domingo, 22 de janeiro de 2017

20 DE JANEIRO DE 2017 - SEXTA-FEIRA

INAUGURAÇÃO DO RETRATO DO CAPITÃO GINO STRUFFALDI NA GALERIA DE PRESIDENTES DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, EM 7 DE JULHO DE 2011.


D I A     V I N T E      D E      J A N E I R O     D E     2 017    –     SEXTA-FEIRA.
80 anos e 24 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
DIA 195º DO ANO 67º
58 anos e 228 dias na PMESP
57 anos e 340 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 999 dias – 500 876 horas.
53 anos e 135 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 311 dias no Posto de Coronel – 346 meses e 8 dias.
5 anos e 196 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 073 dias CORONEL - 25 anos e 37 dias na reserva.
11 257-664 828                           11 073-259 300                            10 799-252 876.

O MUNDO NÃO ESTÁ AMEAÇADO PELAS PESSOAS MÁS, E SIM POR AQUELAS QUE PERMITEM A MALDADE” (ALBERT EINSTEIN).

DIA DO FARMACÊUTICO – Não existe nenhuma determinação oficial sobre o DIA do FARMACÊUTICO, mas no dia 20 de janeiro de 1916 foi fundada a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FARMACÊUTICOS, no RIO DE JANEIRO. Sempre havia uma reunião de confraternização nessa data, até que o Dr. OTTO CÉZAR GRANADO, com a aprovação dos demais colegas de profissão, resolveu oficializá-la como o DIA DOS FARMACÊUTICOS.
A escolha de uma data para a comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. A idéia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Granado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”? “ Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.
No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País.
Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.
Na busca pela valorização e estímulo do profissional farmacêutico, a para que o dia 20 de janeiro seja marcado pelo reconhecimento daqueles que lutam em prol a farmácia, foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1988, a Comenda do Mérito Farmacêutico que visa distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão. A entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico é realizada durante as comemorações do Dia do Farmacêutico.

DIA DE SÃO SEBASTIÃO, PADROEIRO da cidade do RIO DE JANEIRO. Nasceu em MILÃO e era um valoroso capitão do exército romano, pertencente à primeira corte da guarda pretoriana. Sofreu o martírio sob o reinado de DIOCLECIANO. Cristão convicto e ativo, tudo fazia para ajudar os irmãos de fé. Converteu o governador de ROMA, CROMÁCIO, e o seu filho, TIBÚRCIO. Foi condenado pelo imperador a ser atravessado por flechas. Milagrosamente curado, reapresentou-se diante do tirano e foi surrado até à morte, no circo de ROMA.
 
531 a. CRISTÓVÃO COLOMBO se apresenta em CÓRDOBA aos REIS CATÓLICOS, oferecendo seus serviços científicos a pesquisadores, como a nova rota às ÍNDIAS, em 20 de janeiro de 1486.
450 a. da expulsão dos franceses do RIO DE JANEIRO, em 20 de janeiro de 1567.
234 a. representantes da FRANÇA, INGLATERRA e novos Estados da União firmam em PARIS um Tratado de Paz que põe fim à Guerra de Independência dos ESTADOS UNIDOS, em 20 de janeiro de 1783.
175 a. nasce EZEQUIEL DE PAULA RAMOS, em 20 de janeiro de 1842. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (turma 1866). Doutorado em 1867. Proprietário Rural. Constituinte (1891). Relator do Projeto da Constituição (1891). Senador Estadual (1892/94); 1895/97 e 1898/1903). Presidente do Senado Estadual (1892/94 e 1897/97). Presidente do Estado Interino (1892). Falece em 24 de março de 1905. 
151 a. nasce EUCLYDES RODRIGUES PIMENTA DA CUNHA, na Fazenda SAUDADE, no Arraial de Santa Rita do Rio Negro (hoje denominado EUCLIDELÂNDIA), município de CANTAGALO (RJ), no dia 20 de janeiro de 1866; filho de Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha e Eudóxia Moreira da Cunha. Concluiu os estudos preliminares em sua cidade natal e ingressou na Escola Superior de Guerra da PRAIA VERMELHA, no RIO DE JANEIRO. As suas convicções republicanas levaram-no a indisciplina ante o Ministério da Guerra, o que lhe provocou a interrupção do curso. Prosseguindo a implantação desse regime, participou involuntária e heroicamente. Em 1892 foi laureado engenheiro militar. Tomou parte ainda, em 1893, na REVOLTA DA ARMADA. O seu protesto pela ímprensa contra as intenções de massacre aos presos políticos, motivou injustamente a desconfiança dos chefes militares, contribuindo esta atitude para o seu pedido de demissão do Exército. Transferindo-se para SÃO PAULO, dedicou-se às construções de obras públicas em DESCALVADO, SÃO CARLOS e SANTOS. Enviado especial de "O ESTADO DE SÃO PAULO" em 1897, junto às operações bélicas de CANUDOS, adquiriu substancioso material para "OS SERTÕES", 1902, sua obra prima. Da sua bibliografia destacam-se ainda: CONTRASTES E CONFRONTOS e PERU VERSUS BOLÍVIA. 1907, e MARTIN GARCIA, 1908. Obra póstuma: À MARGEM DA HISTÓRIA, 1909. Colaborou em vários jornais do RIO DE JANEIRO e de SÃO PAULO.
Como funcionário do Ministério do Exterior foi designado, em 1906, para os trabalhos de reconhecimento do ALTO PURUS. Membro da Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira número 7, patrocinada por CASTRO ALVES e fundada por VALENTIM MAGALHÃES. Pertenceu também ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Em 1909 foi nomeado professor de Lógica do Colégio PEDRO II. Os extraordinários recursos de observação, narração e conhecimentos científicos de que se privilegiara, imortalizaram o seu gênio como símbolo da cultura brasileira nas venerações anuais à sua excelsa e gloriosa memória.
TRECHOS DE "OS SERTÕES": "E o sertão é um vale fértil. É um pomar vastíssimo, sem dono. Depois tudo isso se acaba. Voltam os dias torturantes: a atmosfera asfixiadora; o empedramento do solo; a nudez da flora; e nas ocasiões em que os estios se ligam sem a intermitência das chuvas - o espasmo assombrador da seca".
"Concluídas as pesquisas nos arredores, e recolhidas as armas e munições de guerra, os jagunços reuniram os cadáveres que jaziam esparsos em vários pontos. Decapitaram-nos. Queimaram os corpos. Alinharam depois, nas duas bordas da estrada, as cabeças, regularmente espaçadas, fronteando-se, faces volvidas para o caminho. Por cima, nos arbustos marginais mais altos, dependuraram os restos de fardas, calças e dólmãs multicores, selins, cinturões, quepes de listras rubras, capotes, mantas, cantis e mochilas..."
 Na manhã de 15 de agosto de 1909 EUCLYDES DA CUNHA vai armado até o subúrbio carioca de PIEDADE, onde morava DILERMANDO DE ASSIS, amante de sua mulher. O escritor e o cadete DILERMANDO trocam tiros. EUCLYDES morre e o episódio, de grande repercussão, fica conhecido como A TRAGÉDIA DA PIEDADE.
149 a. PAPA PIO IX concede a ROSA DE OURO à Rainha da ESPANHA, ISABEL II, em 20 de janeiro de 1868. 
144 a. da morte da Imperatriz D. AMÉLIA AUGUSTA EUGÊNIA NAPOLEONA, duquesa de BRAGANÇA, augusta madrasta de S. M. o Imperador PEDRO II do BRASIL. Faleceu em LISBOA, no seu Palácio das JANELAS VERDES, às 5 horas da manhã de 20 de janeiro de 1873. Nasceu a 31 de julho de 1812 e casou por procuração com D. Pedro I a 2  de  agosto de 1829.
Amélia Augusta Eugênia Napoleona de Beauharnais, Princesa de Leuchtemberg, era filha do Príncipe Eugênio de Beauharnais e da Princesa Augusta Amélia, filha de Maximiliano I da Baviera, e neta de Josefina de Beauharnais, primeira esposa de Napoleão I. Chegou ao Rio de janeiro, em outubro de 1829, para se unir a D. Pedro I, viúvo de Dª. Leopoldina, com quem se casara por procuração.
Após a abdicação de D. Pedro I ao trono do Brasil, Dª Amélia o acompanhou
de volta a Europa, passando a viver em Paris, onde nasceu sua filha a Princesa Maria Amélia. Em 1833, após a recuperação do trono português às forças que apoiavam D. Miguel, transfere-se para Lisboa, onde viveu até sua
morte em 1873.
Sua filha, Maria Amélia Augusta, nascida em 1831, era afilhada dos Reis de França. Foi noiva do Príncipe Maximiliano d’Áustria, mas faleceu aos 22 anos, em 1853, antes de se casar, vítima de tuberculose.
128 a. falece o MARQUÊS DE ITU, em 20 de janeiro de 1889. Nasceu em 5 de dezembro de 1823.
118 a. das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 20 de janeiro de 1899: têm sido freqüentes as reclamações contra o ato do governo federal que determinou a supressão de algumas agências do correio. No Estado paulista quase todos os pontos servidos por viação férrea, tem direito à posse de uma agência para o serviço do comércio, da população e até mesmo do governo. Como meio de comunicação, sob a direção administrativa, o correio em todas as ramificações e dependências precisa ser propagado.
Pessoas que têm sido obrigadas a pagar o porte para recebimento de impressos na delegacia fiscal, queixam-se da morosidade do serviço e também da falta de uma balança na sala do empregado a cujo cargo está confiado esse trabalho.
O doutor ANTÔNIO PRADO, prefeito municipal, determinou ao engenheiro da Câmara que tome as medidas precisas, em vários pontos centrais da cidade, a fim de ficarem colocados os engraxates. O prefeito suspendeu a execução do ato que proibia ao estacionamento desses homens no perímetro central.
O edifício da Companhia FABRIL S. PAULO, situado na Ponte do CAJU, parece destinado pelo governo a ser aproveitado para Arsenal de Guerra. O que era ocupado vai ser sede da Intendência Militar.
Consta que o doutor FRANCISCO DE PAULA RODRIGUES ALVES será o candidato à presidência de SÃO PAULO no futuro quatriênio. O doutor RODRIGUES ALVES já governou SÃO PAULO e conhecendo as necessidades de sua terra deve fazer uma boa administração.
O subdelegado CAPITÃO ALFREDO BELLEGARDE providenciou sobre os banhos na PONTE GRANDE, mandando para lá duas praças a fim de não admitir tal abuso.  
111 a. falece FRANCISCO DE ASSIS PEIXOTO GOMIDE, no dia 20 de janeiro de 1906. Nasceu em 24 de março de 1849. Formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (turma 1873). Promotor Público em AMPARO. Inspetor do Tesouro do Estado. Senador Estadual (1893/94; 1804/96 e 1900/06). Presidente do Senado Estadual  (1895/96  e  de  1901/06). Presidente do Estado Interino (1896; 1897 e 1898). Vice–Presidente do Estado (1896/1900). Presidente do Conselho  Fiscal  da  Caixa Econômica do Estado (1892/06).
110 a. da solenidade de coroação do novo xá da PÉRSIA, MAHOMMED-ALI-MIRZA, em 20 de janeiro de 1907. Também nessa data foram realizadas, em GMUNDEN, os funerais da velha rainha do HANOVRE, aos quais assistiu o imperador FRANCISCO JOSÉ. Em MADRI, realizava-se uma grande manifestação de mulheres para protestar contra o aumento do pão. 
106 a. Em NITERÓI, no dia 20 de janeiro de 1911, a polícia apreendeu na Rua BARÃO DE MAUÁ 71 guarda-chuvas furtados. Foram presos BENJAMIN FARIAS e DOMINGOS DOS SANTOS, autores do furto e ABÍLIO CARNEIRO, intermediário na venda clandestina.
105 a. HAVANA – Os chefes dos partidos políticos conferenciaram hoje, no palácio do governo, com o GENERAL GOMEZ, presidente da República Cubana, ficando combinado seguir-se uma política eu afaste qualquer pretexto de intervenção dos ESTADOS UNIDOS. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 20 de janeiro de 1912).  
104 a. nasce o CORONEL PM Ref JOSÉ ARIMATHEA DO NASCIMENTO em 20 de janeiro de 1913. Falece em 1º de abril de 2005. Era associado número 5.882, desde 24 de julho de 1964, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
104 a. publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 20 de janeiro de 1913. (CAMPINAS) Foi ontem inaugurado o barracão dos “EXCENTRICOS”, à Rua FERREIRA PENTEADO, esquina da ÁLVARES MACHADO, onde estão armados os carros que sairão no próximo préstito carnavalesco. Ao ato assistiram representantes da imprensa e outros cavalheiros aos quais foi servido um copo de cerveja trocando-se por essa ocasião diversos brindes. Os carros, pelos desenhos que vimos, serão de grande efeito. 
103 a. nasce o ex-chanceler da ALEMANHA OCIDENTAL–WILLY BRANDT em 20 de janeiro de 1914.
102 a. nasce FEDERICO FELLINI em 20 de janeiro de 1914. Falece em 31 de outubro de 1993. Os relatos de sua infância são repletos de discrepâncias (ele era um mentiroso notório e confesso), mas se sabe que ele saiu de RIMINI, sua cidade natal, em 1938, e tornou-se revisor e cartunista em FLORENÇA. Em ROMA, trabalhou como repórter e conheceu o diretor ROBERTO ROSSELINI, que o convidou para ajudá-lo em ROMA, CIDADE ABERTA (1945), seu relato neo-realista da presença nazista em ROMA. Após uma série de breves colaborações, dirigiu seu próprio filme, MULHERES E LUZES (1950). Com OS BOAS VIDAS (1953), um estudo autobiográfico de adolescentes entediados, recebeu a aclamação da crítica e do público. A ESTRADA DA VIDA, no ano seguinte, ganhou o OSCAR de melhor filme estrangeiro. Seus filmes mais perfeitos e amados são A DOCE VIDA (1960), e FELLINI OITO E MEIO (1963). Suas imagens ostensivamente poéticas e exuberantes influenciaram gerações de cineastas e criaram o terno felliniano. Nos anos 70, voltou a mostrar o vigor do seu talento com AMACORD (1973), que lhe deu o quarto OSCAR. Em seus últimos filmes, ENTREVISTA, GINGER e FRED (1986), dedicou-se a mostrar seu amor pelo cinema.
101 a. da criação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FARMACÊUTICOS, fundada no RIO DE JANEIRO no dia 20 de janeiro de 1916.
  92 a. através do Tratado de PEKIN, o JAPÃO reconhece a URSS e lhe entrega a metade norte da ilha de SAJALIN, em 20 de janeiro de 1925.
  88 a. TROTSKI é expulso da URSS e deportado à TURQUIA, em 20 de janeiro de 1929.
  87 a. nasce EDWIN ALDRIN, astronauta norte-americano, em 20 de janeiro de 1930.
  81 a.  morre JORGE V, rei da INGLATERRA, em 20 de janeiro de 1936.
  76 a. da criação do MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA, tendo como primeiro titular da pasta um civil, Doutor JOAQUIM PEDRO SALGADO FILHO, no dia 20 de janeiro de 1941. O MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA manteve-se atuante até 10 de junho de 1999, quando foi criado o MINISTÉRIO DA DEFESA. A partir de então, passou a ser denominado COMANDO DA AERONÁUTICA, tendo como primeiro comandante o TENENTE–BRIGADEIRO–DO–AR WÁLTER WÉRNER BRAUER.    
  75 a. do 17º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR, em Mogi das Cruzes, no dia 20 de janeiro de 1942.
  75 a. altos dirigentes nazistas decidem a “solução final do problema dos judeus”, em uma reunião em WANNSEEI, perto de BERLIM, em 20 de janeiro de 1942.
   66 a. inauguração da Estação AGENTE CÍCERO, variante de POÁ, em 20 de janeiro de 1951. A variante de POÁ, também chamada de variante de CALMON VIANA, teve a construção iniciada em 1921, mas a linha foi aberta somente em 1º de janeiro de 1934, depois de uma interrupção de oito anos nas obras. Possuía um traçado mais suave em termos de curvas e aclives quando comparada com a linha original que seguia de POÁ ao TATUAPÉ, no ramal de SÃO PAULO, daí sua construção. Começava na estação de CALMON VIANA e terminava na QUINTA PARADA (ENGENHEIRO SEBASTIÃO GUALBERTO) do ramal de SÃO PAULO. Com o tempo foi se transformando em linha de trens de subúrbio, os trens metropolitanos de hoje, e é uma das linhas mais movimentadas da CPTM em SÃO PAULO, embora com os piores trens. A estação de AGENTE CÍCERO foi inaugurada em 1951 (dia 20 de janeiro), e fechada nos anos 1970. Seu nome homenageava CÍCERO JOSÉ DE AZEVEDO, que “em 1897 iniciou sua carreira na CENTRAL DO BRASIL como telegrafista; em 1912 foi promovido a agente interino de primeira classe na estação de BARRA DO PIRAÍ; em 1932 foi exilado por participar da Revolução Constitucionalista e, em 1944, morreu em um trágico acidente ferroviário. Ela era chamada de estação PENHA DA VARIANTE pelos usuários, e parece que essa designação era para diferenciá-la da estação da PENHA, do ramal da PENHA, situada não muito longe de AGENTE CÍCERO, visto que elas parecem ter coexistido por algum tempo. Atualmente, dela, sobrou o prédio no alto do barranco por onde se entrava para as plataformas. Estas não existem mais: apenas se pode ver os degraus em terra que um dia a sustentaram, quando se viaja pelo trem. “Eu me lembro da estação PENHA DA VARIANTE, já desativada em 1975. Mas não era uma estação antiga na época, e cheia de pastilhas. Porque será que foi desativada? Dava acesso pelo clube que eu freqüentava. Também a chamavam de estação do CLUBE ESPORTIVO DA PENHA”.
  65 a. tropas britânicas ocupam a cidade egípcia de ISMÁLIA, fora da zona que está reservada no CANAL DE SUEZ, em 20 de janeiro de 1952.
  58 a. nasce o ex-jogador de futebol ACÁCIO CORDEIRO PINTO – ACÁCIO – em CAMPOS (RJ) no dia 20 de janeiro de 1959. Sua posição era de goleiro. Serviu nos seguintes clubes: SERRANO, VASCO, TIRSENSE (PORTUGAL), BEIRA MAR (PORTUGAL) e MADUREIRA. Conquistou os títulos de Campeão Carioca nos anos de 1982, 1987 e 1988 e campeão do BRASILEIRO em 1989, pelo VASCO. Reserva de TAFFAREL na COPA de 1990, ACÁCIO teve passagem rápida pela Seleção – disputou apenas sete partidas. Ele fez sucesso com a camisa do VASCO, clube pelo qual atuou nove anos. Na Seleção, fracassou em um torneio na DINAMARCA quando levou quatro gols em um jogo. Boas lembranças também marcaram ACÁCIO. Gosta de falar da final do BRASILEIRO DE 1989, contra o SÃO PAULO, no MORUMBI. “Nosso adversário tinha um time fantástico, GILMAR, RAÍ, RICARDO ROCHA. Foi uma vitória histórica (1 a 0), de muito valor pela qualidade do SÃO PAULO”, diz ACÁCIO. Hoje treina goleiros no BOTAFOGO. É um mestre de jovens que sonham com grandes defesas, como ele sonhava na infância, em PETRÓPOLIS. Foi treinador de goleiros nas Laranjeiras, durante sete anos, antes de ir para o BOTAFOGO. 
  56 a. da exoneração do Secretário da Segurança Pública, FRANCISCO JOSÉ DA NOVA, em 20 de janeiro de 1961. A solenidade da posse do novo secretário, VIRGÍLIO LOPES DA SILVA, realizou-se por volta das 9:45 horas desta sexta-feira. Este fato tem conotação com o drama vivido pela crise na FORÇA PÚBLICA. VIRGÍLIO era professor da ESCOLA DE OFICIAIS DA FP. Na posse, estiveram presentes, entre outras autoridades: CORONEL OLDEMAR FERREIRA, Comandante Geral da FP; INSPETOR OMAR GALVÃO, diretor da Guarda Civil; juiz corregedor dos Presídios, VALENTIM ALVES DA SILVA. Há notícias de que os oficiais da FP, presos, já retornaram aos seus respectivos batalhões, sendo restabelecida a ordem na Corporação.
  53 a. das anotações feitas em 20 de janeiro de 1964 (segunda-feira). ANO 14º - MÊS 7º - DIA 195º - 5 anos e 229 dias na FORÇA PÚBLICA – 136 dias como ASPIRANTE – 123 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Estou iniciando mais uma semana de atividades e hoje viajaria às 6:14 horas no trenzinho da CANTAREIRA, juntamente com o ASPIRANTE NILSON GIRALDI.
No BATALHÃO DE GUARDAS, depois da revista da tropa às 7 horas, o Comandante NÓBREGA deu-me seis ordens de serviço para serem datilografadas, todas elas para o Sub Comandante que nessa data é o CAPITAÕ MILTON DE ALMEIDA PUPO, pois o MAJOR ALOÍSIO BORGES entra em gozo de trinta dias de férias, a contar das 13:30 horas de dezenove do corrente.
O que mais me preocupa é a feitura de uma Ata da Sessão Extraordinária de 13 do corrente, sendo que o tesoureiro até hoje não me deu os dados para a confecção da mesma.
Também hoje faço um Boletim Reservado referente à apresentação do 1º TENENTE IBRAIM BEZERRA LEONEL, do 15º BP, devidamente escoltado, que a contar das 10 horas de 17 do corrente está cumprindo um corretivo de 10 dias de prisão que o Comando daquele BP lhe impôs.
Com o CAPITÃO PUPO no Sub Cmdo as coisas tornam-se bem mais fáceis. Essa segunda-feira foi de intensa atividade, onde tive de andar correndo de lado para lado, procurando cumprir bem minha função de secretário.
O TENENTE FLÁVIO VAZ dá os dados para a confecção da Ata da Reunião Extraordinária do Conselho de Administração, mas já era muito tarde e tenho de trazer o livro correspondente para casa. Em meu lar, faço o rascunho da Ata durante a tarde.
Descanso muito pouco e às 19 horas vou com minha mulher ao CINE VERA onde assistimos: “HISTÓRIA DO FBI” – um filme violento sobre os episódios mais sensacionais da valiosa organização policial. JAMES STEWART é o protagonista principal.
“ATO DE MESERICÓRDIA” – DAVID NIVEN e LESLIE CARON salvam o presidente deposto de uma república fictícia, por intermédio de uma revolução, enfrentando perigos intensos. Um dos piores foi o momento em que quase foram tragados pela areia movediça.
Assim se encerra uma segunda-feira agitadíssima. 
  52 a. da transcrição dos principais fatos acontecidos em 20 de janeiro de 1965 (quarta-feira). ANO 15º - MÊS 7º - DIA 195º - 6 anos e 230 dias na FORÇA PÚBLICA - 242 dias como 2º TENENTE - 489 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Feita minha apresentação ontem no BG, após o término das férias, hoje começo uma vida de lutas no quartel, dentro do ano de 1965.
Chego na Unidade às 6:30 horas após fazer uma viagem regular num ônibus VILA AURORA. Retorno à função de secretário do batalhão, cargo que coloquei à disposição do CAPITÃO MÁRIO FERREIRA, Comandante Interino, e ele achou que eu o mereço.
Após a revista das 7 horas, vamos ter a primeira surpresa. O Boletim Geral número 11 publica as classificações dos oficiais recém-promovidos. Assim é que o HERMES COUTINHO TORRES foi para o 11º BP; o JOSÉ FÁBIO RICCIARDELLI para o 10º BP e o OSCAR TEREZA PINHEIRO DO CARMO para o 2º BP. Com isso o BG perde todos os segundos-tenentes de 15 de dezembro de 1964. Também temos o 1º TENENTE OSVALDO DE SORDI transferido para o Serviço de Comunicações. É bem verdade que chegaram sete aspirantes, mas perderemos quatro tenentes.
Reúno os componentes da secretaria e me acerco das novidades que aconteceram durante os 30 dias de minhas férias.
Hoje começo a aceitar matrículas para o Preparatório à Escola de Cabos, cujo início está marcado para 1º de fevereiro.
Além de minha retomada de contato na secretaria, vou jogar futebol de salão com os oficiais e aspirantes begeinos: CAPITÃO JAYR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS, 1º TENENTE PLÍNIO VAZ, 2ºs TENENTES HERMES e PINHEIRO e ASPIRANTES MAIORINO, PORT, CRISPINIANO e SALLES JÚNIOR.
Por ser quarta-feira, não tivemos grande movimentação no quartel e, terminado o expediente, deixo o BG com o 1º TENENTE PLÍNIO VAZ e ASPIRANTE CRISPINIANO. O primeiro nos leva de automóvel até a ÁGUA FRIA.
Descanso à tarde e durante a noite assisto programas de televisão: Novelas - "GUTIERRITOS" no canal 4 e "QUANDO NASCE A ILUSÃO", no 9.
A MARCHA DO MUNDO - noticiário com KALIL FILHO, no canal 9;
Às 20 horas - GRANDE SHOW, no canal 7;
Às 21 horas - 77-SUNSET STRIP, no canal 9.
Assisto ainda programas noticiosos, principalmente sobre as comemorações do QUARTO CENTENÁRIO do RIO DE JANEIRO, o estado de saúde de "SIR" WINSTON CHURCHILL e os resultados das enchentes de ontem. Deito muito tarde.
51 a. dos acontecimentos de 20 de janeiro de 1966 (quinta-feira). ANO 16º - MÊS 7º - DIA 194º - 7 anos e 230 dias na FORÇA PÚBLICA - 607 dias como 2º TENENTE - 854 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
A revista matinal será adiada de quinze minutos nesta data, visto que o Comando Geral da FP visitará o BATALHÃO DE GUARDAS, às 7:30 horas.
Viajo mais cedo e chego no quartel às 6 horas. A revista é geral, não escapa ninguém. O MAJOR CLÁUDIO examina pessoalmente a tropa e comanda o dispositivo da formatura.
Aos poucos os oficiais mais antigos vão deixando os comandos de pelotão para os aspirantes e hoje acontece isso. O ASPIRANTE DE PAULA comanda um dos pelotões da Companhia de Comando.
O Comandante Geral, GENERAL-DE-DIVISÃO JOÃO FRANCO PONTES, chega no BG às 7:40 horas. Acompanhando o Cmt Geral vem um norte-americano do PONTO 4. O CAPITÃO OLANDIM TRIELLI é o oficial tradutor. Também se encontra presente ao BG o Chefe do Estado Maior, CORONEL FÉLIX DE BARROS MORGADO.
O Batalhão é examinado em detalhes e os oficiais recebem um comunicado do Comandante Geral que o Governador do Estado almoçará conosco no dia 26 de janeiro.
Na tesouraria meu auxiliar está com sério problema de uma quantia de dinheiro que ele deve para o TENENTE GERSON DE OLIVEIRA e que está num Cartório de Protestos. Pede para que eu ajude ele nessa delicada situação.
O SARGENTO VANDER continua de férias e em seu lugar está o CABO ROCHA. Hoje demos atenção para os Boletins Confidencial e Patrimonial. Os mesmos foram encaminhados para o Confere do Sub-Comando.
O secretário encaminha um ofício ao Chefe do Estado Maior esclarecendo quais os aspirantes que querem permanecer no Batalhão de Guardas e quais os oficiais que desejam ser transferidos. Esse remanejamento deverá acontecer em princípios de fevereiro.
À tarde, descanso na FIF até quase 17 horas. Faço uma viagem sofrível por causa do sol ardente desta tarde.
À noite assisto televisão com minha mulher. EM BUSCA DA FELICIDADE - ANITA DE MONTEMOR faz uma viagem para a Europa e tenta o suicídio, sendo salva por um diplomata.
A GRANDE VIAGEM - Alguns passageiros que estão na ILHA MALDITA, em poder de facínoras tentam uma fuga desesperada.
O ÉBRIO - GILBERTO SILVA forma-se médido e, ajudado por uma milionária, consegue rápida fama, tal como aconteceu como cantor. Vai casar com MARIETA que o trai com um seu primo.
OS GANGSTERS - Canal 9.
CAMPEÕES DE POPULARIDADE - Canal 9.
  50 a. das anotações feitas em 20 de janeiro de 1967 (sexta-feira). ANO 19º - MÊS 7º - DIA 195 – 8 anos e 230 dias na FORÇA PÚBLICA – 37 dias como 1º TENENTE – 290 dias na 2ª Companhia Independente.
Estando o 2º TENENTE NUNES, chefe da FIF, interino, dispensado, devo fazer suas vezes numa reunião de tesoureiros do interior, no Serviço de Fundos. Esquecera da reunião e, às 10 horas, deixo meu lar às pressas, rumando a pé até o MANDAQUI para ali tomar um ônibus.
No SF, o CAPITÃO RUI ANTUNES SCARTEZZINI está presidindo essa reunião. Temos oficiais de todas as Unidades do interior e alguns de Unidades da Capital. A reunião versa sobre a distribuição do orçamento de 1967 e de como devem proceder os tesureiros. Encntro ali o 2º TENENTE HUGO CLIVATI (meu sucessor na tesouraria do BATALHÃO DE GUARDAS); 1º TENENTE ALEXANDRE JOSÉ DA CRUZ MEDEIROS (5º BP); 1º TENENTE SILVA FILHO (1º GB); 2º TENENTE ANDRÉ BOICENCO (18º BP), 1º TENENTE LOPES (10º BP); e muitos tenentes do quadro de oficiais auxiliares da Administração, a maioria desconhecidos.
Somente às 13 horas é que rumo para GUARULHOS. Possuo agora uma permanente da Empresa de Ônibus Guarulhos S/A, válida para o ano de 1967, que me dá direito d ter passe livre nos ônibus de GUARULHOS.
Chego na 2ª CI com chuva. Tenho de bancar o CHEFE DA FIF novamente, fazendo os rascunhos das previsões orçamentárias para o SOLDADO PATRÍCIO confeccioná-las. Temos o prazo até 31 de janeiro para a entrega das mesmas.
Às 14 horas há outra revista da tropa para os elementos que não puderam comparecer ontem. Novamente presido a revista e torno a falar e repetir os mesmos pontos explorados ontem.
Termina as férias do SARGENTO FLÁVIO. Na semana que vem já posso contar com o mesmo na tesouraria.
Hoje faço o levantamento das dívidas para o mês de fevereiro, de uma maneira geral. Terminado o expediente, saio com o ASPIRANTE A OFICIAL LUÍS LUCAS. Na ronda que o mesmo efetuou ontem omitiu o restaurante d dona ELVIRA, por não saber onde fica. Vou lhe mostrar esse ponto de GUARULHOS e, ao chegarmos lá encontramos os SOLDADOS FONSECA e GABRIEL que se livram de uma punição porque dona ELVIRA pediu ao SOLDADO FONSECA para lhe trazer no DKV dessa praça. Dona ELVIRA se encontrava em GUARULHOS.
No restaurante estão a MARIA DE LURDES, JUREMA e uma outra mulher que se diz viúva. As duas primeiras são conhecidas desde julho do ano passado. Hoje evito conversas mais sérias com elas, também com relação a JUREMA. Nesta oportunidade tenho de primar pelo exemplo, uma vez que estou em companhia de um aspirante, meu subordinado. Ao mesmo tempo, penso que JUREMA deve ser esquecida.
DONA ELVIRA nada sabe sobre o SOLDADO ODILON, do 2º BP. Às 20 horas deixamos o restaurante. O ASPIRANTE LUCAS leva-me até um ponto de ônibus. Chove bastante e isso atrapalha minha chegada em casa.
Nesta noite assisto mais um filme no canal 5, com JOHNNY WESMULLER no papel de JIM DAS SELVAS em O CACIQUE BRANCO.    
  49 a. nasce o AGNALDO, filho de Sr. JOSÉ BOARETTO e dona MARIA, no dia 20 de janeiro de 1968.
  48 a. RICHARD NIXON assume a presidência dos ESTADOS UNIDOS, em 20 de janeiro de 1969.
  46 a. prisão do deputado federal RUBENS PAIVA, cassado pela ditadura, em 20 de janeiro de 1971. Ele foi preso em casa por militares. Seria morto e dado como desaparecido.
  42 a. da exposição para o ALTO-COMANDO das Forças Armadas, reunido a convite do Presidente da República, ERNESTO GEISEL, no PALÁCIO DO PLANALTO, analisando a situação mundial, com inflação e desemprego, desprestígio dos EUA, avanço da esquerda na EUROPA e um possível renovado perigo soviético, além da renúncia de NIXON, da queda de SALAZAR, seguida da do general SPÍNOLA, e o golpe e prisão dos generais na GRÉCIA. Em seguida, o quadro interno. Mencionava a derrota do governo nas eleições de novembro de 1974, quando o Sistema foi apanhado de surpresa. Criticou o comodismo, definiu a ARENA como partido “extremamente fraco”. Essa exposição foi realizada no dia 20 de janeiro de 1975. 
  41 a. da exoneração do Cmt. do II EXÉRCITO (hoje COMANDO SUDESTE)  do GENERAL DE EXÉRCITO EDNALDO D´ÁVILA, sendo designado para substituí-lo o GENERAL DE EXÉRCITO DILERMANDO GOMES MONTEIRO, no dia 20 de janeiro de 1976. Em 1995, assumia o Comando SUDESTE o General de Exército PAULO NEVES DE AQUINO, substituindo o General CARLOS ARCOVERDE FREITAS DE ALMEIDA. Em 14 de janeiro de 1997, o General AQUINO passava o Comando para o General JOUBERT DE OLIVEIRA BRIZIDA. No dia 25 de agosto de 1998, o General BRIZIDA passava o Comando para o General LICÍNIO NUNES DE MIRANDA FILHO. Este, por sua vez, foi substituído em 2000 pelo General ARBY ILGO RECH. No dia 9 de maio de 2001, saia o General RECH, assumindo o General FRANCISCO ROBERTO DE ALBUQUERQUE. Escolhido para ser o COMANDANTE DO EXÉRCITO, na Presidência de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o General ALBUQUERQUE assumiu o novo posto no dia 3 de janeiro de 2003. Foi designado para assumir o COMANDO SUDESTE o General SÉRGIO PEREIRA MARIANO CORDEIRO, assumindo o COMANDO DO EXÉRCITO SUDESTE em 31 de janeiro de 2003. Em 13 de abril sai o GENERAL MARIANO e assume o GENERAL DE EXÉRCIO LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO. No dia 13 de abril de 2007 o GENERAL-DE-EXÉRCITO ANTÔNIO GABRIEL ESPER assume o Comando Militar do Sudeste em substituição ao GENERAL-DE-EXÉRCITO EDMUNDO MAIA DE CARVALHO. No dia 11 de maio de 2007 o GENERAL-DE-EXÉRCITO EDMUNDO MAIA DE CARVALHO assume o cargo de Chefe do Estado Maior do Exército, substituindo o GENERAL-DE-EXÉRCITO RENATO CÉSAR TIBAU DA COSTA. 
  38 a. faço uma viagem até POÁ neste sábado (20 de janeiro de 1979) de muita chuva. Com meus parentes conversamos sobre a desapropriação do Grupo Escolar “PADRE EUSTÁQUIO” da família FONSECA.
A Constituição do 5º Governo da Revolução. O GENERAL-DE-EXÉRCITO SAMUEL AUGUSTO ALVES CORREA assumiu ontem o comando do III Exército.
ÉMERSON treina para o Grande Prêmio da ARGENTINA de Fórmula 1.
Assisto no Canal 2 a fala do Prefeito OLAVO SETÚBAL sobre o que foi o seu governo.
Aumento de assaltos em São Paulo: um assalto a cada 30 minutos.
Crise na INGLATERRA – greves.
Decisão da XI TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR: MARÍLIA 2 x FLUMINENSE 1.
Acabo de ler A GLÓRIA DE BYRON e inicio “AMOR DE MÃE”, de PAULO VIALAR.
  36 a. da libertação dos REFÉNS NORTE-AMERICANOS no IRÃ, no dia 20 de janeiro de 1981.
  36 a. RONALD REAGAN jura seu cargo como presidente número 40 dos ESTADOS UNIDOS, em 20 de janeiro de 1981.
  34 a. da morte do ex-jogador de futebol GARRINCHA, em 20 de janeiro de 1983. MANUEL FRANCISCO DOS SANTOS, o MANÉ GARRINCHA, jogou 60 partidas pela seleção brasileira. Estreou em 1955 contra o CHILE, no MARACANÃ. Com GARRINCHA, o BRASIL conseguiu 52 vitórias e7 empates.
  32 a. da inauguração do AEROPORTO DE CUMBICA, no dia 20 de janeiro de 1985 (AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO). A construção do AEROPORTO foi idealizada na década de 1970. Mas até ser definido o local de sua instalação houve muita polêmica. Uma corrente defendia apenas modernização e ampliação do aeroporto de VIRACOPOS. Outra a instalação em CAUCAIA DO ALTO, em COTIA. A primeira opção acabou sendo descartada devido à distância da cidade de SÃO PAULO – 98 km. Já em CAUCAIA DO ALTO, o grande entrave foi a mobilização da população contra o desmatamento em área de manancial. Em 1977, após diversas negociações, decidiu-se que o melhor lugar para a construção seria CUMBICA, aproveitando a própria área da BASE AÉREA. Mesmo assim foi necessária a desapropriação de áreas para a instalação do aeroporto, cuja extensão é de 14 km quadrados. Em 1980, começaram as obras do novo sistema aeroportuário. Em 1985, foi concluída a primeira fase do projeto. Segundo a INFRAERO, com o passar dos anos o problema de falta de visibilidade diminuiu significativamente devido às obras de engenharia e paisagismo. A maior tragédia aconteceu no dia 21 de março de 1989, quando um BOEING 707, cargueiro da TRANSBRASIL, com 26 toneladas de componentes eletrônicos, que fazia o vôo MANAUS-SÃO PAULO, caiu e explodiu pouco antes de pousar, destruindo casas e uma favela. Morreram 22 pessoas, 200 ficaram feridas e 60 desabrigadas. O BOEING caiu no JARDIM IPANEMA, a quatro km da pista do aeroporto. Apesar de ser o mais grave, o mais lembrado é o acidente que matou o grupo MAMONAS ASSASSINAS, em março de 1996. O jatinho LEARJET que levava o conjunto chocou-se contra um morro na SERRA DA CANTAREIRA, depois de tentar aterrissar no AEROPORTO DE CUMBICA, matando todos os passageiros e tripulação. O primeiro acidente de avião em CUMBICA ocorreu pouco depois de um ano de sua inauguração. Um BOEING 737 da VASP se chocou contra um barranco de uma pista auxiliar, que se encontrava em fase de construção. Dezessete pessoas ficaram feridas, entre passageiros e tripulantes. O acidente aconteceu após o avião iniciar o processo para decolagem. Em 1989, dois BOEINGS um 737 e um 300, da VASP e da TRANSBRASIL, chocaram-se, deixando seis pessoas feridas.
  32 a. RONALD REAGAN toma posse de seu segundo mandato como Presidente dos ESTADOS UNIDOS, no dia 20 de janeiro de 1985.
  30 a. anotações de 20 de janeiro de 1987: problemas de saúde na pessoa do integrante do MMDS MAURO faz com que me dirija até a CRUZ AZUL com o SILVA e DANIEL. Converso ali com o CORONEL PM HÉLIO GUAYCURU DE CARVALHO, CORONEL PM RENATO PEREZ (ambos estão também com problemas de saúde). Encontro o CORONEL PM AFONSO na Administração da CRUZ AZUL. O MAURO será submetido a um ecocardiograma no próximo dia 29.
No 2º BPChq o MAJOR PM RENATO diz que o CAPITÃO VILLAR e sua tropa foram para CAMPINAS (CPA/I-2) para um reconhecimento a respeito dos fatos em LEME (julho de 1986) e recebeu ordem para regressar. O CORONEL PM CRISCIBENE não aceitou essa movimentação de tropa e quer transferir o MAJOR RENATO do 2º BPChq. Essas coisas todas fazem com que eu nada estude nesta terça-feira, por enquanto.
No período da tarde há um novo entrevero entre o CORONEL PM CRISCIBENE e o MAJOR RENATO. Pode ser que eu perca o meu sub-comandante. É uma pena porque o RENATO é um bom oficial. MAJOR PM PODEROSO está visitando o 2º BPChq.
O CAES solicita que alojemos três capitães do interior, que estão iniciando o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Deixo o quartel contrariado com a “briga” entre o CORONEL PM CRISCIBENE e o MAJOR PM RENATO. O Comandante do Policiamento de Choque irá acertar a transferência do oficial e a Unidade perderá seu Sub-Cmt.
Hoje foi promovido a TENENTE-CORONEL o MAJOR PM WÁLTER WILSON DE LEÃO, transferindo-se para a reserva.
Estamos comemorando 46 anos da criação do Ministério da Aeronáutica.
Em casa faço alguns estudos a respeito dos temas escolhidos para a Prova Geral do dia 27 de janeiro.
Greve dos eletricitários começou hoje na ELETROPAULO. A adesão é de 90% dos 22 mil funcionários.
Desapareceu o pastor da Igreja Anglicana TERRY WHITE, 8 dias depois de chegar em BEIRUTE para mais uma tentativa de libertação de reféns norte-americanos, ingleses e franceses.
AIDS: cem milhões de mortes até o ano 2000 se a Medicina não descobrir, rapidamente, uma vacina contra a doença.
Os canhões do IRÃ cospem destruição e morte. A segunda maior cidade do IRAQUE agoniza. BASRA recebe uma bomba por minuto. O porta-voz da embaixada do IRÃ, em ROMA, diz que BASRA já está em mãos iranianas.
  28 a. começa o IX Congresso da ALIANÇA POPULAR, no dia 20 de janeiro de 1989.
  27 a. da morte do líder da seita SANTO DAIME, SEBASTIÃO DA MOTA DE MELO, em 20 de janeiro de 1990.
  27 a. falece a atriz BÁRBARA STANWICK, no dia 20 de janeiro de 1990.
  25 a. da inauguração da sauna no segundo andar da AORRPM, isso no antigo prédio da ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA E REFORMADOS DA PMESP, em 20 de janeiro de 1992.
  24 a. da posse de WILLIAM JEFFERSON CLINTON na presidência dos EUA, em 20 de janeiro de 1993. Foi o 42º presidente. Em 2001, CLINTON entregou o poder ao novo presidente GEORGE W. BUSH. No dia 20 de janeiro de 2005 ele assume o seu segundo mandato. Em 20 de janeiro de 2009 assume a presidência dos EUA, como seu 44º primeiro mandatário da Nação, o negro BARACK OBAMA. Dia 20 de janeiro de 2013 BARACK OBAMA assume pela segunda vez a presidência dos EUA, reeleito que foi. No dia 20 de janeiro de 2017 sai de cena BARACK OBAMA, transmitindo a presidência dos ESTADOS UNIDOS para DONALD TRUMP.  
  24 a. falece a atriz belga AUDREY HEPBURN, em 20 de janeiro de 1993.
  22 a. falece uma neta de dona ABIGAIL, residente na nossa rua, no dia 20 de janeiro de 1995.
  21 a. YASSER ARAFAT ganha por grande maioria de votos as eleições à presidente do Conselho Autônomo para CISJORDÂNIA e GAZA, convertendo-se no primeiro líder eleito democraticamente na PALESTINA, em 20 de janeiro de 1996. Participante de sucessivas tentativas de acordo para a criação de um Estado Palestino independente, ele havia recebido dois antes o NOBEL DA PAZ ao lado dos israelenses SHIMON PERES e YITZHAK RABIN. Em maio de 1996, a eleição do primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU, de direita, diminui o otimismo para a finalização de um acordo de paz. KHADER OTHMAN, comerciante, lembra: “Foi um dia importante para a luta do povo palestino. ARAFAT representava a união nacional. Mesmo no BRASIL, onde moro há 44 anos, acompanhei a eleição, pela TV e Internet, e aplaudi entusiasmado. O percentual de votos mostra a importância dele para a nossa luta.” YASSER ARAFAT é eleito com 88% dos votos.
  20 a. falece EDITH HAISMAN, a mais velha sobrevivente do naufrágio do TITANIC, ocorrido em 14 de abril de 1912. Ela contava com a idade de apenas 15 anos. A morte de EDITH HAISMAN foi em 20 de janeiro de 1997.
  20 a. da solenidade em LISBOA, quando o jogador de futebol do BARCELONA, RONALDINHO, recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo. RONALDINHO recebeu 329 votos contra 140 do liberiano GEORGE WEAH. Em 20 de janeiro de 1997.
  20 a. governo de ZAIRE declara guerra aos rebeldes tutsis, que controlam militarmente o leste do país apoiados por RUANDA e BURUNDI, em 20 de janeiro de 1997. Duzentos mil refugiados seguem perdidos, sem alimento algum. Outras anotações nesta data: na manhã desta segunda-feira dou uma aula na INDÚSTRIA ORIENTAL no centro de SÃO PAULO. Ajudam-me VIANA e CUSHIMA. Essa palestra vai das 11 horas às 13:30 horas. O assunto tratado gira em torno de drogas. Mesmo assim os alunos querem saber notícias sobre desarmamento da população, proibição de se andar armado, corrupção na polícia. No MMDC os responsáveis pelo jornal CIDADE EM DESTAQUE vêm buscar os próximos artigos que elaborei para serem publicados. Discutem com o CORONEL ARY CANAVÓ a venda da VALE DO RIO DOCE, reeleição e outros assuntos políticos. A revisão do Estatuto da Sociedade Veteranos de 32-MMDC está pronta. O CORONEL CANAVÓ está com uma cópia para estudos.
Quando estou no MMDC chove muito no centro da cidade. Pontos de alagamento acontecem nas Ruas CONSELHEIRO FURTADO, BARÃO DE IGUAPE e FREDERICO ALVARENGA. Há quedas de árvores. Às 16 horas deixo o MMDC com o Senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e vamos para o metrô. Ainda vou ver o arquivo do PLANO OSÓRIO. Encontro o CIDO e o FRANCISCO quando já estou deixando o local.
Ainda nesta segunda-feira paguei o IPVA e o Seguro Obrigatório do SANTANA na agência BANESPA, sediada nos bombeiros da SÈ. O VASCO, funcionário do MMDC, vai acertar para mim as contas com as aulas na Caixa Econômica Federal.
Os bombeiros CLÁUDIO RIBEIRO DA CUNHA ZANINI, de 23 anos, e RONALDO NEVES DE AZEVEDO, de 30, heróis no salvamento de vítimas do acidente com o avião da TAM, em outubro, morreram no sábado, dia 18, quando iam atender a um atropelamento. O ônibus da VIAÇÃO SÃO CAMILO cruzou o sinal vermelho, às 23 horas, e bateu de frente com o carro do resgate.
O brasileiro RONALDINHO, do BARCELONA, recebeu hoje, em LISBOA, o prêmio de melhor jogador do mundo. Foram ouvidos jornalistas esportivos e 120 técnicos de seleções de todo o mundo, com o atleta brasileiro recebendo 329 votos contra 140 do liberiano GEORGE WEAH.
O democrata BILL CLINTON prestou hoje juramento ao tomar posse como 43º presidente americano para um segundo mandato de quatro anos em uma cerimônia solene, realizada em frente ao CAPITÓLIO, para os integrantes do Congresso e da Corte Suprema da Justiça.
O presidente russo, BORIS YELTSIN, recebeu alta do hospital central do KREMLIN e foi levado à sua casa de campo, na periferia de MOSCOU, para continuar sua recuperação de pneumonia dupla que o afastou do poder por 12 dias.
O CORONEL Av LUIZ SÉRGIO DE OLIVEIRA ARAÚJO assumiu hoje o comando da BASE AÉREA DE SÃO PAULO, em GUARULHOS, em substituição ao CORONEL Av SÉRGIO REBELO COSTA, que permaneceu no cargo durante dois anos e sete dias. A transmissão de posse realizou-se perante o comandante do IV COMAR, MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOÃO GERARDO LOPES MELLO e foi lida uma mensagem do ministro da Aeronáutica BRIGADEIRO LÉLIO VIANA LOBO, que ressaltou a importância da lealdade e respeito e o amor à aeronáutica brasileira.       
  18 a. da operação da hérnia, sofrida pelo Coronel EB reformado ARY CANAVÓ, então presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no dia 20 de janeiro de 1998.
  19 a. anotações nesta data, 20 de janeiro de 1998: o TENENTE-CORONEL PM RICARDO SALGADO, do Comando de Policiamento de Trânsito, explica na TV CULTURA a nova lei do trânsito que entrará em vigor no dia 22 de janeiro. As passagens de integração de ônibus com o metrô e os trens das linhas oeste e sul da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ficarão mais caras a partir da zero hora de sábado (dia 24). O aumento da tarifa de ônibus, que vai a R$1,00 ocasionou esse reajuste. Por volta das 14 horas, no Hospital do Exército, o CORONEL ARY CANAVÓ é operado na hérnia. A reunião marcada para o dia 27 de janeiro está adiada. Entro em contato com o CORONEL PM LEMES, vice-presidente do Conselho Supremo do MMDC, explicando a ele o que está acontecendo na Sociedade. Uma carta circular sai hoje do MMDC para avisar os conselheiros desse situação. Converso com o senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA, por telefone. Estou com dificuldade para andar. Na articulação do dedão do pé esquerdo surge uma dor reumática. Saio mais cedo do MMDC e retorno para casa, em GUARULHOS, no EXPRESSO COCAIA.
O SANTOS estréia com vitória na COPA DO BRASIL 98. Vence o VILA NOVA por 4 a 3. Já o SÃO PAULO fica apenas num empate de 0 a 0 frente ao SAMPAIO CORRÊA, em SÃO LUIS do MARANHÃO. A PORTUGUESA derrota o SÃO JOSÉ, no CANINDÉ, por 2ª 1, pelo Campeonato Paulista.
No final da tarde, um temporal arrasa a zona norte. A enchente encobre ônibus e carros, provocando queda de árvores e desabamentos. Uma das vias mais atingidas é a INAJAR na VILA NOVA CACHOEIRINHA.  
  18 a. do incêndio que quase destruiu a Igreja Nossa Senhora do Carmo, construída em 1784, em MARIANA - MINAS GERAIS, no dia 20 de janeiro de 1999. Outras anotações nesta quarta-feira: O Diário Oficial de hoje publica a transferência para a reserva do CORONEL PM JOSÉ CARLOS DA SILVA, ex-comandante do Corpo de Bombeiros. Estava agregado. Era o coronel número 1 do Almanaque dos Oficiais. Aspirante de 15 de dezembro de 1966, teve as seguintes promoções: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1967; 1º TENENTE – 23 de março de 1970; CAPITÃO – 15 de dezembro de 1975; MAJOR – 15 de dezembro de 1983; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 1988. Agora o número um do Almanaque é o CORONEL PM EDILBERTO FERRARINI, seguido do CORONEL PM RENALDO ALVES DA SILVA, COJI YANAGUITA, LUIZ VERARDINO e outros. Muito calor nesta manhã. Subo a Rua LUIZ SARRACENI às 9:30 horas. Embarco no EXPRESSO BRASILEIRO depois de conversar com o senhor FRANCISCO, dono da Banca de Jornais da Rua SANTANA DO JACARÉ.
Na AORPM, converso com os oficiais sobre a problemática dos inativos, cuja aprovação de contribuição maior deve ser votada hoje pela Câmara dos Deputados. O governador MÁRIO COVAS já mandou estudar a situação dos inativos da polícia militar. Outro assunto que merece atenção é a mudança na cúpula da segurança. Ainda nada está decidido.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o veterano PAULINO DELFINO NOGUEIRA vem nos dizer eu sua saúde não mais permite que represente o MMDC. O PAULINO está com 90 anos. O CORONEL ATILIANO também nos visita. Completará 90 anos em 30 de janeiro. Está lúcido e conta seus trabalhos na Bolsa de Cereais. Relembra episódios de 23 de maio de 1932. O CORONEL ARY CANAVÓ chega depois das 15 horas. Recebo um telefonema do CARLOS e minha mãe. Eles me comunicam que a NAIR se encontra em POÁ. Ficará na residência de Dona ALICE até sexta-feira, dia 22. Combino ir almoçar com eles nesse dia.
A dupla sertaneja ZEZÉ DI CAMARGO e LUCIANO fez hoje um apelo emocionado aos seqüestradores de seu irmão, o compositor WELLINGTON CAMARGO, de 25 anos, mantido em cativeiro há 36 dias. O resgate exigido é de cinco milhões de reais e os seqüestradores não aceitam reduzir esse valor.
Os meninos do CORINTHIANS continuam arrasando Hoje, pelas quartas-de-final da 30ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR venceram o MIRASSOL, vice-campeão paulista, por 3 a 1. Na outra partida, o VASCO DA GAMA empatou em 0 a 0 com o CAPIVARIANO, no tempo normal e na prorrogação. A vaga para as semi-finais foi decidida na cobrança dos pênaltis. Venceu o VASCO por 4 a 2. O atacante EVAIR está de volta ao PALMEIRAS. Foi apresentado hoje no PARQUE ANTÁRTICA ao lado do zagueiro paraguaio RIVAROLA. O SÃO PAULO venceu, nesta noite, no MORUMBI, o BAYER LEVERKUSEN, da ALEMANHA, por 5 a 0. Conquistou o título da COPA EURO-AMÉRICA. O calor registra novo recorde em SÃO PAULO: 36,6 graus.

ACONTECEU EM 20 DE JANEIRO DE 2001 :-    SÁBADO
LUCINDA acorda às 6 horas para preparar uma macarronada para sua mãe. O JOÃO GOMES leva essa refeição para dona ESMERALDA por volta das 9:30 horas. O sábado apresenta muita tranqüilidade. Posso ler, sossegadamente, os jornais DIÁRIO POPULAR – O ESTADO DE SÃO PAULO – JORNAL DA TARDE e AGORA.
Na abertura do CAMPEONATO PAULISTA 2001, nesta tarde, em MOGI MIRIM, o SÃO PAULO venceu o time da casa por 1 a 0, gol de WILSON, aos 8 minutos do segundo tempo.
Na 32ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR o PRIMAVERA vence o AMÉRICA MINEIRO por 3 a 1 e garantiu uma vaga nas semifinais. Espera o vencedor de SÃO PAULO x ATLÉTICO MINEIRO.
No ABERTO DA AUSTRÁLIA o espanhol CARLOS MOYA venceu LLEYTON HEWITT.

O câncer de COVAS pode ter piorado. Essa manchete e outras correlatas estão nas reportagens do jornal AGORA, coladas em minhas memórias. Assistindo os programas de notícias da GLOBO e da RECORD vemos toda a pompa da posse do 43º presidente norte-americano GEORGE W. BUSH e as despedidas de BILL CLINTON. Também se fala muito, nesses programas sobre a doença do Governador MÁRIO COVAS, internado no INCOR.
Continuo colocando no computador a agenda de janeiro. Jogo xadrez e continuo apanhando.   

ASSUME A PRESIDÊNCIA DOS EUA GEORGE W. BUSH, substituindo BILL  CLINTON. BUSH é um texano de 54 anos, que se torna o 43º PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS. Milhares de manifestantes vaiaram a estréia de BUSH como presidente.

JOSEPH ESTRADA, que enfrentava um processo de impeachment, renunciou ao cargo de presidente das FILIPINAS, após quatro dias de protestos populares que pediam sua saída. A vice-presidente GLÓRIA MACAPAGAL ARROYO, que havia passado para a oposição no ano passado, quando as primeiras denúncias de corrupção contra ESTRADA apareceram, tomou posse como a nova PRESIDENTE DO PAÍS.

CERCA de dezoito agentes penitenciários foram feitos reféns no presídio Doutor Paulo Luciano de Campos, em AVARÉ. O motim começou por volta das 13 horas, durante o horário de visita de familiares dos detentos que cumprem pena nesse presídio. Há notícias de três mortes de presos, assassinados entre facções rivais, uma delas o PCC – PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL, grupo que domina várias penitenciárias do Estado e que pode ser o responsável pelas mortes.

FALECEU dona MARCELINA DE OLIVEIRA PASSOS, avó do CARMELO, um dos integrantes do MMDS, desde 1985. Tinha completado noventa anos no dia 17 de janeiro. Sofrera um derrame cerebral há cerca de duas semanas.

ANUNCIADO pela empresa FOLHA DA MANHÃ S.A. o fechamento do jornal NOTÍCIAS POPULARES, depois de 37 anos de circulação. O grupo que edita a FOLHA DE SÃO PAULO informou que concentrará os investimentos do segmento popular no jornal AGORA.

2 002 :  -     DOMINGO
118202  81  /285714.
4H/A – Plano do MAS, elaborado em novembro de 2001. Foi posto em execução em dezembro, com sucesso. Faço estudos para aperfeiçoamento da operação em 2002.
CINE SINISTRO: na BANDEIRANTES – UMA NOITE ALUCINANTE, A MORTE DO DEMÔNIO. Conta a escabrosa história de cinco jovens que vão para uma casa onde uma força demoníaca toma conta de três mulheres. Uma sucessão de mortes faz desse filme um verdadeiro açougue tenebroso. Apenas um jovem sobra de toda a matança, inclusive a do demônio.

JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR leva-me até POÁ, por volta das 11 horas. Faz muito calor nesse horário, mas nuvens estão se juntando e ameaça cair uma pancada d´água mais tarde.
Minha mãe tem dificuldades para fazer o almoço de hoje. Acha-se muito nervosa. Apesar de tudo, procuro acalmá-la.
Por volta das 16 horas, o meu primo Cabo PM RENATO VENTURA e sua esposa, a CIDA, vêm visitar minha mãe. Dizem que o PREFEITO CELSO DANIEL foi executado nos arredores de JUQUITIBA, na madrugada, com vários tiros. Isso já tinha sido anunciado por mim por causa do grande aparato policial realizado afoitamente pelos governadores. O governador GERALDO ALCKMIN confessou que recebeu telefonema de um dos seqüestradores dizendo que queria a troca do prefeito pela libertação de determinados presos. ALCKMIN diz que estamos numa “guerra”. Isso é resultado do enfraquecimento da polícia nos governos anteriores e que ALCKMIN é o herdeiro.
RETORNO MUITO DIFÍCIL PARA GUARULHOS:- os trens não estão seguindo viagem por causa de enchentes na estação de FERRAZ DE VASCONCELOS. Isso me obriga a ir fazer baldeação para um trem, em CALMON VIANA, que seguiria para o BRÁS, pela variante. Acontece que, ao chegar em ITAQUAQUECETUBA, ficamos sabendo que a estação de MANOEL FEIO também está invadida pelas águas. O povo retorna para CALMON e, num trem que segue até GUAIANAZES, consegue ultrapassar FERRAZ DE VASCONCELOS. Nesse vai-e-vem, perco uma hora e meia. Quando, finalmente, chego em casa, LUCINDA diz que minha mãe já telefonou preocupada.

Nesta noite, através da televisão, assisto o cotejo que passa pelas ruas principais de SANTO ANDRÉ, levando o corpo do prefeito CELSO DANIEL, cujo velório será na CÂMARA MUNICIPAL. Enquanto isso as autoridades discutem a onda de violência que grassa SÃO PAULO.
     
ROBERTO DINAMITE, o maior ídolo da história do VASCO DA GAMA, foi expulso da tribuna de honra do Estádio São Januário, no RIO, por ordem do presidente do clube, EURICO MIRANDA. O antigo craque, de 47 anos, assistia ao jogo do VASCO contra a PONTE PRETA, neste domingo, em companhia do filho RODRIGO, de 9 anos.

HELICÓPTERO MILITAR AMERICANO CAI NO AFEGANISTÃO E DOIS MORREM:- A aeronave sofreu um acidente nas montanhas do norte do país. Dois dos sete fuzileiros navais que estavam a bordo morreram. Os outros ficaram feridos.

2 003  :  -     SEGUNDA-FEIRA
O CRISTO REDENTOR GANHA ELEVADOR E ESCADAS ROLANTES NO ANIVERSÁRIO DO RIO DE JANEIRO : -
Os três elevadores panorâmicos e o sistema de quatro escadas rolantes para facilitar o acesso dos visitantes ao CRISTO REDENTOR, no Morro do CORCOVADO, começam a funcionar hoje. O projeto custou seis milhões de reais. A expectativa da prefeitura é que o novo acesso aumente em 20% as visitações ao CRISTO REDENTOR – no ano passado, foram 750 mil visitantes. As novidades vão melhorar as condições de chegada ao CRISTO e permitir que pessoas que, por causa dos 220 degraus das escadarias, nunca visitaram o ponto turístico possam conhecer a estátua. Os elevadores têm capacidade para 13 pessoas ou até uma tonelada de peso e estão instalados numa torre de 33 metros de altura. O passeio dura 20 segundos. Depois da subida do elevador, vem a segunda parte do acesso motorizado ao CRISTO: quatro escadas rolantes – duas para a subida e duas para a descida – com 16 metros de comprimento. Elas são interligadas por passarelas que conduzem à estátua.

Sr. MARCONDES liga-me logo cedo. Está me esperando para irmos até o Monumento–Mausoléu a fim de verificar o andamento das obras do restauro. Chego ao seu apartamento antes das 10 horas. Dirigindo o carro, apesar de seus 90 anos, vamos para o Ibirapuera. No Monumento, encontramos o arquiteto ZORZETE, da CO. RESTAURO, um outro engenheiro e os cabos ADILSON e MISAEL. Vamos verificar o trabalho no obelisco. A idéia será encerrar essa parte antes do 23 de maio. Depois a reinauguração ficará para 9 de julho, data da solenidade máxima do Movimento Constitucionalista.
Saindo do obelisco, o Sr. MARCONDES deixa-me na Rua TABATINGUERA. Passo pelo MMDS. Não tenho notícias dos oficiais baianos, hoje fazendo um estudo na zona sul sob os cuidados do NILDO. Possivelmente, à tarde, retornem ao MMDS. Acontece que tenho meu trabalho na Sociedade e não posso dirigir a reciclagem nesse horário. Mais tarde, no MMDC, fico sabendo que a CASA CIVIL do governador ALCKMIN está querendo saber de detalhes sobre as firmas que estão cuidando da reforma do Monumento–Mausoléu. O Sr. MARCONDES não vem nesta tarde na Sociedade, mas recebe um telefonema do Ministério da Cultura, de BRASÍLIA, onde se pede a escritura do Monumento. Calculo que ainda o IPH anda manobrando contra nós. Perdemos algum tempo com os atendimentos de PENSÃO ESPECIAL, inclusive de uma senhora de SANTOS, que encaminho para o ex– combatente ANTÔNIO FERREIRA, presidente dos CAPACETES DE AÇO, de SÃO VICENTE; um outro caso de um veterano falecido em ATIBAIA, sem parente algum, também está fazendo com que percamos tempo na procura de documentos de comprovação de sua participação na revolução de 32.
Um menino de 2 anos morreu hoje, em MINAS GERAIS, quando um barranco deslizou e atingiu a casa onde morava, em VISCONDE DO RIO BRANCO, a 327 km de BELO HORIZONTE. Em PIRAÚBA, na zona da MATA, a 355 km da capital mineira, quatro pessoas morreram afogadas no CÓRREGO SÃO DOMINGOS. Com os dois casos, subiu para 44 o número de mortos em decorrência das chuvas que atingem o Estado desde o dia 16 de janeiro.

O jornalista OLDEMÁRIO VIEIRA TOUGUINHÓ morreu hoje aos 68 anos, vítima de parada cardiorrespiratória, no Hospital SÃO VICENTE DE PAULA, na TIJUCA, onde estava internado havia dez dias. Como repórter e cronista do JORNAL DO BRASIL, ele participou da cobertura de dez COPAS DO MUNDO (de 1962 a 1998) e de dezenas de outras competições internacionais. Foi colaborador do ESTADO e do JORNAL DA TARDE por 36 anos. Ele foi submetido a uma cirurgia cardíaca em abril de 1999. Em dezembro de 1999 ele sofreu um acidente vascular cerebral. É autor dos livros: AS COPAS QUE EU VI (1994) e MARACANÃ (1998),  que  narra  a  história  do  estádio, inaugurado em 1950). Teve artigos publicados no THE NEW YORK TIMES, FRANCE FOOTBALL e NUMBER (JAPÃO). Ganhou vários prêmios, entre eles os ESSO de informação esportiva de 1981 e 1983.

NASCEU JOÃO, primeiro filho do ator FÁBIO ASSUNÇÃO, de 31 anos, e de PRISCILA BORGONOVI, de 23.

O apresentador de TV, RAUL GIL, recebeu alta do hospital ALBERT EINSTEIN, onde foi internado ontem, dia 19, domingo, por causa de uma arritmia cardíaca.

O ex–nadador RICARDO PRADO, 38 anos, sofreu um infarto na casa de seu treinador, em DALLAS, nos EUA, e foi submetido a uma cirurgia cardíaca. PRADO ganhou medalha de prata na Olimpíada de LOS ANGELES em 1984. 

No primeiro dia após a inauguração dos três elevadores e quatro escadas rolantes de acesso ao CRISTO REDENTOR, no MORRO DO CORCOVADO, o monumento foi visitado por oito mil pessoas. O movimento foi 30 % maior que o normal. Graças ao novo sistema, uma alternativa aos 222 degraus da escadaria, centenas de idosos e deficientes físicos puderam visitar o monumento pela primeira vez.

Um acidente envolvendo duas vans deixou 21 pessoas mortas e 10 gravemente feridas. A tragédia aconteceu na estrada que liga BANABUIÚ a QUIXADÁ, distrito de JUATANA, no sertão central cearense. A colisão ocorreu por volta das 14 horas. Os dois carros transportavam , ao todo, 31 pessoas. Dezoito delas morreram na hora do acidente. Uma outra pessoa morreu ao ser socorrida em QUIXADÁ e duas ao serem transportadas de helicóptero para FORTALEZA.

O número um do mundo, o australiano LLEYTON HEWITT, continua decepcionando em casa. Campeão do Aberto dos EUA em 2001 e de WIMBLEDON no ano passado, HEWITT foi eliminado nas oitavas-de-final pelo marroquino YOUNES EL AYNAOUI. Em outro jogo, o suíço ROGER FEDERER perdeu do argentino DAVID NALBANDIAN.

“CIDADE DE DEUS”, do cineasta brasileiro FERNANDO MEIRELLES, perdeu para o espanhol “FALE COM ELA”, de PEDRO ALMODÓVAR, o prêmio de melhor filme estrangeiro do 60º GLOBO DE OURO. A premiação, da Associação da Imprensa Estrangeira de HOLLYWOOD, foi hoje à noite, no Salão Internacional do Hotel BEVERLY HILTON (EUA). Com o resultado, diminuem as chances de “CIDADE DE DEUS” no OSCAR.

O cartunista ALBERT HIRSCHFELD, conhecido por desenhar estrelas da BROADWAY, morreu aos 99 anos, enquanto dormia em sua casa em MANHATTAN. Destacou-se por suas caricaturas inteligentes e engraçadas de artistas como os irmãos MARX e BÁRBARA STREISAND. Ele chegou a desenhar KATHARINE HEPBURN quase sem olhos e COLLEEN DEWHURST com uma mandíbula enorme. Seu trabalho foi publicado por sete décadas nas páginas do NEW YORK TIMES. Quando tinha 95 anos, ele disse que finalmente estava ficando bom no seu ofício.

Um britânico com doença terminal morreu hoje em uma clínica suíça de suicídio assistido. REGINALD CREW tinha 74 anos e morava em LIVERPOOL. Ele sofria de uma doença que debilitava todos os neurônios motores e o deixou paralisado do pescoço para baixo. CREW foi o primeiro britânico a ir publicamente à SUÍÇA para morrer. O caso histórico promete levantar uma nova polêmica em torno da rígida postura do REINO UNIDO em relação à eutanasia. Na GRÖ BRETANHA, o suicídio assistido é ilegal e pode levar a até 14 anos de prisão.
 
2 004   :  -  A 831317218184/  -  1/  114115202/ (reprise do plano já executado no mês passado.       TERÇA-FEIRA

Na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados, por volta das 11 horas, converso com o Cel HERMES CRUZ, que dia 25 assumirá a presidência da Diretoria Executiva. A questão dos não funcionários que, pela lei, não podem exercer cargos de diretoria, está parcialmente resolvida. Três deles estão munidos de liminar judicial, pois já anteviam essa possibilidade de não serem empossados. Os outros pedirão adiamento quanto à posse, já que sabem que eu não os empossarei. Depois de 25 de janeiro, o Cel CRUZ, já como presidente da Diretoria Executiva, tomará as medidas saneadoras que essa situação está exigindo. Ainda na AORRPM, converso com o Cel JORGE GONÇALVES, que irá ser o vice-presidente da Diretoria Executiva depois de 25.
Esse atraso nessa Associação, onde também aproveito para cortar o cabelo, faz com que não encontre ninguém no MMDS. Mas, recebo um telefonema do CORONEL MEZALIRA, solicitando certas informações quanto ao nosso trabalho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Às 14 horas, quando chego ao MMDC, fico sabendo que o CORONEL PM ALEGRETTI, CHEFE DA CASA MILITAR, quer falar comigo. Antes, ele fez um contato com o Cel MENDES, pelo celular, que se encontra no RIO. O problema do ALEGRETTI é quanto ao Monumento-Mausoléu. Passo um fax para ele, encaminhando a escritura assinada pelo último remanescente da FUNDAÇÃO DO MONUMENTO, HERBERT LEVY, passando os direitos da Fundação para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O Sr. MARCONDES comparece no MMDC depois das 15 horas. Ele me diz que irá ter uma reunião com o GENERAL BUENO para atender o Ofício nº 208/04-PJMAC-Pt nº 079/96, do Promotor de Justiça GERALDO RANGEL DE FRANÇA NETO, cujos termos são os seguintes: “Visando instruir o procedimento em epígrafe, que versa sobre levantamento do patrimônio cultural da comarca da capital e estabelecimento de prioridade de ação da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital nessa matéria, solicito a Vossa Senhoria que preste informações sobre o restauro do “OBELISCO DO IBIRAPUERA”, enviando cópia do contrato de restauro, bem como, do contrato efetuado com a empresa CLARO e as autorizações para o restauro e para a exibição da propaganda. PRAZO IMEDIATO.” Esse documento está datado de 16 de janeiro. Já poderia ter sido respondido, mas o presidente achou de aguardar a chegada do GENERAL BUENO, que se encontrava de férias. Hoje, o General retornou às atividades e marcou uma reunião para amanhã, por volta das 16 horas.
Recebemos a notícia, nesta tarde, do falecimento do veterano FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS, sócio nº 9341. Um telefonema atendido pelo VASCO, de familiares, disse que a morte foi nesta data.
Dona CÉLIA termina a confecção da ATA de 12 de janeiro, que trata do MMDCA. O Sr. MARCONDES necessita da mesma para levar na reunião com o GENERAL BUENO.
Chegando em casa, LUCINDA conta-me que o CORONEL ALEGRETTI quer conversar novamente comigo. Telefono para a CASA MILITAR e sou convidado pelo ALEGRETTI para participar de uma reunião, amanhã, às 15 horas, com o vice-governador CLÁUDIO LEMBO, às 15 horas, na Secretaria da Habitação, na Rua BOA VISTA, nº 170, 16º andar. O assunto será a mudança da sigla MMDC por imposição da lei assinada pelo governador.
Por telefone, coloco o Sr. MARCONDES a par do que está acontecendo. Em seguida, recebo um outro telefonema, do CAPITÃO GLAUCO, assessor militar do vice-governador, sobre a reunião marcada para amanhã.
O Cel MENDES liga-me do RIO. A reunião com o vice-governador está apavorando o Sr. MARCONDES. Explico a ele que irei apenas para ouvir o que ali vai ser discutido e não irei tomar decisões comprometedoras.
Ainda sobre o assunto MMDCA recebo um telefonema do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de SOROCABA, Sr ADILSON CÉZAR, que explica os caminhos que eles tomaram, para propor a criação do MMDCA. Por telefone não há como se chegar a uma conclusão. Ele estará presente na reunião de amanhã, bem como o médico HELLY FELISBERTO, autor da propositura da troca da sigla.
Ainda numa noite de telefonemas, liga minha mãe. Ela conta que começou a reforma do estuque da sua casa e que foi obrigada a ir para a residência que o CARLOS tem em POÁ, pois não havia como permanecer no meio da poeira e do barulho causado pela quebra do estuque, corroído pelos cupins. Minha mãe parece estar perturbada por essa mudança necessária e forçada. Sair do lar, onde ela estava enfurnada há muitos anos, é motivo de grande preocupação, principalmente por causa da idade e de seus princípios, não aceitando as coisas novas.

Em CAMPINAS, faleceu mais um ex-combatente da Revolução de 1932, doutor RAPHAEL LUIZ PEREIRA DA SILVA. Médico formado pela Universidade Federal do RIO DE JANEIRO.
Também faleceu hoje um outro veterano de 32, FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS. Nasceu em 6 de dezembro de 1908 e pertenceu ao BATALHÃO DE INFANTARIA, lutando nas localidades de PARANAGUÁ, CAÇAPAVA, e na região do TÚNEL. Era nosso sócio desde 18 de novembro de 1983, sob número 9.341.
Na COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR o CORINTHIANS despacha o SANTOS, por 3 a 0. Desta vez, o show ficou por conta do meia ROSINEI, que foi o grande nome da partida. Agora o TIMÃOZINHO pega o CORITIBA na semifinal. O PALMEIRAS venceu o CORITIBA por 1 a 0. PALMEIRAS e SÃO PAULO farão a outra semifinal, sendo que o CORITIBA se classifica pelo critério técnico. SÃO PAULO e RIO BRANCO empataram em 2 a 2 e, na cobrança de pênaltis, o TRICOLOR classificou-se ao vencer por 7 a 6.

A atleta MAURREN MAGGI, especializada em salto em distância, foi absolvida da acusação de doping pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em MANAUS, por unanimidade. Foram sete votos a zero. O relatório do julgamento será encaminhado para a Corte de Arbitragem da Associação Internacional de Federações de Atletismo, que determinará se MAURREN disputará a OLIMPÍADA DE ATENAS, em agosto. Ela está suspensa desde 1º de agosto de 2003.

Às vésperas de anunciar as mudanças na sua equipe, o presidente LULA convidou hoje todo o Ministério para uma festa que contou com a participação do cantor ZECA PAGODINHO. O encontro, organizado inicialmente para que o presidente assistisse ao DVD dos shows do sambista, acabou se transformando numa festa de despedida da atual equipe. A intenção do presidente é anunciar a reforma até sexta-feira, dia  23, quando iniciará uma viagem para a ÍNDIA.

O presidente do Instituto ROBERTO SIMONSEN e ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Turismo do Estado de SÃO PAULO, RUY ALTENFELDER, foi nomeado hoje presidente da Comissão de Reforma do PALÁCIO CAMPOS ELÍSEOS. O edifício fica na avenida RIO BRANCO, no Centro, e foi construído no início do século XX. Durante 54 anos o palácio foi a sede do Governo Estadual, que em 1985 foi transferido para o Palácio dos Bandeirantes, no MORUMBI. Atualmente o prédio abriga a sede da secretaria da qual ALTENFELDER foi titular. Após a restauração, o edifício –localizado na região que ficou conhecida como “Cracolândia”- poderá virar um museu.

O bairro do BIXIGA, no Centro, ganhou uma bandeira, escolhida em concurso da SODEPRO, cujo presidente é o nosso conselheiro WÁLTER TAVERNA. O ganhador, SÉRGIO LÚCIO DE OLIVEIRA, de 42 anos, derrotou 40 concorrentes com uma bandeira que lembra aspectos do bairro, como as cantinas e a escola de samba VAI-VAI. As cores são as de SÃO PAULO: preto (faixa superior e estrela), branco (faixa central) e vermelho (coroa e faixa inferior), com detalhes amarelos.

O bolo de 450 metros em homenagem ao aniversário da cidade de SÃO PAULO começou a ser preparado hoje na escola SENAI. Este ano ele terá três sabores diferentes: coco, milho e chocolate com pimenta. Os sabores   escolhidos resgatam as raízes baianas, indígenas, coloniais, nordestinas, mineiras e do Interior de SÃO PAULO, expressando o caráter multicultural da cidade.

Foi inaugurada hoje a nova iluminação na estação ferroviária do BRÁS. São 103 peças instaladas, entre luminárias e projetores. Para iluminar a circulação dos usuários, foram colocadas quinze luminárias. As demais servem para iluminar as paredes restauradas, a cobertura, os arcos da fachada, a entrada da estação e detalhes decorativos do telhado e da estrutura do teto.

O PM FRANCIS GUERRA, de 22 anos, morreu nesta tarde, enquanto treinava no estande de tiro da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na Avenida ÁGUA FRIA, na zona norte – onde são formados os oficiais da corporação. A bala que matou GUERRA saiu do revólver calibre 38 que era manuseado por um colega, o PM CARLOS MAGNO DOS SANTOS BASTOS. Eles estavam treinando tiro no estande, quando aconteceu o disparo. CARLOS MAGNO entrou em estado de choque e foi encaminhado ao PRESÍDIO MILITAR ROMÃO GOMES. Uma das hipóteses aventadas é que a arma de BASTOS caiu no chão e disparou acidentalmente. A outra hipótese é a de que ele atirou no colega ao tentar desativar a trava de segurança do revólver. Os dois PMs eram da 2ª classe do Centro de Formação de Soldados e estavam em estágio probatório na Corregedoria da PM.  O capitão WANDERLEI BENDAZOLLI DE ARRUDA, de 44 anos, da Corregedoria, foi ao 20º Distrito Policial, na ÁGUA FRIA, para prestar depoimento. Ele contou ao delegado JOSÉ RICARDO VILELLA DOS SANTOS que, no momento do disparo, a vítima estava a um metro de BASTOS. A arma teria disparado repentinamente.

O adolescente RAÍ APARECIDO FERREIRA CARDOSO, de 13 anos, foi morto com um disparo acidental feito pelo irmão, de 17 anos, dentro da casa da família, na Rua RIO DOS CEDROS, no JARDIM PERI, zona norte de SÃO PAULO. A vítima foi levada ainda com vida ao Hospital de VILA NOVA CACHOEIRINHA, mas acabou morrendo.

Uma perseguição policial que começou na noite de segunda-feira, dia 19, no Interior e se estendeu até a Capital paulista, de 110 quilômetros, terminou após uma BLAZER da POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA bater em um ESCORT na região central da cidade. A perseguição terminou uma hora depois de iniciada, com três policiais rodoviários feridos no acidente. Três rapazes que estavam em um GOL roubado e conseguiram furar pelo menos três bloqueios policiais durante a fuga, foram presos.

Os interventores nomeados pela Justiça Estadual de SÃO PAULO para a PARMALAT assumiram hoje a administração da empresa no BRASIL. O advogado CARLOS CASSEB e o administrador de empresas CARLOS ALPOIM BOTELHO vão trabalhar com a atual diretoria na investigação de possíveis fraudes.  A empresa italiana, uma das mais conhecidas multinacionais em todo o mundo, tem dívidas estimadas em 1,8 bilhão de dólares no BRASIL. Sem dinheiro em caixa para pagar fornecedores, a PARMALAT BRASIL demitiu 120 funcionários de sua fábrica no município de SANTA HELENA, em GOIÁS. A empresa decidiu centralizar a produção de leite nas unidades de GARANHUNS (PE) e CARAZINHO (RS). A fábrica de GOIÁS continuará produzindo creme de leite, leite em pó e molhos lácteos.

O pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público contra o delegado ANTÔNIO DE ASSUNÇÃO OLIM, da DAS (Divisão Anti-Seqüestro), e outros policiais civis acusados de participar de sessões de tortura foi negado hoje pelo juiz EDUARDO CRESCENTE ABDALLA, da 22ª Vara Criminal.

De um lado, a briguenta e estourada TATIANA, e do outro, a patricinha de BRASÍLIA, JULIANA. Uma das duas terminaria hoje sua participação na quarta edição do BIG BROTHER BRASIL, exibida pela REDE GLOBO. E quem levou a melhor no primeiro paredão da nova edição do programa foi JULIANA. O sonho de quinhentos mil reais acabou mais cedo para TATIANA, que foi rejeitada por 62% dos votos e teve de ir embora. Na segunda-feira, dia 19, TATIANA havia lembrado, emocionada, da morte de seu pai, ocorrida na véspera de sua chegada à Casa onde estão vivendo os concorrentes do programa. Já JULIANA contou hoje aos seus companheiros que, aos 13 anos, foi estuprada por dois rapazes de 21 anos, que seriam seus amigos e a teriam dopado para cometer o crime.

ASSISTO nesta noite, depois do BBB-4, o início da terceira semana da minissérie UM SÓ CORAÇÃO. YOLANDA PENTEADO se rende aos galanteios do marido FERNÃO e passa dias felizes em sua companhia, esquecendo-se de MARTIM. ASSIS CHATEAUBRIAND continua suas investidas em torno de YOLANDA. O CORONEL TOTONHO tem crises de remorso por ter feito sofrer, em vida, a sua esposa. Enquanto isso, TARSILA DO AMARAL é cortejada por vários intelectuais da época, mas não se decide por nenhum deles.

CASSADO o mandato do deputado federal ROGÉRIO SILVA, de MATO GROSSO, acusado de comprar votos na eleição de 2002. SILVA foi eleito pelo PMDB e mudou-se para o PPS. Era seu terceiro mandato. Uma investigação conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral concluiu que ele comprou vinte mil votos, pagando trinta reais por cada um. Em seu lugar, tomou posse a suplente TETÊ BEZERRA.

INICIADO o julgamento do ex-chefe do serviço de inteligência do PERU, VLADIMIR MONTESINOS, acusado de vender dez mil armas para os terroristas das FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA, as FARC. Por esse crime, poderá ser condenado a vinte anos de prisão e ao pagamento de indenização. MONTESINOS foi o braço direito do ex-presidente ALBERTO FUJIMORI durante seu governo. Também é acusado de delito contra a administração pública, corrupção e tráfico de influência e está preso desde junho de 2 001.
  
Pelo segundo dia consecutivo, milhares de iraquianos xiitas tomaram as ruas de BAGDÁ para pedir eleições diretas e, desta vez, exigir a execução do ex-presidente iraquiano SADDAM HUSSEIN. “SADDAM é um criminoso de guerra, não um prisioneiro. Executem SADDAM”, gritava a multidão. Trata-se da primeira manifestação pública no IRAQUE que exige a morte do ditador iraquiano desde que ele foi capturado em 13 de dezembro. O protesto reuniu dez mil pessoas, número inferior aos cem mil manifestantes que, na segunda-feira, dia 19, tomaram as ruas de BAGDÁ para exigir eleições diretas e condenar o plano dos EUA que prevê a posse, em meados deste ano, de um governo iraquiano de transição formado por líderes escolhidos em convenções regionais. Manifestações similares foram realizadas em NAJAF, de maioria xiita, no sul do País. O secretário-geral da ONU, KOFI ANNAN, deverá decidir em uma semana se enviará uma equipe ao IRAQUE para negociar com os xiitas o processo de transferência do poder no País. ANNAN está inclinado a atender a um pedido, feito no dia 19, pelo administrador americano do IRAQUE,  PAUL BREMER.

A sonda-robô SPIRIT começou hoje a examinar uma rocha marciana do tamanho de uma bola de futebol americano, apelidada pelos técnicos da NASA de “ADIRONDACK”. Amanhã, a SPIRIT está programada para perfurar a rocha e analisar seu interior. A sonda deverá usar um microscópio e dois espectrômetros para avaliar a composição da pedra.

FALECEU nesta terça-feira GEORGE WOODBRIDGE, ilustrador da revista MAD, de enfisema pulmonar. Na revista desde 1957, cinco anos após sua fundação, WOODBRIDGE ficou famoso por desenhos sobre cenas históricas. Seu trabalho pode ser conferido em quase todas as edições.

Foi doado para o Exército da Salvação 1,5 bilhão de dólares por JOAN B. KROC, viúva do fundador da rede McDONALD´S.

Expulso da Igreja Católica o padre pedófilo americano RICHARD LAVIGNE, 12 anos depois de confessar ter abusado sexualmente de dois coroinhas. Pelo VATICANO.
                   
2 005  :   -   QUINTA-FEIRA
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA E ORDINÁRIA, CUMULATIVAS, da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Policiais Militares e Servidores da Secretaria dos Negócios da Segurança Pública do Estado de SÃO PAULO, com início às 14 horas, na Rua VENCESLAU BRÁS, 175/179, no centro de SÃO PAULO.

No jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO desta quinta-feira: INCÊNDIO EM PRÉDIO DA ROTA PODE TER SIDO “FACHADA” PARA ROUBO DE ARMAS. Bombeiros concluíram que fogo pode ter sido causado por um curto-circuito, mas o sumiço de dezenas de armas coloca essa possibilidade em dúvida. O comando das RONDAS OSTENSIVAS TOBIAS DE AGUIAR (ROTA) investiga o roubo de armas da companhia, ocorrido em 7 de dezembro do ano passado, dentro do batalhão, durante incêndio que destruiu parte do prédio histórico que abriga a sede da instituição, na Avenida TIRADENTES, região central de SÃO PAULO. Enquanto os bombeiros trabalhavam para controlar o fogo, em meio ao tumulto, dezenas de armas foram roubadas. O incêndio começou durante a madrugada. Os bombeiros concluíram que o fogo pode ter sido causado por curto-circuito, mas o sumiço das armas coloca em dúvida essa conclusão. O comando da ROTA investiga agora se os ladrões aproveitaram a confusão para roubar as armas ou se colocaram fogo, propositadamente, para executar o plano. O comando tem certeza de que as armas foram levadas por policiais militares que trabalham na ROTA. Na madrugada do incêndio, 30 policiais estavam no prédio.
Na terça-feira passada, o policial militar MILTON ROGÉRIO NAPOLITANO foi preso depois que a Corregedoria da PM encontrou um arsenal na casa dele. O PM, que está na Corporação há 16 anos, trabalhava como armeiro no Centro de Suprimento e Manutenção de Armamentos da Polícia. Em casa, ele tinha cerca de 1.500 balas, armas com numeração raspada, além de fuzis, rifles e pistolas. A suspeita é que NAPOLITANO tenha desviado todo o material – que lotava um cômodo – de seu local de trabalho. O MAJOR JORGE LUÍS ALVES, chefe da Seção de Comunicação Social da PM, disse que, por enquanto, as investigações do roubo de armas da ROTA não está sendo relacionado ao caso de NAPOLITANO. O DIÁRIO apurou que as duas ações podem ter sido executadas por um mesmo grupo de PMs. As armas teriam sido entregues a policiais que integrariam um grupo de extermínio.

O jornal AGORA publica: “CORONEL DO MASSACRE DO CARANDIRU É FEITO REFÉM”. O deputado estadual e coronel da PM UBIRATAN GUIMARÃES foi vítima de assalto na noite de domingo, dia 16, em sua casa de veraneio, em UBATUBA. UBIRATAN e três familiares foram feitos reféns por três ladrões. Segundo o delegado JOÃO BARBOSA FILHO, nenhuma das vítimas ficou ferida. “O trio fugiu levando a arma do deputado, um revólver calibre .38, além de quinhentos reais em dinheiro e uma folha de cheque assinada por ele”, disse. Ainda segundo BARBOSA, um dos assaltantes, o único que estava sem capuz, foi identificado e sua prisão preventiva já foi pedida. UBIRATAN não foi encontrado ontem para comentar o crime. Coronel da reserva, ele ficou conhecido por comandar, em outubro de 1992, a ação da PM em uma rebelião na Casa de Detenção, no CARANDIRU, na qual 111 presos foram mortos. O episódio ficou conhecido como MASSACRE DO CARANDIRU. Ele foi condenado pela Justiça  a 532 anos de prisão por co-autoria na morte de 102 presos e cinco tentativas de homicídio. Réu primário recorre em liberdade.

Manhã de muita chuva. Vou tarde para a cidade de SÃO PAULO e o lotação que embarco tem dificuldades no trânsito. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC está aberta. A funcionária MÔNICA tem dificuldades com alguns pedidos de PENSÃO ESPECIAL: um desses pedidos é de 1991, onde a pessoa que requereu a pensão até hoje não obteve uma resposta dos órgãos responsáveis. Traz uma cópia do documento datado daquele ano, assinado pelo presidente GERALDO FARIA MARCONDES e pelo TENENTE-CORONEL Ref NELSON DE PAULA CAMPOS (falecido). O outro caso é mais recente, de 2001, onde a certidão está assinada pelo GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e por mim. A outra funcionária, LUCIENE, diz que está apavorada com a idéia do Sr MARCONDES de querer modificar o atual Estatuto. Explico a ela que isso é impossível. Teria de haver uma reunião do Conselho Deliberativo, onde o presidente da Diretoria Executiva explicaria a necessidade de alterar o novo estatuto. Depois uma Comissão estudaria em que pontos estatutários seriam necessários revisão. Convocar-se-ia uma nova ASSEMBLÉIA GERAL para essa modificação. É muito complicado e oneroso para a Sociedade. Somente na cabeça do Sr MARCONDES é que poderia frutificar um pensamento tão esquisito.

Os oficiais do MMDS estão me esperando para um deslocamento até o RESIDENCIAL TOWER, onde outros aguardam para uma reunião. Vamos discutir uma possível conexão de soldados bandidos, ladrões de armas, que estariam envolvidos com “justiceiros”. O incêndio no quartel da ROTA teria sido intencional, tese não descartada, face os acontecimentos no CSM/AM. Há muitas hipóteses, pois a nossa tropa está envolvida com drogas e criminosos, uma das conseqüências do baixo ordenado e as oportunidades do PM com os bandidos. Um dos fatos mais lamentáveis: a própria casa do CORONEL UBIRATAN foi invadida por marginais no domingo. Isso quer dizer que todos nós estamos nas mãos da criminalidade. É um verdadeiro absurdo, que poderia ser evitado caso as autoridades não fizessem no policial um fantoche. Almoçamos e ficamos até tarde defendendo a idéia de uma Polícia Militar forte e respeitada, longe das artimanhas políticas, além da necessidade de ser bem remunerada. Com chuva, vou ao BANESPA com  AMÉRICO, pois LUCINDA pediu um dinheiro para o PAULO CÉSAR. O neto deverá ir com a KÁTYA EL MOUALLEM e o IAGO para o local, no litoral, onde estão os familiares da KÁTYA, há alguns dias.

A chapa LEALDADE E CONSTÂNCIA, encabeçada pelo CAPITÃO Ref HÉLIO CAMILLI, foi eleita por aclamação pelos delegados presentes à Assembléia Geral da COOPMIL. Os diretores permanecerão à frente da Entidade por um mandato de quatro anos. Os diretores que auxiliarão o Presidente CAPITÃO Ref HÉLIO CAMILLI na administração são o TENENTE Ref JOSÉ VICENTE CONCEIÇÃO (Diretor Secretário), o TENENTE-CORONEL Ref AGUINALDO NOBRE DE MELLO (Diretor Financeiro), o CAPITÃO Ref NEWTON DE PAULA CAMPOS (Diretor do Patrimônio) e o CAPITÃO Ref AMÀNCIO DA SILVA (Diretor do Interior). O CONSELHO FISCAL ficou assim constituído: TENENTE Ref CORNÉLIO DA SILVA MUDO (Coordenador), CAPITÃO SINVALDO SANTOS DE OLIVEIRA (Relator), TENENTE Ref JOÃO RUFINO VIEIRA FURTADO (Vogal),  e os suplentes (TENENTE Ref IZAEL ANTÔNIO FERREIRA (1º Suplente), TENENTE Ref GILDO VICTÓRIO MUCHIUTI (2º Suplente) e LUCIDES TEREZINHA NIEROTKA (3º Suplente). O mandato do CONSELHO FISCAL é de um ano, e seus nomes serão empossados nos cargos após aprovação de seus nomes pelo BANCO CENTRAL.    
Depois de passar 105 dias sem jogar na VILA, o SANTOS brilhou diante de sua torcida com o mesmo ritmo que conquistou o título brasileiro e arrasou a PORTUGUESA, por 5 a 1, na sua estréia no CAMPEONATO PAULISTA. O SÃO PAULO usou sua artilharia aérea para furar a retranca e vencer o ITUANO por 4 a 2, no MORUMBI. Três dos quatro gols foram de cabeça –DIEGO TARDELLI, LUGANO e GRAFITE. RODRIGO fez o seu de rebote. No final, a torcida pediu FALCÃO e LEÃO atendeu. Deu um toque de calcanhar, desferiu um chute perigoso e deu um passe a GRAFITE que quase terminou em gol.
Na COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, o CORINTHIANS empatou em 1 a 1 com o VILA NOVA (GO), mas se garantiu nos pênaltis (5 a 0) e agora pega o IRATY (PR) na semifinal. O SÃO PAULO também empatou em 1 a 1, mas foi derrotado nos pênaltis pelo NACIONAL, que enfrentará o PARANÁ na outra semifinal. O PARANÁ venceu o UNIÃO SÃO JOÃO por 2 a 1. As semifinais serão realizadas no domingo, dia 23:

O brasileiro RICARDO MELLO vendeu caro a derrota para o argentino GUILLERMO CORIA, hoje pela madrugada, pela segunda rodada do ABERTO DA AUSTRÁLIA, em MELBOURNE. O próximo adversário de CORIA será o espanhol JUAN CARLOS FERRERO, que parece estar definitivamente livre das contusões que o infernizaram na temporada passada. Hoje, o ex-número um do mundo e atual 31º despachou o argentino MARIANO ZABALETA. O australiano LLEYTON HEWITT teve trabalho, mas venceu o americano JAMES BLAKE. Já o inglês TIM HENMAN bateu o romeno VICTOR HANESCU. O americano ANDY RODDICK, número dois do mundo, também avançou à terceira rodada do primeiro GRAND SLAM do mundo, ao vencer o inglês GREG RUSEDSKI.
 
Um buraco com quatro metros de diâmetro e sete de profundidade está aberto no JARDIM ITACOLOMI, zona sul da Capital, desde novembro e aumenta a cada dia. A cratera já engoliu uma árvore, um pedaço da calçada e parte de uma praça. A Prefeitura prometeu resolver o problema dentro de trinta dias.

Um bolo de 451 metros de comprimento começou a ser preparado com cinco dias de antecedência para o aniversário de SÃO PAULO – no próximo dia 25. Uma equipe de dezenove pessoas composta por alunos e professores do Sistema FIESP/SENAI da Capital, além de seis confeiteiros de uma empresa privada, participam do preparo. O bolo será servido na terça-feira, a partir das 12 horas, na Rua RUY BARBOSA, entre a Rua CONSELHEIRO CARRÃO e a PRAÇA DOM ORIONE, no BIXIGA. É uma iniciativa da SODEPRO, cujo presidente é o WÁLTER TAVERNA, também conselheiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Dois dos presos acusados de terem seqüestrado e matado o jornalista IVANDEL GODINHO identificaram o líder da ação a policiais da Divisão Anti-Seqüestro. WILSON DE MORAES SILVA e FÁBIO PAVAN DO PRADO disseram que o homem que planejou a operação é conhecido pelo apelido de NINJA. SIDNEY CORREIA, o SIDINELSON, teria sido encarregado por NINJA de alugar o cativeiro e contratar as pessoas que tomariam conta da vítima. Além de NINJA e SIDINELSON, a polícia também procura NENECO, JUNINHO PALMEIRENSE, ZÉ PEQUENO e TIO que, segundo os dois presos, também teriam participado do seqüestro. NENECO, de acordo com o DAS, teria recebido o resgate.

Uma arma encontrada ao lado do muro da casa alugada para veraneio pelo deputado e coronel da PM UBIRATAN GUIMARÃES, em um condomínio na PRAIA DA ENSEADA, em UBATUBA, levou a polícia a prender dois dos três homens que o assaltaram na noite de sábado. ÉMERSON DOS SANTOS BARRETO e ALEXANDRE BONIFÁCIO JÚNIOR deixaram o revólver cair na fuga. Segundo o CORONEL PM SÉRGIO TEIXEIRA ALVES, comandante do Policiamento do VALE DO PARAÍBA e LITORAL NORTE, a PM descobriu que a arma havia sido roubada em AMÉRICO BRASILIENSE, na região de RIBEIRÃO PRETO. O CORONEL UBIRATAN reconheceu o autor do roubo e a foto dele foi distribuída em UBATUBA. Na terça-feira, dia 18, um PM reconheceu o homem da foto na PRAIA DAS TONINHAS e o deteve com o parceiro. Eles haviam assaltado outra casa. Também foi preso com os dois o foragido da cadeia desde 2003 e condenado por roubo, RODRIGO FERREIRA.

DEMITIDA a diretoria da EMBRAPA, a empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária. SÍLVIO CRESTANA, técnico de carreira ligado ao ministro da Agricultura, ROBERTO RODRIGUES, assumiu a presidência da entidade no lugar de CLAYTON CAMPANHOLA. Outros três diretores executivos foram substituídos. A mudança foi interpretada como decorrência de desentendimentos com o ministro sobre a liberação do cultivo de transgênicos. A EMBRAPA apóia projetos de agricultura familiar e industrial. Em BRASÍLIA.

A construtora NORBERTO ODEBRECHT decidiu hoje retirar seus seis funcionários brasileiros do IRAQUE após o aparente seqüestro de um deles, na manhã da quarta-feira, dia 19. O chefe de operações da companhia no IRAQUE, GLAIBOR FARIA é que deu a notícia. “Os empregados serão levados para AMÃ, capital da JORDÂNIA, até que tenham condições de rever o processo”. Até agora não foi revelado o nome do brasileiro desaparecido. Sabe-se que ele é carioca.

Com a clara intenção de manter a política de interferir onde for preciso para garantir tranqüilidade aos americanos, GEORGE WALKER BUSH prestou o juramento de posse na tarde desta quinta-feira, em WASHINGTON, dando início a seu segundo mandato como presidente dos EUA. Diante de uma multidão estimada em cem mil pessoas, o líder prometeu fidelidade à Constituição e aos princípios de liberdade que nortearam os fundadores dos EUA da AMÉRICA. Após uma salva de tiros, BUSH iniciou o discurso que dá o tom de seu segundo mandato. Falou mais de 30 vezes a palavra LIBERDADE, e em nome dela prometeu lutar contra os tiranos do mundo. Mas não mencionou diretamente o IRAQUE. Sem ignorar o legado de seus primeiros anos de governo, BUSH prometeu trabalhar para unir o país, dividido pela guerra no IRAQUE.

A Suprema Corte da UCRÂNIA validou o resultado da nova rodada eleitoral, realizada em 26 de dezembro. O segundo turno, em 21 de novembro, vencido pelo primeiro-ministro VIKTOR YANUKOVICH, candidato pró-RÚSSIA, foi invalidado devido a fraudes. A posse do presidente eleito, VIKTOR YUSHCHENKO, está marcada para o domingo, dia 23 de janeiro. Em KIEV, na UCRÂNIA.

FALECEU dentro da quadra de basquete o jogador americano ANTWOINE KEY, aos 22 anos, titular da Universidade do Leste de CONNECTICUT. A causa da morte ainda é desconhecida. Em WORCESTER, CONNECTICUT.

MORREU neste dia 20, JAN NOWAK, herói polonês da resistência ao nazismo e ao comunismo. Durante a ocupação alemã, arriscou a vida em seguidas viagens entre VARSÓVIA e LONDRES, para transmitir informações. Adversário do regime comunista, dirigiu durante duas décadas a rádio EUROPA LIVRE, que enviava à POLÔNIA informações censuradas pela ditadura. Em 1989, depois de 45 anos de exílio, pôde retornar a seu país. Aos 91 anos, em VARSÓVIA.

14º CAPÍTULO DE “24 HORAS”: A terrorista NINA é levada para LOS ANGELES e interrogada na UCT por TONY ALMEIDA. Ela nada revela acerca dos terroristas MICHAEL AMADOR e MARCUS ALVERS. Estes, se encontram para entabular negócios com estrangeiros sobre o vírus letal que está no poder de AMADOR. No regresso à UCT, CHASE tenta explicar a origem da criança que está com uma das agentes. Ele teve um romance com  uma mulher e não soube, quando se separaram, que ela ficara grávida. Nasceu ÂNGELA, agora deixada na UCT. Mas as preocupações com o interrogatório de NINA e as tentativas de localização de MARCUS ALVERS absorvem as atenções dos agentes da UCT. JACQUES BAUER passa por um interrogatório a fim de tentar justificar a sua dependência com drogas: ele se fez passar por um drogado quando da captura de RAMON e depois não conseguiu se livrar do vício. O presidente PALMER fica sabendo da morte de ALLAN e quer explicações de sua mulher. Esta, ao lado de JÚLIA, esposa de ALLAN, estavam juntas no momento da crise cardíaca dele. Uma sindicância está sendo feita acerca dessa morte. O irmão do presidente vai ao encontro de JÚLIA para saber os detalhes da morte de ALLAN e JÚLIA lhe conta o que aconteceu, inclusive que a mulher do presidente a impediu de ministrar o remédio que ALLAN precisava. NINA vai receber o soro da verdade e, no momento em que a injeção vai lhe ser aplicada no pescoço, ela faz um movimento brusco e uma artéria é atingida. Na confusão, quando NINA é socorrida, ela consegue fugir, após matar alguns agentes. KIM vai lhe ao encalço. As duas estão armadas. KIM reluta em atirar e está para ser assassinada quando BAUER atira em NINA. A terrorista cai e BAUER ainda aciona o gatilho mais duas vezes.

2 006  :   -   SEXTA-FEIRA
Depois de uma semana sem conexão com a internet, em GUARULHOS, finalmente o sinal volta. O ROMAGNOLI encaminha as procurações do JOÃO GOMES e da MARLENE para dar entrada no processo de uso capião ao imóvel que compramos ontem. Uma manhã muito quente. Saio tarde de casa. Somente depois das 13 horas é que estou reunido com os oficiais do MMDS. Pouco tempo posso permanecer com eles, pois estou sozinho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O GINO STRUFFALDI mandou um recado pelo seu filho ALDO, estará de volta em 26 de janeiro. O MENDES anda sumido. Não o vi nem ontem e nem hoje. Atendo algumas pessoas que comparecem no MMDC. O tempo desagradável que está fazendo atrapalha bastante o nosso trabalho. Mas a coisa mais complicada que surgiu nesta tarde foi uma notícia sem fundamento do “seqüestro” do filho de meu primo JOSÉ GERALDO. Mas tudo não passou de uma brincadeira muito sem graça. O rapaz aparece lá pelas 16 horas, sossegando a família que já tinha telefonado para vários órgãos da polícia e também para mim.  

Fico sabendo que o Boletim Geral número 15 da PMESP publicou hoje, 20 de janeiro, a transferência de vários PMs do 9º BPMM para o recém formado 43º BPMM na zona norte. Um desses policiais militares é o CABO PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR. No dia 3 de março de 2005 ele, ainda soldado, apresentava-se no 9º BPMM, transferido que fora do CSM/AM para essa Unidade. Agora, faltando poucos meses para a inatividade, ele vai constituir a equipe inicial do novo Batalhão da área norte.    
Continuo me sentindo meio desarvorado por causa do calor. Trabalhar no computador deixa-me cansado. Preciso parar, às vezes. Os jornais da BAND e da GLOBO deixam-me sonolento. Mesmo assim, vou assistir a 15ª hora do seriado “24 HORAS”, cujo episódio desta madrugada transcorre no horário das 21/22 horas.
JACK BAUER é prisioneiro do líder dos terroristas, MARWAN. É  constatada a morte de REGINA ARAZ, assassinada pela equipe de MARWAN. TONY ALMEIDA conta para AUDREY a situação difícil pela qual passa BAUER, inclusive sendo interrogado duramente. MARWAN lembra a BAUER que 40 pessoas morreram na explosão de um trem e outros mais na explosão do reator nuclear da ILHA DE SAN GABRIEL e que outras vidas serão sacrificadas em prol da causa dos fanáticos.
Enquanto isso, MITH ÂNDERSON, terrorista fardado de capitão da Base Aérea, mata um dos mecânicos e se comunica com MARWAN que está prestes a pilotar o supersônico. A família do piloto JOHN (assassinado por MITH) está desaparecida e o fato foi comunicado à polícia.
No interrogatório de BAUER, MARWAN determina que ele seja trocado pelo filho dos ARAZ, BERUZ, que se acha prisioneiro da UCT. MARWAN mantém contato com a UCT e conversa com a diretora MICHELE do que ele pretende fazer. Uma reunião dos agentes é feita em seguida e MICHELE comunica o que está acontecendo.
MEG, que trabalha na UCT, examina os dados transmitidos pela polícia e passa a EDGAR o caso do desaparecimento da família do piloto JOHN.
BERUZ é submetido a um interrogatório, após ser-lhe aplicado o soro da verdade. BILL DUNCAN, chefe da Divisão Anti-Terrorismo, reúne todos os agentes da UCT e propõe que seja feita a troca de BAUER por BERUZ. É colocado um rastreador no corpo de BERUZ e levado por CURTIS até o local em que ele será trocado por JACK BAUER.
MARWAN coloca um atirador de escol para matar BAUER após a concretização da troca. Mas no momento certo esse atirador é eliminado por um agente da UCT.
A UCT rastreia a van que está transportando BERUZ. O rastreador colocado no corpo do rapaz é descoberto pelos terroristas. Some o sinal do mesmo  nos painéis da Unidade de Combate ao Terrorismo. Mas é descoberto o prédio onde os terroristas se reuniram um pouco antes e onde MARWAN ainda deve estar. Na BASE AÉREA decola o avião com o terrorista MITH ÂNDERSON.

Se o segundo turno da eleição presidencial fosse disputado hoje entre LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e o prefeito de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, o tucano teria 45% das intenções de voto contra 42% do presidente – o que configura empate técnico. Os dados são da pesquisa IBOPE, realizada entre 12 e 16 de janeiro. Os números mostraram LULA de volta à liderança do primeiro turno, também em empate técnico, e indicam forte redução da vantagem de SERRA no round decisivo da eleição. Em dezembro, o tucano estava 13 pontos à frente de LULA no segundo turno.

Em ato que reuniu 10 mil pessoas em QUEIMADOS, no RIO, o presidente LULA atacou, sem citar nominalmente, os prefeitos de SÃO PAULO e RIO, JOSÉ SERRA (PSDB) e CÉSAR MAIA (PFL), o secretário de Governo do RIO, ANTHONY GAROTINHO (PMDB) e a governadora ROSINHA GAROTINHO (PMDB). Disse que vários programas federais não avançaram mais por falta de colaboração das duas prefeituras e do governo do RIO.

O BANCO CENTRAL provocou hoje nova e significativa queda na cotação do dólar, ao reduzir pela metade, em 200 milhões de dólares, a oferta dos chamados contratos de swap cambial. Trata-se de uma operação em que o BC compra dólar no mercado futuro, mas acaba interferindo na cotação do mercado à vista. A moeda fechou em baixa de 2,15%, cotada a R$2,278. A desvalorização só não foi maior por causa da disparada do preço do petróleo no exterior. Como o BANCO CENTRAL anunciou que vai repetir na segunda-feira a oferta de 200 milhões de dólares em swap, a expectativa entre operadores é de que  o dólar continuará em baixa, especialmente se o petróleo deixar de subir.

A polícia prendeu hoje, na zona norte de SÃO PAULO, o homem acusado de comandar os ataques a alvos policiais ocorridos na semana passada, na Capital. JÔNATAS DO NASCIMENTO VIANA, o BMW, de 23 anos, integrante da facção criminosa PCC, teria, segundo a polícia, ordenado a execução de um PM por conta própria, com o objetivo de ascender na hierarquia da organização. Ao todo, dez pessoas já foram presas.

Não durou muito o período de liberdade condicional de MEHMET ALI AGCA, o homem que atirou no PAPA JOÃO PAULO II em 1981. Hoje, a polícia turca o prendeu pouco depois de a Corte Suprema de Justiça revogar a ordem de soltura, emitida no último dia 12. Tendo usufruído de apenas oito dias de liberdade, AGCA, de 48 anos, não opôs resistência. Ele deve ser solto daqui a oito anos. A decisão judicial, unânime, é inapelável.

O resultado das eleições iraquianas de 15 de dezembro, divulgado hoje, revelou que partidos muçulmanos xiitas conquistaram 128 das 275 cadeiras do parlamento. É mais que o dobro das 53 vagas obtidas pelos partidos curdos, mas insuficientes para governarem sozinhas. Xiitas e curdos têm, juntos, três cadeiras a menos que os dois terços do Parlamento. Os dois grupos já mostraram disposição de procurar os partidos sunitas. Apesar de insistirem em que foram vítimas de fraude eleitoral, os sunitas aceitam negociar sua participação num novo governo.

Uma baleia de 5 metros de comprimento, da espécie nariz-de-garrafa, surpreendeu hoje os londrinos no RIO TÂMISA. Equipes de resgate tentaram ajudar o animal a voltar para o alto-mar. A última vez que uma baleia apareceu no TÂMISA foi em 1913.  

2 007    :    -   SÁBADO
Depois da pintura das paredes da casa onde está o “atelier” do JOÃO GOMES e também a minha HEMEROTECA, muita poeira entrou no quarto onde estão meus papéis. O JOÃO GOMES está fazendo uma faxina nas minhas papeladas, tirando o pó que ali entrou. É um sábado de alta temperatura, proporcionando depois várias cargas d´água. O sábado é ocupado por mim para cuidar de minhas memórias. Também termino o relatório do ano passado, referente à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que irei apresentar na reunião de diretoria de 23 de janeiro.
LUCINDA conta que o IAGO está em CARAGUATATUBA, junto com o NELSON e a SORAYA. Ela sente a falta do bisneto.
Aproveito o sábado para elaborar o relatório das atividades da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em 2006. Também minuto uma carta ao Sr MARCONDES, que deverá estar presente à reunião da diretoria executiva em 23 próximo. O GINO queria que se escrevesse uma carta para lhe enviar, no sentido de mostrar o nosso sentimento pela perda da esposa, em 28 de dezembro. Achei melhor que ele fosse convidado para a reunião e, nesse momento, mostraríamos ao presidente de honra tudo aquilo que temos para lhe dizer.

O contribuinte sustentou, durante vários anos, a fuga de ÍGOR FERREIRA DA SILVA, ex-promotor de Justiça que matou com dois tiros a mulher, a advogada PATRÍCIA ÁGGIO LONGO, grávida de sete meses, numa estrada de ATIBAIA, em junho de 1998. Condenado a 16 anos e 4 meses de prisão – formalmente denunciado pela Promotoria-Geral de Justiça por homicídio qualificado e aborto – ÍGOR está foragido até hoje. Ele atribuiu o crime a um assaltante, que jamais foi identificado. Enquanto a Justiça não decretou a perda de seu cargo, o que demorou quase cinco anos, ÍGOR continuou recebendo seus vencimentos, como promotor, cerca de dez mil reais.
A polícia informa que está à caça de ÍGOR, que antes de ingressar no Ministério Público paulista foi delegado. Há suspeitas de que ele tenha saído do País. Passou pelo PARAGUAI e, depois, seu refúgio foi o URUGUAI. O caso não é o único. O contribuinte continua pagando os salários de outro promotor de SÃO PAULO, que também é réu por assassinato, mas ainda não foi julgado.
THALES FERRI SCHOEDL tinha 26 anos quando matou a tiros o jogador de basquete DIEGO MENDES MODANEZ, de 20 anos, às 4 horas de 30 de dezembro de 2004 em um luau na RIVIERA DE SÃO LOURENÇO, BERTIOGA, litoral paulista. Os tiros do promotor também atingiram FELIPE SIQUEIRA CUNHA DE SOUZA, que sobreviveu. Preso, THALES alegou que DIEGO, FELIPE e outros rapazes haviam mexido com sua namorada, MARIANA OZORES BARTOLETTI. Ele teria, então, advertido o grupo. Sentindo-se acuado, sacou a arma, uma pistola TUARUS, calibre 380 que levava sob a camiseta, e disparou. Seus advogados alegam que THALES agiu em legítima defesa. O procurador-geral de Justiça, RODRIGO CÉZAR REBELLO PINHO, denunciou o promotor por homicídio qualificado – motivo fútil. THALES “não deveria estar armado no local”. O Tribunal de Justiça desclassificou a acusação para homicídio simples.
O promotor chegou a ser excluído da instituição, por decisão do Conselho Superior, mas o Órgão Especial do TJ decidiu, em votação unânime, que ele retornasse ao cargo. Os desembargadores do TJ declararam a nulidade da decisão do Ministério Público que havia determinado o não-vitaliciamento do acusado. Pouco tempo depois do crime, THALES ganhou liberdade provisória porque o tribunal acatou a alegação de defesa de que ele teria atirado após ser ameaçado. Como promotor, THALES tem direito a foro privilegiado e a ser julgado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça.
“A Constituição diz que o promotor processado por crime tem a prerrogativa do foro, que no caso é o Tribunal de Justiça”, declarou JOSÉ CARLOS COSENZO, presidente da Associação dos Membros do MP. “Mas acho que isso é até pior para o promotor. Seria melhor, para garantia de sua ampla defesa, que ele fosse a júri popular. A Constituição é conflitante. O juízo natural para crimes dolosos contra a vida teria que ser o Tribunal do Júri. Acho incoerência ser julgado pelo TJ. O promotor perde em segurança jurídica”.

O delegado-geral da Polícia Civil, MÁRIO JORDÃO, disse hoje que já foi dada autorização judicial do Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária (DIPO) para obter, das operadoras de telefonia celular VIVO e CLARO, o registro das ligações que o contínuo CÍCERO AUGUSTINHO DA SILVA, de 60 anos, fez no dia do acidente na obra do Metrô. Desaparecido desde então, SILVA pode ser a sétima vítima do desmoronamento na Estação PINHEIROS. Nove homens do DHPP estão envolvidos nas buscas. Nos últimos dias, vêm procurando por informações em hospitais da Cidade, na hipótese de que o contínuo tenha sido internado no dia 12. No entanto, JORDÃO reafirmou que ainda há a suspeita de que SILVA tenha caído na cratera, pelo fato de que circulava pela região no horário do acidente.
O filho do contínuo, ALEX LIMA DA SILVA, assistiu imagens do circuito de segurança de um prédio vizinho à obra até o momento do acidente, mas não reconheceu o pai.
O CAPITÃO PM MAURO LOPES, dos bombeiros, afirmou hoje que o trabalho de buscas na área do acidente não foi suspenso após a retirada da sexta vítima – o agente ambiental MÁRCIO RODRIGUES ALAMBERT, de 31 anos. “Enquanto houver algum indicativo de que a pessoa desaparecida tenha passado pela área, vamos continuar”, disse o capitão. Segundo ele, o trabalho dos bombeiros só acabará quando for removido todo o entulho da cratera ou a Polícia confirmar que SILVA não estava perto do canteiro na hora do desmoronamento.
Hoje, as duas cadelas farejadoras foram mais uma vez importantes para as buscas. Por duas vezes durante o dia, elas indicaram um ponto onde deve haver algum tipo de vestígio humano, a cerca de cinco metros de onde foi encontrado o microônibus. “Poder ser o corpo de mais uma vítima, mas, pela posição, não descartamos a hipótese de ser um resíduo corporal das vítimas removidas ali perto”, disse o tenente JURANDIR ROMANO. A partir dessa sinalização dos cães, foi feito um pequeno platô ao lado para a segurança dos bombeiros. Serão três homens trabalhando diretamente nas escavações e outros onze à espera para substituí-los, em sistema de rodízio. Logo abaixo desse ponto há uma laje coberta por terra.
Uma comitiva formada por 36 pessoas – entre familiares, médica, assistente social, psicóloga e um gerente do consórcio VIA AMARELA, acompanhou até NATAL (RN) o corpo do cobrador da van, WÉSCLEY ADRIANO DA SILVA, de 22 anos, uma das seis vítimas do desabamento da Estação PINHEIROS. O corpo de WÉSCLEY chegou às 2:30 horas no Aeroporto AUGUSTO SEVERO e foi sepultado por volta das 17 horas no Cemitério do BOM PASTOR, zona oeste da cidade. “A cada dia vou descobrir de onde vou ganhar forças para educar o meu filho”, disse THAÍS FERREIRA GOMES, de 18 anos, mulher de WÉSCLEY e grávida de oito meses de um menino que vai se chamar CAUÃ. “Garanto que ele será que nem o pai, esforçado e trabalhador”.

O estilista RONALDO ESPER, de 62 anos, preso ontem em flagrante ao furtar dois vasos de um túmulo no cemitério do ARAÇÁ, foi liberado às 14 horas, do 91º Distrito Policial, no CEASA, bairro do JAGUARÉ. Os vasos, de mármore CARRARA, valem um bom preço nos antiquários. Ele saiu de lá com a gerente de seu ateliê, MARLI RADO.

A vendedora SIMONE CASSIANO DA SILVA foi condenada a 8 anos e 4 meses de prisão por jogar a filha de 3 meses na Lagoa da PAMPULHA, em janeiro de 2006. A sentença foi anunciada após 27 horas de julgamento. A menina foi encontrada boiando dentro de um saco plástico amarrado a um pedaço de madeira. O choro do bebê chamou a atenção de um casal que passeava pela orla da Lagoa. O resgate foi gravado por um cinegrafista amador e as imagens chocaram o país.
O julgamento começou na sexta-feira, dia 12. SIMONE voltou a negar o crime e sustentou a versão de que o bebê foi entregue a um casal de moradores de rua. A acusada caiu em contradição e teve dificuldades em narrar fatos ocorridos no dia. Sempre com aparência serena, a acusada só se levantou para ir ao banheiro e tomar remédios controlados. Os sete jurados não aceitaram a versão da defesa e condenaram SIMONE por 6 votos a 1. O juiz LEOPOLDO MAMELUQUE deixou claro, no texto da sentença, o motivo que levou a acusada a cometer o crime: “Foi a determinação da ré de subtrair de seu companheiro a notícia da concepção da vítima”.

As 10 mil pessoas que foram hoje à VILA BELMIRO assistiram a um bom jogo, e a uma lição de vida de dois jovens batalhadores. PEDRO, de 25 anos, e FABIANO, de 22, passaram por dificuldades no futebol, ameaçaram desistir da carreira, mas superaram os problemas pessoais. Num início de noite quente em SANTOS, o lateral direito e o atacante de destacaram, abriram o caminho para a vitória santista sobre o SÃO CAETANO por 3 a 0 e deram importante passo para se firmar como titulares da equipe.     
A PONTE PRETA venceu o RIO CLARO por 2 a 0, nesta noite, no Estádio MOISÉS LUCARELLI, pela segunda rodada do Campeonato Paulista.

No mesmo dia em que o Rali LISBOA-DACAR fez sua segunda vítima, o BRASIL conquistou a segunda vitória na prova com JEAN AZEVEDO. O francês ERIC ABIJOUX, de 42 anos, teve um ataque cardíaco fatal ao concluir a 14ª penúltima etapa do Rali, entre as cidades de TAMBACUNDA e DACAR, no SENEGAL. O piloto estava em 18º lugar na classificação geral das motos e foi o segundo a morrer nesta edição da prova. No dia 9, o sul-africano ELMER SYMONDS, também piloto de motos, morreu ao sofrer uma queda. A competição já matou 51 pessoas, entre competidores, pessoal de apoio e espectadores, desde que começou a ser disputada em 1979.
Hoje também foi um dia histórico para o off-road brasileiro. O piloto de motos JEAN AZEVEDO repetiu sua façanha de 2005 e conquistou novamente uma etapa do DACAR. A vitória diminuiu um pouco a frustração de AZEVEDO com seu desempenho nesta edição do Rali. JEAN AZEVEDO subiu para a 26 ª colocação entre as motos.  Amanhã ocorre a última etapa, com um pequeno trecho cronometrado, de 16 quilômetros. O francês CYRIL DESPRÉS lidera a prova com folga, e só não fica com o título se desistir.
Entre os caminhões, ANDRÉ AZEVEDO e MAYKEL JUSTO fizeram o terceiro tempo de hoje e se mantiveram em quinto no geral. Nos carros, KLEVER KOLBERG e EDUARDO BAMPI chegaram em 12º lugar e estão em 51º no geral.                                    

O cineasta mexicano ALFREDO RIPSTEIN, produtor de mais de cem filmes, morreu de infarto, aos 90 anos, neste sábado. O corpo do produtor de filmes como O CRIME DO PADRE AMARO (2001, de CARLOS CARRERA) está sendo velado em um mausoléu israelita, onde será sepultado amanhã, domingo. RIPSTEIN morreu quando celebrava seu   65 º aniversário de casamento em sua casa na CIDADE DO MÉXICO. Seu filho, ARTURO, também é cineasta. Em 1950 iniciou sua carreira como produtor independente, fundando a empresa ALAMEDA FILMS    S.A. Trabalhou para estrelas mexicanas, como PEDRO INFANTE e ARTURO DE CÓRDOVA, e filmes como CRISTO NEGRO, de RAMÓN TORRADO.

2 008    :       -     DOMINGO
Temperatura boa. Muita chuva. Sossego em casa. Leio os jornais. Trabalho no computador. Leio várias mensagens eletrônicas enviadas pelo CORONEL RALPH, DJALMA PEREIRA, RENATA MARÍLIA RIBEIRO DA LUZ, ALDO, ADAUTO GUERREIRO e outros amigos virtuais. Respondo esses e-mails. O CORONEL PM Ref RALPH ROSÁRIO SOLIMEO agradeceu o envio da criação do COPOM e pede algo que não me lembro: roubo de uma metralhadora INA de uma patrulha em PINHEIROS por um grupo de PMs chefiados pelo SARGENTO AMILCAR DELLEPOSTE PEDROSA, pertencente à 5ª Companhia do 2º BPMM. Vou pesquisar a respeito.  
A HEMEROTECA VENTURA está recebendo os livros de janeiro de 2006, referentes às minhas memórias. É a maneira para sobrar espaço para os que estão sendo feitos em 2008.

Foi sofrido, com um gol de SOUZA aos 43 minutos do segundo tempo, mas o SÃO PAULO venceu o RIO PRETO, por 1 a 0, hoje, no MORUMBI, e é o único time grande com 100% de aproveitamento depois das duas primeiras rodadas do CAMPEONATO PAULISTA. O TRICOLOR, com seis pontos ganhos e saldo de dois gols, divide a liderança da competição com o MARÍLIA (saldo de seis) e PONTE PRETA (três). O quarto colocado é o SÃO CAETANO, o que demonstra que o PAULISTÃO não será tão fácil para os clubes de maior torcida, como parecia a princípio. Na primeira rodada, o TRIO DE FERRO passou por seus adversários com facilidade.
O AZULÃO subiu na tabela graças à vitória por 3 a 1 contra o CORINTHIANS, em MOGI MIRIM, mantendo o tabu de nunca ter perdido para o ALVINEGRO no PAULISTÃO. O atacante ACOSTA marcou seu primeiro gol com a camisa do CORINTHIANS. O problema é que o gol foi contra, o segundo do SÃO CAETANO, que chegou à rede também com FÁBIO LUÍS e LUAN. DENTINHO fez o gol de honra só aos 41 minutos do segundo tempo.
O outro grande mais bem colocado é o PALMEIRAS, que soma quatro pontos, mas marcou menos gols que o SÃO CAETANO e aparece em quinto lugar. O VERDÃO até que conseguiu um bom resultado, ao empatar por 0 a 0 com o SANTOS, na VILA BELMIRO, no jogo mais esperado da segunda rodada. O clássico, porém, foi uma decepção, com muita disputa de bola, poucos lances bonitos e quase nenhuma chance de gol. Pior para o PEIXE, que só conseguiu marcar um ponto até agora e está em 17º lugar na classificação geral. Por incrível que pareça, tem um confronto direto importante na quinta-feira, em SANTO ANDRÉ, contra o JUVENTUS, que também só somou um ponto. Hoje,  foi goleado por 4 a 0 pelo líder MARÍLIA. OUTROS RESULTADOS: GUARANI 0 x BRAGANTINO 2; PAULISTA 1 x PONTE PRETA 2; NOROESTE 0 x GUARATINGUETÁ 1; SERTÃOZINHO 2 x MIRASSOL 0; MARÍLIA 4 x JUVENTUS 0.

O sonho do tricampeonato continua de pé. Debaixo de muita chuva e jogando sobre um campo encharcado, o SÃO PAULO garantiu o seu lugar nas semifinais da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR ao vencer hoje o GRÊMIO por 2 a 0, no estádio ANTÔNIO SOARES DE OLIVEIRA. Agora, irá disputar com o FIGUEIRENSE a vaga para a grande final. O duelo está marcado para quarta-feira, também em GUARULHOS. Também hoje, o FIGUEIRENSE conseguiu chegar pela primeira vez em sua história às semifinais da competição ao vencer o SÃO CARLOS por 1 a 0. É candidato a ser a “asa-negra” dos grandes paulistas, uma vez que já eliminou o PALMEIRAS e agora aguarda o SÃO PAULO. Curiosamente, o clube foi um dos dez melhores segundos colocados da competição, classificando-se atrás do PÃO DE AÇÚCAR, que, ironicamente, já voltou para casa. A outra semifinal será entre o INTERNACIONAL-RS e o RIO BRANCO, de AMERICANA.

A russa MARIA SHARAPOVA não tomou conhecimento da compatriota ELENA DEMENTIEVA no ABERTO DA AUSTRÁLIA. A beldade precisou de apenas 62 minutos para fechar em 6/2 e 6/0. A número 5 do mundo terá agora de medir forças com a belga JUSTINE HENIN, a líder do ranking, por uma vaga na semifinal. Em outro duelo russo, NILOLAY DAVYDENKO foi eliminado por MIKHAIL YOUZHNY.

Os parentes das vítimas do AIRBUS da TAM que caiu na capital em 17 de julho de 2007 fizeram hoje uma manifestação no saguão do Aeroporto de CONGONHAS. Os cerca de 120 manifestantes distribuíram folhetos em que pedem à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) que entreguem documentos fundamentais para esclarecer o caso, pedidos pela polícia, com informações referentes à pista de CONGONHAS.
Hoje, apenas um funcionário da INFRAERO recebeu o folhetim. Os familiares também exigiam que DENISE ABREU, presidente da ANAC na época do acidente, vá ao 27º DP (CAMPO BELO) para prestar depoimento.

Um dispositivo de segurança remoto contra roubos é a mais provável causa do engavetamento de quatro caminhões, um ônibus e um carro na VIA DUTRA, hoje pela madrugada, num dos acidentes que mataram 11 pessoas na GRANDE SÃO PAULO durante o fim de semana. Um dos caminhões tinha sido roubado em ARARAQUARA e policiais acreditam que a ignição foi bloqueada pela empresa de rastreamento. Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas nesse desastre, ocorrido no km 221 da rodovia, em GUARULHOS.

O exército israelense confirmou hoje um ataque aéreo feito na região norte da FAIXA DE GAZA que, de acordo com informações de palestinos, deixou um morto e um ferido. O alvo, segundo o HAMAS, que governa GAZA desde junho, seria um grupo de militantes islâmicos que disparou mísseis contra a região sul de ISRAEL na última semana. Nesse período, como resposta, o Exército israelense matou 36 palestinos em GAZA em ações que foram descritas pelos militares como “uma campanha mais enérgica” para coibir os ataques a ISRAEL.

O ex-presidente da INDONÉSIA, SUHARTO, deu sinais de recuperação em um quadro de falência múltipla dos órgãos, hoje, depois de mais de duas semanas no hospital. Aos 86 anos, SUHARTO conseguiu levantar o braço quando foi requisitado pelos médicos e tentou falar. A equipe agora diz que ele pode melhorar o suficiente para voltar para casa.

Carregando explosivos dentro de uma caixa de bombons, um suicida matou seis pessoas – inclusive um líder religioso libertado recentemente pelos EUA – e feriu outras quatro na província iraquiana de ANBAR, hoje. Um dos alvos do ataque, o xeque AEIFAN AL-ISSAWI, que comemorava a libertação de seu colega, escapou ileso. Ele é líder de um grupo sunita que faz oposição à AL-QAEDA.         

2 009        :       TERÇA-FEIRA
FALECE o 1º TENENTE PM Ref EUCLIDES TÚBERO. Ele foi um dos graduados que me auxiliou no início de minha carreira. Em junho de 1958, quando cheguei no Centro de Formação e Aperfeiçoamento, como simples recruta, o TÚBERO era subtenente da Escola de Recrutas. Nasceu em 2 de maio de 1918.
Estou preocupado nesta manhã. LUCINDA não sara de suas dores e mais um complicador na vida dela é uma gripe que a surpreendeu no início desta semana. Mesmo assim ela trabalha na casa, mas demonstra sofrimento. Está muito calada nesta manhã.
Outra preocupação: ameaça de chuva para a tarde. Na hemeroteca ainda não foi sanado o problema do telhado.
Desanimado, um tanto irritado, vou para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Poucos associados vieram ver as obras da reforma. Ou melhor, quase ninguém. Apesar de desalentado, encontro um motivo de alegria: o retorno da energia elétrica na administração. Surge hoje o primeiro problema de PENSÃO ESPECIAL, um dos complicadores crônicos do MMDC. LUÍS OSÓRIO ajuda a viúva do veterano JOSÉ BENTO DE SOUZA NETO, no sentido de receber essa pensão. O processo 1791/2007 originou-se de uma certidão emitida pela Sociedade e endereçada à Comissão Especial da Revolução. LUÍZ OSÓRIO foi ao CER e lá informaram que o processo tinha retornado ao MMDC para outras informações.
JOSÉ MARIA, repórter do Diário do Comércio, quer conversar comigo sobre a reforma no prédio da Sociedade. Marcamos um encontro para amanhã na solenidade do Páteo do Collegio.
O meu companheiro de Escola de Oficiais, CORONEL PM Ref NILSON GIRALDI, é o coordenador da turma para a recepção aos novos cadetes em 13 de fevereiro de 2009, às 10 horas, na APMBB. Quer ele os telefones, e-mails, data de nascimento, dos nossos colegas. Durante um bom tempo converso com o GIRALDI, lembrando episódios de nossa vida na PMESP.
Mais tarde, por volta das 16:45 horas, estou chegando na igreja do Páteo do Collegio, onde ali já se encontra a doutora NELLY CANDEIAS, preocupadíssima com os pequenos detalhes da cerimônia de amanhã. Estão conosco: CAPITÃO-TENENTE ASSIS e TENENTE ANA CLÁUDIA, do 8º DISTRITO NAVAL; TENENTE DEISY GRANADO, do COMANDO MILITAR DO SUDESTE; TENENTE WILLIAM, do IV COMAR; uma senhora do Cerimonial da Prefeitura da Cidade de São Paulo; reportagem que irá cobrir o evento; RICARDO, do IHGSP.
São realizados os ensaios necessários com o oficial porta-bandeira (que carregará o Pavilhão Nacional) e os oficiais que conduzirão os estandartes das organizações militares e estudada a seqüência da solenidade. Isso vai até mais de 18 horas. Feitas as despedidas, vejo que a doutora NELLY ainda não está sossegada. Parece que alguma coisa ainda está faltando. Esse horário é muito ruim para se embarcar. Com o RICARDO, funcionário do IHGSP, que praticamente está iniciando seus trabalhos no Instituto na data de hoje, embarco no metrô. Ele também está se locomovendo para GUARULHOS, mas em direção ao PARQUE CONTINENTAL.
Em casa, tenho notícias que choveu bastante em GUARULHOS. Para minha alegria o JOÃO GOMES disse que nada afetou a hemeroteca. Isso é muito bom, pois minha preocupação era enorme.        
Entre os e-mails que recebo nesta terça-feira estão:

De Sidney Philocreon
para Mario Ventura
cc Carina Verna
data 20 de janeiro de 2009 02:34
assunto Re: Árvore genealógica
enviado por uol.com.br

Olá Marinho, obrigado pelos novos envios, a cada informação que está chegando sua repasso a Carina e ela já insere no software que vai montando a árvore genealógica.
Vou então aguardar mais dados seus ou de alguém da lista que também possa contribuir.
Quando estivermos com uma considerável pesquisa apresentamos para você.
Obrigada novamente e obrigada pelo abraço, transmitirei aos meus pais.
Mônica

20jan2009 – PLANO 2009 (COLOMBO)
Caro Coronel,
Estou em uma viagem pela "terra boa"..Bahia
cheguei por aqui no sábado. no período da tarde...13:00 hs aproximadamente.
Por causa da ocasião desta viagem os nossos encontros serão adiados..ok
O Batalhão no qual estou hospedado fica em Livramento de Nossa Senhora, perto de Vitória da Conquista.
A cidade daqui é boa; em minha viagem a serviço da companhia está me acompanhando o Sargento Vitório.
Mando novas noticias em breve
Um grande abraço!!

As três últimas mulheres que morreram no desabamento do teto da Igreja RENASCER, no CAMBUCI, foram enterradas hoje. Uma delas, a vendedora autônoma ANA LÚCIA MENEZES, 39 anos, era carioca e foi enterrada em sua 

O CORINTHIANS se mantém firme na luta pelo sétimo título da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Hoje, em SÃO CARLOS, o TIMÃO fez 3 a 0 no FLUMINENSE e se classificou para as semifinais. O adversário será o AVAÍ, que bateu o PARANÁ. O adversário do CORINTHIANS é uma das surpresas da competição. Hoje à tarde, no campo do NACIONAL, na BARRA FUNDA, o AVAÍ fez 2 a 1 no PARANÁ e espera repetir o feito do rival FIGUEIRENSE, campeão do ano passado.
O SÃO PAULO também conseguiu sua classificação para as semifinais, após um jogo emocionante contra o INTERNACIONAL – decidido apenas nos pênaltis. O COLORADO saiu na frente, graças a um gol de BRUNO. O SÃO PAULO empatou e passou à frente no segundo tempo. O TRICOLOR se retraiu e aceitou o empate. No show de gols por pênaltis (11 cobranças), o SÃO PAULO venceu por 6 a 5.
Na mais emocionante partida da COPINHA, o ATLÉTICO-PR venceu o CRUZEIRO por 5 a 4, depois de viradas dos dois lados. O FURACÃO chegou a fazer 3 a 1 e a RAPOSA virou para 4 a 3. Nos minutos finais, o ATLÉTICO conseguiu arrancar dois gols e vencer por 5 a 4. 

No encerramento da primeira rodada do Campeonato Sul-Americano Sub-20 na VENEZUELA, a ARGENTINA não passou de um empate por 1 a 1 com a seleção anfitriã, em MATURÍN, pelo Grupo A.

RAFAEL NADAL teve hoje uma estréia digna de um líder do ranking mundial no ABERTO DA AUSTRÁLIA. Contra o belga CRISTOPHE ROCHUS, o espanhol precisou de apenas 1 hora e 17 minutos para sair da quadra com a vitória por 3 sets a 0. NADAL, que nunca chegou à final em MELBOURNE, pegará na segunda rodada o croata ROKO KARANUSIC. Outro favorito ao título, o escocês ANDY MURRAY, também estreou com vitória, sobre o romeno ANDREI PAVEL.
SERENA WILLIAMS, VENUS WILLIAMS e ELENA DEMENTIEVA também venceram.

Em comemoração ao aniversário de SÃO PAULO, mais de 100 noivas caminharam hoje a tarde pela PASSARELA DAS NOIVAS, na Rua SÃO CAETANO, no centro da cidade. O evento, que contou ainda com desfiles de roupas para noivos, padrinhos, madrinhas e daminhas, marcou também a abertura da 2ª Mostra da RUA SÃO CAETANO, tradicional no mercado de casamentos.

Com 52% dos votos, a miss PERNAMBUCO, MICHELLE COSTA, foi a primeira participante eliminada do BIG BROTHER BRASIL 9. Com a decisão, seguem no programa o artista plástico MAXIMILIANO e a jornalista PRESCILA. Na saída, MICHELLE desejou sorte aos concorrentes, recebeu aplausos e foi chamada de “torrão de açúcar dos canaviais” por PEDRO BIAL. Ela ainda disse que irá torcer para que RALF vença o BBB9.

A Justiça decretou a prisão de três policiais, entre eles um delegado do DEIC. É a mesma equipe que recuperou quadros roubados de dois museus da capital. A prisão foi pedida pelo Ministério Público, em PERUÍBE, litoral sul, onde, segundo a acusação, os policiais seqüestraram um traficante para extorquir dinheiro. Quatro meses atrás, o traficante PAULO CÉSAR FERREIRA DE SOUZA era foragido. Para não prendê-lo, os policiais exigiram 200 mil reais, afirma o MP.

Preterido pelo comando do PMDB, o presidente do Senado, GARIBALDI ALVES, admite publicamente a desistência de disputar a reeleição. A bancada do partido impulsionou a candidatura do senador JOSÉ SARNEY, que deve ser oficializada na semana que vem. Em encontro com o presidente LULA, SARNEY disse que, se necessário, disputaria o cargo no voto contra o petista TIÃO VIANA – que já formalizou sua candidatura. LULA, convencido de que a manobra de SARNEY pode ter efeitos colaterais no médio prazo, decidiu não se envolver diretamente na briga. GARIBALDI está sendo sondado para assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça. 

O bilionário mexicano CARLOS SLIM, segundo homem mais rico do mundo de acordo com a revista FORBES, vai injetar 250 milhões de dólares no grupo americano THE NEW YORK TIMES, proprietário do jornal do mesmo nome. SLIM, que já era dono de 6,4% das ações do grupo, passa a ter uma participação de 17%, ficando atrás apenas da família OCHS-SULZBERGER, que controla o periódico há mais de cem anos. O investimento foi feito em um momento crítico para a empresa de mídia que, além do NEW YORK TIMES, controla o BOSTON GLOBE e outros jornais locais. A empresa enfrenta dificuldades para pagar dívidas de mais de 1,1 bilhão de dólares, decorrentes principalmente da queda na receita de publicidade.

OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA têm um novo presidente. O democrata BARACK OBAMA, de 47 anos, tornou-se hoje o primeiro negro a comandar o país. Ele tomou posse para ser o 44º mandatário do país, após fazer o juramento oficial diante de cerca de 2 milhões de pessoas, que esperaram horas para vê-lo sob um frio de 4 graus C negativos.
Em suas primeiras palavras, OBAMA endureceu a fala. E o tom emocional habitualmente empregado por OBAMA nas declarações públicas deu lugar, hoje, a frases mais sóbrias, embora cortantes. Elas convidavam mais a reflexão do que à euforia. E enviou uma mensagem a terroristas que ameaçam os EUA. O presidente também apelou à responsabilidade, afirmando que a atual crise financeira foi resultado de “uma falha coletiva nossa em fazer escolhas difíceis”, e que chegara a hora de refazer o país. “Começando hoje, devemos nos levantar, sacudir a poeira e recomeçar de novo o trabalho de reconstruir a AMÉRICA”, afirmou o presidente.

2 010         :      -        QUARTA-FEIRA
Resolvo hoje dois problemas que estavam me amolando nesta semana. O pagamento dos impostos das casas de GUARULHOS e a situação do recadastramento, uma novela que começou em dezembro e que chega ao seu final no posto de atendimento da NOSSA CAIXA, que fica no prédio dos bombeiros.
É uma data de muito calor, onde temos dificuldades de trabalhar por causa da pressão alta. Sou ajudado por alguns oficiais que se oferecem voluntariamente pela causa do MMDC. Também hoje é o último dia em que neste ano trabalhamos sem o auxílio da funcionária, cujas férias estão terminando. Dia 21 a Sociedade deverá reiniciar suas atividades.

Um pouco abatida, mas aparentando boa saúde, a apresentadora HEBE CAMARGO, de 80 anos, deixou o Hospital ALBERT EINSTEIN, às 14:15 horas, acompanhada pelo sobrinho e assessor CLÁUDIO PESSUTTI e pelo filho MARCELO. Na saída, sem dar entrevistas, ela só agradeceu o carinho e mandou beijos a todas que a aguardavam do lado de fora do hospital.
Aparentemente mais magra, HEBE não perdeu tempo e pediu para que seu cabeleireiro e seu maquiador fossem até o hospital, onde ficou duas semanas internada. “Ela quer voltar ao trabalho o quanto antes. Fala muito nisso”. A apresentadora está de férias no SBT até metade de fevereiro. E a emissora diz que vai esperar por sua recuperação.

A estréia de ROBERTO CARLOS e o retorno de RONALDO ao CORINTHIANS foram discretos como a vitória alvinegra por 2 a 1, contra o BRAGANTINO. Em campo, nada de arrancadas e lances geniais. Mas para a torcida corintiana, que fez a festa e lotou o PACAEMBU – havia mais de 34 mil pessoas – o resultado no primeiro jogo em casa da equipe no ano do centenário ficou em segundo plano.
RICARDO GOMES mudou totalmente o time do SÃO PAULO, surpreendeu com a escalação de jogador que nem sequer consta no site oficial do clube, e conseguiu pelo menos evitar nova derrota no Campeonato Paulista. A equipe tricolor foi a MIRASSOL, jogou mal, mas na base da insistência empatou: 1 a 1. RICHARLYSON marcou gol para os são-paulinos a dois minutos do fim.
O SANTOS sai na frente, mas cede empate à PONTE PRETA na VILA BELMIRO (1 a 1). Embalada pela importante vitória sobre o SÃO PAULO no MORUMBI, por 3 a 1, a PORTUGUESA foi até a ARENA BARUERI e conseguiu o segundo triunfo ao bater o SERTÃOZINHO por 2 a 0.
Dois outros jogos movimentaram a segunda rodada do PAULISTA. No estádio JAYME CINTRA, em JUNDIAÍ, o PAULISTA conquistou a primeira vitória na competição ao derrotar o RIO CLARO por 2 a 1. E, em ITÁPOLIS, o OESTE conseguiu seu primeiro ponto no campeonato ao empatar com o MONTE AZUL por 2 a 2.

Não foi no ABERTO DA AUSTRÁLIA deste ano que THOMAZ BELLUCCI conquistou sua primeira vitória sobre um tenista entre os dez melhores do mundo. O paulista cometeu muitos erros não-forçados e sucumbiu à experiência de ANDY RODDICK, sétimo do ranking, 27 anos e um título de GRAND SLAM no currículo. Os favoritos RAFAEL NADAL, JUAN MARTIN DEL POTRO, ANDY MURRAY e MARIN CILIC avançaram na chave masculina. Na feminina, não faltou drama no primeiro grande jogo da chave. A belga JUSTINE HENIN, que faz apenas seu segundo torneio depois de ficar dois anos afastada do circuito, enfrentou na segunda rodada a russa ELENA DEMENTIEVA, quinta do mundo e uma das favoritas ao título. A voz da experiência falou mais alto. HENIN, sete títulos de GRAND SLAM no currículo, aproveitou melhor suas chances e venceu. O jogo durou três horas. 

Com um forte aumento nas remessas de lucros e dividendos pelas empresas estrangeiras, as contas externas do BRASIL tiveram em dezembro de 2009 um déficit de 5,94 bilhões de dólares, o pior resultado mensal da série histórica do Banco Central iniciada em 1947. O aumento de ganhos fez as remessas das empresas somarem 5,32 bilhões, valor também recorde.

O governador do DISTRITO FEDERAL, JOSÉ ROBERTO ARRUDA, sofreu mais um revés na Justiça. Hoje, por determinação do juiz VINÍCIUS SANTOS, da 7ª Vara da Fazenda do Tribunal de Justiça do DF, os deputados distritais envolvidos no esquema de corrupção descoberto pela Polícia Federal, na OPERAÇÃO CAIXA DE PANDORA, não poderão votar durante a análise dos pedidos de impeachment do governador na Câmara Legislativa.

A Polícia Federal pretende submeter o militar reformado uruguaio MANUEL JUAN CORDERO PIACENTINI a uma perícia médica, para saber se ele está em condições de ser transportado de ambulância para a ARGENTINA. Acusado de participar da OPERAÇÃO CONDOR, responsável pela perseguição e desaparecimento de opositores dos regimes militares que imperavam no sul do continente nos anos 1970, CORDERO teve sua extradição autorizada pelo Supremo Tribunal Federal em agosto do ano passado. CORDERO alegou um mal súbito na fronteira Argentina, onde seria entregue à INTERPOL. Foi então levado a um hospital de URUGUAIANA para exames.

Uma réplica do terremoto do dia 12 provocou pânico hoje em PORTO PRÍNCIPE. Previsto por especialistas, o tremor atingiu 5,9 graus na escala RICHTER, um ponto a menos que o primeiro, e derrubou construções já semidestruídas. Apenas na última semana, a região do HAITI teve pelo menos 15 tremores acima de 4,4 graus. O governo dos EUA anunciou o envio de mais 4 mil soldados, porque “as necessidades humanitárias são urgentes”. A ONU decidiu reduzir ainda mais as equipes de resgate no HAITI e admitiu que não conseguiu estabelecer um bom sistema de distribuição de ajuda. Ainda hoje, foi identificado o corpo do 20º brasileiro morto na tragédia. 
Equipes de socorro identificaram o corpo do MAJOR MÁRCIO GUIMARÃES MARTINS, militar brasileiro que estava desaparecido. Os corpos de 17 dos ‘8 militares brasileiros mortos chegaram hoje a BRASÍLIA.

O atirador que matou oito pessoas na VIRGÍNIA rendeu-se na manhã de hoje depois de ter sido cercado pela polícia em uma floresta. Ontem, CHRISTOPHER SPEIGHT, de 39 anos, assassinou oito pessoas a tiros, incluindo a mulher e o filho. Até agora, não está esclarecido o motivo da ação. A polícia chegou à propriedade do atirador pouco depois de ser avisada pelos vizinhos, ao redor do meio-dia de ontem. SPEIGHT os recebeu com tiros, montando uma espécie de bunker dentro de sua casa. Mesmo quando chegaram reforços, ele continuou resistindo, conseguindo até mesmo alvejar um helicóptero da polícia, que foi obrigado a realizar um pouso de emergência. O cerco ao assassino durou mais de 20 horas e prolongou-se por toda a noite. Mais de cem homens participaram da operação na pequena cidade de APPOMATTOX. No início da manhã ele se entregou vestindo o colete à prova de balas.   
Um esquadrão antibomba encontrou explosivos na casa de SPEIGHT. Três dos corpos estavam dentro da sala da residência. Outros quatro foram encontrados do lado de fora e um próximo da rua. Vizinhos dizem que todas as pessoas eram conhecidas dele e pelo menos cinco residiam na mesma casa, além da mulher e do filho.
TAMMY LEE RANDOLPH, vizinha do atirador, viu um corpo estirado no chão e pensou inicialmente que se tratava de um bêbado. Em seguida, percebeu que era um corpo e viu outras vítimas. Caso seja considerado responsável por mais de um dos assassinatos, SPEIGHT correrá o risco de ser condenado à morte.

Aviões iemenitas bombardearam hoje a casa de AID AL-SHABWANI, um líder da AL-QAEDA da Península Arábica que supostamente foi morto na sexta-feira em um ataque aéreo perto da fronteira com a ARÁBIA SAUDITA. Segundo testemunhas, três mísseis atingiram o local. O Ministério da Defesa iemenita afirmou que ainda não sabe quantas pessoas morreram na operação contra a casa do terrorista, que fica na Província de MARIB.

SCOTT BROWN assume a vaga de TED KENNEDY. Ele é triatleta e acorda todo dia às 5 horas da manhã para nadar. Sua mulher, GAIL HUFF, é estrela de televisão em BOSTON e uma de suas filhas, AYLA, foi finalista no programa “AMERICAN IDOL”.

2 011         :        -         QUINTA-FEIRA
O Comandante do Policiamento do Interior – 1, CORONEL PM MANOEL MESSIAS MELLO, tem a honra de convidar para a solenidade do 35º Aniversário do CPI-1, inauguração da foto do CORONEL PM ARIVALDO SÉRGIO SALGADO na Galeria de Comandantes do CPI-1 e entrega da Certificação ISSO 9001-2008.
LOCAL: AVENIDA DEP. BENEDITO MATARAZZO, 9931 – JARDIM AUGUSTA – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

CADERNO METRÓPOLE, de O ESTADO DE SÃO PAULO
SÓ EM UMA DAS CIDADES DA TRAGÉDIA DO RIO, 3 MIL CRIANÇAS ESTÃO SEM LAR.
TERESÓPOLIS tem 2.982 crianças e adolescentes tirados de suas casas pelas chuvas. Segundo garantiu o juiz da 2ª Vara de Família, JOSÉ RICARDO FERREIRA DE AGUIAR, à ministra MARIA DO ROSÁRIO, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, que visitou as crianças ontem, todas estão com algum parente. A maioria foi para a casa de amigos ou para abrigos e está com pelo menos em um dos pais. Não há dados finais de outras cidades atingidas pelas chuvas. Entre os que perderam os pais, sobrou ao menos um familiar, que agora faz o papel de guardião. O juiz chamou de “levianas” as denúncias anônimas de maus-tratos a menores. A ministra ressaltou que é preciso encarar os abrigos como um espaço transitório, e que as crianças têm de ir à escola quando o ano letivo começar. Ela não soube dizer se há crianças longe dos pais.
Em TERESÓPOLIS, a ministra anunciou a criação do Comitê Emergencial para Proteção das Crianças e Adolescentes. MARIA DO ROSÁRIO pretendia ir a NOVA FRIBURGO e PETRÓPOLIS, mas o secretário estadual de Assistência Social, RODRIGO NEVES, que a acompanhava, foi para o RIO com o helicóptero e a deixou a pé.

Através Internet, Grupo Barro Branco, recebo a seguinte mensagem:
HORTÊNCIA D'ASTI DE LIMA (1923-2011)
Defendeu os pensionistas da PM
ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO
Hortência D'Asti de Lima costumava brincar que ela mesma era uma policial militar. Tinha motivos para tal: seu pai, Uladislau, foi militar da Força Pública, que encerrou a carreira como major. No Cambuci, onde cresceu na região central de São Paulo, ela conheceu Edison de Lima, com quem se casou em 1947. A profissão dele: também militar da Força Pública. Um dos filhos, Oswaldo, é advogado e oficial da reserva da PM. Ou seja, boa parte da família esteve ligada à corporação. Até o fim da vida, ela também iria dedicar todo o seu tempo a uma entidade relacionada à polícia militar.
Em 1979, ao perceber a situação precária em que viviam as viúvas dos PMs, ela decidiu fundar a União das Pensionistas da Caixa Beneficente da Polícia Militar de São Paulo, da qual foi presidente até a semana passada. Ser solidária ela aprendeu ainda em casa: cuidou da avó, da mãe e do pai, em seus últimos dias. O mesmo aconteceu com o filho Osmar, que morreu aos 22, de diabetes.
Após a morte do filho, Hortência, que era viúva desde 1964, quando o marido foi vítima de um infarto, criou a entidade que hoje auxilia cerca de 4.000 viúvas e tem ainda 1.600 PMs associados.
Com frequência batia à porta de políticos. Antes, para receber a pensão, uma viúva de um PM precisava se vincular a um outro policial militar, que seria responsável por ela. Graças a sua luta, a exigência acabou extinta. Na sexta, ela morreu aos 87, devido a problemas respiratórios. A missa do sétimo dia será hoje, às 19h30, na igreja São Cristóvão, na av. Tiradentes, 84, São Paulo.

Por volta das 13 horas estou chegando na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Está de volta a nossa funcionária MARINEI. Conta ela como foram as férias, principalmente os momentos que passou junto ao seu pai. Agora é que começa o trabalho árduo para colocar a Casa em ordem. Nesse início de ano um dos assuntos mais delicados da Sociedade deverá ser resolvido: a implantação do boleto bancário. Esse é um problema que vem rolando através dos anos e que não se concretiza por má vontade de alguns dos diretores. O principal passo é o comparecimento do presidente e do tesoureiro à agência bancária para assinar os papéis de parceria para a implantação do boleto. MARINEI irá cuidar dessa parte. Telefona-me dona FERNANDA, filha do falecido veterano PIERROTTI. Ela quer que sua mãe possa se tratar no Hospital Geral do Exército. Elogia muito o hospital, mas a rigor ela não tem direito a esse tratamento. Precisamos tentar isso com o novo diretor do Hospital, que irá assumir amanhã. Hoje não mantenho contato com o GINO e nem com o MENDES. Eles não telefonam para a Sociedade. Permaneço no MMDC até às 16 horas. Mais uma vez cai um temporal no centro da cidade. Estou já no metrô da SÉ quando isso acontece. Faço o retorno a GUARULHOS em baixo de muita água. 
Atendo em casa um telefonema da presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo. Quer ela o roteiro de como deve proceder o mestre de cerimônia, no dia 25 de janeiro, para anunciar a entrada do Pavilhão Nacional e os estandartes do COMANDO SUDESTE, 8º DISTRITO NAVAL e IV COMAR. Mando isso por e-mail para a doutora NELLY CANDEIAS.
Recebo vários e-mails. Entre eles:
Ricardo Valota, do estadão.com.br SÃO PAULO - Uma idosa morreu afogada dentro da própria casa em mais uma tarde de chuva e caos na Grande São Paulo. A mais recente vítima dos temporais que castigam estados da região Sudeste morava no Jardim Zaíra, em Mauá, no Grande ABC, onde várias pessoas já morreram este ano. A dona de casa Antônia Avelaneda Grande, de 65 anos, não conseguiu deixar a residência, na Avenida Cláudio Savieto, antes que a água invadisse o local. A tempestade que caiu no final da tarde desta terça-feira, 18, atingiu principalmente municípios do ABC Paulista. Em Santo André, o rio Tamanduateí transbordou e cobriu as pistas da Avenida dos Estados. Passageiros de um ônibus viveram momentos de pânico, e motoristas de dois veículos tiveram de ser resgatados com a ajuda do helicóptero Águia da PM. No centro do município a Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo ficou completamente inundada e muitos carros foram arrastados pela enxurrada. Em São Bernardo do Campo, as principais vias da região central, mais uma vez, desapareceram e até o paço municipal foi inundado. Moradores e comerciantes de São Caetano do Sul também sofreram com a chuva forte, que inundou ruas e derrubou árvores, prejudicando o trânsito em uma das principais vias da cidade. As pistas centrais da Rodovia Anchieta foram fechadas preventivamente devido ao risco de transbordamento do Ribeirão dos Couros. Houve queda de energia e problemas com a rede de telefonia em bairros de todos os municípios. Quem dependia de transporte público também enfrentou dificuldades. Além das ruas inundadas, que impediam o trânsito de ônibus, trens da linha 10, Turquesa, da CPTM, deixaram de circular entre São Caetano e Mauá, um trecho que inclui outras quatro estações. A empresa acionou ônibus gratuitos do plano de emergência para cobrir o percurso; a normalização do tráfego de trens só ocorreu no final da noite. Na capital, o transbordamento do Tamanduateí também atingiu a Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo e o Centro de Gerenciamento de Emergências colocou a Vila Prudente em estado de Alerta. Foram registrados 16 pontos de alagamento, cinco deles intransitáveis, um dos quais permaneceu até a madrugada, na Praça Alfredo Gomes com Rua Floriano Peixoto Santos, no Butantã. O aeroporto de Congonhas chegou a ser fechado por 15 minutos para operações de pouso e decolagem. E em Sapopemba, na Zona Leste, cerca de trezentas pessoas fizeram uma manifestação, ateando fogo em um ônibus, em protesto contra os constantes alagamentos na região. Mais da metade dos paulistanos não confia na administração pública. Bombeiros, Correios e Metrô foram os mais bem avaliados pela população, aponta levantamento.
20 de janeiro de 2011 | 14h 00
Gabriel Vituri - estadão.com.br
SÃO PAULO - Mais de 50% dos moradores de São Paulo não confiam nas principais instituições públicas da cidade, entre elas o Ministério Público, a Prefeitura e a Câmara Municipal. Além disso, 51% dos habitantes da capital paulista mudariam para outro município se pudessem. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 20, pelo Movimento Nossa São Paulo, responsável pelo levantamento sobre o nível de satisfação dos moradores da cidade em 2010. Apenas 36% dos entrevistados disseram confiar na Câmara Municipal. O Tribunal de Contas do Município (TCM) e a Prefeitura vêm em seguida, com 40% e 47% de confiança, respectivamente. Por outro lado, Corpo de Bombeiros, Correios e Metrô são consideradas as instituições mais confiáveis da cidade, com 94%, 92% e 84% de aprovação. Sabesp (84%), Eletropaulo (80%) e Procon (78%) também obtiveram altos índices. Política. O quesito "Transparência e Participação Política" teve a pior avaliação no IRBEM, que também avaliou aspectos como saúde, educação, lazer e religião. No total, 25 temas foram abordados, subdivididos em 169 itens. Embora tenha subido de 4,8 em 2009 para 5 no ano passado, o índice médio de satisfação do paulistano continua abaixo da média (5,5), numa escala de 1 a 10, em que 1 significa totalmente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito. Para os entrevistados, as relações humanas e a espiritualidade aparecem como fatores de maior satisfação, assim como trabalho. Já transporte, acessibilidade, desigualdade social e política são os fatores que mais incomodam os cidadãos. Mudança. O índice de paulistanos que se mudariam da capital caso pudessem caiu para 51% em 2010 (no ano retrasado o total era 57%). A proporção, no entanto, ainda revela que o desejo da maioria é morar em outra cidade - 48% preferem permanecer em São Paulo e 1% não soube dizer ou não responderam. A pesquisa encomendada ao Ibope ouviu 1.512 pessoas entre os dias 29/11 e 12/12 de 2010.
Demétrio Magnoli - O Estado de S.Paulo
Marco Aurélio Garcia qualificou como assunto "de uma irrelevância absoluta" a concessão de passaportes diplomáticos aos filhos e netos de Lula. Ele, certamente, considera relevante a tragédia que ceifou mais de 700 vidas e destruiu cidades inteiras na Região Serrana do Rio de Janeiro. Os dois eventos, cujos impactos sobre a vida nacional são incomparáveis, estão relacionados, ainda que indiretamente. Eles, além disso, têm igual relevância, pois procedem da mesma fonte: a delinquência atávica de uma elite política hostil ao interesse público. A lei é cristalina ao listar os critérios que regulam a concessão de passaportes diplomáticos. O ex-ministro Celso Amorim violou a lei, a pedido de Lula, quando presenteou a prole estendida do ex-presidente com o privilégio reservado aos representantes do Estado. O gesto ilegal não é amenizado, mas agravado pelo recurso cínico à invocação do "interesse nacional". O que o Ministério Público precisa para acusar o ex-ministro e o ex-presidente de abuso de autoridade? Certos grupos ambientalistas propensos à mistificação culpam as mudanças climáticas globais pela catástrofe no Rio de Janeiro. Mas as precipitações torrenciais e os deslizamentos em encostas de morros fazem parte da dinâmica climática e geomorfológica normal das serras do Sudeste brasileiro. A intensidade das chuvas não é explicação suficiente das causas de uma das maiores tragédias humanas da história do País. Uma urbanização descontrolada, com ocupação extensiva de encostas de morros e várzeas inundáveis, moldou o cenário do desastre. Os mortos, as famílias devastadas, os desabrigados são o produto de décadas de escolhas políticas baseadas numa racionalidade avessa ao interesse público e, muitas vezes, às próprias leis. O que o Congresso Nacional precisa para instalar uma CPI dedicada à investigação do enredo completo da tragédia anunciada? O patrimonialismo "é a vida privada incrustada na vida pública", segundo a definição de Octavio Paz. Na sua trajetória rumo ao poder, o lulismo conectou-se com um anseio profundo da sociedade brasileira ao fazer a denúncia sistemática de uma elite política consagrada ao intercâmbio de privilégios oriundos do controle do aparelho de Estado. Lula tocou um nervo exposto com seus "300 picaretas do Congresso", tirada irresponsável que se converteu em canção popular e sintetizou a bandeira de mudança com a qual alcançaria o Planalto. De lá para cá, ele e seu partido traíram noite e dia o compromisso original. A emissão dos passaportes diplomáticos equivale a uma abjuração escrita: o presidente que sai transforma a corrupção em virtude, zombando da "lei das gentes". Não há mais de 700 mortos no Rio de Janeiro porque Lula concedeu à sua descendência o privilégio ilegal, mas porque a elite política que hoje Lula personifica zomba da "lei das gentes". Cada uma das áreas de risco ocupadas na Região Serrana fluminense tem a sua história singular. Alguns bairros surgiram por incúria das autoridades públicas. Outros se estabeleceram sob o amparo de acordos espúrios entre loteadores e políticos em cargos de mando. Prefeitos e vereadores formaram clientelas eleitorais estimulando a ocupação de vertentes e várzeas, ou apenas condescendendo com a violação das normas. A catástrofe foi tecida com os fios de uma política que combina populismo, patrimonialismo e clientelismo. Na Austrália, inundações muito mais amplas deixaram um saldo de mortes que se conta na casa de poucas dezenas, não de várias centenas. Lula e os seus não se limitaram a absorver os usos e costumes da elite política estabelecida, mas foram bem mais longe, produzindo uma espécie de elogio público do patrimonialismo. O ex-presidente proclamou a inimputabilidade de José Sarney (o "homem incomum"), mudou a lei para beneficiar a empresa financiadora do negócio de seu filho e, na hora da despedida, comportou-se como um potentado, oferecendo passaportes diplomáticos aos familiares com a desenvoltura de um pai que distribui ovos de Páscoa. Como exigir de autoridades estaduais e municipais o respeito à lei, a adesão à norma, quando a República se transfigura na fazenda dos Lula da Silva? "Sempre tem a hora de fazer avaliação. Tem que se fazer uma autocrítica, por que se permitiu fazer tudo isso. Mas agora é resgatar corpos e ajudar famílias desabrigadas. Não vamos perder tempo nesse momento." O governador Sérgio Cabral não é mais responsável pela tragédia que seus predecessores ou que os prefeitos, vereadores e lideranças locais da Região Serrana do Rio de Janeiro. Contudo, ao fabricar uma acusação preventiva contra os críticos, ameaçando crismá-los como inimigos da ajuda às vítimas, revela-se mais inteligente - e muito mais nocivo ao interesse público. A sua operação de linguagem tem o objetivo de suspender o debate político enquanto perdurar a emergência humanitária. É a receita certa para proteger a elite política que parasita a sociedade. Uma tristeza avassaladora começou a se espalhar pelo Brasil inteiro com as primeiras imagens da tragédia. A memória dos mais de 700 mortos merece um monumento que não seja feito de pedra nem se preste à demagogia das inaugurações políticas. O monumento só pode ser um programa plurianual ambicioso de reconstrução das cidades devastadas e remodelação estrutural dos padrões de ocupação do solo na Região Serrana fluminense e em inúmeras outras cidades e corredores urbanos do País. Os recursos para tanto existem, mas serão queimados na pira ardente das obras colossais da Copa do Mundo e da Olimpíada. As chuvas de janeiro provocaram um trauma nacional duradouro. O verão não terminou. As águas da destruição ainda podem apagar o fogo do desperdício sem freios e das negociatas fabulosas promovidas em nome do orgulho nacional. É a única homenagem verdadeira que os vivos podem prestar aos mortos. SOCIÓLOGO E DOUTOR EM GEOGRAFIA HUMANA PELA USP. E-MAIL: DEMETRIO.MAGNOLI@TERRA.COM.BR
BENEDITO DONIZETI MARQUES (Turma Tiradentes bdmarques@gmail.com)
Um helicóptero militar que trabalhava no resgate das vítimas da chuva na região serrana do RIO sofreu uma queda em NOVA FRIBURGO. O acidente ocorreu devido a um forte vento quando a aeronave estava pousando no bairro CAMPO DO COELHO. Cinco pessoas ficaram levemente feridas, sendo três militares e dois voluntários da CRUZ VERMELHA. De acordo com levantamentos divulgado hoje pelas prefeituras da região serrana, os mortos pela catástrofe já somam 762. Sete mil famílias desabrigadas receberão o aluguel social nos primeiros dias de fevereiro. A afirmação foi divulgada hoje pelo governo estadual. Durante reunião na prefeitura de TERESÓPOLIS, o governador SÉRGIO CABRAL assinou, em parceria com os outros municípios atingidos, o convênio que garantirá às vítimas o auxilio durante um ano. Em SÃO PAULO, choveu forte hoje, no período da tarde, e alguns bairros ficaram em estado de atenção, localizados nas zonas norte, oeste e sul, além das marginais PINHEIROS e TIETÊ. Entretanto, não houve grandes alagamentos.

O Secretário da Segurança Pública, ANTÔNIO FERREIRA PINTO, determinou hoje o afastamento do delegado DAMÁSIO MARINO, que agrediu o cadeirante e advogado ANATOLE MAGALHÃES MACEDO MORANDINI, durante discussão por causa de uma vaga de estacionamento. Titular do 6º distrito de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, no VALE DO PARAÍBA, MARINO estacionou sua SPORTAGE na vaga exclusiva para deficiente, perto do fórum da cidade. MORANDINI, inconformado por perder o espaço para um motorista em perfeitas condições de saúde, reclamou. Segundo o cadeirante, o delegado o chamou de aleijado filho da... e o agrediu com coronhadas na cabeça e no rosto. MARINO admite que bateu no advogado, mas “apenas com dois tapas no rosto”, após receber uma cusparada. Ele diz que parou na vaga especial por causa da noiva, grávida de quatro meses que o acompanhava. Para o advogado ANTÔNIO RUIZ FILHO, da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, se for comprovada, a atitude do delegado só vem demonstrar que ele não tem equilíbrio para exercer a função. Na opinião dele, o fato de se tratar de um delegado torna o caso mais grave ainda. O corregedor de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, ÁLVARO TOLEDO, começou a ouvir hoje o depoimento de testemunhas, entre elas um agente da Polícia Federal que identificou MARINO pela placa do carro. O delegado ÁLVARO TOLEDO que concluir logo a apuração. Além de afastado, DAMÁSIO MARINO teve de entregar à Corregedoria a arma e a carteira funcional. Ele já responde a outro processo por agredir a ex-mulher.

Faleceu o professor SEBASTIÃO GOMES DE CAMPOS, aos 96 anos, na capital gaúcha. Nascido na cidade de FARIA LEMOS, em MINAS GERAIS, em 1915, o professor e diretor acadêmico, da década de 1930, foi para o RIO GRANDE DO SUL, onde se empenhou na criação da Faculdade de Administração da Universidade Federal do RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). SEBASTIÃO GOMES DE CAMPOS morreu por falência múltipla dos órgãos.

Com grande atuação de KLEBER, que fez dois gols, o PALMEIRAS, agora presidido por ARNALDO TIRONE, derrotou o ITUANO por 4 a 1 no Campeonato Paulista.

Faleceu ANTÔNIO DE PAIVA NETO, aos 88 anos. Em 1950, começou a plantar café em CORNÉLIO PROCÓPIO, interior do PARANÁ, em terras compradas por seu pai. A região – pouco habitada na época – se desenvolveu a partir da plantação. A cidade vizinha recebeu o nome de SANTA MARIANA, em homenagem à sua mãe. Ao mesmo tempo em que administrava a fazenda no PARANÁ, começava a tocar outra em VARGINHA, MINAS GERAIS, onde nasceu. Além de plantar café, criava cavalos manga-larga marchador – sua grande paixão. ANTÔNIO veio para SÃO PAULO ainda pequeno e se formou em Direito na USP, mas se dedicava apenas ao seu trabalho no campo.

Morreu o engenheiro de minas ADRIANO CARANASSIOS, e um acidente de carro, na BR-101 em CAMPOS DOS GOITACAZES (RJ). Foi da ITÁLIA, após doutorado na Universidade de CAGLIARI, no início da década de 1990, que o engenheiro CARANASSIOS trouxe uma técnica então inédita no BRASIL: corte de rocha ornamental com fios de diamantados. A tecnologia ainda é a mais utilizada hoje nas pedreiras do país. Nascido em SÃO PAULO em 23 de julho de 1959, filho de mãe italiana e pai grego, graduou-se pela Universidade de São Paulo em 1986. Atuou em projetos de pesquisa nas áreas de tecnologias de extração e beneficiamento de rochas ornamentais e de revestimento. Pesquisador do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, ADRIANO será homenageado (in memoriam) na 31ª Feira Internacional do Mármore e Granito, em VITÓRIA (ES). “Ele morava na URCA, RIO DE JANEIRO, adorava água de côco e andar de bicicleta. Era um amigo, marido e pai muito leal. Sempre foi estudioso e trouxe uma tecnologia para nosso país que permitiu a exportação em larga escala de granito e mármore”, explica a irmã, a empresária MARIA LUÍZA CARANÁSSIOS. ADRIANO foi o principal articulador do curso de pós-graduação em rochas ornamentais da Universidade Federal do RIO DE JANEIRO e um dos idealizadores e responsáveis pela implantação do Campus Avançado de CHACHOEIRO DE ITAPEMIRIM do CETEM, importante centro de estudos e suporte para atividades produtivas do setor. Na ITÁLIA, ADRIANO também se destacou no campo musical. Apresentou um programa de rádio de músicas brasileiras.  

Para espanto da população – e de meteorologistas – um tornado de baixa intensidade foi registrado em NOVA IGUAÇU, na BAIXADA FLUMINENSE. O vento forte destelhou casas, arrancou janelas e árvores pela raiz, derrubou portões e postes e o muro de uma casa. Não houve feridos graves. Sete bairros sentiram,durante vinte minutos, os efeitos do tornado que passou pela cidade por volta das 18:30 horas. O meteorologista LÚCIO DE SOUZA, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), inicialmente achou improvável que fosse um tornado, mas não teve dúvidas ao ver os vídeos no YOU TUBE. O tornado não tocou o solo, o que resultaria na devastação que ocorre nos ESTADOS UNIDOS. O INPE confirmou que foi um tornado da categoria F1, a mais fraca, com ventos entre 115 km/hora e 189 km/hora, capazes de destruir construções frágeis. O fenômeno é formado pelo choque de massas de ar quente e fria.

Embora tenha deixado o cargo há três semanas, o ex-presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA vem telefonando para o governador do RIO, SÉRGIO CABRAL, para ter notícias sobe a tragédia na serra fluminense e se solidarizar. Hoje, CABRAL recebeu uma ligação do ex-presidente no momento em que desembarcava de um helicóptero em TERESÓPOLIS, para uma reunião com o prefeito, JORGE MARIO, e o vice-governador, LUIZ FERNANDO PEZÃO. CABRAL atendeu reservadamente LULA, a quem tratou de “meu presidente” e agradeceu o “carinho e o respeito com a nossa situação”. Ele disse também que os governos estão “usufruindo do legado” de “parceria e união” da gestão LULA, resultante na ‘pronta resposta dos três níveis de governo’. Após falar com LULA, CABRAL passou o celular para PEZÃO, que conversou com o ex-presidente durante alguns minutos. O vice-governador explicou que ele queria notícias sobre os estragos e demonstrou interesse em ir ao RIO para conversar com CABRAL sobre o assunto.    

E lá se foi o último dos grandes times paulistas, candidatos ao título da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, que apesar do nome só terá um clube do Estado brigando por vaga na final. Com a eliminação do SANTOS, hoje, para o BAHIA, a tarefa de representar o Estado ficará com o caçula DESPORTIVO BRASIL, de PORTO FELIZ. A garotada da VILA BELMIRO, que havia engrenado na competição após um começo complicado, saiu na frente. E com um golaço, o mais bonito da competição até agora. O zagueiro JAIRO marcou de bicicleta. No entanto, o BAHIA pôs fim ao sonho do time santista. O atacante FÁBIO empatou e quando todos achavam que a vaga seria decidida nos pênaltis o atacante RAFAEL aproveitou um contra-ataque e marcou aos 48 minutos do segundo tempo. O BAHIA enfrentará O AMÉRICA-MG que hoje desbancou o INTERNACIONAL. Com o empate no tempo regulamentar (1 a 1) a decisão foi para os pênaltis: 4 a 3 para o AMERICA-MG. Já o FLAMENGO massacrou o CORITIBA: 6 a 2. Entre os quatro classificados, o FLAMENGO é o mais tradicional. O DESPORTIVO BRASIL venceu o PÃO DE AÇUCAR por 4 a 1.

Pelo CAMPEONATO PAULISTA, no BARÃO DE SERRA NEGRA, em PIRACICABA, o PALMEIRAS goleou o ITUANO por 4 a 1. O time comandado por FELIPÃO venceu com sobras o ITUANO e mostrou um futebol muito mais envolvente do que aquele visto no sábado último quando derrotou o BOTAFOGO.

O capataz CARLOS EDUARDO DOS SANTOS, de 30 anos, estava no curral ordenhando uma vaca girolanda quando avistou o comboio de carros, motos e KOMBIS avançando pasto adentro, às 7:50 horas, em PRESIDENTE BERNARDES, no PONTAL DO PARANAPANEMA, extremo oeste do Estado de SÃO PAULO. Ao ver as bandeiras vermelhas içadas sobre os carros, interrompeu o serviço, pegou o balde de leite e gritou para a esposa: “Ligue para o patrão e avise que o MST está aí de novo”. A FAZENDA GUARANI é uma das 31 propriedades rurais invadidas ou bloqueadas por acampamentos na região durante o fim de semana pelo grupo do Movimento dos Sem-Terra liderado por JOSÉ RAINHA JÚNIOR. Em todo o “janeiro quente”, a jornada do movimento para cobrar a reforma agrária invadiu 34 áreas e três repartições públicas.

Cinco dias após o fim de um longo exílio autoimposto, ainda não estão claros os motivos que levaram o ex-ditador JEAN-CLAUDE DUVALIER a retornar ao HAITI. O silêncio de BABY DOC, que evitou jornalistas e não fez nenhum pronunciamento, deu lugar a todo tipo de teoria conspiratória na imprensa haitiana. O pano de fundo é quase sempre a crise eleitoral. Segundo uma rádio comunitária, a volta do ex-ditador “só pode ser obra” do presidente RENÉ PRÉVAL, figura altamente impopular no país. PRÉVAL teria atraído BABY ao HAITI – em fim de mandato e acuado pelas graves acusações de fraude no primeiro turno – deu uma demonstração de força, levando-o a uma Corte de Justiça. Com a manobra, explicava o apresentador da rádio, PRÉVAL teria tentado ganhar tempo e fôlego político para assegurar a presença no segundo turno de seu candidato à presidência, o tecnocrata JUDE CELESTIN.

Mais de 130 pessoas foram presas em NOVA YORK e NEY JERSEY na maior operação contra a Máfia na história dos ESTADOS UNIDOS. Facções inteiras foram desmanteladas no início desta manhã, provocando um choque no crime organizado da maior cidade americana. A operação, que foi comandada pelo FBI, contou com a ajuda de ex-mafiosos que se transformaram em informantes. Comentaristas diziam hoje nas redes de TV americanas que o envolvimento dos arrependidos deixa claro que o código de silêncio da organização criminosa foi quebrado. Cerca de 800 agentes federais e policiais participaram da operação.

A CHINA prometeu hoje não desencadear uma corrida armamentista com os EUA nem ameaçar sua vizinhança com uma política expansionista. Expressas hoje, em conferência do Conselho Empresarial CHINA-EUA, as novas promessas do presidente chinês, HU JINTAO, foram além de suas mensagens em favor do “respeito mútuo” da véspera.         

2 012       :         -       SEXTA-FEIRA
Uma inflamação nas gengivas da arcada superior da boca cria um mal estar difícil de controlar. Além disso aquela situação das vistas, que teima embaralhar em momentos inesperados, faz com que pouca coisa produza no computador. É dessa maneira que vou para a cidade de São Paulo, com obrigações na Sociedade Veteranos de 32-MMDC nos acertos finais para a solenidade marcada para domingo na PRAÇA DA SÉ. Dona ANA CAROLINA, da Secretaria de Turismo, quer marcar o horário de início da armação do palanque – 6 horas da manhã de domingo – muito cedo para quem mora em GUARULHOS, mas que fará tudo para chegar no horário combinado.
Recebo do TENENTE-CORONEL PM GLAUCO SILVA DE CARVALHO, Chefe de Gabinete do Comando Geral Interino, uma resposta ao meu Ofício de 15 de dezembro de 2011, onde abria mão das indicações de 32 medalhas para os oficiais superiores da PMESP. A impossibilidade do atendimento está em o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar (CCOMSOC) não dispor das medalhas. Explica ele que os pedidos das peças a serem outorgadas são efetuados próximos às datas comemorativas já previamente estabelecidas em calendário (23 de maio, 9 de julho e 2 de outubro). Esse é um assunto que me desgastou porque houve demora em resolver o problema. O primeiro ofício meu é de novembro e o segundo é de dezembro. Mas foram somente pensar no assunto em 11 de janeiro, quando já não havia mais tempo hábil de se confeccionar as medalhas.
Várias pessoas comparecem à Sociedade e outras telefonam para saber de detalhes da Abertura Solene do Jubileu de Carvalho da Revolução de 32. Nossa diretora de Comunicação Social, CAMILA GIUDICE, acerta comigo, por telefone e Internet, a feitura de 100 certificados de participação no evento.
Amolado com problemas de dentes, saio da Sociedade por volta das 17 horas. Nesta noite procuro desenvolver alguma coisa no computador. Recebo e-mails de BIAJONE e EGYDIO:

Eeeheheheeeeee  EGYDIO veio de guerra!
Se eu tivesse uns cinco EGYDIOs virava esse estado de são paulo de perna pro ar e inaugurava nucleo de correspondencia por tudo que é rincão desse interiorzão bravo nosso.
Meu amigo estou as voltas com o NOSSO E-BOOK e em breve encaminharei-o para ti , para o ERIC e para os nossos amigos de SAO VICENTE. CEL VENTURA e Sra. FRANCES farão o prefácio da obra que terá ISBN próprio, tudo dentro dos conformes para ser uma publicação de respeito e valor para os nossos veteranos e para a nossa sociedade.
Recebi de ERIC valiosissimas informações que serão adicionadas.
Apenas que tive que agora acrescentei  o que vem ocorrendo com o neofito GUILHERME e o invicto CEL JAIRO sob o nome ferocissimo de CAPACETES DE AÇO!
Um final de semana feliz pra ti meu companheiro.
Enorme abraço, grato de CORAÇÃO pela exitosa parceria que tivemos em consolidar a abertura de SAO VICENTE essa semana.
Continuemos no firme apoio ao jovem GUILHERME e não deixemos pestanejar nossos olhares em direção a BARRETOS, onde tudo se calou, mas ainda ficaremos a bandeira do núcleo de correspondencia lá tambem, se DEUS quiser!
No contato vosso camarada ao tremular do pendão
BIAJONE
Jan 20, 2012

Em sex, 20/1/12, EGYDIO JOAO TISIANI escreveu:
De: EGYDIO JOAO TISIANI
Assunto: Re: novo banner para GUILHERME
Para: "Prof.JBiajone"
Data: Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2012, 16:05

Olá BIAJONE
Já providenciado a troca do banner.
Agora é só aguardar para que o GUILHERME poste as matérias conforme instrução que também lhe foi passada.
Abraço, no contato.
EGYDIO

Responder |Eric lucian Apolinário para Prof.JBiajone, mim, e.jtisiani
Olá!
Segue de Itapira/Campinas meus parabéns também a esse nosso valoroso irmão de armas, Egydio!
Parabéns também ao caro Biajone, pelo trabalho! Muito interessante colocar até mesmo ISBN próprio! Fiquei ansioso por ver este projeto finalizado! E muito orgulhoso também!
Abraços a todos! E um ótimo final de semana!
Eric Lucian Apolinário
Pesquisador - Presidente
(19) 8102-7351
Núcleo Cel. Francisco Vieira
Sociedade Veteranos de 1932  
http://nucleommdcitapira.blogspot.com/

Olá a todos!
Bom, andei pensando, e acredito que, para a criação de nossos três tipos diferentes de diplomas, os melhores nomes são:
DIPLOMA CEL. FRANCISCO VIEIRA (Para qualquer pessoa, pesquisador, familiar de combatentes, combatentes e voluntários, que fizeram algo relevante em prol a memória e a história da Revolução Constitucionalista).
DIPLOMA TRINCHEIRAS DE ELEUTÉRIO (Destinado quase que exclusivamente aos Militares, Policiais Militares e Policiais Civis ou qualquer outra pessoa que se destacar em um grande feito, como por exemplo, salvando vidas, protegendo a população, ou em uma grande ação policial).
DIPLOMA ADOLPHO FONSECA FILHO (Será entregue a pessoas que se destacarem no campo das artes, cultura, jornalismo, propaganda e entretenimento).
Tenho certeza de que com esses três diplomas conseguiremos abranger todas nossas expectativas!
João, se você quiser, posso criar um texto mais explicativo para cada diploma! Com nossas idéias poderemos montar o terceiro diploma com um visual bem interessante!
P.S. Sobre a reunião, estou no aguardo... Você, Carlos e Márcio em Itapira e eu em Campinas via Skype ou MSN.
Abraços!
Eric Lucian Apolinário

A professora MARIA VERÔNICA APARECIDA CÉSAR SANTOS não estava grávida de quadrigêmeas, como havia divulgado no início do mês. A farsa foi revelada pelo advogado da mulher de 25 anos em entrevista coletiva, hoje, em TAUBATÉ, no interior paulista. O marido de MARIA VERÔNICA, KLÉBER EDUARDO MELO VIEIRA, também foi enganado. LEITE afirmou que a mulher usou uma “barriga” de silicone com enchimento de tecido para aparentar a gestação. “Nem o marido a tocava. Ela dizia que estava com estrias e o marido acreditou na gravidez”, afirmou outro advogado da falsa grávida, ENILSON DE CASTRO. A farsa teria sido revelada na madrugada de hoje, data prevista para a cesariana de MARIA VERÔNICA. Ela teria passado mal e seus familiares teriam desejado levá-la ao hospital. Com a recusa da mulher ao atendimento médico, ela teria finalmente assumido a farsa. VIEIRA antrou em estado de choque e teria chorado compulsivamente no momento em que viu a barriga falsa. CASTRO, que foi procurado hoje por LEITE para ajudar no caso, não quis revelar que motivo levou a mulher a fingir a gravidez. O delegado 

O presidente da escola de samba CAMISA VERDE E BRANCO, RIBAMAR DE BARROS, de 37 anos, foi capturado hoje de madrugada por policiais militares no bairro da CASA VERDE, zona norte da capital. Ele estava foragido desde o dia 9 deste mês, quando foi expedido mandado de prisão preventiva pela Justiça. Policiais da 1ª Companhia do 9º Batalhão de Policia Militar abordaram BARROS quando ele conduzia um CHEVROLET CAPTIVA preto. Como o veículo estava em baixa velocidade e atrás de um caminhão, os PMs desconfiaram se tratar de um eventual assalto com seqüestro e resolveram abordá-lo. Com BARROS, os policiais encontraram cerca de onze mil reais em notas. Ao pesquisar os dados do suspeito no sistema integrado da polícia, os PMs verificaram que BARROS era procurado. Ele afirmou que desconhecia o mandado de prisão expedido pela Justiça. Na delegacia da CASA VERDE (13º DP) foi constatado que BARROS já tem passagem por tráfico, roubo, formação de quadrilha e extorsão.

Às vésperas do aniversário de 458 anos de SÃO PAULO, ladrões levaram 94 dos 142 projetores da PONTE OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA, conhecida como PONTE ESTAIADA, na zona sul, um dos cartões-postais da cidade. O equipamento, feito sob encomenda por uma empresa holandesa, permite que as luzes sejam programadas para projetar diferentes cores e seqüências durante a noite. Outros pontos da cidade, como a MARTINAL DO TIETÊ, a ciclovia na RADIAL LESTE, o PARQUE DO IBIRAPUERA e os túneis TRIBUNAL DE JUSTIÇA e AYRTON SENNA são alvos permanentes de roubos. Só na MARGINAL os prejuízos chegam a 800 mil reais.   

O Tesouro pagará, de uma só vez, 82 milhões de reais de auxílio-alimentação para juízes federais e do Trabalho, informa o repórter FELIPE RECONDO. O valor se refere aos últimos sete anos, período em que os pagistrados perderam o benefício de 710 reais mensais, que não deixou de ser concedido aos procuradores o Ministério Público Federal e à advocacia pública. Ainda não há previsão orçamentária para o desembolso, mas os juízes pressionam por considerarem direito constitucional. O auxílio foi cortado em 2004 por decisão da cúpula do próprio Judiciário Federal. Em junho de 2011, atendendo entidades de classe dos magistrados federais e do Trabalho, o Conselho Nacional de Justiça editou resolução que devolveu o bônus. O governo acompanha o caso, mas poderá contestar a decisão.

O soul, o blues e o gospel raras vezes foram tão lancinantes quanto na voz dessa artista. Morreu hoje a cantora ETTA JAMES, diva do rhythm and blues, aos 73 anos, em um hospital de RIVERSIDE, CALIFÓRNIA. Vivia com saúde frágil e sua médica, ELAINE JAMES, vinha pedindo desde dezembro que os fãs orassem pela cantora, que sofria de leucemia crônica. Tratava-se em casa, na CALIFÓRNIA. Ela também sofria de ALZHEIMER e insuficiência renal. ETTA JAMES foi uma das maiores cantoras americanas do século passado. É possível reconhecer sua influência em cantoras como MARCIA BALL, TINA TURNER, BONNIE RAITT, DIANA ROSS, JANIS JOPLIN, AMY WINEHOUSE até FLORENCE WELSH. Abriu shows dos ROLLING STONES e do GRATEFUL DEAD. Ao longo da carreira ganhou quatro prêmios GRAMMY. Em 1993, ela foi incluída no ROCK AND ROLL HALL OF FAME e, em 2001, seu nome entrou na galeria do RHYTHM AND BLUES HAL OF FAME. Sua primeira gravação marcante foi a canção THE WALLFLOWER, registrada quando tinha 15 anos. Originalmente, era intitulada ROLL WITH ME HENRY, mas o nome foi mudado por sugestão de radialistas, para “embranquecer” a versão que GLÓRIA GIBBS gravaria para platéias brancas. Em seguida vieram sucessos eternos, como AT LAST (composta em 1941 e originalmente gravada por GLENN MILLER ORCHESTRA), ALL I COULD DO WAS CRY, SOMETHING´S GOT A HOLD ON ME, TELL MAMA, I´D RATHER GO BLIND e STOP THE WEDDING. Seu estilo e despojamento lhe valeram o apelido de MISS PEACHES. Na terça-feira, dia 17, tinha morrido também o músico, compositor e produtor JOHNNY OTIS, o “padrinho do rhythm and blues”, que ajudou a projetar a carreira de ETTA nos anos 1950. Nascida em 1938, seu nome real era JAMESETTA HAWKINS. Mulata, filha de mãe negra e pai branco desconhecido (a mãe, que a teve quando somente tinha 14 anos, disse a ela que o pai fora MINNESOTA FATS, um lendário jogador de sinuca cujo nome real é RUDOLF WANDERONE), começou cantando rhythm and blues e rock-and-roll em um trio. Ela chamou a atenção de OTIS, que a levou com seu grupo pra excursionar. Em seguida, gravou para a MODERNE RECORDS, em 1958. Tinha então 20 anos e engatinhava em busca do seu estilo. O patrimônio de ETTA JAMES, avaliado em um milhão de dólares, está sendo objeto de disputa entre seu filho, o baterista DONTO JAMES, que integrava sua banda, e o companheiro da cantora, ARTIS MILLS, com quem ela foi casada por 42 anos.
O analista NICOLA COSTAGLI, professor da Universidade de FLORENÇA, informou hoje que o navio COSTA CONCÓRDIA, que naufragou no dia 13 na ILHA DE GIGLIO, no MAR MEDITERRÂNEO, desliza 7 milímetros por hora. O deslocamento constante causou a interrupção dos trabalhos de resgate dos mergulhadores. COSTAGLI, encarregado de acompanhar a estabilidade do transatlântico, disse ainda que a proa movimenta-se em maior velocidade do que a popa, em até 15 milímetros por hora. Apesar da impossibilidade de as equipes de salvamento entrarem no navio, as tarefas de inspeção continuaram graças a um robô teleguiado por cabo, com capacidade para descer até 500 metros de profundidade. A sonda verifica os pontos de apoio da embarcação, além de buscar 21 pessoas que ainda estão desaparecidas – até agora, 11 corpos foram encontrados. FRANCESCO SCHETTINO, comandante do navio, segue em prisão domiciliar. Hoje, seu advogado, BRUNO LEPORATTI, negou que seu cliente estivesse acompanhado de uma mulher na noite da tragédia e garantiu que ele avisou a empresa. “Estou passando por GIGLIO e houve uma colisão. Fiz uma besteira”, teria dito SCHETTINO a ROBERTO FERRARINI, chefe da unidade de crise da companhia proprietária do navio.

A polícia de NOVA ZELÂNDIA invadiu hoje várias casas e empresas ligadas ao fundador do MEGAUPLOAD.COM, um site gigantesco de compartilhamento de arquivos fechado pelas autoridades americanas. Os policiais apreenderam armas, milhões de dólares e carros de luxo no valor de cerca de 5 milhões de dólares. A polícia prendeu o fundador KIM DOTCOM e três funcionários do MEGAUPLOAD, acusados pelos EUA de facilitarem milhões de downloads ilegais de filmes, músicas e outros conteúdos, o que teria representado para os detentores de direitos de propriedade, segundo as autoridades americanas, um prejuízo de 500 milhões de dólares em receitas perdidas.  Embora a companhia seja sediada em HONG KONG e DOTCOM more na NOVA ZELÂNDIA, parte do conteúdo supostamente pirateado estava hospedado em servidores alugados no Estado de VIRGÍNIA, nos EUA, e isso bastou para a promotoria americana agir. A polícia de NOVA ZELÂNDIA emitiu dez mandados de buscas para várias empresas e casas nos arredores da cidade de AUCKLAND. DOTCOM, de 37 anos, ex-diretor executivo e atual diretor de inovação do MEGAUPLOAD, reside em HONG KONG e na NOVA ZELÂNDIA, tem dupla cidadania finlandesa e alemã, e conseguiu mudar legalmente o seu nome. Anteriormente, era conhecido como KIM SCHMITZ e KIM TIM JIM VESTOR. Dois outros cidadão alemães e um holandês também foram presos e três outros réus – outro alemão, um eslovaco e um estoniano – estão foragidos.

O governo da FRANÇA ordenou hoje a paralisação das operações de seu Exército no AFEGANISTÃO e estuda a retirada precoce de suas tropas depois que quatro de seus soldados foram mortos hoje, em um atentado na BASE DE GWAN, situada no VALE DO TAGAB, no leste do país. O ataque foi cometido por um terrorista infiltrado no Exército afegão, que vem sendo treinado por tropas francesas. A decisão de interromper as atividades foi anunciada pelo presidente NICOLAS SARKOZY – em busca da reeleição em abril – durante uma reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio do ELISEU. O atentado é o segundo do gênero cometido contra tropas da FRANÇA no intervalo de um mês, um indício de que o novo Exército do AFEGANISTÃO pode estar minado pelas infiltrações. O ataque ocorreu durante uma sessão de condicionamento físico.        

2 013     :     -      DOMINGO
O ESTADO DE SÃO PAULO – CADERNO CIDADES/METRÓPOLE – PÁGINA C-7 – DONA YAYÁ GANHA FESTA NO BEXIGA E BONECO GIGANTE. Grupos feministas vão lembrar os 126 anos da dada de nascimento da milionária que viveu confinada em casarão. (reportagem de VALÉRIA FRANÇA)
Parte da memória de SÃO PAULO, o casarão de DONA YAYÁ, no BEXIGA, trá das 10 h às 12 h de hoje uma festa aberta ao público marcada pelo ritmo carnavalesco. Organizações ligadas aos direitos das mulheres vão homenagear os 126 anos da data do nascimento de SEBASTIANA DE MELLO FREIRE, milionária paulistana considerada louca pelos médicos, que viveu trancafiada na casa de 1921 a 1961. Em 2000, a UNIÃO DE MULHERES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO montou o bloco carnavalesco feminista YAYARTES para chamar a atenção para o casarão da Rua MAJOR DIOGO, 353, abandonado por 39 anos. A iniciativa ajudou. O imóvel foi restaurado e se transformou na sede do Centro de Preservação Cultura da Universidade de São Paulo. Já o bloco continua na folia. Uma semana antes do carnaval, 100 integrantes vão desfilar da Rua CONSELHEIRO CARRÃO até a porta do casarão segurando estandartes e levando um boneco gigante de DONA YAYÁ – parecido aos da cidade de OLINDA. O bonecão e parte do bloco estarão hoje de manhã na casa. “Vamos cantar várias marchas do bloco YAYARTES”, diz AMELINHA DE ALMEIDA TELES, uma das fundadoras da UNIÃO DE MULHERES, que organiza a homenagem em parceria com os Institutos PATRÍCIA GALVÃO e VLADIMIR HERZOG. Haverá também uma encenação de violência contra a mulher.
Filha de MAONEL ALMEIDA MELLO FREIRE, bacharel em Direito e senador, YAYÁ nasceu em 21 de janeiro de 1887 na Rua 7 de Abril. Quando tinha 13 anos, seus pais morreram. Cinco anos depois, o irmão mais velho se suicidou. YAYÁ foi interditada pela Justiça em 1913 e levada para o casarão, onde ficou confinada até morrer, aos 74 anos.

LUCINDA está se recuperando bem de sua queda em 30 de setembro. Tem levantado bem cedo e fica “reinando” pela casa durante o resto do dia. MARLENE a ajuda na preparação do almoço. Sossegado neste domingo, posso trabalhar tranqüilamente no computador.       

MENSAGEM DE JEFFERSON BIAJONE, PRESIDENTE DO NUCLEO DE ITAPETININGA, DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC
meus queridos HELIO e AFRANIO
A sinceridade de vossos agradecimentos e elogios realmente superaram todas as expectativas.
Agradeço de coração pela amizade que nutrem pela minha pessoa, principalmente pelo pouco tempo que temos de conhecidos.
Torço para que eu possa continuar na senda de resgatar a historia de nossos antepassados itapetininganos, em especial neste ano de 2013 aonde o doutorado há de me exigir três pesados dias fora de Itapetininga, mas em Campinas.
Mas vamos em frente.
Gostaria de saber se o convite para integrar a plêiade de participantes do ROL continua ainda de pé e encontro-me como sempre à disposição. Estou aproveitando o tempo que sobrou para colocar em dia o portal do MMDC de Itapetininga e demais missões que ficaram para trás... 2012, AFRANIO foi testemunha, foi muito corrido.
Assim também estou para as alterações que forem necessárias no texto, cujo endereço
http://mmdc.itapetininga.com.br/alcindo.htm
continuara sendo o mesmo e uma vez aprovado pelo amigo HELIO e familiares, irá com a permissão dos mesmos ser postado na pagina a seguir com ampla difusão junto à Sociedade (o que incluirá também a página de ANTENOR)
http://mmdc.itapetininga.com.br/veteranos.htm
Enorme abraço, grato e no contato
Jefferson
Jan 19, 2013
Essa mensagem é colocada em meu blog, pois traz uma extensa biografia do veterano ALCINDO GUANABARA DE ARRUDA E MIRANDA, nascido em 24 de março de 1902.

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR: A eliminação do SÃO PAULO na COPINHA foi decidida em dois lances: aos 45 minutos do segundo tempo, MIRRAI perdeu chance incrível, sem goleiro, para fazer 3 a 1; dois minutos depois, MARIO SÉRGIO empatou para o GOIÁS. Na decisão por pênaltis, novamente MIRRAI foi o personagem principal ao errar sua cobrança. O time goiano obteve 100% de aproveitamento, com gols de LINEKER, ARTHUR, CLAYTON, ERICK e PAULO e avançou à semifinal por 5 a 3. O adversário do GOIÁS será o BAHIA, que atropelou o GRÊMIO. Responsáveis por eliminar o CORINTHIANS, atual campeão, os baianos venceram por 4 a 1. A partida será na terça-feira, dia 22, às 16 horas, no Estádio NICOLAU ALAYON, na capital. Na outra semifinal, PALMEIRAS e SANTOS se enfrentarão em BARUERI, também no dia 22, às 21 horas. 

Em sua estréia no PAULISTA, o PALMEIRAS saiu vaiado do PACAEMBU após empate sem gols contra o BRAGANTINO. Maior ídolo da torcida, o atacante BARCOS perdeu um pênalti. Amanhã o clube define o novo presidente: a previsão é de disputa acirrada entre DÉCIO PERIN e PAULO NOBRE. O chinês ZIZAO foi o melhor do CORINTHIANS no 1 a 1 com o PAULISTA. Em um jogo de muita marcação e bastante empenho das duas equipes, no Estádio DÉCIO VITTA, em AMERICANA, PONTE PRETA e MOGI MIRIM empataram por 0 a 0. Também nesta noite, no Estádio SANTA CRUZ, em RIBEIRÃO PRETO, o BOTAFOGO venceu o OESTE por 2 a 0.

No DIA NACIONAL DO FUSCA, o céu carregado e a ameaça de chuva não foram suficientes para afastar os apaixonados pelo “besouro” de uma bela homenagem. Organizado pelo FUSCA CLUBE DO BRASIL, o 24º Encontro Nacional reuniu cerca de 1,2 mil carros neste domingo no SHOPPING METRÓPOLE, em SÃO BERNARDO DO CAMPO, cidade onde o Volkswagen foi feito entre 1959 e 1986 e de 1993 a 1996, tendo somado mais de 3 milhões de unidades. Fuscas originais e personalizados, preparados, conversíveis, caracterizados como HERBIE, ou em miniatura, fizeram a festa e dividiram espaço com milhares de visitantes que se revezavam entre admirar os carros e fazer compras nas barracas de peças e souvenirs. Estiveram presentes carros dotados da mesma mecânica e igualmente adorados pelos fuscamaníacos, como KOMBI, GOL a ar, BRASÍLIA, TL e VARIANT. Essa paixão começou no final de 1950, quando os 30 primeiros VW SEDAN vieram ao País importados da ALEMANHA. Três anos depois, o carrinho começou a ser montado em um galpão na Rua do MANIFESTO, no IPIRANGA, e, a partir de 1959, em SÃO BERNARDO.  

NOVAK DJOKOVIC quase perdeu o jogo, mas virou e avançou às quartas de final do ABERTO DA AUSTRÁLIA. Mesmo desgastado, preservou o bom humor. Após sofrer para derrotar STANISLAS WAWRINKA em cinco sets, o atual bicampeão do torneio brincou: “Foram apenas cinco horas de luta”, disse ele, aludindo à decisão do ano passado, em que RAFAEL NADAL lhe deu combate por 5 horas e 53 minutos. WAWRINKA é apenas o segundo do ranking da SUÍÇA, atrás do fenomenal ROGER FEDERER, e ocupa a 17ª posição da lista da ATP. Na próxima rodada, DJOKOVIC vai encarar um jogador em tese bem mais perigoso, o checo TOMAS BERDYCH, sexto do mundo. DAVID FERRER, por sua vez, avançou tranqüilamente, com vitória sobre o japonês KEI NISHIKORI por 3 a 0. Por falar em tranqüilidade, MARIA SHARAPOVA deu outra exibição de sua excelente forma ao superar a belga KIRSTEN FLIPKENS por 6/1 e 6/0.

STÉPHANE PETERHANSEL sagrou-se o maior campeão da história do RALI DACAR: hoje, ele conquistou seu 11º título, sendo o quinto na categoria carros – ele foi seis vezes campeão entre as motos. Nos quadriciclos, o argentino MARCOS PATRONELLI foi bicampeão.    

Um lanche simples, feito com pão sírio e carne moída, caiu no gosto do paulistano. Foi em 183 que MISSAK YAROUSSALIAN, chamado carinhosamente de CARLINHOS, criou a receita para satisfazer uma fome repentina. Ele teve a idéia de rechear um pão sírio com carne crua de kafta e grelhar o sanduíche. O cozinheiro achou o resultado surpreendentemente bom e apresentou o quitute aos filhos FÁBIO e FERNANDO, que trabalhavam com ele no CARLINHOS RESTAURANTE, originalmente localizado no BRÁS e depois transferido para o PARI. Os três aprimoraram a receita com novos temperos e recheios. A novidade logo passou a ser servida aos clientes, que também a aprovaram. Nascia assim o ARAIS, que em pouco tempo se tornaria o carro-chefe do restaurante. Há pouco tempo a família abriu uma segunda unidade para vender o sanduíche, o ARAIS DO CARLINHOS, no BOM RETIRO. MISSAK YAROUSSALIAN, o filho de armênios que amava SÃO PAULO, morreu em conseqüência de uma parada cardíaca, hoje, dia 20 de janeiro. CARLINHOS passou quinze dias no Hospital PAULISTANO, no PARAÍSO. Lá comemorou o NATAL, o ANO NOVO e também o aniversário de 68 anos, no dia 12 de janeiro. O jornalista MARCELO COELHO, autor de “GUIA DOS CURIOSOS”, prestou uma homenagem a MISSAK em seu blog. “Meus almoços de sábado no RESTAURANTE DO CARLINHOS nunca serão mais os mesmos. Os deliciosos arais e o bastumá com ovos na manteiga continuarão sendo preparados por FÁBIO YAROUSSALIAN. O irmão, FERNANDO, a simpatia em pessoa, continuará recebendo os clientes na porta, enquanto a mãe dos dois, VARTUHY, comandará a brigada de garçons ali no caixa, mas o patriarca CARLINHOS não estará mais lá na cozinha. Na hora de ir embora, eu sempre dava uma entrada na cozinha para me despedir do CARLINHOS e ele estava ali diante de um balcão, por onde saíam travessas enormes de carnes e porções caprichadas de acompanhamentos. “Eu não entendia nada do ramo. Comecei a comprar livros e fui aprendendo”, me confessou”, escreveu MARCELO COELHO.    

Preocupado com o crescimento econômico, a presidente DILMA ROUSSEFF encomendou a ministros do PT um plano com metas para os dois últimos anos do governo que ajude sua candidatura à reeleição em 2014. “Não podemos perder 2013 para fazer deslanchar a máquina pública”, diz o senador JORGE VIANA. Conselheiros do Planalto têm acompanhado com apreensão indicadores econômicos. Eles temem que a baixa atividade em 2012 se mantenha e afete o emprego, uma das bases da popularidade de DILMA.

Um CHEVROLET MERIVA preto ficou pendurado no Viaduto OKUHARA KOE, ligação entre as Avenidas DOUTOR ARNALDO, REBOUÇAS e RUA DA CONSOLAÇÃO, na região central da capital, hoje pela manhã. O motorista do veículo, que seguia no sentido Avenida PAULISTA, disse que perdeu o controle depois de o carro ser atingido na traseira por um ônibus. Nem ele nem os ocupantes do ônibus ficaram feridos. O acidente aconteceu às 8 horas. O carro ficou pendurado até 12:30 horas. Duas faixas do viaduto ficaram bloqueadas para a remoção do veículo e só foram liberadas no começo da tarde.

Três adolescentes são acusados de roubar o NISSAN SENTRA de uma estudante e seqüestra-la, em MOGI DAS CRUZES. A policia perseguiu os suspeitos pela Avenida VEREADOR NARCISO YANGUE GUIMARÃES. O carro da fuga ficou desgovernado e bateu em um aglomerado de pedras. Os adolescentes de 16 e 17 anos foram capturados. A estudante, mantida refém no próprio carro, foi libertada com ferimentos leves.

A polícia não descarta a possibilidade de o militar EDMUNDO ANASTÁCIO CAETANO, de 40 anos, ter sido vítima de um atentado no sábado, no JARDIM CASTELO, em SANTOS. Ele foi atacado por três homens, que ocupavam bicicletas e abordaram o PM dizendo “perdeu, perdeu”. A arma do policial foi roubada e em seguida os bandidos atiraram na nuca de EDMUNDO. O soldado foi levado às pressas para a Santa Casa de SANTOS, onde foi internado em estado grave. A polícia já tem informações sobre o apelido de um dos criminosos. O PM EDMUNDO está há 18 anos na corporação.

O policial civil OTAVIO BRUNO IUKOTA FABRICATOR, de 31 anos, foi preso em flagrante no sábado sob a acusação de matar o funcionário de almoxarifado ULISSES LUCAS DE ARAÚJO, de 34 anos, cliente de uma lotérica em DIADEMA. O policial disse ter confundido a vítima com um assaltante e por isso teria atirado. OTÁVIO também matou o desempregado RENATO ANTÔNIO PIRES, de 22 anos, que, segundo a polícia, invadiu a lotérica armado, agarrou o policial civil pelo pescoço, anunciou o assalto e foi morto.

O presidente dos EUA, BARACK OBAMA, iniciou hoje seu segundo e último mandato em uma cerimônia simples na CASA BRANCA. Amanhã, no Congresso, fará seu juramento público. Terminados os festejos, terá o desafio de melhorar o complicado diálogo com a oposição republicana, para evitar o nó fiscal que levaria ao fracasso de seu segundo governo. Ao mesmo tempo, dará a largada para sua sucessão, na eleição de 2016.

Um dia depois de encerrada a sangrenta ação de resgate no complexo de gás de IN AMENAS, perto da fronteira entre a ARGÉLIA e a LÍBIA, ainda não havia nesta noite um numero total de mortos – e suas nacionalidades. De acordo com a agência REUTERS, ao menos 48 reféns e 32 sequestradores foram mortos. O Ministério do Interior da ARGÉLIA disse que 107 reféns estrangeiros e 685 argelinos foram liberados desde o primeiro dia do seqüestro. O argelino MOKHTAR BELMOKHTAR assumiu a responsabilidade em nome da AL-QAEDA. Militares argelinos vasculharam o complexo hoje, em busca de corpos. O detalhamento do número de mortes por nacionalidade tem sido feito por empresas e governos de países que tinham trabalhadores no local.

A cidade de DIABALY continuava hoje uma “terra de ninguém”. De acordo com oficiais do Exército malinês que tomaram a cidade na segunda-feira fugiram na sexta, assustados com os precisos bombardeios franceses, que aparentemente mataram dezenas de militantes. Entretanto, nem os malineses nem os soldados franceses haviam ocupado até hoje à noite a cidade de 15 mil habitantes situada a 380 km ao norte da capital do MALI, BAMAKO. “DIABALY está 100% nas nossas mãos, mas o Exército não está em todas as partes do MALI”, justificou hoje o CAPITÃO CHEICKNE KONATE. O oficial comandou no sábado uma missão de reconhecimento na base do Exército em DIABALY, mas diz que não vasculhou a cidade. Sua companhia retirou uma parte da munição abandonada pelos combatentes islâmicos, que segundo ele enchia três casas, e trouxe também um veículo blindado de lá. KONATE, cuja companhia está baseada em TIMBUCTU, cidade do norte ocupada pelos combatentes islâmicos, aguardava ordens hoje numa mata na beira do RIO NIGER, cerca de 90 km ao sul de DIABALY. O TENENTE-CORONEL SEIDOU SOGOBA, comandante do Exército em DIABALY, também se mostrou hoje reticente sobre a situação na cidade, cuja captura na segunda-feira pelos insurgentes islâmicos representou um revés para as forças francesas, que bombardeavam posições deles mais ao norte havia três dias. SOGOBA disse que 99% dos malineses apóiam o Exército, mas que em DIABALY havia partidários dos islamistas “infiltrados” na população. O TENENTE-CORONEL franc?es que chefia as operações na região, que se identifica apenas como FRÉDÉRIC, admitiu que a situação em DIABALY não era clara.

O aeroporto HEATHROW, de LONDRES, cancelou 20% de seus voos e as companhias aéreas outros 40% voos programados para os principais aeroportos de PARIS, enquanto a neve continua a cobrir partes da EUROPA, sem previsões de melhora. Na ESPANHA, o mau tempo causou a morte de três pessoas e afetou os transportes ferroviário, aéreo e por estradas.

Um cessar-fogo unilateral declarado pelos rebeldes das FARC no início das negociações de paz terminou hoje. A ação ocorreu após o governo colombiano se recusar a participar da trégua, informou o grupo guerrilheiro. “Com dor no coração, temos de admitir que voltamos ao estágio de guerra que ninguém neste país quer”, disse IVAN MARQUEZ, principal negociador das FARC.

Cinco pessoas ficaram feridas em acidentes em três feiras de armas dos EUA neste sábado, incluindo três acidentados em um evento na CAROLINA DO NORTE, onde uma espingarda calibre 12 disparou quando o proprietário abriu o estojo. Os disparos acidentais ocorreram em meio a um debate nacional sobre o controle de armas que veio à tona depois que um homem armado com um rifle matou 20 alunos de uma escola primária e seis adultos no mês passado em um colégio de CONNECTICUT.  

Faleceu neste domingo, 20 de janeiro, o maestro STEPHEN SIMON, aos 75 anos, vítima de um derrame, em NOVA YORK. O músico, fundador da WASHINGTON CHAMBER SYMPHONY, ficou conhecido por resgatar oratórios de HAENDEL, criando o festival anual dedicado ao compositor alemão no KENNEDY CENTER. Como diretor musical, programou óperas pouco montadas de HAENDEL, entre elas PORO, RADAMISTO, ORLANDO E ALESSANDRO. Ele também foi regente de outras óperas do alemão quando dirigiu a HENDEL SOCIETY OF NEW YORK, entre elas ARIODANTE, ATHALIA e RINALDO. SIMON era neto do magnata MOSES ANNENBERG.

2 014      :        -   SEGUNDA-FEIRA
Mais um drama na vida da NORMA, que se tornou grande amiga da LUCINDA, mas que sofreu muito por causa da sua filha RENATA, desmiolada. Recentemente, ela ficou internada durante um bom tempo num Hospital de GUARULHOS. Veio então a notícia de sua segunda gravidez. O nascimento de MARYA LUIZA já foi bastante problemático e o tempo de gestação passou alguns meses também internada. Com sérios problemas de saúde a RENATA não poderia enfrentar uma situação dessa. Recebeu alta recentemente, mas, nesta manhã, a NORMA pede para que o JOÃO GOMES a leve novamente para o hospital. Está tendo sangramento e não está nada bem. NORMA vai acompanhar a filha e deixa a neta, MARYA LUIZA, com a LUCINDA.
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC resolvo convocar os diretores da Executiva e também os presidentes dos núcleos e comissões para uma reunião no dia 27 de fevereiro. Com a finalidade de despertar o interesse para com essa reunião resolvo anunciar em meu blog e também no facebook. Alguns motivos chamam a atenção: o JUBILEU DE CARVALHO da Constituição de 1934; o JUBILEU DE DIAMANTE da própria Sociedade; o restauro do Monumento Mausoléu e a idéia de transformar a Sociedade numa Federação. MARINEI irá mandar uma circular para todas as pessoas envolvidas.   
Numa tarde que ameaça chover, deixo o MMDC por volta das 16 horas. Encontro trânsito muito complicado na MARGINAL TIETÊ. Cai chuva durante o meu deslocamento para casa.

Um ônibus de turismo que fazia o trajeto entre SÃO PAULO e ITAGUAÇU (ES) caiu em uma ribanceira na VIA DUTRA, na altura de PINDAMONHANGABA, deixou três pessoas mortas e pelo menos 23 feridas nesta tarde. De acordo com o Corpo de Bombeiros, outras 13 pessoas não tiveram ferimentos e foram liberadas no local.

Moradores queimaram um ônibus na Rua CABO DAS TORMENTAS, na zona leste, hoje. Segundo vizinhos do local, o protesto aconteceu após o atropelamento de um motociclista por um outro ônibus ocorrido minutos antes na região. O grupo parou o coletivo, obrigou o motorista e o cobrador a descerem e ateou fogo no veículo. Ninguém se feriu.

O cantor de funk MC KAUAN foi preso na madrugada de hoje, em SÃO VICENTE, litoral de SÃO PAULO, com 19 pinos de cocaína. Os policiais militares faziam patrulhamento, quando viram o cantor receber uma sacola. Os PMs seguiram KAUAN e o abordaram. Ele ainda tentou fugir, mas foi preso. O jovem é um cantor conhecido no funk. O caso foi registrado no 1º DP da cidade como tráfico de drogas. 

Para LUIZ CARLOS, vocalista da banda RAÇA NEGRA, o fato de nenhum integrante do grupo estar correndo risco de vida não tem explicação lógica. “É um milagre”, definiu ele em entrevista à TV GLOBO hoje. “Graças a Deus não houve morte alguma. Não sei como saímos vivos”. A surpresa tem razão de ser: na madrugada de domingo, dia 19, para segunda, o ônibus que transportava a banda de NATAL (RN) para RECIFE (PE) tombou na rodovia BR-101, próximo à cidade de GOIANA (PE). Depois, o veículo foi atingido na traseira por uma carreta, que não conseguiu desviar. A colisão foi leve, mas arrastou o ônibus alguns metros para a frente. O acidente deixou 27 feridos, três em estado grave: um quebrou as pernas, outro sofreu afundamento do rosto e um terceiro teve um corte na cabeça. Segundo LUIZ CARLOS, nenhum dos passageiros usava cinto de segurança. “Em 30 anos de estrada, nunca nos atentamos em usar cinto”, revelou ao programa “ENCONTRO”. O cantor também disse que a única explicação para o acidente seria o motorista ter dormido na estrada. “Eu não vi motivo nenhum para o ônibus balançar. Ou o motorista acordou ou cochilou, não sei”, palpitou. A banda viajava em um ônibus de turismo alugado, no lugar do tradicional veículo do grupo. Apesar do susto e das internações, os integrantes voltarão à agenda normal de shows a partir do dia 24, segundo a assessoria da banda.
Um jogador, de 28 anos, morreu no último sábado durante uma partida válida pela 7ª COPA LAÉRCIO FERREIRA DE SOUSA, disputada por times amadores da PARAÍBA. FRANCISCO JUNIOR DE SOUZA OLIVEIRA, chamado de NEGUINHO, teve uma parada cardiorrespiratória e morreu minutos depois de chegar a um hospital da região, na cidade de BREJO DOS SANTOS. Como a partida tinha caráter amador, não havia ambulância ou um médico para atendimento de emergência.

CRISTIANO RONALDO recebeu hoje, em LISBOA, a condecoração de GRANDE – OFICIAL DA ORDEM DO INFANTE DOM HENRIQUE, a terceira maior honraria que um cidadão de PORTUGAL pode ter. O prêmio, simbolizado por uma medalha, foi entregue das mãos de presidente português, CAVACO SILVA. No discurso, o político disse que o jogador é, hoje, uma das pessoas mais importantes do mundo para representar a nação.

MARCO POLO DEL NERO foi reeleito hoje, por aclamação, e vai continuar na presidência da FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL. Não houve chapa de oposição e o novo mandato terá validade até 2018. A eleição foi realizada hoje à tarde, na sede da entidade, na BARRA FUNDA, na zona oeste da capital. DEL NERO está no comando da FPF há 11 anos. Mas é improvável que cumpra o novo período até o fim. Isso porque ele já se articula, nos bastidores, para concorrer à presidência da CBF. O pleito será realizado em abril deste ano e o atual mandatário JOSÉ MARIA MARIN já avisou que não vai se candidatar novamente. O período dele à frente da entidade máxima do futebol brasileiro é válido até abril de 2015. Ele até admite continuar trabalhando no local, mas não mais na posição que ocupa atualmente. MARIN e DEL NERO são parceiros políticos, Estão juntos, por exemplo, no Comitê Organizador Local da COPA DO MUNDO. O atual mandachuva da Federação Paulista também é um dos membros do Comitê Executivo da FIFA. Se deixar a FPF, como é previsto, o vice-presidente REINALDO CARNEIRO BASTOS deverá assumir no lugar dele.

Duzentas contas foram usadas para camuflar o desvio de 73 milhões de reais da fraude da MEGA-SENA. A Polícia Federal começou hoje a segunda fase de investigações para identificar outros participantes do esquema – duas pessoas já estão presas, ROBSON PEREIRA DO NASCIMENTO, ex-gerente da Caixa Econômica Federal, em TOCANTINÓPOLIS (TO) e o suplente de deputado federal ERNESTO VIEIRA CARVALHO NETO. Do total de 73 milhões de reais, cerca de 70% já foram recuperados. De acordo com a Polícia Federal, estão sendo investigados os desvios de 4,5 milhões enviados para contas no CEARÁ e 750 mil reais depositados em bancos na BAHIA. A polícia se surpreendeu com a simplicidade do golpe. A fraude teria se limitado à abertura de uma conta em nome de um correntista fictício e à liberação do pagamento de 73 milhões de reais por um bilhete premiado também inexistente. Dias depois do golpe, que aconteceu em 5 de dezembro, um dos suspeitos foi a uma concessionária em GOIÂNIA e comprou seis COROLLAS e uma caminhonete HILLUX.
CARVALHO NETO está preso na Casa de Detenção Provisória de ARAGUAÍNA (TO). A polícia suspeita que ele recebeu pelo menos 13 milhões de reais de todo o montante desviado. Entre os bens apreendidos na OPERAÇÃO ESKARA (referência à escara, ferida que não cura), está um avião MINUANO, que seria dele. Outras três pessoas envolvidas no esquema tiveram prisão preventiva decretada e são consideradas foragidas. Uma delas recebeu parte do dinheiro. Outra estava com o suplente no dia da abertura da conta e a terceira é um corretor, que diz ter recebido 150 mil reais como comissão na venda de uma fazenda.

Pouco mais de dois meses após chegar à Penitenciária da PAPUDA, em BRASÍLIA, para cumprir a pena de seis anos e oito meses por corrupção ativa, o ex-tesoureiro do PT DELÚBIO SOARES deixou a cadeia hoje pela primeira vez para trabalhar. Ele foi contratado pela Central Única dos Trabalhadores para produzir relatórios para sindicatos e confederações de trabalhadores. Pelo trabalho, vai receber 4,5 mil reais mensais. DELÚBIO é o primeiro petista condenado no processo do mensalão no regime semiaberto a conseguir autorização para deixar a penitenciária durante o dia. Ele precisa voltar todas as noites para atrás das grades.     

Uma falha no sistema de comunicação fez com que todos os voos fossem cancelados no URUGUAI. Segundo o jornal ‘EL OBSERVADOR’, os aviões a caminho do país foram desviados para o BRASIL e para a ARGENTINA. “O sistema de comunicações não nos permite falar com os aviões para que eles cumpram com as instruções que lhes damos, de aterrisagem, decolagem e desvios”, disse o porta-voz da Associação de Controladores de Tráfego Aéreo do URUGUAI, ENRIQUE MORENI.

A Agência Internacional de Energia Atômica informou hoje que TEERÃ está produzindo urânio com uma pureza máxima de 5%, potencial impossível de ser utilizado para fins militares. A decisão é parte de um plano acordado em novembro entre o IRÃ e potências mundiais em GENEBRA. Em contrapartida, as sanções internacionais contra o IRÃ serão reduzidas de forma parcial e paulatina nos próximos seis meses. A idéia é que, em seguida, se chegue a um acordo definitivo.

Nossos hermanos argentinos estão sofrendo com uma nova praga neste verão. Pelo menos cem pessoas já foram atacadas por cardumes de palometas – peixes carnívoros da mesma família das piranhas. No domingo, ontem, dez pessoas foram vítimas das mordidas em ROSÁRIO, capital da província de SANTA FÉ. A PRAIA DE SAN JOSÉ DEL RINCÓN foi fechada por tempo indeterminado após uma menina de 3 anos ser mordida em um de seus pés e seu pai, que tentou ajudá-la, perder a ponta de um dos dedos.      


20 DE JANEIRO DE 2015     :   -     TERÇA-FEIRA
DIÁRIO OFICIAL
POLÍCIA MILITAR
Decretos de 19-1-2015
Promovendo, nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, os Tenentes-Coronéis PM 840897-1 Marcelo Cortez Ramos de Paula, do 28º BPM/M; 852009-7 Antônio Valdir Gonçalves Filho, do CPC; 862735-5 Marcello
Streifinger, do 3º BPChq e 852066-6 José Luis Salomão, do CCB.
Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção, os Coronéis PM 840897-1 Marcelo Cortez Ramos de Paula, no CPA/M-6; 852009-7 Antônio Valdir Gonçalves Filho, no CPA/M-3; 862735-5 Marcello Streifinger, no CPA/M-9 e 852066-6 José Luis Salomão, no CBI.
Transferindo, por conveniência do serviço, os Coronéis PM: 822350-5 José Maurício Weisshaupt Perez, da ESSd para a DEC; 822402-1 Roberto de Jesus Moretti, da DP para a ESSgt, mantendo-o adido ao EM/E; 822295-9 Carlos Celso Castelo Branco Savioli, da DPCDH para a ESSd, passando-o adido ao EM/E; 840869-6 Celso Aparecido Monari, do CPA/M-9 para a DL; 872543-8 Claudia Barbosa Rigon Pereira, do CPA/M-6 para a DP; 851970-6 Kenji Konishi, do CPA/M-3 para a DPCDH; 830553-6 Reinaldo Zychan de Moraes, do CPA/M-11 para o CPC, designando-o Comandante; 822413-7 Sérgio de Souza Merlo, do CPA/M-7 para o CPA/M-11, mantendo-o adido ao EM/E; 822330-A Helson Lever Camilli, da DEC para o CPM; 810344-5 Glauco Silva de Carvalho, do CPC para o CPA/M-7, passando-o adido ao EM/E; 851994-3 Wagner Tardelli, da ESSgt para o CPI-7; 822232-A Dimítrios Fyskatoris, do CPM para o CPTran; 822418-8 Vicente Nicola Novellino, da DL para a APMAL, mantendo-o adido ao EM/E; 822226-6 Cássio Roberto Armani, do CBI para o CCB e 822403-0 Roberto Rensi Cunha, do CCB para o GRPAe, passando-o adido ao EM/E.
Designando, como Comandante do GRPAe, o Coronel PM 830571-4 Carlos Eduardo Falconi, do GRPAe.

Os novos coronéis: JOSÉ LUÍS SALOMÃO, MARCELO CORTEZ RAMOS DE PAULA, ANTONIO VALDIR GONÇALVES FILHO e MARCELO STREIFINGER são ASPIRANTES de 15 de dezembro de 1988. Segundo o velho almanaque de oficiais (edição última de 1990), eles foram promovidos a 2º TENENTES em 25 de agosto de 1989 e a 1º TENENTES em 15 de dezembro de 1990.

Uma condução da TV GAZETA, guiada pelo motorista SÉRGIO, vem me buscar às 8 horas. Leva-me para o Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 e, aguardamos no local a chegada da repórter CARLA e sua equipe de fotógrafos. CARLA está fazendo uma matéria para ser apresentada no próximo domingo, aniversário da cidade de SÃO PAULO. Quer que eu fale sobre fatos inusitados do Monumento Mausoléu, como por exemplo a simbologia que impera na construção do Obelisco, onde impera o número 9. A gravação leva algumas horas. O WILLIAM MASCARENHAS encontra-se em nossa companhia.
Após a entrevista, o motorista SÉRGIO me conduz até a PRAÇA DA SÉ. A temperatura é de 36ºC. Não há nada para que eu faça no centro da cidade, a não ser passar pela TABATINGUERA e fazer ligeira refeição com alguns oficiais que ali se encontram.
Retorno para GUARULHOS numa das piores tardes de janeiro.

Uma atendente de telemarketing de 21 anos foi presa em flagrante, no domingo, após matar o companheiro a facadas. A mulher disse à polícia que o matou em legítima defesa, após apanhar do parceiro. O crime aconteceu na região de PARELHEIROS, na zona sul.
De acordo com a Polícia Civil, LETÍCIA DOS SANTOS CALDEIRA morava com o ajudante geral CLEITON PIRES DOS SANTOS, de 20 anos, na Rua SANTISTA, no JARDIM PAPAI NOEL. No dia do crime, o casal teve uma discussão na rua e voltou para casa.
No entanto, a briga continuou dentro de casa e CLEITON passou a agredir LETÍCIA. Para se defender, ela pegou uma faca na cozinha e deu golpes no tórax e no abdômen do parceiro.
A vítima chegou a ser socorrida com vida pelo SAMU e levada para um pronto-socorro de PARELHEIROS, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Acionada, a Polícia Militar saiu em busca da atendente que, assustada, fugiu para a casa do pai. Ao saber que os agentes estavam quase a encontrá-la, ela pulou o muro da residência e se escondeu em outra casa, habitada por um parente.
Quando os agentes finalmente a acharam, a jovem fingia estar dormindo embaixo de cobertas de uma cama. A mulher estava em estado de choque e precisou ser levada para um hospital antes de ser deslocada para a delegacia. Ela alegou que esfaqueou o companheiro para não morrer.

O surfista brasileiro RICARDO DOS SANTOS, apelidado de RICARDINHO pelos amigos, não resistiu aos ferimentos causados pelos três tiros que levou na região toráxica após uma discussão com um policial militar, na segunda-feira e morreu nesta tarde, aos 24 anos.
De acordo com as informações divulgadas pelo Hospital Regional de SÃO JOSÉ, em SANTA CATARINA, os médicos realizaram quatro cirurgias para tentar conter as constantes hemorragias que o corpo de RICARDINHO apresentava, mas, após o quarto procedimento cirúrgico, o surfista não aguentou e sofreu uma parada cardíaca ainda na UTI do hospital.
A causa da morte, segundo o boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde de SANTA CATARINA, foi falência múltipla dos órgãos. O corpo do atleta deverá ser cremado e as cinzas serão jogadas no mar de GUARDA DO EMBAÚ, onde RICARDINHO nasceu, aprendeu a surfar e foi baleado.

CORINTHIANS, PALMEIRAS e SÃO PAULO estão nas semifinais da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Hoje, os três grandes da capital paulista confirmaram as vagas, garantindo um clássico na próxima fase do torneio.
Na quinta-feira, CORINTHIANS e SÃO PAULO se enfrentarão pela quinta vez na história das semifinais do campeonato para ver quem avançará à final. Já o PALMEIRAS terá pela frente o BOTAFOGO - SP. Por questões de segurança, a Federação Paulista estuda a cobrança de ingressos para o MAJESTOSO. Os horários e locais dos jogos serão divulgados amanhã.
O VERDINHO foi o primeiro a carimbar o passaporte para a semi. Jogando em LIMEIRA, venceu o VITÓRIA, por 2 a 0.
Na sequência, em BARUERI, o CORINTHIANS bateu um determinado SÃO CAETANO por 4 a 2. Fechando a rodada das quartas de final, o SÃO PAULO não tomou conhecimento do ATLÉTICO MINEIRO e despachou o GALINHO com uma goleada: 4 a 0.
O GRÊMIO bem que tentou seguir na briga por seu primeiro título na COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, mas o BOTAFOGO - SP não se intimidou e garantiu a classificação para a semifinal. Na RUA JAVARI, a garotada da PANTERA venceu o representante gaúcho por 2 a 1.      

De olho na conquista do sexto título do ABERTO DA AUSTRÁLIA, SERENA WILLIAMS, atual número 1 do mundo, não teve dó da belga ALISON VAN UYTVANCK e aplicou um pneu (6/0) para cima da adversária no primeiro set do jogo. Apesar de ter engrossado o jogo na segunda parcial, a belga não teve forças para segurar a americana e perdeu por 6/4. A vitória classificou SERENA para enfrentar a russa VERA ZVONAREVA, que passou hoje pela tunisiana ONS JABEUR por 2 a 0, na próxima rodada do torneio do GRAND SLAM.    

2 016     :      -      QUARTA-FEIRA
Faleceu ontem em São Paulo-SP, de causas naturais aos 94 anos de idade, o veterano da FEB Sargento Newton La Scaleia.
Nascido na capital paulista, La Scaleia era neto de imigrantes italianos e ingressou no Exército em 1940, servindo no 6º Regimento de Infantaria em Caçapava, onde de Soldado foi promovido a Cabo e depois a 3º Sargento.
Após o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial em agosto de 1942, o 6º RI foi uma das unidades escolhidas para integrar a Força Expedicionária Brasileira. Apesar da preocupação da mãe, Newton era resoluto: "Eu tinha espírito aventureiro, queria ser convocado, mesmo sem saber onde os brasileiros iriam lutar".
Embarcado para a Itália junto ao 1º Escalão em 2 de julho de 1944, ele foi feito Sargento do Pelotão de Petrechos Pesados da 1ª Companhia do 6º RI. La Scaleia participou da primeira ação de combate brasileira: a tomada de Massarosa, em 16 de setembro de 1944. Ele ainda tomou parte na Batalha de Monte Castelo e Batalha de Montese.
No final de abril de 1945, com seus morteiros e metralhadoras pesadas, La Scaleia participou do cerco da 148ª Divisão de Infantaria da Wehrmacht em Collechio, forçando a rendição de quase 15 mil soldados inimigos para a FEB.
Newton La Scaleia era ativo participante de eventos relacionados à Força Expedicionária Brasileira e foi entrevistado no documentário "O Peso da Guerra", do cineasta Alexandre Naval.
Descanse em paz Sr. Newton! Missão cumprida!

Nos últimos dias do recesso administrativo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC vai acontecer o infausto acontecimento da morte do veterano da FEB SARGENTO NEWTON LA SCALEIA na tarde de ontem. ORÍTIA ABREU SERAFIM estava ao lado do herói da FEB quando ele partiu deste mundo, internado que estava no Hospital OSVALDO CRUZ. Ela, em nome da família, solicitou que o velório fosse realizado no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32. Isso está acontecendo neste momento.
ORÍTIA pede para que o féretro seja feito em carreta dos bombeiros. Entro em contato com o CORONEL PM ROGÉRIO DUARTE, Comandante do Corpo de Bombeiros e, até de uma maneira carinhosa, aquiesce ao pedido. O corpo sairá do Obelisco do Ibirapuera às 16 horas, em direção ao cemitério da Consolação.
Entro em contato com MARINEI e ela se predispõe a me levar até o Monumento, por volta das 13:30 horas para nos despedirmos do SARGENTO NEWTON LA SCALEIA.
Mantenho contato, via celular, com o MAJOR PM ANDERSON LIMA, para ajudar na divulgação do enterro. Faço isso também com: CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES (via celular, mas não obtive resposta); FERNANDO MORENO, WILLIAM MASCARENHAS (não está bem de saúde, a notícia da morte do herói lhe perturbou), SUBTENENTE GEORGE TRAJANO, RODRIGO e outros.
No FACEBOOK é postado o acontecido e isso ajuda no conhecimento de todos da morte do NEWTON LA SCALEIA.  

ARMAS EM FUNERAL! Faleceu o pracinha Newton La Scaleia
Estimado camarada Jair Franci Neto
Presidente da Associação de Ex-Atiradores e Amigos do TG de Itapetininga
ARMAS EM FUNERAL!
É com tristeza que informo-vos do falecimento de nosso amigo e pracinha Newton La Scaleia, veterano da Segunda Guerra Mundial integrante da Força Expedicionária Brasileira nos campos da Itália (1944-1945) e pertencente à Associação dos Ex-Combatentes de São Paulo. 
Conhecemos esse valoroso brasileiro e patriota em 2015 em solenidade no Comando Militar do Sudeste (vide foto em anexo), quando então nossos pracinhas itapetininganos estreitaram com ele laços de amizade e camaradagem.
Desse contato com o veterano Newton La Scaleia, ele compartilhou conosco trabalho de sua autoria sobre a origem do Simbolo da FEB, qual seja, a Cobra fumando.
Diante de relevante trabalho histórico, aceitou ele nossa solicitação para tê-lo digitalmente publicado, o que foi feito por intermédio do seguinte link: http://pec.itapetininga.com.br/imagem/FEB_truestory.pdf
Em homenagem à memória desse bravo brasileiro que nos deixa para integrar as hostes celestiais, compartilho convosco o trabalho dele de levar às gerações presentes e futuras o significado da Cobra fumando, emblema de nossa FEB.
Concito-o a publicar esse link na pagina da Associação junto ao Facebook em 
https://www.facebook.com/groups/393860074153748/
E aos camaradas que nos leem em cópia, o conhecimento desse precioso trabalho que o pracinha Newton La Scaleia lutou por toda a vida para divulgar.
Nossos pêsames à familia enlutada. 
Att e grato
prof. Jefferson Biajone
Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga
Jan 20, 2015

Em café da manhã com blogueiros na manhã desta quarta-feira, 20, no Instituto Lula, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ‘não tem uma viva alma mais honesta’ do que ele. O petista começou a responder perguntas a partir das 10h. Na primeira resposta, Lula falou sobre investigação de corrupção.
“Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste país, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica.Pode ter igual, mas eu duvido”, disse.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Oficialmente, Lula não é alvo da Operação Lava Jato, a maior investigação contra a corrupção já realizada no País e que pegou antigos aliados seus, quadros históricos do PT, como José Dirceu, ex-ministro chefe da Casa Civil, e João Vaccari Neto, ex-tesoureito do partido – ambos estão presos em Curitiba, base da missão Lava Jato.
Lula já depôs na Polícia Federal na condição de ‘informante’.
O petista disse que ‘o governo criou mecanismos para que nada fosse jogado embaixo do tapete nesse País’. Para Lula, a presidente Dilma Roussef um dia será enaltecida, pelo que ela criou de condições para permitir que ‘neste país todos saibam que tem que andar na linha’. Segundo o ex-presidente, isto vale do ‘mais humilde ao mais alto escalão brasileiro’.
“Já ouvi que delação premiada tem que ter o nome do Lula, senão não adianta”, declarou. “Duvido que tenha um promotor, delegado, empresário que tenha a coragem de afirmar que eu me envolvi em algo ilícito.”
O ex-presidente afirmou que ‘tem uma tese que o Lula faz jogo de influência’. “As pessoas deveriam me agradecer. O papel de qualquer presidente é vender os serviços do seu País. Essa é a coisa mais normal em um país”, disse. “Como se o papel de um presidente fosse ser vaca de presépio.”

O arquitecto Nuno Teotónio Pereira morreu esta quarta-feira aos 93 anos, confirmou ao PÚBLICO fonte da família – completaria os 94 no próximo dia 30. Com uma carreira de seis décadas, foi uma das mais destacadas personalidades da arquitectura em Portugal – e, possivelmente, o último dos arquitectos modernos. Pelo seu atelier da rua da Alegria, em Lisboa, que deixou de frequentar definitivamente depois de cegar, passaram sucessivas gerações dos mais importantes arquitectos portugueses, de Gonçalo Byrne a Nuno Portas.
Os seus traços estão espalhados pelo país: da Igreja de Águas (1949-57), em Penamacor, o seu primeiro projecto, construído quando tinha 27 anos, à Moradia Barata dos Santos (1959-63), em Vila Viçosa, já projectada em parceria com Nuno Portas, passando pelos projectos de habitação social que projectou para Braga, Castelo Branco, Barcelos ou Póvoa de Santa Iria. Mas é em Lisboa que está o mais significativo conjunto de obras de Teotónio Pereira: o Bloco das Águas Livres (1953-56), assinado com Bartolomeu Costa Cabral; as torres do bairro de Olivais Norte (1957-67), projecto em co-autoria com Nuno Portas e Pinto de Freitas que ainda hoje é festejado como uma das melhores histórias da habitação social em Portugal; o icónico Edifício Franjinhas (1965-69), com João Braula Reis; e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, novamente com Nuno Portas – os três últimos vencedores do prémio Valmor.
Será justamente na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, onde repetiu a proposta de assembleia em leque já experimentada em Penamacor, que o seu velório terá lugar esta quinta-feira, a partir das 17h. O funeral realiza-se no dia 22, às 13h30, no Cemitério do Lumiar. 
Autor de vários artigos e comunicações nas áreas da arquitectura, do urbanismo, do património e do ordenamento do território, manteve também, com outros católicos progressistas, uma militância política extraordinariamente activa, sobretudo durante o regime de Salazar, a que se opôs frontalmente apesar de ter crescido numa família conservadora e afecta ao regime (e de, adolescente, ter desfilado entusiasticamente com a farda da Mocidade Portuguesa). Histórico defensor dos direitos cívicos e políticos durante os anos mais duros do Estado Novo (dinamizou o boletim clandestino Direito à Informação criado em 1963 para fazer a denúncia activa da Guerra Colonial, integrou a Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos constituída em finais de 1969), foi um dos mentores e participantes da famosa vigília da Capela do Rato de 30 de Dezembro de 1972, uma greve de fome de 48 horas destinada a promover a reflexão sobre a Guerra Colonial que a polícia acabaria por interromper fazendo várias detenções. Ele próprio seria várias vezes preso (e duramente torturado) pela PIDE. Quando finalmente se deu o 25 de Abril de 1974, estava aliás há vários meses na prisão de Caxias, de onde seria libertado um dia depois da revolução. 
Já em democracia, prosseguiu a sua militância, tendo ainda em 1974 sido um dos fundadores (com Jorge Sampaio e Ferro Rodrigues, entre outros) do Movimento de Esquerda Socialista, extinto em 1981.
Na mensagem de condolências que enviou à família de Nuno Teotónio Pereira, Cavaco Silva recordou-o justamente não só como "um dos maiores arquitectos portugueses do século XX", mas também como um "militante empenhado na defesa da liberdade, antes e depois do 25 de Abril de 1974". O Presidente da República sublinhou a "carreira notável" ao longo da qual projectou "edifícios emblemáticos que nos fascinam pela rigorosa beleza do seu traço", e a sua acção como "católico oposicionista" e, mais tarde", "defensor da independência dos povos africanos": "Lutou toda a vida, com uma fé inabalável, contra todas as formas de opressão", dando "o melhor de si ao seu país e à causa dos direitos humanos em todo o mundo".
Também o ministro da Cultura, João Soares, lembrou a "figura maior e inovadora da arquitetura portuguesa" e o "cidadão especialmente corajoso que sempre pugnou pelas liberdades públicas e por uma sociedade mais justa".

A Polícia Civil divulgou, hoje, o retrato falado do suspeito de estuprar uma adolescente de 16 anos no PARQUE DO IBIRAPUERA. O crime ocorreu no último domingo à tarde, durante o evento denominado "Rolezinho do Beijo".
Conforme descrição da vítima, o rapaz tem idade entre 20 e 25 anos, mede 1,70 metro de altura e usava barba rala.
A jovem compareceu ao 36º DP (VILA MARIANA) acompanhada da mãe. As autoridades disseram que tanto ela quanto outra vítima, de 18 anos, estuprada no mesmo dia e no mesmo lugar, não participaram do evento, que atraiu 12 mil pessoas ao parque.
Ao site da revista "VEJA", o delegado MÁRCIO DE CASTRO afirmou que a vítima não soube dizer se o estuprador participava da festa no dia. "O rolezinho pode ter trazido gente do bem e gente do mal para o parque", contou a garota.
No depoimento, a vítima relatou ter sido violentada próximo ao portão 3, na Avenida PEDRO ÁLVARES CABRAL. Ela foi socorrida por um guarda-civil.
No caso da garota de 18 anos, a violência foi cometida por seis homens. Antes do ato, ela transava com outro rapaz, de forma consentida, quando foi abordada pelo grupo e forçada a fazer sexo com todos. Durante o estupro, o jovem que estava com ela fugiu, levando a bolsa com o celular da vítima.
Ele foi detido pelo furto e solto após fiança, mas pode ser indiciado por estupro, caso fique comprovado que a jovem estava vulnerável, já que ela alegou ter bebido e usado drogas.

A polícia prendeu dois suspeitos de matarem o PM ANDRÉ ALVES RIBEIRO, no bairro CACHOEIRINHA, na zona norte, no último dia 2. Os irmãos RODRIGO e FERNANDO ARAÚJO DOS SANTOS foram pegos em TERESINA, no PIAUÍ. O PM jantava com a família em uma pizzaria quando foi executado pela dupla, que assaltava o local.

É bom a diretoria do CORINTHIANS se precaver quando a uma possível proposta do futebol chinês para o atacante ROMERO. Hoje, em pleno complexo da DISNEY, o jogador paraguaio ofuscou até o MICKEY MOUSE e anotou dois gols na vitória do ALVINEGRO sobre o SHAKHTAR DONESTSK por 3 a 2.
Inspirado em outro personagem local famoso, o cachorro PATETA, o time ucraniano facilitou bastante a vida do TIMÃO: entregou dois gols aos brasileiros e teve um jogador expulso em confusão com FAGNER.

Era para ser apenas um amistoso, mas os jogadores do SÃO PAULO não estavam para brincadeira na hora de dividir a bola em sua primeira partida em 2016. Com raça, o TRICOLOR bateu o CERRO PORTEÑO por 1 a 0, hoje, no DEFENSORES DEL CHACO, em ASSUNÇÃO, no PARAGUAI.

O sonho do SÃO PAULO de conquistar seu quarto título da COPA SÃO PAULO JÚNIOR terminou na noite de hoje, em BARUERI. Dono da melhor campanha da fase de grupos, o TRICOLOR perdeu fôlego e parou nas quartas de final ao ser derrotado pelo FLAMENGO, por 2 a 0.
Agora, os cariocas enfrentarão na semifinal o AMÉRICA MINEIRO, que despachou o BAHIA nos pênaltis (3 a 2) após o empate em 2 a 2 no tempo normal.
O FLAMENGO não chegava a uma semifinal da COPINHA fazia cinco anos.

A jornada do sérvio NOVAK DJOKOVIC em busca de sua sexta conquista do ABERTO DA AUSTRÁLIA segue perfeita. Hoje, o tenista número 1 do mundo derrotou o francês QUENTIN HALYS (187º) por 3 sets a 0, e garantiu sua presença na terceira fase do torneio. Agora, jogará contra o italiano ANDREAS SERPI (29º). Quem também segue vivo na competição é o suíço ROGER FEDERER (3º), que não tomou conhecimento do ucraniano ALEXANDR DOLGOPOLOV (35º) e venceu também por 3 sets a 0. O adversári0o de FEDERER será o búlgaro GRIGOR DIMITROV, 28º do mundo.

  
2 017   :      -    SEXTA-FEIRA
POLÍCIA MILITAR Decretos de 19-1-2017 Promovendo: nos termos do Dec.-lei 13.654-43, e suas alterações, ao posto de Capitão do Quadro de Oficiais Policiais Militares, o 1º Tenente PM 100289-9 Eros Vieira, do 39º BPM/M, a contar de 24-5-16; nos termos do Dec.-lei 13.654-43 e suas alterações, ao posto de Coronel do Quadro de Oficiais Policiais Militares, por merecimento, os Tenentes-Coronéis PM: 901205-2 Monica Puliti Dias Ferreira, do 1º BPTran; e 852104-2 Paulo Henrique Fontoura Faria, do CIPM. Classificando, por conveniência do serviço, em face de promoção, os Coronéis PM: 901205-2 Monica Puliti Dias Ferreira, no CPA/M-12; e 852104-2 Paulo Henrique Fontoura Faria, no CPC. Transferindo, por conveniência do serviço, os Coronéis PM: 851989-7 Rogério de Oliveira Xavier, do CPC para o CPI-5; 840906-4 Mauro Lopes dos Santos, do CPA/M-12 para o CCB; e 891193-2 Helena dos Santos Reis, do CPI-5 para a C Mil, a contar de 19-1-2017. Designando, o Coronel PM 822226-6 Cássio Roberto Armani, do CCB, para a função de Comandante do Corpo de Bombeiros
TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA: CORONEL PM FRANCISCO DE SOUZA FILHO, do 29º BPMM. Nasceu em 24 de agosto de 1968. Entrou para a PMESP em 3 de fevereiro de 1986. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1988. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1989) e 1º TENENTE (15 de dezembro de 1990).

Recebo uma notícia nada interessante nesta manhã. A TINA, que trabalha no Conselho de Honrarias e Mérito encontra-se de férias. As portas do Conselho irão se abrir somente no dia 2 de fevereiro. Desta maneira, os diplomas das medalhas MMDC (que serão entregues no dia 24) e DRÁUSIO (marcadas para dia 25) não poderão ser chanceladas.
Entro em contato com o SARGENTO TARCÍSIO e este fica de ligar para o Professor ADILSON CÉZAR, Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito.
Nas conversas por celular com RODRIGO e HERNNANNY GUTIERRES surgem o convite para 25 de janeiro, um primor do nosso Presidente do Núcleo de ATIBAIA, que também está trabalhando no novo logotipo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e no dos 85 anos da Revolução Constitucionalista. Tudo isso irá ser apresentado nos eventos que marcarão a abertura oficial das atividades da Sociedade em 2017.
Também vou colocar no blog a lista dos agraciados com a Medalha MMDC para o dia 24 de janeiro, em parceria com o 18º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, por ocasião do seu 38º Aniversário

LEIO NO JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO
MORRE TEORI ZAVASCKI, RELATOR DA LAVA JATO
Aeronava que partiu do CAMPO DE MARTE com destino a PARATY, no RIO, caiu a 2 km da pista de pouso, matando o ministro do STF e mais 4 pesssoas.
O ministro do STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL), TEORI ZAVASCKI, relator dos processos da OPERAÇÃO LAVA JATO, morreu ontem vítima de um acidente aéreo em PARATY, perto da ILHA RASA, na COSTA VERDE do RIO DE JANEIRO.
A aeronave decolou do CAMPO DE MARTE, em SÃO PAULO, exatamente às 13:01 horas, e deveria ter pousado em PARATY, às 13:30 horas. A dois quilômetros da pista de pouso, caiu no mar.
A bordo, além de TEORI, de 68 anos, estavam CARLOS ALBERTO FILGUEIRAS, dono da cadeia de hotéis EMILIANO, o piloto OSMAR RODRIGUES e outras duas pessoas, que não haviam sido identificadas até ontem no fim da noite, segundo as autoridades.
No meio da tarde, quando as primeiras informações davam conta de que o ministro estava no avião, o filho de TEORI, FRANCISCO ZAVASCKI, confirmou a morte do pai. “Caros amigos acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu. Obrigado a todos pela força”, posto no Facebook.
Testemunhas disseram que a visibilidade no momento do acidente era baixa, chovia e o avião fez uma curva acentuada antes de cair no mar.
Até o fechamento desta edição, os corpos permaneciam dentro da aeronave, um modelo HAWKER BEECHCRAFT KING AIR C90, de matrícula PR-SOM, com capacidade para levar até oito pessoas. O veículo é de propriedade do GRUPO EMILIANO, que possui hotéis de luxo.
TEORI era amigo de CARLOS ALBERTO. Eles se conheceram há alguns anos, quando a mulher de TEORI, que morreu em 2013, fazia quimioterapia na capital paulista. O casal se hospedava em um hotel do empresário.
Quando os primeiros mergulhadores chegaram para realizar o resgate, uma mulher gritava por socorro e batia na janela de vidro do avião. Os socorristas tentaram passar um tubo de oxigênio pela fuselagem. Quando conseguiram, ela já não respondia mais aos chamados.
Ate o fim da noite de ontem, 50 militares e três embarcações da Marinha tentavam estabilizar o avião para removê-lo da água, mas o mal tempo e a chuva atrapalhavam os trabalhos. De acordo com os bombeiros, a aeronave estava submersa a 4 metros de profundidade.
Magistrado da Suprema Corte desde 2012, TEORI analisava casos de investigados que possuem foro privilegiado, como ministros e políticos do Congresso. Ele, de férias, trabalhava na análise final da homologação da delação de executivos da ODEBRECHT, o maior acordo de colaboração da LAVA JATO. O Ministério Público Federal de ANGRA DOS REIS investigará o caso (participaram da cobertura ANA PAUL BIMBATI, LARISSA QUINTINO, RENAN XAVIER, FERNANDO GRANATO, ULISSES DE OLIVEIRA e jornal “O DIA”.

Com a morte de TEORI ZAVASCKI, a relatoria dos processos da OPERAÇÃO LAVA JATO no Supremo Tribunal Federal será assumida por um novo ministro. De acordo com o artigo 38 da Corte, o sucessor será indicado pelo presidente da República.
Segundo o professor de direito constitucional da PUC-SP e MACKENZIE, ANDRÉ RAMSO TAVARES, não há um prazo previsto em lei para que MICHEL TEMER indique o substituto de TEORI e nem que o Senado sabatin e aceite o nome do novo juiz.
O especialista lembra da nomeação do ministro EDSON FACHIN, que da indicação pela ex-presidente DILMA ROUSSEFF até a oficialização como o sucessor de JOAQUIM BARBOSA, levou mais de um ano, de 14 de abril de 2015 até 1º de maio de 2016.
“Essa regra é muito antiga, escrita no fim do século 18 e não especifica nada. O que se espera é que o presidente faça uma indicação rápida e de um nome que não gere muita “borbulha” no meio político, para que não haja tanto prejuízo às matérias”.
Outra possibilidade de sucessão vista pelo especialista é que algum dos ministros do STF peça a troca dos processos da LAVA JATO de turma (colegiado).. TEORI fazia parte da segunda turma. “Caso isso aconteça, há um outro relator escolhido pelo próprio Supremo”.
O professor de direito constitucional da PCU-SP, LUIZ GUILHERME CONCI, ressalta que todas as matérias que estavam nas mãos de TEORI migrarão para o seu sucessor, inclusive a delação premiada de MARCELO ODEBRECHT, presidente da empresa e de outros 76 executivos da companhia. O ministro havia interrompido parte de suas férias para analisar a delação, que se concretizada será a maior da LAVA JATO.
Entretanto, CONCI cita que no caso de ações cautelares – como pedidos de prisão e habeas corpus, é necessário que o STF nomeie outro relator. “Essas ações cautelares, que exigem urgência, não podem esperar esse tempo político”, explicou o professor.
De acordo com o professor de administração pública da UNESP, ÁLVARO GUEDES, a expectativa é que não haja grandes mudanças na linha de relatoria da LAVA JATO. “O ministro trabalhava com toda uma equipe que também cuidava desses processos, então essa equipe deve continuar”, afirmou.
Ao colunista JORGE BASTOS MORENO, do jornal O GLOBO, o ministro MOREIRA FRANCO, afirmou, ontem, que TEMER pretende indicar imediatamente o sucessor de TEORI.  
Políticos  e membros do Poder Judiciário lamentaram a morte do ministro TEORI ZAVASCKI. O presidente MICHEL TEMER decretou luto oficial de três dias. “Manifesto, eu e minha equipe, aos familiares do ministro e dos demais integrantesdo voo meus sentimentos de pesar e associo-me a todos os brasileiros ao lamentar a perda de um homem público cuja trajetória impecável a favor do direito e da justiça sempre o distinguiram. O ministro TEORI era um homem de bem e era orgulho para todos os brasileiros”, disse em pronunciamento.
De acordo com o senador JOSÉ MEDEIROS, que estava com o presidente na hora em que ele recebeu a notícia, TEMER ficou “transtornado”.
O juiz federal SÉRGIO MORO, responsável pelos processos da OPERAÇÃO LAVA JATO em primeira instância, se disse perplexo com a morte do ministro. “TEORI ZAVASCKI foi um grande magistrado e um herói brasileiro, exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido OPERAÇÃO LAVA JATO. Espero que seu legado de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independentemente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido”, afirmou a nota de MORO.
O procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, enalteceu o trabalho do ministro. “É inegável e inquestionável a grande contribuição que o ministro TEORI ZAVASCKI deu ao Estado Democrático de Direito Brasileiro a partir de sua atuação como magistrado, declarou JANOT.
O ministro da Justiça, ALEXANDRE DE MORAES, se disse chocado com o acidente que vitimou TEORI. “Ele foi um exemplo para todos os brasileiros, marcado pela seriedade e pelo profundo sentimento de Justiça”.
A ex-presidente petista DILMA ROUSSEFF, que nomeou TEORI ao STF em 2012, se manifestou nas redes sociais sobre a morte do magistrado. “Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, TEORI se consagrou como um intelectual de direito, zeloso das leis e da Justiça. Tive o privilégio de indica-lo para ministro do STF, com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro”. Os ex-presidentes LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e JOSÉ SARNEY também manifestaram pesar por conta do acidente.

Um grupo de pilotos olhava para o céu no fim da tarde de ontem, no Aeroporto do CAMPO DE MARTE, em busca de explicações sobre o acidente que matou cinco pessoas na região de PARATY, no litoral sul do RIO DE JANEIRO. “A meteorologia naquela região é muito dinâmica”, disse ALEXANDRE MELE, colega do piloto que conduzia o KING AIR prefixo PR-SOM, OSMAR RODRIGUES, o MAZINHO, 56 anos, uma das vítimas. “O piloto sai daqui com um tempo e meia hora depois está lá em condições diferentes”.
Em função dessa imprevisibilidade, explicou MELE, os pilotos que trabalham no CAMPO DE MARTE têm um grupo no WHATSAPP para trocar informações meteorológicas. “Hoje mesmo recebi fotos daquela região com sol e depois com chuva”.
MELE contou que OSMAR RODRIGUES era muito conhecido no CAMPO DE MARTE por ser um dos pilotos mais experientes dali. “Voava há mais de 30 anos e era uma pessoa muito querida aqui”, disse. “Ainda na semana passada almocei com ele aqui no aeroporto. Estamos todos muito chocados com isso”.
O piloto OSCAR RODRIGUES era natural do PARANÁ, mas morava na cidade de SÃO BERNARDO DO CAMPO, no ABCD paulista, há mais de 40 anos. Era casado, pai de dois filhos, sendo o mais velho, MAYCON RODRIGUES, também piloto de avião.
OSMAR trabalhava há cerca de 15 anos no GRUPO EMILIANO, proprietário da aeronave, e era considerado como um membro da família do empresário CARLOS ALBERTO FILGUEIRAS, dono da empresa.
Segundo pilotos ouvidos no CAMPO DE MARTE, OSMAR trabalhava há pelo menos seis anos na aeronave que se acidentou e tinha conhecimento total das suas especifidades. “Ele já utilizava o bimotor com matrícula PR-SOM havia pelo menos seis anos”, disse um dos pilotos, que não quis se identificar ao jornal.
Outro que não se identificar disse ter visto OSMAR ontem pela manhã, antes do embarque para PARATY. “Essa rota para o litoral sul do RIO é nosso caminho da roça nesta época do ano”, disse.
Nas redes sociais, amigos e familiares citaram OSMAR como um “cara humilde e alegre”. Um dos amigos mencionou sua experiência: “Há uns dez anos ele já tinha 20 anos como piloto. Era muito experiente”.
Numa mensagem emocionada, a sobrinha do piloto disse que a família perde um “grande homem, filho, irmão, pai, tio”.
Essa sobrinha disse ainda que “a dor é imensa, mas sei que maior ainda é aquele que lá em cima habita e nos dará forças para aceitarmos tamanha e irreparável perda”.  


JABOTICABAL, FUTURO NÚCLEO DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC - PROFESSOR RICARDO BIANCARDI DÁ NOTÍCIAS DA CIDADE.
Ilustres CORONEL PM MARIO VENTURA e PROFESSOR RODRIGO GUTENBERG.
Na data de hoje (20/01), mesmo com uma chuva incessante, mas que entendi como lágrimas de alegria pela visita, realizei no cemitério municipal de Jaboticabal, visita ao jazigo do Herói de 1932 Domingos "Mimi" Allemagna.
Pode-se constatar que o capacete de bronze, que fazia parte do túmulo foi furtado a seis meses atrás, relato esse do administrador do cemitério (Sr. Reginaldo).
A conservação do local não é das melhores como os senhores podem verificar nas fotos, mas o mármore branco esta limpo, sendo que somente as laterais e as placas necessitam de conservação.
Como os senhores sabem, eu resido em Pitangueiras, 29 km de Jaboticabal, e hoje aqui foi feriado, aproveitei para dar uma ida até lá, tendo em vista que em Jaboticabal não foi feriado.
Com grande prazer, continuarei a cruzada histórica pela região para levantarmos o maior número de dados possíveis e se o Grande Arquiteto permitir, criarmos um Núcleo forte e que mantenha viva essa chama do bravo heroísmo de 1932.
Reiterando votos de estima e apreço.
Subscrevo-me

Prof. RICARDO BIANCARDI
Técnico em Edificações - CREASP no. 5069486871
Rua Goias, 246 - Pitangueiras – SP
(16) 991003094 ou (16) 39521016
:Skype: professorbiancardi
AVFAB Member;
ABFIPONU Member nº1240;
Brasil Chapter Member no. 1107;
ADMIR Member - H.E. Honorary Consul
Sociedade Veteranos de 1932 MMDC - Member

Ex-técnico da seleção brasileira, CARLOS ALBERTO SILVA, morreu hoje, aos 77 anos, em BELO HORIZONTE. A causa da morte não foi revelada, contudo, há cerca de um mês, o ex-treinador havia sido submetido a uma cirurgia do coração. O corpo será velado amanhã, na capital mineira, e, às 11 horas, enterrado no Cemitério PARQUE DA COLINA.
No comando da seleção nacional, CARLOS ALBERTO chegou à conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de SEUL-1988. Um ano antes, levou o país ao título nos JOGOS PAN-AMERICANOS de INDIANÁPOLIS. Foi na gestão dele que jogadores como TAFFAREL, JORGINHO e RAÍ chegaram à seleção.
Como técnico de clube, um dos grandes feitos da carreira foi ter sido responsável pelo lançamento de RONALDO FENÔMENO no profissional do CRUZEIRO,quando este tinha 16 anos.
CARLOS ALBERTO também teve uma passagem marcante pelo GUARANI e comandou o clube na conquista do título brasileiro de 1978. O BUGRE, aliás, postou em sua página no INSTAGRAM uma homenagem ao ex-comandante: “O GUARANI amanheceu de luto. Faleceu no dia de hoje CARLOS ALBERTO SILVA, técnico campeão brasileiro de 1978”, com as hashtages #campeoesnuncamorrem e #campeoeseternos.
Como treinador, ele também trabalhou em ATLÉTICO MINEIRO, SÃO PAULO, CORINTHIANS, PALMEIRAS, SANTOS e AMÉRICA MINEIRO. Fora do país, passou pelo YOMIURI KAWASAKI, no JAPÃO, e pelo DEPORTIVO LA CORUÑA, na ESPANHA. Em PORTUGAL, treinou o PORTO, conquistando o bicampeonato português, em 1992 e 1993.
Fora dos gramados, foi diretor de futebol no ATLÉTICO MINEIRO, em 2005, e vice-presidente de futebol do VILA NOVA, em MINAS GERAIS, em 2014.
Assim como o GUARANI, após a confirmação da morte, diversos clubes, entre eles o PORTO, divulgaram notas de pesar. A CBF também lamentou o ocorrido. “Profissional inspirador de gerações, CARLOS ALBERTO fez história em seus trabalhos por dezenas de clubes brasileiros e pelo selecionado nacional, que dirigiu em 46 partidas”, dizia a nota.

Difícil conhecer uma pessoa que nunca tenha ouvido FIO DE CABELO, sucesso interpretado por CHITÃOZINHO e XORORÓ. O hit, que até hoje é cantado desde os mais velhos até os mais novos, perdeu nesta manhã o seu compositor. DARCI ROSSI compôs esse e diversos outros clássicos do sertanejo, como 60 DIAS APAIXONADO, BONECO DA ESQUINA e A BAILARINA.
DARCI morreu por conta de uma infecção hospitalar. A informação foi confirmada por MARCELO ROSSI, filho do compositor, ao portal EGO. “Ele esteve internado dos dia 23 a 25 de dezembro. Teve uma melhora, estava em casa. Na última terça-feira teve uma recaída, foi direto paa a UTI e hoje veio a óbito”.
O compositor estava internado em um hospital de VALINHOS, interior de SÃO PAULO, e foi velado entre a tarde e esta noite. O enterro está previsto para acontecer amanhã, às 10 horas, no cemitério SÃO JOÃO BATISTA, em VALINHOS.
O artista, que era natural de GUAXUPÉ, MINAS GERAIS, morava em VALINHOS desde 1999. Em sua carreira, DARCI ROSSI compôs para diversas duplas, como BRUNO & MARRONE, VICTOR & LEO, JOÃO PAULO & DANIEL, entre outras.
No INSTAGRAM, CHITÃOZINHO e XORORÓ lamentaram a morte do parceiro musical. “Nossos sentimentos aos familiares desse grande amigo e compositor DARCI ROSSI. Dentre suas mais de 400 canções gravadas, o nosso grande sucesso “FIO DE CABELO”. Para sempre em nossos corações”, disse os sertanejos.

DANIEL arrancou lágrimas do público na noite de ontem. O cantor, que se apresentou em BROTAS, convidou a filha do parceiro JOÃO PAULO, morto em 1997, para prestar uma homenagem ao amigo. JÉSSICA DOS REIS e DANIEL cantaram juntos a música MINHA ESTRELA PERDIDA. “Mais um sonho realizado em fazer essa maravilhosa homenagem a uma pessoa que sempre foi especial em minha vida, do qual tenho um imenso orgulho de chamá-lo de pai. Foi um grande presente”, disse JÉSSICA em suas redes sociais.

Um motorista do UBER foi baleado em tentativa de roubo ontem à noite, em PINHEIROS, na zona oeste de SÃO PAULO. Ele sofreu um tiro de raspão no pescoço.
RENATO LINS CARVALHO, de 36 anos, foi surpreendido por um homem na Rua AQUIRAMUN, pouco depois de receber um chamado para uma corrida.
Uma testemunha relatou à polícia que ouviu um tiro e, ao se aproximar, encontrou CARVALHO ferido dentro do veículo, um TOYOTA COROLLA preto.
O criminoso, que seguia foragido até à noite, teria saído de um carro cor prata e anunciado o assalto. Ao tentar fugir, o motorista levou um tiro. Socorrido pela polícia, foi levado ao Hospital das Clínicas e passa bem.
O delegado ROBERTO KRASOVIC, titular do 14º DP (PINHEIROS), onde a ocorrência foi registrada, afirmou que foi instaurado inquérito para apurar as circunstâncias do crime. Testemunhas da tentativa de roubo já foram ouvidas hoje e as câmeras de segurança da região devem auxiliar na identificação do bandido.
Por telefone, a assessoria de imprensa do UBER disse que o caso se tratou de um “incidente de violência urbana” e negou possível emboscada por meio do aplicativo. Ainda segundo a imprensa, o usuário que solicitou o serviço tem histórico de 800 viagens e, preocupado, ligou para o condutor para ter informações sobre seu estado. O UBER ressaltou ainda que a empresa oferece seguro médico.

Em um novo episódio da guerra entre o prefeito JOÃO DORIA e pichadores da capital, quatro pessoas foram detidas pela GCM em flagrante no começo desta madrugada, enquanto escreviam xingamentos contra o tucano em uma mureta da PRAÇA DA REPÚBLICA, na região central.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, dois homens, de 28 e 37 anos, confessaram ter degradado o patrimônio público. Eles estavam acompanhados por duas adolescentes, uma de 16 anos e outra de 13.
Levados ao 2º DP (BOM RETIRO), foram liberados ainda na madrugada após assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência, documento em que suspeitos se comprometem a comparecer ao fórum.
Desde que assumiu a prefeitura, DORIA tem declarado tolerância zero à pichação, a qual ele considera vandalismo.
Em resposta, ativistas têm escrito mensagens em diversos pontos da cidade, como no LARGO DA BATATA, na zona oeste, e nas imediações do TERMINAL BANDEIRA, no centro.
No último sábado, outro homem foi detido por agentes da GCM ao pichar o prédio da Prefeitura. “Se quiserem continuar disputando com a Prefeitura, serão perdedores”, disse DORIA em evento há uma semana

Depois do drama de ter visto a filha, EMILY, de 7 meses, sendo levada por dois bandidos armados junto do carro da família, o pai, WILLIAM BONACCI,41, com a menina nos braços, resume a noite de quarta-feira como a “pior da sua vida”.
“Não sabia se iria encontrar minha filha viva. Não sabia se iria encontrá-la”, disse BONACCI, que é americano e veio ao BRASIL cerca de três vezes.
Hoje, no Quartel General do Comando da PM, no BOM RETIRO, região central da capital, durante a cerimônia do “PRÊMIO PRESERVAÇÃO DA VIDA” entregue aos policiais que salvaram a vida de EMILY, os pais da menina não paravam de agradecer o trabalho da corporação.
“Quando eles (policiais) falaram que tinham acado minha filh foi um momento de muita emoção. Ela nasceu de novo”, relembrou DÉBORA BONACCI, 32.
O crime aconteceu na VILA ALPINA, zona leste da capital, quando a família voltava da praia de MARESIAS, no litoral norte. Quando os bandidos perceberam que uma viatura chegava, não deram tempo para DÉBORA tirar EMILY do bebê-conforto no banco de trás.
“A gente não sabia a idade da criança e vimos a porta traseira aberta, então ficou ainda mais complexo durante a ação”, relembrou o PM RODRIGO ALVES. Ele e o PM MATEUS MICHEL GALDINO fizeram a abordagem.
Os policiais encontraram o carro depois de 15 minutos, em uma travessa de SÃO CAETANO DO SUL, quando os criminosos bateram o veículo roubado.
“É gratificante ver que tudo terminou bem. Não tem preço salvar uma vida e ainda mais de uma criança”, disse ALVES.
A família mora em NOVA YORK e não visitava o BRASIL havia dois anos. Eles chegaram no país no dia 1º de janeiro para mostrar a filha aos parentes.
Segundo a polícia, dois homens estariam envolvidos no crime. KAUÊ VINICIUS PAINELLE, de 19 anos, foi preso no dia da ocorrência após tentar fazer duas mulheres de reféns em SÃO CAETANO DO SUL. Depois de cerca de uma hora e meia, ele se rendeu.
O segundo suspeito, que na quarta-feira fugiu ao pular um muro, ainda não foi identificado pela polícia, que não quis passar maiores informações para não atrapalhar a investigação do caso.

Cerca de 1,8 mil militares das FORÇAS ARMADAS começaram hoje a reforçar a segurança na região metropolitana de NATAL. Até 30 de janeiro, as tropas estão autorizadas, por decreto presidencial, a se juntar aos órgãos locais para garantir a ordem na cidade, que registrou ataques a ônibus, carros oficiais e edificações como desdobramento da crise penitenciária.
Os ônibus de NATAL não deixaram as garagens nesta manhã e a população sofre nas ruas com a falta de transporte. Contrariando o que o prefeito de NATAL afirmou, não havia previsão para os veículos voltarem a circular.
A justificativa é a falta de segurança. Dois novos ataques foram registrados ontem à noite. Um carro foi incendiado na cidade de CURRAIS NOVOS, no SERIDÓ potiguar, e dois ônibus foram queimados na garagem de uma empresa, na zona norte de NATAL.
Chamada de OPERAÇÃO POTIGUAR 2, a ação permite que os militares atuem com poder de polícia no patrulhamento da região metropolitana dentro do prazo estabelecido de dez dias.
As tropas que irão participar da operação são formadas por integrantes das FORÇAS ARMADAS que servem no RIO GRANDE DO NORTE, PERNAMBUCO e PARAÍBA. O emprego dos militares atende a um pedido do governador ROBINSON FARIA.
Em agosto, as FORÇAS ARMADAS já haviam atuado na segurança do RIO GRANDE DO NORTE, na OPERAÇÃO POTIGUAR 1, com cerca de 1,2 mil homens. Na ocasião, houve uma série de atentados, com incêndios a ônibus, como retaliação a instalação de bloqueadores de celular nos presídios. A crise na segurança, porém, se agravou nete ano, após rebelião no maior presídio do Estado, ALCAÇUZ, no município de NÍSIA FLORESTA, com pelo menos 26 mortos.

Ministro da Defesa, RAUL JUNGMANN, chegou hoje, para acompanhar o primeiro dia da ação. Também hoje, os detentos de ALCAÇUZ caminhavam iivremente no telhado exibindo armas e celulares. Houve, inclusive, um culto. Policiais acompanhavam do lado de fora. Na noite de quinta-feira, a PM entrou na cadeia para evitar novo confronto entre os detentos do PCC e do SINDICATO DO CRIME RN.       

Nenhum comentário: