã, numa esquina movimentada. Entre os mortos há três crianças: duas meninas e um menino. Os corpos de dois homens foram retirados do caminhão. Cerca de 20 pessoas ficaram gravemente feridas. O motorista do caminhão aparentemente tentava se aproximar de um posto policial, mas bateu num microônibus, o que teria precipitado a explosão. Tropas americanas encontraram no esconderijo de SADDAM um documento com informações detalhadas sobre uma rede clandestina que dirigia e financiava células de rebeldes que atacam soldados da coalizão liderada pelos EUA no IRAQUE, afirmou o general MARTIN E. DEMPSEY, chefe da 1ª Divisão Armada, em entrevista ao jornal “THE WASHINGTON POST”. DEMPSEY afirmou que SADDAM não dirigia a rede e que seu papel era simbólico, inspirador e passivo. Simplesmente recebia informes das ações das células, mas não dava nenhum tipo de ordem.

A tentativa de fazer decolar uma réplica do avião dos irmãos WRIGHT falhou hoje na comemoração americana do centenário do primeiro vôo de avião, nas colinas KILL DEVIL, nos EUA. Os irmãos ORVILLE e WILBUR WRIGHT são considerados por muitos países os inventores da aviação. Eles teriam conseguido fazer seu avião voar três anos antes de o brasileiro ALBERTO SANTOS DUMONT ter decolado com o 14-BIS, em 1906. Já era a segunda tentativa de reviver o vôo histórico dos irmãos WRIGHT. Da primeira vez, quando o presidente GEORGE W. BUSH assistia à comemorações, o vôo havia sido adiado por causa do mau tempo. Hoje, mais uma vez a máquina sequer decolou. O avião chegou a embicar, mas caiu em seguida, com um movimento brusco que quase jogou o piloto em uma poça de lama. A réplica tem 12 metros de largura, 275 quilos e um motor de 12 cavalos de potência. No dia em que os WRIGHT voaram, vistos por pouca gente, dizem que os ventos eram de 30 km por hora.

2 004   :   -    SEXTA-FEIRA
A PRÁTICA DO SILÊNCIO, POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA, POUPA AS PESSOAS DE DIZEREM COISAS INÚTEIS, OU PIOR, PALAVRAS QUE PROVOQUEM PERTURBAÇÕES ALÉM DO ESTRITAMENTE NECESSÁRIO. PRATICAR O SILÊNCIO É BÁSICO.

Essa é uma data histórica para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Depois de muita luta e má vontade do atual presidente, vai ser realizada a Assembléia Geral, às 10 horas, no Monumento-Mausoléu. O tempo não ajuda. Chove. SÃO PAULO está com nove pontos de alagamento, e está acontecendo o terceiro maior congestionamento do ano: 133 km. 
Levo mais de uma hora para chegar à ARMÊNIA. O CORONEL MENDES aponta com seu carro, no local combinado, às 9 horas. Vamos para o Obelisco, no IBIRAPUERA. Somos os primeiros a chegar, sendo que logo em seguida comparecem os presidentes da Diretoria Executivos, GERALDO FARIA MARCONDES, em companhia do GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO (mau sinal, pois o general tornou-se a “ovelha negra” do MMDC, enquanto o Sr MARCONDES está sendo encarado como o “coveiro”. Vem de SÃO VICENTE, o associado ANTÔNIO FERREIRA, presidente dos CAPACETES DE AÇO, acompanhado de uma senhora (ele tem mais de 90 anos). Depois vão chegando: CARLOS HOMEM, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, CORONEL PM RENALDO, CAPITÃO EB R/R GINO STRUFFALDI e seu filho ALDO, desembargador LUIZ EDUARDO CORRÊA DIAS, LUIZ SÉRGIO CARRARO, NEVES, ROMAGNOLI, JANAÍNA, ALENCAR e outros associados, num total de 21.
Logo de início o Sr MARCONDES demonstra enorme má vontade de abrir a Assembléia Geral, insuflado pelo GENERAL BUENO, e pelo veterano de SÃO VICENTE que teima em afirmar que não se pode realizar a Assembléia porque não há o quorum de 50 pessoas, o mínimo exigido pelo velho estatuto. Pior fica quando o Sr MARCONDES abre a Assembléia e começa a falar. Diz que irá pedir demissão (mais uma vez) e que será publicada no “O ESTADO”, porque não pode compactuar com a política existente no MMDC. Diz que mandou um ofício ao Cmt Geral, como presidente da Diretoria Executiva, explicando a situação da Sociedade, mas que não recebeu resposta. Fala das calúnias que levantaram contra ele e que levaram a Sociedade a uma cisão entre os conselheiros, chegando ao ponto de acontecer boicote até no pagamento das mensalidades. Citou a doença de sua mulher, disse que é “veterano de trincheira”, em detrimento dos demais veteranos da revolução de 32, inclusive de alguns que compareceram na Assembléia e que lamentaram as palavras infelizes do presidente da Diretoria Executiva. Enfim, abriu os trabalhos de maneira exótica e totalmente pessoal, explicitando sua vontade de “enterrar” a Sociedade. Queria ele encerrar por aí a Assembléia, mas a finalidade do EDITAL DE CONVOCAÇÃO não é escutar lamúrias e sim aprovar o novo Estatuto. Os presentes fazem questão que seja realizada a Assembléia e a contragosto do Sr. MARCONDES, finalmente é escolhido, por aclamação, o PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA GERAL, o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA. Experiente com os trabalhos que teve na Assembléia da CRUZ AZUL, para aprovar os novos estatutos daquela Entidade, é o único que teria condições de dirigir esta tumultuada Assembléia. Este escolhe para secretariar a Assembléia o TENENTE BARRETO. Logo é levantada a questão do quorum pelo Sr MARCONDES, ANTÔNIO FERREIRA, GENERAL BUENO e CARRARO. O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA, sabiamente, diz que essa convocação foi feita para atender exigência do CÓDIGO CIVIL e que isso é superior ao que determina o Estatuto. Aparada essa perigosa aresta, sob protestos constantes do general BUENO, impertinente e até agressivo, o próprio CORONEL JAIRO começa a leitura do projeto do novo Estatuto. A todo momento o Sr MARCONDES “cochicha” com ANTÔNIO FERREIRA, numa profunda indelicadeza para com a mesa constituída. Algumas correções de ortografia e mesmo de colocação de letras precisam ser feitas. O CAPITÃO GINO quer que se coloque no Estatuto a participação do Exército, já que apenas aparece o nome da FORÇA PÚBLICA como atuante na Revolução de 32. Pequenas adequações são realizadas e, depois de muito tempo, a votação do novo Estatuto é realizada. Um pouco antes de terminar a leitura do projeto do novo Estatuto, o advogado CARRARO retira-se do local, pois queria que fosse adiada a assembléia, após a aprovação de uma “assembléia geral permanente”, não aceita pelos presentes. Quase por unanimidade é aprovado o Estatuto proposto, apenas o GENERAL EUCLYDES BUENO vota contra. Para mim fica uma incógnita a partir de agora “qual é o real interesse do GENERAL BUENO”. Papel ridículo do general. O Sr MARCONDES percebe que foi derrotado, mas vota a favor do novo Estatuto. O advogado CARRARO, antes de se retirar, disse que deixaria de votar por convicções próprias. Como estamos numa democracia, é válido o motivo desse infeliz, que, com isso, não ajuda a Sociedade.
Durante um bom tempo, após o encerramento da Assembléia, ficamos conversando com os amigos presentes, principalmente CARLOS HOMEM, ROMAGNOLI e JANAÍNA. O MENDES dá uma “carona” para o CARLOS até o metrô da VERGUEIRO. Eu fico na TABATINGUERA. Vou almoçar com CRISTIANO e outros oficiais no RESIDENCIAL TOWER. Eles querem saber como foi realizada a ASSEMBLÉIA GERAL. Explico-lhe que foi uma verdadeira vitória, principalmente se tendo como pessoa contrária à realização da mesma o presidente da Diretoria Executiva, GERALDO FARIA MARCONDES, que, demonstra muita má vontade em aceitar as modificações que se fazem necessárias para o futuro da Sociedade.  Perante os assembleístas ele afiançou, mais uma vez, que pedirá demissão do cargo, desta vez através de uma publicação em jornal. Citou o “ESTADO DE SÃO PAULO”. Mas não acredito nas suas palavras. Somente o transcorrer dos dias futuros é que poderemos ver o que ele irá fazer, agora que foi derrotado no campo das idéias e o novo Estatuto tornou-se uma realidade. O problema é que se isso acontecer deveremos já obedecer o novo Estatuto, em seu artigo 85, que diz “durante o período de transição da aprovação deste Estatuto até as eleições marcadas para abril de 2005, caberá aos conselheiros remanescentes do Conselho Supremo dirimir quaisquer problemas surgidos em reunião extraordinária”. Tomara que isso não venha a acontecer, pois é mais uma grande dificuldade para a Sociedade resolver.
Já em casa, telefona-me o TENENTE BARRETO, secretário da ASSEMBLÉIA GERAL. Ele já está trabalhando na confecção da ATA, pois deverá ser operado na terça-feira, dia 21. O CORONEL JAIRO, por sua vez, deixará o serviço ativo no próximo dia 28 e quer assinar essa ATA o mais rápido possível. Discutimos alguns pontos da Assembléia e a melhor forma da elaboração da ATA. Antes de 11 de janeiro de 2005 o novo Estatuto deverá estar registrado em Cartório.
ATA DA  ASSEMBLÉIA-GERAL
DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC

Aos dezessete dias do mês de dezembro de 2004, no Interior do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Capital, atendendo a regular convocação do Presidente da entidade, senhor Geraldo Faria Marcondes, reuniu-se a Assembléia-Geral da Sociedade Veteranos de 32 — MMDC para a exclusiva finalidade de adequar juridicamente a histórica instituição às normas trazidas pelo novo Código Civil Brasileiro.
Deu-se a primeira chamada da Assembléia-Geral para discussão e aprovação do novo Estatuto da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC às 10:00 horas, com quorum considerado insuficiente pela autoridade convocante.
Passados mais de 30 minutos da primeira convocação, o Sr. Geraldo Farias Marcondes comunicou a todos os associados presentes sua decisão de deixar a presidência da Sociedade por motivos particulares e realizou a segunda chamada constatando-se presentes 22 (vinte e dois) associados, em dia com os cofres da entidade, todos devidamente identificados, qualificados e assinados à folha 10 (dez) do livro próprio, aberto em 8 de dezembro de 2004 com o fito exclusivo de documentar a Assembléia-Geral em pauta. Foram eles ou elas:
Luiz Eduardo Correa Dias;
Gino Struffaldi;
Aldo Struffaldi;
José Francisco Vieira de Faria;
Euclydes Bueno Filho;
Antonio C. Naclério Homem;
Antonio Ferreira;
Alencar Thomaz;
Janaina Exposito Pinto;
Rubens Ap. Neves de Oliveira;
Maria José Vieira Buccianelli;
Valderez Lima Prado;
Jairo Paes de Lira;
Carlos Alberto Maciel Romagnoli;
Antonio Carlos Mendes;
Renaldo Alves da Silva;
Raimunda Ferreira de S. Paula;
Anísio Araujo dos Santos;
Geraldo Faria Marcondes;
Mario Fonseca Ventura;
Luiz Sergio Carraro;
Ricardo Souza Barreto.
Por unanimidade foi aclamado para presidir a Assembléia-Geral o associado Jairo Paes de Lira, Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o qual designou o associado Ricardo Souza Barreto, 1º Tenente da mesma Corporação, para secretariar os trabalhos e iniciou conclamando todos os presentes a entoarem o Hino Nacional Brasileiro, o que se fez.
Ato contínuo, o presidente explanou a todos os associados presentes sobre a importância de realizar-se, naquele momento, a Assembléia-Geral face à urgência e necessidade de aprovar-se o novo Estatuto devendo o mesmo ser registrado até 11 de janeiro de 2005, sob pena da Sociedade exercer suas atividades de forma irregular, à revelia do novo Código Civil.
Dada a palavra aos presentes, face a questão de ordem levantada, os associados Dr Luiz Sérgio Carraro e Sr Antonio Ferreira manifestaram-se contrários à votação do novo Estatuto por entenderem ser o número de associados presentes insuficiente, à luz do vigente Estatuto, para deliberar sobre a matéria da pauta, sob risco de futuros questionamentos legais.
Os associados Dr Luiz Sérgio Carraro e Gen Euclydes Bueno Filho sugeriram que a Assembléia-Geral fosse, pois, transformada em Assembléia Permanente, colhendo-se dessa forma as assinaturas dos associados presentes e posteriormente as dos demais que pudessem ser convencidos a dela participar.
Dada a palavra ao associado Cel Antonio Carlos Mendes, o mesmo manifestou-se favorável à continuação da Assembléia-Geral e à votação do novo Estatuto.
O associado Sr José Francisco de Faria sugeriu, em razão da urgência da aprovação do novo Estatuto, a manutenção da Assembléia-Geral.
O presidente, Cel PM Paes de Lira, após analisar as argumentações, lembrou a todos os presentes sobre a dificuldade da Sociedade em reunir seus associados, sendo praticamente inviável a reunião da metade deles, e que a realização da Assembléia-Geral e o cumprimento da pauta estão amparadas pelo Código Civil. Como argumento definitivo, lembrou que, de acordo com o vigente Estatuto, nem caberia à Assembléia-Geral deliberar sobre alteração estatutária, pois isso competiria exclusivamente ao órgão denominado Conselho Supremo, que não congrega a totalidade dos associados, em franca oposição ao novo Código Civil. Não obstante, por ser uma assembléia democrática, propôs a votação de duas propostas: primeira, manter a realização da Assembléia-Geral e a votação do novo Estatuto com o número de sócios presentes; segunda, adiar a Assembléia-Geral para uma nova data visando à obtenção de presença de um número maior de associados.
Realizada a votação, 17 (dezessete) dos 22 (vinte e dois) associados manifestaram-se a favor da manutenção da Assembléia-Geral, nos termos de sua convocação.
O associado Dr Luiz Sérgio Carraro, inconformado, enfatizou e requereu que fosse registrada sua postura desfavorável à manutenção da Assembléia-Geral para a aprovação do novo Estatuto, retirando-se logo após, em razão de compromissos assumidos anteriormente.
O Presidente deu continuidade à Assembléia realizando a leitura, na íntegra, da minuta do novo Estatuto aos associados, exatamente como figura na folha 2 (dois) à folha 9 (nove) do mencionado livro, para torná-lo de conhecimento de todos os presentes, sendo verificada a necessidade de algumas correções gramaticais e de sintaxe, o que se fez de plano.
Após o término da leitura, o Presidente cedeu a palavra aos associados para exporem suas sugestões e para esclarecimento de dúvidas.
O associado Gen Euclydes Bueno Filho apresentou a seguinte proposta: alteração no art. 1º da expressão “simplesmente associação” para deixar claro que a Sociedade mantém sua histórica denominação, figurando no texto a expressão entre aspas retro apenas para efeito de simplificação do Estatuto. A proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes.
Os associados Gen Euclydes Bueno Filho e Sr Gino Struffaldi sugeriram a inclusão do Exército Brasileiro, por sua 2ª Região Militar, no texto da letra “d” do art. 5º, em razão da sua importante participação na Revolução Constitucionalista. Proposta aprovada por unanimidade dos presentes.
O associado Sr Luiz Eduardo Correa solicitou a alteração da redação do art. 20 de como consta para “Será aplicada, ouvida sempre a Comissão de Sindicância, que apurará os fatos em procedimento regular, garantido o direito de ampla defesa e contraditório ao acusado, a pena de exclusão apenas nos casos de justa causa.“ e a substituição da letra “k” pela letra “l” como identificadora de alínea, com o respectivo reordenamento, sempre que necessário, visto não pertencer a letra “k” ao alfabeto Português, em seu entender, sendo ambas  as alterações aprovadas por unanimidade dos presentes.
O presidente sugeriu alteração no art. 28, retirando a exigência de pelo menos 32 associados, ressalvadas as imposições de quorum impostas pelo Código Civil, em segunda convocação, após trinta minutos da primeira convocação, para funcionamento de Assembléia-Geral, por entender que essa condição, por assim dizer, engessaria novamente o Estatuto. Proposta aprovada por maioria dos presentes.
Atendendo a uma última sugestão, a unanimidade dos associados presentes decidiu por explicitar no texto do artigo 81 o mandato do Comandante do Exército Constitucionalista, que será de um ano.
Quanto ao art. 82, em razão da justificada angústia expressa por Veteranos e antigos associados, o presidente assegurou o apoio perene da Polícia Militar à Sociedade e aos eventos do calendário anual previstos na lei e no Estatuto, como sempre aconteceu, devido à histórica vinculação entre a Força Estadual e os ideais de 1932.
Finalizada a apresentação de sugestões, incluídas as aprovadas alterações na minuta, o presidente colocou em votação o novo Estatuto, sendo o mesmo aprovado por 20 (vinte) votos contra apenas 1 (um), do associado Gen Euclydes Bueno Filho, explicando-se mais uma vez, por excesso de clareza, que um dos que assinaram a ata, Dr Luis Sérgio Carraro, ausentou-se ainda durante a fase de debates.
O novo Estatuto foi, pois, aprovado com base na minuta exposta à apreciação da Assembléia-Geral, porém com as alterações, em relação a tal minuta, retrodescritas e mais as seguintes, de ordem redacional ou de adequação legal:
No art. 20, parágrafo único, substituir os identificadores das alíneas “a., b.,c., d., e.”  por “a), b), c), d), e)”;
Nos art 28 e 29, as conformidades de quorum ao Código Civil;
No art. 35, § 3 º, substituir a palavra “sendo” por “serão”;
No art. 45, incluir a letra “q”, como identificadora da alínea “Comissão de Sindicância”;
No art. 51, incluir a letra “a”, como identificadora da alínea “representar a Associação em Juízo ou fora dele ;”;
No art. 51, substituir as letras “k” e “l”, identificadoras de alíneas,  pelas letras “l” e “m” respectivamente;
No art. 53, alínea a), substituir  a palavra “eles” por “ele”;
No art. 54, incluir as letras “a” e “b” como identificadoras de alíneas;
No art. 55, incluir as letras “c”,“d”,“e”,”f”,“g”,“h” e “i” como identificadoras de alíneas;
No art. 56, incluir as letras “a” e “b” como identificadoras de alíneas;
No art. 77, substituir a expressão “idêntico ou semelhante” por “idênticos ou semelhantes”;
No art. 80, parágrafo único, substituir a expressão “próprios e os submetê-los à aprovação” por “próprios e submetê-los à aprovação”.
O art.86 passa a ter a seguinte redação: “Este Estatuto entra em vigor em 17 de dezembro de 2004, aprovado que foi na Assembléia-Geral extraordinária convocada especificamente para esse fim e realizada na data mencionada neste artigo, ficando revogadas as disposições em contrário.”.
Foram rubricadas, ainda no ato da Assembléia-Geral, em presença de todos, pelo Presidente e pelo Secretário, as folhas do livro-ata que continham a proposta em sua forma original, para efeito de comparação e futura asseguração de direitos, caso necessário, face à posição de dois presentes que discordavam da manutenção daquela Assembléia, um deles votando contra o Estatuto e outro ausentando-se por ocasião dessa votação.
Finalmente, o presidente agradeceu pela presença e pelo espírito cívico de todos os associados presentes e declarou aprovado o novo Estatuto da Sociedade Veteranos de 32 — MMDC, determinando ao secretário o registro da ata e das alterações da minuta do Estatuto no livro próprio, para que tais documentos produzam os efeitos legais. 
Foi ainda, por insistência final dos presentes, consignado um voto de louvor ao Presidente pela forma firme e democrática com que conduziu os trabalhos.
Como nada mais foi dito a Assembléia foi encerrada.

Coronel PM JAIRO PAES DE LIRA
Associado n° 9885

Presidente da Assembléia-Geral


1º Tenente PM RICARDO SOUZA BARRETO
Associado n° 9840

Secretário da Assembléia-Geral


Pelos jornais da GLOBO e da BANDEIRANTES, assisto o reencontro da mãe de ROBINHO com o filho, depois de ser libertada do cativeiro, onde ficou presa durante 41 dias. Terminou na manhã desta sexta-feira o seqüestro de MARINA SILVA DE SOUZA, mediante o pagamento de resgate. Ela foi libertada em SÃO PAULO, de onde ligou para casa. À tarde, ROBINHO seguiu em vôo fretado para SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, onde o SANTOS joga no domingo contra o VASCO e poderá conquistar o CAMPEONATO BRASILEIRO. O atacante treinou entre os titulares e deve jogar.

Cinco assaltantes fizeram oito reféns durante um assalto a uma agência do banco BANESPA, no SUMAREZINHO, pela manhã. Depois de 20 minutos de cerco à agência pela polícia, o clima de terror acabou: os criminosos decidiram se entregar e foram presos. A agência, na Rua HEITOR PENTEADO, foi invadida por volta das 7:45 horas. Os criminosos obrigaram os primeiros funcionários que chegaram para trabalhar a abrir as portas para a quadrilha.

O prefeito eleito, JOSÉ SERRA, foi diplomado hoje pela Justiça Eleitoral no plenário da Assembléia Legislativa, numa cerimônia em que ficou evidente a dificuldade que o PSDB terá para negociar com vereadores do chamado CENTRÃO. Membros do grupo de 17 parlamentares do PTB, PMDB, PP, PL e PcdoB que se denominam independentes evitaram aplaudir SERRA no momento em que ele recebia o diploma.  Também foi diplomado o vice-prefeito eleito, GILBERTO KASSAB, e os 55 vereadores eleitos. A posse de SERRA será em 1º de janeiro, às 15 horas, na Câmara Municipal. Integrantes do cerimonial da atual gestão e do futuro Governo estão acertando detalhes da cerimônia de transmissão de cargo, que ocorrerá às 17 horas no PALÁCIO ANHANGABAÚ, a sede da Prefeitura.

O prefeito licenciado de SÃO CAETANO, LUIZ OLINTO TORTORELLO, de 67 anos, morreu hoje às 13:55 horas por insuficiência respiratória em decorrência de infecção pulmonar. TORTORELLO estava internado havia 31 dias no Hospital ALBERT EINSTEIN, na zona sul da Capital. Licenciado há quinze dias, governou a cidade até o último dia 4. O velório de TORTORELLO está sendo realizado na sua sala de reuniões no PALÁCIO DA CERÂMICA, sede da Prefeitura. O enterro está marcado para amanhã, às 14 horas, no Cemitério das LÁGRIMAS, em SÃO CAETANO.
LUIZ TORTORELLO foi eleito pela primeira vez prefeito de SÃO CAETANO DO SUL em 1989. A cidade tem pouco mais de 140 mil habitantes. Depois conquistou novo mandato em 1997 e foi reeleito em 2001. Na eleição de outubro passado conseguiu eleger seu sucessor, JOSÉ AURICCHIO JÚNIOR, que tomará posse em 1º de janeiro.
TORTORELLO nasceu em MATÃO, interior do Estado, no dia 15 de abril de 1937. Formado em Direito e Letras, foi professor, advogado, juiz de direito e deputado estadual. Já ocupou cargos de vereador em MATÃO e SÃO JOAQUIM DA BARRA. De 1987 a 1988, deputado estadual. Durante seu governo, a cidade foi apontada pela ONU como a melhor do BRASIL em qualidade de vida. Para chegar a tal índice, a ONU leva em conta a renda, a longevidade dos moradores e as taxas de alfabetização de adultos e matrículas nas escolas municipais. O Conselho Federal de Contabilidade concedeu à Cidade de SÃO CAETANO o Certificado de Gestão Fiscal Responsável, prêmio pelo correto uso do dinheiro público. 

O procurador-geral da República, CLÁUDIO FONTELES, enviou hoje parecer ao Supremo Tribunal Federal pela rejeição do pedido de foro privilegiado feito pelo ex-prefeito de SÃO PAULO, PAULO MALUF. O ex-prefeito queria foro especial em cinco ações penais nas quais é acusado de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e crimes de quadrilha. MALUF encaminhou reclamação ao Supremo porque quer ser  julgado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª região e não pela 2ª Vara Criminal Federal. MALUF alega que tem direito a foro privilegiado, já que está sendo processado por atos administrativos na época em que era prefeito, função que exerceu entre janeiro de 1993 e dezembro de 1996. Os advogados do ex-prefeito citaram a LEI 10.628/02 que diz que agentes e ex-agentes públicos acusados de improbidade administrativa têm direito a foro especial. Em parecer enviado ao Supremo, FONTELES contesta alegações de MALUF com o argumento de que os fatos narrados nas denúncias “em nada dizem com atos administrativos do agente”. Segundo o procurador-geral, o pedido de MALUF não deveria sequer ser analisado pelo Supremo. Ele afirma ainda que, se STF quiser apreciar solicitação do ex-prefeito, deve considerá-la improcedente. O parecer está nas mãos do ministro GILMAR MENDES, que rejeitou anteriormente a liminar requerida na reclamação, argumentando que não há, no pedido, demonstração “de modo inequívoco a correlação entre os atos imputados ao reclamante (MALUF) e o exercício do cargo de prefeito”.
     
Terminou hoje a primeira parte do julgamento dos onze réus acusados de participar de um esquema de venda de sentenças na Justiça Federal, desmontado no ano passado pela OPERAÇÃO ANACONDA, da Polícia Federal. Depois de quatro dias de trabalho, o órgão especial do Tribunal Regional Federal em SÃO PAULO condenou dez dos onze réus por formação de quadrilha, crime par o qual a pena máxima é de três anos. No ano que vem os mesmos réus serão julgados por mais outros crimes: corrupção passiva e falsidade ideológica. O único réu absolvido foi o corregedor da Polícia Federal, DIRCEU BERTIN. O juiz federal JOÃO CARLOS DA ROCHA MATTOS, apontado como um dos chefes do esquema, foi condenado por unanimidade a três anos de prisão. Ele continuará detido numa prisão no interior de SÃO PAULO. Sua ex-mulher e auditora fiscal da PF, NORMA REGINA CUNHA, foi condenada, também por unanimidade, a dois anos e seis meses de prisão. Dos réus, seis foram condenados por unanimidade: além de ROCHA MATTOS e sua ex-mulher, os delegados da PF JOSÉ AUGUSTO BELINI e JORGE LUIZ BEZERRA DA SILVA receberam penas de três anos de prisão cada um; o agente da Polícia Federal CÉSAR HERMAN RODRIGUES foi apontado pela relatora do processo como um dos cabeças da operação e também foi condenado a três anos; e o delegado AFONSO PASSARELLI FILHO teve pena de dois anos de prisão. O juiz federal CASEM MAZLOUM foi condenado por 11 votos a quatro, e terá a pena transformada em prestação de serviços à comunidade. Ele terá que doar uma cesta básica por mês, no valor de seis salários-mínimos. O delegado CARLOS ALBERTO DA COSTA SILVA recebeu pena de dois anos de prisão, por 14 votos a 1. Dois empresários também foram condenados: SÉRGIO CHIAMARELLI JÚNIOR, por 14 votos a um, a um ano e 9 meses de prisão e VÁGNER ROCHA, também por 14 votos a um, a dois anos e 3 meses de detenção. Todos estão presos na sede da Polícia Federal em SÃO PAULO.  Esse foi o maior julgamento do Tribunal Regional Federal em todo país. O juiz ALI MAZLOUM, que conseguiu habeas corpus do Supremo Tribunal Federal e escapou deste julgamento, deve ser julgado no ano que vem ainda por ameaça e abuso de poder.

O risco país caiu hoje 1,5%, para 393 pontos, nível mais baixo desde 23 de outubro de 1997 (374 pontos). No mercado de títulos da dívida, fundos fizeram fortes apostas no BRASIL e em outros países emergentes, aumentando a demanda pelos papéis brasileiros. A queda do risco país contribuiu para que o dólar voltasse a cair, desta vez 1,02%, para R$2,711, apesar de leilão de compra realizado pelo BANCO CENTRAL.

JORGE LACERDA DA ROSA, atual presidente da Federação Catarinense de Tênis, foi eleito o novo presidente da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS. A eleição de ROSA, apoiado por GUSTAVO KUERTEN, encerra o boicote dos principais jogadores do BRASIL, que devem voltar a jogar a COPA DAVIS, a mais importante competição do esporte entre países.

O presidente da ARGENTINA, NÉSTOR KIRCHNER, participou hoje das comemorações do 10º aniversário do MERCOSUL, em OURO PRETO, sem “arreganhar os dentes”, como um ministro argentino havia antecipado, e sem pronunciar a palavra “salvaguardas”. Ele defendeu a idéia de evitar desequilíbrios econômicos no bloco, mas fez isso de maneira menos radical. “Os instrumentos podem e devem ser corrigidos quando existem, se são insuficientes ou ineficazes, e devem ser criados onde não existem, para concretizar esses objetivos”, disse. COLÔMBIA, EQUADOR e VENEZUELA ingressaram no MERCOSUL como associados.

O ex-ditador argentino JORGE VIDELA foi internado a três dias no Hospital Militar de BUENOS AIRES em conseqüência de um derrame cerebral. O general, de 79 anos, cumpre pena de prisão por envolvimento em seqüestros de crianças durante o regime militar – entre 1978 e 1983. Segundo fontes militares, VIDELA teve problemas de irrigação sangüínea no cérebro que causaram uma perda parcial da fala e o deixaram desorientado, mas os danos sofridos não são graves. O estado dele é considerado estável.

Vários guardas da Embaixada da TURQUIA em BAGDÁ foram mortos hoje em MOSSUL, norte do IRAQUE, numa emboscada armada pela guerrilha, quando viajavam para a capital iraquiana. Os mortos seriam pelo menos três. Testemunhas disseram que um grupo arrancou três estrangeiros de seu carro, matando dois a tiros e decapitando o terceiro, depois que ele tentou fugir. O motorista apelou por sua vida, dizendo ser iraquiano e teria sido libertado. Mas há relatos de moradores citando quatro mortos depois que homens mascarados perseguiram o veículo de fabricação americana, quando ele entrou numa área de forte resistência à ocupação, no oeste da cidade. Em BAGDÁ, diplomatas dos EUA disseram estar se empenhando para obter a libertação do civil americano ROY HALLUMS, capturado por rebeldes iraquianos em novembro e nunca mais visto. Eles disseram que HALLUMS está vivo, mas não deram mais detalhes.

2 005  :   -    SÁBADO
Nesta manhã estou ansioso para ler as notícias dos jornais relativas à entrevista coletiva de ontem. O jornal “ESTADO DE SÃO PAULO” e “JORNAL DA TARDE” publicam matérias idênticas.
OAB QUER A VOLTA DO TÚNEL 9 DE JULHO. Entidade entra na discussão para retomada do nome do túnel que passou a ser chamado Daher Cutait em 2001. Ontem, a OAB defendeu que o cirurgião seja homenageado em outro local.
A Ordem dos Advogados do BRASIL (OAB) Seccional SÃO PAULO se dispôs a intermediar as discussões sobre retomada do nome do antigo TÚNEL NOVE DE JULHO, hoje denominado TÚNEL DAHER ELIAS CUTAIT. “Queremos auxiliar a sociedade a recuperar uma parte de sua história que pode se perder”, disse o presidente da Comissão de Resgate da Memória da OAB/SP, FÁBIO BERNARDES TROMBETTI.
A polêmica começou em 2001, quando a prefeita MARTA SUPLICY sancionou o projeto de lei que alterou o nome do túnel para homenagear o cirurgião CUTAIT.
A prefeita e o autor do projeto – o então vereador ADRIANO DIOGO, hoje deputado estadual (PT) – alegavam que o local não tinha nome oficial, enquanto os veteranos da Revolução Constitucionalista de 32 afirmam que havia uma placa no túnel com o nome 9 de Julho, que foi pintada.
Ontem, reunidos no salão da OAB, na Praça da Sé, região central de SÃO PAULO, o deputado ADRIANO DIOGO e o presidente da Sociedade Veteranos de 32, GINO STRUFFALDI, expuseram e defenderam suas posições. O único consenso a que chegaram é que o médico DAHER CUTAIT merece ser homenageado.
“Isso deve ocorrer, mas em um local adequado”, declarou STRUFFALDI. Ele foi capitão na Revolução de 32 e hoje trava mais uma batalha para manter viva a lembrança do confronto na mente dos paulistanos. “O túnel tem uma ligação simbólica com o túnel da MANTIQUEIRA, onde ocorreram algumas batalhas”.
Uma das sugestões na reunião é colocar o nome do médico em algum hospital da Cidade. Para a Presidente do Instituto Histórico e Geográfico, NELLY CANDEIAS, o apoio da OAB na discussão é muito importante para conseguir que o túnel volte a ter o nome pelo qual sempre foi conhecido.
Solitário na discussão, DIOGO defendeu sua iniciativa. “Em momento algum houve desrespeito. Pela biografia de CUTAIT, ele também foi combatente na Revolução de 32”. Ele sugeriu que os ex-combatentes utilizem suas energias para lutar pela restauração completa do Obelisco do Parque do Ibirapuera. “Ali, sim, é o verdadeiro marco da Revolução de 32”.

PROTESTO E INDIGNAÇÃO

O túnel foi inaugurado em 1938, pelo então Prefeito PRESTES MAIA, com a presença de GETÚLIO VARGAS, grande opositor dos revolucionários. A presença do presidente foi, no entender dos combatentes, um reconhecimento do movimento.
A mudança do nome provocou uma série de manifestações contrárias, não só dos revolucionários, mas de associações de moradores e de organizações não-governamentais.
Desde 2002, as comemorações do 9 de Julho têm sido marcadas pela indignação por causa da mudança do nome do túnel.

Embaixo dessa matéria, vem então a opinião de ROBERTO DUAILIBI, naturalmente contratado para fazer a defesa da família CUTAIT. A opinião desse senhor é maldosa, racista e tendenciosa. Não a copiarei porque acho um apanhado de inverdades, calúnias, difamações e injúrias ao Movimento “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE”. É repulsiva essa sua opinião. MOSTRA MALDADE. Naturalmente os “grupelhos” que ele situa em sua nojenta matéria (OAB, INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, ETC) deverão lhe responder à altura.

Mas, durante o dia recebo telefonemas a respeito das publicações, uma vez que não está à minha disposição a internet (deficiência da BIG – TV a cabo, em rede com a internet, na região toda). A advogada CÉLIA MARCONDES lê para mim uma carta resposta à matéria nojenta de ROBERTO DUAILIBI. Peço para ela acrescentar alguns pontos de vista meus e que entre em contato com o nosso advogado ROMAGNOLI. Já a professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM quer o direito de resposta e também redigiu um documento na qualidade de conselheira da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Por telefone, converso com o CORONEL MENDES e com o presidente GINO. Meu companheiro de Escola de Oficiais está muito chateado pelos ladrões que entraram em sua chácara em ATIBAIA, a fim de roubarem fios. Mas, praticaram atos de vandalismo que custarão ao MENDES para recuperar. O GINO comenta o que foi escrito nos jornais.
Mais tarde, é a vez do LUIZ SERGIO CARRARO entrar em contato comigo. Quer responder ao que foi escrito pelo DUAILIBI e fala também sobre um antigo processo que REGINA CELENTANO move contra a Sociedade. Esse processo tramita pela 39ª Vara Cível. O juiz determinou que os autos sejam encaminhados para o SETOR EXPERIMENTAL DE CONCILIAÇÕES, para uma “composição amigável”. Será mais uma dor de cabeça para o nosso presidente. Essa situação vem se arrastando deste 1998, quando REGINA foi expulsa do Conselho Supremo da Sociedade.
Neste sábado, além de todas as confusões geradas pela entrevista coletiva de ontem, ainda elaboro a minuta da ata da reunião da Diretoria Executiva de 15 de dezembro, quando o general BUENO fez uma exposição da atual situação do restauro do Monumento-Mausoléu. Chove muito na noite deste sábado.    
    
No caderno 2 de “O ESTADO” vamos encontrar na página D3 – O TEMPO E A OBRA DE ÉRICO VERÍSSIMO. Autor completaria hoje 100 anos e ganha mais homenagens em CD, com contos gravados por PAULO AUTRAN, e DVD.
ÉRICO VERÍSSIMO se definia como um “gaúcho a pé”. VERÍSSIMO poderia estar a pé, mas sua obra marchou em ritmo galopante pelo século XX e chega aos dias atuais como uma das maiores da literatura brasileira. A pé ou não, sua obra alcançou lugar nunca imaginado por ele mesmo. Traduzido para vários idiomas, festejado por crítica, público e amigos, o autor de CRUZ ALTA completaria hoje 100 anos. As comemorações começaram em janeiro e se estenderam durante o ano todo.
Entre as homenagens mais recentes, vale ressaltar o livro áudio ÉRICO VERÍSSIMO – CONTOS POR PAULO AUTRAN e o lançamento em DVD da minissérie O TEMPO E O VENTO, que a GLOBO realizou magistralmente em 1985. O DVD (SOM LIVRE, R$60) traz na íntegra a minissérie inspirada no maior clássico do autor gaúcho e conta com um especial dirigido pelo cineasta JORGE BODANZKY.
O CD tem gravação de PAULO AUTRAN para seis contos do escritor, de quem foi amigo. “Conheci o ÉRICO em 1957, quando a peça OTHELO, na qual trabalhei, estreou em PORTO ALEGRE. Foi uma amizade linda que durou até a sua morte”, relembra o ator, que não lê apenas os contos, mas dá dimensão dramática a uma obra que não foi escrita para ser necessariamente encenada. “Eu procuro dar sabor às leituras. Costumo escolher os poemas que gravo. Mas desta vez não foi assim. E acho que a escolha de contos do ÉRICO foi muito adequada. Um romance talvez fosse muito extenso”, comenta AUTRAN, que levou apenas três horas para gravar os seis contos que compõem a edição dupla: A ESCOLHA, AS MÃOS DE MEU FILHO, O NAVIO DAS SOMBRAS, CHICO, OS DEVANEIOS DO GENERAL e ESQUILOS DE OUTONO.
Destaque para a faixa extra com comentários de AUTRAN sobre as anotações que o próprio ÉRICO fez sobre o conto CHICO, 41 anos depois de tê-lo escrito. E é PAULO AUTRAN quem aprova as homenagens a ÉRICO. “Tudo que foi feito neste ano é muito justo.  
Com direção geral de PAULO JOSÉ, direção dele e de DENISE SARACENI e WÁLTER CAMPOS, a minissérie “O TEMPO E O VENTO” teve adaptação de DOC COMPARATO, com colaboração de REGINA BRAGA. Os números são superlativos. Foram consumidos mais de 80 mil horas só para construir os cenários, seis meses de pesquisa, 3 mil figurantes, centenas de baldes de sangue de chocolate e groselha... Até uma Figueira falsa foi construída na cidade cenográfica. O documentário também revela os bastidores de cenas antológicas, como a primeira vez que ANA TERRA (GLÓRIA PIRES) entra em cena e se olha no espelho d´água. ANA é a “mulher de faca na bota”, a personificação da força da mulher gaúcha. Sua saga e a de sua família é a saga do povo e da formação do RIO GRANDE SUL, passando pelas lutas de fronteiras, pela REVOLUÇÃO DOS FARRAPOS e chegando até a República e ao governo GETÚLIO VARGAS. A minissérie contra apenas a primeira parte, O CONTINENTE (1949) da obra que possui mais dois volumes: O RETRATO (1951) e O ARQUIPÉLAGO (1962), que se estende até 1945.   

Um incêndio na madrugada deste sábado destruiu parte da história do HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE FRANCO DA ROCHA. O fogo começou às 2:30 horas e foi controlado somente seis horas depois.  O único prédio atingido foi o da administração, onde ficavam a biblioteca, os arquivos e serviços de prontuário. Todo o complexo hospitalar, inaugurado em 1898, é tombado pelo Patrimônio Histórico. Não houve feridos e todos os pacientes passam bem. O incêndio se iniciou no porão do prédio e o Corpo de Bombeiros de GUARULHOS levou cerca de 20 minutos para atender ao chamado. O CAPITÃO CELSO EDUARDO GUIDETE disse “Chegamos às 5:26 horas e ficamos até às 16:30 horas realizando a operação rescaldo”.

O ex-goleiro e filho de PELÉ, ÉDSON CHOLBI DO NASCIMENTO, o “EDINHO”, de 35 anos, foi solto às 17:50 horas, da Penitenciária DOUTOR JOSÉ AUGUSTO SALGADO II, de TREMEMBÉ, após passar quase sete meses preso, acusado de associação com o tráfico de drogas. EDINHO foi beneficiado por liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal na sexta-feira, dia 16 para aguardar a decisão de um pedido de hábeas corpus em liberdade. O ex-jogador deixou a penitenciária acompanhado de seu advogado, SIDNEY GONÇALVES. EDINHO afirmou ainda estar confiante de sua absolvição pela Justiça. ÉDSON CHOLBI DO NASCIMENTO foi preso dia 6 de junho em companhia de outras doze pessoas.

A cada queda nas pesquisas eleitorais e a cada notícia negativa na economia maiores são as dúvidas do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sobre se ele deve ou não disputar a reeleição. Ele voltou a cogitar a possibilidade de não disputar. As dificuldades e os obstáculos à reeleição não se limitam à diminuição de sua popularidade. Além do estrago que os escândalos de corrupção, envolvendo o PT e o governo, provocaram na militância e no eleitorado, aliados ameaçam abandonar o barco e impõem suas condições.

Trinta pessoas foram presas com drogas na madrugada deste sábado na rave “RIO E-MUSIC FESTIVAL”, no RIOCENTRO. As prisões ocorreram entre 4 horas e 8 horas, em uma operação especial com 15 policiais civis da 16 ª Delegacia de Polícia (BARRA DA TIJUCA), que entraram na festa disfarçados de freqüentadores e, com câmeras escondidas, filmaram jovens consumindo e negociando drogas. Entre os detidos está o ex-participante do BIG BROTHER (GLOBO) e lutador MARCELO DOURADO. Nenhum dos representantes identificados em seu site oficial foi localizado pela reportagem para comentar a acusação. Foram apreendidos ecstasy, LSD, lança-perfume, maconha e cocaína. Os presos foram levados de ônibus para a 16ª Delegacia e continuam prestando depoimento.

DANIELLE FREITAS DE ASSIS, de 23 anos, foi esfaqueada e morreu na madrugada de quinta para sexta-feira no apartamento em que morava com a mãe e o padrasto, uma cobertura do edifício número 26 da Rua VISCONDE DE CAIRU, localizado no bairro do MARACANÃ, na zona norte do RIO. O corpo de DANIELLE, que estava sozinha na hora do crime, foi encontrado pela mãe, ESTHER DE FREITAS, apenas na noite de sexta-feira. Depois de tentar falar por telefone com a filha e não conseguir nenhuma resposta, ESTHER, que estava viajando com o padrasto da vítima, resolveu voltar para casa. Ao chegar, acabou encontrando o corpo da jovem, que estava boiando na piscina. O namorado da vítima ainda não foi encontrado e é considerado suspeito de ter cometido o assassinato.

Doze pessoas morreram no capotamento de um ônibus que saiu ontem à noite de ARARI (a cerca de 150 km de SÃO LUÍS), no norte do MARANHÃO, com destino a SÃO PAULO. O veículo caiu de um barranco de 30 metros na BR-222, próximo ao município de BACABAL (a 236 km de SÃO LUÍS). Os passageiros iam trabalhar como bóias-frias no interior do Estado. O mais provável é que o acidente tenha sido provocado por excesso de velocidade. Havia 47 pessoas no ônibus e, entre os mortos, estão os dois motoristas.

A empresária MIRIAN LAW, mulher do chinês LAW KIN CHONG, de 37 anos, apontado pela Polícia Federal como um dos maiores contrabandistas do país, foi presa hoje de manhã em BAURU acusada de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, contrabando e descaminho e falsificação de cosméticos. O casal possui dois andares na GALERIA PAGÉ, na região da Rua 25 de Março, e outros espaços comerciais como o SHOPPING 25 de MARÇO. LAW está preso desde o ano passado, quando foi flagrado ao tentar subornar um deputado que o investigava. Ele e o filho TOMAZ ALW, que está sendo procurado, são suspeitos dos mesmos crimes atribuídos a MIRIAN. Acompanhada de um segurança e de um filho menor de idade, a empresária saía de um hotel de BAURU, hoje pela manhã, quando foi detida. Ela se preparava para visitar o marido no Instituto Penal Agrícola da cidade.

O nadador KAIO MÁRCIO DE ALMEIDA quebrou o recorde mundial dos 50 metros borboleta. Ele venceu as finais do TORNEIO OPEN CBDA-CORREIOS, em SANTOS, com o tempo de 22s60. A marca anterior era de 22s71, obtida em 2004 pelo norte-americano IAN CROCKER.

Morreu aos 83 anos o polêmico jornalista americano JACK ÂNDERSON. De acordo com a família, ÂNDERSON tinha o mal de PARKINSON. O estilo investigativo do jornalista lhe rendeu tanto um Prêmio PULITZER quanto a ira de vários políticos. O ex-chefe do FBI, J. EDGAR HOOVER chegou a chamá-lo de “mais baixo de que vômito de abutres”. Um dos pontos altos de sua carreira foi a revelação da venda de armas do governo REAGAN para o IRÃ, no caso IRÃ-CONTRAS.

2 006   :   -     DOMINGO
Meu plano era ler os jornais e revistas na parte da manhã e depois colocar no computador os principais acontecimentos do dia anterior. No entanto, LUCINDA diz que foi convidada para estar às 16:30 horas no salão de festas PATATI PATATÁ, onde será realizada a festa de fim de ano da escolinha do IAGO. Assim é que o JOÃO GOMES leva a mãe e eu até esse local. A tarde vai ser totalmente diferente. O IAGO ganha a sua faixa vermelha de judô. Depois ele aparece vestido de príncipe numa peça infantil, onde há fada, bruxa e as figuras dos habitantes da floresta. Além de reportar às histórias infantis, a direção da escola homenageia o Natal. NELSON, SORAYA EL MOUALLEM, KÁTYA, NORMA e outras pessoas da família comparecem para aplaudir o IAGO.
Mais tarde, voltando ao computador, permaneço até tarde da noite tentando colocar todas as informações nas minhas memórias.

Milionário e com uma legião estrangeira de alto nível, comandada pelo  brasileiro RONALDINHO GAÚCHO, o BARCELONA era apontado como favorito por nove em cada dez pessoas que palpitavam sobre o campeão mundial de clubes de 2006. Mas o mundo da bola nem sempre dá bola para vencedores de véspera. Vontade de vencer, garra, obediência tática, determinação, confiança e boa dose de talento muitas vezes suplantam talento superior. Foi o que ocorreu hoje em YOKOHAMA. O bom e brioso time do INTERNACIONAL superou os astros do pomposo BARCELONA e chegou ao topo do mundo do futebol.
A vitória por 1 a 0 que torna o INTERNACIONAL o 27º clube a conquistar o título mundial foi sofrida, garantida apenas quando o time já não tinha mais sua principal estrela, o capitão FERNANDÃO, e quando os atletas começavam a dar sinais de cansaço. Eis que veio o gol. Por ironia marcado por um jogador, ADRIANO, execrado pela torcida – o técnico ABEL BRAGA, inclusive, não mais o escalava em jogos no BEIRA-RIO, tamanha a pressão – mas que saiu do banco para assumir em campo o lugar do ídolo colorado e dar ao clube seu mais importante título em 97 anos de existência.

A ginasta DAIANE DOS SANTOS conquistou a medalha de ouro na final da COPA DO MUNDO de Ginástica Artística, em SÃO PAULO. Foi a sexta medalha da equipe brasileira. LAÍS SOUZA garantiu bronze no solo e a prata no salto sobre cavalo, enquanto DANIELE HYPÓLITO ficou com prata na trave. DIEGO HYPÓLITO ganhou ouro no solo e bronze no salto.

Após mais de nove meses de investigação, o relatório final da CPI DO LICENCIAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL vai apontar a responsabilidade do EXTRA pela morte de duas adolescentes durante uma apresentação da banda mexicana RBD, no dia 4 de fevereiro, no SHOPPING FIESTA, na zona sul da Capital.

Um ônibus de turismo capotou na manhã deste domingo na altura do km 83 da Rodovia MOGI-BERTIOGA e provocou a morte de três passageiros – JOÃO VÍTOR SANTOS DA SILVA, de 6 anos; ANETE NUNES PEREIRA, de 25 anos, e DALVAN SILVA DE FARIAS, de 16 anos. O acidente deixou 56 feridos. Cinco foram internados em estado grave. O coletivo seguia em alta velocidade, segundo testemunhas, e capotou três vezes antes de ser impedido por árvores de cair numa ribanceira. O ônibus transportava cerca de 60 pessoas que saíram de ITAPEVI, na GRANDE SÃO PAULO, hoje pela manhã, e seguiam para SÃO SEBASTIÃO. O grupo era formado por jogadores do time de futebol “UNIÃO DE ITAPEVI”, que disputaria uma partida na cidade litorânea, além de seus parentes e amigos.

Diante da reação da opinião pública e de entidades civis contra o aumento de 90,7% dos subsídios parlamentares, aprovado na quinta-feira, dia 14, integrantes das cúpulas do PT e do PMDB defenderam que o assunto volte a ser discutido pelo Congresso. A tentativa de recuo já enfrenta resistências de parlamentares que apoiaram o reajuste na semana passada. O líder do PT na Câmara, HENRIQUE FONTANA, propôs que o reajuste – decidido em reunião fechada – seja submetido a votação em plenário. O presidente do PMDB, deputado MICHEL TEMER, sugeriu que o aumento siga os índices de inflação nos últimos quatro anos.

Um incêndio ocorrido ontem à noite durante uma festa de casamento no vilarejo de JHOK UTRA, a 120 quilômetros de MULTAN, leste do PAQUISTÃO, matou 27 mulheres e crianças e deixou mais de 30 pessoas feridas. A noiva está entre os mortos.
A cerimônia acontecia em uma tenda de lona erguida no gramado da casa da noiva quando aparentemente um cabo de alta tensão entrou em curto-circuito. As faíscas alcançaram o forro da barraca, que logo se incendiou. Havia cerca de cem mulheres e crianças na barraca. Outra tenta foi montada perto dali para receber somente os homens, mas sua estrutura não foi danificada e ninguém se feriu.

O movimento radical islâmico HAMAS disparou hoje morteiros sobre o escritório do presidente da Autoridade Palestina, MAHMOUD ABBAS, além de atacar um campo de treinamento da força de elite de seu partido, o nacionalista FATAH, e uma passeata de integrantes do grupo. Por sua vez, as forças de segurança do FATAH invadiram dois ministérios do governo do premiê ISMAIL HANIYEH, do HAMAS, e o comboio que transportava um dos líderes do grupo religioso foi emboscado.
A explosão de violência, que hoje matou três pessoas e feriu dezenas, ocorreu um dia após o presidente ABBAS convocar eleições antecipadas para o PARLAMENTO – hoje controlado pelo HAMAS – e já é considerada a maior entre grupos palestinos desde a criação de ISRAEL, em 1948. 

2 007       :        -      SEGUNDA-FEIRA
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC terá a responsabilidade de comparecer no 22º BLog-L Barueri, sito à Estrada Velha de Itapevi Km 29 – Centro – Barueri, para fazer entrega de Medalhas.
GINO, MENDES e eu combinamos nos encontrar na sede do MMDC, agora cedo, por volta das 8 horas. Uma viatura do 22º BATALHÃO DE LOGÍSTICA virá nos buscar.
Como já aconteceram fatos desagradáveis com a condução, neste atribulado mês de dezembro, saio de casa um pouco depois das 6 horas. O resultado é que antes das 7 horas já estou no MMDC. Aguardo a chegada do presidente e do vice. Um soldado do batalhão citado vem nos buscar e tudo é muito fácil numa manhã também agradável.
Assim é que somos recepcionados pelo SARGENTO TARCISIO, que nos conduz até o gabinete do TENENTE-CORONEL LEMOS, Comandante da Unidade, localizada num ótimo lugar do município de BARUERI. As pessoas que serão homenageadas nesta manhã vão chegando. Muitas delas já são nossas conhecidas. Além da Medalha PEDRO DE TOLEDO, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, serão entregues:
MEDALHA PEDRO DE TOLEDO

POSTO / GRADUAÇÃO

NOME COMPLETO

Major PM
ANTONIO MARCOS DA SILVA
1º Sgt EB
ANTONIO JOSÉ SANTOS DA SILVA
2º Sgt EB
AURELIO CANDIDO DA SILVA JUNIOR
1º Tenente EB
CARLOS SERGIO TOSSUNIAM
Capitão
EDUARDO HENRIQUE COSENDEY JUNIOR
3º Sgt
FÁBIO TIAGO DA CONCEIÇÃO
1º Tenente PM
FERNANDO SIGNORELLI
Sub Tenente
FRANCISCO FORTES GOMES
 1º Tenente
GILVAN ANTÔNIO GOMES DA SILVA
2º Tenente
GERSON CARNEIRO DA SILVA
2º Sgt
GEORGE RICARDO AGUIAR DROBNICKI
Capitão PM
ISAIAS VIEIRA
Major PM
JOSÉ FRANCISCO BRAGA
1º Sgt PM
JOSÉ MARIA RIBEIRO FILHO
1º Tenente EB
LUIS FELIPE DE ALMEIDA E SILVA
Cb EB
LEONARDO AUGUSTO ARRUDA MASCARO SIMÕES
Sd
LUCAS DE JESUS FEITOSA
1º Tenente Méd
MARCOS HENRIQUE STRECKERT BITTENCOURT
Cap PM
PAULO SÉRGIO DIAS
Tenente-Coronel PM
SILVIO ANTONIO ARROYO DOS SANTOS
Major PM
ROMESNIR APARECIDO BORGES LIMA
1º Tenente PM
ROGÉRIO BORGES LODI
Sd EB
RONALD SERGIO HANSKE
1º Tenente 
SILVIO YOSHIO TANAKA
3º Sgt EB
TARCISIO CANDIDO DE AGUIAR
Presidente da ABFIPONU
WALTER MELLO DE VARGAS

 

 

Major
JOÃO HENRIQUE TERÇARIOL
Major
SÉRGIO LUIZ STANCATI
Major
ALESSANDRO SIQUEIRA MARTINS
Major PM
SÉRGIO MOYSES DE ASSIS
Capitão
FRANCISCO CAMPOS FREIRE
Capitão
ADRIANO DA COSTA E SILVA
1º Sgt
JOSÉ ROBERTO FABIANO
2º Sgt
RUBEN FERNANDES
2º Sgt
ROGÉRIO OLIVEIRA DE SOUZA
2º Sgt
MARCOS DE SOUZA SILVA
3º Sgt
CARLOS EDUARDO GONÇALVES CERDEIRA
3º Sgt
ENEIAS DE SOUZA CAMPOS
3º Sgt
VANDERLEI MARCOS ONOFRE
3º Sgt
ARISTÓTELES DE ASSIS AUSTRILLIANO DOS SANTOS
3º Sgt
ISAC ULRICK
3º Sgt
NATANAEL MARCOLINO ALBINO
3º Sgt
PAULO ROBERTO MOURA SOARES
3º Sgt
AGNALDO DE OLIVEIRA
Cb
ADRIANO HONORATO DE OLIVEIRA

MEDALHA DO MÉRITO FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA:
CORONEL PM MIGUEL LIBÓRIO CAVALCANTE NETO

MEDALHA MARECHAL MACHADO LOPES:
Senhor ROBERTO LÍBERO OROPALLO

MEDALHA MARECHAL FALCONIÈRE:
Senhor BENEDICTO PEREIRA CORTEZ
Senhor COMENDADOR DE ROSE
1º SARGENTO RONALDO GALDINO

MEDALHA NOBRES CAVALEIROS DE SÃO PAULO:
CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES
CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA
CAPITÃO COMBATENTE DE 32 GINO STRUFFALDI

MEDALHA PRAÇA MAIS DISTINTA:
SOLDADO JHONATAS WYLKEN GUERRA RESENDE

ORDEM DOS NOBRES CABALEIROS DE SÃO PAULO

De acordo com o artigo 5º do parágrafo 9º de seus Estatutos Sociais, confere ao

CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA

a Medalha Cívica

NOBRES CABALEIROS DE SÃO PAULO
no grau de
Cabaleiro

Nos que colaboraram com o progresso e conquistaram o respeito, a admiração e o reconhecimento de nossa sociedade.
453º anos da Cidade de São Paulo.

São Paulo, 18 de dezembro de 2007

ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA

Professor MICHEL CHELALA
Diretor Secretário

Após a entrega das medalhas, faz uso da palavra o TENENTE-CORONEL LEMOS. A tropa desfila em homenagem ao Comandante. Há um coquetel a seguir. O MENDES tem outros compromissos nesta segunda-feira e, antes do meio-dia, deixamos esse quartel.
OREZ está tendo problemas com o LUZ, que se sentiu mal e é conduzido a um hospital. Não temos conhecimento dos detalhes desse acontecimento. RONALDO toma conta da Entidade nesta manhã. Os demais oficiais também estão em destino.
No MMDC, está presente o TENENTE-CORONEL PM CODELO, nosso tesoureiro. Como ele trabalha no Centro de Reabilitação, no Hospital Militar, peço a ele para entrar em contato com o MAJOR Méd PM HILÁRIO, que me operou em maio de 2004 de um carcinoma basal, pedindo que se marque uma nova cirurgia, possivelmente em janeiro, já que esse carcinoma recidivou. Durante alguns meses até que tentei contornar a situação, mas agora há sangramento e as coisas vão se complicando.
JOSÉ D´AMICO corre com os convites para o dia 20 de dezembro, quando será colocada a placa alusiva ao Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista, na Câmara Municipal. Ele até inventa a possibilidade de uma bandeira do MMDC ser desfraldada no dia. Acontece que a confecção dessa bandeira requer mais tempo. Durante algum tempo, quando já passam das 16:30 horas, o D´AMICO permanece na Sociedade. Ele quer que o evento do dia 20 seja marcante e mantém contatos por e-mail e por telefone com radialistas, desembargadores e outros expoentes da sociedade paulistana. 

Ainda estamos preocupados também com o almoço na casa da RENATA, na próxima sexta-feira. O GINO quer que esse almoço seja transferido para o sábado. Acredito ser improvável a mudança da data face a proximidade com as festas natalinas. Em casa, nessa noite, ainda “costuro” a solenidade de 20 de dezembro, mandando e-mails para várias pessoas indicadas pelo JOSÉ D´AMICO. Ele mesmo mantém contato telefônico comigo. O rapaz é criativo e quer que o evento seja digno de ser comemorado. Acredito que será um sucesso o descerramento da placa alusiva ao Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista de 1932, principalmente pelo empenho do JOSÉ D´AMICO.

O CIEE inaugurou hoje um prédio-escola no centro da capital paulista com a presença de autoridades, educadores e empresários. “Essa iniciativa é um avanço na política pública de revitalização do centro velho da cidade, por atrair mais pessoas para a região, aquecendo o comércio do entorno e gerando receitas”, afirmou GILBERTO KASSAB, prefeito de SÃO PAULO. Para ROGÉRIO AMATO, secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, o edifício, que foi restaurado pela CIEE, ganhou alma ao ser totalmente dedicado à preparação de jovens para o mercado de trabalho. As novas instalações foram abençoadas por dom ODILO SCHERER, cardeal arcebispo de SÃO PAULO, e a solenidade de inauguração contou também com a presença de ORLANDO DE ALMEIDA FILHO, conselheiro do CIEE e secretário municipal da Habitação e Desenvolvimento Urbano; CRODOWALDO PAVAN, Professor Emérito/ Guerreiro da Educação 2006 e IVETTE SENISE FERREIRA, conselheira do CIEE e vice-presidente do Instituto dos Advogados de SÃO PAULO (IASP).

O LAN HOUSE do PAULO CÉSAR permanece fechado. Ele procura uma solução para consertar os erros com a aplicação de programas piratas nos aparelhos. Enquanto isso os dias vão passando e as despesas aumentando. Teremos problemas no começo de janeiro quando vence mais uma parcela da prestação da compra dos computadores. Isso vai sobrar para mim e a LUCINDA enfrentará dificuldades financeiras com os gastos domésticos, a menos que faça uso do décimo-terceiro salário, que estamos por receber.

O psiquiatra SABINO FERREIRA DE FARIAS NETO pode ser indiciado pela Corregedoria da Polícia Civil se for provado que subornou um carcereiro e um motorista do Instituto Médico Legal (IML) para ajudar no atendimento do lutador de jiu-jitsu RYAN GRACIE,de 33 anos. Na manhã do sábado, dia 15, após ser detido por roubar um carro e tentar roubar uma moto, RYAN foi encontrado morto dentro de uma cela do 91º DISTRITO POLICIAL (CEAGESP).

O Instituto Médico Legal (IML) de BAURU concluiu que o adolescente CARLOS RODRIGUES JÚNIOR, de 15 anos, morreu devido a uma parada cardíaca causada por choques elétricos. O laudo será divulgado amanhã, e pode complicar a situação de seis policiais militares que estão presos sob a acusação de torturar até a morte o rapaz.

O delegado PEDRO LUÍS PÓRRIO e o investigador ANTÔNIO CABALLERO CURSI deixaram, hoje à noite, o presídio da Polícia Civil, na zona norte, onde passaram 54 dias detidos, sob a acusação de tentar extorquir 35 mil reais de um traficante em CAMPINAS. Segundo investigações do Ministério Público, ambos e outros sete policiais também teriam torturado a vítima, com saco plástico, usando a tática do CAPITÃO NASCIMENTO, personagem principal do filme “TROPA DE ELITE”.

Uma família ficou cinco horas nas mãos de dois bandidos armados que invadiram sua casa, hoje, pela manhã, em OSASCO. No final, os ladrões libertaram os reféns e se entregaram à polícia. Ninguém ficou ferido.
Por volta das 8 horas, o comerciante FRANCISCO DE ASSIS GERALDO, de 60 anos, estava na garagem de sua casa, na Rua NOEL ROSAS, bairro JARDIM VELOSO. Quando entrava em sua caminhonete TOYOTA HILUX para ir trabalhar, GERALDO foi rendido pela dupla.
Armados com uma pistola 380, os ladrões já haviam tentado entrar antes na casa vizinha, sem sucesso. Após renderem o comerciante, FÁBIO ELIAS DOS SANTOS, de 26 anos, e FERNANDO FREITAS DE SOUZA, de 18, entraram com ele no imóvel, onde também renderam NEUSA BARBOSA GERALDO, mulher do comerciante, e os dois filhos do casal, DIOGO, de 11 anos, e DAIANE, de 17. Também foi feita refém a empregada da família, SINEIDE DA SILVA, de 38. Vizinhos viram a movimentação e chamaram a PM, que chegou às 8:25 horas, quando os ladrões já haviam separado uma TV, um relógio de pulso, um par de tênis, quinhentos reais em dinheiro, uma pulseira e um par de alianças.

Perderam as medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos do RIO a nadadora REBECA GUSMÃO e o halterofilista FABRÍCIO MAFRA. A decisão foi tomada pela Organização Desportiva Pan-Americana, que confirmou que os dois atletas usaram testosterona, um hormônio proibido. REBECA havia ganho duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze. MAFRA recebeu uma de bronze. Na CIDADE DO MÉXICO.

O BRASIL fez barba, cabelo e bigode na eleição da FIFA dos melhores do ano. KAKÁ saiu da cerimônia, realizada hoje em ZURIQUE, como o melhor de 2007 no futebol masculino; MARTA foi a vencedora pelo segundo ano seguido no feminino e, no futebol de areia, BURU faturou o prêmio. O triunfo de KAKÁ era mais do que esperado. Afinal de contas, o meia/atacante do MILAN já havia levado para casa a BOLA DE OURO da revista “FRANCE FOOTBALL” e o prêmio da FIFPro (associação mundial de jogadores de futebol). E o triunfo de KAKÁ também foi arrasador. O brasileiro venceu a disputa com 1.047 pontos, mais do que o dobro do segundo colocado, o argentino LIONEL MESSI, com 504. Na terceira colocação ficou o português CRISTIANO RONALDO, com 426 pontos. O troféu que KAKÁ recebeu hoje coroou um ano espetacular para o jogador. Ele brilhou intensamente na última LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA, em que foi campeão, artilheiro e o craque da competição. Além disso, também conquistou o título do MUNDIAL DE CLUBES e uma vez mais ganhou o prêmio de melhor jogador do torneio. 
Para tornar a honraria oferecida pela FIFA ainda mais especial, KAKÁ recebeu o troféu das mãos de PELÉ.

2 008      :      -    QUARTA-FEIRA
O Comandante do 2º BPChq, TENENTE-CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e digníssima família para participar da cerimônia de Passagem e Assunção de Comando do 2º Batalhão de Polícia de Choque e inauguração de retratos do Sr CORONEL PM CARLOS BOTELHO LOURENÇO e Sr TENENTE-CORONEL Res PM MARCOS CABRAL MARINHO DE MOURA na galeria de Ex-Comandantes.
São Paulo, 17 de dezembro de 2008-12-11
Horário: 10:00 horas
Local: Rua Dr Jorge Miranda, 367 – Luz São Paulo - SP

Quero rever aquele batalhão que comandei de 26 de novembro de 1986 a 11 de março de 1988. Acontece que o primeiro ônibus que eu deveria pegar passa completamente lotado; depois de alguns minutos, um segundo ônibus passa nas mesmas condições. Então vou embarcar num lotação. Fico sabendo, por conversas entre passageiros, que os ônibus de GUARULHOS estão parcialmente em greve. Extremamente lotado o veículo, arrependo de tê-lo tomado. Mas é tarde e enfrento essa situação delicada: não dá nem para mudar o pé de posição.
É um alívio quando chego na estação TIETÊ do metrô. Não estou bem de saúde. Sinto tonturas. Isso vai passando aos poucos. No 2º BPChq somos recepcionados pelo novo comandante, TENENTE-CORONEL PM HERVANDO LUIZ VELOZO. Por força da promoção do agora CORONEL PM CARLOS BOTELHO LOURENÇO, o TENENTE-CORONEL PM VELOZO, que era do Comando de Policiamento de Choque foi remanejado para comandar esse batalhão. Encontramos com grandes amigos: CORONEL PM Res VIANA (que trabalhou comigo no CPChq e foi meu escrivão no famoso caso do Manicômio. Atualmente o VIANA esta trabalhando na CASA (antiga FEBEM); CORONEL PM Res JOSÉ VASCONCELOS, CORONEL PM Res RAIL, CORONEL PM Res CARLOS NAKAHARADA, CORONEL PM Res MARCOS CABRAL MARINHO DE MOURA, CORONEL PM Res MANOEL ABISSI NOGUEIRA, CORONEL PM OLDECIR, CORONEL PM TOMAZ ALVES CANGERANA (Superintendente da Caixa Beneficente), CORONEL PM DANIEL BARBOSA RODRIGUEIRO (Sub-Cmt PM) que está representando o Cmt Geral, CORONEL PM ROBERTO ANTÔNIO DINIZ, CORONEL PM ARIOVALDO SALGADO (Chefe de Gabinete do Cmt Geral), CORONEL FÉLIX (Comandante do Policiamento de Choque), CORONEL PM JOVIANO, CORONEL PM PINHATA, CORONEL PM MESSIAS, DOUTOR FLÁVIO BORGES D`URSO (presidente da OAB/SP), TENENTE-CORONEL PM BORTOLETTO (promovido a esse posto em 29 de novembro e que espera ser classificado na Assistência Militar do Tribunal de Justiça), TENENTE-CORONEL FLÁVIO JARI DEPIERI (Comandante do 3º BPChq), MAJOR MERLO, também do 3º BPChq (foi tenente e capitão no 2º BPChq), Deputado Estadual FERNANDO CAPEZ e muitos outros oficiais e praças e convidados.
A cerimônia de passagem de comando é iniciada com a apresentação da tropa pelo MAJOR PM ALFREDO DONIZETTI à mais alta autoridade presente, o CORONEL PM DANIEL BARBOSA RODRIGUEIRO.
O ato de passagem de comando é presidido pelo CORONEL PM FÉLIX, Cmt do CPChq. O CORONEL PM Ref OTÁVIO GOMES DE OLIVEIRA, que também foi do choque e que está ao meu lado relembra o momento em que eu também assumi o Comando desse batalhão, no dia 26 de novembro de 1986. No momento do desfile da tropa o novo Comandante, TENENTE-CORONEL PM VELOZO faz a gentileza de chamar os antigos comandantes da Unidade. Assim é que me perfilo ao lado do CORONEL PM BOTELHO, do CORONEL PM Res MARCOS CABRAL MARINHO DE MOURA e outros. 
Sinto-me orgulhoso de poder sentir o gosto de meu tempo como comandante da Unidade e gratificado pelo esforço que fiz para comparecer nessa cerimônia.
Já estou deixando o batalhão quando cruzo com o CORONEL PM Ref DILTON, que também comandou o 2º BPChq. Ele teve um contratempo e chegou atrasado. Passa a ser o coronel mais antigo presente. Antes de sua chegada era o CORONEL PM Ref OTÁVIO.
Aproveito o tempo disponível e vou até a NOSSA CAIXA fazer o recadastramento. Como nasci em dezembro há uma obrigatoriedade de efetuar essa medida. Isso não é nada demorado, embora continue magoado com essa obrigatoriedade governamental de receber o pagamento por esse banco.
Por volta das 12:30 horas estou chegando na Sociedade. Logo depois o empreiteiro DJALMA também se faz presente. Traz com ele alguns pedreiros que irão executar a reforma do prédio. O ARI deverá ser o chefe deles. Conheço um deles que nasceu em ARAPIRACA, terra do GENERAL reformado TORRES DE MELO, ex-comandante geral da PMESP.
É discutida a reforma em si: telhado, hidráulica, piso, fiação elétrica, enfim algo que ficará na história da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Diz o DJALMA e seus contratados que a obra deverá ser executada em 45 dias.
MARIO MARGARIDO explica-me as confusões financeiras que impedem a execução da magna operação contra roubo de transporte de cargas. Diz que deixará o plano para o início de 2009, enquanto procura patrocínio. Ele está muito ocupado com a administração atual do MMDS.
Ainda vou à Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP. Converso com o presidente, CORONEL PM Ref HERMES CRUZ; TENENTE-CORONEL PM Ref AMORIM; TENENTE Ref EDMILSON e outros oficiais. Fico sabendo que a data da morte do CORONEL PM Ref JOSÉ LOPES CASTILHO foi na quarta-feira passada, dia 10de dezembro.
Começa a chover forte quando estou cortando o cabelo com o JURANDIR (antigo corneteiro do 1º BPChq, que está cobrindo as férias do barbeiro). Mas ainda passo pelo MMDC e, face confusão da greve dos ônibus de GUARULHOS, prefiro ir mais cedo para o terminal ARMÊNIA. O CORONEL ARY CANAVÓ passa pela Sociedade, esquecendo que a mesma estará fechada até 14 de janeiro.
Em casa, resolvo não ir à solenidade de passagem de comando da FORTALEZA DE ITAIPU, marcada para amanhã. Os estragos na saúde, decorrentes das viagens de lotação, ônibus e metrô nesta data, deixaram-me com as pernas doloridas. Abrindo uma mensagem do GINO fico sabendo que o CORONEL PM MENDES estará nos esperando no local costumeiro por volta das 8 horas. Respondo ao e-mail do GINO, mas prefiro lhe telefonar e lhe contar que não estou em condições físicas de ir até o FORTE ITAIPU amanhã cedo.     

Chegou a hora! Após 15 anos de espera, a contagem regressiva para os fãs paulistanos – e vindos de todo o BRASIL – reencontrarem a popstar MADONNA chega ao fim às 20 horas de amanhã, quando a cantora sobe ao palco no Estádio do MORUMBI, para o primeiro dos três shows da turnê “STICKY & SWEET”, que realiza na cidade até domingo.
E até quem não conhece nenhum sucesso da loira está feliz da vida com as apresentações. Hoje à tarde, já era possível encontrar pessoas guardando lugar na fila para fãs que se dispusessem a pagar pelo “serviço especial”.
Enquanto MADONNA adiou a sua chegada à capital paulista em um dia, agora prevista para hoje pela manhã, sua equipe desembarcou em SÃO PAULO à procura de festa. Os dançarinos e músicos da diva pop chegaram hoje à tarde no HOTEL GRAND HYATT, no BROOKLIN, zona sul da capital.

Uma cena chamou a atenção de quem passou, hoje pela manhã, pelo Centro da capital: nove bombeiros e duas viaturas foram mobilizados para salvar a vida de um filhote de passarinho que estava com a perna presa em uma árvore de 20 metros de altura. A operação resgate ocorreu em frente ao TEATRO MUNICIPAL. Até o trânsito foi interrompido para que a escada chegasse ao local onde estava o bicho.
Por volta das 10 horas, um homem que passava na região da PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO ouviu o barulho de um passarinho que vinha de uma árvore. Ele percebeu que havia algo de errado e, como não conseguia alcançar o local onde estava a ave, chamou os bombeiros.
“Ele estava enroscado pela perna de ponta-cabeça em um fio de náilon que fazia parte do próprio ninho”, explica o cabo MARCELO DIAS VIEIRA. “Deve ter ficado preso ao tentar voar”.

O adolescente de 14 anos, apontado como autor do tiro que matou a ginecologista NADIR OYAKAWA, de 53 anos, na noite de sexta-feira, dia 12, em RIO PEQUENO, zona oeste da capital, é suspeito de envolvimento em outros latrocínios ocorridos na região.

Uma paralisação de motoristas e cobradores de ônibus terminou em confronto com a PM às 6:30 horas de hoje, em GUARULHOS. A greve prejudicou cerca de 30 mil passageiros. Mais de mil grevistas impediam a saída dos ônibus da garagem da Empresa de Ônibus GUARULHOS S.A., no bairro TABOÃO. A PM usou bombas de efeito moral e gás pimenta e os grevistas jogavam pedras.  

A chuva que castiga MINAS GERAIS já matou dez pessoas, desde outubro. Hoje, a irmã de uma das vítimas de um desabamento em ERVÁLIA, na Zona da Mata, onde quatro pessoas de uma mesma família morreram terça-feira, dia 16, morreu ao saber da notícia. MARIA DAS GRAÇAS LUCAS teve um ataque cardíaco quando foi informada do ocorrido com o irmão, JOSÉ SILVÉRIO DE SOUZA, de 60 anos, a mulher e os dois filhos do casal.
Em MURIAÉ, na Zona da Mata, dez mil pessoas estão desalojadas e 42 famílias, desabrigadas. Choveu sem parar nas últimas 72 horas. O acúmulo pluviométrico chegou a 115 milímetros, metade da chuva prevista para dezembro. Os rios MURIAÉ, GLÓRIA e PRETO estão oito metros acima do nível, o que alagou dez bairros da cidade, além da zona rural.
Em JECEABA, a Defesa Civil Estadual monitora o nível do RIO PARAOPEBA, que está quatro metros acima do normal e continua subindo. As águas alagaram a parte baixa da cidade. A Defesa Civil está com problemas para chegar ao município por causa do alagamento da BR-040. CONGONHAS, na mesma região, foi parcialmente inundada.
Vários bairros de BETIM, BRUMADINHO e ESMERALDAS, na Região Metropolitana de BELO HORIZONTE, estão alagados devido à cheia do RIO PARAOPEBA. A Companhia Energética de MINAS GERAIS divulgou hoje alerta sobre a possibilidade de enchentes nos municípios às margens do RIO DAS VELHAS, como NOVA LIMA, RAPOSOS e SABARÁ.

Depois de tentar por dois dias contornar o discurso antiamericano que dominou a Cúpula da América Latina e do Caribe (CALC), o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA acabou embarcando na postura adotada por seus colegas e aumentou o tom contra os EUA. LULA comemorou o resultado desses dois dias de reunião, na COSTA SAUÍPE, na BAHIA, citando o ingresso de CUBA ao GRUPO DO RIO, que, agora, passa a ter 19 integrantes.

GAETANO LO PRESTI, considerado um dos principais chefes da Máfia siciliana, foi encontrado enforcado em sua cela hoje, informou a polícia de PALERMO. LO PRESTI, 52 anos, havia sido preso ontem em uma grande operação policial contra a máfia na SICÍLIA e TOSCANA, que resultou na prisão de 89 suspeitos. LO PRESTI comandava a atividade mafiosa no distrito de PORTA NUOVA e era um dos dois candidatos que disputavam a liderança geral da COSA NOSTRA. BENEDETTO CAPIZZI, 64 anos, líder em VILLAGRAZIA, outro distrito de PALERMO, também tentava assumir a chefia do grupo criminoso. A apuração policial aponta que a Máfia da Sicília estava há quinze anos sem um líder único e atualmente tentava se reestruturar.

O homem que atirou sapatos no presidente dos ESTADOS UNIDOS, GEORGE W. BUSH, não esteve hoje no tribunal no qual seria indiciado. A sua ausência renovou as acusações de um de seus irmãos de que teria sido espancado na prisão.
MUNTAZER AL-ZAIDI deveria comparecer hoje a uma corte de investigação, fase na qual, dentro do complexo sistema judicial iraquiano, se iniciam os processos. Porém, apesar de parentes e advogados terem ido ao tribunal, ZAIDI não foi levado para lá. O juiz responsável pelo caso foi visitá-lo na prisão, e disse que ele está bem e cooperando com a Justiça.
“Isso significa que meu irmão foi severamente espancado e eles temem que sua aparição poderia provocar uma revolta na corte”, disse DARGHAM AL-ZAIDI, um dos três irmãos do jornalista que quase acertou sapatadas em BUSH durante uma entrevista coletiva.
Protestos contra a prisão de ZAIDI continuaram em diversos pontos do IRAQUE. No EGITO, um homem, SAAD GUMAA, ofereceu a mão da filha de 20 anos, AMAL, para ZAIDI. Ele telefonou para a família do repórter preso para colocar a filha à disposição para o casamento. A jovem, que cursa jornalismo na Universidade MINYA concordou com o pai. “Isto é algo que me deixaria honrada”.

2 009     :          -       QUINTA-FEIRA
Face o histórico dia de hoje, onde, finalmente, a Sociedade Veteranos de 32-MMDC será revitalizada, tanto no aspecto físico como também no sentido geral de sua existência, vou mais cedo para a cidade de São Paulo.
Já da PRAÇA DA SÉ vejo as bandeiras hasteadas nos mastros da Sociedade, o que significa dizer que se concretiza o grande apoio da estamos tendo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na pessoa do meritíssimo desembargador ROBERTO ANTÔNIO VALLIM BELLOCCHI.
O CAPITÃO PM HENRIQUE, da Assistência Militar do TJ, está presente na Sociedade, procurando nos ajudar em todos os detalhes para o evento de logo mais.
Vejo o quadro doado pela CAMILA GIUDICE e transcrevo a sua dedicatória: 

                                                              SÃO PAULO, 17 DE DEZEMBRO DE 2009

PREZADO CORONEL VENTURA

É com muita honra que faço a doação do quadro “CARTÃO POSTAL DO MMDC” à Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Agradeço pela oportunidade e também por todo o trabalho realizado pela Sociedade por nossos heróis.

Atenciosamente,
CAMILA GIUDICE

Ref a doação do Quadro “CARTÃO POSTAL MMDC”, óleo sobre tela, 100x70 cm
AUTORA: CAMILA GIUDICE

O Cartão-postal em homenagem ao MMDC exalta as inscrições em latim: Dulce et decorum est pro patri mori (“é doce e honrado morrer pela Pátria”), Pro Brasília fiant eximia (“pelo Brasil faça-se o melhor”), Non ducor, duco (“não sou conduzido, conduzo”) e In Hoc Signo Vinces (“Com este sinal vencerás”), o retrato dos quatro mártires símbolos do MMDC, MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO e CAMARGO, com a data marco da Revolução 9 de Julho, a representação dos poderes federal e estadual, juntamente com a inclusão por parte da autora da figura da medalha MMDC na composição da obra, como uma forma simbólica de condecoração a todos heróis da revolução, em especial aos paulistas.

A Sociedade dos heróis de 32 hoje recebe este presente por todo o significante e extraordinário trabalho realizado, na perpetuação da história da Revolução, do orgulho e principalmente pela chama acesa da paixão pelo ideal de 32, na qual os revolucionários doaram seu bem maior e seus representantes atuais os enaltecem com muita honra, respeito e os acolhem no peito e o demonstram no seu constante trabalho. Por isso, a homenagem ao corpo da Associação é mais do que merecida, por todos os frutos, que nos permite a tranqüilidade de ter a certeza de que onde nossos heróis estiverem, estão vivos de alguma maneira através dos nossos queridos amantes de 32, que tornam verdadeira a máxima de GUILHERME DE ALMEIDA “ VIVERAM POUCO PARA MORRER BEM, MORRERAM JOVENS PARA VIVER SEMPRE.”
CAMILA GIUDICE.
O pessoal do Cerimonial instala o aparelho de som. Será servido um coquetel e os responsáveis por essa parte tratam da organização de tudo. Os preparativos para que a solenidade seja coroada de pleno êxito vão sendo realizados pelo pessoal do Tribunal de Justiça.
Telefono ao Comandante do CPA/M-5, CORONEL PM VELOZZO. Ele foi convidado para o evento, mas não poderá comparecer. Peço a ele para me mandar o CAPITÃO PM HERBERT, presidente do Núcleo “MMDC ROMÃO GOMES” como seu representante.
O CORONEL PM MENDES encontra-se na Capelania acertando os detalhes para a entronização da imagem de SANTO EXPEDITO na Sociedade. A idéia é que o TENENTE-CORONEL PM Capelão OSVALDO PALÓPITO venha benzer as instalações da Sociedade, assim que for declarada a revitalização da mesma. Essa imagem é trazida antes das 13 horas.  
Vamos recebendo os convidados: GINO STRUFFALDI, DINORAH RIBAS STRUFFALDI, YARA STRUFFALDI DE VUONO, ANTONIO RESENDE, LUIZ FLAVIO CODELO NASCIMENTO, MARCELO MORENO, CAMILA GIUDICE, CAROLINA GIUDICE, CLÕVIS A. BISPO, OSVALDO G. ARAKAKI, HELIODORO PEREIRA DE SÁ,     PAULO BOMFIM, DARIO MARHEUS FÉLIX JUNIOR, CORONEL PM JUIZ FERNANDO PEREIRA, PEDRO PAULO PENNA TRINDADE,             ANIZ BUÍSSA, MARIA CECILIA NACLÉRIO HOMEM, JORGE NAGADO, FRANCISCO GIANNOCCARO, LUIS CARLOS LINO MARQUES, MARIA LUCIA CAMARGO, HÉLCIO DALLARI JUNIOR, ROBERTO M. CARDILHO,    GUILHERME LOURENÇO DA SILVA M. CUNHA, MARIA DO CARMO PALMEIRA DA SILVA PEREIRA, ANTONIO COSTA, CAPITÃO PM HERBERT MORAES DOS SANTOS, FABIO COSTA DERGER, ANTONIO CARLOS CASTILHO GOUVEIA, SUZANA PIRAVI MEYER C. GARCIA, CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, CAPITÃO PM JOSÉ LUIZ GONÇALVES. Algumas pessoas deixaram de assinar a lista de presença.
Com a chegada do Meritíssimo Desembargador ROBERTO ANTÔNIO VALLIM BELLOCCHI, atual Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e do Prefeito GILBERTO KASSAB, tem início a tão almejada solenidade.
Na mesa de trabalho: Desembargador VALLIM BELLOCCHI, Prefeito GILBERTO KASSAB e GINO STRUFFALDI. 
PAULO BOMFIM é anunciado pelo mestre de cerimônia e declama um magnífico poema sobre este evento. Depois fazem uso da palavra o desembargador, o prefeito e o nosso presidente, que assim se expressou:
A finalidade deste nosso encontro é a de comemorar a revitalização da sede da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, após a reforma total  efetuada sob direção da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Ao relatarmos as dificuldades que tivemos, ao longo de muitos anos, para conseguir esta restauração estaremos dando, provavelmente,  a impressão de estar criticando  as autoridades municipais. - Longe de nós tal intenção.
A Sociedade tem recebido cordial tratamento por parte de todos os prefeitos, exceção feita a uma Senhora Prefeita, a qual nos hostilizou determinando a substituição do nome do Túnel 9 de Julho, para o de um ilustre médico, merecedor de homenagens, mas não da que lhe foi feita, em ostensivo desrespeito à memória da gloriosa Revolução de 32. Com esse procedimento, cravou um punhal no coração de todos os veteranos e de seus descendentes.
 O eminente poeta Paulo Bomfim escreveu, há anos:-  “O túnel liga o ontem ao porvir. Por ele tramitam a história e o sentimento de um povo.- Falar do Túnel é falar de 9 de Julho e falar de 9 de Julho é falar de São Paulo com 1932 passos de glória”.
Mas, volto ao relato da restauração. Nos últimos anos, fomos diversas vezes à Prefeitura solicitar a reforma do imóvel, muito deteriorado, cujo telhado em estado precário não nos protegia da ação nefasta das chuvas, causadoras de destruição de documentos de grande valor, como jornais da época da Revolução, etc..
Os funcionários até que nos atendiam com cordialidade, mas tínhamos acesso apenas a subalternos, carentes de poder de resolução. Outras instituições nos ouviam com simpatia, mas, como diria um estadista do passado, só com simpatia não se vai à lua.
Faltava-nos alguém com autoridade suficiente para falar diretamente ao ouvido do Prefeito, sem o longo e fatigante caminho da burocracia.
Então, a Providência Divina nos enviou o Desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, filho de combatente de 32 e nosso associado, o qual, em função de seu elevado cargo, tem acesso às altas autoridades.
Aos primeiros contatos com nossa Sociedade prometeu-nos empenhar-se  no sentido de conseguir a restauração do imóvel. E mais: declarou -nos ser seu compromisso de honra, obter da Prefeitura a desejada reforma.
Com seu entusiasmo convenceu o Sr. Prefeito, Engenheiro Gilberto Kassab,  da necessidade imperiosa dessa providência.
O resto, os Senhores estão vendo. Nossa sede foi transformada neste belíssimo ambiente, que para nós é u’a mansão. Recebeu telhado, pisos, instalações elétrica e hidráulica, banheiros, cozinha com fogão, geladeira e micro-ondas, escadas, vitrôs, pintura geral, tudo novo.- E, ainda, todo o mobiliário.
Não mais nos envergonhamos, como antes, de receber visitantes ilustres, em cujo olhar notávamos um sentimento de compaixão pela nossa indigência.
Assim, Desembargador  Bellocchi, Vossa Excelência pode contar com nossa simpatia, nosso  respeito e nossa gratidão. Junto-me a todos os diretores, conselheiros e associados do MMDC, bem assim a todos os veteranos, seus descendentes e a todas as pessoas amantes do civismo e cultoras do patriotismo, para agradecer o seu empenho, não somente por esta utilíssima reforma, mas por todo o trabalho que realiza em favor da memória de nossa Gloriosa Revolução de 32.
E faço-o como soldado, em rigorosa posição de sentido, em continência.- Muito obrigado.
Após a fala dos citados há a inauguração de duas placas oferecidas pelo Tribunal de Justiça, enaltecendo esta data. O quadro “CARTÃO POSTAL DO MMDC” é também inaugurado, com a presença de sua autora CAMILA GIUDICE.

Na entrada da Sociedade uma imagem de SANTO EXPEDITO é entronizada pelo TENENTE-CORONEL CAPELÃO PM OSVALDO PALÓPITO. Ele também abençoa as novas dependências.
As autoridades se retiram. Conversamos com muitos associados. Sou o último a deixar o MMDC, lá pelas 20 horas. Uma chuva e um trânsito muito ruim fazem com que chegue em casa depois das 22 horas.

O governador de MINAS GERAIS, AÉCIO NEVES, anunciou hoje oficialmente que desistiu de disputar, com o governador JOSÉ SERRA a indicação do PSDB para ser o candidato à Presidência da República em 2010. Com isso, pelo menos por enquanto, SERRA é o único candidato tucano, embora ainda não admita oficialmente a candidatura. O governador paulista queria adiar essa situação. Em carta entregue ao presidente do PSDB, SÉRGIO GUERRA, e lida à tarde no PALÁCIO DA LIBERDADE, AÉCIO anunciou que desistiu de concorrer ao Planalto, sem citar SERRA. Mais tarde, disse que disputará o Senado em 2010, embora seu nome esteja à disposição do partido, em caso de um recuo de SERRA. A declaração também foi vista como a possibilidade de ele vir a ser candidato a vice de SERRA, embora tenha negado essa possibilidade em entrevista.

A Justiça da BAHIA aceitou hoje o pedido de prisão temporária dos três suspeitos de inserirem agulhas no corpo de um menino de 2 anos e 7 meses em IBOTIRAMA, a 688 km de SALVADOR. O auxiliar de serviços gerais, ROBERTO CARLOS MAGALHÃES, de 30 anos, padrasto da criança, a suposta amante dele, ANGELINA RIBEIRO DOS SANTOS, de 47 anos, e a mãe-de-santo MARIA DOS ANJOS NASCIMENTO devem ficar presos durante cinco dias. Hoje pela manhã, o menino foi transferido do Hospital do Oeste, em BARREIRAS (divisa da BAHIA com TOCANTINS), onde estava desde domingo, para SALVADOR. A decisão foi tomada depois que a equipe médica que o atendia constatou que duas agulhas estavam perto do coração.
O primeiro-ministro italiano, SÍLVIO BERLUSCONI, pediu hoje moderação na política da ITÁLIA depois de deixar o hospital no qual ficou internado por quatro dias. O premiê foi agredido no domingo (dia13) por um homem que justificou o ataque por ter uma forte aversão às políticas do partido de BERLUSCONI, o POVO DA LIBERDADE. O líder italiano ainda exibia alguns curativos no rosto no momento em que deixou o centro médico – ele teve o nariz e dois dentes quebrados após ter sido atingido por uma pequena réplica do DOMO DE MILÃO.

Os principais partidos de oposição no PAQUISTÃO subiram o tom hoje contra o presidente do país, ASIF ALI ZARDARI, e passaram a pressionar por sua renúncia depois que a Suprema Corte derrubou a anistia a líderes paquistaneses acusados de corrupção. A lei havia sido acertada em 2007 durante o governo do presidente PERVEZ MUSHARRAF.

Cerca de duzentos fuzileiros navais mexicanos lançaram ontem à noite uma ofensiva num condomínio de CUERNAVACA, na periferia da CIDADE DO MÉXICO, que resultou na morte de um dos mais procurados traficantes do país,ARTURO BELTRÁN LEYVA, num dos mais significativos triunfos da agressiva política antidrogas do presidente FELIPE CALDERÓN.
Outros seis membros do cartel de BELTRÁN LEYVA, o “chefe dos chefes”, morreram no tiroteio. O corpo de um integrante da quadrilha foi encontrado no terreno ao lado do condomínio, após ele aparentemente ter cometido suicídio.
Pistoleiros do cartel lançaram granadas que mataram um fuzileiro e deixaram outros dois feridos, um deles em estado grave, segundo as autoridades. Duas mulheres e um homem foram presos durante o ataque, e cinco armas de assalto foram apreendidas.

A polêmica cantora mexicana GLÓRIA TREVI casou-se nesta quinta-feira com ARMANDO GOMEZ. A artista usou sapatilhas de cristal de LOUIS VUITTON e um vestido de 40 quilos, com cauda de oito metros, de GUSTAVO MATTA.

2 010      :         -         SEXTA-FEIRA
Pela manhã faço a leitura dos jornais e trabalho no computador até 11 horas. Recebo a seguinte mensagem:
Amigos, isso é que é Legislar em causa própria. É como um juiz decretar uma sentença em que é interessado.
Agora começou a corrida: primeiro o aumento para os governadores, seguido do aumento para o presidente ministros e deputados federais, logo atrás, em terceiro lugar querendo chegar na frente os deputados estaduais, seguidos de perto dos vereadores e prefeitos. E não se contentam com pouco. Em último lugar vem a PEC 300, perdendo o fôlego e acho que não vai chegar a reta final, junto com o Salário Mínimo. Não se pode dar asas para cobras. A bandidagem está à solta. Estão assaltando os cofres públicos à luz do dia. Vamos enviar nosso protesto para os Deputados Federais e Estaduais pela "bela iniciativa".
Enviada: Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010 17:56:16. Assunto: *GBB/ Deputados Federais aprovam aumento de 62% em seus salários.
Olá, amigos do Grupo Barro Branco.
Saudações !!!
Simplesmente uma vergonha o que acontece no Congresso Nacional em nosso país. Além dos fatos que marcaram o ano de 2010 em relação a conduta inapropriada de muitos legisladores envolvidos em corrupção e em outros atos ilegais,além de estarem desde maio sem trabalhar no Congresso, agora aumentam em 62% seus próprios salários. UMA VERGONHA, amigos ! Até quando toleraremos tais atitudes do Legislativo?
Abraços,
Lígia Leal
È difícil de acreditar, mas é o que está acontecendo nesse final de ano. Os políticos não têm vergonha de legislar em causa própria. Aumentam seus próprios vencimentos de maneira acachapante, num verdadeiro acinte ao povo que os elegeram.

Não está fácil o deslocamento para a cidade de São Paulo nesses dias finais do ano. Muitos carros nas principais rodovias. No MMDC telefono para o CORONEL PM MENDES. Ele ainda não obteve a alta esperada, convalescendo de uma trombose. Queria ir numa festa no Grande Oriente, pois a maçonaria entrará em férias. Mas não foi liberado pelo médico. Falamos sobre a Sociedade, que hoje também fechará suas portas, face as férias da MARINEI. Esta, por sua vez, quer deixar a Casa em ordem. O COLOMBO vem me ajudar na Sociedade. Procura passar um anti-virus no meu computador. Acompanha-o o VICTÓRIO (fala de seu aniversário que acontecerá no dia 19 próximo). Telefona-me o CORONEL PM MONTE OLIVA. Montou um escritório na Avenida ENGENHEIRO LUIZ CARLOS BERRINI, 1297, e quer indicar algumas pessoas para serem condecoradas no dia do aniversário do 12º BPMM (no final do mês de janeiro). Também recebo um telefonema do GINO STRUFFALDI. Ele quer saber de detalhes sobre o Concerto do Corpo Musical, defronte o Obelisco, no dia 22 de dezembro. Conta que seu filho ALDO teve um problema estomacal ontem à noite. Foi levado a um hospital e voltou por volta das 4 horas da madrugada.
O retorno para casa é muito difícil. Permaneço mais de duas horas no interior do ônibus. Consigo ler todas as páginas do dia 17 de dezembro, que hoje imprimi na Sociedade e que consta da atualização necessária para colocar mais tarde no meu blog. Esse dia 17 de dezembro é uma data toda especial para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Foi em 2004 que conseguimos mudar o estatuto da Sociedade, criando nova vida para uma entidade que estava falida. Anos depois, em 2009, foi em 17 de dezembro que conseguimos a revitalização do prédio da Sociedade, com a ajuda imprescindível do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador ROBERTO ANTÔNIO VALLIM BELLOCCHI. Também não podemos esquecer do 17 de dezembro de 2005, quando os jornais publicaram a nossa luta pela conservação do nome do TUNEL 9 DE JULHO. No dia anterior, 16 de dezembro, uma reunião memorável na OAB-SP foi motivo primordial nessa luta, que ainda não conseguimos chegar a um final. Um erro histórico cometido por uma prefeita que tentou mudar o nome do túnel, somente para agradar o médico que a operou em 2001, criou uma situação insustentável para a Sociedade e para muitos outros segmentos da cidade paulistana.

Em casa, MARLENE fez uma “arte” que poderia lhe trazer complicações no seu restabelecimento depois da operação do tornozelo. Subiu as escadas para ir até sua casa, principalmente para ver seus gatos.    

Mensagem de DEBORA PRAZERES DE ANDRADE MENDES: Em contato com o nosso irmão MENDES, este transmitiu-me grande melhora em seu quadro, haja vista que ele já consegue se movimentar pela sua residência sem maiores problemas! Apesar da alta dose de remédios que ele vem tomando, o médico garantiu que em breve ele conseguirá se reestabelecer e voltar às suas atividades normais. 

CAROS IRMÃOS DO GBB
É DE CONHECIMENTO DE TODOS QUE NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA TIVEMOS A FORMATURA DOS NOVOS ASPIRANTES 2010 – TURMA CENTENÁRIO DA APMBB.
NA SEXTA FEIRA DIA 10DEZ TIVEMOS A FORMATURA MAIS ABRILHANTADA POIS SE COMEMORAVA O CENTENÁRIO DA “CASA MÃE’  O “NINHO DAS ÁGUIAS PARDAS” COM A PRESENÇA DE DIVERSAS AUTORIDADES, A ENTREGA DAS ESPADAS E MEDALHAS COMEMORATIVAS BEM COMO UMA MARAVILHOSA QUEIMA DE FOGOS QUE DUROU APROXIMADAMENTE TRINTA MINUTOS.
NO SÁBADO, DIA 11DEZ TIVEMOS O TRADICIONAL BAILE DA ESPADA NO SALÃO VERDE DO EXPO CENTER NORTE. MUITO COLORIDO, MUITO BEM CUIDADO, MUITO REQUINTE E DURANTE O BAILE UM ACONTECIMENTO ME CHAMOU A ATENÇÃO, BEM COMO DE TODOS OS PRESENTES: O NOSSO COMANDANTE GERAL, CORONEL CAMILO, PASSOU DE MESA EM MESA CUMPRIMENTANDO CADA UM DOS FORMANDOS E FAMILIARES ALI PRESENTES.
PARA NÓS DO GBB NÃO FOI NOVIDADE, APENAS SE CONFIRMAVA A GRANDEZA DE NOSSO COMANDANTE, FATO DE NOSSO CONHECIMENTO PELOS EXEMPLOS PRATICADOS E ATITUDES TOMADAS AMPLAMENTE DIVULGADOS NESTE ESPAÇO DOS OFICIAIS DA CORPORAÇÃO; PORÉM ACOMPANHAVA EU, À UMA CERTA DISTÂNCIA, QUANDO UM CIDADÃO, PARENTE OU CONVIDADO DE ALGUM FORMANDO APROXIMOU-SE E INDAGOU QUEM ERA AQUELE SENHOR NO QUE IMEDIATAMENTE INFORMEI TRATAR-SE DE NOSSO COMANDANTE. EM SEGUIDA PERGUNTOU-ME QUAL ERA O EFETIVO DA NOSSA CORPORAÇÃO. INFORMEI TRATAR-SE DE MAIS DE 100 MIL HOMENS E MULHERES EM ATIVIDADE. NESTE INSTANTE DE FORMA RÁPIDA E SINGELA ELE COMENTOU QUE NUNCA TINHA VISTO SEMELHANTE GESTO POIS ERA COMO O ...“PRESIDENTE DE UMA GRANDIOSA MULTINACIONAL” DANDO AS BOAS VINDAS AOS SEUS MAIS NOVOS E RECÉM CONTRATADOS COLABORADORES, PESSOALMENTE”...
TAL FATO TROUXE-ME UMA EMOÇÃO ESPECIAL E MARCANTE, O QUE ME LEVA A ESTAS LINHAS PARA AGRADECER AO NOSSO COMANDANTE, POR MAIS ESTE GESTO DE EXEMPLO, GRANDIOSIDADE E CARINHO COM NOSSA CORPORAÇÃO E CADA UM DE SEUS MEMBROS.
PANE/74
TURMA “CIDADE DE SÃO PAULO”

Recebi nesta noite uma mensagem do CORONEL PM ISAAC, meu companheiro do CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA (1987). Respondo a ele:
CARÍSSIMO ISAAC
Ainda ontem, ao atualizar a matéria para colocar nas memórias, na web, lembrei que o CRUZ foi o primeiro colocado na turma. Ele deixou uma página de feitos e fatos na nossa querida PM que marcou história. Soube dinamizar sua existência terrena e será eternamente lembrado. Que o SUPREMO CRIADOR DO UNIVERSO o tenha no Regimento dos Heróis. E amanhã completa o 23º ano do encerramento do CSP87 no Palácio das Convenções do Anhembi. Também tivemos um momento de tristeza naquele dia: o KLEBER não pôde comparecer porque sua mãe falecera. Por falar em lembranças, no dia 10 de dezembro último, à noite, na APMBB, numa memorável solenidade, 178 cadetes receberam as suas espadas. É a turma CENTENÁRIO DA APMBB. Quanta saudade me causou os momentos que estive ali, ao lado de velhos camaradas. Você sabe que conseguimos criar o núcleo "CADETE RUYTEMBERG ROCHA" na APMBB em 3 de abril de 2009. Depois de dez anos de luta vi esse sonho ser realizado. Isso deixa-me muito perto da Escola de Oficiais, pois o núcleo é um braço da nossa Sociedade Veteranos de 32-MMDC.  
Em 17 de dezembro de 2010 22:56, isaac silva <isaacsoniacoelho@gmail.com> escreveu:
Pois é né Ventura, perdemos mais um companheiro do nosso CSP/87. A partida de um amigo é sempre um momento muito triste, mas também um momento para a gente lembrar que a certeza da morte impulsiona a que se valorize a vida e aproveite todos os momentos que ela nos apresenta. Um grande abraço. Gosto muito de ver o seu vigor e a sua participação nos eventos. Lembro com muita saudade de nossos dias de CSP/87 e principalmente do nosso cantinho na sala de aula formado pelo saudoso Ney, Voce e o Bird-o passarinho lá de Rio Preto.
Um policial militar à paisana morreu no final da noite desta sexta-feira (17) após ser baleado durante o assalto a um caminhão na zona sul de São Paulo. O caso aconteceu na rua João Francisco de Moura, no bairro Vila Campo Grande por volta das 23h50. De acordo com a Polícia Militar, um grupo de assaltantes interceptou um caminhão que transportava aparelhos eletrônicos e prendeu o motorista e o ajudante na parte traseira do veículo. No mesmo instante, o soldado da PM passava de motocicleta pelo local e presenciou a ação. Ele tentou impedir o assalto e foi baleado. Mesmo socorrido ao pronto socorro de Pedreira, ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Os suspeitos fugiram com os objetos e a motocicleta do policial. Até a manhã deste sábado, ninguém havia sido preso.
CÉSAR CIELO deu uma volta por cima com estilo em sua temporada ao conquistar a medalha de ouro nos 50 metros livre do Campeonato Mundial de Piscina Curta de DUBAI com o tempo de 20segundos51. O recorde mundial escapou por pouco, exatos 21 centésimos, mas o nadador bateu o recorde sul-americano da prova pela terceira vez em dois dias e unificou os principais títulos da prova mais rápida da natação – campeão olímpico e mundial em piscina de 50 metros e agora também campeão mundial em piscina de 25 metros.

Morreu o jornalista ARIADENE PENTEADO CAMARGO. ARI, como era conhecido pelos colegas, nasceu em MARÍLIA e trabalhou 40 anos no GRUPO ESTADO. Foi redator de Internacional e editor da primeira página. Profissional dedicado, exigente e de humor peculiar, não raro era o primeiro a chegar e o último a apagar as luzes da redação. Como redator, sempre primou pelo bom uso da língua portuguesa. E era o jornalista mais consultado por colegas principiantes e repórteres experientes sobre dúvidas gramaticais. ARI tinha suas implicâncias gramaticais. Considerava palavras como “reexaminar” e “reenviar” aberrações da língua. Corintiano fanático, também não poupava seu time de observações ácidas e pessimistas.

Faleceu, aos 99 anos, a mãe do CORONEL PM NIOMAR CYRNE BEZERRA, MARIA IGNEZ CYRNE BEZERRA. Filha do TENENTE PM RAYMUNDO DA COSTA CYRNE e MARIA AUGUSTA DE MEDEIROS CYRNE, era viúva do CORONEL PM ANTÔNIO AGOSTINO BEZERRA. Além de NIOMAR, deixa os filhos MÁRIO (engenheiro), casado com KIYOKO YADOYA CYRNE BEZERRA; sete netos e doze bisnetos. O corpo será transladado amanhã, às 13 horas, do Hospital da Cruz Azul de São Paulo, onde está sendo velado, para o Cemitério São Paulo. Tinha 21 anos quando começou a Revolução Constitucionalista de 1932. O pai, que era sargento, e os dois irmãos mais velhos foram convocados para a frente de combate. Além de cuidar do irmão caçula, menor de idade, e da mãe adoentada, MARIA IGNEZ decidiu trabalhar de forma voluntária como costureira. Costurava roupas, principalmente para os batalhões de voluntários que se alistavam para a Revolução. Conheceu também seu marido na época. O próprio pai a apresentou a um colega que fez no regresso das tropas. Anos mais tarde, por sua ajuda à Revolução, ela recebeu uma medalha do MMDC. Em 1968, após a morte do marido, MARIA IGNEZ voltou ao voluntariado. E se dedicou aos movimentos sociais até os 90 anos. Visitava hospitais e chegou a trabalhar em obras voltadas para crianças carentes.

Em cerimônia marcada por elogios ao presidente LULA, DILMA ROUSSEFF recebeu hoje o diploma de presidente da República com a promessa de defender a liberdade de imprensa e de culto, honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e manter a estabilidade econômica. Diante de 300 convidados, na sede do Tribunal Superior Eleitoral, DILMA exibiu um estilo bem diferente de LULA, com discurso menos emotivo. Ao contrário de seu padrinho político, que não conteve o choro nas duas vezes em que foi diplomado, a primeira mulher eleita presidente do BRASIL – com 55.752.529 milhões de votos – segurou as lágrimas. “Sei da responsabilidade de suceder um governante da estatura do presidente LULA. Sei dos imensos desafios que nosso futuro comporta, mas, se pensarmos o que cada um de nós pode fazer pelo BRASIL, vamos descobrir uma força infinita, que a cada momento se alimenta e se renova”, afirmou ela. 

Em meio a uma diplomação protocolar e repleta de rostos conhecidos dos eleitores paulistas, dois deputados federais eleitos quebraram a monotonia hoje pela manhã no auditório da Assembléia Legislativa de São Paulo: o novato TIRIRICA (PR) e o veterano PAULO MALUF (PP). O primeiro, acusado durante a campanha de ser analfabeto e de ter falsificado um documento, o que o impediria de assumir o cargo na Câmara, recebeu o diploma da Justiça sobre efusivos aplausos. MALUF, ao contrário, ouviu vaias. FRANCISCO EVERARDO DE OLIVEIRA, o palhaço TIRITICA, foi o primeiro parlamentar federal chamado na cerimônia. “Obrigado”, murmurou, ao ser ovacionado pelo plenário da Assembléia. TIRIRICA foi deputado federal mais votado do BRASIL, com mais de 1,3 milhão de votos. Em seguida, TIRIRICA cumprimentou, esfuziante, o governador eleito de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, também diplomado pela Justiça nesta manhã, e seu vice, GUILHERME AFIF DOMINGOS. “O povo decidiu nas urnas. Escolheu seus representantes para os governos federal e estadual e para o Senado, Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa. Agora é hora de fazermos a nossa parte. Por isso, este é um momento de alegria”, disse ALCKMIN. TIRIRICA travou batalha judicial, em meio a suspeitas de analfabetismo e falsidade ideológica, para assumir sua cadeira no Congresso. Ele não quis dar entrevistas. Na saída, o palhaço foi escoltado por seguranças até o carro. Sorria sem parar e agradecia a Deus. Perguntado por um repórter se conhecia e o que fará pela região do Alto Tietê, no interior do Estado, respondeu: “Conheço” e “muita coisa boa”.
MALUF exibiu seu diploma para as câmeras de TV com sorriso de quem obteve uma vitória no apagar das luzes. Somente à noite ele conseguiu uma liminar do Tribunal Superior de Justiça para voltar ao Congresso por mais quatro anos. A decisão do TSE é um efeito cascata de sua absolvição no caso FRANGOGATE, ainda nesta semana, pela 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, por 3 votos a 2. A decisão tirou o ex-governador e ex-prefeito do alvo da LEI DA FICHA LIMPA, que impede políticos condenados em segunda instância de assumirem cargos. No plenário da Casa, porém, MALUF foi vaiado. Apenas uns poucos integrantes de sua claque pessoal tentaram, em vão, incentivá-lo. “As vaias são dor de cotovelo”, dizia um dos apoiadores do ex-prefeito paulistano.

No apagar das luzes, o governo LULA liberou a primeira parcela de 30 milhões de reais de um total de 44,6 milhões de indenização à União Nacional dos Estudantes (UNE) como reparação pelos danos causados à entidade durante a ditadura militar (1964-1985). O dinheiro caiu na conta da entidade hoje mesmo, depositada pela Comissão da Anistia, escalada para saldar a conta. Os 14,6 milhões de reais restantes entrarão no Orçamento de 2011. O dinheiro, segundo compromisso da direção da UNE, será integralmente aplicado na construção da nova sede, projetada pelo arquiteto OSCAR NIEMEYER. Com 13 andares, o prédio será erguido no mesmo terreno, na praia do FLAMENGO, onde o antigo foi metralhado e incendiado em 31 de março de 1964, dia do golpe militar. Doado pelo ex-presidente GETÚLIO VARGAS em 1942, o local é hoje um dos endereços mais caros do País. A pedra fundamental da obra será simbolicamente lançada em alto estilo no dia 20 de dezembro, às 17 horas, com a presença de autoridades, artistas e intelectuais de todo o País. Com dinheiro em caixa, a construção será iniciada no primeiro semestre de 2011 e a inauguração está prevista para 2013. Esta é a primeira indenização coletiva paga pelo governo brasileiro por danos da ditadura.
Aliada do governo, a UNE fraudou convênios, forjou orçamentos e não prestou contas de recursos públicos recebidos, como revelou reportagem do “ESTADO” em novembro de 2009. A entidade apresentou até documentos de empresa de segurança fantasma para conseguir aprovar patrocínio para encontro nacional em BRASÍLIA. A reportagem informou que dados do Ministério da Cultura revelaram que pelo menos nove convênios celebrados com a UNE, totalizando 2,9 milhões de reais estavam em situação irregular. Na época, o presidente da UNE, AUGUSTO CHAGAS, negou má-fé.

O vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, deixou hoje à tarde o Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO, onde estava internado desde o dia 23 de novembro. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ALENCAR foi internado com um quadro de obstrução intestinal e submetido a uma cirurgia para corrigir a obstrução no dia 27 de novembro. Por conta de uma piora em sua função renal, o vice-presidente teve de passar por sessões de hemodiálise. No dia 9 de dezembro ele deixou a Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica e passou a semana em um dos quartos do hospital. No mês passado, o vice-presidente, de 79 anos, passou por um cateterismo após sentir um mal-estar diagnosticado pelos médicos como infarto agudo do miocárdio. No dia 5, ainda na UTI, ALENCAR ficou angustiado por não ter ido à inauguração de uma escola em MURIAÉ (MG), sua cidade natal, batizada com o nome de sua mãe, DOLORES PERES GOMES DA SILVA. Só ficou tranqüilo quando soube que os irmãos haviam prestigiado o evento.

A Justiça decretou hoje a prisão temporária por 30 dias do ex-secretário de Habitação de JANDIRA, WANDERLEI LEMES DE AQUINO, por suspeita de ter sido o mandante do assassinato do prefeito BRAZ PASCHOALIN. A decisão é do juiz HENRIQUE MAUL DE SOUZA, que acolheu pedido da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO), braço do Ministério Público que investiga corrupção.

O músico e pintor americano DON VAN VLIET, líder da CAPTAIN BEEFHEART AND HIS MAGIC BAND, que lançou discos clássicos como TROUT MASK REPLICA e tinha JOHN LENNON entre seus fãs, morreu hoje de manhã aos 69 anos, na CALIFÓRNIA. Ele sofria de esclerose múltipla.         

2 011       :        -        SÁBADO
Missa em Ação de Graças no Santuário do Terço Bizantino. Missa em Ação de Graças à Polícia Militar: A Polícia Militar do Estado de São Paulo em comemoração pelos seus 180 anos, estará celebrando uma Missa em Ação de Graças, a ser realizada em 17 de dezembro, às 15h, no Santuário do Terço Bizantino. A missa será celebrada pelo Bispo Dom Fernando Figueiredo e co-celebrada pelo Padre Marcelo Rossi. Temos a honra de convidar todos policiais militares e familiares para participarem deste momento de fé.Endereço: Av. das Nações Unidas, 22.069 – Jurubatuba/ Santo Amaro, São Paulo/SP. (Comunicação Social)
Lição do dia 17
Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:
- Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:
- Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem cheirar as flores!

"Respeitar as opções do outro, "em qualquer aspecto" é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter.
As pessoas são diferentes, agem diferentes e pensam diferentes.
Nunca julgue. Apenas compreenda.

Obs: Pena que no meio do povo de Deus muito não tenha essa consciência disso, acham porque seguem uma fé se dá ao direito de julgar e condenar com os mesmo que protestam sua fé ou com os descrentes.

Prezado Cel. Ventura,
Neste findar do ano 2011, venho agradecer tudo de bom que construímos em conjunto, todas as demonstrações de carinho e afeto dedicada a meus pais, principalmente ao Cap. Gino que passa por uma importante fase de sua existência, fase essa a que todos chegaremos.
Que Deus o abençõe e proteja. Saúde e Paz.
O anexo é uma forma de representar nossa amizade.
Um grande abraço.
Aldo Struffaldi & Família

ESTIMADO ALDO
Foi um ano extremamente trabalhoso. Dar continuidade ao desempenho fantástico de seu pai, na presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC é extremamente difícil. Seu pai não tinha desafetos e eu os tenho, por problemas pessoais, que procuram "pelo em casca de ovo" e prejudicam, não a mim, mas a Instituição. Veja a publicação maldosa feita pelo Carraro no jornal Diário de São Paulo, que fui obrigado a retrucar. Ser presidente é gerir conflitos.
Mas fora os invejosos e os críticos exacerbados temos realizado muita coisa de bom. Mando-lhe as palavras do presidente, de dezembro, onde você poderá ter uma idéia de nossas realizações. Nelas também faço menção ao seu pai. Gostaria muito que ele as lesse.
Para você e sua família, que tão bem queremos e adoramos, nossos votos de superação das imensas dificuldades pelas quais passaram em 2011. Talvez para vocês seja um ano que deva ser esquecido nesse ponto de vista.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Em todo final de ano, são essas as mensagens, são esses nossos desejos, acompanhados de duas palavras por demais importantes, Paz e Saúde. Fazemos nossa parte levando a todos nossos amigos nossos sinceros votos, para que assim aconteça.
Na verdade, acima de nossos pedidos, está a vontade Divina . Ela decidiu o que foi o nosso ano e decidirá o que nos reserva o ano que se inicia.
Temos que ter a consciência que vivemos em um mundo de perdas e ganhos. Foi assim desde o início. Será assim até o final.
Como o Natal é a festa de Cristo, entende se que há aí uma forte religiosidade e nela nos devemos apegar,
aceitando as perdas e dando graças aos ganhos. Se a perda for por demais dolorosa, busquemos no Pai o entendimento.
Há que se ter o conforto e o encontramos quando Jesus disse : a vontade de meu Pai é que todo aquele que vê o Filho, e crê Nele, tenha a vida eterna, e Eu ressuscitarei no último dia. Assim está na Biblia.
Outras religiões também amparam seus adeptos explicando perdas, ganhos, e vidas em vários planos.
Há uma passagem Bíblica, muito conhecida, o Salmo 23, que é muito forte nas horas amargas quando em seu final nos diz :
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Estou acrescentando estas palavras ao meu e-mail de boas festas porque este foi um ano que vivenciei todas essas emoções. As boas, a maior parte delas, vieram de nosso Grupo, nosso encontro, novos amigos, nossos relacionamentos. A ruim, foi parte de minha cruz.
Então envio meus votos de boas festas, aliás, é o mesmo que enviei o ano passado, e que gosto muito. Que seja o que Deus quiser e com confiança e muita fé, será um ano muito bom para todos.
Fraternal abraço.

Meu amigo ERIC
Passo-vos os links a seguir contendo as informações que solicitou. Poderá ser de alguma ajuda para a elaboração do sistema de HONRARIAS de seu nucleo:
http://mmdc.itapetininga.vilabol.uol.com.br/honrarias.htm
e cada um desses links dá acesso aos diplomas que nosso núcleo confere em datas especificas durante o ano
http://mmdc.itapetininga.vilabol.uol.com.br/DHMFFA.htm
http://mmdc.itapetininga.vilabol.uol.com.br/DHMCBDT.htm
http://mmdc.itapetininga.vilabol.uol.com.br/DHMSJGP.htm
Optamos por não conceder condecorações por serem custosas demais para se gerar sendo nós um simples núcleo de correspondência apenas, com a missão única e solene de produzir e divulgar informações.
Nesse sentido, preferimos os diplomas que são infinitamente mais baratos e práticos de se criar e entregar e indicar pessoas para receberem as três medalhas da Sociedade.
De nossa experiência, os diplomas são valiosíssimos e mais fáceis de se operar. Com relação as medalhas entre em contato com o nosso presidente CEL VENTURA que ele irá lhe ajudar nesse sentido pois conhece o caminho das pedras para se gerar tais comendas. O que lhe adianto é que elas são feitas pela panelli, na capital, www.medalhas.com.br
Por fim, baseados em larga experiência própria, lembre-se de manter a estrutura organizacional do núcleo a mais enxuta possível, em termos de cargos e posições, de forma a viabilizar a missão de produzir e divulgar informações, que é a essência de ser de CORRESPONDENCIA.
Não podemos disso esquecer senão ficamos isolados, como alguns núcleos já estão inclusive, apenas disparando medalhas e diplomas, sem novidade nenhuma a trazer nem novos ares a ventilar para a nossa sociedade com relação a vida, memórias e feitos de nossos veteranos
Nossa responsabilidade é enorme amigo ERIC pense nisso, como presidente vc enfeixa em suas mãos a possibilidade de fazer acontecer. E não foi por acaso que és e teve as oportunidades que teve e tens em vida para assim fazê-lo.
Enorme abraço e na esperança de que essas manifestações minhas tenham lhe facultado um melhor entendimento de suas duvidas
BIAJONE
Dez 17, 2011
Em sáb, 17/12/11, Eric lucian Apolinário escreveu:
De: Eric lucian Apolinário
Assunto: Re: ESTATUTO
Para: "Prof.JBiajone"
Data: Sábado, 17 de Dezembro de 2011, 9:57
Meu caro.
Ontem realizamos nosso primeiro encontro, ainda informal dos membros do nosso Núcleo Cel. Francisco Vieira.
Temos: Presidente, Vice Presidente e Diretor Administrativo.
Já temos uma data para nosso primeiro evento público, será dia 29 de Janeiro, uma semana depois do evento de abertura das comemorações dos 80 anos do Movimento Constitucionalista em São Paulo. Vocês COM CERTEZA receberão um belo convite. Gostaria muito da presença de vocês por aqui.
Sobre condecorações, vocês já entregaram alguma? Ou apenas Diplomas? Pensamos em diplomar algumas figuras ilustres de Itapira.

Neste sábado, apesar do trabalho árduo na biblioteca, mantenho uma conversa telefônica com o GINO STRUFFALDI. Ele está atento aos acontecimentos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Comenta comigo o absurdo da publicação de uma opinião maliciosa do Carraro no jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO, no dia 12 último. O GINO oferece apoio às minhas decisões na presidência e censura a atitude do CORONEL PM PAES DE LIRA que demonstrou apoiar a atitude incoerente do conselheiro. Ainda não posso atinar para essa tomada de opinião do JAIRO, que sempre demonstrou ser uma pessoa de princípios sadios. Nesta, ele “pisou na bola”. GINO demonstra ainda a idéia de homenagear a colônia italiana em 2012 pela participação dos italianos na Revolução Constitucionalista de 1932. Quer ele condecorar o seu médico no 9 de Julho. Diz o GINO que talvez na semana que vem ele sofra uma pequena intervenção cirúrgica nos rins. Está confiante em sua recuperação e quer participar dos eventos da Sociedade.

O carnavalesco Joãosinho Trinta faleceu, neste sábado, O carnavalesco Joãosinho Trinta faleceu, neste sábado,  aos 78 anos, no Maranhão, onde há estava internado em um hospital em razão de uma infecção generalizada, após um quadro de pneumonia e infecção urinária. Joãosinho Trinta foi o primeiro - e único - carnavalesco a levar o nome de Mato Grosso para a Marques de Sapucai, em 1994, pela Unidos do Viradouro, escola de samba sediada em Niterói, com o enredo "Tereza de Benguela, uma rainha negra no pantanal". Na época, a escola ficou em terceiro lugar. "Teresa de Benguela" marcaria o retorno de Joãozinho Trinta ao carnaval carioca. Ele havia se afastado das funções de carnavalesco em 1993, mas que, a sua volta ao carnaval, deu a Viradouro uma roupagem nova. E além do mais, a década de 90 não podia deixar passar sem as marcas do gênio aos 78 anos, no Maranhão, onde há estava internado em um hospital em razão de uma infecção generalizada, após um quadro de pneumonia e infecção urinária. Joãosinho Trinta foi o primeiro - e único - carnavalesco a levar o nome de Mato Grosso para a Marques de Sapucai, em 1994, pela Unidos do Viradouro, escola de samba sediada em Niterói, com o enredo "Tereza de Benguela, uma rainha negra no pantanal". Na época, a escola ficou em terceiro lugar. "Teresa de Benguela" marcaria o retorno de Joãozinho Trinta ao carnaval carioca. Ele havia se afastado das funções de carnavalesco em 1993, mas que, a sua volta ao carnaval, deu a Viradouro uma roupagem nova. E além do mais, a década de 90 não podia deixar passar sem as marcas do gênio. O carnavalesco descobriu Teresa de Benguela, mas conhecida como Rainha Tereza, para os próprios mato-grossenses. Poucos conheciam a história dessa negra que, durante o século XVIII, articulou um bem montado refúgio dos negros após assumir o comando do quilombo do Quariterê, exercendo grande controle e influência. Este quilombo devido a sua organização sobreviveu por um período considerável. Valente e guerreira, Rainha Teresa comandou o Quariterê que contava cerca de 3 mil pessoas e crescendo de tal forma que chegou a agregar índios bolivianos e brasileiros, fato que incomodou a Coroa, uma vez que influenciava a luta dos bolivianos e americanos (ingleses e espanhóis) para a passagem de mercadorias e internacionalização da Amazônia. O desfile revelava a Sapucaí o mito de uma mulher guerreira. Num desfile envolvente como as notas das violas de cocho que embalam os cancioneiros, a passagem da Viradouro foi “vibrante como as noites de luar nos tempos do Quariterê”. Especialistas escreveram na ocasião que o samba que moveu a escola – citando Vila Bela, a viola de cocho e também o Estado de Mato Grosso - tinha como força “sua magnífica letra” e também possuia melodia reta. Foi apontado como um dos melhores sambas da agremiação. Atualmente, Joãosinho estava no Maranhão atuando em projetos da Secretaria da Cultura para os 400 anos de São Luís, que vão ser comemorados em 2012. Aliás, foi nesta cidade que o carnavalesco nasceu e começou trabalhando como escriturário. Mas a saúde do carnavalesco já não andava bem há algum tempo. No dia 11 de julho de 2006, ele sofreu dois AVC e foi internado no Rio de Janeiro e, depois, transferido para o Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília. Recebeu alta em 19 de outubro de 2006. Joãosinho Trinta se mudou para o Rio de Janeiro em 1951 para trabalhar com o que realmente sonhava: o Carnaval. Começou sua carreira no Salgueiro como assistente. Em 1973, foi promovido a carnavalesco e trabalhou ao lado da artista plástica Maria Augusta. Em sua estreia na nova função, Joãosinho colocou na avenida o enredo "Eneida: Amor e Fantasia". E foi no Salgueiro que ele ganhou o bicampeonato em 1974 e 1975, com os enredos “O Rei de França na Ilha da Assombração” e “O Segredo das minas do Rei Salomão“. Depois, foi contratado pela Beija-Flor, onde conquistou os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Após 17 anos de muito sucesso na Beija-Flor, o carnavalesco foi para a escola de samba Unidos do Viradouro. Em 1996, sofreu um derrame que paralisou um dos lados de seu corpo. Mas, mesmo assim, Joãosinho Trinta conquistou nesta escola, em 1997, seu último grande título com o enredo “Trevas! Luz! A explosão do Universo“. Em 2003, ele conseguiu o inédito 3° lugar pela Grande Rio. Também foi campeão nos Grupos de Acesso com as escolas Império da Tijuca e Acadêmicos da Rocinha, além de ter feito carnavais para escolas de São Paulo.

Nascido numa família conservadora do RIO DE JANEIRO, em 29 de junho de 1923, SÉRGIO BRITTO apaixonou-se pela arte de interpretar e dirigir quando fazia teatro amador na Faculdade da PRAIA VERMELHA, onde cursava medicina. Ainda tentou levar os estudos adiante, mas no sexto ano largou tudo para seguir a carreira que a vida escolheu para ele. SÉRGIO foi o pioneiro da dramaturgia na televisão brasileira, mas foi no teatro que se consagrou. Ainda jovem, criou o GRANDE TEATRO TUPI, programa que ficou mais de dez anos no ar e levou ao público 450 peças de autores nacionais e estrangeiros. Além de dirigir grandes nomes como FERNANDA MONTENEGRO, ÍTALO ROSSI, NATHÁLIA THIMBERG e ZILKA SALABERRY. SÉRGIO BRITTO também atuou como ator. Já consagrado como diretor, em 1959, SÉRGIO formou a sua própria companhia teatral e apresentou no Teatro Municipal do RIO a peça “O Mambembe”, que foi sucesso de público. SÉRGIO dirigiu “ILUSÕES PERDIDAS”, a primeira novela da TV GLOBO, que tinha no elenco então jovens e promissores atores como EMILIANO QUEIROZ, LEILA DINIZ, OSMAR PRADO e REGINALDO FARIA. Foi dele também a direção da primeira novela de IVANI RIBEIRO, “A MURALHA”, na TV EXCELSIOR, ‘1969. Seus mais recentes sucessos na TV foram como ANTERO, na novela “PANTANAL”, da TV MANCHETE, em 1990, e dom PEDRO II, em 2008, no especial da GLOBO “O NATAL DO MENINO IMPERADOR”. Desde o dia 14 de novembro SÉRGIO estava internado do Hospital COPA D´OR, no RIO, com problemas cardíacos. Morreu hoje, aos 88 anos, de insuficiência respiratória.

Conhecida no mundo todo como “a diva dos pés descalços”, por subir sempre aos palcos sem os sapatos, a cantora CESARIA ÉVORA alcançou o sucesso tarde, quando já beirava os 50 anos. Na época, lançava seu terceiro disco, ‘MISS PERFUMADA”. Além de se tornar celebridade, ela viu as portas dos principais teatros de PARIS se abrirem para conhecer seu talento. O público foi ao delírio. Depois não parou mais de crescer. Encantados com os shows, os parisienses outorgaram a ela, em 2009, a insígnia da Ordem da LEGIAO DE HONRA DA FRANÇA. CESÁRIA morreu hoje, aos 70 anos – e 45 de carreira – de complicações decorrentes de problemas cardíacos.     

A atriz GABRIELA DUARTE é mãe pela segunda vez. A filha de REGINA DUARTE deu à luz a FREDERICO hoje. O menino, que só teve o nome escolhido depois do parto, nasceu por meio de uma cesariana com 2,9 quilos na maternidade PRO MATRE, em SÃO PAULO. GABRIELA não é mãe de primeira viagem, ela tem MANUELA, de 5 anos, de seu casamento com o fotógrafo JAIRO GOLDFLUS. Assim como fizeram com a primeira filha, o casal optou por armazenar o sangue do cordão umbelical para preservar as células-tronco do bebê.

Duas meninas, de 11 e 13 anos, morreram afogadas hoje pela manhã, num lago, em ARAÇOIABA DA SERRA, região de SOROCABA. Por volta das 11 horas, a Polícia Militar recebeu um chamado de uma enfermeira do pronto-socorro da cidade. “O pai, no desespero e com esperança de recuperar a vida das filhas, as colocou no carro e levou até a base de saúde”, explicou o SARGENTO PM MACHADO. A família é de SÃO PAULO e alugou uma chácara para passar o final de semana. Em um momento de distração do pai, DERIVAL EZÍDIO DE FARIAS, uma das meninas entrou na água e se afogou, a outra pulou para tentar salvar a irmã, mas ambas morreram abraçadas.

Em um dia de fúria, JOÃO DE ARAÚJO NETO, de 43 anos, esfaqueou hoje a mulher e o filho de apenas 3 anos dentro do apartamento do casal, localizado no BELÉM, zona leste. Após o ataque, NETO tentou se matar. Ele e a mulher estão internados em estado grave. A criança foi medicada e não corre risco de morte. NETO e a mulher, ADRIANA MACEDO DE ARAÚJO, de 36 anos, trabalham juntos no restaurante e churrascaria DINHO´S, situado nos JARDINS, na região central. Ele atua como gerente e ADRIANA é chefe do departamento pessoal. O motivo do crime ainda é um mistério tanto para a polícia quanto para a família. Os ataques começaram às 9:15 horas no apartamento, localizado na Rua JÚLIO DE CASTILHOS. De acordo com a policia, o gerente pegou uma faca de cozinha e perfurou 15 vezes ADRIANA. Em seguida, esfaqueou quatro vezes o filho. ADRIANA conseguiu abrir a porta e um vizinho retirou ela e a criança do apartamento. Após a saída da mulher e do filho, NETO tentou se matar, cortando o pescoço e enfiando a faca no peito. Ele foi socorrido pelo helicóptero ÁGUIA da PM até o Hospital das Clínicas. ADRIANA e o filho foram levados para o Hospital SANTA VIRGÍNIA. O resgate feito pelo  ÁGUIA impressionou os moradores dos prédios vizinhos pelo estilo cinematográfico. A aeronave foi obrigada a pousar em um pequeno espaço entre a área livre de um condomínio.      

O presidente da FIFA, JOSEPH BLATTER, informou hoje que o presidente da CBF, RICARDO TEIXEIRA, pediu licença de suas funções na FIFA e também no COL (Comitê Organizador Local da COPA DO MUNDO DE 2014) até janeiro de 2012. Esta será a primeira vez que TEIXEIRA se afastará das duas entidades. O cartola, porém, não deu detalhes sobre os motivos do afastamento de TEIXEIRA. O secretário-geral da FIFA, JEROME VALCKE, mais uma vez, não perdeu a oportunidade de criticar o andamento das obras de infraestrutura do BRASIL para receber a COPA DAS CONFEDERAÇÕES, em 2013, e o MUNDIAL, em 2014. Apesar disso, o cartola elogiou o trabalho do novo ministro do Esporte, ALDO REBELO, à frente da pasta.   

A economia brasileira chegou ao fundo do poço em outubro e voltou a crescer em novembro e dezembro. A afirmação é do ministro GUIDO MANTEGA (Fazenda). MANTEGA disse que “não há nenhum risco” de o País ter neste ano a recessão técnica – dois trimestres seguidos de queda do PIB. Ele reconheceu que a expansão de 2011 – estimada pelo mercado em 3% - ficará abaixo da meta oficial, de 4% a 5%. “É excelente para primeiro ano de governo”, afirmou. Para 2012, ele projeta alta de 4% a 5%, entre outras razões graças ao fim das medidas de restrição ao crédito, à redução da taxa básica de juros e os investimentos do governo.

Inundações e deslizamentos de terra causados pela passagem de um tufão deixaram mais de 400 mortos e pelo menos 270 desaparecidos entre a noite de sexta-feira e a madrugada de hoje nas FILIPINAS. A maioria das vítimas foi arrastada enquanto dormia, por enxurradas que varreram duas cidades da região de MINDANAO, após 12 horas de intensas chuvas. Centenas de pessoas buscaram abrigo no topo de telhados, enquanto a água lamacenta e repleta de destroços arrastava carros e arrancava árvores. “Em menos de uma hora, o nível da água subiu mais de 3 metros”, contou à ASSOCIATED PRESS o ex-parlamentar AYI HERNÁNDEZ. Segundo a CRUZ VERMELHA filipina, pelo menos 436 pessoas morreram – 215 na cidade de CAGAYAN DE ORO e 144 em ILIGAN. As outras mortes ocorreram em vários povoamentos do sul das FILIPINAS e também da região central do país. A região mais atingida pelo TUFÃO WASHI – que registrou ventos de até 90km/h – não costuma sofrer inundações. O governo filipino afirmou que cerca de 100 mil pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas e levadas para abrigos.

Os comandantes militares do EGITO intensificaram hoje a violenta repressão contra manifestantes que tomavam a PRAÇA TAHRIR, no CAIRO, desde ontem, espancando-os com golpes de cassetete e incendiando suas barracas. O número de mortos, a maioria a tiros, elevou-se a 9 e o de feridos aproximou-se de 300, segundo o Ministério da Saúde.

Na semana em que o presidente BARACK OBAMA compareceu a várias solenidades que marcaram o fim simbólico da guerra no IRAQUE, boa parte do contingente americano desembarcou na base de FORTE BLISS, em EL PASO, no TEXAS, para um reencontro emocionado com as famílias após um ano no front iraquiano. A retirada dos militares dos EUA  do IRAQUE, que será concluída até o dia 31, termina com quase nove anos de um conflito que tem razões e custos questionáveis. Ali, morreram 4.484 militares americanos e 318 de países aliados. Outros 32,2 mil foram feridos em combate. Aos cofres públicos, a guerra do IRAQUE custou 1,257 trilhão de dólares. Para os iraquianos, as perdas são ainda maiores: 115,5 mil civis morreram no conflito.   

O vazamento em um navio da petrolífera MODEC liberou 10 mil litros de óleo no mar, ontem à noite, em uma região entre a ILHA GRANDE e PARATY, no RIO DE JANEIRO. O Secretario estadual do AMBIENTE, CARLOS MINC, anunciou que a empresa será multada em 10 milhões de reais. 

2 012     :      -      SEGUNDA-FEIRA
O Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ, tem a honra de convidar para a Solenidade do 102º Aniversário desta Casa de Ensino Superior, ocasião em que ocorrerá a Outorga da “MEDALHA DO CENTENÁRIO DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO”.
17 DE DEZEMBRO DE 2012
10h00
Vamos cedo para a APMBB. Saio de casa por volta das 7 horas, visto estar chovendo e acontecer complicações quanto ao trânsito. Apesar de minhas apreensões chego na Academia de Polícia Militar do Barro Branco com uma hora de antecipação. Assim vejo a chegada de todos os outros convidados. Também chega cedo o CORONEL PM NIOMAR CYRNE BEZERRA, acompanhado de sua esposa. AMADO RÚBIO também chego cedo. Aos poucos a Casa de Ensino vai recebendo dezenas de convidados. Somos recepcionados pelo Cmt da APMBB, CORONEL PM JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ, TENENTE-CORONEL PM ARY e outros oficias da Academia. JOÃO CARLOS DIAS e seus auxiliares do SEMANÁRIO DA ZONA NORTE comparecem para fazer uma reportagem sobre o evento. Também estão presentes o CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, o Deputado Estadual MAJOR PM SÉRGIO OLÍMPIO GOMES, o CORONEL PM Res JOSÉ FRANCISCO GIANNONI e outros oficiais da reserva.
Chove muito. Os cadetes estão formados e agüentam firme o mau tempo. Vai presidir a cerimônia comemorativa dos 102 anos da APMBB e a entrega da Medalha “CENTENÁRIO DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO” o CORONEL PM JUIZ ORLANDO EDUARDO GERALDI, ao lado do Cmt Geral, CORONEL PM BENEDITO ROBERTO MEIRA. Estão presentes os coronéis da ativa: VICENTE ANTONIO MARIANO FERRAZ, CESAR AUGUSTO LUCIANO FRANCO MORELLI, RENATO CERQUEIRA CAMPOS, MARCELO AFONSO PRADO, PEDRO BORGES DE OLIVEIRA FILHO, AUDI ANASTÁCIO FELIX, RUI CONEGUNDES DE SOUZA, AIRTON ALVES DA SILVA, CARLOS CELSO CASTELO BRANCO SAVIOLI e outros cujos nomes não me lembro no momento. O ponto mais importante da solenidade é justamente a entrega da Medalha.

POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
ACADEMIA DE POLICIA MILITAR DO BARRO BRANCO
DIPLOMA
O Comandante Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo, de acordo com o Decreto Estadual nº 11.111, de 01 de novembro de 2009, confere pelo mérito e serviços prestados à Polícia Militar do Estado de São Paulo, o diploma de outorga da Medalha “CENTENÁRIO DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO”, ao

SENHOR CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA

                                                                      São Paulo, 17 de Dezembro de 2012.
BENEDITO ROBERTO MEIRA
CORONEL PM – COMANDANTE GERAL

JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ
CORONEL PM – COMANDANTE DA APMBB
Ainda permanecemos durante um bom tempo na APMBB em conversas com os amigos. Converso com o CORONEL PM RICO, Diretor do MUSEU MILITAR DA PMESP sobre o futuro CENTRO CULTURAL DA PMESP que deverá ser instalado no antigo quartel da TABATINGUERA, depois do restauro daquele prédio. Depois, juntamente com o AMADO RÚBIO, embarcamos num ônibus SANTANA e descemos no Metrô. Vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e o AMADO vai para casa. Uma secretária da FUNDAÇÃO CÁSPER LÍBERO telefona pedindo o meu e-mail para mandar um convite. Também recebo um telefonema da UNINOVE marcando um encontro para a tarde de amanhã. Recebo a visita do ALDO STRUFFALDI. Veio pagar o trimestre, mas a MARINEI encontra-se de férias e isso fica para o ano que vem. Fala de sua mãe, dona DINORAH, que aos 90 anos não tem saído de casa. Relembramos a figura do nosso querido GINO STRUFFALDI.
Já estou de saída quando chegam o JOÃO FRANCISCO AGUIAR, Presidente do Núcleo de SÃO PEDRO e sua senhora. Também no mesmo momento veio me visitar o JOSÉ FARIA. O AGUIAR quer entregar medalhas para autoridades de SÃO PEDRO em maio de 2013. O FARIA traz-me uma caneta de presente de Natal. Fico com eles até quase 17 horas.
O ônibus que tomo para retornar a GUARULHOS causa um susto em todos os seus passageiros, já na VIA DUTRA. Um carro pára bruscamente na pista e o ônibus bate na sua traseira. Perdemos algum tempo na espera de que as partes cheguem a um acordo. A viagem prossegue normal.

Pela Internet recebo uma mensagem do JEFFERSON BIAJONE, onde num clip, pelo youtube, revejo a fala do AFRÂNIO na LOJA FIRMEZA, em 15 de dezembro.
CARISSIMOS AMIGOS
Segue link no YOUTUBE da solenidade MMDC (concessão da medalha MMDC pos mortem) na LOJA MAÇONICA FIRMEZA em ITAPETININGA e que contou com a presença de nosso ilustre comandante CEL VENTURA
http://www.youtube.com/watch?v=DXYylJNykVM
Gostaria de expressar aqui os meus mais sinceros e efusivos agradecimentos ao CEL VENTURA, CMT AMADO RUBIO e CACHIOLI por terem comparecido e ao TC PM OSIRIS, futuro cmt do 22º BPM/I, por nos ter concedido a VTR que trouxe CEL VENTURA e AMADO RUBIO a nossa solenidade.
Meus agradecimentos vão também ao meu estimadíssimo VP AFRANIO FRANCO DE OLIVEIRA MELLO pelo primoroso discurso e pela excelsa condução dos trabalhos junto à LOJA MAÇONICA FIRMEZA.
Por fim, gostaria de agradecer ao Sr. REGINALDO, presidente da LOJA MAÇONICA FIRMEZA por nos ter permitido realizar o resgate de importante porção da história de nossa revolução de 32 naquele importantíssimo estabelecimento histórico de nosso município.
Concito-os, ainda, a participarem da última solenidade de celebração dos 80 anos em nosso Estado de São Paulo, esta a acontecer também em ITAPETININGA, na sede social do Clube Venâncio Ayres, quinta-feira, dia 20 de dezembro, às 19 horas,a qual será seguida de coquetel comemorativo.
Nos encontramos lá!
Atenciosamente e grato,
prof. BIAJONE
Dez 17, 2012
Fazer exercícios físicos é recomendação de todo médico, mas é importante não se esquecer de realizar um bom check-up antes das práticas esportivas. Essa lição, o cirurgião gastro LUCIVALDO NAZARÉ TAPAJÓS FIGUEIRA, de 75 anos, não se cansava de ensinar. Ainda que ele mesmo não a tenha seguido tão rigorosamente na meia idade. Aos 40 anos, ele praticava tênis todos os dias na quadra da sua casa sem nunca ter feito exames cardiorrespiratórios. Foi derrubado por um infarto. A partir daí, maneirou nos exercícios, mas não conseguia largar o cigarro. Em 1995, teve um novo infarto. Depois do segundo baque, começou a participar de um grupo de reabilitação cardiorrespiratória e fazia exercícios supervisionados apenas três vezes por semana. TAPAJÓS era natural de BELÉM (PA). Em SÃO PAULO, foi diretor do Hospital SÃO CAMILO. Doutorado pela USP, também foi professor de anatomia na instituição. Nos últimos dois meses, esteve internado no Hospital SÍRIO-LIBANÊS por conta de um câncer. Muitos dos médicos que o tratavam haviam sido seus alunos. TAPAJÓS faleceu hoje, sábado, dia 17. Deixa viúva, dois filhos e três netos.  

O STF determinou hoje a perda de mandato dos parlamentares condenados no processo do mensalão: JOÃO PAULO CUNHA, VALDEMAR COSTA NETO e PEDRO HENRY. O ex-presidente do PT JOSÉ GENOÍNO, suplente de deputado, deve assumir uma cadeira em janeiro e ser atingido pela sentença. A questão foi decidida pelo decano da Corte, CELSO DE MELLO, e encerra o processo, depois de 4 meses e meio e 53 sessões. O ministro entendeu que a condenação criminal a uma pena superior a 4 anos de prisão implica a suspensão de direitos políticos e que cabe à Câmara apenas declarar a perda do mandato. O resultado deixou mais uma vez vencido o revisor, RICARDO LEWANDOWSKI, que defendia o envio da decisão final à Câmara. O presidente da Casa, MARCO MAIA, disse que vai recorrer da decisão e acusou o STF de “usurpar” funções do Congresso. O julgamento foi encerrado com bate-boca entre o presidente, JOAQUIM BARBOSA, que quis agradecer publicamente aos profissionais que o ajudaram, e o ministro MARCO AURÉLIO MELLO, que criticou a iniciativa.

Dez meninas que recolhiam lenha na região do vilarejo de DAWALATZAI, na Província de NANGARHAR, no leste de AFEGANISTÃO, foram mortas hoje por uma explosão, informaram as autoridades do país. A causa do incidente não ficou clara. Acredita-se que a detonação possa ter sido de uma bomba do grupo insurgente TALEBAN, de uma mina terrestre ou de algum artefato abandonado. Parentes das vítimas e seus vizinhos retiraram os corpos das garotas – com idades entre 6 e 11 anos, segundo o Ministério da Educação afegão – do local da explosão em macas de madeira, cobertos por mantas. “As meninas estavam coletando lenha e cavando o solo com machados quando a explosão ocorreu”, afirmou o governador distrital, MOHAMED SEDIQ. O funeral das vítimas atraiu centenas de moradores locais. “Eu estava tomando café da manhã quando escutei um estrondo. Depois, carreguei três das crianças feridas para o centro público de saúde”, afirmou JAN MOHAMED.

Um suicida detonou hoje um carro-bomba em um ataque contra um complexo de empresas de segurança privada em CABUL, matando ao menos um ferindo outros 15. O alvo, segundo as autoridades locais, era uma empresa que presta serviços de logística para o Exército afegão, a polícia do paÍs e as bases da OTAN.

Uma série de atentados no IRAQUE deixou hoje 45 mortos e 159 feridos, na véspera do primeiro aniversário da saída definitiva das tropas americanas do país. No último ano o IRAQUE enfrentou uma crise política entre os vários partidos e com a região autônoma do CURDISTÃO e sofreu uma retomada da violência com freqüentes atentados contra alvos xiitas e das forças de segurança. A província mais afetada hoje foi SALAHADIN, ao norte de BAGDÁ, onde 12 pessoas morreram e 52 ficaram feridas.

Pelo menos 18 pessoas morreram e 51 ficaram feridas hoje na explosão de um carro-bomba em um mercado na área do PASSO DO KYBER, noroeste do PAQUISTÃO. O atentado ocorreu antes do meio-dia na localidade de JAMRUD, perto de um ponto de ônibus, informou um funcionário do organismo oficial de coordenação das áreas tribais. KYBER é um dos sete distritos tribais que são redutos de insurgência.

Um dia depois da visita do presidente dos ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA,  a cidade de NEWTOWN, no Estado de CONNECTICUT, realizou hoje o funeral de duas das vítimas do ataque contra uma escola, na semana passada, que resultou na morte de 27 pessoas, sendo 20 crianças, além do atirador. As investigações deve prosseguir por meses até que a polícia tenha um cenário mais completo do homicídio. Os dois primeiros a serem enterrados tinham 6 anos de idade. JACK PINTO era um torcedor fanático do NEW YORK GIANTS e foi homenageado no domingo pelos jogadores do time de futebol americano. Amigos e familiares estiveram presentes ao funeral, que restringiu o acesso à imprensa. NOAH POZNER, filho de um rabino, também teve o seu funeral hoje, que reuniu toda a comunidade judaica da região de CONNECTICUT. Uma de suas irmãs sobreviveu ao ataque do atirador ADAM LANZA, de 20 anos. Nos próximos dias, devem ser realizados os funerais de outras vítimas. As escolas ficaram fechadas hoje em NEWTOWN, até sexta-feira, pela elevada qualidade de vida. Os alunos do colégio onde ocorreu o ataque devem ser transferidos para instituições nas cidades vizinhas e, talvez, voltem às aulas apenas depois das férias de NATAL e ANO NOVO. Alguns falam em nunca mais reabrir a Escola SAND HOOK.

Um homem foi preso no domingo à noite em LOS ANGELES por publicar em sua conta no FACEBOOK ameaças contra escolas do ensino fundamental, informou a polícia hoje. KYLE BANGAYAN, de 24 anos, foi preso na casa de seus pais em LOS ANGELES, onde a polícia encontrou nove armas (entre fuzis e pistolas) e munição. Não foram encontradas armas na casa de BANGAYAN em POMONA, 50 km a leste da metrópole californiana. O FBI está investigando o caso. Em OKLAHOMA, a polícia encontrou armas de baixo calibre e anotações sobre um possível ataque contra uma universidade do Estado na casa de SAMMIE EAGLEBEAR CHAVEZ, de 18 anos, acusado de planejar matar colegas de classe e detonar bombas. CHAVEZ, preso na sexta-feira, morava com sua mãe em BARTLESVILLE, cerca de 80 km de TULSA.

O governo da presidente da ARGENTINA, CRISTINA KIRCHNER, deu início hoje de forma compulsória os bens do GRUPO CLARÍN e pôr à venda a maioria de suas licenças e edifícios onde estão os canais de TV e estações de rádio. “Notificamos o início de transferência de licenças porque a Lei (de MÍDIA) é constitucional”, afirmou o diretor da Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual (AFSCA), MARTIN SABBATELLA.       

17 DE DEZEMBRO DE 2013     :      -    TERÇA-FEIRA
Teremos hoje, por volta das 18 horas, a entrega das honrarias do Núcleo MMDC IBIRAPUERA – HERÓIS DE 32, criadas pelo Decreto 59 098, de 6 de dezembro. Será em sessão solene na Assembléia Legislativa, por proposta do deputado estadual ED THOMAS. Esta semana está sendo muito atribulada para mim. Não consigo atualizar mais os meus arquivos, atrasados desde o dia 13 de dezembro.
Ainda passo pela Sociedade, que atravessa o recesso administrativo por causa das férias da funcionária MARINEI. Mas atendemos vários telefonemas de pessoas que ainda não estão sabendo da atual situação do MMDC. Almoço com nosso antigo conhecido, o OLIVEIRA, que está a par de todo o trabalho que executamos na Sociedade. Procura colaborar na altura de suas posses. Os diplomas das medalhas que serão entregues em SERTÃOZINHO e RIBEIRÃO PRETO ficaram ontem com o SARGENTO TARCÍSIO, a fim de serem registrados no Conselho de Honrarias e Mérito. Faltam serem registrados no livro próprio da Sociedade.

Pela manhã, na ACADEMIA DE POLICIA MILITAR DO BARRO BRANCO tivemos a entrega da Medalha Centenário da APMBB. Foram homenageados: GENERAL-DE-DIVISÃO FLORIANO PEIXOTO VIEIRA NETO, comandante da 2ª Divisão de Exército; CORONEL DE ARTILHARIA CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ, Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo; CORONEL PM OMAR LIMA LEAL, Diretor da Diretoria de Ensino e Cultura da Polícia Militar. CORONEL PM ERICK HOELZ COLLA, Comandante do Corpo de Bombeiros. CORONEL PM LEONARDO TORRES RIBEIRO, Comandante do Policiamento da Capital; CORONEL PM CÉSAR AUGUSTO LUCIANO FRANCO MORELLI, Comandante do CPI-7; CORONEL PM ADILSON PEREIRA DE CARVALHO, Diretor do DTel; Deputado Estadual CORONEL PM ÉDSON FERRARINI; Desembargador LUIZ EDMUNDO MARREY UINT, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; CORONEL PM JUIZ ANTONIO AUGUSTO NEVES; RONALDO JOÃO ROTH, Juiz de Direito da 1ª Auditoria do Tribunal de Justiça Militar; ÉDSON CORREIA BATISTA, Promotor do TJMSP; ÉDER SEGURA, Promotor de Justiça; MESSIAS JOSÉ LOURENÇO, Procurador do Estado; WALLACE DE OLIVEIRA GUIRELLI; CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO; CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES; CORONEL PM SALVADOR PETINATTO NETO; CORONEL PM FABRÍCIO ÂNGELO PIAZZA; CORONEL PM UBIRAJARA ADRIANO MARQUES; TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ROBERTO BALESTIERO, Comandante do 2º BPChq; TENENTE-CORONEL PM AIRTON EDNO RIBEIRO, da APMBB; TENENTE-CORONEL PM LUIZ MARCOS THEODORO DE SOUZA, do 8º BPM/I; TENENTE-CORONEL PM WANDERLEY PEREIRA; MAJOR PM HUMBERTO SHIGHEO SHIROTORI, do CBM; MAJOR PM RICARDO VIEIRA PEIXOTO; MAJOR PM JOÃO LUÍS MINGHETI COSTA; CARLOS ALBERTO BAUMGART, empresário; CAPITÃO PM ÉMERSON FRIANO; CAPITÃO PM CAIO MARCOS DE OLIVEIRA; CAPITÃO PM AYRTON MORELI GATI; CAPITÃO PM MARCUS MENDES CAMPOS; CAPITÃO Méd PM MAURÍCIO DOMINGUES FERREIRA; 1º TENENTE PM RENATO FERNANDES DOS SANTOS; 1º TENENTE PM ANDERSON DA SILVA DIAS BRASIL; 1º TENENTE PM LEANDRO CARLOS SEGRE; 1º TENENTE PM LUIZ FERNANDO DE LIMA PAULO; 1º TENENTE PM JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS OLIVEIRA; 1º TENENTE PM DIVALDO GREMES; 1º TENENTE PM GILSON RUBENS TOZATTI; 2º TENENTE Músico PM JÁSSEN FELICIANO; EDUARDO ÁLVARES MOREIRA; RODRIGO DE PAULA CAIRES; CÁSSIO LUIZ CÁCCIA, Empresário; ALFREDO DUARTE DOS SANTOS; AUMIR ANTONIO SCOMPARIN; SUBTENENTE PM MÁRCIO RAMOS DOS SANTOS; 1º SARGENTO PM JOÃO LUIZ DE FREIRAS; 1º SARGENTO PM PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA; 1º SARGENTO PM LUÍS ANTONIO DA SILVA; 2º SARGENTO PM SÉRGIO MORALEZ; 2º SARGENTO PM PATRÍCIA SOARES DOS SANTOS VIEIRA DAS NEVES; CABO PM MAURÍCIO VIRGÍLIO DOS SANTOS; CABO PM PAULO HENRIQUE SANTOS; SOLDADO PM LUIZ ANTÔNIO BONFANTE; SOLDADO PM JOSÉ DE OLIVEIRA; SOLDADO PM ANDRÉA GAVINHOS DOS SANTOS; MARIA FLORINDA BENASSI LIONELLO e EURÍDICE MOTA BRITO FERREIRA.     

Por volta das 15 horas, vou para a Assembléia Legislativa. Na sala FRANCO MONTORO encontro o MAJOR PM ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA, Presidente do Conselho de Honrarias do Núcleo MMDC IBIRAPUERA – HERÓIS DE 32, na companhia de sua mãe e sua esposa. Está assinando os diplomas. Ainda não chegaram os convidados. Assino também os diplomas. O CAPITÃO ADRIANO DA COSTA E SILVA, acompanhado de sua esposa, comparece por volta das 17:30 horas.
O Professor ADILSON CÉZAR, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES e as pessoas que vão ser agraciadas nesta noite vão chegando. A sessão solene começará com um certo atraso, pois o deputado estadual ED THOMAS está reunido com os seus pares na votação da Lei Orçamentária para 2014. ARISTIDES, THELL DE MORAES, SIDNEI LOBO PEDROSO (acompanhado de familiares), VALCACER e muitos outros conhecidos estão presentes neste evento.
Com a chegada do deputado ED THOMAS vai ser constituída a mesa de Trabalhos. Fazem parte da Mesa a doutora NORMA SUELI BONNACORSO, Superintendente da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo, além do Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; do CAPITÃO ADRIANO DA COSTA E SILVA, Presidente do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA; do doutor FÁBIO DE SALLES MEIRELLES, presidente da FAESP.
Primeiramente, o orador do evento, CAPITÃO PM ARTHUR, da CASA MILITAR, chama o Presidente do Conselho de Horárias e Mérito, Professor ADILSON CÉZAR, para me condecorar com o GRANDE COLAR – HERÓIS DE 32 – TRIBUTO AOS CONSTITUCIONALISTAS.
Em seguida, eu condecoro o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, Vice-Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC; o CAPITÃO ADRIANO DA COSTA E SILVA; o Doutor JOAQUIM DIAS ALVES – Presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo MMDC-IBIRAPUERA HERÓIS DE 32. Também recebem o GRANDE COLAR: Doutor ROBERTO C. T. MENDES, Vice Presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo; MAJOR PM ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA, Presidente do Conselho de Honrarias do Núcleo; CAPITÃO PM DOUGLAS JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA, Vice-presidente do Conselho de Honrarias; 1º TENENTE PM NATANAEL SOARES DOS SANTOS, Presidente do Núcleo MMDC-LESTE; 2º TENENTE PM JOSÉ GOMES DE ARAÚJO FILHO, Vice-Presidente do Núcleo MMDC-LESTE.
Vão receber a GRÃ CRUZ “HERÓIS DE 32” – SEMPRE VIVERÃO: Deputado Estadual ED THOMAS; Doutor ALBERTO JABUR, Cônsul de EL SALVADOR; doutor JÚLIO DE ARAÚJO FRANCO FILHO, Desembargador Federal do Trabalho; doutor ROBERTO CICILIATI TRONCON FILHO, Superintendente da Polícia Federal em SÃO PAULO; Doutora NORMA SUELI BONNACORSO, Superintendente da Polícia Técnico Científica; Doutor FÁBIO DE SALLES MEIRELLES.
Recebem o COLAR ‘HERÓIS DE 32” – TRIBUTO AO PANTHEON: LOJA MAÇÔNICA JUSTIÇA, LEALDADE E UNIÃO; Doutor MARCO ANTONIO MARQUES DA SILVA, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Doutor MIGUEL ÂNGELO BRANDI JÚNIOR, Desembargador do TJ; Doutor MÁSSIMO PALAZZOLO, Juiz Federal; doutor GODOFREDO BITENCOURT FILHO, delegado Seccional de DIADEMA; Doutor MARCOS COSTA, Presidente da OAB/SP; TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA, Chefe de Gabinete da Casa Militar do Estado de São Paulo; MAJOR PM ALBERTO MALFI SARDILLI, da CASA MILITAR; MAJOR PM MÁRIO ALVES DA SILVA FILHO, do 16º BPMM; MAJOR PM ROGÉRIO LONGHI DA SILVA, Oficial Superior do CPI-5; CAPITÃO PM CELSO MIGLIACCIO, do 16º BPMM; CAPITÃO PM NILSON CÉSAR PEREIRA, Comandante da 2ª Companhia do 2º BP Amb; CAPITÃO PM DANIEL KUMAI, Comandante da 3ª Companhia do 12º BPMM; 1º SARGENTO PM MARCELO CLEMENTE, da Subsistência da PMESP; 3º SARGENTO GILBERTO JOSÉ ALVES, R1 do Exército; DOUTOR ANTÔNIO BASILE, Presidente do Conselho da SOPE; doutor JOSÉ CARLOS RODRIGUES PEREIRA DO VALE; doutora CAMILA DUARTE; doutor RENATO RIBEIRO SANTOS; ALFREDO DUARTE DOS SANTOS, da Polícia Civil; VALDECIR GOMES FIGUEIRA, DIRETOR DE CRIAÇÃO do Núcleo, e outros.
Encerrada a entrega das condecorações, ainda demoramos na Assembléia, a fim de tiramos dezenas de fotos. O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES ajuda-me no deslocamento de retorno à Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Deputado Ed Thomas presta homenagem aos “Heróis de 32” e também é homenageado

Do:Assessoria de Comunicação do Deputado

Foto: Cedida/AI
Da direita p/ esquerda, Ed Thomas, Cel. Ventura e outro homenageado
“Um momento inesperado, mas inesquecível”. Esta a reação do Deputado Estadual Ed Thomas (PSB) responsável pela sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta terça-feira, 17/12, para homenagear os “Heróis da Revolução Constitucionalista de 1932”, ao também ser homenageado. Na presença de veteranos e de familiares daqueles que participaram da maior reação armada contra o que pretendia o governo federal, e da qual Pudente e região se fizeram presentes através dos jovens que se alistaram no movimento constitucionalista, o parlamentar autor da homenagem acabou sendo agraciado pelo Núcleo MMDC (Martins Miragáia, Dráusio e Camargo) Ibirapuera “Heróis de 32” da Sociedade de 1932, recebendo a Grã Cruz “Heróis de 32 – Sempre Viverão”, através do presidente da entidade, Cel. PM Mario Fonseca Ventura. Agradecendo a outorga de importante título da entidade que representa os milhares de civis paulistas que lutaram contra a decisão de Getúlio Vargas em nomear um interventor que não era de São Paulo para governar do estado, quebrando assim a Constituição republicana de 1891, e por isso organizaram o movimento armado que culminou com a Revolução Constitucionalista de 1932, “um marco na história de todos nós, com uma ação impedindo que o país fosse governado sem uma Constituição, que promulgada dois anos mais tarde, permitiu o funcionamento do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, além do que, com a nova Constituição, permitiu que as mulheres votassem, dando direito ainda ao cidadão de escolher seus candidatos nas urnas”, destacou o deputado Ed Thomas, autor da lei municipal que incentiva a divulgação deste momento histórico nas escolas, culminando com a parada cívico/militar no centro de Prudente, todos os anos, reverenciando os heróis de 32, através de seus familiares. No evento, no auditório Franco Montoro, a presença também de representantes de organizações militares de São Paulo. Na insígnia da Sociedade Núcleo dos Veteranos Heróis de 32, o registro histórico: “Morreram Jovens para Viver Sempre”.
O Aeroporto de CONGONHAS inaugurou hoje sua nova torre de controle. O mais recente modelo tem três vezes o tamanho da antiga e o dobro de altura: 44 metros,
o equivalente a um prédio de 10 andares. Da torre, os controladores de voo têm uma visão de 360 graus de CONGONHAS. É possível ver as duas cabeceiras da pista de pouso e decolagem, pistas de deslocamento de aeronaves, pontos de espera e todos os portões de embarque. Um dos benefícios da nova torre está relacionado ao controle de helicópteros. O Serviço Regional de Proteção ao Voo deSÃO PAULO colocou um controlador para trabalhar exclusivamente com voos de helicópteros na região. SÃO PAULO tem cerca de 900 movimentos de helicópteros por dia.         

Um ônibus de turismo que saiu de SÃO PAULO com destino a SAPIRANGA, no RIO GRANDE DO SUL, caiu de uma ponte sobre a REPRESA DE VOSSOROCA, na BR-376, em TIJUCAS DO SUL, na região metropolitana de CURITIBA (PR). Pelo menos seis pessoas morreram e outras seis estavam internadas com ferimentos graves. Outras 24 ficaram feridas. O grupo voltava da capital paulista, onde fez compras.

A chanceler alemã ANGELA MERKEL foi formalmente empossada hoje para o terceiro mandato com o apoio de uma ampla coligação de partidos. A coalizão formada pela União Democrata-Cristã, de MERKEL, pelo Partido Social-Democrata e pela União Social-Cristã detém 505 dos 631 assentos do parlamento, o que garante folgada maioria ao governo. Nesta administração, o partido de ANGELA MERKEL ficou com cinco pastas do Executivo e com a Chancelaria.

A polícia britânica descartou a possibilidade de um grupo de elite das Forças Armadas britânicas estar envolvido na morte da princesa DIANA e negou a reabertura da investigação sobre o acidente de carro em PARIS em 1997. A polícia metropolitana de LONDRES disse, em agosto, que estava avaliando novas informações sobre as mortes de DIANA, DODI AL FAYED e do motorista deles no acidente ocorrido quando eram perseguidos em alta velocidade por paparazzi. 


O PAPA FRANCISCO completou 77 anos hoje e para comemorar, o VATICANO convidou quatro moradores de rua para assistir à missa matinal e tomar café da manhã com o pontífice. Os quatro vivem na rua, em um bairro vizinho aos muros da SANTA SÉ. Um deles levou até o cachorro para a ‘celebração’.
No sábado, o PAPA já havia sido presenteado pelas crianças no VATICANO com um bolo de aniversário. FRANCISCO tem sido considerado um dos papas mais informais nos últimos tempos. Hoje, quando refletia em voz alta sobre o papel das pessoas no mundo, JORGE MÁRIO BERGOGLIO adotou um tom modesto.
Ele convidou funcionários da hospedagem onde mora no VATICANO para se juntar a ele em uma “atmosfera familiar” durante a homilia. “Que o Senhor escreva nossa história”, afirmou FRANCISCO, que conversou individualmente com os funcionários.
As comemorações não terminaram. A delegação do SAN LORENZO, o time de futebol argentino pelo qual o papa torce, chegou hoje a ROMA com um presente para o pontífice: a réplica de um troféu, que deverá ser entregue amanhã ao líder da IGREJA CATÓLICA. “Chegando neste dia tão especial, como o aniversário de 77 anos do papa, este encontro parece feito por Deus”, comentou o vice-presidente da equipe, MARCELO TINELLI, pouco antes de partir rumo à ITÁLIA, na segunda-feira.

A loteria norte-americana MEGA MILLIONS sorteou nesta noite um prêmio estimado em 586 milhões de dólares (cerca de 1,36 bilhão de reais), o quarto maior da história dos ESTADOS UNIDOS e o segundo maior já oferecido os apostadores. O valor foi alcançado após o prêmio principal acumular 21 vezes – o último sorteio foi realizado na sexta-feira, com um prêmio de 400 milhões de dólares.

Algumas prisões dos ESTADOS UNIDOS estão substituindo as visitas presenciais a detentos por conversas via Chat pela Internet, em um sistema parecido com o do SKYPE. O programa permite que os presos tenham contato com familiares e amigos que não possam visitá-los. Porém, há o temor de que as visitas pessoais sejam totalmente eliminadas no futuro e os detentos fiquem sem contato com o mundo exterior.


2 014           -             QUINTA-FEIRA
CONVITE
HOMENAGEM AOS VETERANOS DA ROTA
AVPESP - ASSOCIAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO POLICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo Deputado SAMUEL MOREIRA e o Deputado EDSON FERRARINI
sentir-se-ão honrados com sua presença no Ato Solene em Homenagem aos Veteranos do 1º BP Chq, Batalhão "TOBIAS DE AGUIAR" e Outorga da Medalha Cidadão Policial, instituída pela AVPESP - Associação para Valorização do Policial do Estado de São Paulo, presidida pela Sra. CLEUSA BADANAI.
"Valorizar, é reconhecer o trabalho incessante desses homens de garra".
DIA 17 DE DEZEMBRO DE 2014 - HORÁRIO - 20 HORAS.
Av PEDRO ÁLVARES CABRAL, 201 - IBIRAPUERA
AUDITÓRIO "FRANCO MONTORO".

MARINEI passa pela minha casa por volta das 10 horas. Vamos para o Quartel do Comando Geral. Precisamos acertar detalhes junto ao Cerimonial da PMESP para a solenidade marcada para 19 de dezembro, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. Conversamos com o MAJOR PM LUIZ ANTÔNIO a respeito desse assunto. Vários oficiais estão em reunião para discussão da segurança, manutenção e administração do Obelisco. O Comandante interino do 12º BPMM, MAJOR PM CABANAS, participa dessa reunião e toma conhecimento de suas atribuições. Uma delas é que o Monumento Mausoléu ficará aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas, reservando a segunda-feira para se fazer a manutenção do Obelisco. A TENENTE-CORONEL PM LODI também esteve nessa reunião.
Podemos ficar mais sossegados sabendo que a PMESP está atenta para o problema surgido com a reinauguração do Monumento Mausoléu.
Mas, para a Sociedade, ainda não está resolvido o problema da instalação do telefone. Por incrível que possa parecer, ainda a VIVO não encontrou o OBELISCO DO IBIRAPUERA em seu sistema. E o pior é que instalaram a linha 31058541 na VILA RÉ. São absurdos que surgem e que causam enorme desgaste. MARINEI tem telefonado diariamente para a VIVO e há um jogo de empurra-empurra que demonstra falhas gritantes na organização dessa Instituição. Não é a Sociedade que está em jogo, mas o maior patrimônio escultural do Estado de SÃO PAULO. E com isso, a própria Nação no contexto internacional, pois são muitos os turistas que estão visitando aquele local.
WILLIAM MASCARENHAS está nos esperando no hall do Corpo de Bombeiros. Ele trouxe os diplomas do COLAR DA VITÓRIA, chancelados no Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio do Governo.
Vamos almoçar e depois rumamos para o Obelisco do IBIRAPUERA. Marcamos uma reunião com o MAJOR PM Res SAMUEL. Ele irá nos auxiliar no cerimonial do dia 19 de dezembro, com um data show, isto é, demonstração de imagens referentes ao Movimento Constitucionalista de 1932. MARINEI continua batalhando com a VIVO. Já instalaram um telefone público no interior do Obelisco, na sala onde ela trabalha. Mas a linha que está para ser transferida ainda é um problema grave. Um técnico está na VILA RÉ, onde consta que o telefone foi transferido de maneira bisonha e que compromete o bom nome da VIVO.
ÉLCIO DALLARI traz seu pai e amigos para visitarem o Monumento Mausoléu. Outros turistas visitam o local. WILLIAM MASCARENHAS banca o monitor para várias pessoas, ensinando o que sabe sobre a Revolução de 32. Há muita coisa para se fazer no sentido do turismo, principalmente com relação aos estrangeiros. Talvez a saída para esse problema seria a parceria com órgãos especializados no assunto.
Sem resolver a problemática do telefone, deixamos o Obelisco por volta das 16 horas. Essa época de festas natalinas apresenta um trânsito caótico da 23 de maio, Marginal do Tietê e VIA DUTRA. MARINEI tem muita paciência para dirigir e aceita todos esses entraves. Amanhã ela trabalhará na feitura dos boletos, pois um terço de nossos associados não honraram com o compromisso de pagar o trimestre. As contas da Sociedade estão atingindo o pico perigoso do "vermelho".  Como ainda não temos internet na nova sede do MMDC, ela fará esse trabalho em sua casa. Não irá amanhã ao Obelisco.     
Tivemos também hoje reunião do Conselho Deliberativo, cuja ata é a seguinte:
ATA DA 35ª REUNIÃO PLENÁRIA
No dia 17 de dezembro de 2014, à Rua Maria Paula, 122, Cj 804 São Paulo, Capital, realizou-se a 35ª Reunião do Conselho Deliberativo da referida Sociedade, sob a Presidência do Cel Jairo Paes de Lira, com os Conselheiros que assinaram a Lista de Presença própria (anexa). Os trabalhos, inicialmente marcados para ter início às 16 horas, começaram efetivamente às 16 horas e 15 minutos, na expectativa da presença de outros Conselheiros. Os trabalhos começaram com estatutária saudação às Bandeiras. Em cumprimento ao item dois da pauta, foi lida, discutida e votada a ata da 34ª Plenária, aprovada por dois votos a favor, com abstenção do Conselheiro Dr Luiz Sérgio Carraro. Em cumprimento ao item três da pauta a mudança da sede foi referendada, mas, a requerimento de Carraro, inseriu-se a ressalva abaixo, exclusivamente dele e de sua responsabilidade: Nada contra a mudança da sede da Sociedade para onde seja. Entretanto, considero lastimáveis os seguintes fatos: contrariando a histórica posição do grande Ibrahim Nobre, que não foi submisso ao Governador, o Presidente, Cel Ventura, declinou da titularidade do Mausoléu a favor do governo e ainda criou uma medalha (Colar da Vitória) com despesas exclusivamente pelo MMDC, sem ônus para o governo, e, pior, com verba obtida por doadores anônimos. Pior ainda: a sede foi mudada para o Obelisco e o prazo que o Sr Presidente estipulou foi de há muito superado.
Em cumprimento ao item quatro, a Previsão Orçamentária para 2015 foi lida, discutida e aprovada com dois votos a favor e uma abstenção (de Luiz Sergio Carraro). Em cumprimento ao item cinco, o Presidente informou que o aumento do valor da mensalidade, de quinze para vinte reais, foi acatado pela Diretoria Executiva, conforme orientação do Conselho Deliberativo. Informou também sobre a solenidade que ocorrerá, às 16 horas de 19/12/2014, no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, para onde está em vias de mudar-se a sede da Sociedade. O Presidente também comunicou o recebimento da carta do Conselheiro Max Basile, que nela informou sua impossibilidade de comparecer àquela Plenária, por motivo de doença. Em vista do contido na missiva, foi justificada a ausência do referido Conselheiro. Finalmente, o Presidente comunicou que, em vista do silêncio dos demais ausentes, as respectivas faltas foram consideradas injustificadas. O Dr Carraro informou que soube, sem pormenores, na hospitalização do Conselheiro e Ex-Presidente da Sociedade, Cel Ary Canavó, com o qual perdeu contato. Acrescentou que o referido Conselheiro não tem utilizado a Internet, razão pela qual informa que o endereço dele continua a ser o constante dos arquivos da Sociedade. Informa também os números telefônicos do Conselheiro Canavó (1199122445) e do filho dele, José (11999412637), solicitando sejam essas informações também encaminhadas à Diretoria Executiva. Nada mais havendo a tratar, os trabalhos foram encerrados às 17 horas e 30 minutos, de tudo lavrando-se a presente ata, redigida por mim, Luiz Correa Salles. Anexos: Convocação; lista de presença; Previsão Orçamentária da Diretoria Executiva para 2015; cópia da ata da reunião da Diretoria Executiva, realizada em 27/02/2014.
A ata vai assinada pelo Secretário, LUIZ CORRÊA SALLES e pelo Presidente, CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA.

Como sempre, o desvairado Carraro acrescenta uma série de asneiras à ata, demonstrando ódio ao presidente, coisa que não é de agora, procurando denegrir a imagem do mesmo. Ninguém foi submisso a ninguém, apenas se cumpre o que determina a Lei com relação ao Decreto que se criou o Colar da Vitória. Não existe nenhum prazo como menciona e o resto é de uma ediotice que chega às raias de uma insanidade mental. Não posso compreender como é que o Presidente do Conselho Deliberativo atura um sujeito desse quilate. Procura ele enodoar o presidente da Sociedade, mas atinge diretamente a própria estrutura da instituição.    

Luiz Pesce de Arruda

REFLEXÃO SOBRE A PETROBRÁS
Luiz Eduardo Pesce de Arruda
Olhe bem nos olhos do velho
Olhos baços, olhos sofridos
Olhos de “preso de cadeia”
Aliás, foi assim que, mesmo doente,
ele assinou uma carta ao ditador
Cumprimentando-o pelo aniversário
Mas insistindo que o petróleo era nosso.
Um velho que só conseguiu uma cama
para se deitar na cela da Detenção
Porque seu companheiro de infortúnio
era um jovem estudante das Arcadas
Igualmente preso pelo “Estado Novo”
E que, deitando-se no frio chão de cimento,
Reverenciou o velho e lhe ofereceu o conforto que podia
Naquelas circunstâncias
O jovem se chamava Abreu Sodré
O velho se chamava Monteiro Lobato
Olhe bem nos olhos apaixonados
De militares, de estudantes, de políticos,
Muitos deles professavam a mesma ideologia
Que os donos do poder, hoje, no Brasil,
Disseram um dia professar
Foram eles que enfrentaram a ditadura
Falaram, insistiram tanto
Até que Vargas, presidente eleito democraticamente
Criou finalmente a Petrobrás, um sonho do Brasil
Que despertava para a grandeza
Olhe bem nos olhos sonhadores dessa gente
Engenheiros e técnicos, operadores de plataforma e pilotos de helicóptero
Geólogos, marinheiros, perfuradores e mergulhadores,
Quantos deles deram a própria vida
Para construir a Petrobrás,
esse orgulho de um Brasil gigante
Olhe bem nos olhos confiáveis dessa gente
Juristas e motoristas, copeiros e gestores,
Financistas e auditores
Especialistas de todo gênero
Que estudaram, foram aprovados legitimamente
em disputado concurso público,
Continuaram se aperfeiçoando
E lutaram como leões por essa empresa
Que significava, para eles e para elas,
Uma extensão de sua própria família
De sua própria vida
Olhe bem nos olhos frios dessa gente
Altos executivos, negociadores internacionais,
Especialistas em contratos,
Que enfrentaram, negociaram, ousaram, brigaram, conciliaram, blefaram e venceram
Alguns dos conglomerados monopolistas mais fechados e competentes do mundo
Defenderam a empresa, sem se corromper e, assim,
Conquistaram contratos milionários, recursos – e respeito internacional – para o Brasil
Feche os olhos por um instante
E lembre-se do tempo em que você era jovem,
O dinheiro era curto mas a vida lhe sorria
longa à sua frente
E você construía castelos de sonho com seus amigos,
Numa sala de aula, numa mesa de bar,
Às vezes, em um “aparelho” ou em uma cela do DOPS
Você também sonhou com um Brasil grande
Democrático, honrado, livre e justo
Do qual cada brasileiro e brasileira
Poderia se orgulhar
Agora, o tempo passou
Olhe bem nos olhos de sua mãe
De seus filhos
De seus netos
De seus amigos e vizinhos
(Se é que eles queiram olhar para você)
Olhe bem nos olhos de cada criança e jovem brasileiro
Olhe bem nos olhos de seu médico,
Quando estiver, um dia, retido em seu leito de morte,
Pois todo o dinheiro que você roubou não prolongará sua vida em um só instante
Não o fará mais respeitado por seus descendentes Não o fará mais feliz
E nem lhe trará Paz!
E, por derradeiro, eu sinceramente lhe pergunto:
Olhando nos meu olhos
Você não tem vergonha com o que você – e seus amigos e correligionários - fizeram com a Petrobrás?
São Paulo, 17 de dezembro de 2014

O governo de São Paulo vai trocar o secretário da Segurança Pública do estado. Segundo boletim do SPTV informou nesta quarta-feira (17), a partir do ano que vem sai Fernando Grella Vieira e assume a pasta Alexandre de Moraes. O motivo da mudança não foi informado. Grella, que é promotor, havia assumido a cadeira da segurança em 22 de novembro de 2012, no lugar de Antonio Ferreira Pinto. Entre 2007 e 2010, durante gestão do então prefeito Gilberto Kassab (à época no DEM, hoje no PSD), Moraes foi secretário municipal dos Transportes e de Serviços, além de chefiar a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans. Pelo acúmulo de cargos, era conhecido como "supersecretário".
Antes disso,  no segundo governo de Alckmin (entre 2002 e 2005), Moraes trabalhou na Secretaria da Justiça do estado. Ele deve assumir a pasta da Segurança em 1º de janeiro.

Um bebê de dois anos foi encontrado morto no início desta noite dentro de um carro em SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABC. O veículo estava estacionado na Rua 23 de Maio, no bairro ANCHIETA, em frente à sede da Ordem dos Advogados do BRASIL e próximo ao fórum da cidade. Segundo os policiais, o pai da criança disse ter esquecido de deixá-lo na creche no horário do almoço. Por volta das 18 horas, ele teria ido até a escola para pegar o filho, mas a funcionária avisou que a criança não tinha sido deixada por ele antes. Assustado, o homem, que não teve o nome divulgado, teria corrido até o carro. Lá, encontrou o bebê já sem vida. A polícia não deixou claro se foi chamada pelo próprio pai para atender a ocorrência ou pelos populares quando viram a cena. Quando chegaram ao veículo, a criança já estava morta. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte depois. O bebê estava sentado na cadeirinha, no banco de trás de um HONDA CIVIC.
O pai está em estado de choque e foi atendido em um hospital da cidade. Pessoas que acompanharam o desespero do homem disseram que ele é funcionário da Prefeitura de SÃO BERNARDO e trabalha na Secretaria de Finanças, a 600metros do local onde o carro foi deixado. A polícia não disse, nesta noite, se o pai seria preso.

ESTADOS UNIDOS e CUBA anunciaram hoje a reaproximação dos dois países após um período de 53 anos de rompimento. As duas nações vão normalizar integralmente as relações diplomáticas, com abertura de embaixadas em HAVANA e WASHINGTON e recomposição de canais de cooperação e negociação. Para concretizar o passo histórico, os presidentes BARACK OBAMA e RAÚL CASTRO autorizaram no primeiro semestre de 2013 conversas secretas de alto nível - que começaram em junho daquele ano e tiveram a bênção do PAPA FRANCISCO.
As conversas foram concluídas na terça-feira, com um telefonema de uma hora e meia entre os dois mandatários, quando foi alinhada a liberação de prisioneiros cubanos e americanos.
Os EUA decidiram ainda rever a inclusão de CUBA na lista de Estados que apoiam o terrorismo, relaxar ainda mais viagens e remessas de americanos à ilha e liberar várias transações financeiras e tipos de exportações.
OBAMA e RAÚL anunciaram as medidas simultaneamente. CUBA também fez concessões: vai liberar 53 prisioneiros que WASHINGTON considera presos políticos (alguns dos quais já começaram a ser soltos), facilitar o acesso à internet à população e abrirá espaço para visitas de avaliação da ONU e da CRUZ VERMELHA.
"Começamos um novo capítulo nas histórias dessas duas nações das AMÉRICAS. Ninguém está bem servido por políticas desenhadas quando a maioria de nós nem era nascida. Por meio dessas mudanças, tentamos criar mais oportunidades para os povos americanos e cubano para iniciar um novo capítulo", disse OBAMA. O embargo econômico continua válido, pois depende de decisão do Congresso norte-americano.
RAÚL CASTRO demonstrou satisfação com os termo do acordo. "A decisão de OBAMA merece o respeito e o reconhecimento de nosso povo. Quero agradecer o apoio do VATICANO e especialmente ao PAPA FRANCISCO. O bloqueio econômico, comercial e financeiro deve acabar. As medidas de bloqueio foram convertidas em lei, e o presidente OBAMA deve tomar medidas executivas".

O aniversário de 78 anos do PAPA FRANCISCO foi comemorado hoje com tango, bolo e chimarrão. O pontífice entrou no clima e apagou as velinhas. Depois de ouvir a catequese de FRANCISCO sobre a família, as notas de "LIBERTANGO", de ASTOR PIAZZOLLA, abriram o baile. "Aos tangueiros presentes convido a fazer soprar aqui um pouco do vento dos pampas", disse o PAPA ao se despedir. Os casais de dançarinos foram convocados em um evento criado no Facebook.

Um dia depois do ataque do Taleban que matou 141 pessoas em uma escola, o governo do PAQUISTÃO suspendeu hoje a moratória da pena de morte em casos de terrorismo. Os corpos das vítimas começaram a ser enterrados pela manhã, após vigílias realizadas durante toda a noite. O país amanheceu com bandeiras a meio mastro e escolas fechadas. O ataque contra a Escola Pública do Exército em PESHAWAR, no noroeste do país, foi o atentado mais violento da história do PAQUISTÃO e provocou uma onda de indignação entre a população. Os sobreviventes do atentado relataram cenas chocantes, com crianças e jovens ensanguentados. "Quando o tiroteio começou, ninguém sabia o que estava acontecendo. Depois eu vi crianças caindo, chorando e gritando. Eu também caí. Depois percebi que tinha sido atingido por uma bala. Todas as crianças tinham ferimentos de balas. Todas as crianças estavam sangrando", contou ABDULLAH JAMAL, de 14 anos. Outro adolescente presenciou a morte do irmão. "Estávamos recebendo treinamento de primeiros socorros. Foi quando quatro pessoas de uniforme entraram e começaram a disparar. Vi meu irmão morrer, baleado na garganta", disse MOHAMMAD MUNEEB, de 14 anos. Um jovem viu a secretária da escola agonizando. "A dor foi intensa quando as minhas pernas foram atingidas por tiros, mas mesmo assim eu fiquei em silêncio. Eu me arrastei até o salão seguinte. Vi o corpo da nossa secretária em chamas. Estava sentada na cadeira, o sangue escorria enquanto o corpo queimava". A Anistia Internacional calcula que mais de oito mil pessoas estão no corredor da morte no PAQUISTÃO, 10% delas por terrorismo.

O primeiro-ministro australiano, TONY ABBOTT, anunciou hoje a abertura de uma investigação sobre o sequestro em um café de SYDNEY, afirmando que trabalhará sem pausa para que os australianos vivam em segurança. Além disso, revelou que o sequestrador MAN HARON MONIS chegou a estar sob a vigilância da AUSTRÁLIA entre 2008 e 2009, e recebeu pedido de extradição pelo IRÃ em 2000. O sequestrador teria ainda porte de arma.

2 015      :        -       QUINTA-FEIRA


Dados: 30/11/2015 10:08 
Assunto: CONVITE: Coquetel Consular 17 Dezembro - Governo da Austrália [SEC = UNCLASSIFIED] 
Para: 
sociedade32@gmail.com 
Cc: 
O Consulado Geral da Austrália
Tem o prazer de convidar o Coronel Mario Ventura para um coquetel
em Comemoração A Nossa Parceria de Sucesso em 2015
Quinta-feira 17 de Dezembro de 2015 
Das 19: 00h até 21: 00hrs no Renaissance São Paulo Hotel, Alameda Santos, 2233, Jardim Paulista - São Paulo 
: RSVP milena.carmona@austrade.gov.au OU (11) 2112 6215 Até 2015/10/12
Convite indivídual

MEDALHA DO CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO
Ofício nº GRPAe - 45/12O/15
Ao Ilustríssimo Senhor Coronel
MARIO FONSECA VENTURA
Na qualidade de Comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea "JOÃO NEGRÃO", tenho a honra de comunicar que Vossa Senhoria está entre as personalidades que serão agradecidas com a "MEDALHA CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO"
A cerimônia de outorga será realizada durante a solenidade em comemoração aos 102 anos da Aviação Militar Paulista, em 17 de dezembro de 2015, às 10 horas, na sede do GRPAe, situado na Avenida Olavo Fontoura, nº 1078 - Campo de Marte - Santana.
Traje do agraciado: Social
Parabéns pela outorga!
(O ofício está assinado pelo CORONEL PM CARLOS EDUARDO FALCONI, Comandante do GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHA AÉREA "JOÃO NEGRÃO").
ATA 001
SOCIEDADE VETERANOS DE 32 - MMDC
NÚCLEO MMDC “GAVIÕES DE PENACHO” DO ÁGUIA - GRUPAMENTO AÉREO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
REUNIÃO DE CRIAÇÃO DO NÚCLEO MMDC “GAVIÕES DE PENACHO” DO GRUPAMENTO AÉREO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, aos 17 dias do mês de dezembro do ano de 2015, no Grupamento Aéreo da Polícia Militar, avenida Olavo Fontoura nº1078, Santana, São Paulo – Capital, realiza a nomeação da Presidência Executiva  do respectivo núcleo.
Estiveram presentes na reunião: Cel PM Mario Fonseca Ventura – Presidente da Sociedade Veteranos de 32, Cel PM Carlos Eduardo Falconi – Comandante do GRPAE, Ten Cel PM Eduardo Alexandre Beni – SubComandante do GRPAE, Sr Alfredo Duarte dos Santos – Policial Civil do Gabinete do Secretario de Segurança Pública  e 2º Sgt Tarcisio Candido de Aguiar – Dir RP da Dir Executiva do Núcleo Heróis de 32.
O Sr Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, Cel Mario Fonseca Ventura, RG: 2.499.336, CPF: 116.250.408-06, casado, residente e domiciliado na cidade de Guarulhos/ SP, por meio de sua competência na presidência supra citada, nesta reunião cria o NÚCLEO MMDC “GAVIÕES DE PENACHO” DO ÁGUIA - GRUPAMENTO AÉREO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e nomeia como Presidente e Vice-Presidente respectivamente:
Presidente: Cel PM Carlos Eduardo Falconi – Comandante do GRPAE,
Vice-Presidente: Ten Cel PM Eduardo Alexandre Beni – SubComandante do GRPAE,
E registra que a função de Presidente de Honra é reservada ao Comandante do GRPAE e a função de Vice-Presidente é reservada ao SubComandante do GRPAE.
O Cel PM Carlos Eduardo Falconi - Presidente da Diretoria Executiva do Núcleo MMDC “Gaviões de Penacho” do Águia – Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado de São Paulo nomeará sua diretoria em data a ser estabelecida e consultado a Presidência da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC


_________________________
Cel PM Mario Fonseca Ventura
Presidente SocVet 32 – MMDC
_________________________
Cel PM Carlos Eduardo Falconi
Presidente

_________________________
Tem Cel PM Eduardo Alexandre Beni
Vice-Presidente
____________________________
Alfredo Duarte dos Santos
Diretor do Núcleo MMDC Ibirapuera

____________________________
2º Sgt Tarcisio Candido de Aguiar
Diretor de  Relações Públicas do Núcleo Ibirapuera

A AVIAÇÃO CONSTITUCIONALISTA
Antes de qualquer referência à Aviação Constitucionalista, é preciso consignar algumas palavras sobre a arma aérea na Força Pública do estado de São Paulo.
Em 1912, assume a presidência do estado bandeirante, pela terceira vez, o Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, ex-embaixador do Brasil na Inglaterra onde constatara o interesse que o emprego militar do avião já despertava na velha Albion. À época, pairava sobre São Paulo a ameaça da "política das salvações" que o governo presidido pelo marechal Hermes Rodrigues da Fonseca impusera a outras unidades federadas brasileiras.
Rodrigues Alves resolveu dotar a Força Pública estadual de aviões criando, através da Lei 1395 A, de 17 de dezembro de 1913, a Escola de Aviação daquela milícia. Eram responsáveis pelo novel estabelecimento os aviadores Edu Chaves, como diretor, e Cícero Marques, como instrutor, ambos brevetados na França.
A escola, instalada no campo do Guapira, ressentia-se de infra-estrutura para a manutenção dos aviões eis eram escassos profissionais capazes para tal e o suprimento de peças era importado e caro. O estabelecimento deixou de funcionar mas a lei que a criou não foi revogada.
O entusiasmo pela aviação em São Paulo era contagiante e incentivado pelo retorno à capital do aviador norte-americano Paul Oston W. Hoover , ex-instrutor da aviação naval e da escola da Força Pública, o que deixara para servir sua pátria na Primeira Guerra Mundial. Tudo isso causou o renascimento da Escola de Aviação da Força Pública bafejada com a volta de Hoover à sua instrutoria. Formou vários oficiais-aviadores para a milícia paulista, os quais, na revolução de 1930, atendendo à solicitação do general Hastimphilo de Moura, foram encaminhados, junto com os meios aéreos existentes, à Segunda Divisão de Infantaria para formarem a Aviação Legalista sob o comando de major-aviador Lysias Augusto Rodrigues. Cremos que alguns de seus aviões lançaram bombas sobre os revolucionários à altura de Itararé. A tal convicção nos conduz, relato de João Neves da Fontoura em obra citada na bibliografia.
Waco CSO
Vencedor o movimento de rebeldia, por sugestão do general Pedro Aurélio de Góes Monteiro, chefe do Estado-Maior dos amotinados, foi extinta a aviação da Força Pública bandeirante. Seus pilotos foram distribuídos por diversas unidades interioranas; o material, entregue ao Exército.
Posto isso, passemos à revolução de 1932.
Ao seu lampejo, no dia 09 de julho, o Regimento de Cavalaria da Força Pública tomou as instalações do campo de Marte onde havia, em um hangar, dois aviões Waco de 180 HP do Correio Aéreo Militar. No dia seguinte, no quartel do Quarto Regimento de Infantaria, foram encontrados dois aviões Potez, bombardeiros de 450 HP. Eles constituíram o núcleo da aviação revolucionária paulista

Foi, então, criado o Grupo Misto de Aviação da Força Pública de São Paulo pelo interventor Pedro de Toledo através do Decreto 5590, de 15 de julho de 1932 que o dotou de uma esquadrilha de caça, uma de bombardeio, uma de exploração e observação e uma de adestramento. O comando seria de major-aviador e os órgãos de apoio eram chefiados por capitães-aviadores.

O comando do Grupo foi entregue ao major-aviador Dr. Ismael Torres Guilhermino Christiano, oficial médico que, entusiasta da aviação, se tornou piloto. O subcomandante era o capitão João Negrão, do Corpo de Bombeiros. Comandava a esquadrilha de caça, o capitão Sebastião Machado.

Já no dia 10 de julho, civis paulistas apresentaram-se em Marte e foram comissionados como segundos-tenentes da Força Pública. Destaque-se o Dr. Mário Machado Bittencourt pelo seu desempenho e sacrifício que serão apreciados no momento oportuno. Junto com aviadores milicianos foram utilizados como pilotos e observadores aéreos. Lá foram ter, ainda, os capitães Antônio Reynaldo Gonçalves e Alberto Americano. Inúmeros outros oficiais e praças da Força Pública, foram postos à disposição do Grupo Misto de Aviação para constituírem órgãos de apoio.

Oficiais da arma de Aviação do Exército aderiram à revolução como os  majores-aviadores Ivo Borges e Lysias Augusto Rodrigues. O primeiro, conspirador de primeira hora ,junto com sua esposa, Sra. Celeste Borges, freqüentava a casa do coronel Euclides de Oliveira Figueiredo. na rua Delgado de Carvalho, Tijuca, Rio de janeiro. Conseguiram alguns escapar dessa cidade e dirigir-se para São Paulo em barcos pesqueiros tais como os primeiros-tenentes-aviadores José Ângelo Gomes Ribeiro e Orsini de Araújo Coriolano e vários outras pessoas que conspiravam na residência do coronel Figueiredo. Pela mesma via, chegaram a São Paulo os majores-aviadores Lysias Augusto Rodrigues e Ivo Borges.

Outros, como o tenente-aviador Artur da Mota Lima e o capitão-aviador Aderbal da Costa Oliveira, voaram para a terra bandeirante. O primeiro, em 14 de julho, pilotando um Waco, conseguiu fugir do campo dos Afonsos. Perseguido, logrou pousar em Taubaté. O segundo, dirigindo um Nieuport Delage, por ocasião de um vôo de treinamento da Escola de Aviação Militar, iludindo a grande vigilância que já ocorria, escapou dos Afonsos na em 21 de agosto. Levava, como passageiro, o soldado José César Falcão que nada tinha a ver com a revolta.

Desencadeada a revolta o pessoal do Destacamento de Aviação de São Paulo, baseado no campo de Marte, manteve-se fiel à legalidade. Apenas, o primeiro-tenente Nicanor Porto Virmond aderiu. Os revoltosos prenderam o capitão-aviador Álvaro D´Assunção D Ávila e os primeiros-tenentes aviadores Casimiro Montenegro Filho e João de Almeida. O segundo-tenente-aviador Geraldo Guia de Aquino logrou a fuga antes que seus colegas fossem aprisionados e seguiu para Minas Gerais, via Três Corações, apresentando-se, posteriormente, no campo dos Afonsos.

Formou-se, então a Aviação Constitucionalista que operou em todas as frentes onde ocorreu a luta mas sua concentração maior foi na frente sul. Estava baseada em Itapetininga e Marte.

Ela era constituída pelo Grupo Misto de Aviação da Força Pública que já foi apreciado acima e pelo Grupo de Aviação Constitucionalista cujo comandante era o major -aviador Lysias Augusto Rodrigues tendo como pilotos os capitães Adherbal da Costa Pereira, José Ângelo Gomes Ribeiro e Arthur da Mota Lima, reforçada com componentes do Grupo Misto.

O comando geral da Aviação Constitucionalista, os chamados "GAVIÕES DE PENACHO," foi entregue ao major-aviador Ivo Borges.
Nieuport Delage.
Seus meios aéreos, a princípio,, consistiam em duas aeronaves Potez TOE (A116 e A212) e um Waco CSO, o C2, aqueles que estavam baseados no campo de Marte, quando eclodiu o motim, e não possuíam metralhadoras sincronizadas. A ela, foram doados dois outros aviões pelo Aero-Clube dos Bandeirantes Paulistas, um Moth e um Fleet os quais, entretanto, eram inservíveis para fins militares.
Seguiram-se um JN de propriedade do capitão Antônio Reynaldo Gonçalves e um Morane, obtido por empréstimo. Depois, reforçou-se com os aviões trazidos pelos oficiais que se evadiram do campo dos Afonsos, o Waco CSO e o Nieuport Delage.
 A base inicial foi o campo de Marte, em São Paulo, ao depois, transferida para Itapetininga.
Fleet
A infra-estrutura aeroportuária era formada por vários campos de pouso o que permitiu a operação em todas as frentes de combate. Daqui resultou que os poucos aviões que possuía foram distribuídos por vários lugares o que evitou alvos estacionados. A Aviação Constitucionalista teve, também, uma base de campanha na Fazenda Chapadão, em Vira-Copos.
As aeronaves eram ali camufladas em uma barraca de lona armada em um capão de mato. Só operavam quando não havia sequer a mínima ameaça da presença da aviação legalista. Nesse campo, os sediciosos perderam o avião Potez A 212, acidentado em manobras de pouso
Cotejando-se a constituição das duas Forças Aéreas (se é que podemos chamá-las assim), vê-se que, iniludivelmente, a aviação do governo federal detinha a superioridade aérea. Leve-se em conta que os "Gaviões de Penacho", apenas uma vez, dispuseram de seis aviões disponíveis.

Ambas as forças aqui em estudo sentiram a sua inferioridade de meios. Pelo lado legalista, o general Góes Monteiro solicitou a Getúlio Vargas aquisição de cinqüenta (50) aviões Waco CSO, quando ele esteve em visita à frente do Túnel. Só dez (10) das aeronaves compradas chegaram a tempo. Os demais apareceram com o conflito praticamente terminado. Foram, então, empregados em missões do Correio Aéreo Militar.
Curtiss Falcon
Os revoltosos, em agosto, compraram da Fábrica de Montagem da Curtiss Wright Corporation, situada no Chile, nove aviões Curtiss Falcon O TE. 
Estavam equipados com motor Curtiss D-12, de 135 HP, atingindo a velocidade máxima de 224km/h com um raio de ação de 1000 quilômetros e teto de 600 metros. Foram as mais aperfeiçoadas aeronaves presentes na revolução de 1932.
Transladados por pilotos americanos e chilenos, o local de entrega aos revolucionários paulistas era a cidade de Encarnación, no Paraguai. Um desses aviões acidentou-se na fronteira do Chile com a Argentina e outro foi apreendido pelos paraguaios em Concepción. Os demais foram conduzidos à cidade de Campanário, Mato Grosso, aonde foram entregues aos revoltosos. Em São Paulo, foram armados com metralhadoras e porta-bombas. Um deles foi inutilizado por tiros de metralhadora em uma experiência.
Medalha CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, instituída pelo Decreto Estadual nº 59.852, de 28 de novembro de 2013, a qual será outorgada em 17 de dezembro 2015.

1
Cel PM
Francisco Alberto Aires Mesquita

2
Cel PM
Audi Anastácio Felix

3
Cel PM
Ieros Aradzenka

4
Cel PM
Gilberto Tardochi da Silva

5
Cel PM
Maximiano Cássio Soares

6
Cel PM
Luiz Humberto Savioli

7
Cel PM
José Roberto Monte Oliva

8
Cel PM
Roberto Alves dos Santos

9
Cel PM
Luis Henrique Falconi

10
Cel PMERJ
Lucio Flavio Baracho de Sousa

11
Cel PM
José Roberto Rodrigues de Oliveira

12
Cel PM
Mário Fonseca Ventura

13
Cel Aviador
Fernando Sakura

14
Cel Intendente
Takashi Matsuda

15
Capitão de Mar e Guerra
Mauro Henrique Ayres

16
Secretário de Estado
Alexandre de Moraes

17
Secretário de Estado
Patrícia Faga Iglecias Lemos

18
Secretário de Estado
David Everson Uip

19
Secretário Adjunto
Magino Alves Barbosa Filho

20
Procurador do Estado
Gustavo Rizzo

21
Advogado
Giovanni Spirandelli da Costa


SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA METROPOLITANA DEZ
TRIGÉSSIMO SÉTIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO
SOLENIDADE ALUSIVA AO DÉCIMO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO BATALHÃO
SÃO PAULO, 17 DE DEZEMBRO DE 2015.
SENHORAS E SENHORES, BOM DIA!
O TENENTE CORONEL PM MÁRCIO DA SILVA, COMANDANTE DO TRIGÉSIMO SÉTIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO SAÚDA A TODOS OS PRESENTES, DESEJANDO “BOAS VINDAS” A TODOS QUE SE ENCONTRAM AQUI A FIM DE NOS PRESTIGIAR, PARTICIPANDO DO DÉCIMO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DESTE BATALHÃO.

COMPOSIÇÃO DA MESA DE HONRA
O TENENTE CORONEL MÁRCIO DA SILVA, COMANDANTE DO 37º BPMM RECEPCIONARÁ AS AUTORIDADES

CONVIDAMOS AS SEGUINTES AUTORIDADES PARA COMPOR A MESA DE HONRA:
DEPUTADO ESTADUAL CORONEL ALVARO BATISTA CAMILO
CORONEL MARCUS VINÍCIUS VALÉRIO
ABERTURA DOS TRABALHOS
CANTO DO HINO NACIONAL
CONVIDAMOS A TODOS OS PRESENTES A ENTOAR, O HINO NACIONAL.
LETRA: JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA.
MÚSICA: FRANCISCO MANUEL DA SILVA.

LEITURA DA NOTA PARA BOLETIM ALUSIVA AO EVENTO
NOTA ESPECIAL PARA BOLETIM INTERNO Nº 37BPMM-001/05/15
O TRIGÉSIMO SÉTIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO FOI CRIADO ATRAVÉS DO DECRETO Nº 49248, DE 15DE DEZEMBRO DE 2004.
SEDIADO NO BAIRRO JARDIM VISTA LINDA, NA CAPITAL, É RESPONSÁVEL PELA POLÍCIA OSTENSIVA E PELA PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA EM PARTE DA ZONA SUL DA CAPITAL PAULISTA E SUBORDINADO AO COMANDO DE POLICIAMENTO DA ÁREA METROPOLITANA DEZ.
A ÁREA TERRITORIAL DO TRIGÉSIMO SÉTIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO PERTENCIA AO 1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO QUE FOI DIVIDO PARA MELHOR OPERACIONALIDADE DE ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO.
O TRIGÉSIMO SÉTIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO HERDOU O EXTREMO SUL DA CAPITAL DE SÃO PAULO, FAZENDO DIVISAS COM OS MUNICÍPIOS DE TABOÃO DA SERRA, EMBU DAS ARTES E ITAPECERICA DA SERRA.
POSSUI COMO CARACTERÍSTICAS O AMBIENTE QUE SE DESTACA PELA RIQUEZA DA MATA ATLÂNTICA, A REGIÃO DE MANANCIAIS QUE GARANTEM O ABASTECIMENTO DE ÁGUA À GRANDE METRÓPOLE ATRAVÉS DA REPRESA “GUARAPIRANGA”.
O BAIRRO SURGIU NÃO MUITO DISTANTE DE GUAVIRITUBA ATUAL M’ BOI MIRIM, NAS IMEDIAÇÕES DA REPRESA GUARAPIRANGA, ONDE, SEGUNDO DEPOIMENTO DE ANTIGOS MORADORES DO JARDIM ÂNGELA, GENTE QUE RESIDIA E TRABALHAVA NO CENTRO DA CAPITAL PAULISTA SE AVENTURAVA CAÇANDO, PESCANDO E ACAMPANDO NA REGIÃO PRATICAMENTE DESPOVOADA DOS SERTÕES DE SANTO AMARO NA SEGUNDA ÉPOCA DO SÉCULO XX. O NOME DE CAPÃO REDONDO FOI DADO AO BAIRRO POR SEUS PRIMEIROS MORADORES; O MOTIVO QUE O LEVOU A USAREM ESTA DENOMINAÇÃO PARA O LOCAL FOI EXISTIR, NESTA REGIÃO, UM CAPÃO DE ARAUCÁRIAS, BEM REDONDO, COM CERCA DE CINQÜENTA QUILÔMETROS DE CIRCUNFERÊNCIA.
NESTA DATA EM QUE COMEMORAMOS MAIS UM ANO DE BONS, LEAIS E CONSTANTES SERVIÇOS   PRESTADOS PELOS POLICIAIS MILITARES, REGOZIJAMO-NOS COM OS FAMILIARES E OS AMIGOS PRESENTES NESTA SOLENIDADE.
 SÃO 11 ANOS DE RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS EM PROL DA SEGURANÇA PÚBLICA.
O BATALHÃO TEM O COMPROMISSO COM A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E A EXCELÊNCIA DE SERVIÇOS PRESTADOS POR SEUS INTEGRANTES. ESSE RECONHECIMENTO SE DÁ POR MEIO DE LÁUREAS DE MÉRITO PESSOAL, MEDALHAS VALOR MILITAR, MEDALHAS MMDC E GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO E DE CENTENAS DE ELOGIOS INDIVIDUAIS. CADA ATO ENALTECIDO PROPICIOU QUE VIDAS E DIREITOS FUNDAMENTAIS FOSSEM RESGATADOS E PRESERVADOS.
NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS INTEGRANTES DO TRIGÉSIMO SÉTIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO, SEUS FAMILIARES; AOS NOSSOS AMIGOS, QUE SEMPRE NOS PRESTIGIAM; ÀS AUTORIDADES LOCAIS E A COMUNIDADE QUE SEMPRE APOIOU E RECONHECEU O TRABALHO DOS POLICIAS MILITARES .
QUE DEUS TODO PODEROSO, NOS GUARDE, NOS GUIE E NOS DÊ SABEDORIA, SEMPRE, PARA CONTINUARMOS NESTA SEARA, BUSCANDO A MELHORIA DE NOSSOS SERVIÇOS E O ATENDIMENTO DA SOCIEDADE, DA QUAL TAMBÉM FAZEMOS PARTE.

QUARTEL EM SÃO PAULO, 17 DE DEZEMBRO DE 2015.
ASSINA A NOTA O TENENTE CORONEL PM MÁRCIO DA SILVA, COMANDANTE DO BATALHÃO.

HOMENAGEM AOS POLICIAIS MILITARES TOMBADOS EM SERVIÇO

                             SD PM 138139-3 EDER MARTINS DA ROCHA
Em 060505FEV15, O SD PM 138139-3 EDER MARTINS DA ROCHA DA CIA TÁTICA DO 37º BPMM, APÓS SAIR DO SEU TURNO SERVIÇO E A CAMINHO DE SUA RESIDÊNCIA, TRAFEGAVA COM SUA MOTOCICLETA PELA RODOVIA  SP 070 KM 23.050 NO SENTIDO CAPITAL INTERIOR, ENVOLVEU-SE EM ACIDENTE ONDE VEIO A FALECER.

SD PM 127770-7 REGINALDO RIBEIRO ALVES
Em 252330JUL15, PELA RUA LUIZ DE OLIVEIRA, 38- JD DOM JOSÉ O SD PM 127770-7 REGINALDO RIBEIRO ALVES PERTENCENTE A ROCAM, DO 37ºBPMM, FOI VÍTIMADO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO, QUANDO DE FOLGA EM TRAJES CIVIS COM SUA MOTOCICLETA, SENDO SOCORRIDO AO HOSPITAL DO CAMPO LIMPO.
CONVIDAMOS OS FAMILIARES DOS POLICIAIS MILITARES TOMBADOS EM RAZÃO DO SERVIÇO PARA DESLOCAREM A FRENTE.

CONVIDAMOS O CORONEL PM MÁRCIO DA SILVA COMANDANTE DO 37º BPMM, PARA ENTREGAR UMA LEMBRANÇA AOS FAMILIARES DOS POLICIAIS MILITARES.

            convidamos os familiares a reornarem aoS seus lugares de origem

HOMENAGEM AOS POLICIAIS MILITARES QUE SALVARAM UMA VIDA

RECÉM NASCIDO FOI ABANDONADO EM UM TERRENO NO CAPÃO REDONDO

AO SEREM INFORMADOS POR POPULARES QUEOUVIRAM CHORO DE CRIANÇA EM UM TERRENO ABANDONADO NA RUA JOÃO BATISTA MARCONDES,PRONTAMENTE A EQUIPEDESLOCOU-SE ATÉ O LOCAL MENCIONADOE ADENTROUO TERRENO, ONDE HAVIA MUITO ENTULHO E MATO, O QUE DIFICULTAVA A AÇÃO DOS MILICIANOS. APÓS FAZER BUSCAS NO TERRENO, NÃO LOCALIZARAM A SUPOSTA CRIANÇA. DEVIDO AO PROFISSIONALISMO, AMOR A CAUSA PÚBLICA, ABNEGAÇÃO E AMOR AO PRÓXIMO, NÃO DESISTIRAM DA BUSCA E AVISTARAM EVIDÊNCIAS QUE CHAMARAM ATENÇÃO DA EQUIPE, COM ISSO LOCALIZARAM O RECÉM NASCIDO DENTRO DE UMA SACOLA PLÁTICA ENVOLTO EM UM PANO, COM SINAIS DE HIPOTERMIA E DIFICULDADE RESPIRATÓRIA. IMEDIATAMENTE OS POLICIAIS PRESTARAM OSPRIMEIROS SOCORROS AFIM DE REESTABELECER OS SINAIS VITAIS DO RECÉM NASCIDO E O CONDUZIRAM AO HOSPITAL DO CAMPO LIMPO, ONDE FOI ATENDIDO E MEDICADO. POSTERIORMENTE, FORAM INFORMADOS QUE O RECÉM NASCIDO ESTAVA BEM E SEM RISCO DE MORTE.
(FOTOS)
            O TENENTE CORONEL MÁRICO DA SILVA, COMANDANTE DO TRIGÉSIMO SÉTIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO FARÁ A ENTREGA DE UM DIPLOMA AOS HOMENAGEADOS.

            CHAMAMOS, PARA OCUPAR LOCAL DE DESTAQUE E RECEBER O SEU DIPLOMA DE MÉRITO OS SEGUINTES POLICIAIS MILITARES:


SD PM 132517-5  FABIO RAMAZZOTTI SOLIANO
SD PM 147529-A LEONARDO DE MORAES FUSCO

convidamos o comandante do batalhão, o tenente coronel pm MÁRCIO DA SILVA para entregar os diplomas aos homenageados.

convidamos O CORONEL PM MARCUS VINICIUS VALÉRIO, para acompanhar a entrega dos diplomas.

ENTREGA DO DIPLOMA DE OURO

            NESTE MOMENTO, HOMENAGEAREMOS POLICIAIS MILITARES QUE MUITO FIZERAM PELO TRIGÉSIMO SÉTIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO, DURANTE OS ANOS SE DEDICARAM E SERVIRAM NA  UNIDADE.
            HOJE, TAIS POLICIAIS JÁ SÃO VETERANOS, PORÉMSEUS FEITOS DEVEM SER LEMBRADOS, POIS PASSARAM MAIS DE TRINTA ANOS SERVINDO AO POVO DE SÃO PAULO E DA ZONA SUL.
            CHAMAMOS, PARA OCUPAR LOCAL DE DESTAQUE E RECEBER O SEU DIPLOMA DE OURO OS SEGUINTES POLICIAIS MILITARES:

- SUB TENENTE PM 887934-6 DAVI ARAUJO DE SANTANA
- CABO PM 884781-9 MAURO MOREIRA DE LIMA
- CABO PM 870690-5 REINALDO RIBEIRO MOTA

convidamos o comandante do batalhão, o tenente coronel pm MÁRCIO DA SILVA para entregar os diplomas aos nossos veteranos.

convidamos __________________________________para acompanhar a entrega do diploma.

NO DIPLOMA ESTÁ ESCRITO:
NESTA OPORTUNIDADE, A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO MATERIALIZA A DATA EM QUE VOSSA SENHORIA DEIXA O SERVIÇO ATIVO DA CORPORAÇÃO PARA DEDICAR-SE À SUA VIDA, JUNTO  AOS  SEUS  QUERIDOS FAMILIARES.
       FIRMAMOS O NOSSO COMPROMISSO DE ESTARMOS SEMPRE À SUA DISPOSIÇÃO, SABENDO QUE TEMOS UM VETERANO DE VALORES E QUALIDADES ÍMPARES NO SEIO DA SOCIEDADE, A QUAL SERVIU COM DENODO DURANTE MAIS DE TRINTA ANOS  DE BONS, LEAIS E CONSTANTES SERVIÇOS.
         ROGAMOS AO DEUS TODO PODEROSO QUE O CUBRA DE BÊNÇÃOS DE PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE, POIS VOSSA SENHORIA PODE, COM MUITA HONRA, DIZER:
“- COMBATI O BOM COMBATE, ACABEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ.”
uma salva de palmas para os nossos veteranos     

SOLICITAMOS AOS NOSSOS HOMENAGEADOS QUE RETORNEM AOS SEUS LUGARES DE ORIGEM.

ENTREGA DE LÁUREAS DE MÉRITO PESSOAL

            A LÁUREA DE MÉRITO PESSOAL É CONCEDIDA A POLICIAIS MILITARES QUE SE SOBRESSAEM NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO POLICIAL MLITAR, OPERACIONAL OU ADMINISTRATIVO.
            CRIADA EM 1974 COM A DENOMINAÇÃO “PMZITO DO MÉRITO PESSOAL”, PASSOU A DENOMINAR-SE “LÁUREA DO MÉRITO PESSOAL” EM 1984.
            A HONRARIA É CONCEDIDA EM CINCO GRAUS CRESCENTES: BRONZE, CROMO, PRATA, OURO E NAS CORES DO ESTADO EM ESMALTE, O MAIS ALTO NÍVEL DA LÁUREA DE MÉRITO PESSOAL.
            A AVALIAÇÃO DO MÉRITO É FEITA PELO COMANDANTE IMEDIATO E POR TODOS OS COMANDANTES SUPERIORES, BASEADOS EM CRITÉRIOS QUE LEVAM EM CONTA ASPECTOS DA VIDA PROFISSIONAL, A APRESENTAÇÃO PESSOAL, A CORREÇÃO DE ATITUDES E ATÉ A SUA CONDUTA COMO CIDADÃO NA SOCIEDADE.

            CONVIDAMOS, PARA OCUPAR LUGAR DE DESTAQUE E RECEBER AS SUAS LÁUREAS, OS SEGUINTES POLICIAIS MILITARES:

PARA RECEBEREM A LÁUREA DE MÉRITO PESSOAL EM 2º GRAU
DA 3ª COMPANHIA
Sd PM 110678-3 ROGÉRIO PEREIRA JANUÁRIO
DA COMPANHIA DE FORÇA TÁTICA
2º Sgt PM 854033-A CARLOS JOSÉ DA SILVA
CONVIDAMOS OS FAMILIARES QUE SUBAM AO PALCO E ACOMPANHEM A ENTREGA DA LÁUREA
A ESTES VALOROSOS PROFISSIONAIS

AGUARDAR A ENTREGA DA COMENDA
SOLICITAMOS QUE OS AGRACIADOS E OS FAMILIARES RETORNEM A SEUS RESPECTIVOS LUGARES
CHAMAMOS PARA ASSUMIR POSIÇÃO DE DESTAQUE:  
PARA RECEBEREM A LÁUREA DE MÉRITO PESSOAL EM 1º GRAU
DA 3ª COMPANHIA
Cb PM 950711-6 EDUARDO LINO DE SALES
DA COMPANHIA DE FORÇA TÁTICA
CB PM 931495-4 ELIAS NATANAEL LEANDRO
CB PM 976194-2 ACÁCIO JOSÉ PEREIRA DE ANDRADE
CONVIDAMOS O TENENTE CORONEL PM MÁRCIO DA SILVA, E AS GENTIS MADRINHAS E PADRINHOS A POSICIONAREM-SE AO LADO DOS HOMENAGEADOS PARA A ENTREGA DA LÁUREA DE MÉRITO PESSOAL.
CONVIDAMOS OS RESPECTIVOS COMANDANTES DE COMPANHIA PARA PRESIDIR A ENTREGA, ACOMPANHADOS PELO COMANDANTE DO BATALHÃO.
- UMA SALVA DE PALMAS AOS NOSSOS BRAVOS POLICIAIS MILITARES!!!!

CONVIDAMOS OS AGRACIADOS E ACOMPANHANTES A RETORNAREM AOS SEUS LUGARES DE ORIGEM.

ENTRADA DA BANDEIRA NACIONAL

PEDIMOS A TODOS QUE FIQUEM EM PÉ, E EM POSIÇÃO DE RESPEITO RECEBAM A ENTRADA DA BANDEIRA NACIONAL, CONDUZIDA PELO 2º TEN PM ÉDIPO, QUE SE DESLOCARÁ PARA O LOCAL DE DESTAQUE PARA OUTORGA DAS MEDALHAS DE VALOR MILITAR.

TROPA:   (SENTIDO)
(DESLOCAMENTO DA BANDEIRA NACIONAL)

MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO

A MEDALHA FOI CRIADA PELO DECRETO N° 814, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1972 NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO PELO GOVERNADOR LAUDO NATEL E HENRI COURI AIDAR, CHEFE DA CASA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO EM 1972 E INSTITUÍDA PELA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – M.M.D.C. E TEM POR OBJETIVO HOMENAGEAR PERSONALIDADES CIVIS E MILITARES, NACIONAIS E ESTRANGEIRAS POR SEUS MÉRITOS E SERVIÇOS DE EXCEPCIONAL RELEVÂNCIA PRESTADOS AO CULTO DA EPOPEIA CÍVICA DE 9 DE JULHO DE 1932 E A SÃO PAULO, PEDRO DE TOLEDO GOVERNOU SÃO PAULO EM 1932 SENDO ACLAMADO GOVERNADOR PELO PRÓPRIO POVO, POIS IDEALIZAVA UMA VERDADEIRA PRÁTICA DE DEMOCRACIA EM NOSSO ESTADO PAULISTANO E NO BRASIL, E COM ESTES IDEAIS CÍVICOS E PATRIÓTICOS, APOIOU O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, SENDO FUNDADO À ÉPOCA ATÉ NOSSOS DIAS, O MMDC. 
A MEDALHA “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO” É, PORTANTO UMA COMENDA EMÉRITA DEFINITIVA, POIS PERPETUARÁ A GRATIDÃO E O RECONHECIMENTO, PARA TODO O SEMPRE, DOS QUE CUMPRIRAM ESTA JORNADA CÍVICA PARA COM AQUELES QUE, HOJE E NO FUTURO, CONTINUAREM ABRAÇANDO OS MESMOS IDEAIS DE DEMOCRACIA, LIBERDADE E AMOR À LEGALIDADE PELOS QUAIS SE BATERAM OS HERÓIS E VETERANOS DE 32.
CHAMAMOS À FRENTE, PARA OCUPAR LUGAR DE DESTAQUE EM FRENTE AO PAVILHÃO NACIONAL, OS SEGUINTES POLICIAIS MILITARES, ACOMPANHADOS DAS GENTIS MADRINHAS, PADRINHOS E FAMILIARES:

CONVIDAMOS O TENENTE CORONEL PM MÁRCIO DA SILVA, OS RESPECTIVOS COMANDANTES DAS COMPANHIAS PARA A ENTREGA AOS CONDECORADOS.
SR ARNALDO FRANCISCO DA SILVA
CEL PM MARCUS VINÍCIUS VALÉRIO
CEL PM ALEXANDRE GASPAR GASPARIAM
TEN CEL PM CELSO APARECIDO RODRIGUES
CAP  PM ADILSON JULIO ROCHA
CAP PM CESAR D AVOGLIO MARQUES
CAP PM GUSTAVO HENRIQUE DO NASCIMENTO
1º TEN PM FABIO GANZELLA BELIZIÁRIO
SUB TEN PM SILVIA APARECIDA TEODORO
CB PM ALEXANDRE LAVIGNE DE CARVALHO
CB PM WILSON VIEIRA GOMES
CB PM REGIANE APARECIDA FERREIRA
CB PM ERIOSVALDO LOURENÇO BRITO
CB PM ADOLFO DE MOURA LORA
SD PM EMERSON RODRIGO DE ALMEIDA PAIÃO
CONVIDAMOS O CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA PRESIDENTE DA M.M.D.C.PARA IMPOR A MEDALHA AOS AGRACIADOS, ACOMPANHADO PELO TENENTE CORONEL PM MÁRCIO DA SILVA COMANDANTE DO TRIGÉSIMO SÉTIMO BATALHÃO METROPOLITANO.

==> uma salva de palmas aos nossos soldados da lei e da ordem!

convidamos os AGRACIADOS a se postarem em local à parte para prosseguirmos na outorga da honraria
 (MESA DE SOM EXECUTA MUSICA ESCOLHIDA)

convidamos as madrinhas e padrinhos PRESENTES para ACOMPANHAREM A IMPOSIÇÃO A MEDALHA MMDC AOS NOSSOS ILUSTRES POLICIAIS MILITARES.

 ==> uma salva de palmas aos nossos soldados da lei e da ordem

PEDIMOS O RETORNO DAS MADRINHAS, PADRINHOS E FAMILIARES AOS SEUS LUGARES DE ORIGEM.

èNARRADOR: INDIVIDUALMENTE, OS AGRACIADOS PRESTARÃO CONTINÊNCIA INDIVIDUAL À BANDEIRA NACIONAL, SOB COMANDO DO CORONEL PM MARCOS VINICIUS VALÉRIO.

“EM CONTINÊNCIA À BANDEIRA – APRESENTAR ARMAS” –

(A MESA DE SOM EXECUTA A CODA DA CANÇÃO DA PM)

DESCANSAR, ARMAS!

UMA SALVA DE PALMAS AOS NOSSOS AGRACIADOS!!!

SOLICITAMOS AOS NOSSOS AGRACIADOS QUE RETORNEM AOS SEUS LUGARES DE ORIGEM.

ENTREGA DE  MEDALHAS DE MÉRITO
MEDALHA MMDC
A MEDALHA “MMDC” FOI CRIADA COM O FIM DE GALARDOAR PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS, NACIONAIS OU ESTRANGEIRAS, QUE POR SEUS MÉRITOS E SERVIÇOS RELEVANTES PRESTADOS A SÃO PAULO E AO CULTO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, SE TENHAM TORNADO PESSOAS DIGNAS DE ESPECIAL DISTINÇÃO.
O NOBRE SIGNIFICADO DA SIGLA “MMDC” DEVE-SE ÀS INICIAIS DOS NOMES DOS QUATRO MÁRTIRES, MARTINS, MIRAGAIA, DRAUSIO E CAMARGO, QUE REIVINDICANDO PARA O POVO BRASILEIRO UMA CONSTITUIÇÃO QUE VISASSE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, NO DIA 23 DE MAIO DE 1932 NA PÇA DA REPÚBLICA – SP ACABARAM POR SEREM BALEADOS POR PARTE DO GOVERNO DITATORIAL E FALECERAM. O SANGUE DESTES QUATRO HERÓIS CULMINOU NA GUERRA DENOMINADA “REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32” E TROUXE BONS REFLEXOS A TODA NAÇÃO, POIS EM DATA SUBSEQÜENTE (1934) O GOVERNO PROMULGOU UMA CARTA CONSTITUCIONAL ASSEGURANDO DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS A TODOS OS BRASILEIROS.
DIGNA-SE CONSTAR, QUE A LEI FEDERAL. Nº 12.430, DE 20 DE JUNHO DE 2011 DECRETADA PELO CONGRESSO NACIONAL E SANCIONADA PELA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF, INSCREVEU OS NOMES DOS HERÓIS PAULISTAS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932: MARTINS, MIRAGAIA, DRÁUSIO E CAMARGO (MMDC), NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA.
A MEDALHA “MMDC” É, PORTANTO UMA COMENDA EMÉRITA DEFINITIVA, POIS PERPETUARÁ A GRATIDÃO E O RECONHECIMENTO, PARA TODO O SEMPRE, DOS QUE CUMPRIRAM ESTA JORNADA CÍVICA PARA COM AQUELES QUE, HOJE E NO FUTURO, CONTINUAREM ABRAÇANDO OS MESMOS IDEAIS DE DEMOCRACIA, LIBERDADE E AMOR À LEGALIDADE PELOS QUAIS SE BATERAM OS HERÓIS E VETERANOS DE 32.
 CHAMAMOS À FRENTE, PARA OCUPAR LUGAR DE DESTAQUE EM FRENTE AO PAVILHÃO NACIONAL, OS SEGUINTES POLICIAIS MILITARES, ACOMPANHADOS DAS GENTIS MADRINHAS, PADRINHOS E FAMILIARES:

1º TEN PM RAFAELA MARIA SANTANA
1º TEN PM MARVIN SIQUEIRA ONÓFRIO
1º SGT PM CHRISTIAN CASSIO YAGI
CB PM ELSON ADEMAR NASCIMENTO
CB PM HUGO RAMOS DE ARRUDA
CB PM EDUARDO APARECIDO VASCONCELOS DA SILVA
CB PM LUCIANO ROSA DA SILVA
CB PM REINALDO FERNANDES DA SILVA
CB PM ELIAS NATANAEL LEANDRO
CB PM ALEXANDRE XAVIER DOS  SANTOS
CB PM ACÁCIO JOSÉ PEREIRA DE ANDRADE
SD PM REINALDO SOUZA BRITO JUNIOR
SD PM PAULO CELÇO SANTOS JUNIOR
SD PM FRANCISCO SOARES DA COSTA FILHO
SD PM LEILA OLIVEIRA DA SILVA

            convidamos o comandante do batalhão, o tenente coronel pm MÁRCIO DA SILVA, BEM COMO O PRESIDENTE DO MMDC CORONEL PM VENTURA para IMPOR A MEDALHA AOS AGRACIADOS,

            ==> uma salva de palmas aos nossos soldados da lei e da ordem!

convidamos os AGRACIADOS a se postarem em local à parte para prosseguirmos na outorga da honraria
(MESA DE SOM EXECUTA MUSICA ESCOLHIDA)

convidamos as madrinhas e padrinhos PRESENTES para COLOCAR A MEDALHA MMDC AOS NOSSOS ILUSTRES POLICIAIS MILITARES.

 ==> uma salva de palmas aos nossos soldados da lei e da ordem

PEDIMOS O RETORNO DAS MADRINHAS, PADRINHOS E FAMILIARES AOS SEUS LUGARES DE ORIGEM.

èNARRADOR: INDIVIDUALMENTE, OS AGRACIADOS PRESTARÃO CONTINÊNCIA INDIVIDUAL À BANDEIRA NACIONAL, SOB COMANDO DO CAPITÃO PM

“EM CONTINÊNCIA À BANDEIRA – APRESENTAR ARMAS” –

(A MESA DE SOM EXECUTA A CODA DA CANÇÃO DA PM)

DESCANSAR, ARMAS!

UMA SALVA DE PALMAS AOS NOSSOS AGRACIADOS!!!

SOLICITAMOS AOS NOSSOS AGRACIADOS QUE RETORNEM AOS SEUS LUGARES DE ORIGEM.

COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA

O COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA FOI CRIADO COM O FIM DE “GALARDOAR PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS QUE POR SEUS MÉRITOS E SERVIÇOS RELEVANTES PRESTADOS A SÃO PAULO E AO CULTO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, SE TENHAM TORNADO PESSOAS DIGNAS DE ESPECIAL DISTINÇÃO POR APOIAREM A EPOPEIA DE 1932 E A SOCIEDADE DE VETERANOS DE 32- MMDC”.

CHAMAMOS À FRENTE, PARA OCUPAR LUGAR DE DESTAQUE EM FRENTE AO PAVILHÃO NACIONAL, OS SEGUINTES POLICIAIS MILITARES, ACOMPANHADOS DAS GENTIS MADRINHAS, PADRINHOS E FAMILIARES:

CEL PM ADILSON LUIS FRANCO NASSARO
TEN CEL PM CARLOS CALCIOLARI

CONVIDAMOS OS COMANDANTES PRESENTES, DOS AGRACIADAS PARA A ENTREGA DAS MEDALHAS.

(MESA DE SOM EXECUTA MUSICA ESCOLHIDA)

PEDIMOS O RETORNO DAS MADRINHAS, PADRINHOS E FAMILIARES AOS SEUS LUGARES DE ORIGEM.

èNARRADOR: INDIVIDUALMENTE, OS AGRACIADOS PRESTARÃO CONTINÊNCIA INDIVIDUAL À BANDEIRA NACIONAL, SOB COMANDO DO CORONEL PMNASSARO

“EM CONTINÊNCIA À BANDEIRA – APRESENTAR ARMAS” –

(A MESA DE SOM EXECUTA A CODA DA CANÇÃO DA PM)

DESCANSAR, ARMAS!

UMA SALVA DE PALMAS ÀS NOSSAS HEROÍNAS!!!

SOLICITAMOS ÀS  NOSSAS AGRACIADAS QUE RETORNEM AOS SEUS LUGARES DE ORIGEM.

SAÍDA DA BANDEIRA NACIONAL

PEDIMOS A TODOS QUE FIQUEM EM PÉ, E EM POSIÇÃO DE RESPEITO PARA A RETIRADA DA BANDEIRA NACIONAL, CONDUZIDA PELO 2º TEN PM ÉDIPO.

TROPA:   (SENTIDO)
(DESLOCAMENTO DA BANDEIRA NACIONAL)

DESCERRAMENTO DE FOTO NA GALERIA DE ETERNOS COMANDANTES DO 37 BPMM

CONVIDAMOS A  TOMAR  LOCAL  DE  DESTAQUE  O TENENTE CORONEL PM GASPARIAN JUNTAMENTE  COM O TEN CEL PM MÁRCIO 
A SE POSICIONAR AO LADO DO SEU RETRATO E DESCERRAR A FLÂMULA, INAUGURANDO-SE O SEU RETRATO NA GALERIA DE ETERNOS COMANDANTES.
COMANDOU A UNIDADE DE 16JUN14 a 23FEV15.

SOLICITAMOS QUE O ETERNO COMANDANTE RETORNE AO SEU LUGAR.

PALAVRAS DO COMANDANTE DE BATALHÃO

FARÁ USO DA PALAVRA O TENENTE CORONEL PM MÁRCIO DA SILVA, COMANDANTE DO 37º BPM/M.

PALAVRAS DO COMANDANTE DO POLICIAMENTO DE ÁREA METROPOLITANA DEZ

CHAMAMOS, PARA FAZER USO DA PALAVRA, O CORONEL PM MARCUS VINICIUS VALÉRIO, NOSSO COMANDANTE DE ÁREA METROPOLITANA DEZ.

CANTO DA CANÇÃO DA PM

CONVIDAMOS TODOS OS PRESENTES PARA ENTOARMOS A CANÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
            LETRA DE GUILHERME DE ALMEIDA E
            MUSICA DO MAJOR MUSICO PM ALCIDES JÁCOMO DEGOBBI.

AGRADECIMENTO

O COMANDANTE DO 37º BPM/M AGRADECE AO PASTOR SETORIAL DORIVAL MENDES DOS SANTOS, DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE JESUS, BEM COMO AOS NOSSOS COLABORADORES: ASPOMIL, ADEPOM, CAIXA ECONOMICA FEDERAL, SUPERBOM E COOPMIL, SEM CUJAS COLABORAÇÕES NÃO TERÍAMOS LEVADO A BOM TERMO ESTA SOLENIDADE.
 O COMANDANTE DO 37º BPM/M CONVIDA A TODOS OS PRESENTES A PARTICIPAR DE UM COQUETEL NO SALÃO DE FESTAS E AGRADECE A PRESENÇA DE TODOS E DESEJA-LHES UM “BOM DIA’”!

Sete dos 11 ministros do STF decidiram hoje que o Senado é quem vai dar a palavra final na abertura de um possível pedido de impeachment contra a presidente DILMA. Com isso, a petista obteve uma importante vitória para permanecer no cargo até 2018, já que enfrenta forte oposição na Câmara dos Deputados, mas tem apoio no Senado.
Com a decisão, os senadores vão ter o poder de barrar o processo de impedimento da petista antes mesmo dela precisar se afastar do cargo, o que aconteceria antes tão logo a Câmara aprovasse o início da ação que tenta tirar DILMA do Palácio do Planalto. O ministro LUIZ ÉDSON FACHIN, relator do caso que analisou o rito na formação da comissão especial de imperchment na Câmara, foi voto vencido hoje.
Mesmo se acatar a decisão dos deputados e DILMA ficar afastada por 90 dias, o que, hoje, na avaliação do governo, é improvável, o Senado ainda terá uma nova votação, aí sim para decidir se DILMA pode ou não continuar no exercício da Presidência.
Também ficou decidido que não é legítima a formação de chapa avulsa para disputar o pleito da comissão especial da Câmara - responsável por analisar o pedido de afastamento - contrariando a decisão do presidente da Casa, EDUARDO CUNHA, na semana passada.
Para sustentar suas teses, praticamente semelhantes, LUÍS ROBERTO BARROSO, TEORI ZAVASCKI, ROSA WEBER, LUIZ FUX, CARMEN LÚCIA e MARCO AURÉLIO MELLO usaram como argumento o rito adotado durante o impeachment do ex-presidente FERNANDO COLLOR em 1992.
BARROSO pediu a invalidação da comissão especial criada pela Câmara. Segundo ele, a votação deve ser aberta e os integrantes precisam, obrigatoriamente, ser indicados pelos líderes partidários. Hoje, o deputado LEONARDO PICCIANI, destituído da liderança do partido na semana passada, foi reconduzido ao posto. Ele é da base de DILMA, o que representou outra vitória para a presidente.
GILMAR MENDES, que acompanhou o voto de FACHIN, fez críticas ao governo e disse que o STF decidir pelo voto aberto na comissão de impeachment significa manipular o processo. "Estamos ladeira abaixo", disse o ministro, que se porta como um opositor ao governo na Corte.

O relator da LAVA JATO no STF, ministro TEORI ZAVASCKI, decidiu manter presos o senador DELCÍDIO DO AMARAL, o chefe de gabinete dele, DIOGO FERREIRA, e o advogado ÉDSON RIBEIRO, contratado pelo ex-diretor da PETROBRÁS, NESTOR CERVERÓ. Os três participaram de reuniões para combinar o pagamento de propina à família de CERVERÓ. Em troca, o acusado não denunciaria o senador e o banqueiro ANDRÉ ESTEVES - que teve a prisão preventiva revogada - no acordo de delação premiada que firmaria com o Ministério Público Federal. Também hoje, o senador ATAÍDES OLIVEIRA foi sorteado relator da representação contra DELCÍDIO no Conselho de Ética.  

2 016    :    -    SÁBADO
Tenho interesse em saber a repercussão do evento de ontem à noite. Pelo facebook, pelas imagens e mensagens  recebidas, elaboro o seguinte:
MEUS AGRADECIMENTOS AO NÚCLEO MMDC-NORTE "GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO" pela magnífica noite proporcionada ontem, DIA 16 DE DEZEMBRO, na cripta do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, quando foi entregue a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, com destaque para a advogada JANAÍNA PASCHOAL, autoridade em destaque durante todo o desenrolar da cerimônia. O PROFESSOR RODRIGO GUTENBERG, presidente do Núcleo, e sua diretoria merecem minha gratidão. Agora de manhã, por volta das 10 horas desde sábado, pude contabilizar, somente na minha página no facebook, cerca de 407 pessoas que visualizaram as imagens do evento. Naturalmente esse número deverá ser bem superior se contabilizarmos as demais páginas dos envolvidos na reunião da noite da sexta-feira, dia 16 de dezembro.
Meus parabéns a todos os agraciados com a MEDALHA GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, através de seu núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCYDES FIGUEIREDO”.

Durante o transcorrer desse sábado vou receber mais notícias a respeito da solenidade de ontem. Procuro organizar meus arquivos e ainda muita coisa fica para o domingo.

A Justiça de SÃO PAULO condenou o homem apontado como doleiro do ex-deputado EDUARDO CUNHA a pagar 316 mil reais por desacatar dois policiais militares em 2014. LÚCIO BOLONHA FUNARO negou na ação ter desacatado os dois agentes. Entretanto, para o juiz ULISSES AUGUSTO PASCOLATTI JÚNIOR, ficou comprovada a ofensa com base em depoimentos de testemunhas e o condenou a pagar o máximo previsto no Código Penal, de 360 salários mínimos, em favor de instituição social. Segundo a denúncia, os PMs foram acionados em razão de briga dentro de uma loja e, ao entrar no estabelecimento, foram recebidos por ele de forma agressiva, que afirmava trabalhar no Judiciário. FUNARO teria dito “não vou mostrar minha funcional para vocês, seus policiais de m..., só mostro no distrito para o delegado”. FUNARO está preso em BRASÍLIA desde julho deste ano. De acordo com a denúncia da Procuradoria Geral da República, há “fortes evidências” de que CUNHA usava serviços de FUNARO para lavar dinheiro que recebia ilicitamente em esquema de corrupção.

O ex-policial militar LUÍS PAULO MOTTA BRENTANO foi condenado a 22 anos de prisão pelo assassinato do surfista RICARDO DOS SANTOS. O crime foi cometido em janeiro de 2015, em PALHOÇA, FLORIANÓPOLIS. O policial deu dois tiros em RICARDINHO durante uma discussão – a divergência aconteceu porque LUÍS PAULO parou seu carro sobre uma tubulação, que estava sendo reparada pelo surfista e por seu avô, e se recusou a tirar o veículo do local. A Justiça também condenou o ex-PM a oito meses de reclusão por dirigir embriagado e a mais quatro meses por dirigir o carro sem a carteira de habilitação.

“Farei de tudo para voltar a jogar. Com muita paciência, farei de tudo para dar muita alegria para esse pessoal aqui”, disse ALAN RUSCHEL. Hoje, o lateral-esquerdo da CHAPECOENSE falou com a imprensa, na ARENA CONDÁ, em SANTA CATARINA. O desejo do atleta, porém, só deve se concretizar em, aproximadamente, seis meses.
“Falei para o MENDONÇA (médico do clube), na COLÔMBIA, que eu queria voltar antes, mas ele disse que precisava calcificar a coluna, que daria mais três meses e, com fisioterapia e trabalho, ele via grandes chances de voltar. Eu fiz as minhas contas. Calculei três meses para calcificar, já passou um, quase 20 dias, mais dois ou um mês e meio para fortalecer a coluna e mais uns três meses para recuperar a massa, que estou só na ‘capa do grilo’ agora”, explicou o jogador, mostrando bom humor.
Ainda se recuperando dos ferimentos sofridos durante a queda do avião que levava a delegação do CHAPE a MEDELLIN, no dia 29 de novembro, o defensor agradeceu pelo milagre de estar vivo e andando. “Foram dois milagres. Só DEUS explica isso. O que eu levo da lição é viver a vida, aproveitar e fazer o bem. O que os médicos fizeram por mim durante esses dias não tem explicação”, completou ALAN, emocionado, lembrando que mudou de assento no voo a pedido do gerente de futebol, CADU GAÚCHO.
O goleiro JACKSON FOLLMANN chegou hoje a CHAPECÓ, depois de ter sido operado em SÃO PAULO. Ele acenou para os torcedores quando saía da aeronave.
O arqueiro, que teve parte da perna direita amputada, será submetido em breve a uma cirurgia na outra perna para tratar de outros ferimentos provocados pelo acidente. FOLLMANN também sofreu uma lesão na coluna cervical.
O jornalista RAFAEL HENZEL segue internado, mas deve receber alta na segunda-feira, dia 19. Já o zagueiro NETO ainda não tem previsão para deixar o hospital.     


Nenhum comentário: