quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

9 DE JANEIRO DE 2017 - SEGUNDA-FEIRA

PROFESSORA MARIA ODETTE CRUZ PINTO E WILLIAM MASCARENHAS, DOIS ETERNOS COMANDANTES DO EXÉRCITO CONSTITUCIONALISTA.
D I A      N O V E      D E       J A N E I R O       D E     2017       –        SEGUNDA-FEIRA
80 anos e 13 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950.
DIA 185º DO ANO 67º
58 anos e 217 dias na PMESP
57 anos e 329 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 988 dias – 500 612 horas.
53 anos e 124 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 300 dias no Posto de Coronel – 345 meses e 28 dias.
5 anos e 186 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
11 062 dias CORONEL - 25 anos e 26 dias na reserva.
11 246-664 560                          11 062-259 036                             10 788-252 612.
DIA DO ASTRONAUTA NOS ESTADOS UNIDOS
FUNDAÇÃO DA SOCIETÀ SPORTIVA LAZIO
ADOTADA A BANDEIRA DO PARANÁ

Os filhos são como as águias, ensinarás a voar mas não voarão o teu voo. Ensinarás a sonhar, mas não sonharão os teus sonhos. Ensinarás a viver, mas não viverão a tua vida. Mas, em cada voo, em cada sonho e em cada vida permanecerá para sempre a marca dos ensinamentos recebidos".
Madre Teresa de Calcutá

DIA DE SANTO ANDRÉ CORSINI. Também foi carmelita e contemporâneo do anterior. Provinha de uma família das mais ilustres de FLORENÇA. Teve inicialmente vida dissipada e censurável, mas converteu-se e ingressou na ORDEM DO CARMO, onde praticou penitências heróicas.
DIA DE SANTO ADRIANO. Era natural da ÁFRICA. Viveu entre o final do século VI e o início do século VII, quando era PAPA SÃO VITALINO. Foi abade do mosteiro de SÃO PEDRO DE CANTERBURY. Foi um estudioso da SAGRADA ESCRITURA, profundo conhecedor de grego e de latim e professor de ciências eclesiásticas e humanas. Grande amigo de SÃO TEODORO, que foi teólogo, depois monge e, mais tarde, arcebispo da INGLATERRA. Passou 39 anos na INGLATERRA e dedicou totalmente sua vida ao serviço da Igreja. Morreu no ano de 710.

503 a. falece ANA, DUQUESA DA BRETANHA e rainha consorte da FRANÇA, em 9 de janeiro de 1514. Nasceu em 1477.
495 a. eleito o PAPA ADRIANO VI em 9 de janeiro de 1522.
463 a. nasce o PAPA GREGÓRIO XV em 9 de janeiro de 1554. Falece em 1623.
324 a. um terremoto divide a SICÍLIA em mais de 60 aldeias e povoados, causando a morte de 50 mil pessoas, em 9 de janeiro de 1693.
264 a. nasce LUISA TODI, cantora lírica portuguesa, em 9 de janeiro de 1753. Falece em 1833.
249 a. do primeiro circo da era moderna, com sua apresentação inaugural em LONDRES no dia 9 de janeiro de 1768. Com o nome de ASTLEY´S AMPHITHEATRE, foi o primeiro circo a se apresentar nos moldes atuais, com picadeiro e arquibancada próxima. Para assegurar cada vez mais público, o dono do circo, PHILIP ASTLEY, mudava as atrações todo dia.
195 a. do DIA DO FICO, em nove de janeiro de 1822. Com a frase “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que FICO”, dom PEDRO I se recusou a voltar para sua terra natal, PORTUGAL. Este ato do então regente deu maior força ao processo de independência do BRASIL.
184 a. nasce WILLIAM JAMES HERSCHEL, inventor da moderna papiloscopia, em 9 de janeiro de 1833.
180 a. poeta russo PUSHKIN é gravemente ferido em um duelo, no dia 9 de janeiro de 1837.
156 a. Estado de MISSISSIPI se separa da União norte-americana para fazer parte da Confederação dos Estados do Sul, em 9 de janeiro de 1861.
154 a. inauguração do metrô de LONDRES, em 9 de janeiro de 1863. Foi o primeiro trem subterrâneo do mundo, de sete quilômetros de comprimento.
147 a. nasce JOSEPH STRAUSS, engenheiro americano, em 9 de janeiro de 1870. Falece em 1938.
145 a. GUERRA DO PARAGUAI: assinado Tratado de Paz entre BRASIL e PARAGUAI em 9 de janeiro de 1872.
144 a. falece NAPOLEÃO III da FRANÇA, Imperador, em 9 de janeiro de 1873. Nasceu em 1808
139 a. morre VITOR EMANUEL II, sucedido como rei da ITÁLIA por UMBERTO I, em 9 de janeiro de 1878.
136 a. Entra em vigor, no BRASIL, a LEI SARAIVA, que estabelece o título de eleitor, eleições diretas, voto secreto e o alistamento preparado pela Justiça, em 9 de janeiro de 1881. O imperador DOM PEDRO II sanciona a LEI SARAIVA que estabelece eleições diretas para os cargos de senador, deputado, membro das Assembléias Legislativas Provinciais, vereador e juiz de paz. A determinação também criava o título de eleitor e previa a realização de um censo para alistar aqueles que poderiam votar.
Trecho do decreto número 3029 da LEI SARAIVA: “É eleitor todo cidadão brasileiro (...) que tiver renda líquida anual não inferior a 200 mil réis por bens de raiz, indústria, comércio ou emprego.” 
126 a. nasce AUGUST GAILIT, escritor estoniano, em 9 de janeiro de 1891. Falece em 1960.
118 a das publicações no jornal DIÁRIO POPULAR, edição de 9 de janeiro de 1899: procurou-nos o doutor RANGEL DE FREITAS, terceiro delegado, que, com referência a queixa feita da proibição da entrada de repórteres na sua repartição durante o seu expediente, nos disse: repreendeu dois repórteres pelo modo descortês com que se portavam; continuaram na mesma, chegando um deles a abrir um inquérito reservado. O doutor FREITAS declarou então que lhe proibia a entrada, como pessoa menos atenciosa, mas não aos representantes dos jornais.
Aos senhores fiscais voltamos a pedir providências para o extermínio de cães vadios que tanto incômodo causam aos moradores e transeuntes de muitas ruas desta capital. Na VILA BUARQUE, principalmente nas Ruas GENERAL JARDIM, AMARAL GURGEL e MAJOR SERTÓRIO há numerosas matilhas. Ladram toda a noite, derramam as vasilhas do lixo e assaltam as pessoas que os enxotam.
Parece que vamos ter este ano um carnaval imponente, a julgar pelos preparativos que fazem as entusiásticas sociedades TENENTES DO DIABO e FENIANOS, ambas empenhadas em sobressair ao que até hoje se tem visto.
Há queixas contra porcos que têm sido abatidos para consumo, muitos dos quais enfermos.
Diz a GAZETA DE SERTÃOZINHO que um fazendeiro e proprietário de uma das mais esperançosas fazendas de cultura de café, tem dado alguns passos no sentido de agremiar-se naquele município um clube de Lavradores, porém não tem encontrado franca adesão entre as pessoas às quais se tem dirigido.
Em RIO CLARO, os capitães BARBOZA RODRIGUES e JORGE SCHMIDT, juizes de paz eleitos para o triênio começado, tendo comparecido à sessão da Câmara para serem empossados, esta negou-lhes a posse. Negada a posse, empossou-os o juiz da comarca, atendendo ao recurso daqueles juízes de paz. Depois de empossados, receberam os capitães BARBOZA e SCHMIDT do senhor secretário do Estado telegrama mandando-os tomar posse com o senhor juiz de direito.      
117 a. das publicações no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 9 de janeiro de 1901 (quarta-feira):
RIO – O governo comunicou à legação alemã a nomeação do senhor barão do RIO BRANCO para o ministro do BRASIL em BERLIM.
PARIS – A neve caiu hoje em PARIS durante todo o dia, sem parar, dificultando muito a circulação e o serviço de veículos nas ruas da capital.
LONDRES – Muitos boers dirigiam-se ontem para CLANWILLIAM, cidade de 5.500 habitantes, da província do noroeste, situada a pouca distância da baia de SANTA HELENA e ao norte de CAPETOWN.
Ontem em benefício do tenor MIGUEL TORNESE, representou-se mais uma vez, e com uma boa casa, a deliciosa ópera de PUCCINI, BOHEMIA, cuja interpretação foi uma reprodução das anteriores, isto é, sofrível, principalmente nas partes confiadas à senhora POGGI e ao senhor TORNESE.
SÃO JOÃO DE ITATINGA – Foram brilhantes as festas religiosas em comemoração à entrada do novo século. À meia-noite de 31 findo realizou-se a cerimônia da bênção do cruzeiro comemorativo do século XIX para o século XX.
SANTOS – Segundo o DIÁRIO, está sendo reorganizado um grupo carnavalesco quase empenhado em dar uma grande vida às próximas festas do carnaval.
SOROCABA – Por estes dias mais próximos deve ser inaugurada a iluminação da cidade à luz elétrica.
Deve chegar hoje a esta capital, estreando-se na sexta-feira, dia 11, no TEATRO SANT –ANNA, a companhia ZARZUELA, dirigida pelo barítono ARCOS e da qual faz parte o transformista RAPHAEL ARCOS FILHO.  
115 a. nasce SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ, fundador da OPUS DEI, em 9 de janeiro de 1902, em BARBASTRO, ESPANHA. Recebe a ordenação sacerdotal em SARAGOÇA no dia 28 de março de 1925. A 2 de outubro de 1928, funda, por inspiração divina, a OPUS DEI. Em 26 de junho de 1975 falece, repentinamente em ROMA, logo após ter olhado com imenso carinho uma imagem de NOSSA SENHORA que presidia ao seu quarto de trabalho. Naquele momento, a OPUS DEI estava estendido pelos cinco continentes, e contava com mais de 60 mil membros de oitenta nacionalidades, a serviço da Igreja, com o mesmo espírito de plena união com o PAPA e os bispos que SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ sempre viveu. O Santo Padre JOÃO PAULO II canonizou o Fundador da OPUS DEI em ROMA, no dia 6 de outubro de 2002. A sua festa litúrgica celebra-se no dia 26 de junho. O corpo de SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ repousa na Igreja Prelatícia de SANTA MARIA DA PAZ.
109 a. nasce SIMONE DE BEAUVOIR, escritora francesa, em 9 de janeiro de 1908. Seu pai é GEORGES BERTRAND DE BEAUVOIR, aristocrata decadente; a mãe pertence à alta burguesia, mas à beira da ruína. Dos 5 aos 17 anos, estuda numa instituição católica. Em 1926, entra para a SORBONNE, onde conhece SARTRE. Já professora, conhece OLGA KOSAKIEWICZ, que viverá um triângulo amoroso com ela e SARTRE. Em 1943, publica A CONVIDADA, causando grande alvoroço por ser supostamente baseado na relação entre BEAUVOIR, SARTRE e OLGA. Em 1945, SIMONE torna-se, com SARTRE, um dos fundadores da revista de esquerda LES TEMPS MODERNES. Em viagem a CHICAGO, em 1947, BEAUVOIR conhece NELSON ALGREN, por quem nutrirá uma intensa e correspondida paixão. Dois anos depois, O SEGUNDO SEXO é lançado em dois volumes, abrindo a vereda do feminismo, movimento que se intensifica nos anos seguintes, atingindo o auge nos 1970. Ao falar sobre o corpo e a sexualidade femininos, SIMONE quebra tabus, que impediram o debate sobre o lugar da mulher na sociedade. Dedicado a ALGREN, com quem o relacionamento esfriara, OS MANDARINS (1954) também é sucesso de público e crítica. Em 1956, integra-se ao movimento de libertação da ARGÉLIA. Vem ao BRASIL, em 1960, com SARTRE para série de conferências. Em 1958, A MULHER DESILUDIDA é publicado, em que questiona o papel da esposa, sucedido por A VELHICE (1970), BEAUVOIR assina em 1971 o MANIFESTO DAS 343, em que ela e outras mulheres admitem ter feito um aborto ilegal. Em 1979, lança a primeira coletânea de contos, escrita entre 1935 e 1937 – QUANDO O ESPIRITUAL DOMINA. SARTRE morre em 1980. SIMONE adota legalmente SYLVIE LE BON como única herdeira. Começa a escrever A CERIMÔNIA DO ADEUS, lançado em 1981, no qual revela a decadência física e mental de SARTRE. Ela morre em 14 de abril de 1986, aos 78 anos. É sepultada com SARTRE no Cemitério de MONTPARNASSE. Em 2008 se comemora o centenário de nascimento de SIMONE DE BEAUVOIR. Não há como fugir de certas verdades estabelecidas, que não são idéias feitas, no sentido pejorativo de FLAUBERT, mas têm a ver com a força da evidência. A primeira delas é que “não se nasce mulher”, o célebre enunciado de O SEGUNDO SEXO, que ainda está em nossos ouvidos, mais de meio século depois de sua formulação, em 1949, data da publicação do então escandaloso livro, que se permitia tocar na sexualidade da forma mais direta, e ainda por cima, apontar a misoginia dos mulherengos surrealistas, vai desconstruir para sempre a assim chamada “natureza feminina”. O livro SEGUNDO SEXO será relançado em março de 2008 pela NOVA FRONTEIRA, seguido de OS MANDARINS, abrindo a série de reedições da obra da autora, com novas traduções. “A verdadeira mulher é um produto artificial que a civilização fabrica como outrora se fabricavam os castrati. Seus pretensos instintos de coqueteria, de docilidade, lhe são insuflados como ao homem é insuflado o orgulho fálico”. Na PARIS efervescente, exaltada e embriagada do pós-guerra, desaba subitamente essa obra filosoficamente poderosa (BEAUVOIR ficou em segundo lugar no concurso para professora adjunta de filosofia, atrás apenas de JEAN-PAUL SARTRE, em 1929). O livro foi recebido com vociferação de ódio ou de devoção. 
107 a. nasce ULYSSES PIRES, em 9 de janeiro de 1910. Foi o sócio número 62 da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC, núcleo existente em RIO CLARO. Na sede, ele era o número 8.656, tendo se filiado no dia 23 de março de 1979. Veio a falecer no dia 14 de dezembro de 1991, aos 81 anos de idade.
106 a. ECLAIR, jornal parisiense, reproduz, em telegrama do seu correspondente em BERLIM, a notícia que publica o jornal socialista “WORWAERTS” sobre a mortandade de operários alemães nos trabalhos de construção da estrada de ferro brasileira MADEIRA-MAMORÉ, encimando esse telegrama com o título espalhafatoso: “Trabalhadores morrendo como moscas no centro do BRASIL”.
106 a. jornais de 9 de janeiro de 1911 publicam em ROMA que as medidas da valorização do café foram tomadas e aplicadas pelo Estado de SÃO PAULO, que é a terra do café. E o governo, que se manteve firme em seu posto de combate pode lisonjear-se disso, porque o café se valorizou mais cedo do que se supunha. Apesar de ser hoje mais caro o preço do café, o consumo continua a aumentar e o seu futuro há de se tornar sempre melhor.
105 a. forças americanas invadem HONDURAS, no dia 9 de janeiro de 1912. Visava a preservação dos interesses dos ESTADOS UNIDOS na produção de bananas.
105 a. (RIO) Continua a parede dos cozinheiros e criados dos hotéis e restaurantes, estando estes fechados. Embora os grevistas mostrem atitude pacifica, foi reforçado o policiamento das ruas centrais. Nos hotéis as refeições se resumiram em frios e pão. (publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 9 de janeiro de 1912).
104 a. nasce RICHARD MILHOUS NIXON, ex-presidente dos ESTADOS UNIDOS, em 9 de janeiro de 1913. Foi o 37º presidente dos EUA (1969-1974). Falece em 1994.
104 a. publicado no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 9 de janeiro de 1913: o público brasileiro tem sido informado da nova campanha iniciada nos meios políticos e na imprensa da ITÁLIA contra a emigração para o BRASIL, a propósito da subvenção dada pelo governo brasileiro a uma linha de navegação direta entre o BRASIL e a ITÁLIA.
  100 a. nasce OTTO GLÓRIA, treinador de futebol do BRASIL, em 9 de janeiro de 1917. Falece em 1986.
  98 a. nasce a sogra do Coronel Res. DALMIRO GOMES, em 9 de janeiro de 1919.
  97 a. nasce JOÃO CABRAL DE MELO NETO, poeta e diplomata brasileiro, em 9 de janeiro de 1920. Falece em 1999.
  95 a. nascem: AHMED SÉKOU TOURÉ, presidente da GUINÉ e HEAR GOBIND KHORANA, biologista molecular indiano, em 9 de janeiro de 1922.
  94 a. pela primeira vez se faz um vôo num helicóptero, no dia 9 de janeiro de 1923. O autor da façanha, realizada na ESPANHA, é JUAN DE LA CIERVA.
  94 a. os ALIADOS decidem ocupar o território alemão no vale do RUHR, como represália pela demora da ALEMANHA em pagar os reparos de guerra, em 9 de janeiro de 1923.
  90 a. falece HOUSTON STEWART CHAMBERLAIN, escritor inglês, em 9 de janeiro de 1927. Nasceu em 1825.
  90 a. Rebelião militar em LISBOA, no dia 9 de janeiro de 1927.
  89 a. nasce DOMENICO MODUGNO, cantor italiano, em 9 de janeiro de 1928. Falece em 1994.
  85 a. nasce ROBERT P. CASEY, político norte-americano, em 9 de janeiro de 1932. Falece em 2000.
  84 a. nasce PAULO GOULART em 9 de janeiro de 1933.
13/03/2014 13h53- Atualizado em 13/03/2014 17h35

Morre o ator Paulo Goulart

Ele morreu nesta quinta, DIA 13 DE MARÇO DE 2014,aos 81 anos, com câncer renal avançado. Corpo do ator será velado a partir de 23h30, no Theatro Municipal de SP. Do G1, em São Paulo

O ator Paulo Goulart morreu em São Paulo, nesta quinta-feira (13 de março de 2014), aos 81 anos. Ele estava internado no hospital São José, na região central da cidade. Entre agosto e outubro de 2012, ele ficou internado devido a um câncer na região entre os pulmões. Segundo nota do hospital, Goulart morreu às 13h15, "decorrente de um câncer renal avançado". O corpo do ator será velado de 23h30 desta quinta às 13h de sexta-feira (14), no Theatro Municipal de São Paulo. O enterro será na sexta no Cemitério da Consolação, também em São Paulo.
O ator Paulo Goulart em 1994 (Foto: MARCOS MENDES/AGÊNCIA ESTADO)Paulo Goulart em 1994 (Foto: Marcos Mendes/
Agência Estado)
A família do ator se reuniu e conversou com repórteres no hospital, nesta quinta. "Foi um final dolorido, mas uma passagem em paz com muito amor", disse Nicette Bruno, viúva de Paulo. "Foi com todos os filhos e netos em volta. É eterno. Vamos ter esse momento de separação. Mas vamos nos encontrar. Tenho a certeza de que ele estará sempre conosco", completou Nicette. Beth Goulart, filha do casal, agradeceu a todos os "amigos conhecidos e desconhecidos" que sentiram a perda. Todos choraram durante os depoimentos.
Ao longo de sua carreira, iniciada quando ainda era adolescente, Goulart destacou-se por seus trabalhos em novelas como “Plumas e paetês” (1980), “Roda de fogo” (1986) e “O dono do mundo” (1991). Ele também participou de filmes como “Rio zona norte” (1957), “O grande momento” (1958), “Gabriela, cravo e canela” (1983) e “Para viver um grande amor” (1983). Ele nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 9 de janeiro de 1933 – seu nome de batismo é Paulo Afonso Miessa; o Goulart ele tomou emprestado de um tio, o radialista Airton Goulart, como aponta o perfil do ator no site Memória Globo.
Seu primeiro emprego foi como DJ, operador e locutor em rádio fundada por seu pai, em Olímpia, no interior paulista. No entanto, antes de se iniciar na carreira artística, o futuro ator estudou química industrial. De acordo com ele, a ideia era ter uma alternativa de emprego. “Eu queria ter algum outro ofício, porque rádio, embora fosse uma grande coqueluche, não era encarado como uma profissão. Estavam fazendo teste para locutores na Rádio Tupi de São Paulo, e lá fui eu. Mas não passei, fiquei em segundo lugar”, disse.
O desempenho e falta de conhecimentos técnicos do adolescente, contudo, não impediram a contratação, que Goulart creditava à interferência do ator de rádio Oduvaldo Vianna: “Foi a primeira pessoa que sacou esse meu talento, essa coisa histriônica dos atores sem uma formação de escola”. Na época, ele estava prestes a completar 18 anos. “A televisão estava começando, era 1951. Nós éramos contratados da rádio, e a TV Tupi era sustentada pelo rádio. Então, tínhamos também a obrigação de fazer televisão. O primeiro programa que eu fiz na TV foi com o Mazzaropi!”
Um ano depois, Goulart conheceu a atriz Nicette Bruno e fez sua primeira peça. Eles se casaram em 26 de fevereiro de 1954 e tiveram três filhos, Beth Goulart, Bárbara Bruno e Paulo GoulartFilho – que seguiram a carreira dos pais.
Paulo Goulart e Nicete Bruno posam para foto em frente ao Teatro Guaíra, em Curitiba, em 2008 (Foto: VALÉRIA GONÇALVEZ/AGÊNCIA ESTADO)Paulo Goulart e Nicette Bruno em frente ao Teatro Guaíra, em Curitiba, em 2008 (Foto: Valéria
Gonçalvez/Agência Estado)
No cinema, estreou em 1954, na comédia “Destino em apuros”, de Ernesto Remani. Neste que é tido como o primeiro filme colorido produzido no Brasil, Goulart contracenou com Paulo Autran, Sérgio Britto, Ítalo Rossi e Inezita Barroso. Seu segundo trabalho no cinema foi em “Rio, zona norte” (1957), de Nelson Pereira dos Santos. Antes de estrear na TV Globo, o que aconteceria em 1969, Paulo Goulart morou com a família por um período no Paraná – onde trabalhou com teatro e TV – e passou pela TV Excelsior. Entre o final da década de 1950 e o começo da de 1960, prosseguiu atuando no cinema. Em 1958, esteve em nada menos que cinco filmes. Já na Globo, seu primeiro papel veio em “A cabana do pai Tomás”, que adaptava o livro homônimo escrito pela autora americana Harriet Beecher Stowe (1811-1896).
No trabalho seguinte na emissora, esteve em história cujo tema ele considerava ousado. “Era uma temática bastante arrojada para a época: uma mulher casada que deixou o marido para viver com outro homem”, declarou. A novela era “Verão vermelho” (1970), de Dias Gomes, na qual interpretou uma das pontas de um triângulo amoroso formado ainda por Dina Staft e Jardel Filho. Ele também costumava destacar o pioneirismo da novela “Uma rosa com amor” (1972): “Foi, talvez, a primeira novela de comédia”.
Depois disso, Goulart fez novelas importantes na TV Tupi, caso de “Éramos seis” (1977), inspirada na obra homônima, escrita por Maria José Dupré (1898-1984), e “Gaivotas” (1979). No regresso à Globo, esteve em “Plumas e paetês” (1980): “Foi fantástico! Aquele guarda italianão [Gino], que falava com aquele sotaque, gostava de comida... Eu adoro! Foi um retorno maravilhoso”.
A família Goulart - Paulo Goulart Filho, Nicette Bruno, Bárbara Bruno e Beth Goulart- em foto de 1987 (Foto: AE)A família Goulart - Paulo Goulart Filho, Nicette Bruno, Bárbara Bruno e Beth Goulart- em 1987 (Foto: AE)
Sobressaíram, na década seguinte, suas participações nas novelas “Roda de fogo” (1986), “Fera radical” (1988), protagonizada por Malu Mader e na qual o ator deu vida a um cadeirante, o que rendeu uma comparação do ator com o seu próprio jeito de ser. “Meu personagem vivia em cadeira de rodas, e eu sou uma pessoa muito vigorosa na vida real. Nicette que o diga, coitada. De vez em quando eu esbarro nas coisas e quebro tudo!”, brincou. Nos anos 1990, Paulo Goulart ficou especialmente marcado por interpretar personagens de caráter duvidoso. Vieram, então, o bon vivant Altair de “O dono do mundo” (1991), em que viveu o pai do protagonista (papel de Antonio Fagundes), e o seu Donato da segunda versão de “Mulheres de areia” (1993). Goulart chegou a comentar sobre a composição deste último: “Donato era uma pessoa má por princípio, um assassino. Mas eu me agarrei numa só coisa: um grande amor, ou melhor, a paixão por uma adolescente. Então, em nome disso, ele cometia todas as atrocidades; e, quanto mais apaixonado, pior ficava. Mas isso me abastecia como intérprete”. Outros dois vilões de Goulart foram o Farina de “Esperança” (2002) e o professor Heriberto de “Duas caras” (2007). Entre uma novela e outra, houve tempo para um tipo menos questionável: o fragilizado Mariano de “América” (2005), padrasto da protagonista (papel de Deborah Secco).
Nos anos 2000, o ator também se dedicou ao trabalho em minisséries, como “Aquarela do Brasil” (2000), “Um só coração” (2004), “JK” (2006) e “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes” (2007). Antes, esteve em “Auto da compadecida” (1999). Suas últimas novelas foram “Ti-ti-ti” (2010) e “Morde & Assopra” (2011). Ao longo da carreira, Paulo Goulart atuou em trabalhos exibidos por outras emissoras, como “As pupilas do senhor reitor” (1995), do SBT, e “O campeão” (1996), da Bandeirantes.
  79 a. nasce o CORONEL PM Ref MARCO RÉGIS RAGGHIANTI CORDEIRO. Meu colega da ESCOLA DE OFICIAIS (1959-1963) nasce no dia 9 de janeiro de 1938.
  78 a. nasce KIKO ARGÜELLO, pintor espanhol, um dos fundadores do Caminho Neocatecumenal da Igreja Católica Apostólica Romana, em 9 de janeiro de 1939.
  78 a. LÍBIA é incorporada ao território da ITÁLIA, em 9 de janeiro de 1939.
  76 a. COLÚMBIA BROADCASTING SYSTEM realiza a primeira demonstração de uma tela de televisão em cores, no dia 9 de janeiro de 1941.
  75 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: a ofensiva russa chega à zona oriental de SMOLENSKO, em 9 de janeiro de 1942.
  74 a. falece ANATHON AALL, filósofo norueguês, em 9 de janeiro de 1943. Nasceu em 1867.
  74 a. BRASIL declara sua adesão à Organização das Nações Unidas e à Carta do Atlântico, em 9 de janeiro de 1943.
  73 a. nascem: HENRY SOBEL, rabino brasileiro e JIMMY PAGE, guitarrista britânico, em 9 de janeiro de 1944.
  72 a. tropas aliadas desembarcam em LUZON, nas FILIPINAS, no dia 9 de janeiro de 1945.
  66 a. Sede da Organização das Nações Unidas é inaugurada em NOVA YORK no dia 9 de janeiro de 1951. A instituição surgiu no final da Segunda Guerra Mundial.
  63 a. apresentação em NOVA YORK da primeira calculadora de circuitos integrados, chamada de cérebro eletrônico, em 9 de janeiro de 1954.
  60 a. primeiro ministro britânico, ANTHONY EDEN, renuncia e é substituído por HAROLD MAC MILLAN, em 9 de janeiro de 1957.
  60 a. nasce ANNA AKHSHARUMOVA, enxadrista russo, no dia 9 de janeiro de 1957.
  59 a. nasce MEHMET ALI AGCA, terrorista turco, em 9 de janeiro de 1958.
  58 a. nasce RIGOBERTA MENCHÚ, na GUATEMALA, no dia 9 de janeiro de 1959; defensora dos direitos humanos. Prêmio NOBEL DA PAZ de 1992. Na mesma data nasce MARK MARTIN, piloto de automóvel americano.
  57 a. nasce o meu primo 2º SARGENTO PM Ref RENATO VENTURA, em 9 de janeiro de 1960. Casado com dona CIDA, é pai do LEANDRO e do FERNANDO. Residem em POÁ.
  57 a. nasce PASCAL FABRE, ex-piloto francês de Fórmula 1, em 9 de janeiro de 1960.
  57 a. início da construção da barragem de ASSUÃ no RIO NILO (EGITO), por GAMAL ABDUL NASSER, presidente na época, 9 de janeiro de 1960.
  56 a. falece EMILY GREENE BALCH, ativista norte-americano, em 9 de janeiro de 1961. Nasceu em 1867.
  55 a. JAPÃO assina um tratado no dia 9 de janeiro de 1962, concordando em pagar 290 milhões de dólares aos ESTADOS UNIDOS, pela ajuda recebida após a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
  53 a. das anotações feitas em 9 de janeiro de 1964 (quinta-feira) – ANO 14º - MÊS 6º - DIA 184º - 5 anos e 218 dias na FORÇA PÚBLICA – 125º dia como ASPIRANTE – 112º dia no BATALHÃO DE GUARDAS.
Nessa manhã viajo no horário normal, às 6:14 horas.
O MAJOR ALOÍSIO BORGES está nessa data em seu último dia de Comando Interino do Batalhão e quer acertar a documentação para que amanhã tudo esteja em ordem para a assunção do Comando do TENENTE-CORONEL LUÍS NÓBREGA E SILVA.
Hoje, na secretaria, faço o Ofício de Apresentação do CAPITÃO HÉLIO GUAYCURU DE CARVALHO e 1º TENENTE CARLOS FERNANDES que deixam o BATALHÃO DE GUARDAS e vão para o 2º BATALHÃO POLICIAL.
Encerra-se também o Conselho de Disciplina ao qual foi submetido o CABO CASTORINO, cuja Decisão do Comando foi sua Reforma Administrativa.
A Secretaria apresentou um expediente volumoso nesta data e o Comandante Interino levou mais de quarenta minutos para despachar.
Também tivemos treinamento para o desfile de amanhã e o dia 9 apresentou um programa intenso nesta manhã.
Na reunião de oficiais temos a despedida do CAPITÃO HÉLIO GUAYCURU DE CARVALHO, do 1º TENENTE CARLOS FERNANDES e do 2º TENENTE Ref. ADRIANO AUGUSTO MARQUES.
Encerrado o expediente, dou aula de matemática para quatro candidatos ao CFO da Escola de Oficiais: 3º SARGENTO NOBRE, CABOS ADAUTO TOZZI e TADAO e SOLDADO WASHINGTON. Essa aula vai até às 16 horas.
Com o soldado WASHINGTON viajo para a ÁGUA FRIA. Chego em casa às 16:45 horas.
Tenho em meu lar um problema de luz no quarto, onde havia uma interrupção na passagem da corrente elétrica. Com o TENENTE EUCLIDES, proprietário da casa, resolvo a questão.
Descanso durante um pouco de tempo e, em seguida, às 19:45 horas passo a assistir programas de televisão: REPÓRTER ESSO – ROTA 66 (segundo filme da nova série) ´MOACIR FRANCO SHOW (o programa esteve fabuloso, tendo MOACIR FRANCO usado cenários de um teatro de operações numa zona de guerra).
No canal 4 assisto PATRULHA RODOVIÁRIA. O canal 7 apresenta CARNAVAL ORNIEX. O carnaval 1964 está aí. Falta apenas um mês para o início do tríduo momístico e a folia já começou em vários programas de televisão. É o momento dos cantores fazerem a propaganda de seus possíveis sucessos.
  52 a. do registro dos acontecimentos do dia 9 de janeiro de 1965 9 (sábado). ANO 15º - MÊS 6º - DIA 184º - 6 anos e 219 dias na FORÇA PÚBLICA - 231 dias como 2º TENENTE - 478 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Desde cedo a chuva se faz presente, parecendo que não parou um só momento durante esta noite. Nada tinha programado para hoje e assim sendo gozarei a quietude de meu lar, aproveitando o 9 de janeiro para fazer planos para o futuro.
Continuo lendo o romance cor de rosa de EMILE ZOLA - O SONHO.
Escuto muita música pelo rádio, bem como notícias. Fico sabendo que prosseguem as lutas entre os vietnamitas e vietconques. Na CENTRAL DO BRASIL anotamos o aumento de 100% no preço das passagens: de CR$30 para CR$60. Ontem faleceu o grande esportista OBERDAN DE NICOLA.
O sábado passa todo molhado. Permaneço em casa brincando com meus filhos, lendo ou ouvindo rádio, esquecendo o que havia fora das quatro paredes de meu lar.
  51 a. apontamentos feitos em 9 de janeiro de 1966 (domingo). ANO 16º - MÊS 6º - DIA 183º - 7 anos e 219 dias na FORÇA PÚBLICA - 596 dias como 2º TENENTE - 843 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Minha esposa quer ir até POÁ nesta data e, para tanto, levanta cedo e logo vai à feira.
Ouço o desenrolar da partida de basquetebol: CORINTHIANS x IGNIS DE VARESE, da ITÁLIA. Realiza-se no ginásio de esportes do REAL MADRI. O time vencedor é o campeão mundial inter-clubes. No primeiro tempo a contagem é de 32 x 24 para o IGNIS. No tempo complementar os "mosqueteiros" não conseguem melhorar o ritmo de jogo e perdem por 66 a 59. O IGNIS é o Campeão e o CORINTHIANS fica vice.
Às 12 horas ouço o programa "SUCESSOS EM REVISTA". Em 25º lugar aparece a música FESTA DE ARROMBA. Em 24º, MA VIE; em 23º, ZAMBI; em 22º, SU LA SAPIA (pela primeira vez); 21º, ISABEL; 20º uma música norte-americana; 19º, CANÇÃO FALANDO MAL DE VOCÊ; 18º, uma música italiana com GIANE MORANDI; 17º, A PRAIA; 16º, OS OVOS QUE A GALINHA PÔS; 15º, FEITINHO PRO POETA; 14º, NÃO DIGA NADA; 13º, SHAME AND SCANDAL IN FAMILY; 12º, NA VOU JAMAIS; 11º, TUA VOZ; 10º, TICKET TO RIDE; 9º, YO QUE NO VIVO SENZA TE; 8º, O PRINCÍPIO E O FIM; 7º, TERNURA; 6º, O ESCÂNDALO (versão brasileira); 5º, HULLY! HULLY!; 4º, A FESTA DO BOLINHA; 3º, IL MONDO; 2º, IL SILENZIO; 1º, QUERO QUE VÁ TUDO PARA O INFERNO.
Após o almoço, MARIA parte para POÁ, querendo visitar suas parentes. Leva consigo nosso filho MÁRIO.
Leio durante a tarde VEIT VALENTIM, no primeiro volume de sua "HISTÓRIA UNIVERSAL", sobre assírios, babilônios, gregos, persas, sumérios, cretenses, fenícios, etc.
À noite, assisto programas de televisão e, entre eles: BIBI SEMPRE AOS DOMINGOS e AVENTURAS NO PARAÍSO.
MARIA retorna tarde e traz como notícia o casamento de sua irmã ZELINDA com o alfaiate JOÃO, realizado na última quinta-feira, dia 6.
  50 a. dos acontecimentos de 9 de janeiro de 1967 (segunda-feira). ANO 17º - MÊS 6º - DIA 279º - 8 anos e 219 dias na FORÇA PÚBLICA – 26 dias como 1º TENENTE – 279 dias na 2ª Companhia Independente.
CAPITÃO JAIR DE OLIVEIRA MOURA MORAIS entra em gozo de trinta dias de férias. O 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA assume o Comando Interino da 2ª CI. Eu, assumo a partir das 19 horas de ontem, a Ajudância-Secretaria da Companhia. O 2º TENENTE NELSON NUNES FERNANDES é o novo CHEFE DA FIF e o ASPIRANTE A OFICIAL LUÍS LUCAS o novo Comandante do Destacamento.
Tendo em vista o falecimento do SOLDADO PIRASSUNUNGA e a necessidade de minha presença na Companhia, rumo para GUARULHOS quando são 10 horas.
Logo sou procurado pelo SOLDADO BRÁULIO ORTIZ. Comunica-me que o SOLDADO GREGÓRIO SILVA está muito mal em sua residência. Mora ele no BAR VERDE-AMARELO, com sua genitora e seu irmão. Vou visitá-lo. O rapaz está doente mesmo e quero levá-lo para o HM. Sua mãe pede-me para isso não aconteça, pois ela está tratando do filho.
Na Companhia, começo a agir como Ajudante-Secretário, isto é, nas funções de sub-cmt. Ao mesmo tempo, mando os SOLDADOS PATRÍCIO e OSVALDO acertar as documentações da FIF. Antes, ficara combinado que o TENENTE NUNES permaneceria no Destacamento até às 16 horas e eu acumularia as funções, pois tudo dá para fazer sem grandes prejuízos.
Nesta data, faço dois autos de reconhecimento na pessoa do SOLDADO MÁRIO EGBERTO DADAMOS que é acusado pelo civil SANTANA e o menor de idade JOEL DE OLIVEIRA como aquele que vendeu a pinga na cadeia pública, em 16 de novembro de 1996. O 1º TENENTE SÉRGIO PEREIRA volta diferente. O Comandante Interino procura esquecer os casos surgidos na semana passada e reúne os oficiais para os trabalhos sob sua gestão.
Levo o TENENTE NUNES FERNANDES ao Estádio ‘FIORAVANTE IERVOLINO’. Quero lhe mostrar o depósito de material de almoxarifado. Duas famílias ainda “moram” na parte onde estão nossos materiais. Isso vem desde o fragelo das chuvas em GUARULHOS, que aconteceu em fins de 1966.
Mais tarde, lá pelas 18 horas, ficamos sabendo que o TENENTE SÉRGIO descera ao Estádio com o doutor MILBAS, da Prefeitura. Em seguida vem ele dizer que o Prefeito quer que saiamos do Estádio, pois precisa ocupá-lo todo com as famílias flageladas. O problema é colocar todo o material num outro lugar. O caso fica transferido para amanhã.
Termina um dos expedientes mais trabalhosos na 2ª CI.
Saio com o TENENTE NUNES FERNANDES. Está chovendo. Meu colega sente-se desanimado e fala que o MAJOR JUVENAL LOPES VIEIRA convidou-o para ir para o GRUPAMENTO DE POLICIAMENTO DE ESTRADAS DE FERRO –GPEF. O NUNES sente-se magoado com o TENENTE SÉRGIO e não sabe se aceita o convite para ser transferido.
Vamos ao RECREIO DAS ORQUÍDEAS, ou seja, onde trabalha a LEILA. Ali vamos passar momentos bons, sossegdos das preocupações da vida que levamos na 2ª CI. Conhecemos a PATRÍCIA, uma mocinha morena, magrinha, de 20 outras e sua colegas. Assistimos televisão com elas até 21:30 horas. O NUNES leva-me até JAÇANÃ e de lá venho para casa.  
  50 a. nascem: DAVE MATTHEWS, violinista sul-africano e vocalista da banda DAVE MATTHEWS BAND e CLÁUDIO CANIGGIA, ex-futebolista argentino, em 9 de janeiro de 1967.
  49 a. sonda espacial americana SURVEYOR 7 chega à superfície lunar no dia 9 de janeiro de 1968. O primeiro homem pisaria na LUA no ano seguinte, 1969.
  47 a. “O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO”, de GLÁUBER ROCHA, é escolhido em 9 de janeiro de 1970 para concorrer ao OSCAR de melhor filme estrangeiro. O cineasta declarou que não tinha interesse em participar da seleção.
  46 a. do assassinato de ARLETE BENSADON no interior do Serviço Reservado da PMESP, no BARRO BRANCO, em 9 de janeiro de 1971.
  45 a. da inauguração do Estádio da PORTUGUESA DE DESPORTOS, no CANINDÉ, em 9 de janeiro de 1972.
  45 a. greve de 280 mil mineiros no REINO UNIDO, no dia 9 de janeiro de 1972.
  42 a. falece o TENENTE-CORONEL PM ALCIDES DO VALE E SILVA, no dia 9 de janeiro de 1975. Nasceu em SANTA RITA DO PASSA QUATRO, no dia 26 de novembro de 1898. No dia 7 de agosto de 1919, aos 20 anos, se alista como voluntário na FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO, no Batalhão de Infantaria. Aos 22 anos, no dia 16 de dezembro de 1960, é promovido a cabo. No dia 8 de abril de 1921, recebe suas divisas de 3º Sargento; em 8 de julho de 1921, é promovido a 2º Sargento; do dia 24 de dezembro de 1923, aos 25 anos, é escalado a ASPIRANTE A OFICIAL; no dia 18 de março de 1924 é promovido a 2º Tenente; em 13 de outubro de 1925 é promovido a 1º Tenente; em 28 de fevereiro de 1927 é promovido a Capitão; no dia 15 de março de 1927, assume o Comando da Companhia de Metralhadoras do 5º Batalhão; em abril de 1931 é encarcerado junto com outros revoltosos da Força Pública; em 27 de julho de 1931, é libertado e anistiado pelo chefe de Governo Provisório; em 24 de novembro de 1931, pouco antes de completar 33 anos, acumula o cargo de 1º Subdelegado de Polícia  da 6a . Circunscrição Militar. No dia 11 de julho de 1932, constitui e assume o Comando do V Batalhão Patriótico de AVARÉ. No dia 16 de agosto de 1932 acumula o Comando da Praça Militar de OURINHOS. É ferido em combate no dia 5 de setembro de 1932. Em 20 de setembro de 1932, reassume o Comando. No dia 2 de outubro de 1932, antes de completar 34 anos, é promovido a MAJOR. Esta patente não foi reconhecida pelos vencedores da Revolução de 1932, no dia 17 de agosto de 1935. Numa decisão tomada em 10 de julho de 1951, sua reforma é retificada para o posto de MAJOR. Em 5 de abril de 1939, aos 40 anos, é nomeado como Superintendente da Guarda Noturna de SÃO PAULO. Em 22 de dezembro de 1942, solicita exoneração da Guarda Noturna de SÃO PAULO. Em 12 de fevereiro de 1951, aos 52 anos, recebe a promoção para o posto de TENENTE-CORONEL. Foi homenageado no dia 1º de maio de 1976, com a fundação da ARLS ALCIDES DO VALLE E SILVA. Em 1977, a Câmara dos Vereadores de SP nomeia uma rua do Bairro da Saúde com o seu nome; nesse ano, foi criado o CENTRO CULTURAL MAÇÔNICO ALCIDES DO VALLE E SILVA.   
  38 a. nasce WILLIAM, em 9 de janeiro de 1979, filho de dona ÂNGELA, que morreu assassinado dentro de um táxi, de sua propriedade, numa ocorrência de tentativa de furto. Ele reagiu ao assaltante. Outras anotações nesta data: na manhã desta terça-feira contamos com a presença dos oficiais superiores da ativa e da reserva no Ginásio “DELPHIN BALANCIER” para o costumeiro jogo de volibol. Discutimos a nova Lei Orgânica da Polícia. Surge o boato que o novo Secretário da Segurança Pública será o GENERAL Res SIZENO SARMENTO, do Exército. CAPITÃO PM BORDINI conversa comigo, por telefone, acerca das promoções de 25 de janeiro e 24 de maio. Ele é o número 55 do Quadro de Acesso por merecimento. Preparativos para a OPERAÇÃO “PAGAMENTO” de amanhã: faço ligações com o CPC – TENENTE PM OLIVEIRA E TENENTE PM PAULO. Com o 3º BPChq – MAJOR PM ISER BRIZOLA e TENENTE PM JOAQUIM. Notícias transmitidas pelo Jornal Nacional: DELFIM NETO fala sobre a Agricultura no Brasil; ministro BELFORT BETLÉM encontra-se em SÃO PAULO, dará posse ao GENERAL-DE-EXÉRCITO FRAGOMENI no Comando do II EXÉRCITO; Ainda há combates no CAMBOJA; Um juiz da Suprema Corte Espanhola – MIGUEL CUENCA – é assassinado. Encerro a leitura de “O MISTÉRIO DE EDWIN DRUOD”, de CHARLES DICKENS e continuo a ler “EM SURDINA”.  
  37 a. na ARÁBIA SAUDITA, 63 muçulmanos fanáticos são decapitados no dia 9 de janeiro de 1980, por terem sitiado a GRANDE MESQUITA DE MECA em novembro de 1979.
  36 a. do casamento do promotor ZANELATO, tenente reformado, em 9 de janeiro de 1981. Trabalhou conosco do CPChq, nos fins dos anos 1970 e início dos anos 1980, onde era o Chefe da Seção Jurídica. Naquela época, preparava-se para prestar os exames para a promotoria. Obtendo sucesso, pediu passagem para a reserva não remunerada.
  36 a. FRANCISCO PINTO BALSEMÃO substitui DIOGO FREITAS DO AMARAL no lugar de primeiro-ministro de PORTUGAL, em 9 de janeiro de 1981.
  36 a. falec. do escritor A. J. CRONIN, em 9 de janeiro de 1981.
  34 a. casamento de SUELI ENDO e TAKE YAMAMUTI, no dia 9 de janeiro de 1983.
  34 a. da rebelião no MANICÔMIO DE FRANCO DA ROCHA, em 9 de janeiro de 1983.
  33 a. parlamento da JORDÂNIA é convocado pela primeira vez em dez anos, no dia 9 de janeiro de 1984.
  31 a. morre MICHEL DE CERTEAU, jesuíta e erudito francês, em 9 de janeiro de 1986. Nasceu em 1925.
  30 a. das seguintes anotações: esta sexta-feira nos reserva uma manhã de intenso calor. O CABO LAMEIRINHA vem me buscar às 7:30 horas. Hoje começa o Primeiro Seminário de Assuntos Policiais Militares, às 9 horas, na ADPM. Antes, porém, passo pelo 2º BPChq, onde vejo os problemas da Unidade. Na ADPM, encontro o TENENTE-CORONEL PM ALUÍZIO. Entrega-me a mensagem da DP onde meu nome é citado para fazer o CSP 87 na VENEZUELA.
É aberto pelo Comandante Geral o I Seminário de Assuntos PM. Na mesa estão: CORONEL PM JOSÉ BRAGA, CORONEL PM NILTON VIANA, CORONEL PM BARRETO (no Comando do CPI), CORONEL PM GUNTHER (CPM), CORONEL PM FERRAZ NOGUEIRA (DAL), CORONEL PM VIEIRA (Sub Chefe do Estado Maior), CORONEL PM GERALDO MENEZES GOMES (DP), CORONEL Méd PM BISMARCK, CORONEL PM FABBRI (Cmt CPA/M-5).
Depois da abertura, o CORONEL PM GERALDO preside as palestras: a primeira é do MAJOR PM JOSÉ VICENTE DA SILVA FILHO. Discorre sobre Padrões de Chefia e suas Repercussões na Organização.
A segunda palestra é do CAPITÃO PM MILTON SIMÕES SCHEFFER DE OLIVEIRA – o Sistema de Administração de Pessoal da PM.
Na hora do almoço assisto com o CAPITÃO SILVA, Tenentes ALESSANDRO, DANIEL e MAURO a reportagem da TV GLOBO sobre o porco “CHICÃO”, realizada ontem.
Na tarde, vamos assistir a terceira palestra do Seminário. Fala o 1º TENENTE PM LUÍS EDUARDO PESCE DE ARRUDA – Campanha de Alistamento na PM.
Quarta palestra é dada pelo 1º TENENTE PM NILSON CARLETTI – o Projeto FÉRIAS.
Às 17 horas regresso ao 2º BPChq com os TENENTES ARRUDA (que já foi do meu batalhão) e ROHRER (que era do 1º BPChq.
O MAJOR PM ADAUTO diz que o Diário Oficial de hoje publicou classificações e transferências de oficiais. Ele irá para o 3º BPChq. O TENENTE-CORONEL PM MENDES foi transferido do 4º BPTran para o CPChq. Será o novo Chefe de Estado Maior.
Faleceu o MAJOR PM Res ISAIAS RODRIGUES PINHEIRO, no Hospital Maternidade de ATIBAIA.
Três sargentos do Exército tiveram um colapso e morreram no dia 6 de janeiro quando percorriam em “marcha batida” as alamedas da VILA MILITAR, no RIO, um percurso de seis quilômetros. Outros três alunos do Curso Básico de Paraquedismo passaram mal na corrida e foram hospitalizados.
JOSÉ ANTÔNIO MONTEIRO, o “PAIZINHO” fará amanhã 129 anos. Vice em MOGI DAS CRUZES, onde mantém um centro espírita.
Oficialmente há 982 casos de AIDS no País. A incidência da doença é de 7,2 casos para cada um milhão de brasileiros.   
  29 a. do show de TINA TURNER, no PACAEMBU, em 9 de janeiro de 1988. Como Comandante do 2º BPChq, meu batalhão ficou encarregado de fazer a segurança do show.
  29 a. científicos do Instituto WHITEHEAD, de BOSTON, conseguem isolar o gen responsável pelo sexo humano e localizar o cromossomo “Y”, que está presente somente nos homens, em 9 de janeiro de 1988.
  28 a. da passagem de comando do CPAM-1 : Cel. VENTURA para o então Tenente-Coronel PM JOSÉ HAMILTON PORT, em 9 de janeiro de 1989. Com a minha promoção ao posto de CORONEL, em 12 de março de 1988, fui classificado no Comando do CPAM-1. Transferido do CPAM-1 para o CPM (escolhido pelo CORONEL PM UBIRAJARA PISANI, comandante do Policiamento Metropolitano, para ser seu CHEFE DE ESTADO-MAIOR), deixava o Comando da ÁREA CENTRO. O então TENENTE-CORONEL PORT, em 1989, foi promovido ao posto de CORONEL e efetivado no comando do CPAM-1.
  25 a. independência da BÓSNIA e HERZEGOVINA em 9 de janeiro de 1992.
  25 a. da assunção do comando do Cel. NEY MOREIRA DOS SANTOS, no CPChq, em 9 de janeiro de 1992.
  25 a. falece o ator JOÃO ALBERTO CARVALHO PINHEIRO, o “ZAQUEU”, da novela  PANTANAL, em 9 de janeiro de 1992.
  25 a. era destaque na edição do JORNAL DA TARDE de 9 de janeiro de 1992 a desaprovação do reajuste da aposentadoria, que causaria um rombo na previdência. O projeto poderia não ser aprovado. Também na edição, o Censo indicava que a população de SÃO PAULO havia crescido apenas 1,22%. Um estudo da USP mostrava que seriam necessários 300 anos para o ensino público se igualar ao de países desenvolvidos.
  23 a. falecem: o ator BENJAMIN CATTAN e o ex–deputado federal JOSÉ JOFFILY, em 9 de janeiro de 1994.
  23 a. dos assassinatos de doze pessoas nas favelas do ACARI e JORGE TURCO, zona norte do RIO. Os crimes foram praticados pelas quadrilhas dos traficantes conhecidos como JORGE LUÍS e PARAZÃO, em guerra pelo controle do tráfico. Sete corpos foram encontrados na favela do ACARI e cinco na de JORGE TURCO, espalhados num raio de quatro quilômetros entre as duas comunidades, em 9 de janeiro de 1994.
  21 a. rebeldes chechenos capturam dois mil russos no dia 9 de janeiro de 1996, e ameaçam matá-los caso suas exigências não sejam aceitas pelo governo.
  20 a. falece o barítono PAULO FORTE, em 9 de janeiro de 1997. Nasceu em 1922.
  20 a. casamento do ex–goleiro EDINHO, filho de PELÉ, com JÉSSICA, em 9 de janeiro de 1997. Outras anotações nesta data: nesta quinta-feira aproveito a “carona” do PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR quando vai para SÃO PAULO, às 5:30 horas. Tenho de fazer alguns exames de rotina no INCOR. Viajando pelo Metrô, chego ao INCOR às 7 horas. Recebo a senha nº 43 para os exames de sangue. Isso demora um pouco. O tempo passa na conversação com um senhor que sofre do mal de Chagas, com o lado esquerdo paralisado por causa de um derrame, em 1992. Conta ele que soube que sofria dessa doença em 1983, dirigindo um carro perto de TEÓFILO OTTONI, quase fez sua família perecer, acometido de um princípio de infarto, desmaiando no volante. Terminado o exame de sangue,vou para a Ecocardiograma. Somente sou atendido por volta das 10 horas. Ainda sou submetido ao ELETRO de repouso. Na AORPM, quase ao meio-dia, vou ler e opinar sobre o relatório do CAPITÃO GABRIEL PIRES sobre o envolvimento de três PMs e uma menor de idade. Às 14 horas estou no MMDC. O Sr GERALDO PIRES DE OLIVEIRA não vem hoje. O CORONEL CANAVÓ chegará mais tarde. Procuro corrigir a Ata da Assembléia de 4 de dezembro. O rapaz que trabalha no computador, o MARCONI, é ruim de português. Comete muitos erros. Acontece que a chegada de dona REGINA vem tumultuar o ambiente. Dona MARIA enfrenta-a e diz certas verdades para essa mulher que ainda não desconfiou que é má vinda à Sociedade O CORONEL CANAVÓ chega e prefiro sair mais cedo. Na Rua MAUÁ cruzo com um antigo conhecido dos tempos do BATALHÃO DE GUARDAS, CABO BETO. Ele é alcoólatra. Acerto uma aula na ANDREY com o BRITO para amanhã. O croata GORAN IVANISEVIC e o inglês TIM HENMAN farão uma das semifinais do ATP TOUR DE SYDNEY. IVANISEVIC eliminou hoje SANDON STOLLE e HENMAN passou pelo norte-americano ALEX O´BRIEN. Na outra semifinal irão se enfrentar os espanhóis CARLOS MOYÁ e ALBERTO COSTA, que venceram PATRICK RAFTER e BYRON BLACK, respectivamente. No feminino, as semifinais são entre a suíça MARTINA HINGIS e as norte-americanas JENNIFER CAPRIATTI, MARY JOE FERNANDEZ e LINDSAY DAVENPORT.
28ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR: o LOUSANO PAULISTA continua com chance de passar às oitavas-de-final ao derrotar o JUVENTUS por 2 a 1. O ATLÉTICO PARANAENSE derrotou o CRICIÚMA por 2 a 1. O ATLÉTICO é o líder desse grupo (D). No Grupo E, o PARANÁ CLUBE empatou em 1 a 1 com o GOIÁS. No outro jogo do grupo: NOVA IGUAÇU 1 x MARÍLIA 3. O casamento de EDINHO, o goleiro do SANTOS e filho de PELÉ, e a pedagoga e professora JESSICA LIZETE FERNANDES DA LUZ durou no religioso exatos 25 minutos. Às 21:15 horas o goleiro e a mulher começaram a receber os cumprimentos dos 80 convidados que foram à cerimônia, hoje, em SANTOS, e que se transformou em um dos maiores acontecimentos sociais, nesse início de ano na BAIXADA SANTISTA.
O barítono PAULO FORTE, um dos maiores talentos líricos brasileiros, morreu hoje, aos 68 anos, no RIO, em decorrência de uma parada cardíaca e respiratória. O cantor estava internado no Hospital SAMARITANO para uma operação na próstata.
FRANK SINATRA, 81 anos, foi hospitalizado hoje, no Centro Médico CEDARS-SINAI, em LOS ANGELES, após sofrer um infarto.
Um avião EMBRAER-120, de fabricação brasileira, caiu hoje a 40 km de DETROIT, no Estado de MICHIGAN (EUA) matando as 30 pessoas a bordo. 
O governo peruano abriu diálogo com o líder do MRTA, VICTOR POLAY, e outros terroristas presos, através de VLADIMIRO MONTESINOS, agente do Serviço de Inteligência Nacional (SIN), que dirige a equipe oficial encarregada da crise dos reféns na residência do embaixador do JAPÃO que atingiu hoje o seu 23º dia.      
  19 a. morre o japonês KENICHI FUKUI, no dia 9 de janeiro de 1998. Prêmio NOBEL DE QUÍMICA, em 1981. Outras anotações nesta data: o ANDRÉ, amigo de infância do JOÃO GOMES, irá cuidar da transferência dos documentos de meu carro SANTANA para GUARULHOS. Desde que comprei esse carro, em fins de 1991, a documentação saiu com o endereço do PONTO CERTO, na RUA CURUÇÁ, onde eu trabalhava. Ao mesmo tempo será pago o IPVA98.
Nesta manhã de sexta-feira vejo os planos que deverão ser arquivados no PROJETO LARGENOS. Eles foram discutidos ontem. Não há muito entusiasmo por parte dos integrantes da Entidade que comparecem hoje. Já no MMDC não contamos com a presença do CORONEL CANAVÓ. As convocações dos conselheiros para a reunião de 27 de janeiro serão colocadas no correio. Os veteranos PAULINO e MANUEL DIAS DE OLIVEIRA comparecem no MMDC. O MANUEL é acompanhado de dona DEISY, sua esposa, que teve os documentos de seu carro furtados nesse início do ano. Pede um comprovante de que esse fato aconteceu, juntando com um boletim de ocorrência da 6ª Delegacia de Polícia. Na semana que vem levará esse carro para RIBEIRÃO PRETO. Mantenho contato telefônico com os veteranos GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e GERALDO FARIA MARCONDES. O senhor PIRES não está bem de saúde, abalado com a notícia da morte de uma antiga conhecida de sua terra, SÃO SIMÃO, já entrada em anos e doente. O senhor MARCONDES está eufórico com uma solenidade que deverá acontecer em ITAPECERICA DA SERRA, pretendendo condecorar cinco pessoas influentes desse município. Converso, por telefone, com o Coronel PM Deputado Estadual ÉDSON FERRARINI, velho companheiro do choque, que no dia 12 (segunda-feira) fará 62 anos. Ele diz que é novamente candidato à reeleição.  Regresso a GUARULHOS às 17 horas. Retornou de uma viagem a PERNAMBUCO, onde foi ver sua mãe, o namorado da MARLENE. Conta as suas peripécias na sofrida viagem. Trouxe de lá duas enormes jacas, castanhas de caju, café, queijo e outras coisas do nordeste. LUCINDA assiste nesta noite o último capítulo da novela ZAZÁ, cujo início foi em 4 de maio de 1997. Chove muito nesta noite. Vou dormir na biblioteca porque dona ESMERALDA continua ocupando nosso quarto, convalescendo de uma pneumonia (desde o dia 26 de dezembro de 1997).
   18 a. da tragédia com o aposentado e colecionador de armas, OLEGÁRIO CIDADE DO NASCIMENTO, de 64 anos, que incendiou sua casa e suicidou-se. Uma explosão destruiu sua casa e mais quatro outras no PARQUE COCAIA, Zona Sul de SÃO PAULO, em 9 de janeiro de 1999. Outras anotações neste sábado: LUCINDA, PM JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JUNIOR e eu assistimos pela RECORD o enterro do PM BARBOSA no Mausoléu dos Heróis da PM, Cemitério do ARAÇÁ, às 10 horas. Muitos PMs, principalmente do Choque, comparecem ao ato, bem como jornalistas, parentes do PM BARBOSA e seus amigos. É muito triste a despedida ao PM herói. O Comandante Geral, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO diz que o ato praticado pelo PM BARBOSA espelha o alto grau de profissionalismo do nosso soldado que, sem medir esforços, arriscando a própria vida, tenta salvar o próximo. O MAJOR PM MARINHO, Comandante Interino do 2º BPChq lê o boletim alusivo à morte do PM BARBOSA. É feito o funeral com o disparo de 21 tiros de festim. Um corneteiro toca o “SILÊNCIO” na despedida do PM BARBOSA. Muitos oficiais estão no enterro. Entre eles podem-se ver o CORONEL PM BONONI, SubChefe PM e o CORONEL PM RUI CÉSAR MELLO, Comandante do Policiamento de Choque.
Nesta manhã, o PM JOÃO GOMES leva-me em seu carro até o caixa eletrônico da Avenida TIRADENTES para retirar quatrocentos reais. Pela TV, vimos uma tragédia acontecida no GRAJAÚ, PARQUE COCAIA, onde o aposentado OLEGÁRIO CIDADE DO NASCIMENTO, de 64 anos, fez explodir sua casa, praticando o suicídio. Morreu também JOSÉ CARLOS FRANÇA, cujo corpo foi lançado a mais de duzentos metros. Cinco casas ficaram parcialmente destruídas.
Em minha biblioteca, releio minhas memórias: 8 a 14 de janeiro de 1993 a 1998. Prossegue a 30ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. O PALMEIRAS goleou o FLAMENGO, de GUARULHOS, por 8 a 0. O SÃO PAULO derrotou o CAXIAS por 2 a 0.
Seqüestrado em 27 de novembro de 1998, na BAIXADA SANTISTA, o empresário ANTÔNIO PERALTA, um dos donos da rede de SUPERMERCADOS PERALTA, foi libertado às 22 horas de ontem, na capital, após permanecer 42 dias em cativeiro.
Integrante do Grupo AXÉ BLOND, a dançarina DANIELA DE ALMEIDA, de 23 anos, foi seqüestrada por um casal, ontem à tarde, dentro de sua casa, em SANTO ANDRÉ. Os seqüestradores ainda a enrolaram em um cobertor antes de fugir com o KADETT da família. Querem 17 mil reais para libertá-la.
Na noite, um escândalo na casa de um dos vizinhos da frente, ao lado da residência de dona VALDECIR e Senhor ZEZITO. Um marginal da BAHIA, conhecido traficante de drogas, se homiziou nessa casa a alguns meses. Talvez possesso pelas drogas, fica louco e começa a quebrar os móveis e urrar. Como são crentes, um pastor evangélico é chamado e tenta exorcizar o “endemoniado”. Somente altas horas da noite é que volta o sossego na rua.
  17 a. presidente do UZBEQUISTÃO, ISLAM KARIMOV, é reeleito com 91,9% dos votos, no dia 9 de janeiro de 2000.

ACONTECEU EM 9 DE JANEIRO DE 2001 : -     TERÇA-FEIRA
O SEQUESTRO 82 141135.  2131  8´1 4   75.
Atormentado por um boletim do Clube dos Oficiais, ontem, no valor de 476 reais, vou até a sede do Clube para esclarecer essa situação. Na tesouraria descobre-se que esse boleto está errado. Devo apenas trezentos reais proveniente de erros do Centro de Despesa do Pessoal que, depois de quarenta anos, cortou o desconto automático da mensalidade para o Clube. Logo mais, tenho uma reunião com CAROLINO, MARQUES e PORTO. Estamos estudando a problemática dos seqüestros relâmpagos. Durante duas horas discutimos o tema. Trata-se de uma operação paralela à “SÃO GERALDO”. Com isso ajudamos todos os que estão sendo empregados naquele serviço.
Na tarde, o senhor GERALDO FARIA MARCONDES telefona-me e diz que REGINA CELENTANO procurou o GENERAL DO EXÉRCITO LEE, numa desesperada provocação contra a Sociedade. O GENERAL LEE manteve contato telefônico com o senhor MARCONDES.
A certidão para a viúva do veterano EUCLIDES MADEIRA já está pronta.
O advogado e conselheiro do MMDC, LUIZ SÉRGIO CARRARO, vem à Sociedade para discutir o problema REGINA. Às 16 horas, acompanho o CARRARO até a estação do Metrô. Relembra um episódio de 1957, uma greve da CMTC, que provocou tremendas arruaças na antiga PRAÇA CLÓVIS BEVILACQUA.
Na reprodução da AGENDA de janeiro de 2001 no computador está havendo um problema. A impressora não obedece ao tabulado. Há cortes de sentenças e muita troca de linha.
Começa hoje na TV GLOBO uma minissérie “OS MAIAS”, baseada na obra de EÇA DE QUEIRÓS.

Uma forte chuva começa no final da tarde e deixa às escuras seis bairros das zonas sul e sudeste da capital. Atinge EMBU, TABOÃO, SANTO ANDRÉ, SÃO CAETANO e MAUÁ. Os córregos PIRAJUSSARA e do IPIRANGA transbordaram. A água invade o hospital de CAMPO LIMPO. 

O governo do Estado de SÃO PAULO, MÁRIO COVAS, acompanhou a celebração de uma missa em JACAREÍ, defronte o SUPERMERCADO PÃO DE AÇÚCAR, onde aconteceu o assalto ao carro-forte em 3 de janeiro de 2001. O presidente do grupo PÃO DE AÇÚCAR, ABÍLIO DINIZ, o vice–governador GERALDO ALCKMIN e o Secretário da Segurança Pública, MARCO VINÍCIO PETRELLUZZI, também estiveram nessa missa.

Foi reaberto com muita festa o tradicional BAR BRAHMA, localizado na mais famosa esquina do centro de SÃO PAULO, a IPIRANGA com a SÃO JOÃO.

Por 9 votos a zero, o SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA acabou a decisão do GRUPO DOS 13 e determinou a realização de uma nova final para a COPA JOÃO HAVELANGE, entre VASCO DA GAMA e SÃO CAETANO, no dia 18 de janeiro 2001, no MARACANÃ.

2 002 :-     QUARTA-FEIRA
Levanto às 6 horas. Acordo a LUCINDA e não durmo mais. Preciso estar às 10 horas no Monumento-Mausoléu, no IBIRAPUERA, conforme combinei com o presidente do MMDC, Sr. GERALDO PIRES DE OLIVEIRA e com o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES.
Por volta das 9h40 chego no Monumento. O Sr. Marcondes está chegando no mesmo instante. Logo chega o Sr. PIRES e o seu filho FLÁVIO AUGUSTO. Aguardamos a chegada do Sr. ROMEU CICCONE, Sr. ARIOVALDO CHACUR e Cel. LUIZ CARLOS GUIMARÃES. Falta nessa reunião o diretor do Museu, Arquivo Histórico e Biblioteca, RODRIGO. Vamos proceder a um inventário dos objetos deixados pelo RODRIGO em três caixas, no Museu, em agosto de 2001. Isso é um trabalho demorado. Elaboro uma ATA sobre essa nossa reunião. O ROMEU aproveita essa oportunidade para fotografar várias peças de revolução de 32.  O CABO MISAEL está pintando as dependências do MUSEU e fica responsável pelos objetos inventariados. Posteriormente, iremos reunir a DIRETORIA EXECUTIVA para proceder a substituição do RODRIGO pelo CHACUR.
Terminada a reunião, o Sr. PIRES e o seu filho FLÁVIO AUGUSTO convidam-me para ir almoçar na residência do presidente da Diretoria Executiva. São quase 14 horas quando o FLÁVIO AUGUSTO deixa-me no metrô estação ANA ROSA.
No MMDC, atendemos algumas pessoas que querem fazer pesquisa de documentos da revolução para fins escolares. Dona CÉLIA e o VASCO estão empenhados em listar os livros e papéis que estão na biblioteca da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.   

Morreu no fim da tarde desta quarta-feira , em SÃO PAULO, aos 78 anos, o ex-secretário de AGRICULTURA e EDUCAÇÃO, JOSÉ BONIFÁCIO COUTINHO NOGUEIRA. Inovador em programas agrícolas e um dos fundadores da TV CULTURA, teve também papel importante na política como ativo membro da UDN em SÃO PAULO e figura de resistência à ditadura do ESTADO NOVO DE GETÚLIO VARGAS. Nasceu em 3 de dezembro de 1923, filho do ex-deputado PAULO NOGUEIRA FILHO, formado pela Faculdade de Direito do LARGO SÃO FRANCISCO. Participou ativamente dos movimentos universitários de resistência a VARGAS. Apaixonado por cavalos, dono de haras, JOSÉ BONIFÁCIO presidiu o JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO e a Comissão Coordenadora da Criação do Cavalo Nacional, da associação de criadores de cavalos de corrida. Também integrou os conselhos dos MUSEUS LASAR SEGALL e da UNIVERSIDADE DE CAMPINAS.

O novo secretário de Segurança Pública, SAULO DE CASTRO ABREU FILHO, dirigia a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor – FEBEM - desde janeiro de 2001, indicado pelo governador MÁRIO COVAS para assumir numa situação de emergência com rebeliões, fugas e conflitos entre menores e funcionários. Com 40 anos, promotor desde 1990, SAULO agora vai para uma pasta problemática. Como promotor, trabalhou em SANTA ADÉLIA, NOVO HORIZONTE, CATANDUVA e BARUERI, e, na capital, no 1º Tribunal do Júri. Em 1995, assumiu a Corregedoria-Geral da Administração. Mas a nomeação para a Segurança provocou indignação e críticas de entidades de classe e especialistas. O Sindicato dos Delegados de Polícia ameaça entrar com ação contra o governador GERALDO ALCKMIN na Assembléia, alegando que membros do MPE não podem ter cargos no Executivo sem se desligarem da instituição. O governo sustenta que a decisão só atinge aqueles que ingressarem no MPE após a Constituição de 1988.
  
O administrador de empresas ROBERTO BENITO JÚNIOR, de 35 anos, levado por criminosos na noite de 2 de outubro de 2001, em SALTO, no interior paulista, ainda está em cativeiro. Esse seqüestro já dura cem dias.

Foram presos quatro homens que confessaram ter assassinado o comerciante egípcio ALAA AHMED HEFNAWI, de 34 anos, para roubar dois mil e setecentos dólares. Por meio de uma denúncia anônima, homens do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos localizaram CARLOS HENRIQUE BARBOSA SILVA, o HENRIQUINHO, na periferia de Guarulhos. Ele confessou ter disparado contra o comerciante e apontou aos homens do GARRA onde estariam seus comparsas.

TRÊS JOVENS foram mortos em CACHOEIRA PAULISTA. O crime chocou a cidade, onde homicídios são raros. Os três rapazes, com idades entre 16 e 18 anos, foram executados com pelo menos cinco tiros. Eles já tinham antecedentes criminais.  

Mais um piloto brasileiro abandonou o RALI PARIS-DACAR depois de se acidentar. Era mais um estreante que competia de moto. Depois de MARCELO QUELHO quebrar a clavícula ao cair de sua HONDA, ARMANDO PIRES caiu de sua KTM e acionou a baliza, dispositivo que chama o resgate aéreo e desclassifica o competidor. O acidente ocorreu no início da etapa de 482 quilômetros entre TIDJIKJA e o oásis de TICHIT, no deserto da MAURITÂNIA. Os brasileiros foram bem hoje. KLÉVER KOLBERG , de mitsubishi, venceu a categoria SUPER PRODUCTION diesel dos carros e foi o oitavo no geral – subiu uma posição e está em nono. JUCA BALA, de HONDA, foi o melhor na SUPER PRODUCTION para motos até 400 cc e está em 30º no geral, segundo na categoria.

RETORNOU ao BRASIL a menina carioca CAROLINE MEIER, de 5 anos, seqüestrada pelo próprio pai, o indiano naturalizado americano IVIVAM ÂNGELO NORONHA, no dia 3 de janeiro. NORONHA tinha autorização judicial para ficar apenas quinze dias com a filha, mas deu um medicamento sonífero para a babá e fugiu para o PARAGUAI, onde foi detido quando tentava embarcar para os ESTADOS UNIDOS.

2 003  :  -    QUINTA-FEIRA
Ao sair de casa, LUCINDA está consolando sua mãe. Dona ESMERALDA está chorando porque acha que o JOÃO, o PAULO CÉSAR e eu não querem que ela permaneça em casa. Isso é algo que ela colocou na cabeça, em mais uma fantasia. Quando chego na ESTAÇÃO SÉ do METRÔ vejo os painéis da COMGÁS, que ontem estavam sendo colocados no saguão de acesso às linhas de trem, abordando o seguinte tema: GÁS – 130 ANOS DE EVOLUÇÃO. Pode-se ter uma clara visão da expansão do gás no BRASIL através desses painéis.
Os termômetros da cidade apontam o calor. O Centro de Gerenciamento de Emergências registra 34,1 graus no CENTRO. Oficialmente, para o Instituto Nacional de Meteorologia, hoje é o dia mais quente do ano: 32,8 no MIRANTE DE SANTANA.
Ao alcançar o MMDS, encontro alguns oficiais que retornam depois de longos anos afastados: SANDRO e ULIAN (que passou por sérios problemas de tireóide que lhe causaram estragos significativos). Espera-se para à tarde a chegada do GESOFATO e do NIASO (este nunca esteve no MMDS). Não estarei presente para recepcioná-los.
Na Sociedade, encontro um ambiente intranqüilo. O Sr. MARCONDES recebeu orientação do advogado CARRARO para não receber a MEDIDA LIMINAR na data de hoje e sim na semana que vem. O GENERAL BUENO conversa com o Sr. MARCONDES e acha que a defesa deve ser feita com a maior rapidez. Há um certo desencontro entre CARRARO e GENERAL BUENO. Isso deixa o presidente atordoado, ajuntando a um problema pessoal, que é o da doença de dona JÚLIA. Os telefonemas recebidos perturbam o sossego na casa do Sr. MARCONDES. Dona CÉLIA entra em contato com o oficial de Justiça e pede para que a entrega do documento seja feita na semana que vem. O CARRARO conversa via fone comigo e explico essa situação.
Ligam da rede BANDEIRANTES de televisão. No programa SABADAÇO, do GILBERTO BARROS, querem introduzir uma tarefa no quadro “TUDO POR UM SONHO”, ou seja, o candidato a receber um computador teria de fazer a limpeza do topo do Monumento – Mausoléu. Isso requer certos cuidados e mando a encarregada dos acertos para a prova se entender com o GENERAL BUENO. O candidato deverá estar cercado de toda a segurança possível e isso somente com a ajuda da firma que está encarregada do restauro do Monumento.
Continuam os problemas de pesquisa em torno de ex–combatentes da Revolução de 32, quase todos relacionados com as viúvas, cujos benefícios da PENSÃO ESPECIAL são suspensas pelo Estado até que se prove, novamente, que o veterano esteve mesmo na revolução. São casos difíceis, porque nada encontramos nas papeladas da Sociedade. Hoje perdemos tempo com JOSÉ MAZZUIA, falecido em 29 de outubro de 2001, cuja viúva, residente em CATANDUVA, está encontrando dificuldades em fazer prova de que ele esteve mesmo no 1º Batalhão de Caçadores Paulistas. EDITH MERBACH MAZZUIA batalha em torno disso desde junho de 2002. Vou elaborar cartas para JUNDIAÍ (batalhão local e prefeitura) porque consta que ele se inscreveu naquela cidade.
FALECEU o ex-combatente da REVOLUÇÃO DE 32, que pertenceu ao BATALHÃO NOVE DE JULHO – BENEDITO AUGUSTO DE MELLO.

O promotor PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA E COSTA assumiu pela manhã a presidência da FEBEM e, à tarde, a TROPA DE CHOQUE da PM foi chamada na unidade de FRANCO DA ROCHA para conter o primeiro tumulto enfrentado pela nova gestão. É a terceira vez que os internos se rebelam em menos de um mês.

A representante comercial CÁTIA SILENE DE ARAÚJO PITON, de 33 anos, se encontraria com o marido, o desenhista LUCIANO ALBERTO PITON, de 27 anos, em um ponto de ônibus da Rua Costa Barros, na VILA ALPINA, hoje à noite. De lá, os dois iriam juntos para casa, num condomínio fechado, a 300 metros do ponto. Quando chegou ao local, em seu FIAT SIENA, CÁTIA viu o desenhista sendo assaltado por dois homens. Ela teria acelerado o veículo, chamando a atenção dos bandidos. Um deles atirou contra CÁTIA, que, atingida na cabeça, morreu no Hospital HELIÓPOLIS. CÁTIA foi levada pelo marido ao hospital SÃO CAETANO. A vítima teve de ser transferida depois para o HELIÓPOLIS. Muito abalado LUCIANO não compareceu ao 42º Distrito Policial para prestar depoimento.

O delegado JOSÉ ROBERTO FERNANDES DE MIRANDA foi condenado por crime de tortura a dois anos e quatro meses de reclusão em regime fechado e também à perda do cargo público. Mas, por ser primário e ter recorrido da sentença no Tribunal de Justiça, o policial continua trabalhando normalmente como plantonista na Delegacia de ITAQUAQUECETUBA, região metropolitana de São Paulo, onde existiu, até 2001, uma central de tortura de presos.

A estudante D.C., de 14 anos, estava seqüestrada há 45 dias. Na manhã de 25 de novembro de 2002, ela foi retirada de dentro de uma van escolar. Na véspera de NATAL, a família pagou o resgate – cujo valor não foi revelado pela polícia –, mas não recebeu a garota. Somente na madrugada de hoje ela foi devolvida. Mal alimentada e nervosa, D.C. foi encontrada por volta da 1 horas no porta–malas de um PÁLIO roubado, que estava estacionado na Avenida INTERLAGOS, zona sul. Durante a tarde, D.C. recebeu atendimento médico. Seu estado era bom.
 
O ministro da Justiça, MÁRCIO THOMAZ BASTOS, declarou-se hoje perplexo com a morte do índio cainganque LEOPOLDO CRESPO, ocorrida ontem na cidade gaúcha de MIRAGUAÍ. “Estou profundamente chocado e perplexo com a notícia que li hoje (ontem) nos jornais. É lamentável que um episódio como este ocorra no País, em que jovens, e até mesmo um menor, se tenham envolvido em um crime de tal gravidade, que resultou na morte de um índio, uma pessoa idosa, de 77 anos, aparentemente, assassinada a chutes e pedradas”. De famílias humildes, desempregados e com antecedentes criminais, acostumados  a criar confusões e arruaças. Este é o perfil dos dois jovens de 19 anos, ROBERTO CARLOS MORASKI e ALMIRO BORGES DE SOUZA, que assassinaram o índio. Eles foram indiciados por homicídio qualificado e corrupção de menor. O terceiro envolvido no caso, um menor de 14 anos, foi apresentado hoje.

MORREU a cantora que começou a carreira como “crooner” da orquestra do COPACABANA PALACE nos anos 50, MARISA GATTA MANSA. Ela acabou entrando para a turma da BOSSA NOVA por conta da amizade com a cantora DOLORES DURAN e de um namoro com JOÃO GILBERTO. MARISA teve 12 álbuns gravados, o último foi “ENCONTRO COM ANTÔNIO MARIA”, de 1997. A cantora sofria de isquemia cardíaca. Faleceu às 20 horas no hospital MIGUEL COUTO, onde estava internada desde a madrugada de terça–feira, dia 7 de janeiro. MARISA estava com 69 anos.

Mais de setenta pessoas ficaram feridas no choque de dois trens do metrô de BELO HORIZONTE na manhã desta quinta–feira. As composições colidiram de frente na plataforma de embarque e desembarque da estação PRIMEIRO DE MAIO. Um dos trens estava parado e o outro se aproximou a 40 quilômetros por hora.

O bicheiro JOÃO ARCANJO RIBEIRO está sendo acusado de encomendar a morte do dono do jornal FOLHA DO ESTADO, SÁVIO BRANDÃO, em setembro de 2002. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal. O bicheiro, que está foragido, teria pago quinhentos mil reais pelo assassinato, e seria também o mandante da morte do sargento JOSÉ JESUS DE FREITAS, em abril de 2002, ao custo de um milhão de reais. Em CUIABÁ.
      
O piloto japonês KENJIRO SHINOZUKA corre risco de vida após um grave acidente, hoje, na oitava etapa do RALI PARIS–DACAR. SHINOZUKA, vencedor da edição de 1997, perdeu o controle do carro no alto de uma duna e voou por cerca de 12 metros antes de chocar-se com o chão. O piloto sofreu concussão facial, está em coma superficial e respira com a ajuda de aparelhos. O co–piloto, o francês THIERRY DELLI-ZOTTI também se feriu, mas seu estado é “satisfatório”. Os pilotos brasileiros passaram pelo local quando SHINOZUKA e ZOTTI ainda recebiam atendimento. ANDRÉ AZEVEDO foi quarto entre os caminhões na etapa de hoje e terceiro na classificação geral. KLÉVER KOLBERG foi 17º nessa etapa e 14º na classificação geral, ao lado de LOURIVAL ROLDAN. JEAN AZEVEDO ficou em 11º lugar entre as motos, sendo o oitavo na classificação geral.

A aviação está enfrentando uma semana trágica. Depois de dois acidentes aéreos ontem, em que 96 pessoas morreram, um avião da empresa TANS desapareceu na selva peruana hoje, com 46 pessoas a bordo. A torre perdeu contato com a aeronave três minutos antes do horário marcado para o pouso, na cidade montanhosa de CHACHAPOYAS, 650 km de LIMA.

Autoridades alemãs afirmaram hoje que o alemão RALF LINDENKOHL, preso em outubro de 2002 após matar duas irmãs brasileiras, foi encontrado morto em sua cela, ontem. LINDENKOHL, que apresentava sinais de depressão, enforcou-se com um barbante amarrado à janela da cela. Ele estava preso desde o dia 28 de outubro, depois de ser capturado e de ter confessado que matou as irmãs HELENA D., de 35 anos, e DANIELLE B., de 25 anos. As brasileiras eram dançarinas e trabalhavam na casa de shows chamada BOSSA NOVA, em DUSSELDORF, no Estado de RENÂNIA do NORTE – VESTFÁLIA.

ANUNCIADA a aposentadoria do tenista australiano PATRICK RAFTER, de 29 anos. Duas vezes campeão do ABERTO DOS EUA e ex – número um do mundo, RAFTER alegou falta de motivação para disputar os grandes torneios. Em SYDNEY.

ASSISTO o filme da BANDEIRANTES – O VINGADOR – de 1994, com MICHAEL PARÉ e BILLY DRAGO. No século XXI, as elites vivem na LUA e a TERRA, devastada, transformou-se em um território sem lei. É nesse cenário que o policial JOE BRODY deve lutar para reaver um produto químico roubado por bárbaros, capaz de reflorestar o planeta. Ficção científica com interesses ecológicos, mas com um elenco e um diretor desconhecidos.
     
2 004   :   -- N. A. ( M. 221115/ 7414  118 203/ 201/  16418 154/ )
                    SEXTA-FEIRA
Vou cedo para a ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA pois tinha combinado o horário das 9 horas, com o presidente CORONEL EDILBERTO e os dois secretários da ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, realizada ontem. Na porta, encontro o CAPITÃO AMÂNCIO. Vamos para a secretaria. Lá, a DIRCE está concluindo a minuta da ATA. Logo mais, converso com o CORONEL EDILBERTO e vou para a sala da CONSULTORIA JURÍDICA. Ali, estão o CORONEL THESEO e o TENENTE-CORONEL MOACYR. Tão logo chegam as nossas mãos as minutas da ATA, vamos corrigi-la, de comum acordo: Cel EDILBERTO, Cel THESEO, Cel CRUZ, TENENTE-CORONEL MOACYR. Em seguida, a DIRCE vai concluir o trabalho final para nossas assinaturas e, logo mais, entrega em cartório para o registro. Ficamos até tarde nessa revisão da ATA. Somente depois das 13 horas é que vou almoçar com VICTÓRIO. Por volta das 14 horas, estamos na SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC. O presidente não vem, mas telefona, preocupado com a reunião de segunda-feira, onde iremos estudar a maneira melhor de entregarmos ao governador a defesa pela sigla MMDC, combatendo o PROJETO-DE-LEI que institui o “DIA DOS HERÓIS ANÔNIMOS MMDCA”. Nosso companheiro, Cel MENDES, encontra-se em SANTOS.
Bem mais tranqüilo, mas ainda tossindo, retorno para casa. Por telefone, cumprimento o CORONEL MARCO RÉGIS RAGGHIANTI CORDEIRO, companheiro da Escola de Oficiais, por estar completando hoje 66 anos de idade. Depois, ligo para o meu primo RENATO VENTURA, que também aniversaria. Está com 44 anos.

Nesta noite assisto UM SÓ CORAÇÃO, com a separação definitiva de MARTIM e YOLANDA PENTEADO, por questões de diferenças gritantes de classe, em plena turbulência da SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922.
Assisto, depois, o jogo BRASIL x PARAGUAI pelo GRUPO A do TORNEIO PRÉ-OLÍMPICO, em CONCEPCIÓN, no CHILE. O BRASIL joga bem e vence por 3 a 0, conseguindo somar seis pontos e mantém a liderança da chave, ao lado do CHILE, que hoje venceu a VENEZUELA por 3 a 0, mas tem um gol a mais do que o CHILE na soma dos tentos marcados.  BRASIL jogou com: GOMES, MAICON, ALEX, EDU DRACENA, MAXWELL, PAULO ALMEIDA, ROCHEMBACK, ELANO (WENDELL), DIEGO, ROBINHO (D. CARVALHO) e DAGOBERTO (MARCEL). Marcaram os gols brasileiros: DIEGO, ROBINHO e MAICON.

Mais uma vez o PARIS-DACAR não fará todo o percurso previsto para evitar riscos de ataque à caravana do rali. Assim como na edição de 2000, quando a passagem pelo NÍGER foi cancelada por causa de uma ameaça terrorista e toda a caravana foi transportada de avião, a prova de 2004 também encurtou. As décima e décima-primeira etapas foram canceladas por razões de segurança. Foi anulado o trecho entre NEMA (MAURITÂNIA) e BOBO DIOULASSO (BURKINA FASO). Boa parte dele seria percorrido no território de MALI.

O BRASIL perdeu hoje um de seus cineastas mais inventivos e rebeldes. O diretor ROGÉRIO SGANZERLA morreu aos 57 anos de câncer no cérebro, segundo informações do Hospital do Câncer, onde ele estava internado desde 15 de dezembro. Nascido em SANTA CATARINA, foi em SÃO PAULO que SGANZERLA morou durante grande parte de sua vida e onde iniciou sua carreira. Retratou como ninguém a grande metrópole que adotou como lar e foi um dos responsáveis pelo movimento chamado CINEMA MARGINAL, nos anos 60. Rótulos como transgressor, revolucionário e provocante eram atribuídos a ele, que era incapaz de fazer concessões em seus trabalhos e recusou-se a participar do CINEMA NOVO por preferir rodar filmes ousados e experimentais. Seu longa mais célebre, O BANDIDO DA LUZ VERMELHA, de 1968, retratou com dureza e romantismo um personagem real, mas sua principal qualidade foi mostrar a região conhecida como BOCA DO LIXO, focando aspectos como a violência policial. Cinéfilo inveterado, SGANZERLA iniciou sua carreira como crítico, tendo escrito para diversos jornais da Capital. Sua primeira experiência com a câmera foi em 1966, com o curta-metragem em 16 mm “DOCUMENTÁRIO”. A partir daí, sua carreira deslanchou, sempre sob influência do trabalho de ORSON WELLES (CIDADÃO KANE). O americano, por sinal, foi tema de  um  de  seus  filmes,  o  documentário  NEM TUDO É VERDADE, de (1980-1986), sobre a visita de WELLES ao BRASIL na década de 40 para filmar NEM TUDO VERDADE, que ficou inacabado. Além de O BANDIDO DA LUZ VERMELHA, SGANZERLA se destacou também pelos longas: A MULHER DE TODOS (1969), outro retrato da BOCA DO LIXO paulistana, e COPACABANA MON AMOUR (1970), que fez referência a nouvelle vague francesa. É dele também: SEM ESSA, ARANHA (1970).  SGANZERLA deixou um filme inédito: O SIGNO DO CAOS (2003), exibido no último FESTIVAL BR DE CINEMA e pelo qual recebeu o prêmio de melhor direção no último FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO – como já estava doente, o prêmio foi recebido por sua mulher, a atriz HELENA IGNEZ, com quem era casado desde os tempos do CINEMA NOVO. 

O filósofo, escritor e senador vitalício italiano NORBERTO BOBBIO morreu hoje em TURIM, no norte da ITÁLIA, aos 94 anos. Considerado um dos filósofos mais importantes do século XX, foi internado no final do mês com problemas respiratórios. Ele entrou em coma irreversível hoje pela manhã. Assistido pelo filho cardiologista MARCO, médico do hospital MOLINETTE, BOBBIO teve momentos de lucidez antes de entrar em coma. O filósofo perdeu, recentemente, sua mulher VALÉRIA, com quem viveu durante 60 anos, e se encontrava deprimido, também pela morte, em outubro, do filósofo e historiador ALESSANDRO GALANTE GARRONE, um de seus grandes amigos da universidade, ao lado do escritor CESARE PAVESE, que conheceu ainda adolescente. Nascido na cidade de TURIM, em 18 de outubro de 1909, BOBBIO formou-se em FILOSOFIA e DIREITO nos anos 30. Em 1935, foi preso por sua oposição ao regime fascista. Durante a 2 ª GUERRA MUNDIAL, atuou no movimento de resistência antifascista e integrou o PARTIDO DE AÇÃO, grupo de radicais de esquerda que mais tarde ajudou a moldar a política pós-guerra. Em 1975, o intelectual italiano iniciou em seu País um debate sobre socialismo, democracia, marxismo e comunismo, que influenciou as novas gerações de toda EUROPA. Foi professor da Universidade de TURIM, onde deu aulas de Filosofia do Direito, Ciências Políticas e Filosofia da Política. Convicto a longo tempo de que não há soluções definitivas, BOBBIO sempre se valeu de metáforas para caracterizar a História. Ora representava-a como “uma imensa floresta na qual não há uma única estrada previamente traçada, e na qual não sabemos nem mesmo se há uma saída”, ora comparava-a a um labirinto, sua imagem preferida. “Acreditamos saber”, disse BOBBIO, “que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum”. Quase todas as obras de BOBBIO foram traduzidas no BRASIL. A abrangência é vasta: da filosofia do direito à ética, da filosofia política à história das idéias, sem esquecer os grandes debates contemporâneos. Entre os livros mais importantes destacam-se: A TEORIA DAS FORMAS DE GOVERNO (1980), ESTUDOS SOBRE HEGEL (1989), DIREITA E ESQUERDA (1995),OS INTELECTUAIS E O PODER (1997) e ELOGIO DA SERENIDADE (2000). Entre os traduzidos para o português também está sua autobiografia DIÁRIO DE UM SÉCULO. O livro O TEMPO DA MEMÓRIA também tem um tom autobiográfico: reflexões sobre o significado da velhice no mundo moderno e ensaios que avaliam sua vida.

FALECEU, aos 93 anos, MARIA LUIZA ARRUDA BOTELHO, filha de CARLOS AUGUSTO ARRUDA BOTELHO e MARIA LUIZA ATALIBA NOGUEIRA, neta do CONDE DE PINHAL e do BARÃO DE ATALIBA NOGUEIRA. Era viúva de AMÉRICO CARVALHO RAMOS. O corpo será trasladado amanhã, do velório do Hospital ALBERT EINSTEIN para o Crematório de VILA ALPINA.

A ator MÁRCIO GARCIA envolveu-se em uma batida de carro no RIO. Ele amassou a lateral de um FIAT e teria discutido e dado um tapa no motorista do carro. GARCIA negou a agressão.

O ex-jogador PELÉ foi condenado a indenizar por danos morais, em cento e vinte mil reais, seu ex-sócio HÉLIO VIANA DE FREITAS. PELÉ acusou FREITAS de desviar um total de setecentos mil dólares das empresas em que tinham sociedade e falsificar assinaturas.

A primeira baixa na equipe do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ocorreu hoje com a demissão do ministro da CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ROBERTO AMARAL. Criticado pela comunidade científica, por setores do governo e sem apoio partidário, embora seja vice-presidente do PSB, AMARAL rendeu-se aos apelos dos próprios correligionários: enviou uma carta de demissão ao PALÁCIO DO PLANALTO à tarde, e foi chamado, à noite, para conversar com LULA.

LIBERADAS as estradas de acesso a RORAIMA, bloqueadas por grupos de índios macuxis e produtores rurais desde o dia 6. Eles querem que a reserva indígena RAPOSA SERRA DO SOL – demarcada em 1998 e que o governo decidiu homologar agora – não inclua áreas cultivadas e povoações. Os indígenas tomaram três missionários como reféns, mas depois os libertaram. Manifestantes invadiram os prédios do INCRA e da FUNAI. O INCRA foi desocupado pela Polícia Federal na quinta-feira. O BLOQUEIO prejudicou o abastecimento da capital do Estado, BOA VISTA.

FALECEU, aos 72 anos, o professor doutor JOSÉ MÁRIO PIRES AZANHA. Natural de SOROCABA, onde nasceu a 28 de novembro de 1931, era Professor Emérito da Universidade de SÃO PAULO. Professor normalista, cursou Pedagogia na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Professor e diretor efetivo de escolas secundárias na rede estadual de ensino, foi diretor-geral do Departamento de Educação e chefe de Gabinete da Secretaria da Educação de SÃO PAULO, liderando movimentos de reforma do ensino. Fez seu doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da USP, onde realizou sua carreira de docente até o concurso de professor titular do Departamento de História e Filosofia da Educação, onde se aposentou em 2001.
   
A guerrilha inovou hoje seus métodos ao cometer um novo atentado no IRAQUE. Usou uma bicicleta-bomba, deixada na porta de uma mesquita xiita na cidade de BAQUBA, a 65 km ao norte de BAGDÁ. A detonação de um cilindro de gás, cheio de explosivos, acoplado à bicicleta, matou seis pessoas e feriu 39. O atentado ocorreu no momento em que as pessoas saiam da mesquita, após as orações muçulmanas das sextas-feiras.

O historiador, físico e filósofo alemão RAINER HILDEBRANDT, fundador  do Museu do MURO DE BERLIM, morreu hoje, aos 89 anos. A casa na antiga região oeste de CHECKLPOINT CHARLIE, fronteira com a extinta REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DA ALEMANHA, foi inaugurada em 1963. É muito visitada, hoje, contendo, também, restos do MURO DE BERLIM.

Os EUA declararam formalmente, hoje, o ex-presidente iraquiano SADDAM HUSSEIN um “prisioneiro de guerra”, condição que lhe garante todos os direitos previstos na CONVENÇÃO DE GENEBRA relativa ao tratamento de presos de guerra. Após o anúncio, o COMITÉ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA pediu para ver o ex-presidente o quanto antes. “O status de SADDAM é o de prisioneiro de guerra inimigo. Os advogados (do Departamento de Defesa) determinaram isso”, anunciou hoje à noite o principal porta-voz do PENTÁGONO, LAWRENCE DI RITA, acrescentando que o secretário americano de Defesa, DONALD RUMSFEKL, já foi notificado sobre a decisão. Em essência, isso significa que SADDAM HUSSEIN era o líder das forças militares do antigo regime, portanto, era um membro do contingente militar e foi capturado.
  
2 005  :  -  DOMINGO
Cerca de 1,2 milhão de palestinos – do 1,8 milhão com direito a voto – devem ir às urnas neste domingo para eleger o sucessor de YASSER ARAFAT, o líder histórico da causa palestina, morto em 11 de novembro de 2004, na presidência da AUTORIDADE PALESTINA. Nenhum dos outros seis aspirantes ao cargo parece ter chance de derrotar MAHMUD ABBAS, candidato do movimento FATAH, a facção da Organização de Libertação da Palestina (OLP), fundada pelo próprio ARAFAT. Uma pesquisa divulgada ontem dá a ABBAS (também conhecido como ABU MAZEN) 51% das intenções de voto. O segundo nas sondagens é o médico e ativista de direitos civis, MUSTAFÁ BARGUTI, que se apresenta como candidato independente e tem 25%. Segundo analistas, o único candidato que poderia ser páreo para ABBAS seria o também membro da FATAH, MARWAN BARGUTI (primo em segundo grau de MUSTAFÁ) – preso em ISRAEL e sentenciado a cinco penas de prisão perpétua pela acusação de planejar atentados contra cidadãos israelenses – que desistiu de concorrer. A moderação de ABBAS o transformou no candidato preferido abertamente por ISRAEL e veladamente pelos promotores do plano de paz “MAPA DA ESTRADA” – EUA, UNIÃO EUROPÉIA, ONU e RÚSSIA. Durante a campanha, ABBAS reiterou sua oposição à ação de grupos radicais que lançam atentados contra ISRAEL.

Saio pela manhã a fim de ir até a banca do japonês, na Rua SANTANA DO JACARÉ, onde compro as revistas ÉPOCA e ISTO É e também o jornal “AGORA”. Chegando em casa, atendo o telefonema do CORONEL MENDES, querendo saber as notícias de minha conversa de ontem com o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Nosso companheiro de bancos escolares da ESCOLA DE OFICIAIS, CORONEL PM Res MARCO RÉGIS RAGGHIANTI CORDEIRO, está aniversariando hoje. Apenas dá para deixar uma mensagem de congratulações na secretária eletrônica. Depois, também cumprimento o meu primo, CABO RENATO VENTURA, que está completando seu 45º aniversário. Diz ele que está estudando para as provas do CFAP, onde ele é aluno sargento. A formatura deverá ser em fevereiro. 

Dedico-me ao computador. No entanto, no meio de meu trabalho  a energia é interrompida e tudo o que fiz se perdeu. Desanimado, almoço e vou deitar. A luz ainda não veio. Somente à tardinha é que vou refazer todo o meu trabalho no computador. Depois, ainda imprimo o que lancei sobre a semana passada. Isso vai até às 21 horas. Em casa, está o IAGO, naturalmente transformando a nossa casa com a sua vivacidade.

Apenas o CAMPINAS, pelo GRUPO D, entre os 88 times que iniciaram a COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR, garantiu vaga antecipada na segunda fase da competição, na segunda rodada. Venceu o SÃO CAETANO, em LOUVEIRA, por 3 a 1, chegando aos seis pontos. Entre os grandes, o PALMEIRAS confirmou o favoritismo no GRUPO U e venceu o FLAMENGO-PI por2 a 1. O RIO BRANCO, que venceu o GUARANY-CE por 3 a 0 tem 6 pontos, mas apenas cinco gols marcados, contra seis do PALMEIRAS. O PALMEIRAS B também foi bem e bateu o FRIBURGUENSE por 3 a 1. O resultado mais expressivo foi do CORINTHIANS, que goleou o TREZE-PR por 7 a 1. O time só precisa de um empate contra a FERROVIÁRIA para avançar no torneio.  O FLAMENGO bateu o REMO-PA por 3 a 2. O UNIÃO SÃO JOÃO venceu o MOGI MIRIM por 1 a 0. O FLUMINENSE fez 1 a 0 no RONDÔNIA, pelo GRUPO K. O BOTAFOGO, que havia perdido para o CRICIÚMA na estréia, fez 2 a 1 no BARRA-MT e se manteve com chances. O ANGRA DOS REIS, único time do RIO a vencer na estréia, chegou aos 6 pontos com a vitória por 4 a 3 sobre o BAHIA.

O paulista RICARDO MELLO derrotou hoje o equatoriano GIOVANNI LAPENTI por 2 a 1, de virada, no PARQUE VILLA LOBOS, e conquistou o ABERTO DE SÃO PAULO. Hoje mesmo, o brasileiro viajou para NOVA ZELÂNDIA, em preparação para o ABERTO DA AUSTRÁLIA.

LARS GRAEL e MARCO LAGOA conquistaram o CAMPEONATO SUL-AMERICANO da classe star, em BUENOS AIRES. GRAEL, que voltou a velejar após ter tido a perna decepada por uma lancha, em 1998, venceu na disputa concorrentes como ROBERTO SCHEIDT e agora se prepara para o mundial da categoria, que acontecerá em fevereiro, também em BUENOS AIRES.
 
O ouvidor da Polícia do Estado de SÃO PAULO, ITAJIBA FARIAS FERREIRA CRAVO, responsável por receber as queixas da população sobre o trabalho das Polícias Civil e Militar é acusado de protagonizar, hoje de madrugada, um escândalo no Restaurante Companhia das ÍNDIAS, na PRAIA DE BORACÉIA, em SÃO SEBASTIÃO, Litoral norte. O dono do estabelecimento acusa o ouvidor de chegar ao restaurante embriagado, se recusar a ser atendido por um garçom negro, vomitar e urinar, espantando os clientes. CRAVO ainda teria usado o cargo público para tentar punir os PMs que atenderam à ocorrência. O proprietário do restaurante, ÁLVARO JOSÉ PEREIRA DAJON, 27 anos, disse que o ouvidor chegou ao local, alcoolizado, por volta das 23:30 horas, acompanhado do jovem BRUNO BRUSCANSINE. Logo que foi atendido, CRAVO teria chamado DAJON e dito que não queria ser atendido pelo “garçom pretinho”. Pouco tempo depois, o ouvidor e seu acompanhante teriam discutido e o rapaz, levado sua pizza para comer no carro. CRAVO ficou jantando sozinho na mesa, consumindo ainda duas garrafas de vinho chileno. Segundo o dono do restaurante, de tão embriagado que estava, o ouvidor tentava espetar um camarão com o lado contrário da faca. Depois se debruçou sobre a mesa. Ele vomitou e urinou nas calças. DAJON procurou BRUSCANSINE no carro e o encontrou dormindo. DAJON conta que o jovem saiu agressivamente do carro e empurrou alguns clientes que estavam na porta do restaurante. A PM foi acionada e houve atrito entre os PMs e o ouvidor. CRAVO chamou dois oficiais da região. Um tenente foi ao local e pôs fim à ocorrência. CRAVO, que estava em seu FIAT STRADA, dirigido por BRUNO, saiu escoltado por policiais militares.

Um incêndio destruiu hoje pela manhã o SHOPPING POPULAR DE MAUÁ, na Rua PREFEITO AMÉRICO PERRELLA, na região central da cidade. Não houve vítimas, pois o local estava fechado.  De acordo com o CAPITÃO PM CÉSAR TOLLER, do Corpo de Bombeiros, que coordenou a operação, o fogo começou por volta das 7 horas e foi controlado duas horas depois.

O corpo do dentista brasileiro EDUARDO DA SILVA ALVARENGA, de 40 anos, que morreu durante escalada ao pico do ACONCÁGUA, na ARGENTINA, foi retirado hoje da montanha e deve chegar ao BRASIL em dois dias. A mulher dele, a jornalista RITA BRAGATTO, acompanhou o transporte até o Instituto Médico Legal de MENDONZA, a 170 km do local do acidente. EDUARDO morreu na manhã de sexta-feira, dia 7. Ele e a mulher já haviam chegado ao pico do ACONCÁGUA e iniciavam a descida quando acionaram o rádio e pediram socorro. Hoje, RITA contou em entrevista exclusiva ao FANTÁSTICO, na REDE GLOBO, como foi a tragédia. Muito abalada, ela disse que chamou socorro porque sentiu suas pernas congelando e não conseguia mais andar. Mesmo assim, as equipes de resgate afirmaram que eles precisariam descer ainda mais para que fossem retirados do ACONCÁGUA. EDUARDO ainda foi socorrido no local por equipes de resgate, mas morreu de parada cardiorrespiratória. RITA foi levada em estado de choque para um hospital, mas nada sofreu.
   
O REAL MADRID venceu de novo sob o comando de WANDERLEY LUXEMBURGO, mas desta vez o técnico dependeu de brilhante atuação do goleiro CASILLAS, de dois gols de RONALDO e muita sorte. O REAL bateu o ATLÉTICO por 3 a 0, no clássico da Capital, mas foi dominado pelo rival, que teve inúmeras oportunidades para marcar.

MAHMOUD ABBAS, líder da ORGANIZAÇÃO PARA A LIBERTAÇÃO DA PALESTINA (OLP), foi eleito presidente da AUTORIDADE PALESTINA com um percentual de 66,3%, segundo as pesquisas de boca-de-urna das eleições deste domingo. ABBAS será o sucessor de YASSER ARAFAT, morto há dois meses. ABBAS, aos 69 anos, tem se manifestado contrário ao levante armado contra ISRAEL e pretende reviver as negociações de paz com o Estado judeu.

2 006   :   -   SEGUNDA-FEIRA
SUA ALMA APRECIARIA TORNAR-SE ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTE, E EMPREENDER SOZINHA O CAMINHO DA REALIZAÇÃO. PORÉM, NA PRÁTICA ISSO SE TEM MOSTRADO IMPOSSÍVEL. AGORA FALTA VOCÊ ESCOLHER AS PESSOAS COM QUEM COMPARTILHAR SEUS PLANOS.

O TENENTE ANÍSIO entra em contato comigo. Conversou com o seu comandante, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES, e hoje ele não poderá atender a doutora NELLY CANDEIAS, pois deverá ir para o TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR. A entrevista da presidente do IHGSP com o Cmt do CPAM-1 fica marcada para 10 horas de amanhã. Passo um e-mail para a doutora NELLY.
Por volta das 12:30 horas estou no BANESPA. LUCINDA pediu dois mil reais daquele dinheiro que está sendo guardado para comprar o imóvel da avenida BENVINDO TOLENTINO NETO. Antes ela já pedira dez mil reais. Aos poucos aquela soma que recebi de meu irmão vai sumindo.
No banco, cruzo com o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO. Conta ele que faleceu no sábado, dia 7, o CORONEL PM Ref DAGOBERTO VELTRI, aspirante da turma de 24 de dezembro de 1941. Neste ano, em setembro, completaria 90 anos de idade. DAGOBERTO é lembrado como um oficial dos bombeiros. Um fato lastimável que o EDILBERTO me conta é a respeito de um suicídio praticado por um cadete do quarto ano, na semana que passou. Não temos outros detalhes desse acontecimento.
No MMDS, apenas rotina. Não há fato digno de registro com relação à Operação “2006”. Mas se sabe que as quadrilhas estão apavoradas com o desenvolvimento desse plano. O pior é que policiais civis fazem parte do esquema criminoso. Precisamos tomar muito cuidado para não cair em armadilhas. VICTÓRIO acompanha de perto o trabalho dos oficiais. Sabe perfeitamente, onde eles se encontram. Nesse final de semana participaram da OPERAÇÃO AMANDA, da co-irmã da BAHIA.
Chego mais tarde na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Encontro apenas o nosso presidente. Estudamos os documentos a respeito do Movimento “TÚNEL NOVE DE JULHO PARA SEMPRE” que foram encaminhados pela professora MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM. Deverão ilustrar o processo que iremos mover contra DUAILIBI.
GINO mantém um contato telefônico com o CORONEL PM MENDES. Ele ainda continua em UBATUBA. Deverá ainda passar mais uma semana na praia.
Saíram hoje as convocações para a reunião de Diretoria Executiva, marcada para dia 26 de janeiro. Nosso presidente irá se afastar por alguns dias, a partir de 17. Mas estará presente no dia da reunião.
Por volta das 17 horas, deixo a Sociedade. Em casa, faço algumas ligações telefônicas para cumprimentar dois aniversariantes: o meu companheiro de Escola de Oficiais, o CORONEL PM Ref MARCO RÉGIS RAGHIANTTI CORDEIRO, que está morando em SANTOS, e o meu primo 3º SARGENTO RENATO VENTURA. O RÉGIS não está em casa e fica apenas o recado na secretária eletrônica. O RENATO conta-me que está tirando os seus últimos meses de serviço ativo. Depois entrará em gozo de férias e não retornará mais, passando para inatividade, por tempo de serviço. Meu primo está completando hoje 46 anos. 

Após as fortes chuvas que atingiram SÃO PAULO na semana passada, a cidade enfrentou hoje um dia de sol e calor intenso. Termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) chegaram a registrar 31,8º C. Houve apenas chuva leve e moderada em áreas isoladas das zonas oeste e norte, mas sem pontos de alagamento.

A Polícia Militar frustrou hoje um resgate de presos no Presídio de Segurança  Máxima de PRESIDENTE BERNARDES e apreendeu dois lança-mísseis artesanais, fuzis de um metro e meio de comprimento, metralhadoras e pistolas, que seriam usados na mais ousada ação criminosa contra a unidade prisional considerada a mais segura do país. Na operação, que teria sido financiada pela facção PCC, os bandidos atiraram contra o muro da penitenciária. Os bandidos queriam resgatar MARCOS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, um dos fundadores do PCC. MARCOLA está na Penitenciária 1 de BERNARDES.
Houve perseguição e troca de tiros entre bandidos e PM. Quatro pessoas foram presas, entre elas uma moça grávida. Nenhum deles revelou quem seriam os detentos a serem resgatados. No total, foram apreendidos dois mísseis artesanais com lançadores, oito fuzis, radiocomunicadores, celulares, farta munição e cinco carros, um deles com vidros blindados.

Um dia depois de o governador GERALDO ALCKMIN anunciar que vai renunciar ao cargo para trabalhar no sentido de consolidar sua candidatura à Presidência da República, o vice-governador, CLÁUDIO LEMBO, ainda adota tom discreto ao falar de seu futuro governo. LEMBO disse hoje que pouca coisa mudará na sua rotina, se tiver de exercer o cargo de ALCKMIN. LEMBO disse que, confirmada a renúncia de ALCKMIN, manterá o contato com o governador durante o comando do PALÁCIO DOS BANDEIRANTES. Afirma que não mudará o secretariado, com exceção daqueles que decidirem deixar o posto, caso do Secretário de Habitação, EMANUEL FERNANDES, que já anunciou que sairá do cargo com vistas às eleições. Ele vai concorrer ao Governo de Estado ou a uma vaga na Câmara dos Deputados. O vice-governador afirmou que não tentará se eleger ao final de seu mandato e que retornará à vida acadêmica lecionando direito constitucional na Universidade MACKENZIE. “Não é uma despedida, é um recolhimento. Se for convocado (a voltar à vida pública) e tiver tempo de vida útil, estarei à disposição”, finalizou CLÁUDIO LEMBO.

O cantor e compositor JORGE ARAGÃO foi internado no Hospital BARRA D´OR, do RIO DE JANEIRO. Ele foi transferido do Hospital Geral do ARRAIAL DO CABO, onde havia dado entrada após sentir fortes dores no peito.

O jornalista PAULO HENRIQUE AMORIM recebeu alta do Hospital SÍRIO-LIBANÊS, em SÃO PAULO. Uma semana antes, ele havia sido internado no local para a retirada de pedras nos rins.

O RALI DACAR voltou a fazer jus a sua fama de “rali da morte”. O piloto australiano ANDY CALDECOTT, 41 anos, foi a primeira vítima fatal da atual edição da competição. Ele sofreu uma queda de sua moto durante a nona etapa, entre as cidades de NOUAKCHOTT e KIFFA, na MAURITÂNIA. Segundo o diretor da competição, ETIENNE LAVIGNE, o socorro por helicóptero chegou em vinte minutos, mas CALDECOTT já havia morrido. O piloto ocupava a décima colocação na classificação geral, e venceu a terceira etapa. Ele só foi inscrito na competição porque o espanhol JORDI DURAN, titular da equipe de fábrica da KTM, sofrera forte acidente em dezembro e não tinha condições de correr. CALDECOTT era casado e pai de um filho.
Um defeito mecânico não identificado no carro de KLÉBER KOLBERG e EDUARDO BAMPI obrigou a dupla brasileira a desistir. Já ANDRÉ AZEVEDO conseguiu chegar em segundo lugar entre os caminhões. JEAN AZEVEDO subiu para o nono lugar na categoria motos.

Depois de uma reunião com representantes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do HAITI (MINUSTAH), diplomatas e militares brasileiros decidiram hoje de manhã, em PORTO PRÍNCIPE, transportar o corpo do GENERAL URANO TEIXEIRA DA MATA BACELLAR imediatamente para o BRASIL, dispensando formalidades que pudessem adiar o traslado.
O corpo do GENERAL URANO, que morreu na manhã de sábado, dia 7, em seu apartamento no Hotel MONTANA, em PETION VILLE, foi congelado, em vez de ser embalsamado, para não atrasar o embarque, previsto para as 20 horas (23 horas no horário de BRASÍLIA), num avião HÉRCULES da Força Aérea Brasileira. O laudo médico, que foi fornecido à Embaixada do BRASIL para liberação do corpo, registrou “parada cardíaca decorrente de tiro de arma de fogo na cabeça”. O laudo é assinado pelo médico argentino ERIK BAZURCO, do hospital militar para o qual o corpo foi removido. Representantes de todos os contingentes da ONU que servem em PORTO PRÍNCIPE participaram da homenagem. Na cerimônia, o chefe da MINUSTAH, embaixador GABRIEL VALDÉS, o comandante em exercício da Força Militar, GENERAL EDUARDO ALDUNATE, chileno, e o embaixador do BRASIL fizeram discursos elogiando a personalidade e capacidade profissional do GENERAL URANO. O GENERAL LUIZ GUILHERME TERRA AMARAL, que representava o comandante do Exército Brasileiro, também acompanhou a cerimônia.

O governo brasileiro obteve hoje o apoio do grupo de países envolvidos na pacificação e reestruturação do HAITI e permanecerá no comando das operações militares da ONU no país caribenho. Ainda na tarde de hoje, o governo submeteu à ONU a sua indicação do GENERAL-DE-DIVISÃO JOSÉ ELITO CARVALHO SIQUEIRA, comandante da 6ª Região Militar, para substituir o GENERAL URANO TEIXEIRA DA MATA BACELLAR. O GENERAL ELITO, de 59 anos, apresentou-se voluntariamente para cumprir essa missão. Seu nome já havia sido cogitado anteriormente, mas, como ele havia acabado de assumir o comando da 6 ª Região Militar, em SALVADOR, optou-se por URANO BACELLAR. ELITO fez curso de Estado-Maior na GRÃ-BRETANHA e foi chefe da segurança do ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, há dez anos. Pára-quedista, com curso de forças especiais, ex-comandante da brigada de Aviação de TAUBATÉ e da 16ª Brigada de Infantaria, em TEFÉ, na AMAZONAS, o GENERAL ELITO é considerado um oficial brilhante por seus companheiros. Na crise da Polícia Militar do ex-governador GERALDO BULHÕES, o GENERAL ELITO foi destacado para assumir o comando da Polícia Militar do Estado para “colocar ordem na casa”.   

Empresários e comerciantes de PORTO PRINCE, HAITI, realizam uma greve geral de um dia como protesto à violência no país.

O vice-presidente americano, DICK CHENEY, foi hospitalizado por quatro horas depois de sentir falta de ar. CHENEY foi submetido a uma série de exames e os médicos determinaram que ele estava com retenção de líquido por causa de um medicamento que vinha tomando por um problema no pé, não revelado. CHENEY, que tem um histórico de problemas cardiológicos, teve um marcapasso implantado e já sofreu várias crises de gota no pé, recebeu remédios diuréticos no hospital.

Dois atacantes suicidas vestidos com uniformes de oficiais do Exército iraquiano se explodiram hoje dentro do complexo de edifícios do Ministério do Interior, em BAGDÁ, matando 28 pessoas e ferindo 25. O atentado, reivindicado pela organização AL-QAEDA no IRAQUE, foi desfechado no momento em que as forças de segurança comemoravam o DIA NACIONAL DA POLÍCIA. Esse grupo tem dirigido a maior parte de suas ações contra a polícia e o novo Exército, num esforço para desestruturar o governo provisório, apoiado pelas forças de ocupação lideradas pelos EUA. Os terroristas usavam uniformes com divisas de major e tenente e conseguiram os passes de segurança para ingressar no complexo. Eles entraram separadamente, mas um deles chamou a atenção dos guardas depois de ter passado pelos controles. Só então perceberam que era gordo demais. Os policiais abriram fogo contra o homem, atingindo o cinturão de explosivos escondido sob o uniforme. O segundo atacante suicida, que até então não havia despertado suspeitas, detonou em seguida seus explosivos em meio a policiais e funcionários da administração. A cerca de 500 metros estava sendo realizada a cerimônia para celebrar os 84 anos da formação da polícia iraquiana, da qual tomavam parte ministros do IRAQUE e o embaixador dos EUA em BAGDÁ, ZALMAY KHALILZAD. Nenhum deles se feriu.  

Confirmada a clonagem de um cão da raça afghan hound pelo coreano WOO-SUK HWANG, ex-estrela da pesquisa com células-tronco e agora envolvido em escândalos de falsificação de dados científicos e apropriação indébita de fundos. A maioria das outras descobertas do pesquisador, entretanto, já foi desmentida ou continua sob suspeita. Em SEUL.

APROVADA a suspensão da pena de morte no Estado americano de NEW JERSEY. A decisão vale até novembro, quando uma comissão deve dar parecer final sobre a questão. Pela Assembléia de NEW JERSEY.

EVO MORALES visita a CHINA e convida os empresários e o governo a investir em projetos para a exploração de reservas de gás na BOLÍVIA.

A GLOBO apresenta a segunda semana da quarta série de 24 HORAS. JACK BAUER invade o local onde o Secretário da Defesa e sua filha estão aprisionados e quando ele está sendo julgado por um grupo de terroristas, em rede nacional. BAUER interrompe esse julgamento e, com o auxílio de uma força tática da marinha vai libertar o secretário e sua filha, com quem ele está apaixonado. Mas vai-se verificar que tudo não passava de uma cortina de fumaça para algo mais grave. Um poderoso artefato foi roubado no primeiro episódio, quando um carro-bomba faz explodir um ônibus. Foi nesse momento que essa recente invenção foi roubada. Enquanto se dá o suposto julgamento do secretário da Defesa dos EUA, esse artefato está sendo armado para causar sérios danos à população americana. A família ARAZ, de terroristas, matou a namorada do filho do chefe da quadrilha. Agora, o próprio manda executar o seu filho, que não está seguindo as leis ditadas pelos seus líderes muçulmanos.
Mas o rapaz precisa de sorte para não ser morto por um dos terroristas que seu pai mandou executá-lo. O filho de ARAZ consegue escapar da execução, matando o seu algoz.  Na CTU (UNIDADE DE COMBATE AO TERRORISMO) uma mulher demonstra ser espiã, MARYANE TAYLOR. Comunica a alguém que JACK BAUER está sabendo que o julgamento do Secretário da Defesa foi apenas fachada para a preparação de um grande plano. O próprio Secretário da Defesa tem em seu filho um inimigo em potencial. Este, encontra-se detido na CTU, para interrogatório. É que ele sabia de alguma coisa no momento do seqüestro de seu pai. 

Já na madrugada da terça-feira, assisto o filme brasileiro “TOLERÂNCIA”, de 2000, dirigido por CARLOS GERBASE, com MAITÊ PROENÇA interpretando uma advogada e ROBERTO BOMTEMPO, no papel de seu marido, um especialista em fotografias informatizadas. Ambos substituem a fidelidade conjugal pelas confissões honestas, onde cada um conta os seus problemas amorosos. Ele não gosta quando a mulher conta que teve um caso com um cliente. Por outro lado, uma amiga de sua filha dá em cima dele e aí surgem as complicações domiciliares que vão acabar em crime. 

2 007    :     -    TERÇA-FEIRA
Pela manhã, recebo um telefonema do CORONEL PM Res ANTÔNIO CARLOS MENDES. Está tratando de assuntos referentes à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, junto ao contador RICARDO. Quer o telefone do antigo contador, FRANCISCO MARQUES. Não o tenho. Dou a ele as notícias referentes ao dia de ontem, acontecidas no MMDC.
Na casa onde está instalada a minha Hemeroteca e o “ateliê” do CABO JOÃO GOMES, estão sendo preparadas as paredes de um futuro escritório para serem pintadas por um “artista”, o PAULO. Quem arrumou essa pessoa para fazer esse serviço foi o JOÃO GOMES. Ele o ajuda (o JOÃO entrou de férias no dia 2 de janeiro).                              
Indo para a cidade, por volta das 12:30 horas estou chegando na estação SÉ. Observo que retiraram os bonecos gigantes, que durante três semanas estiveram em exposição no local que fica logo depois das catracas. Agora estão montando fotografias tiradas por crianças, usando métodos primários, fazendo parte do PROJETO CURUMIN.
Na reunião do MMDS, noto um VICTÓRIO trabalhador, mas muito calado. Deixa toda a sua atenção voltada para a parte administrativa. A operacional fica mais com o AMÉRICO. Há um plano de trazer alguns oficiais da BAHIA para fazer um estágio na nossa Entidade. Por enquanto isso ainda não é certeza.
Por volta das 14 horas, estou na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não contamos hoje com a presença do presidente e nem do vice. Recebemos algumas visitas: subtenente ARABUTAN APOLÔNIO, que está sendo credenciado a trabalhar no JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista de 1932 na região da MOGIANA (principalmente FRANCA e AMPARO). Estamos fazendo uma propaganda virtual da Sociedade através do Google. Vamos conseguindo novos amigos para a nossa causa. Recebo um telefonema do MAJOR ANDREI, servindo atualmente em SANTA MARIA, no RIO GRANDE DO SUL. Ele também trabalha pelo JUBILEU DE DIAMANTE na sua área.
A Comissão Especial da Revolução, na pessoa de dona GLÓRIA, mantém um contato com a Sociedade, querendo saber detalhes do auxílio funeral. Uma pessoa residente em IGUAPE perdeu um parente, ex-combatente de 1932, e queria saber do decreto que criou esse auxílio. Acontece que o decreto é municipal e vale somente para a cidade de SÃO PAULO. Não sei se IGUAPE tem uma lei semelhante.   
De retorno ao lar, faço duas ligações telefônicas: uma para o meu primo, 3º Sargento PM RENATO VENTURA, cumprimentando-o pelos seus 47 anos completados hoje. O RENATO ainda está trabalhando na PMESP, mas seu tempo ativo está chegando ao final. Diz ele que o CORONEL PM Res FABIÃO está trabalhando na PREFEITURA DE POÁ, como Secretário de Segurança. Ele o convidou para ser seu assessor. Caso aceite, irá pedir sua reforma. O grande problema, hoje, é que quem passa para a inatividade perde dinheiro. No caso do RENATO isso orça em seiscentos reais. Ele ainda não se definiu. Também faço uma ligação telefônica para o CORONEL PM Ref RÉGIS, que está completando 69 anos. RÉGIS reside em FRANCA e foi difícil encontrá-lo. Somente às 22:30 horas é que consegui falar com ele.

Os fundadores da Igreja RENASCER EM CRISTO, ESTEVAM e SÔNIA HERNANDES, foram presos na madrugada pela Polícia de Imigração no Aeroporto Internacional de MIAMI, nos ESTADOS UNIDOS, por tentar entrar no país com 56,7 mil dólares em dinheiro vivo, e só foram liberados após pagar fiança. Ao chegar à FLÓRIDA, o casal declarou na alfândega que levava dez mil dólares, limite permitido pela lei americana – mas foi descoberto ao ser chamado para abrir as malas. Durante revista na bagagem, os  policiais encontraram notas espalhadas por bolsos, fundos falsos e até 9 mil dólares escondidos dentro de uma bíblia. O advogado dos HERNANDES, LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO, afirma que a prisão foi um engano. “Eles chegaram a MIAMI com os dois filhos e três netos. Esqueceram de fazer uma declaração para cada um e fizeram apenas três. Então foram impedidos de entrar no País”, diz. A prisão nos EUA dos criadores da segunda maior denominação neopentecostal brasileira em número de templos – são mais de 1.500 espalhados pelo BRASIL e outros seis países – aconteceu apenas 22 dias depois que eles conseguiram no Supremo Tribunal de Justiça uma liminar em hábeas corpus que lhes garantiu o direito de responder em liberdade ao processo por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato. O casal responde a 100 processos de cobranças de dívidas movidos por fiéis. São investigadas dez contas bancárias da Igreja bloqueadas por suspeita de servir para lavar dinheiro. São sete milhões de reais em dívida para com a Receita Federal. Um haras de 45 hectares no interior de SÃO PAULO também foi bloqueado pela Justiça e alvo de uma operação de busca e apreensão feita pelo Ministério Público, que resultou no confisco de documentos e CDs com arquivos de computadores. O casal é acusado de falsidade ideológica por abrir uma Igreja de fachada para coletar doações de fiéis enviadas depois à RENASCER. Também responde na Justiça por falsificação de documento público.

Ao chegar no RIO para participar da reunião que oficializou o GABINETE DE AÇÃO INTEGRADA DO SUDESTE na área de segurança pública, o governador de SÃO PAULO, JOSÉ SERRA, adiantou que vai propor ao Congresso mudanças na legislação penal brasileira, para combater a criminalidade. Os governadores redigiram documento pedindo ao presidente LULA que repita este ano os recursos para segurança que estavam previstos no Orçamento de 2006.

O incêndio em um prédio na avenida mais famosa da Capital – PAULISTA – causou medo, confusão e lentidão no trânsito, hoje pela manhã. Por volta das 8 horas, o 11 º andar da sede do JUIZADO DE MENORES, no número 1.345 da Avenida PAULISTA, pegou fogo. O edifício teve de ser evacuado, bem como um prédio vizinho. A pista sentido PARAÍSO da avenida também teve de ser interditada, por quase três horas. Para controlar as chamas, 45 bombeiros foram ao local em quinze viaturas. As labaredas podiam ser vistas saindo pelas janelas. Havia cerca de 20 funcionários no prédio mas ninguém se feriu.
O pior incêndio na PAULISTA ocorreu no dia 14 de fevereiro de 1981, quando 17 pessoas morreram por causa das chamas que atingiram o edifício GRANDE AVENIDA, no número 1.754 da via. Outras trinta pessoas ficaram feridas. Na época, o prédio era sede de escritórios bancários e comerciais. A falta de água foi a grande dificuldade encontrada pelos bombeiros que combateram as chamas. Em 21 de maio de 1987, aconteceu em um prédio da antiga Companhia Energética de SÃO PAULO.

Para quem esperava emoções, elas começaram cedo no “BIG BROTHER BRASIL 7”. Mal o programa entrou no ar, o engenheiro mineiro FERNANDO OROXCO ouviu um inesperado “Você está eliminado” de PEDRO BIAL. O motivo: seus laços de amizade com o filho de um diretor da TV GLOBO. Também hoje foram parar no paredão dois casais, formados depois da primeira prova da sétima edição: AIRTON e JULIANA e ALAN PIERRE e FLÁVIA VIANA. A própria emissora se encarregou de dar nome aos bois em comunicado enviado enquanto o reality show ainda estava no ar. O executivo em questão é o diretor comercial WILLY HAAS, que se surpreendeu, ao retornar de férias e ver o amigo de infância de seu filho entre os concorrentes do “BBB7”. Decidiu então informar o fato ao comitê que cuida do programa.   

O piloto sul-africano ELMER SYMONS, de 29 anos, morreu hoje, durante a disputa da quarta etapa do RALI LISBOA-DACAR. SYMONS sofreu acidente com sua moto no km 142 do trecho entre as cidades marroquinas de ER RACHIDIA e OUARZAZATE e morreu no local. O helicóptero do socorro médico chegou oito minutos após o acidente, mas encontrou SYMONS sem vida.
O brasileiro SYLVIO BARROS também se acidentou. Segundo o site oficial do evento, ele teve de desistir da etapa por causa dos ferimentos, mas nenhum é grave. Não foram informadas as causas e localização do acidente do brasileiro, que ocupava o 72 ª lugar na classificação.
O melhor brasileiro é JEAN AZEVEDO, que concluiu a etapa de hoje em 13 º lugar e está em nono no geral. 

O desembargador ÊNIO SANTARELLI ZULIANI, do Tribunal de Justiça, mandou hoje os provedores de acesso a internet liberarem o acesso dos internautas brasileiros ao site de vídeos YOUTUBE. Ele desfez, então, a confusão que seu despacho anterior havia provocado: a intenção era bloquear apenas o vídeo em que a apresentadora DANIELLA CICACELLI aparece com seu namorado TATO MALZONI na praia de CÁDIZ, na ESPANHA, mas o entendimento geral foi de que havia mandado bloquear o site como um todo. À tarde, antes mesmo de receber a notificação, a BRASIL TELECOM desbloqueou o YOUTUBE. A Telefônica desbloqueou totalmente apenas à noite.

Tropas americanas e iraquianas, acompanhadas por aviões e helicópteros, invadiram hoje os arredores da rua HAIFA, no centro de BAGDÁ, em um ataque que durou várias horas. Ao menos 50 supostos insurgentes foram mortos e 21 presos – incluindo sete estrangeiros. O Exército dos EUA e o governo do IRAQUE informaram que o objetivo da ação era destruir “esconderijos de terroristas”. Ainda hoje, um avião que decolou de ADANA, na TURQUIA, caiu em BALAD, ao norte de BAGDÁ. Ao menos 34 trabalhadores turcos morreram. O governo descartou qualquer tipo de ataque, afirmando que o motivo da queda foi o mau tempo.

Um incêndio destruiu hoje quatro casas em MALIBU, CALIFÓRNIA, e danificou outras cinco antes de ser contido. Uma das casas destruídas pertencia à atriz SUZANNE SOMERS, que trabalhou no filme MAMÃE É DE MORTE. As chamas levaram ao fechamento das estradas próximas. Não se sabe o que provocou o incêndio.  

Considerado um dos principais helenistas do mundo, o filósofo, historiador e antropólogo francês JEAN-PIERRE VERNANT morreu na noite desta terça-feira, aos 93 anos, segundo informou sua família, que não forneceu detalhes sobre a causa da morte. Nome familiar aos alunos de filosofia e história, VERNANT tem diversos livros publicados no BRASIL, entre eles: A ORIGEM DO PENSAMENTO GREGO, MITO e TRAGÉDIA NA GRÉCIA ANTIGA, O UNIVERSO, OS DEUSES, OS HOMENS. Professor honorário do COLLEGE DE FRANCE, VERNANT tornou-se herói da Resistência Francesa ao comandar as forças de libertação contra os nazistas sob o pseudônimo de CORONEL BERTHIER. Pacifista, VERNANT inspirou mais recentemente a criação de uma associação francesa pela não-violência.

CARLO PONTI pode ter ficado mais conhecido mundialmente em razão do seu longo e polêmico casamento com SOPHIA LOREN, mas, com sua morte, é toda uma página do cinema italiano que se fecha. Morto nesta terça-feira, aos 94 anos, em GENEBRA, de complicações pulmonares, PONTI pertenceu à estirpe dos grandes produtores, aqueles que se dedicam com ânimo e sentido de aventura ao cinema. E, se fizeram da tal da sétima arte um excelente negócio pessoal, deixaram também escrita em sua biografia uma série de belos filmes, e mesmo de obras-primas.
PONTI tem em seu currículo, agora fechado, filmes como: A ESTRADA DA VIDA, de FEDERICO FELLINI e BLOW UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO, de MICHELANGELO ANTONIONI, além do extraordinário sucesso de DOUTOR JIVAGO, de DAVID LEAN, que colocou na tela uma versão adocicada do grande romance de BORIS PASTERNAK. Mas essas são apenas algumas das obras mais conhecidas entre as cerca de 150 que PONTI produziu ao longo de sua vida.
Nascido em MAGENTA, na LOMBARDIA, em 1912, PONTI começou a produzir filmes de origem literária como PICCOLO MONDO ANTICO, de 1941, hoje considerado um clássico, dirigido por MARIO SOLDATI. No comando da LUX, a maior empresa produtora dos anos 1940, produziu títulos como JUVENTUDE PERDIDA, de PIETRO GERMI, e O MOINHO DO PÓ, de ALBERTO LATTUADA. Nos anos 1950, juntou-se a outro mito da produção italiana, DINO DE LAURENTIIS, e, juntos, tornaram possíveis filmes como EUROPA 51, de ROBERTO ROSSELLINI, e O OURO DE NÁPOLES, de VITTORIO DE SICA.
No início de 1950 CARLO PONTI conhece uma beldade de 25 anos, num concurso de beleza e se apaixona por ela. Compreensível: basta olhar uma foto de SOPHIA LOREN quando jovem para se ter idéia do efeito que produzia sobre os homens. O produtor começa a pavimentar a carreira da jovem no cinema e ao mesmo tempo inicia um caso com ela. Acontece que CARLO PONTI era casado e não havia divórcio na ITÁLIA. PONTI só terminaria a longa luta jurídica para separar-se de sua primeira mulher, GIULIANA FIASTRI, tendo obtido cidadania francesa e conseguido o divórcio na FRANÇA, podendo então casar-se com SOPHIA LOREN. Uma longa relação, com dois filhos, CARLO JÚNIOR, nascido em 1968, e EDOARDO, em 1973. Em sua edição de 1998, o FESTIVAL DE VENEZA resolveu conceder um LEÃO DE OURO pela carreira a\ SOPHIA LOREN e atriz não pôde buscá-lo, pois estava doente. PONTI, então com 87 anos, foi recebê-lo no lugar da mulher e estava tão emocionado que quase não conseguia falar. Estava acompanhado pelos dois filhos, e a família pôde, em seguida, assistir a um dos mais belos filmes de SOPHIA, também produzido por PONTI, UM DIA MUITO ESPECIAL, de ETTORE SCOLA, em que a atriz contracena com MARCELLO MASTROIANNI numa história ambientada na época do fascismo.
Nos anos 1960 e 1970, PONTI inicia uma colaboração mais próxima com MICHELANGELO ANTONIONI, do qual produz, além do já citado BROW UP, títulos importantes como ZABRISKIE POINT e PASSAGEIRO: PROFISSÃO REPÓRTER.
CARLO PONTI foi também um produtor premiado e reconhecido nos ESTADOS UNIDOS, em especial depois que A ESTRADA DA VIDA, de FELLINI, venceu o OSCAR de melhor filme estrangeiro em 1957. Mas a consagração veio mesmo com DOUTOR JIVAGO, que comoveu o mundo com a história do médico interpretado por OMAR SHARIFF e seu amor difícil com JULIE CHRISTIE no tempo da Revolução Russa de 1917. Recebeu nada menos que dez indicações para o OSCAR de 1966, e venceu cinco. Há dois anos, o mais conhecido crítico italiano, TULLIO KEZICH, dedicou um livro a DINO DE LAURENTIIS. Está na hora de PONTI ganhar estudo semelhante. Afinal, um grande produtor deixa uma obra e marca seu nome na história do cinema.  

2 008      :     -     QUARTA-FEIRA
Retornamos hoje cedo ao Centro Médico. O SARGENTO PM Ref JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR novamente me leva para ser submetido a vários exames. Saímos de GUARULHOS por volta das 6 horas e, em quinze minutos, chegamos no Hospital Militar. Apesar disso, já temos quatro pessoas na fila para retirada de sangue. O CORONEL PM Res MONTE OLIVA também se encontra no mesmo local. Relembramos os trabalhos dele na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, inclusive em janeiro de 2007 ele, como comandante do 12º BPMM, preparou o aniversário da Unidade na parte externa do Monumento Mausoléu, desenvolvendo aquela solenidade que foi a primeira dos muitos eventos do Jubileu de Diamante da Revolução Constitucionalista de 1932.
Um pouco depois das 7 horas passamos por isso. Depois, tiro RAIO X do tórax e faço o eletrocardiograma. Aí vem a parte difícil, que requer muita paciência. Aguardo durante mais duas horas para a avaliação do cardiologista: 1º TENENTE PM Méd FREDERICK MALTA DE GUSMÃO. Tira a pressão (12x8) e acha que está tudo bem comigo. Elabora o seguinte relatório, endereçado à doutora JULIANA:
RELATÓRIO MÉDICO
Paciente avaliado sob ponto de vista cardíaco.
Sem sinais de cardiopatia estrutural.
Rx Tórax: s/n
ECA: s/n
LAB: não avaliado
ASA II
GOLDMAN I (Risco de complicações cardíacas): 1,3%     
Ass: FREDERICK MALTA B. DE GUSMÃO
        1º Ten Méd PM  RE: 104528-8    CRM: 80708

Em seguida, recebo os resultados dos exames de sangue. Agora, procuro marcar consulta com a 2º TENENTE Méd PM JULIANA GONÇALVES. Isso somente será possível no dia 18 de janeiro, às 15:30 horas.
Passam das 11 horas quando embarco num ônibus SANTANA. Depois, no metrô SANTANA, embarco em direção à estação SÉ.
Vou almoçar no MMDS. Estou em jejum até esse momento. VICTÓRIO, CRISTIANO, RONALDO e depois também o COLOMBO, todos eles querem notícias dos exames que sofri nesta manhã. CRISTIANO fica contente com o resultado de minha reunião com o superintendente da CAIXA BENEFICENTE, CORONEL CANGERANA. Isso vai lhe favorecer até o mês de abril. Está muito difícil o caso do RONALDO. Não há progresso na sindicância que mandei elaborar. Parece-me que seus colegas querem lhe proteger. Fico no aguardo das diligências. COLOMBO esteve hoje na APMBB. Parece que a conversa do TENENTE-CORONEL CODELO com o MAJOR ALVES, da Academia, rendeu de maneira positiva.  A continuidade dos trabalhos do COLOMBO na APMBB será realizada na próxima segunda-feira.
No MMDC, a funcionária MARINEI foi obrigada a chamar o PEDRO porque o computador não funcionava. Ele veio no período da tarde e acha que o Windows está infestado com vírus. Essa quarta-feira é bem tranqüila. Não recebemos as visitas costumeiras das quartas-feiras. Ainda não vi a cara do CORONEL MENDES neste ano. Por volta das 16 horas, quando já estou deixando a Sociedade, chega um telefonema do repórter LUÍS, do DIÁRIO DE SÃO PAULO. Para um artigo sobre o aniversário da cidade de SÃO PAULO, ele precisa entrevistar um ex-combatente do Movimento Constitucionalista de 1932 até a próxima quarta-feira, dia 16. O nosso presidente ainda está no RIO GRANDE DO SUL. Encaminho a ele o nome do atual Comandante do Exército Constitucionalista, OSWALDO DIANA.  
Procuro localizar o 1º TENENTE PM CÍCERO, que pertencia ao efetivo do 13º BPMM. Ele completou mais um aniversário na data de ontem. O CÍCERO atualmente é o chefe da AR do CPA/M-1. Não está presente na seção do reservado e ficam os meus cumprimentos pela data natalícia.
Já em casa, telefono para o meu primo, 2º SARGENTO PM Ref RENATO VENTURA, que está completando 48 anos de idade. Também mantenho uma ligação com a chácara que o CORONEL PM Ref tem na cidade de FRANCA. Ele está completando hoje setenta anos.

LUCINDA conta que a RENATA foi internada na UTI do Hospital Geral de GUARULHOS, a fim de receber um tratamento diuturno. Seu estado de saúde é precário. NORMA, sua mãe, está muito preocupada. Inclusive, altas horas da noite, recebeu um aviso por telefone que o bebê da RENATA havia nascido. Ela não dormiu mais, pensando que salvaram a criança em detrimento da mãe. Na verdade, ela ficou sabendo mais tarde, que realmente a criança nascera, mas a mãe era outra RENATA, internada também no Hospital Central.

O SÃO PAULO não conseguiu superar a forte marcação exercida sobre os seus jogadores e ficou apenas no empate de 1 a 1 com o PIAUI, pela segunda rodada da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Válida pelo Grupo P, a partida foi realizada nesta noite no Estádio Dr. HERMÍNIO OMETTO, em ARARAS. Com esse empate, o SÃO PAULO vai a quatro pontos, dois a menos que o UNIÃO SÃO JOÃO, que venceu o CSA-AL por 2 a 0 na preliminar e eliminou os alagoanos.
Ao contrário do rival, o PALMEIRAS venceu seu segundo compromisso na COPINHA e agora é líder isolado do Grupo T. Jogando em RIO CLARO, no Estádio Dr AUGUSTO SCHIMIDT, o VERDINHO mostrou um futebol convincente e despachou o AMERICANO-MA por 2 a 1.
Assim como o PALMEIRAS, os garotos da PORTUGUESA estão quase classificados para a segunda fase da competição. A PORTUGUESA venceu o ATLÉTICO DE SOROCABA, hoje à tarde, em CERQUILHO, no Estádio OCTÁVIO PILON, por 3 a 1. A PORTUGUESA é líder isolada do Grupo J, com 6 pontos, dois a mais que o PORTO-PE, segundo colocado e adversário no próximo sábado, dia 12.
Impressionantes 11 a 1 no YPIRANGA-AP, com cinco gols de PAULO SÉRGIO, foi a goleada imposta pelo FLAMENGO nesta rodada da COPINHA. GOIÁS não ficou muito atrás: 7 a 0 no MATO GROSSO DO SUL. A FERROVIÁRIA passou com facilidade pelo JAGUARÉ-ES ao vencer por 4 a 0, enquanto o ATLÉTICO-PR goleou o GENUS-RO pelo mesmo placar. O PÃO DE AÇÚCAR aplicou 6 a 0 no VILA NOVA e o FIGUEIRENSE ganhou do VILAVELHENSE-ES por 4 a 1. O TABOÃO DA SERRA também não perdoou o adversário: 5 a 1 sobre o JUVENTUS, mesmo resultado do SÃO BENTO sobre o BRASILIENSE. O VASCO ganhou do VILA AURORA-MT por 4 a 1.

A funcionária da TAM, DEONICE SANTANA, de 31 anos, morreu hoje, por volta das 16 horas, no Hospital Geral de GUARULHOS, após sofrer uma parada cardíaca. A morte cerebral, no entanto, já havia sido anunciada ontem. Na última segunda-feira, ao sair de um avião no qual fazia limpeza, ela despencou de uma altura de cerca de oito metros. O carro-escada não estava acoplado à aeronave onde ela trabalhava, no Aeroporto Internacional de GUARULHOS. Por ironia do destino, o sonho de DEONICE era voar. De preferência para fora do país.  

9 de janeiro de 2008
   Suplemento do jornal A Razão. Não pode ser vendido separadamente
segundo@arazao.com.br
Memória - Em visita a Santa Maria, o presidente da Sociedade de
Veteranos de 32, Gino Struffaldi, ministrou palestra na 6ª Brigada
Divulgação / A Razão Ricardo Ritzel

Struffaldi tem 94 anos e uma memória privilegiada. Ele é um veterano combatente da revolução de 32, servindo na época, na unidade que guarnecia a Fortaleza de Itaipu, na Praia Grande de Santos-SP. Ontem ele esteve em Santa Maria para proferir uma palestra na 6ª Brigada Infantaria Blindada, a convite do Instituto de História do Exército Brasileiro.
“É importante resgatar a memória de 1932 para dar uma dimensão real e nacional para este conflito, e consequentemente nas suas comemorações.
A revolução de 32 não foi somente um conflito paulista. Houve lutas no Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre outros. E também os comandantes das forças constitucionalistas não eram paulistas. Eram dois gaúchos e dois cariocas. E até mesmo a maioria dos efetivos não eram oriundos de São Paulo. Eram nordestinos, nortistas, italianos, franceses...”, ressaltou Struffaldi.
A Revolução Constitucionalista de 1932, ou Guerra Paulista como ficou conhecida, foi um movimento armado ocorrido no Brasil entre julho e outubro daquele ano, com objetivo de derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional após a  supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930. “A revolução não teve um caráter separatista como ficou estigmatizado pelo Governo Federal da época. Foi um movimento pela legalidade”, disse.
O Partido Republicano Paulista e o Partido Democrático de São Paulo, que antes apoiara a Revolução de 1930, uniram-se na Frente Única para exigir o fim da ditadura do “Governo Provisório” e uma nova Constituição.
Os paulistas consideravam que o seu Estado estava sendo tratado pelo Governo Federal como uma terra conquistada, governada por tenentes de outros estados e sentiam, segundo afirmavam, que a Revolução de 1930 fora feita “contra” São Paulo. O estopim da revolta foi a morte de cinco jovens no centro da cidade de São Paulo, assassinados por partidários governistas em 23 de maio de 1932, dando origem a um movimento de oposição que ficou conhecido como MMDC: Mário Martins de Almeida (Martins), Euclides Bueno Miragaia (Miragaia), Dráusio Marcondes de Sousa (Dráusio) e Antônio Américo Camargo de Andrade (Camargo). Esse fato levou à união de diversos setores da sociedade paulista em torno do movimento de constitucionalização.
Nesta Revolução, tanto se uniu a oligarquia que pretendia a volta da supremacia paulista no poder quanto segmentos que desejavam a implantação de uma verdadeira democracia no Brasil. “Eu tinha 18 anos em 32. Não entendia bem tudo que estava acontecendo. Mas o entusiasmo e a mobilização da população foi geral. Houve doações de todas as classes da sociedade, desde pequenas jóias até grandes quantias. Foi o único movimento revolucionário espontâneo no mundo. Haviam brasileiros de todo país, haviam estrangeiros, japoneses, italianos etc...”, comentou o presidente da Sociedade dos Veteranos de 32. O movimento estendeu-se até 2 de outubro de 1932, quando foi derrotado militarmente. Nota-se que em 9 de julho, Vargas já havia iniciado a Constituinte e que já havia nomeado um interventor paulista - as duas grandes exigências de São Paulo. Isso, porém, não evitou o conflito, já que o que a elite paulista realmente queria voltar a dominar a política nacional, como o fazia anteriormente.
Com o término da revolução constitucionalista, ficou marcado o início do processo de democratização. Em 3 de maio de 1933 foram realizadas eleições para a Assembléia Nacional Constituinte quando a mulher votou pela primeira vez no Brasil em eleições nacionais. Nesta eleição, graças à criação da Justiça Eleitoral, as fraudes deixaram de ser rotina nas eleições brasileiras.
Getúlio, terminado a revolução de 1932, se reconciliou com São Paulo, e depois de várias negociações políticas, nomeou um civil paulista para interventor no Estado: Armando de Sales Oliveira, e participando, mais tarde, pessoalmente da inauguração da avenida 9 de julho em São Paulo.
Histórias brasileiras.
Uma curiosidade, Gino Struffaldi serviu na guarnição de Santa Maria em 1937, onde conheceu sua esposa, Dona Dinorah, a qual casou em 1939. Além da palestra, o presidente da Sociedade de Veteranos de 32, também veio visitar seus sobrinhos, da família De Nardin, que residem na cidade.

Uma pessoa morreu no início da tarde após ser atropelado por um trem da CPTM. De acordo com informações da Polícia Civil, por volta das 12:40 horas, um jovem ainda não identificado, que aparenta ter entre 17 e 20 anos, foi atropelado ao tentar atravessar os trilhos da Linha B (ITAPEVI – JÚLIO PRESTES), entre as estações LAPA e BARRA FUNDA, na zona oeste. Foi o segundo acidente fatal em uma linha da CPTM na semana.

A Polícia Civil já identificou um terceiro suspeito de ter participado do roubo das telas “O RETRATO DE SUZANNE BLOCH”, de PABLO PICASSO, e “O LAVRADOR DE CAFÉ”, de CÂNDIDO PORTINARI, do MASP: seria MOISÉS MANOEL DE LIMA SOBRINHO, que está foragido. Sua identificação foi obtida depois da prisão de RÓBSON DE JESUS JORDÃO, apontado como líder do grupo, e FRANCISCO LAERTON LOPES LIMA. Segundo o “JORNAL NACIONAL”, LIMA SOBRINHO poder ter fugido para o RIO GRANDE DO SUL. A polícia está atrás de uma quarta pessoa, que teria atuado como intermediário entre os ladrões e quem encomendou o roubo das obras de arte. Esse intermediário foi visto por vizinhos de um sobrado da Rua ANTÔNIO VITORINO DA COSTA, em FERRAZ DE VASCONCELOS, onde as telas estavam escondidas. Ele chamou a atenção pelos carros usados nas visitas ao local.

Os quadros foram devolvidos hoje pela manhã ao MASP sob forte esquema de segurança. Um comboio formado por 40 policiais em 10 viaturas, 12 motos e um helicóptero partiu às 10:40 horas de hoje da sede do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (DEIC) com destino ao MASP. As pinturas foram transportadas em um caminhão baú climatizado a 20 graus centígrados. O percurso de seis quilômetros foi percorrido em menos de 20 minutos, sem incidentes. A PM instalará até o meio do ano na Avenida PAULISTA uma base fixa para proteger o museu.

A inesperada vitória da senadora HILARY CLINTON sobre BARAK OBAMA na briga pela candidatura presidencial do Partido Democrata, nas primárias de NEW HAMPSHIRE, e o triunfo de JOHN McCAIN, entre os republicanos, embaralharam os cálculos da disputa à CASA BRANCA e tornaram seu desfecho ainda menos previsível – seja na fase preliminar, que se concluirá com as convenções nacionais, no início de setembro, seja na reta final para o pleito de 4 de novembro.

2 009    :     -     SEXTA-FEIRA
O Chefe substituído, Cel Int JOSÉ LUIZ MONTEIRO GIAMBARTHOLOMEI e o chefe substituto, Ten Cel Int LUIZ ANTÔNIO DE ALMEIDA RIBEIRO, sentir-se-ão honrados com a presença de V. Exª / V. Sª e família à Cerimônia de Passagem de Chefia do 21º Depósito de Suprimento.
DATA: 09 de janeiro de 2009
HORA: 10 horas 
LOCAL: Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 147
               Vila Anastácio – São Paulo – SP
O GINO e o MENDES combinaram comigo o encontro na ARMÊNIA às 9:30 horas. Chego antes desse horário. Logo depois o GINO desce do Metrô e o MENDES está com o seu carro na LINDÓIA, Rua PEDRO VICENTE.
É o nosso primeiro encontro do ano. Durante o trajeto percorrido até a LAPA ele conta o trabalho que está tendo para possibilitar a entrada do filho mais novo do CORONEL PM Ref PAZELLI, que inclusive está namorando com a sua neta, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Vamos para o quartel do 21º D Sup, já nosso conhecido, há anos. O CORONEL GIAMBARTHOLOMEI tornou-se um grande amigo nosso e várias solenidades envolvendo o nosso núcleo da LAPA foram apoiadas por ele. É uma grata cerimônia que vamos assistir, pois representa para o GIAMBARTHOLOMEI um progresso em sua carreira. Os generais JOSÉ JÚLIO DIAS BARRETO e EDUARDO SEGUNDO LIBERALI WIZNIEWSKY estão presentes. Encontramos entre os convidados: CORONEL EDISON LUIZ ROSA (do Comando Sudeste), CORONEL PM ANTÃO FERNANDES, Comandante do CPA/M-5, CORONEL PM Ref LUIZ NAKAHARADA, TENENTE-CORONEL LEMOS (do Exército), TENENTE-CORONEL PM ADRIANO LUCINDA TELHADA, Cmt do 7º BPMM (como Major pertenceu ao 4º BPMM, Unidade localizada na LAPA), TENENTE-CORONEL PM LONGO (atual Cmt do 4º BPMM), WALLACE GUILHERME GUIRELLI, MAJOR ALFREDO (do Exército).
Sentimos a falta do Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, coordenador do núcleo da LAPA.
A solenidade é presidida pelo GENERAL EDUARDO SEGUNDO LIBERALI WIZNIEWSKY. O CORONEL GIAMBARTHOLOMEI faz de sua ORDEM DO DIA um momento significativo de agradecimentos às pessoas que colaboraram pelo seu sucesso na Chefia do 21º Depósito de Suprimento e, principalmente, à sua família.
O CORONEL MENDES veio de ATIBAIA especialmente para estarmos presentes neste evento. Sua família passa alguns dias no sítio e ele deverá  retornar para ATIBAIA ainda hoje. Não ficamos para o coquetel. O MENDES deixa o GINO e eu no metrô da ARMÊNIA. 
O GINO vai para sua residência. Passo pela Sociedade. Acompanho o trabalho dos pedreiros na construção do contra-piso do 1º andar. Um deles também trabalha na remoção do atual piso da escada. Aos poucos, a Sociedade vai adquirindo uma nova “roupagem”.
Almoço com o OREZ. Ele recebeu ordens do MARIO MARGARIDO para apressar o início do PLANO “2009” na semana que vem. O ponto principal da operação está concentrado na cidade baiana de IMPERATRIZ. Ali, já trabalham: LUZ, FERNANDO e MATHEUS.
Regresso mais cedo para casa. Nesta noite recebo um telefonema da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Ela esteve reunida com HERNÂNI DONATO e surgiram outros nomes para receber a Medalha ALEXANDRE DE GUSMÃO: o prefeito GILBERTO KASSAB, o presidente da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo e o Ministro JOSÉ GREGÓRI.
Recebi a seguinte mensagem do CAPITÁO ISAAC FERRER:
Cel Mario agradeço a mensagens pela entrada de ano e retribuo em dobro ao Sr. e família.
Cel, a propósito o Sr. teria o Telefone de contato pessoal do Cap Gino...é que fui transferido de Lorena para o QG(Comando Militar do Sudeste) no Ibirapuera e quero alugar um imóvel naquela região :  Paraíso, Ana Rosa, Vila Clementino, Mirandópolis, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, ou seja próximo da linha de metro cor azul.
Como sei que ele mora nessa localidade(zona sul) se ele poderia me ajudar com informações.
Fico aguardando o contato
Atenciosamente
Capitão Isaac Ferrer

Depois de passar boa parte de A FAVORITA traindo o marido ELIAS com o amigo DAMIÃO, DEDINA terá um péssimo final. A morte da ex-primeira dama assanhadinha promete render muito choro à trama de JOÃO EMANUEL CARNEIRO. A morte da personagem começa a ser exibida hoje. A tragédia doméstica se inicia quando DAMIÃO chega à casa do prefeito, e ela pede aos dois que se aproximem de sua cama. Com ELIAS e DAMIÃO juntos, DEDINA confessa: “Eu fui a responsável por estragar a amizade de vocês” Com pouco ar nos pulmões, admite que é a sua última chance de dizer que é a única culpada pela briga entre os dois. Com o sentimento de culpa ela pede para eles se perdoarem, porque não gostaria de morrer e deixá-los como inimigos. Emocionados, ELIAS e DAMIÃO percebem que DEDINA não está mais respirando.
Enquanto isso, o autor guarda a sete chaves os últimos capítulos da trama. Porém, possíveis finais não param de pipocar. O boato mais forte até agora é que FLORA e DONATELA só se reencontram no último capítulo. Já casada com ZE BOB, DONATELA vai passar a lua-de-mel numa casa no GUARUJÁ. FLORA, esperta como sempre, descobre o ‘cantinho’ dos dois, e os procura. Mas quando o clima esquenta no encontro dos três, eis que surge a salvadora da pátria LARA. Assim que ela descobre que a mãe e o noivo estão em lua-de-mel e que FLORA os perseguindo, os segue até a casa do GUARUJÁ.

EDITH OLIVEIRA NOGUEIRA, a DONA EDITH DO PRATO, morreu hoje pela madrugada no Hospital PORTUGUÊS, em SANTO AMARO, aos 94 anos, após um Acidente Vascular Cerebral. Ela sofria de isquemia cerebral havia quatro anos e no dia 18 de dezembro tinha sido internada às pressas. O enterro seria realizado hoje à tarde.
Munida apenas de um prato e uma faca, que raspava no prato (o que lhe valeu o apelido), e uma voz personalíssima, ancestral, DONA EDITH deu vida a uma rica tradição de sambas-de-roda, pontos de terreiro e cantos folclóricos. Humilde e sábia, a mãe-de-leite do quinto filho de DONA CANÔ, CAETANO (ela amamentou o tropicalista quando sua mãe foi tomada por uma forte gripe), EDITH tornou-se referência e delícia de gerações.
“Toda a vida fui louca por samba. Fugia escondida de meu pai, pra espiar o samba. Eu ficava raspando uma cuia de queijo, mas não acertava nada. Um dia, com uma faca e um prato de doce, peguei o ritmo. Ficou EDITH afamada por isso e, todo caruru, festa de aniversário, me chamavam pra tocar, mas ninguém me ensinou”.
O disco VOZES DA PURIFICAÇÃO foi gravado em 2002 e lançado em tiragem restrita. Chegou ao grande público pelas mãos de MARIA BETHÂNIA, que participou no disco dos sambas-de-roda QUEM PODE MAIS, DONA DA CASA e EU VIM AQUI. DONA EDITH já havia participado do disco CICLO, de BETHÂNIA, onde interpretou a chula FILOSOFIA PURA.
CAETANO cantou em MINHA SENHORA, que inspirou a composição tropicalista homônima de GILBERTO GIL e TORQUATO NETO. O sambista ROQUE FERREIRA participou da faixa ARIRI VAQUEIRO. O ponto alto do CD é SAMBA NUMERADO, um cortejo afro.

Por 4,2 bilhões de reais, o BANCO DO BRASIL comprou hoje 50% do BANCO VOTORANTIM, braço financeiro do grupo da família ERMÍRIO DE MORAES. A transação foi anunciada pelo ministro da Fazenda, GUIDO MANTEGA, e o presidente do BV, JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES NETO. O primeiro resultado do negócio será a ampliação em 21% da linha de financiamento à pessoa física para a compra de automóveis, segundo estima MANTEGA.

CARLOS SAINZ venceu a sétima etapa do RALI DAKAR entre os carros. Hoje o espanhol, que corre em dupla com o francês MICHEL PERIN, foi o primeiro a chegar ao CHILE e assumiu a liderança na classificação geral.
A morte do francês PASCAL TERRY, por falha de comunicação, trouxe polêmica. Jornais franceses dizem que o problema permanece. Hoje, o argentino EDUARDO ALAN ficou parado por 16 horas com sua moto no meio das dunas de NIHUIL. O helicóptero da organização não o localizou e ele foi resgatado graças a um garoto de um vilarejo próximo às dunas.

Pela quarta vez consecutiva, ANDY MURRAY venceu ROGER FEDERER. Hoje, o tenista escocês derrotou o número dois do mundo e garantiu vaga na final da ATP DE DOHA, no QUATAR. MURRAY, número 4 do ranking, vai enfrentar ANDY RODDICK, oitavo do mundo, na decisão.

O presidente eleito dos EUA, BARACK OBAMA, que assume a presidência no dia 20, confirmou hoje LEON PANETTA, ex-chefe de gabinete do governo de BILL CLINTON, para dirigir a CIA, o almirante DENNIS BLAIR como diretor nacional de inteligência e JOHN BRENNAN, veterano funcionário da CIA, como conselheiro de segurança da CASA BRANCA, que coordenará as medidas antiterror do país.

Piratas somalis liberaram hoje o superpetroleiro saudita SÍRIUS STAR e seus 25 tripulantes depois de receberem 3 milhões de dólares em resgate. A liberação pôs fim ao seqüestro do maior navio de que se tem notícia e afastou os temores de um desastre ecológico na costa leste da ÁFRICA.

O chefe de operações da AL-QAEDA no PAQUISTÃO e seu principal general morreram na semana passada em uma operação da CIA na zona tribal, na fronteira com o AFEGANISTÃO, informaram hoje autoridades de segurança do PAQUISTÃO e EUA. O queniano USAMA AL-KINI e seu braço direito, SHEIJ AHMED SWEDAN, foram atingidos por um míssil, em 1º de janeiro, disparado de território afegão. Outros três militantes morreram no ataque. Os dois constavam na lista de procurados do FBI por envolvimento nos ataques às embaixadas americanas no QUÊNIA e na TANZÂNIA, em 1998.
AL-KINI também teria sido o responsável pelo atentado ao hotel MARRIOTT de ISALAMABAD, em 20 de setembro, que matou 60 pessoas, e pela tentativa de assassinato da ex-primeira ministra do PAQUISTÃO, BENAZIR BHUTTO, em 18 de outubro de 2007. BHUTTO morreu em 27 de dezembro de 1007, em um atentado que matou outras 23 pessoas.

ISRAEL e o grupo islâmico HAMAS rejeitaram hoje a resolução do Conselho de Segurança da ONU que pede um cessar-fogo ‘imediato e duradouro’ na FAIXA DE GAZA e a retirada das forças israelenses da região. A resolução foi aprovada na madrugada com o apoio de 14 dos 15 membros do Conselho e a surpreendente abstenção dos EUA, aliado tradicional de ISRAEL. “Ao abster-se, os EUA podem estar indicando que se está formando um consenso de que o derramamento de sangue foi longe demais”, escreveu a influente revista britânica THE ECONOMIST em sua versão online. 

O roqueiro britânico DAVE DEE, que ficou famoso na década de 160, morreu hoje, aos 67 anos, após sua batalha contra o câncer. Ex-policial, DAVE era vocalista da banda DAVE DEE, DOZY, BEAKY, MICK & TICH e era conhecido por sucessos como “THE LEGEND OF XANADU” e “BEND IT´”. Faleceu quando estava acompanhado por amigos e familiares no KINGSTON HOSPITAL, na região sudoeste de LONDRES.

2 010      :         SÁBADO
Muito sossego neste sábado. Apenas faço ligações telefônicas para cumprimentar meu primo SARGENTO PM Res RENATO VENTURA, que hoje está completando cinqüenta anos de idade e para o meu companheiro de bancos escolares no antigo CFA (hoje APMBB), CORONEL PM Ref MARCO RÉGIS RAGGHIANTI CORDEIRO, que se encontra em FRANCA.
Leitura de jornais, digitalização de minhas memórias e colagem das páginas impressas (agora com o auxílio da LASERJET 1005 que o PAULO CÉSAR adquiriu no último dia 6), arquivos de documentos, enfim, a rotina de meu escritório e biblioteca, vão vencer as horas do sábado.

O SÃO PAULO já estava classificado para a próxima fase, mas obteve outra goleada hoje pela COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. Em JAGUARIÚNA, fez 5 a 0 no AVAÍ e confirmou 100% de aproveitamento no Grupo H da competição.

As fortes chuvas que caíram sobre a zona sul da capital hoje causaram transtornos, sustos e prejuízos. Entre 18 e 18:30 horas bombeiros registraram pedidos de resgate de pessoas ilhadas devido a alagamentos em, pelo menos, três ruas da região. No SHOPPING SP MARKET, na Avenida das Nações Unidas, uma tubulação hidráulica estourou por volta das 17:30 horas O barulho e a inundação repentina assustaram os clientes. O volume de água que caiu na região durante cerca de 30 minutos foi tão grande que interditou a Avenida Nações Unidas e ficou impossível entrar ou sair do shopping. O trânsito na avenida ficou interditado nos dois sentidos até a água baixar. Devido a chuva, o Aeroporto de CONGONHAS, ficou fechado para pouso e decolagem por cerca de uma hora.

Sobre um mar de montanhas ao sul da Grande BELO HORIZONTE, parentes e amigos jogaram, hoje, as cinzas da estudante YUMI FARACI, de 18 anos, morta no soterramento da POUSADA SANKAY, na ILHA GRANDE, no RIO. O cenário escolhido foi a SERRA DA MOEDA, a 28 km da capital mineira e cercada por floresta e pela Lagoa dos Ingleses. Um amigo da família saltou de asa delta e, do alto, despejou os restos mortais da jovem, ao som de músicas gravadas por ela, que emocionou as cerca de 60 pessoas presentes. Abraçada o tempo inteiro a um pote com as cinzas e chorando, a mãe de YUMI, SÔNIA FARACI, fez um convite: quem quiser “sentir” a filha, deverá respirar o ar daquelas montanhas de MINAS ou mergulhar nas águas de ANGRA. Além dos pais da estudante, a avó materna e colegas da UFMG participaram da homenagem, entre eles, alguns feridos no desabamento.

A apresentadora HEBE CAMARGO, de 80 anos, passou por uma cirurgia nesta manhã no Hospital ALBERT EINSTEIN, no MORUMBI, para a retirada de nódulos na região do abdômen. Médicos investigam a possibilidade de ela ter câncer. O resultado dos exames ficam prontos no dia 11, segunda-feira. Se o diagnóstico de câncer for confirmado, a apresentadora deve passar por um tratamento de quimioterapia. HEBE se internou na noite de ontem, às 20:30 horas e, segundo a assessoria do hospital, ainda não há previsão de alta.
A intervenção durou das 7:30 às 10:30 horas. No boletim medico consta que os nódulos foram achados na região do peritônio (membrana que envolve o abdômen). Foram retirados vários pedaços do peritônio, um ovário e um resto de trompa.
Pouco antes da cirurgia acabar, o apresentador CARLOS ROBERTO MASSA, o RATINHO, também do SBT, foi ao hospital pra visitá-la. Ao meio-dia a apresentadora estava acordada e já recebia novas visitas. Entre elas a do comediante CARLOS ALBERTO DE NÓBREGA. Porém, não tinha ido para o quarto e permanecia na Unidade de Terapia Intensiva. Ela terá de fazer exames complementares específicos após a análise dos nódulos e deverá ser transferida para o quarto amanhã.
A apresentadora tinha programado o procedimento, não foi uma intervenção de emergência. Ela aproveita as férias do seu programa “HEBE”, no SBT. À frente da atração há 23 anos, as gravações recomeçam no próximo mês. Em março, ela faz 81 anos. Antes de liderar o programa que leva seu nome, já era famosa como atriz e cantora nas rádios.
Os médicos responsáveis pelo procedimento são os da equipe do cirurgião geral ANTÔNIO LUIZ VASCONCELLOS MACEDO. Ele, mais os médicos SÉRGIO SIMON, BENEDITO ROSSI, GUSTAVO CARDOSO GUIMARÃES e WANDERLEY CERQUEIRA, não estavam autorizados para dar entrevistas.    

A Polícia Militar gastou em 2009 quase 1,5 bilhão de reais em um arsenal para combater o crime na COPA DO MUNDO de 2014, a ser realizada no BRASIL. Para este ano, a Secretaria da Segurança Pública do Estado conta com 11 bilhões da verba total, com a qual deve comprar quatro blindados ara o Batalhão de Choque e um veículo anfíbio para resgate em enchentes. A tropa da ROTA que, após anos de proibição, voltou a andar com fuzis M-16 nas viaturas, ganhará uma nova arma em 2010:o fuzil israelense TAVOR, que será produzido no BRASIL pela TAURUS e será testado pela PM neste mês.

Três homens assaltaram a lanchonete da rede McDONALD´S localizada no km 23 da Rodovia RAPOSO TAVARES, na GRANJA VIANA, em COTIA. Na invasão, balearam o gerente DANIEL, de 25 anos.
Por volta das 23 horas na noite de ontem, os ladrões entraram na loja e anunciaram o assalto, rendendo funcionários e clientes. Dois criminosos recolheram o dinheiro dos caixas, enquanto o outro tentava obrigar o gerente a abrir o cofre. A câmera de vigilância da sala do cofre registrou o momento em que o ladrão disparou a arma.
A imagem mostra ainda o bandido chutando e empurrando a vítima, que permaneceu em constante estado de ameaça. Pouco antes do tiro, a arma aparece encostada à axila do rapaz e o ladrão com o dedo no gatilho, demonstra impaciência.
Os assaltantes fugiram levando o dinheiro, em espécie, e alguns sacos de moeda que estavam em um outro caixa, que atende os clientes no estacionamento.

Em julho, a família BENTO DA SILVA sofreu a primeira perda com o assassinato do pai EDMILSON. No final de dezembro, o filho TIAGO também foi morto.
Hoje, às 10:20 horas, na Rua JURUÁ, em DIADEMA, onde a família morava foram assassinadas a mãe, MARIA DE FÁTIMA BENTO, de 46 anos, e a filha, KARINA BENTO DA SILVA, 23 anos. Em comum, além do grau de parentesco das vítimas, a situação das investigações continua sem conclusão.
A Secretaria da Segurança Pública informou que na segunda-feira será avaliada a possibilidade de ligação entre os crimes e o caso pode ser encaminhado ao Departamento de Homicídios ou continuar a ser investigado pelo 3º DP de DIADEMA.

Quatro homens foram mortos a tiros em ITAPEVI. É a primeira chacina do ano. Eles estavam em um bar na VILA SANTA RITA, quando dois homens invadiram o local a tiros. Uma pessoa tentou fugir, mas não resistiu e morreu na calçada. Duas vítimas tinham antecedentes criminais por porte de arma e homicídio.

O russo NICOLAY DAVYDENKO conquistou com méritos o título do ABERTO DO CATAR, em DOHA. Depois de eliminar o suíço ROGER FEDERER nas semifinais, o tenista derrotou de virada o espanhol RAFAEL NADAL na decisão do torneio.
Em partida emocionante que durou duas horas e 24 minutos, a belga KIM CLIJSTERS (18ª do mundo) derrotou hoje, na final de BRISBANE, na AUSTRÁLIA, sua compatriota JUSTINE HENIN. As duas atletas – veteranas das quadras – se enfrentaram pela 23ª vez. HENIN leva vantagem: tem 12 vitórias contra 11 de CLIJSTERS.

O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ anunciou uma maxidesvalorização do Bolívar no final da noite de ontem. A moeda nacional passará a ter duas taxas de câmbio, dependendo do seu uso. Passará de 2,15 bolivares por dólar para 2,60 bolivares para setores como saúde e alimentos, uma desvalorização de 17,3%. Para artigos que não são considerados de primeira necessidade, a depreciação será ainda maior: de 50%, passando a 4,30 bolívares por dólar. Este vai se chamar dólar petroleiro. O câmbio oficial estava fixo em 2,15 desde o ano de 2005.

TOGO não vai disputar a COPA AFRICANA DAS NAÇÕES, principal torneio do continente que começa amanhã, em ANGOLA. A seleção decidiu abandonar a competição após a confirmação de mais duas mortes devido ao ataque sofrido ontem pela delegação em CABINDA, província angolana que faz fronteira com o CONGO. No atentado, o ônibus que transportava a equipe togonesa foi metralhado por rebeldes da FLEC (FRENTE DE LIBERTAÇÃO DO ESTADO DE CABINDA), grupo que desde 1975 luta contra o governo de ANGOLA. A estréia de TOGO seria na segunda-feira, dia 11, contra GANA, em CABINDA.

2 011        :       -      DOMINGO
Entre os e-mails importantes que recebo hoje registro aquele que veio pelo GRUPO BARRO BRANCO (GBB):
Caríssimo Amigo e Comandante Geral, Coronel PM Alvaro Batista Camilo,
Como não tenho coragem de acordar o nosso Moderador, Coronel PM José Carlos Ciapina, a estas horas da madrugada, mas tenho certeza de que o nosso pensamento e sentimentos são conformes, tomo a liberdade de falar em nome dele e, creio firmemente, no de todos os que amam a Polícia Militar (e não somente os do Grupo Barro Branco) principalmente os cidadãos que assinaram o documento anexo, porque sabem que a MANUTENÇÃO DA ATUAL POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA é o melhor caminho para o bem da sociedade paulista e, por via de consequência para todos os brasileiros.
O ofício abaixo, que agora fazemos publicar com muita alegria e com grande honra, foi remetido ao Governador eleito, no dia 21 de dezembro, através de sedex a portador definido, com a missão de fazê-lo chegar em segurança ao seu destino.
Implicitamente, mesmo sem a citação nominal de ninguém, nas 346 assinaturas do anexo estão os milhões de cidadãos brasileiros de São Paulo que temos certeza de compartilharem a nossa opinião de que o Secretário Antonio Ferreira Pinto e os líderes das nossas forças de segurança reuniram méritos suficientes para receberem o voto de confiança da população.
Trata-se de iniciativa civil, originada no movimento Frente Cívica de Ribeirão Preto, por isso, tem a marca da legitimidade da plena cidadania, não configurando uma visão setorizada ou corporativa, que só costuma enxergar até os limites dos benefícios grupais, sem alcançar a universalidade que deve presidir os pleitos ao serviço público.
Como a sua auspiciosa mensagem reconhece, "Muito ainda há para se fazer!", mas Vossas Excelências partem de um excelente saldo positivo de realizações e contam com a confiança da MELHOR FORÇA DE SEGURANÇA DO PAÍS!
Nós e nossas famílias esperamos muito dos Senhores, mas estaremos juntos: a confiança é mútua!
Feliz 2011 e sucesso sempre! Forte abraço!
Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho
Coronel PM, com muito orgulho!
José Carlos Ciapina para Coronel, GBB-
Prezados amigos do GBB. Esta é a notícia que estávamos aguardando, confiando que haveria de ser reconhecido o trabalho do prezado Cel Camilo pelo Secretário como nós já havíamos reconhecido. Desejamos sucesso nessa prorrogação merecida crentes que novas vitórias virão. Agradecemos a todos os integrantes do GBB pelo apoio às nossas iniciativas nesse sentido.
Nosso lema: "Lealdade e Constância"
Ribeirão Preto, 21 de Dezembro de 2010. Ref.: Abaixo-Assinado “Apoio da Sociedade Paulista à Continuidade da Atual Política de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo Caríssimo Geraldo Alckmin Governador eleito do Estado de São Paulo
Temos plena certeza de que esta moção de aplausos traduz o pensamento de milhões de brasileiros de todo o Estado de São Paulo, razão central para sugerir-lhe não medi-la pela quantidade de assinaturas, mas pelo espírito que anima o seu simbolismo. Quando a Frente Cívica de Ribeirão Preto postou o manifesto virtual que gerou estas 346 assinaturas distribuídas pelo Estado, tinha consciência de que não dispunha de estrutura nem tempo para alcançar, em curto prazo, todos os municípios paulistas e a sua população de mais de 40 milhões de cidadãos. Mas, mesmo assim, nos pusemos a caminho e, quando nos preparávamos para enviá-lo, seu twitter veio ao nosso encontro com o anúncio que mais desejávamos ouvir: "Convidei hoje os Secretários Ferreira Pinto e Lourival Gomes para dar continuidade ao seu trabalho na SSP e na SAP e promover novos avanços". Como dizem nossos sábios caipiras: "quando íamos com o milho, já voltava a farinha pronta". Sua atitude corajosa de não acolher o costumeiro "mudar por mudar",  ou só para "mostrar quem manda", demonstra sabedoria e capacidade de observação, além de visualizar o macro ou o geral, em vez de o micro ou o particular.
Asseguramos-lhe que foi com esta visão, pelo comunitário e abrangente, em vez de pelo pessoal e setorizado, que nos animamos à empreitada de fazê-lo saber do anseio da grande maioria da população de bem, no sentido de que fosse mantida a política estadual de segurança pública que, apesar de ainda ter muito a ser melhorada para satisfazer as altas expectativas dos paulistas, tem sido conduzida com coragem e profissionalismo e é referência para os demais Estados da Federação. Neste momento em que o mundo cristão se prepara para celebrar o eterno Aniversariante, voltamos-Lhe o pensamento e o coração agradecidos para rogar-Lhe muita luz para iluminar o seu governo, pelo seu próprio sucesso e para o bem de toda a sociedade brasileira de São Paulo. Os 346 signatários e todos os seus milhões de representados. Atenciosamente.
Fabiano Augusto Alvarenga Guimarães
Presidente FRENTE CÍVICA Link para acessar os Comentários de quem assinou o Abaixo assinado:http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N4072 Anexo 1: Texto do Abaixo-assinado Anexo 2: a Lista de Assinaturas
Em 9 de janeiro de 2011 00:24, Coronel PM Alvaro Camilo <camilo@policiamilitar.sp.gov.br> escreveu:
Caro amigo Coronel Corrêa de Carvalho e amigos do GBB,
Continuo no Comando Geral, com muito orgulho!
Em respeito a todos que nos ajudaram a fazer a diferença na segurança da população de São Paulo, venho até você para informar que fui convidado pelo Dr. Antônio Ferreira Pinto, Secretário de Segurança, Pública a continuar no comando da nossa querida Polícia Militar. Isso se deveu ao trabalho do(a) nosso(a) policial militar que, sob a orientação de nossos comprometidos comandantes, fez muito na defesa de nosso cidadão e todos os indicadores caíram no segundo e terceiro trimestres de 2010 e tudo indica que se confirmará a mesma tendência no último trimestre. Faço também um reconhecimento e um agradecimento a todos nossos amigos das associações e entidades ligadas à Polícia Militar, pois foi com o seu apoio, do nosso Secretário de Segurança e do Governo e dos nobres Deputados que alcançamos grandes conquistas que trouxeram mais dignidade aos nossos valorosos policiais militares, da ativa e veteranos, como a correção do ALE. Muito obrigado. Muito ainda há para se fazer! Avançamos em todos os seis grandes objetivos definidos, mas ressalto um em especial: a Valorização do Policial Militar. Medidas como a correção do ALE, o Café com o Comandante, o Poupatempo do Policial, Atividade Delegada, as parcerias para estudo inclusive para os filhos, os encontros com a tropa e com os veteranos, alterações nas targetas e na identidade, a arma e o colete como carga individual, foram importantes para melhorar a sua dignidade e de nossos valorosos veteranos e pensionistas. Mas, muito há por fazer, conto com a sua ajuda. Continuarei focado nos objetivos de comando e a Valorização do Policial Militar continuará ocupando local de destaque nessa lista. Segue um link com mensagem que gravei para nossos policiais no final do ano que já está na internet. http://www.policiamilitar.sp.gov.br/inicial.asp?OPCAO_MENU=VIDEOS_VIDEOS&txtHidden=50&flagHidden=D&SelAssunto=Ve%EDculo+localizado&txtPlvChave=&txtPlacaVeiculo=
Aproveito para mais uma vez desejar um excelente 2011 a todos!
Que Deus continue iluminando a todos nós.
Forte abraço!
Coronel PM Alvaro CamiloC
Comandante Geral
Recebo um telefonema da doutora NELLY CANDEIAS, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Amanhã ela irá mandar marcar as audiências com o COMANDO SUDESTE, IV COMAR e 8º DISTRITO NAVAL no sentido de proporcionar a outorga do COLAR DOM PEDRO I aos estandartes das três armas. Quer a participação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC em seus eventos e coloca à disposição do MMDC o auditório do IHGSP. Comentamos que neste ano, no mês de abril, acontecerá a eleição dos presidentes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Ainda não temos noção das pessoas que serão candidatas aos cargos. Ainda é prematuro falar sobre isso e é a primeira vez que toco nesse assunto. O estatuto determina que a eleição se processe no mês de abril. Pretendo, em fins de março, elaborar um ofício circular convocando as pessoas que porventura queiram concorrer aos cargos. Doutora NELLY oferece o auditório do IHGSP justamente para a posse dos eleitos, em 7 de julho, quando a Sociedade Veteranos de 32-MMDC fará a festa dos seus 57 anos de fundação.

Cumprimento meu primo 2º SARGENTO PM RENATO VENTURA, que está completando 51 anos de idade neste domingo. Ele diz que está vindo da nova residência da IVONE, sua irmã. Ela residia em GUARULHOS, na VILA GALVÃO e, recentemente, mudou-se para NOVA POÁ. LEANDRO, seu filho, completou 17 anos em 2010 e deverá se alistar neste ano. Não sabe se irá servir ao Exército. Trocamos idéias sobre isso. Também tento cumprimentar um outro aniversariante desta data, o CORONEL PM Ref MARCO RÉGIS RAGGHIANTI, mas não consigo lhe telefonar. 

O PALMEIRAS atropelou o MIRASSOL e está bem perto de garantir presença na próxima fase da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR. O VERDÃO venceu por 7 a 0 em JAGUARIÚNA e é o líder isolado do Grupo P, com seis pontos. Na primeira partida o time havia derrotado o BANDEIRANTE, do DISTRITO FEDERAL por 3 a 0. Após a vitória palmeirense, o SANTOS, atual vice-campeão da COPA, entrou em campo pelo Grupo T e, mais uma vê, assustou a torcida. Longe de um bom futebol e com um pouco de sufoco, o time santista venceu o ATLÉTICO ACREANO por 1 a 0, em SÃO CARLOS. O SÃO CARLOS bateu o CONFIANÇA e chegou aos seis pontos.

Última grande reserva descoberta no País e a com menor teor de ouro do mundo, a mina de PARACATU (MG) não para de crescer para atender à nova corrida mundial pelo metal. Na semana passada, a onça do ouro rondou 1,4 mil dólares. A produção de PARACATU, que vai da extração à confecção artesanal das barras, cresceu de 5 toneladas para 14,8 toneladas anuais desde 2005.

Pressionada pelas importações, a indústria de transformação perdeu 17,3 bilhões de reais e deixou de gerar 46 mil vagas em apenas nove meses de 2010. A conclusão é de um estudo inédito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Se o setor não tivesse perdido para produtos estrangeiros, as importações cairiam de R$232,4 bilhões para R$215,1 bilhões. Ao mesmo tempo, a produção doméstica subiria de R$1,055 trilhão para R$1,072 trilhão. “Além do câmbio valorizado, há o custo BRASIL, que acentua a perda de competitividade”, diz PAULO FRANCINI. Algumas empresas já estão mudando a forma de atuar, instalando fábricas no exterior e importando de suas unidades. 

O CABO PM ODMAR SARTÓRIO, de 36 anos, morreu ontem à noite, por volta das 22:30 horas, após ser atropelado na Rodovia CÂNDIDO PORTINARI, em FRANCA, a 400 km de SÃO PAULO. Lotado no Batalhão de Polícia Militar do Interior, SARTÓRIO realizava uma abordagem a um motociclista no acostamento da via, quando foi atropelado por um GOL. O veículo, conduzido por OTÁVIO DA COSTA, de 48 anos, fez uma ultrapassagem pelo acostamento, atingiu a motocicleta, atropelou o policial e chocou-se contra a traseira da viatura, que estava estacionada no acostamento. SARTÓRIO morreu no local, e o motorista do GOL foi levado com ferimentos graves ao pronto-socorro central de FRANCA.

O corpo do montanhista BERNARDO COLLARES, que caiu de uma altura de 20 metros quando fazia uma escalada no sul da ARGENTINA, pode ficar permanentemente no MONTE FITZ ROY. A informação foi dada ao programa FANTÁSTICO, da TV GLOBO, pela irmã de BERNARDO, ÉRICA COLLARES DALCHIERE. A família reconheceu oficialmente que o montanhista está morto e teria concordado com as autoridades locais em desistir de fazer a remoção do corpo. “Que ele fique na montanha. Ele estava exercendo o ofício de que mais gostava”, disse ÉRICA.

A presença da Polícia Militar continua em expansão na Prefeitura de SÃO PAULO. Mais três sub-prefeituras da cidade – CASA VERDE, na zona norte, PIRITUBA-JARAGUÁ, zona oeste, e GUAIANASES, na zona leste – vão passar para o comando de coronéis da PM a partir de segunda-feira. Das 31 administrações regionais, atualmente 16 titulares são da reserva da PM. Dos novos três coronéis sub-prefeitos, apenas ROBERT EDER NETO, que será o titular em GUAIANASES, integra pela primeira vez a administração municipal. NETO, de 51 anos, foi diretor de Logística da PM, comandou o policiamento de OSASCO e região, na Grande São Paulo e teve uma longa atuação na Corregedoria até entrar para a reserva no ano passado. O novo sub-prefeito de PIRITUBA/JARAGUÁ, o TENENTE-CORONEL PM SÉRGIO CARLOS FILHO, era chefe de gabinete da Subprefeitura JAÇANÃ/TREMEMBÉ desde maio. Ingressou na administração municipal em 2009 na coordenadoria de administração e finanças da Subprefeitura de PERUS. Já o CORONEL PM AIRTON NOBRE DE MELLO era chefe de gabinete da CASA VERDE e assume agora como seu titular. As mudanças envolvendo oficiais da PM incluem a transferência do CORONEL PM FERNANDO DE SOUZA BRITO da chefia de gabinete da Subprefeitura de GUAIANASES para a de PIRITUBA/JARAGUÁ. Ao todo, 57 oficiais aposentados trabalham nas subprefeituras. Contando as vagas em outras secretarias da administração municipal, os policiais já chegam a 78. Já há mais coronéis da reserva trabalhando na administração municipal que coronéis na ativa – são 61 atualmente na Polícia Militar em todo o Estado. Eles só assumem a vaga depois que passam para a reserva.

Excesso de baladas e quebra de ritmo esfriam a euforia de fãs de AMY WINEHOUSE em sua estréia no País, em FLORIANOPOLIS. Gritos, aplausos, assobios, protestos e até vaia se misturam. AMY arrasa no final com I´M WONDERING NOW, do grupo britânico SPECIALS. Mas aí já é tarde demais para ela se reabilitar e, então, anuncia a última canção, VALERIE, que provoca nova onda de histeria e a maioria dos fãs canta junto com ela e vai para casa com a ilusão de ter visto um grande show. Mas até para quem foi só ouvir os hits faltou o principal. Disse uma fã durante a apresentação de AMY “Acho que ela está enrolando a gente”. Houve altos e baixos durante toda a apresentação de AMY WINEHOUSE que se apresenta no dia 10 e 11 no RIO e na quinta-feira vai para o RECIFE. No sábado, dia 15, encerra a turnê em SÃO PAULO.

A votação de uma lei sobre a reforma do sistema de saúde dos ESTADOS UNIDOS foi adiada, assim como toda a agenda da Câmara dos Deputados na semana, depois do atentado de sábado que feriu gravemente a deputada democrata GABRIELLE GIFFORDS e deixou seis mortos, incluindo um juiz federal e uma criança. GABRIELLE GIFFORDS é crítica da lei anti-imigração do ARIZONA e defende a reforma do sistema de saúde, uma bandeira de BARACK OBAMA. Nos últimos meses, ela vinha recebendo uma série de ameaças. 
Os médicos estão cautelosos com as condições da deputada GABRIELLE GIFFORDS, baleada na cabeça por JARED LEE LOUGHNER, de 22 anos, que também disparou e matou seis pessoas, incluindo um juiz e uma menina de 9 anos. Outras 12 pessoas ficaram feridas. O atirador foi preso. A deputada democrata, de 40 anos, manifestou sinais de recuperação. Conseguiu se comunicar. O projétil atravessou seu cérebro do lado esquerdo. Não se sabe ao certo a extensão dos danos cerebrais sofridos por GABRIELLE. A violência chocou os políticos em WASHINGTON. Hoje, dezenas de pessoas fizeram vigília no Centro Médico para onde a deputada foi levada.

Um avião da companhia IRAN AIR com 106 pessoas a bordo caiu no noroeste do IRÃ após passar por uma tempestade de neve, informou hoje a imprensa estatal iraniana. Segundo fontes do Crescente Vermelho ouvidas pela agência de notícias FARS, 71 pessoas morreram e 35 ficaram feridas. As condições meteorológicas dificultavam o resgate dos sobreviventes. Antes da tragédia, o BOEING 727 da IRAN AIR tentou duas vezes um pouso de emergência no aeroporto de ORUMIYEH, cidade a 700 km a noroeste de TEERÃ. Com o fracasso das duas manobras, o piloto teria tentado pousar a aeronave em uma fazenda. A fuselagem da aeronave partiu-se ao se chocar com o solo.

O dito popular “pior do que está não fica” não vale para o RALI DACAR. O brasileiro GUILHERME SPINELLI (MITSUBISHI) garante que esta edição da prova tem sido a mais difícil entre todas as que disputou na ARGENTINA e no CHILE. O desgaste dos competidores tem sido tanto que a oitava etapa, hoje, entre ARICA e ANTOFAGASTA, em território chileno, teve a segunda parte de seu trecho cronometrado de 631 quilômetros no Deserto de ATACAMA (839 no total) suprimida por causa das dificuldades entrentadas pelos pilotos nos dias anteriores para cruzar a linha de chegada. Hoje, o vencedor entre os carros foi o catariano NASSER AL-QTTYIAH (VOLKS), que concluiu a etapa de 273 km cronometrados em 2h40min57 e está a apenas 1min22seg do líder da classificação geral e companheiro de equipe, o espanhol CARLOS SAINZ, que hoje foi o segundo. Entre as motos, a vitória foi do chileno FRANCISCO LÓPEZ (APRILIA). O espanhol MARC COMA (KTM), que chegou em terceiro, é o líder da classificação geral. O BRASIL tem feito bom papel, apesar de dois desfalques na sexta-feira, dia 7, quando JOSÉ HELIO (BMW) sofreu um acidente com sua moto e quebrou a clavícula e ANDRÉ AZEVEDO (TATRA) teve problemas no câmbio de seu caminhão – ambos tiveram de voltar mais cedo para casa. O destaque tem sido GUILHERME SPINELLI, que hoje chegou em oitavo e está na sétima posição na classificação geral entre os carros. Outros brasileiros também estão na briga por posições. Entre as motos, JEAN AZEVEDO (KTM) está em 12º na classificação geral e VICENTE DE BENECICTS em 80º. Entre os carros, MARLON KOERICH (MITSUBISHI) está em 15%.

Faleceu o ex-prefeito de SOROCABA, JOSÉ CRESPO GONZALES, neste domingo, aos 85 anos, em decorrência de complicações do MAL DE ALZHEIMER e de uma broncopneumonia. Contador e advogado, GONZALES foi prefeito de SOROCABA de 1969 a 1973. Ele também se destacou como delegado regional do Serviço Social da Indústria (SESI), cargo que ocupou por 50 anos.  

Faleceu ÉDSON RAMOS, aos 60 anos. Nascido na capital paulista, em 17 de outubro de 1950, dedicou quase toda sua vida ao esporte. Seus maiores interesses eram o futebol, ao qual fez boa parte da carreira profissional e, claro, a família. Ainda que tenha se formado em contabilidade, ÉDSON presidiu por duas décadas a Associação Desportiva Guarulhos, na GRANDE SÃO PAULO, e durante outros 15 anos integrou a diretoria da Federação Paulista de Futebol.

2 012          :         -      SEGUNDA-FEIRA
Por causa do princípio de labirintite, apesar de estar tomando o remédio VERTIX, tenho certas limitações. Isso me atrasa com o cotidiano. Prefiro dar prioridade à organização da atualização do dia 9 de janeiro. Apesar de não estar bem de saúde, com certa dificuldade para andar, vou embarcar para a cidade de São Paulo por volta das 11:30 horas. Tenho o desprazer de encontrar água de chuva na Sociedade. Esse é um problema que entra ano, sai ano e permanece. As calhas novamente devem estar entupidas. Recebo um telefonema de dona ALZIRA WOLFF. Ela quer saber detalhes do evento de 22 de janeiro, na PRAÇA DA SÉ. Vai comparecer à cerimônia de abertura dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista de 32.    
Almoço com MARIVALDO, NATALENE, ELVIS e OLIVEIRA. Mas tenho um compromisso de mais uma reunião com JÚLIO DARVAS, SABINA e TENENTE CAETANO às 15 horas. Antes do início dessa reunião vou até o Corpo de Bombeiros com o CARBAIA. Nesse final de semana as chuvas fizeram novo estrago no MMDC.
Parece que as reuniões com JÚLIO DARVAS e sua equipe estão caminhando bem para a criação do CLUBE DE VALORIZAÇÃO DOS VETERANOS VENCEDORES. Amanhã JULIO DARVAS estará reunido na TRATORIA DA CONCHETTA com WÁLTER TAVERNA, HERNÂNI DONATO e outras pessoas. Não posso ir a essa reunião por causa do horário.

Professor BIAJONE, de ITAPETININGA, manda-me resposta ao e-mail sobre as conversas entre EGYDIO, GUILHERME e ele:
Apoiadissimo meu coronel
conte comigo nossa missão é singela e nossos ideais sublimes
BIAJONE
De: Mario Ventura
Assunto: Fwd: CONVITE PARA A ABERTURA DOS 80 ANOS DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
Para: "EGYDIO JOAO TISIANI" , "prof mat"
Data: Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2012, 18:48
Meus amigos BIAJONE e EGYDIO
Para conhecimento do envio do convite ao GUILHERME.
A família "constitucionalista" está aumentando.
O BRASIL precisa urgentemente disso e nós iremos constituir uma "nação constitucionalista".
Nas suas finalidades, (Título II) do nosso Estatuto, na letra "m" diz que devemos "defender e/ou reconhecer o modo de vida brasileiro e as tradições, ideais e interesses da PÁTRIA, em concordância com os preceitos
constitucionais, intransferíveis e impostergáveis, atribuídos a todos os brasileiros.  
Data: 9 de janeiro de 2012 18:42
Assunto: CONVITE PARA A ABERTURA DOS 80 ANOS DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
Para:
PREZADO GUILHERME
Estou encaminhando o convite para 22 de janeiro, quando abriremos as comemorações dos 80 Anos do Movimento Constitucionalista.
Sua família tem uma história de integração com a Revolução valiosíssima.
Preciso que você me mande um currículo não muito extenso de dona MARIINHA para encaminhar ao Conselho de Honrarias e Mérito do Palácio do Governo no momento da chancela do diploma da Medalha MMDC que será concedida a ela.
Não vamos pensar em morte, mas caso isso venha a ocorrer antes da confecção do diploma, acrescentaremos o "post mortem".
O convite é também para seus familiares e amigos.

O cronograma federal para ações na cracolândia previa que a polícia só começaria a atuar em abril. A proposta, para ser discutida com os governos estadual e municipal de SÃO PAULO, era fortalecer os serviços de retaguarda em saúde e proteção social a partir de fevereiro. Depois, em abril, seriam criadas bases móveis da PM. Além de SÃO PAULO, estão previstas ações no RIO, no RECIFE, em SALVADOR, no DISTRITO FEDERAL e em PORTO ALEGRE. Como SÃO PAULO interveio na cracolândia já em janeiro, com a PM, acabou não avançando nas discussões com o Planalto. A Secretaria de Justiça informou que não teve acesso a nenhum documento federal com um cronograma para agir na cracolândia.
ELOISA DE SOUSA ARRUDA, Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, afirma que a Polícia Militar é fundamental para quebrar a estrutura logística do tráfico e coibir a atuação dos traficantes. O tráfico, diz, atrapalhava o trabalho dos agentes de saúde.
ANA CECÍLIA ROSELLI MARQUES, psiquiatra e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa sobre Drogas, diz que as ações na cracolândia são caóticas. A polícia, afirma ela, não compreende o papel que deve cumprir.

NEYMAR levou seu primeiro troféu da FIFA, o de autor do gol mais bonito de 2011, no evento que consagrou MESSI como o melhor do mundo pela terceira vez seguida. Presente à cerimônia, o ex-atacante RONALDO disse que o santista precisa ir para a EUROPA o mais rápido possível. Na seleção da FIFA, nove dos 11 jogadores atuam no REAL e no BARCELONA, times que querem NEYMAR.

A PM afastou dois policiais que agrediram um estudante na USP. Em imagens feitas por alunos, o SARGENTO PM ANDRÉ LUIZ FERREIRA se diz desacatado e aparece sacando uma pistola e apontando para NICOLAS BARRETO, que se recusara a mostrar identificação quando abordado no Diretório Central dos Estudantes. A direção da PM disse que FERREIRA teve “desequilíbrio emocional”.
Há dois anos sem carteira de habilitação por excesso de multas, o ministro PAULO BERNARDO (Comunicações) aproveitou as férias para fazer o curso de reciclagem para motoristas em BRASÍLIA. Ele reconhece que a maioria das inflações foi por excesso de velocidade e por uso de celular ao volante: “É melhor fazer logo do que tentar dar jeitinho. Isso nunca funciona”, disse.

O estado de saúde da presidente CRISTINA KIRCHNER e o diagnóstico de um câncer que nunca existiu alimentam polêmicas na ARGENTINA em meio às suspeitas sobre a competência da unidade médica presidencial. A notícia de que o diagnóstico inicial foi equivocado desencadeou um debate sobre se havia a necessidade da cirurgia à qual a presidente foi submetida e se houve manipulação da informação oficial. Líderes da oposição e imprensa cobram explicações sobre os diferentes diagnósticos e insinuam erro médico

A explosão de dois carros-bomba matou ao menos 14 pessoas em BAGDÁ. Os alvos foram delegacias de polícia e peregrinos xiitas a caminho da cidade de KERBALA. Na última semana, a seita tem sido alvo de diversos atentados planejados por militantes radicais sunitas, que acusam ao rivais de estarem a serviço do IRÁ. Em sete dias, ao menos 90 xiitas morreram. A nova onde de violência elevou os temores de um confronto sectário no país após a retirada de tropas americanas em dezembro.

O presidente da GUINÉ-BISSAU, MALAM BACAI SANHÁ, de 64 anos, morreu hoje num hospital de PARIS, onde estava sendo tratado, informou seu gabinete, sem dar mais detalhes sobre a doença. SANHÁ tinha problemas de saúde desde que assumiu o poder, em 2009. Ele deixou a GUINÉ-BISSAU em novembro para se tratar no exterior, o que fez emergir o temor de um possível golpe de Estado no caótico país do oeste da ÁFRICA. Ex-colônia portuguesa, a GUINÉ-BISSAU passou pro vários levantes militares.

Num novo capítulo na escalada de tensão entre IRÃ e EUA, a Justiça iraniana sentenciou à morte hoje um cidadão americano sob acusação de espionagem, Fuzileiro naval da reserva com passagem pelo IRAQUE e AFEGANISTÃO, AMIR MIRZA HEKMATI tem cidadania iraniana e americana e foi acusado de “trabalhar para a CIA”. Ele tinha sido preso em dezembro e segundo  TEERÃ, “confessou” ser espião. Enquanto isso, o presidente do IRÃ, MAHMOUD AHMADINEJAD faz nesta semana um giro por quatro países latino-americanos. A idéia é “aliviar” os efeitos das sanções econômicas e evitar um isolamento internacional ainda maior. Para MAHJOOB ZWEIRI, professor da Universidade do CATAR, a viagem de AHMADINEJAD à AMÉRICA LATINA é “uma tentativa de mostrar aos iranianos que o país não está isolado e que possui amigos na comunidade internacional. AHMADINEJAD chegou no domingo à VENEZUELA, onde encontrou HUGO CHAVES. Amanhã, ele deve visitar FIDEL CASTRO, em CUBA. NICARAGUA e EQUADOR também estão no roteiro.

Três quadros foram roubados da Galeria Nacional de Artes de ATENAS, na GRÉCIA, hoje. Os ladrões levaram as obras “CABEÇA DE MULHER”, do espanhol PABLO PICASSO, “MOINHO”, do holandês PIET MONDRIAN, e um desenho de SAN DIEGO DE ALCALÁ, do italiano GUGLIELMO CACCIA, em apenas sete minutos. Os bandidos entraram no museu de madrugada. A polícia registrou durante a tarde de domingo alarmes falsos provocados em diferentes salas do edifício para distrair a atenção dos guardas. O valor das obras não foi revelado.        

2 013     :     -     QUARTA-FEIRA
A situação em casa permanece a mesma dos últimos dias. LUCINDA completa o 11º dia de sua queda no quintal de casa e hoje a MARLENE deverá levá-la ao médico no período da tarde. A receita de um dos remédios que ela vinha tomando expirou e precisa de uma nova, pois esse remédio tem sua venda controlada.
O ESTADO DE SÃO PAULO publica na sua primeira página: MPF VAI INVESTIGAR LULA. Procurador-Geral remeterá caso à 1ª instância com base na denúncia de VALÉRIO envolvendo o ex-presidente no mensalão. O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar o ex-presidente LULA com base nas acusações de MARCOS VALÉRIO, reveladas pelo ESTADO em dezembro, que envolvem o petista no esquema do mensalão. O procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, decidiu remeter o caso à primeira instância, uma vez que LULA não tem mais foro privilegiado, informam FELIPE RECONDO e ALANA RIZZO. A decisão foi tomada no fim de dezembro, após o encerramento do julgamento do mensalão no STF. O ex-presidente pode ser chamado para prestar depoimento. MARCOS VALÉRIO também poderá ser convocado para dar mais detalhes da acusação feita em depoimento ao MP, em setembro do ano passado. No documento, de treze páginas, VALÉRIO afirmou ter passado dinheiro para LULA arcar com “gastos pessoais” em 2003. O empresário disse que os recursos foram depositados na conta da empresa CASO, do ex-assessor FREUD GODOY, espécie de “faz-tudo” de LULA.
EX-PRESIDENTE NÃO COMENTA DECISÃO. O INSTITUTO LULA informou ontem que o ex-presidente está viajando e não comentaria a decisão do Ministério Público Federal de investigar as acusações do operador do mensalão, MARCOS VALÉRIO. No mês passado, quando o depoimento foi revelado, LULA chegou a chamar o empresário de mentiroso. Na mesma época, o ministro GILBERTO CARVALHO (Secretaria-Geral) classificou as declarações de “desespero oportunista” e “uma indignidade”.
BRASÍLIA - O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou nesta quarta-feira, 9, que uma investigação do Ministério Público Federal sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "imprescindível". "A investigação é imprescindível porque o País não pode viver com esse esqueleto no armário, essa suspeita permanente. A sociedade precisa de uma resposta", afirmou. Para o tucano, há duas hipóteses para o caso: se a eventual investigação não der em nada, Lula usará o episódio a seu favor; se as denúncias forem comprovadas, "cria-se uma situação não apenas de constrangimento no partido, mas de desgaste irreparável para o PT, comprometendo seu projeto futuro". Reportagem publicada nesta quarta pelo Estado informa que o Ministério Público vai investigar Lula com base na acusação feita pelo operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza, segundo a qual o esquema também pagou despesas pessoais do então presidente. A assessoria de imprensa da Procuradoria-Geral da República, contudo, divulgou nota no final da manhã negando que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tenha analisado o depoimento de Valério, não tendo, portanto, tomado qualquer decisão em relação a uma possível investigação do caso. Em depoimento prestado à PGR em 24 de setembro do ano passado, revelado pelo Estadão no mês passado, Valério disse ter passado dinheiro para Lula arcar com "gastos pessoais" no início de 2003, quando o petista já havia assumido a Presidência. O repasse, segundo Marcos Valério, foi por meio da empresa de segurança Caso, de propriedade do ex-assessor da Presidência Freud Godoy. Para Alvaro Dias, a reeleição da presidente Dilma Rousseff pode ser comprometida "seriamente" por causa do suposto envolvimento do ex-presidente no escândalo político. "Os vínculos são conhecidos, eu sei que há um esforço para distinguir a presidente do ex-presidente, mas eu creio que é impossível separá-los", afirmo, classificando os dois como "almas gêmeas". O presidente da Câmara, o petista Marco Maia (RS), classificou de "absurda" qualquer iniciativa de abrir uma apuração contra o ex-presidente por causa do mensalão. "É um absurdo que se produza uma nova investigação sobre esse tema envolvendo o presidente Lula. Esse é um tema exaustivamente investigado", disse Maia, lembrando que, além do Supremo Tribunal Federal (STF), o mensalão também foi investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). "Esse tema foi investigado à exaustão, com todas as possibilidades, e todas as pessoas investigadas tiveram suas vidas devassadas. Qualquer tentativa de envolvimento do presidente Lula não tem nenhum cabimento", afirmou. Marco Maia reafirmou que Valério tenta, com as declarações, melhorar sua condição de condenado. O empresário foi condenado a mais de 40 anos no processo do mensalão, julgado pelo Supremo no ano passado. "Marcos Valério não é fonte confiável. É uma pessoa que foi condenada e busca, agora, criar um fato político que possa atenuar a sua condição. Não me parece razoável que, a partir desse tipo de declaração, tenha de se reabrir um caso que já está completamente investigado e tratado pelo Estado brasileiro nas suas mais variáveis instâncias", completou. O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), afirmou que há uma "campanha" de tentar atingir o ex-presidente. O petista, contudo, avalia que o alvo é a sucessão presidencial do próximo ano. "Quem usa (as declarações de Marcos Valério) está querendo atingir outro alvo", afirmou, referindo-se a um eventual desgaste para Dilma Rousseff, provável candidata do partido à reeleição. "É uma metralhadora giratória: como o sujeito está sem bala na agulha, termina jogando de qualquer jeito", criticou. Imune: Tanto a base aliada quanto à oposição destacam que uma eventual apuração criminal contra o ex-presidente não afugentaria investidores internacionais do País. Walter Pinheiro lembrou que, durante o julgamento do mensalão, "nenhum investidor deixou de vir para o País". Ele cutucou a oposição ao afirmar que foi durante o governo Fernando Henrique Cardoso, por causa do Proer, o programa de recuperação de bancos com problemas de solvência, que investidores externos deixaram o Brasil. "Ali, sim, que os investidores caíram fora". O tucano Alvaro Dias disse que as instituições brasileiras são sólidas e que não há risco de os vendavais políticos contaminarem o ânimo dos investidores internacionais para com o País. "Nesse aspecto, há absoluta segurança", afirmou.
A ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cenário político nacional, num momento em que aumentam as pressões para que se investigue a sua conduta em determinados escândalos, como o que envolveu a ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha, tem chamado a atenção de analistas políticos. Na avaliação de Marco Antonio Carvalho Teixeira, cientista político, professor e vice-coordenador do curso de administração pública da FGV, o sumiço de Lula é sintomático, sobretudo para alguém que sempre se expôs muito na mídia e não deixava os adversários sem respostas, inclusive na eclosão do caso mensalão. "Pode ser que Lula já sentiu o golpe (desses ataques), pois o recolhimento indica que ele não tem muitas respostas a dar neste momento. Ele não foi nem na posse do prefeito eleito Fernando Haddad, seu afilhado político", reitera o professor. Carvalho Teixeira - autor da expressão "efeito teflon de Lula", para designar que nada grudava na imagem do então presidente que pudesse comprometer a sua popularidade, quando estourou o escândalo do mensalão - acredita que toda essa pressão sobre o petista pode vir a afetar a sua imagem, inclusive fora do País. "É bom lembrar que todo teflon (material antiaderente) tem o seu prazo de validade", reitera. Para o professor da FGV, mesmo com a perspectiva de que a saída de Lula do cenário nacional poderá afetar a sua imagem e consequente popularidade, ainda não é possível mensurar, neste momento, o impacto que isso poderá ter nas eleições gerais de 2014. "Com relação à sua afilhada política, a presidente Dilma Rousseff, creio que ela poderá ser afetada não pelo sumiço ou falta de explicações de Lula, mas pela própria conjuntura econômica e pela iminente crise energética, com ameaça de apagões e de redução de investimentos, o que futuramente poderá afetar o nível de emprego." A mesma opinião é partilhada pelo especialista em pesquisas eleitorais e marketing político Sidney Kuntz. Na sua avaliação, o ex-presidente Lula está dando sinais de que quer fugir desses focos de incêndio (os escândalos que envolvem o seu nome). Para Kuntz, independentemente do desfecho de uma investigação pela Procuradoria Geral da União (PGU), Lula deverá continuar ''recolhido'', esperando os focos de incêndio se acalmarem. "É uma estratégia correta do ponto de vista eleitoral, pois estamos ainda a dois anos do pleito e, neste momento, o eleitorado está preocupado com outras questões, como férias e carnaval", reitera o especialista em marketing político. E complementa: "Então, esse é o período ideal pra ele tentar se poupar, deixar os escândalos pipocar e retornar quando o cenário estiver mais calmo, quem sabe com alguma nova estratégia, se reinventando, como é o seu estilo."
Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC a MARINEI está recebendo as propostas de adesão de associados interessados em participar do Almoço da Vitória em 24 de janeiro. Serão mais de vinte novos associados a receber o COLAR DA VITÓRIA. Isso é muito bom para o MMDC. Fortalece os nossos laços de amizade e união. O PEDRO finalmente vem recolocar o computador. Ele o levou no ano passado para reparos, mas teve problemas com o seu carro (precisou fazer motor) e não tinha condições de devolver o computador. Também irá estender os fios de comunicação com a Internet, a fim de não ter problemas de interrupção do sinal, como sempre acontecia. AMADO RÚBIO vem conversar comigo nesta tarde. Como recebemos convite de participação da posse da nova diretoria da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP – para dia 12 (sábado), no ESPAÇO ROSA ROSARUM, descartamos nossa ida até SÃO JOÃO DA BOA VISTA para a inauguração do busto do veterano HERBERT LEVY. Vou designar a Presidente do Núcleo “MARIA SQUASSÁBIA”, daquela região, para representar o Presidente da Sociedade no evento.

Mas a notícia mais importante desta tarde é o documento recebido da Câmara Municipal de São Paulo, do vereador TONINHO PAIVA, dando ciência da LEI Nº 288/12, de 06 de dezembro de 2012, denominando PRAÇA GINO STRUFFALDI o espaço público livre inominado delimitado pela Rua Dr PLINIO BARRETO, pelo Viaduto Dr. PLINIO DE QUEIROZ e pela PRAÇA 14 BIS, localizado no Distrito da BELA VISTA, Subprefeitura da SÉ. Essa LEI está assinada pelo ex-prefeito GILBERTO KASSAB. Peço para a nossa funcionária MARINEI dar amplo conhecimento a todos os nossos associados, principalmente à família do GINO STRUFFALDI, nosso inesquecível presidente de honra, falecido em 15 de março de 2012. 
Em casa, pela minha caixa de mensagens, recebo uma de JAGUARIÚNA, da Presidente do Núcleo de Correspondência, MARIA HELENA DE TOLEDO SILVEIRA MELO:  
Prezado Coronel Mario Ventura
O senhor não pode abandonar seu "Batalhão", que tanto custou a formar, soldados que lutam nas trincheiras da História de 32.
Sob seu comando estamos seguros e unidos.
Portanto peço-lhe, respeitosamente, que permaneça conosco e na Presidência da Sociedade Voluntários de 32 - MMDC.
Um grande abraço.
Maria Helena de Toledo Silveira Melo
Presidente do Núcleo de Correspondência
"Trincheiras Paulistas de Jaguariúna".
"AO COMBATE PELA VITÓRIA"

Os amigos da escritora FERNANDA CECY LIBERAL GONÇALVES, de 75 anos, tinham diversos adjetivos para descrevê-la, entre eles espírito aberto, guerreira e generosa. Paulistana, FERNANDA morou no RIO onde cursou sociologia, Lá, conheceu o militar LEMAR GONÇALVES, com que se casou em 1958. Depois de ser reformado, o marido trabalhou como administrador e levou a mulher para morar em outras cidades. O primeiro filho do casal nasceu em BELO HORIZONTE, o segundo em SÃO PAULO, o terceiro na capital mineira e o quarto na capital paulista. Nos anos 1979, FERNANDA foi sócia e diretora da Escola PAIS E FILHOS, em OSASCO. Em 1976, ela e o marido foram morar em UBATUBA e abriram uma pousada. FERNANDA faleceu neste 9 de janeiro, vítima de câncer. “Socióloga, educadora, escritora, motivadora, guerreira, gentilíssima. Deixa como legado uma magnífica história de amor por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la. Impossível me despedir. O seu belo exemplo frutificou. Eu tenho a felicidade de senti-lo, diariamente, no convívio com sua filha e neta, minha família amada”, escreveu CELSO DE ALMEIDA JÚNIOR, no blog UBATUBA VÍBORA. 

O PT reagiu com veemência à decisão da Procuradoria-Geral da República de mandar investigar as acusações de MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA contra LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Após ser condenado no julgamento do mensalão, o empresário mineiro passou a acusar o ex-presidente de ter sido beneficiado pelo esquema. O partido classifica a atitude como uma “manobra sórdida” e deve transformar a festa dos seus 33 anos de fundação, agora em fevereiro, num ato político de desagravo ao seu principal líder.
Ao contrário do que foi publicado nesta quarta-feira pelo jornal O ESTADO, a Secretaria de Comunicação do Ministério Público Federal informa que o procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, ainda não iniciou a análise do depoimento de MARCOS VALÉRIO, pois aguardava o término do julgamento da AP 470 (mensalão). Esclarece ainda que somente após a análise poderá informar o que será feito com o material. Portanto, não há qualquer decisão em relação a uma possível investigação do caso.

O procurador-geral da República, ROBERTO GURGEL, pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão imediata do deputado NATAN DONADON (PMDB-RO). Condenado pelo STF em 2010 a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e peculato, DONADON permanece em liberdade e exercendo o mandato mesmo com a pena. O pedido que chegou ao STF na terça-feira, deverá ser decidido pelo presidente do Supremo, ministro JOAQUIM BARBOSA. DONADON foi condenado pelo STF em 2010 por participação em um esquema de desvio de recursos públicos quando ainda era diretor financeiro da Assembléia Legislativa de RONDÔNIA. De acordo com as investigações, entre julho de 1995 a janeiro de 1998, foram desviados 8,4 milhões de reais – em valores da época – dos cofres do Legislativo estadual. 

A juíza DENISE GOMES BEZERRA MOTA, da 1ª Vara Criminal do GUARUJÁ, no litoral sul paulista, determinou a prisão temporária do dono da churrascaria CASA GRANDE, JOSÉ ADÃO, acusado de matar a facadas o estudante MÁRIO DOS SANTOS SAMPAIO, de 22 anos, na véspera do reveillon, por uma discordância no valor da conta. MOTA chegou à delegacia no final da tarde. Para a juíza, o comerciante ocultou imagens das câmeras do local e poderia seguir dificultando a apuração se mantido em liberdade. O estudante que estava com a namorada e dois amigos na noite em que morreu, não concordou em pagar R$19,99 pela refeição – um anúncio na porta do estabelecimento informava o valor de R$12,99. Na discussão, o comerciante acabou dando três facadas nas costas do jovem. JOSÉ ADÃO confessou a autoria do crime alegando que saiu em defesa do filho, DIEGO SOUZA PASSOS, gerente do local, que também se envolveu no caso.

A assistente administrativa DANIELA NOGUEIRA DE OLIVEIRA, de 25 anos, grávida, foi baleada na cabeça quando chegava em casa na noite de ontem no Condomínio HORTO DO YPÊ, na zona sul de SÃO PAULO. Ela estava no fim da gestação e os médicos conseguiram salvar a criança. Ela permanecia nesta noite em estado grave, em coma e sem reação, no Hospital de CAMPO LIMPO. Segundo a polícia, a principal hipótese é de que ela tenha sido vítima de uma tentativa de assalto. Os criminosos, no entanto, não levaram nada. A vítima deu entrada no Hospital do CAMPO LIMPO às 21:04 horas. Em seis minutos, os médicos decidiram pela realização da cesariana, para salvar o bebê. A criança, chamada GABRIELA, nasceu com 2,2 quilos e saudável – o parto estava programado para a sexta-feira da próxima semana. A bala permanece no centro do cérebro de DANIELA, que, segundo o assistente técnico da diretoria do hospital, WALDYR JORGE, está em uma situação “inoperável”.

Ex-delegado geral entre 1999 e 2007, MARCO ANTÔNIO DESGUALDO – que em 2011 foi investigado pela Corregedoria da Polícia Civil por suspeita de espionar o ex-secretário de Segurança Pública ANTÔNIO FERREIRA PINTO – volta a atuar na cúpula da corporação. A nomeação de DESGUALDO para o Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (DECADE), responsável pelas divisões de vigilância e captura e de atendimento ao turista, foi publicada no Diário Oficial do Estado. O delegado ALDO GALEANO JÚNIOR, que estava no DECADE, assume o Departamento de Polícia Judiciária do Interior 6, responsável pela BAIXADA SANTISTA e do VALE DO RIBEIRA. WÁGNER GIUDICE, que dirigia o Departamento de Narcóticos, vai assumir o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (DEIC). Para o DENARC vai o delegado MARCO ANTÔNIO DE PAULA SANTOS.  

O jornalista de rádio, TV e Internet, HEITOR RIGO, morreu hoje, aos 80 anos, após uma parada cardíaca. RIGO nasceu em SANTA RITA DO PASSA QUATRO (SP), e viveu na cidade até os 18 anos. Lá foi locutor da rádio transmitida por um alto falante na praça. Veio para SÃO PAULO com o sonho de seguir como radialista e logo entrou para a Rádio Bandeirantes. Ao iniciar a carreira, adotou o nome de HEITOR AUGUSTO, em homenagem ao pai, AUGUSTO RIGO, um operador de telégrafos dos Correios. Começou o curso de Direito em SÃO CARLOS (SP), mas não terminou a faculdade. Fez rádio e TV e passou por empresas como TUPI, EXCELSIOR e GLOBO. Foi um dos pioneiros na defesa dos direitos do consumidor com o programa TELEX DO CONSUMIDOR (TUPI). Na RECORD, ficou por 13 anos como comentarista do RECORD EM NOTÍCIAS. Ultimamente, apresentou o programa SEM BARREIRAS, voltado para a terceira idade, na ALLTV (TV pela Internet). O jornalista adorava contar seus “causos”. Lembrava que, ainda na inauguração da Capital, houve uma queda de energia, e a única emissora que possuía gerador era a sua. Por causa do incidente, a cobertura que fez do evento acabou sendo retransmitida até por rádios de PORTUGAL. Ele deixou cinco filhos, cinco netos e um bisneto.

Natural de ILHA SOLTEIRA, no extremo noroeste de SÃO PAULO, DANDRÉ LUÍS DE FRANÇA, de 40 anos, o ANDREZÃO, tornou-se um ídolo do vôlei de ARARAQUARA nos anos 1990. Na cidade, jogou como oposto no extinto time LUPO/NÁUTICO nas disputas da Superliga e do Campeonato Paulista. O atleta atuou também em PORTUGAL, no CATAR, na ESPANHA e na TURQUIA. Já aposentado como jogador, voltou para ARARAQUARA para ser supervisor da equipe feminina UNIARA/FUNDESPORT. ANDREZÃO estava se tratando de uma pneumonia. Ele chegou a ser internado, recebeu alta, foi para casa, mas não se sentia bem na tarde de terça-feira, dia 8. Nesta quarta-feira, dia 9, ANDRÉ não se levantou e sua morte foi notada pela esposa por volta das 10 horas. Além da mulher, o atleta deixa uma filha de 6 anos de idade. Autoridades de ARARAQUARA lamentaram a morte de ANDREZÃO. “Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-jogador de vôlei e supervisor do time de volibol feminino da UNIARA/FUNDESPORT, ANDRÉ LUIS DE FRANÇA. Como jogador, teve uma bonita trajetória nas quadras, em especial, defendendo o time de vôlei LUPO/NÁUTICO. Trouxe alegria, proporcionou grandes emoções a nós torcedores e gravou seu nome na história do esporte de ARARAQUARA. A comunidade esportiva de ARARAQUARA está entristecida com essa perda. À família, meus sinceros sentimentos”, disse o prefeito MARCELO BARBIERI (PMDB), em nota. O secretário interino de Esportes, ADILSON CUSTÓDIO, ressaltou a qualidade técnica de ANDREZÃO. “Era uma excelente pessoa e um atleta de alto nível. Vinha realizando recentemente um ótimo trabalho de base e também na equipe principal da UNIARA. É uma grande perda”. “Foi uma notícia que pegou todo mundo de surpresa. A gente conversou na semana passada e estava tudo bem. Como jogador, foi o tipo de atleta que tinha a cara do nosso vôlei. Guerreiro dentro de quadra, levou a carreira a sério até o ano passado, quando nos representou nos Jogos Regionais”, disse a técnica da UNIARA, SANDRA MARA LEÃO, ao site ARARAQUARA.COM.

A Corte de Imigração dos ESTADOS UNIDOS marcou para o dia 31 uma audiência sobre o caso da estudante paulistana V.L.S, de 15 anos. Ela está detida em MIAMI desde 27 de novembro, quando foi proibida de entrar no país. A família ainda não sabe o motivo da detenção, nem quando V. será libertada, como o jornal O ESTADO revelou hoje. A garota tinha visto, passaporte e passagem de volta para o BRASIL já comprada. Diplomatas brasileiros se comprometeram visitar a garota amanhã no abrigo para menores de idade para onde ela foi enviada, segundo o Ministério das Relações Exteriores. A corretora de imóveis MARLI VOLPENHEIN, de 41 anos, tia-avó de V. que vive em MIAMI, também pretende tentar visitá-la no dia 11, amanhã, já que é o aniversário de 16 anos da garota.

Utilizando brechas de redação e artimanhas jurídicas, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), máxima instância do Judiciário da VENEZUELA, deu hoje aos chavistas tudo o que eles queriam para impedir que os 14 anos de presidência de HUGO CHÁVEZ chegassem amanhã ao fim. O novo mandato presidencial fica estabelecido a partir de 10 de janeiro como uma continuação do anterior, iniciado em 2007. Adicionalmente, o TSJ, na figura de sua presidente, MARIA ESTELLA MORALES, desmontou a tese da ausência temporária, que se converteria em ausência absoluta – e a conseqüente convocação de novas eleições – ao final de 180 dias de ausência do presidente. “É uma sentença típica de um Judiciário seqüestrado por um partido político”, disse ao jornal O ESTADO o advogado constitucionalista venezuelano PABLO ÁLVAREZ. “Se havia alguma dúvida de que vivemos na VENEZUELA a total falta de independência de poderes, o TSJ, totalmente dominado pelo chavismo, a esclareceu agora.” Além de garantir a continuação de CHÁVEZ no poder, ainda que de um leito hospitalar de HAVANA, a decisão do tribunal enfraquece a iniciativa da oposição antichavista de levar a denúncia de violação constitucional a fóruns internacionais – sobretudo à Organização dos Estados Americanos (OEA). “Não é impossível conseguir eu uma queixa de violação da cláusula democrática da OEA, do MERCOSUL ou da UNASUL seja acatada”, afirma um diplomata latino-americano que serve em CARACAS e prefere não ter o nome publicado. “Mas, se você tem uma polêmica constitucional e uma corte constitucional nacional que dá aval a uma determinada posição, isso enfraquece a denúncia’. Hoje, o secretário-geral da OEA, JOSÉ MIGUEL INSULZA, disse que elementos políticos, “mais que jurídicos”, influenciam a decisão sobre a posse venezuelana. 

O regime de BASHAR ASSAD e rebeldes sírios realizaram hoje um amplo intercâmbio de prisioneiros, algo inédito em quase dois anos de guerra civil. Mais de dois mil opositores, incluindo mulheres e crianças, foram soltos por DAMASCO em troca de 48 iranianos que estavam em poder dos insurgentes desde agosto. Organizações humanitárias e os governos de TURQUIA, CATAR e IRÃ mediaram o acordo. Os dois primeiros dão forte apoio aos rebeldes. TEERÃ, do outro lado, é o principal aliado de DAMASCO na região. A troca ocorreu três dias depois de ASSAD realizar o primeiro pronunciamento em seis meses, no qual indicou que não pretende deixar o poder nem buscar uma solução negociada com os principais grupos de oposição da SÍRIA. Os 48 iranianos foram levados ao SHERATON de DAMASCO em vans brancas sob forte escolta de militares sírios. Os ex-prisioneiros abraçaram com festa o embaixador do IRÃ em DAMASCO, MOHAMEDE RIZA SHIBANI, e outros funcionários da missão de TEERÃ que os esperavam no lobby do hotel. Um integrante da organização turca que ajudou a mediar o acordo disse que DAMASCO libertou ao todo 2.130 opositores. O primeiro-ministro turco, RECEP TAYYIP ERDOGAN, comemorou a notícia da tropa de prisioneiros, mas lamentou que muitos ainda continuem nas prisões de ASSAD.     

2 014    :     -     QUINTA-FEIRA
LUCINDA conta que a NORMA está confusa e bastante atrapalhada por causa de sua filha RENATA. Ela passou mal alguns dias atrás e se acha internada num dos hospitais municipais de GUARULHOS. Nesta manhã LUCINDA reclama dos fios deixados pelo PAULO CÉSAR no meio da cozinha e do corredor que une à minha biblioteca, após a confusão feita com uma tentativa de trocar a NET pela GVT, coisa que não deu certo. Ainda há necessidade de técnicos da NET comparecerem para colocar tudo em ordem. MARLENE está vendo essa situação.
Com temperatura superior a 30 graus, mais uma vez, vou para SÃO PAULO. Na Sociedade vou atender um sargento e um soldado do 6º BPMM – SÃO BERNARDO DO CAMPO que trazem 17 diplomas para serem assinados por mim e registrados. Como MARINEI encontra-se de férias eu mesmo faço tudo isso, embora dê certo trabalho. A solenidade de aniversário do Batalhão está marcada para a manhã do dia 14 de janeiro e não sei se dará para esses diplomas serem registrados no Conselho de Honrarias e Mérito. Essa situação deverá ser resolvida pelo CAPITÃO PM CASTROPIL, Presidente do NÚCLEO “MMDC GRANDE ABC COMBATENTES DE 32!. Irão receber a Medalha MMDC no próximo dia 14:
CAPITÃO PM CLODOALDO RODRIGUES FONTES
CAPITÃO PM MARCELO DAVID VIEIRA.
1º TENENTE PM JOÃO FRANCISCO TERRON
1º TENENTE PM HERBERT HONORATO DOS SANTOS
1º TENENTE PM FERNANDO FOSCA VERRI
2º TENENTE PM VOLTAIRE JUVENAL SHESKESPEAR DA CRUZ.
SUB-TENENTE PM JOSÉ DUTRA DA SILVA
1º SARGENTO PM MOACIR SILVA
1º SARGENTO PM MARCOS DE MESQUITA CAVALCANTE
2º SARGENTO PM ÂNDERSON ESTEVO DE OLIVEIRA
2º SARGENTO PM GILSON CLÉBER BARBOSA CLEMENTINO
CABO PM MARCO AURÉLIO DE OLIVEIRA
CABO PM EDUARDO BORELLA
SOLDADO PM ADRIANO SILVA TRESMONDI
SOLDADO PM TIAGO ROGÉRIO REIS DOS SANTOS
SOLDADO PM VALÉRIO DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO
SOLDADO PM JURACI GALINDO DE OLIVEIRA
Faço o registro no segundo livro da Medalha MMDC e também aproveito e registro dois diplomas que o Núcleo “MMDC GRANDE ABC COMBATENTES DE 32” já deixara na Sociedade em dezembro de 2013: o do TENENTE-CORONEL PM LUIZ ANTÔNIO DANTAS VALENTE, Comandante do 6º BPMM, e o 2 SARGENTO PM DENILSON ALVES GUIDE.
Esses 19 diplomas ficarão ainda dependendo da assinatura do Secretário da Medalha, o CAPITAÕ PM ANÍSIO DOS SANTOS e a chancela do Presidente do Conselho de Horárias e Mérito.
Logo em seguida chega o MAJOR PM BAIA, um dos incentivadores da criação do núcleo em tela. Ele é o Sub Cmt do 6º BPMM. Combinamos a minha presença na Solenidade. Como é no mesmo horário da Solenidade de troca de Comando do CPOR/SP, não poderei comparecer nesta.
Muito calor nesta tarde. Ainda vou com o MAJOR PM BAIA ao Tribunal de Justiça. Queríamos conversar com o poeta PAULO BOMFIM, mas não o encontramos. Por volta das 16 horas, estou regressando a GUARULHOS. Um acidente numa das alças de acesso à RODOVIA FERNÃO DIAS causa um tremendo transtorno na VIA DUTRA, com o engarrafamento do trânsito.     

Após dois anos de um magnífico trabalho e muitas realizações, além de um extraordinário relacionamento com a comunidade da Zona Norte, na qual formou uma enorme legião de amigos e admiradores, o CORONEL GERALDO TESTI JÚNIOR despediu-se da Prefeitura da Aeronáutica de São Paulo – PASP, unidade responsável pela dministração de mais de 1.00 imóveis na capital e GUARULHOS, destinados a oficiais e praças da Força Aérea Brasileira e seus familiares. A solenidade de passagem de cargo aconteceu nesta manhã, quinta-feira, na sede da PASP, localizada no bairro de SANTANA. Ele transmitiu o cargo ao CORONEL ALCIDES ROBERTO NUNES. A solenidade foi presidida pelo MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR JOSÉ GERALDO FERREIRA MALTA, Comandante do 4º COMAR. Entre os presentes: CORONEL CARLOS SÉRGIO CÂMARA SAÚ, Comandante do CPOR/SP; MAJOR-BRIGADEIRO-DO-AR NILSON SOILET CARMINATI; CORONEL PM AUDI ANASTÁCIO FÉLIX; BRIGADEIRO-DO-AR ROLAND LEONARD AVRAMESCO, diretor do PAMA-SP.

Um dos e-mails que recebo hoje do NINHO DAS ÁGUIAS fala da situação de saúde do MOTTA:
Amigos encaminho a informação do Bononi obtida nessa data sobre o Motta. Tem que continuar internado até melhorar se Deus quiser.
Em 8 de janeiro de 2014 10:37, José Carlos Bononi <bon...@uol.com.br> escreveu:
Prezados,
Ontem o Motta passou por uma nova avaliação por parte do Dr. Aldo - Infectologista e da Drª. Joana – Coordenadora da Clínica Médica. O quadro dele não se modificou e ele continua muito debilitado, não respondendo aos três antibióticos que estão sendo aplicados. No momento atual ele não tem condições de ter alta, pois sua situação inspira muitos cuidados. Quanto ao fato de os médicos mudarem de conduta e ele melhorar e piorar é o resultado do ajuste fino pelo qual está passando. Nestas situações um medicamento melhora um órgão e ataca outro. Isto não tem jeito. O principal é que a CRAZ está dando a ele o melhor que pode ser feito. Vamos aguardar e orar por sua melhora.
Abs.
Bononi.
Também recebo uma mensagem onde se vê que militares entram em campanha nacional para lutar pelo voto antiPT: coloco-a em meu blog:
EM 64, FORAM DERROTADOS PELAS ARMAS, EM 2014 O SERÃO PELO VOTO !!!!
CMRJ. 63 MILITARES INICIAM CAMPANHA NACIONAL PELO VOTO
ANTI PT 
Encaminho visando a fazer chegar a campanha a grupos,a clubes,a escolas,aos clubes e círculos militares,aos condomínios,a paróquias,a centros evangélicos e aos aposentados.Visando ainda à formação de grupos de pessoas amigas capazes de acompanhar e estimular a mobilização nacional pelo voto anti PT.
REPASSEM PARA O BEM DO
BRASIL
OS MILITARES, PARTE DA IGREJA CATÓLICA, EVANGÉLICOS E MAÇONARIA E APOSENTADOS ESTÃO CHEGANDO!!!!
VAMOS ÀS RUAS CONTRA O COMUNISMO!!!! 
ATENÇÃO CLUBE MILITAR DO RIO!
ATENÇÃO MARINHA DO BRASIL!!
ATENÇÃO CÍRCULOS MILITARES DO SUDESTE.
ATENÇÃO EXÉRCITO DO NORDESTE.
MILITARES INICIAM CAMPANHA
NACIONAL PELO VOTO ANTI  PT
1-ROGO AOS AMIGOS MILITARESE AMIGOS CIVIS QUE TAMBÉM ESTÃO REVOLTADOS COM OSDESMANDOS, AS ROUBALHEIRAS, COM OS ESCÂNDALOS E "MARACUTAIAS" QUE O PT E PETRALHADA DESDE A POSSE DO "BÊBADO HORRORIS CAUSA"NA PRESIDÊNCIA VÊM NOS BRINDANDO, QUE REPASSEM PARA OS COLEGAS MILITARES, AMIGOS E PARENTES CIVIS, DE MODO A QUE POSSAMOS FORMAR UMA CORRENTE DE PESSOAS DIGNAS E CORRETAS PARA FAZER FRENTE AO DOMÍNIO PETISTA.
2 -ESSA CORRENTE TEM QUE TENTAR, DE QUALQUER FORMA, ALCANÇAR AS PESSOAS DE BEM QUE NÃO TÊM ACESSO ÀS INFORMAÇÕES CORRETAS E VERDADEIRAS DAS BANDALHEIRAS QUE SÃO TRAIÇOEIRAMENTE ENCOBERTAS PELOS FAVORES DAS BOLSAS, DAS COTAS, DO EMPREGUISMO E DE AÇÕES POPULISTAS DE TODA ORDEM.
Sergio Caetano de Barros
Já era hora!!!
ESTA É A MAIOR BATALHA SEM O USO DE NENHUM ARTEFATO BÉLICO, NÃO SÓ NÓS MILITARES, MAS  POR TODOS BRASILEIROS INSATISFEITOS COM AS MENTIRAS DESLAVADAS.
VAMOS USAR APENAS UM TIPO DE ARMA QUE CAUSARÁ EM TODOS OS ENGANADORES DO BRASIL FERIMENTOS MORTAIS; ESTA ARMA, A MAIS  SIMPLES DE TODAS, O NOSSO VOTO.
V A M O S  À  L U T A  B R A S I L
MILITARES E BRASILEIROS DE VERDADE INICIAM CAMPANHA NACIONAL ANTI PT
"Pensávamos que seria um governo de um homem do povo para o povo, mas tudo indica que se transformou no governo dos escândalos e favorecimentos ilícitos"- disse um dos  militares.
Os militares das Forças Armadas somam mais de 600.000 entre os que estão em atividade e os da reserva. Somados com seus dependentes e círculos de influência esse quantitativo pode passar de 5 milhões de pessoas. Um número que definitivamente pode mudar os rumos de qualquer  eleição.
Militares estaduais também estão insatisfeitos com o governo federal, que não  facilitou para que as negociações sobre a PEC 300 prosseguissem. Na passeata em Copacabana verificou-se a presença de lideranças dos policiais e bombeiros do Rio de Janeiro, e isso acena para uma possível união de militares federais e estaduais. Se isso se  concretizar e chegar às urnas certamente será um problema a mais para os políticos vermelhos.

Os militares das Forças Armadas, comumente, são homens de conduta ilibada e bem relacionados.. Formadores de opinião. É frequente serem preferidos para assumir cargos de síndico em seus edifícios, diáconos em igrejas católicas e evangélicas, pastores e líderes comunitários. Homens preparados e competentes como líderes e aptos para discursar diante de pequenos e médios grupos, eles representam realmente um perigo em potencial para o partido da situação, se resolverem usar sua influência para um objetivo comum.
Pesquisas demonstram que as Forças Armadas são as instituições com maior credibilidade no Brasil, o que confirma que os militares brasileiros gozam de excelente reputação junto à sociedade.
Nos últimos meses há freqüente divergência entre militares das Forças Armadas e o governo. Manifestos Interclubes, abaixo-assinados dos oficiais e marcha virtual, são exemplos de grandes questões surgidas ainda este ano. Essa aparente queda de braço com os militares pode causar bastante prejuízo nas pretensões dos políticos que estão "confortáveis", já a curtíssimo prazo.
Somos mais de 30 milhões de aposentados em todo país; podemos mudar o rumo das eleições! Todos têm que votar e não ficar em casa concordando com essa política de miséria!
Os médicos brasileiros já começaram essa campanha, vamos à luta!
Talvez assim, consigamos começar a melhorar este país!.
PRECISAMOS MOSTRAR QUE TEMOS FORÇA, NÃO  ESTAMOS MORTOS E ELES PASSARÃO A SE ACAUTELAR E NOS ENXERGAR COM O JUSTO RESPEITO E DIGNIDADE.  ESSA É A MELHOR FORMA... VAMOS NOS UNIR!
NÃO SE ACOVARDEM!
VOTEM EM QUEM QUISER, EXCETO APENAS QUE NÃO SEJA ALGUEM DO PTOU DE SEUS ALIADOS. POR AMOR AO PAÍS, VAMOS IMPACTAR O COMODISMO QUE DOMINA O GOVERNO FEDERAL E MOSTRAR QUE TEMOS - JUNTO COM O POVO QUE É SOBERANO -
A MAIOR FORÇA, DA INTERNET
E DO PODER DO VOTO.
Já passou da hora de virar a mesa!
Repasse para seus amigos
"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." (Albert Einstein)
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso".
Uma forte chuva atingiu a zona sul da capital ontem à noite e levou destruição a bairros como SOCORRO, GUARAPIRANGA e CIDADE ADEMAR. O vento destelhou um condomínio, danificou carros e provocou a queda de pelo menos quatro árvores, resultando na interrupção momentânea do fornecimento de energia elétrica na região. Além disso, o temporal derrubou telhas e pedaços de concreto em quatro carros que estavam num estacionamento perto da REPRESA DE GUARAPIRANGA. Três caixas-d´água, que ficavam na cobertura de um prédio, estouraram por causa da tempestade. O vento também arrebentou janelas e destruiu antenas de televisão de residências da região. A árvore do estacionamento de uma faculdade caiu e interditou a RUA DOS INOCENTES, no bairro do SOCORRO. A via, que fica perto da AVENIDA ATLÂNTICA, ficou com problemas nos semáforos até esta manhã.

O CABO PM JOÃO FERREIRA LEMOS FILHO, de 39 anos, foi morto a tiros, nesta manhã, na RUA DOS BOTOCUDOS, bairro de SERRARIA, em DIADEMA. O policial militar estava de folga, com roupas de civil, e buscava sua filha no local. O caso foi registrado e vai ser investigado no 4º DP de DIADEMA.

A jornalista da Rede GLOBO, SANDRA MOREYRA, está internada no Hospital SAMARITANO, no RIO DE JANEIRO, depois de uma cirurgia de 14 horas, na segunda-feira, dia 6 de janeiro, para a retirada de um câncer no esôfago. SANDRA descobriu a doença no ano passado. Por conta da grande perda de sangue durante a cirurgia, SANDRA necessita com urgência de doadores de sangue. SANDRA MOREYRA, de 59 anos, é jornalista desde 1975 e trabalha na REDE GLOBO. Ele tem uma coluna de gastronomia chamada ARTE NA MESA, no “BOM DIA BRASIL”.  

O Ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO. Anunciou hoje, em SÃO LUÍS, a elaboração de um plano emergencial para tentar conter a violência dentro e fora do sistema carcerário do MARANHÃO. Ao todo, serão 11 medidas, entre elas a criação de um comitê gestor, gerido pela governadora ROSEANA SARNEY e supervisionado pelo governo federal, que prevê ações integradas entre Executivo, Legislativo e Judiciário.
O plano também pretende remover presos, realizar um mutirão de defensores públicos para analisar caso a caso a situação dos detentos, implantar um núcleo de atendimento a familiares de presidiários (saúde e assistência psicológica) e penas alternativas e monitoramento aos detentos. “Algumas dessas ações já foram implantadas em Estados como ALAGOAS, SÃO PAULO, SANTA CATARINA, RIO DE JANEIRO, PARANÁ e deram certo”, afirmou o Ministro da Justiça.
Hoje o procurador-geral da República, RODRIGO JANOT, havia dito que pediria nos próximos dias ao Supremo Tribunal Federal intervenção federal no Estado após as violações dos direitos humanos nos presídios do MARANHA. Desde o ano passado, 62 detentos foram mortos no Estado.
A Polícia Civil prendeu mais três suspeitos de participar dos ataques a ônibus ocorridos no dia 3 de janeiro, em SÃO LUÍS. Um deles resultou na morte da menina ANA CLARA SANTOS SOUZA, de 6 anos, que teve queimaduras em 95% do corpo. Os três integram a cúpula da facção criminosa BONDE DOS 40, que atua dentro do Complexo Penitenciário de PEDRINHAS e é apontada como responsável por ordenar os ataques. Os atentados são considerados uma resposta às mudanças impostas pela PM no presídio.  

A presidente interina do STF, a ministra CARMEN LÚCIA, não vai assinar, segundo o jornal “O GLOBO”, o mandado de prisão contra o ex-presidente da Câmara JOÃO PAULO CUNHA, condenado a seis anos e quatro meses de prisão no escândalo do mensalão. Ao concluir o processo, na última segunda-feira, dia 6 de janeiro, o presidente do STF, JOAQUIM BARBOSA, determinou a prisão de JOÃO PAULO, mas não emitiu o mandado à Polícia Federal. Na terça-feira, dia 7, ele saiu de férias e só volta ao posto no dia 3 de fevereiro. Mesmo fora da corte, BARBOSA pode assinar o documento, mas a sua assessoria não disse se ele pretende fazê-lo.

O governador de SÃO PAULO GERALDO ALCKMIN, sinalizou que, se o PSB apoiar sua candidatura à reeleição, o partido do governador EDUARDO CAMPOS terá garantida a vaga de candidato a vice ou de senador na chapa tucana. O aceno de ALCKMIN, que deve ser formalizado em encontro neste primeiro trimestre com CAMPOS, foi feito em reunião com o vice-presidente do PSB em SÃO PAULO, JONAS DONIZETE, na capital paulista, ontem. A reunião ocorreu dias após a ex-senadora MARINA SILVA ter vetado a aliança do PSB com o PSDB em SÃO PAULO e defendido a candidatura própria.

A Policia Civil apresentou, hoje, um laudo complementar da perícia sobre o acidente que matou o músico FAUSTO PARÁ JÚNIOR, no dia 2 de novembro de 2013, em SOROCABA. De acordo com o laudo, o carro que matou o jovem estava a 135 km/hora, 125% acima do limite permitido na via, que é de 60 kmhora. O motorista que causou o acidente, ROMUALDO FERNADO SIQUEIRA SPINOZA, de 34 anos, continua preso. Ele está sendo processado por homicídio doloso, quando há intenção de matar, e deve ir a júri popular. A pena, caso seja condenado, pode chegar a até 30 anos de prisão.      
Um maravilhoso espetáculo da natureza pode ser visto hoje na fronteira dos ESTADOS UNIDOS com o CANADÁ. O frio que atingiu os dois países mudou radicalmente um dos cartões postais mais conhecidos do mundo. A temperatura de -29ºC deixou as CATARATAS DO NIÁGARA parcialmente congeladas.
A Justiça da VENEZUELA vai indiciar sete pessoas pelo suposto envolvimento no assassinato da ex-miss e atriz MÓNICA SPEAR e seu ex-marido, THOMAS HENRY BERRY. Entre os suspeitos estão uma mulher e dois adolescentes. O casal foi morto a tiros, na segunda-feira, em uma tentativa de assalto. A filha da miss ficou ferida.
Após nove meses recluso, o ex-líder cubano FIDEL CASTRO, de 87 anos, apareceu em público ontem. Ele participou da inauguração de um centro de arte em HAVANA. A data de 8 de janeiro coincide com o aniversário de 55 anos da entrada de CASTRO na Ilha à frente do exército rebelde, uma semana depois da vitória da REVOLUÇÃO CUBANA.
Segundo o jornal cristão “ALL CHRISTIAN NEWS”, o pastor FRANCK KABELE, de 35 anos, morreu no início do mês ao tentar caminhar sobre as águas, como a Bíblia afirma que JESUS teria feito. O missionário, que morava no GABÃO, na ÁFRICA, levou vários fiéis de barco até um local afastado da praia. Ele disse que JESUS havia falado com ele em sonhos e afirmava ser capaz de andar na água, mas no primeiro passo ele afundou e nunca mais foi visto. Três dias depois foi dado como morto.

Um grupo de pescadores levou um susto ao encontrar o que parecia ser uma baleia de duas cabeças, encalhada na laguna OJO DE LIEBRE, no MÉXICO. Cientistas analisaram o bicho e concluíram eu são baleias siamesas. Ela nasceram com o corpo interligado. É o primeiro caso registrado na história. Não se sabe se a mãe sobreviveu ao parto, mas os filhotes siameses morreram e foram jogados na praia.  

2 015     :      -     SEXTA-FEIRA
Tendo extraído ontem um dente, não vou hoje para a cidade de SÃO PAULO, preferindo ficar em repouso. Pela manhã, em minha biblioteca, faço a atualização do dia 9 de janeiro. Extraio textos importantes para o histórico de MÁRIO FONSECA VENTURA (está com mais de quinhentas páginas) e histórico da primeira parte da Sociedade Veteranos de 32-MMDC (que vai até o ano de 2005).

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
 POLÍCIA MILITAR
Decreto de 8-1-2015
Transferindo, por conveniência do serviço: o Cel PM 810305-4 Benedito Roberto Meira, para o GRPAe, passando-o adido, por conveniência do serviço, ao EM/E, tendo em vista sua exoneração do cargo de Comandante Geral, publicada no D.O. 2, de 6-1-15, Seção II; o Cel PM 811917-1 Francisco Alberto Aires Mesquita, da DL, para o EM/PM, designando-o para a função de Chefe do Estado-Maior, acumulando, consequentemente, as funções de Subcomandante da Polícia Militar; o Cel PM 812501-5 Audi Anastácio Felix, da DP, para o EM/PM; o Cel PM 822367-0 Marco Antonio Severo Silva, da APMAL, para o CIPM; o Cel PM 822402-1 Roberto de Jesus Moretti, do EM/PM, para a DP, passando-o à condição de adido, por conveniência do serviço, ao EM/E, sendo dispensado da função de Chefe do EM/PM; o Cel PM 822413-7 Sérgio de Souza Merlo, da Coord Op PM, para o CPA/M-7, passando-o à condição de adido, por conveniência do serviço, ao EM/E; o Cel PM 822418-8 Vicente Nicola Novellino, do CIPM, para a DL, passando-o à condição de adido, por conveniência do serviço, ao EM/E; o Cel PM 830584-6 Gilberto Tardochi da Silva, do CPTran, para a Coord Op PM

Grupamento Aéreo transporta bebê para cirurgia na cidade de Bauru: Policiais Militares do Grupamento Aéreo realizaram, na manhã de hoje (09Jan), o transporte aeromédico da bebê Heloísa, de apenas 3 meses de idade, para o Hospital Centrinho de Bauru, onde fará uma cirurgia na face. A bebê, que nasceu prematuramente em outubro, com 35 semanas, pesando apenas 1.500 gramas, estava internada desde o seu nascimento no Hospital da USP (HU) e foi transportada juntamente com sua mãe e avó no avião (King Air B200) da PM, monitorada pela Capitão Médica PM Fabiana. Graças ao transporte aeromédico realizado pelo Grupamento Aéreo da PM a pequena Heloísa poderá realizar a cirurgia no hospital Centrinho de Bauru, que é referência nacional em cirurgias de correção de fissura palatina.

A 46ª edição da COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR acabou mais cedo para o SANTOS. Hoje, os MENINOS DA VILA perderam para o LINENSE por 2 a 1 e foram eliminados da competição logo na primeira fase. Já o SÃO PAULO venceu o SÃO JOSÉ DOS CAMPOS por 2 a 0. A vitória colocou o TRICOLOR paulista na próxima fase da COPINHA. Os jogos deste fim de semana definirão o adversário são-paulino na etapa seguinte.

Mais uma vez vândalos mascarados e vestidos de preto promoveram quebra-quebra e muita baderna em um protesto convocado pelo MPL (MOVIMENTO PASSE LIVRE). Os BLACK BLOCS se infiltraram na manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus e do Metrô de R$3 para R$3,50 - a primeira desde que os novos valores passaram a vigorar, na terça. Mesmo com um grande efetivo, cerca de 800 soldados, a Polícia Militar não conseguiu isolar os arruaceiros. O protesto, que contou com cinco mil pessoas, de acordo com a PM, e 30 mil participantes, segundo o MPL, até começou de forma pacífica, mas terminou com agência de banco depredada, confusão e 52 pessoas detidas.
A concentração aconteceu na frente do TEATRO MUNICIPAL, no centro. Por volta das 18 horas começou a marcha em direção à Avenida da CONSOLAÇÃO. Os manifestantes gritavam palavras de ordem como "mãos para o alto, a tarifa é um assalto" "ei, HADDAD, vem pagar a minha passagem" e "vem para a rua contra a tarifa".
No início, muita gente elogiou a iniciativa de tentar, via pressão popular, reduzir a passagem, como aconteceu em 2013. "Com certeza dá para conseguir reduzir a tarifa, ainda mais que a auditoria (contratada pela Prefeitura) provou que as empresas estão ganhando mais do que o previsto", afirmou HELIO MIYAZAKI, de 23 anos. "A tarifa não deve ser só para os estudantes, mas para todos os trabalhadores".
Mesmo à frente da passeata, cerca de 30 mascarados não foram incomodados pela PM. Às 19 horas, o protesto tomou os dois sentidos da Avenida da CONSOLAÇÃO. Quarenta minutos depois, já com um contingente de BLACK BLOCS, começou a baderna. Na esquina com a Rua MATIAS AIRES os vândalos passaram a jogar lixo no chão e a quebrar lixeiras. A PM reagiu imediatamente com bombas de gás e balas de borracha.
Os integrantes do MPL tentaram segurar o restante das pessoas e isolar os mascarados, mas já era tarde. Com o corre-corre, vários grupos se formaram. Ainda agrupados, os black blocs passaram a jogar pedras, pedaços de paus e até galhos de árvore nos policiais. Os vidros de uma agência do banco SANTANDER foram quebrados.
Já sem nenhum controle sobre a multidão, os policiais insistiram em revidar com várias bombas de efeito moral, provocando reações dos manifestantes pacíficos e até de quem estava nas ruas.
A cabeleireira RAY PEREIRA SILVA, 40 anos, defendeu a manifestação, mas queria chegar logo em casa. "Sou a favor do protesto porque a passagem realmente está muito cara e a qualidade do transporte é muito ruim. Eles só poderiam ter escolhido um lugar e um horário melhor porque o trabalhador está cansado e quer voltar para casa".
"Eu acho legal o protesto, o ônibus está caro mesmo. Se eu pudesse, estaria lá com eles também", disse a vendedora CLÁUDIA ALMEIDA, 23, funcionária de uma lanchonete tentando se esconder das bombas.
Em meio à confusão, pessoas que não tinham nada a ver com o protesto foram pegas de surpresa com o que ocorreu. O bar SUJINHO, que fica na esquina da CONSOLAÇÃO com a Rua MATIAS AIRES, estava lotado e tinha clientes na parte de fora do estabelecimento. Todos foram levados rapidamente para o mezanino e alguns, inclusive, chegaram a passar mal. O gerente do bar, que pediu para não ser identificado, disse que os garçons precisaram correr para fechar as portas com todos dentro. Uma das portas foi quebrada pelos vândalos.
Ao todo, a PM informou que 51 pessoas foram detidas: 13 foram levados para o 4º Distrito Policial, oito para o 2º Distrito Policial. De acordo com o MAJOR PM LARRY, comandante da ação, o protesto seguia de forma pacífica até a ação dos black blocs. "Vagabundos se infiltraram no meio da manifestação, mais ou menos uns 50, todos black blocs, infiltrados no meio de cinco mil. Não fomos nós que quebramos a agência do SANTANDER, mas tivemos de agir para evitar o pior. Foram eles que começaram com o quebra-quebra e atiraram pedras nos policiais. Queríamos que o ato fosse pacífico do começo ao fim, mas esses infiltrados impediram isso".

A ROTA vai reforçar o trabalho da Polícia Militar na OPERAÇÃO VERÃO, que é realizada nos 15 municípios do litoral desde 26 de dezembro. O anúncio foi feito hoje pelo secretário da Segurança Pública ALEXANDRE DE MORAES, que ainda disse que o reforço total do efetivo policial será de 185 agentes. Segundo ele, parte dos policiais usará motocicletas, por serem mais ágeis. "A BAIXADA SANTISTA merece uma atenção especial, principalmente em virtude deste período do ano em que paulistas de todas as regiões estão aqui. A OPERAÇÃO VERÃO vai prosseguir até depois do Carnaval para garantir a segurança de todos", explicou.
A Polícia Civil vai encaminhar ao DEINTER 6 que abrande o litoral, um helicóptero PELICANO e 36 viaturas para reforçar as investigações.    

Em ação coordenada, a polícia francesa invadiu dois cativeiros onde radicais islâmicos mantinham reféns desde a manhã desta sexta-feira (9). Em Dammartin-en-Goële, a cerca de 40 km de Paris, foram mortos dois homens, suspeitos de atacar a revista Charlie Hebdo. Já no bairro de Vincennes, na capital, o sequestrador morto é suspeito de ter assassinado uma policial. Ao menos quatro reféns morreram na ação.
Em Dammartin-en-Goële, estavam os irmãos Said e Cherif Kouachi, suspeitos pelo atentado da quarta-feira (7) à revista francesa Charlie Hebdo, que deixou 12 mortos. Segundo o prefeito da cidade, Michel Dutruge, os dois sequestradores foram mortos na operação.
O refém, de 27 anos, um funcionário de uma pequena empresa de impressão e publicidade, estava escondido e não foi visto pelos sequestradores. Ele foi libertado sem ferimentos e receberá atendimento psicológico.
Durante a operação, fortes explosões foram ouvidas em Dammartin-en-Goële por jornalistas da AFP; era possível avistar fumaça saindo do local em imagens do canal BFM-TV.
Poucos minutos depois da invasão em Dammartin-en-Goele, foram ouvidos tiros e explosões na loja judaica onde ocorria um segundo sequestro na capital francesa. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, confirmou a morte do sequestrador, identificado como Amedy Coulibaly, 32. Ele estava armado com duas pistolas automáticas e um fuzil, e atirou contra duas pessoas antes de entrar no mercado.
Quatro reféns morreram na operação, segundo confirmou o presidente do país, François Hollande. Outros dez teriam sido libertados, mas quatro estão em estado grave.
O homem é o mesmo que matou uma policial na quinta-feira (8) e feriu um funcionário da limpeza em Montrouge, na periferia ao sul de Paris, na quinta-feira (8), e teria exigido o fim ao cerco da polícia aos irmãos em Dammartin-en-Goele em troca dos reféns na loja judaica. Mais cedo, investigadores franceses informaram que o caso de Montrouge e da chacina na Charlie Hebdo tinham conexão.
O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, destacou a extrema dificuldade das operações, que colocavam "em grande risco" as vítimas e agradeceu aos agentes envolvidos no salvamento. Ele informou ainda que está mantido o nível de alerta máximo para ameaças terroristas.
"Agradecemos a aqueles que se expuseram à risco de morte para salvar os reféns. Repasso o reconhecimento de toda a nação francesa a esses homens", disse Cazeneuve, frisando que as operações de segurança contra o terrorismo continuarão nos próximos dias.
Ligação com a Al Qaeda
Nesta sexta-feira veio à tona que um dos suspeitos, Said, viajou ao Iêmen em 2011 para receber treinamento de militantes islâmicos ligados à Al Qaeda. As informações são de funcionários do alto escalão do governo americano à emissora "CNN" e ao jornal "New York Times". 
Os serviços de Inteligência dos Estados Unidos estão averiguando se o grupo vinculado à Al Qaeda ordenou explicitamente o ataque contra a revista, mas, por enquanto, não há indicações de que os irmãos tenham recebido instruções diretas do grupo ou façam parte de uma célula terrorista na França, explicaram as mesmas fontes.
Também foi anunciado que os dois irmãos estavam numa lista de pessoas proibidas de viajar em voos para os EUA. Um terceiro suspeito, Hamyd Mourad, se entregou voluntariamente na noite de quarta-feira (7) e disse ser inocente.
Luta contra o terrorismo
A cúpula europeia prevista para 12 de fevereiro em Bruxelas será dedicada à luta antiterrorista, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. "Falei com o presidente (francês François) Hollande ontem à noite e tenho a intenção de utilizar a reunião de chefes de Estado e de governo de 12 de fevereiro para abordar a resposta que a UE pode fornecer aos desafios" da luta antiterrorista, disse Tusk após uma reunião em Riga com a primeira-ministra da Letônia, Laimdota Straujuma. (Com agências internacionais)

O homem que manteve reféns em uma mercearia no leste de PARIS, hoje, tinha relação com os irmãos CHÉFIF e SAID KOUACHI, suspeitos do ataque contra o semanário "CHARLIE HEBDO". AMEDY COULIBALY, de 32 anos, era da mesma célula jihadista que os KOUCHI. Na quinta-feira, dia 8, COULABY matou uma policial em MONTROUG. Ainda adolescente, envolveu-se com a criminalidade e supostamente teve várias condenações por assalto à mão armada a partir de 2001. COULIBALY conheceu CHÉRIF entre 2005 de 2006 quando ambos estavam presos. Na década passada, a célula jihadista enviava jovens da FRANÇA para treinar no IRAQUE. COULIBALY teria sido condenado a cinco anos de prisão em dezembro de 2013 por ajudar na fuga de SMAIN AIT ALI BELKACEM, uma das cabeças do atentado de 1995 ao MUSÉE D´ORSAY, condenado à prisão perpétua em 2002.

A facção líbia do grupo radical ESTADO ISLÂMICO afirmou ter assassinado dois jornalistas tunisianos, de acordo com informações obtidas pela agência de notícias AFP. Eles estavam desaparecidos desde 8 de setembro. Em um comunicado postado em fóruns jihadistas com imagens de SOFIÉNE CHOURABI e NADHIR KTARI, o grupo afirmou ter "aplicado a Lei de ALÁ".

O governo da INDONÉSIA confirmou a execução do brasileiro MARCO ARCHER CARDOSO MOREIRA, de 53 anos, condenado à pena de morte por tráfico de drogas. O último pedido de clemência de CARDOSO foi negado pelo presidente do país asiático, JOKO WIDODO. A Justiça afirmou que o brasileiro será morto "muito em breve". Ele foi preso em 2003 com 13,4 quilos de cocaína.

Do G1, em São Paulo
Uma batida entre um caminhão e um ônibus matou duas pessoas e deixou outras 22 feridas na noite desta sexta-feira (9) na Fernão Dias, no trecho de Mairiporã, na Grande São Paulo. De acordo com a concessionária que administra a rodovia, o acidente ocorreu por volta das 23h50 na altura do km 56, na pista sentido Belo Horizonte e houve bloqueio total no sentido MG por cerca de 4 horas.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o ônibus envolvido no acidente pertence à Viação Santa Cruz e havia saído de São Paulo com destino a Boa Esperança (MG) com 31 passageiros. O motorista teria batido na traseira do caminhão, que estaria em baixa velocidade na pista. O condutor do coletivo morreu na hora. Outras três pessoas ficaram presas nas ferragens e uma delas não resistiu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 19 equipes de resgate de cidades da região foram deslocadas para o local para fazer o atendimento às vítimas. Além das mortes registradas, duas pessoas presas nas ferragens tiveram ferimentos graves e outras 20 se feriram sem gravidade. As vítimas foram levadas para hospitais de Guarulhos, Atibaia e Bragança Paulista. Os demais passageiros foram atendidos no local saíram ilesos.
Equipes da concessionária e também da PRF fizeram o bloqueio da pista no local. O tráfego foi bloqueado no sentido Minas Gerais por cerca de quatro horas. O tráfego só foi normalizado por volta das 3h40. A lentidão máxima foi de quatro quilômetros, do km 56 ao km 60. O caso será encaminhado ao Distrito Policial de Mairiporã e o delegado responsável pela ocorrência esteve no local. Ainda segundo a PRF, um representante da empresa acompanhou o atendimento às vítimas.
Acidente envolvendo ônibus e caminhão deixou diversos feridos na Rodovia Fernão Dias (Foto: MICHELLE SPREA/SIGMAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)Acidente envolvendo ônibus e caminhão deixou diversos feridos na Rodovia Fernão Dias (Foto: MICHELLE SPREA/SIGMAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

2 016 :     -     SÁBADO
A morte inesperada de DEOLINDA DOS SANTOS GUERRA, irmã da LUCINDA, que nos foi anunciada altas horas da noite de ontem, vai trazer uma série de comunicações entre parentes, a fim de combinar o horário do féretro e da hora do enterro no Cemitério VILA RIO, em GUARULHOS. Dona DEOLINDA, viúva do senhor ABÍLIO DOS SANTOS GUERRA (falecido em 4 de março de 2002), teve a morte um tanto quanto parecida com a do marido. Ela foi internada, com pneumonia, no Hospital PADRE BENTO. O senhor ABÍLIO também morreu nesse hospital, também vítima de uma pneumonia. Dizem os familiares que ela sentiu muito a morte de um neto, filho do ROBERTO, há um mês atrás. Deixou de se alimentar como devia e a diabetes foi minando seu corpo.
LUCINDA e MARLENE ficam grudadas no celular. A família de dona DEOLINDA é a mais numerosa dos filhos de dona ESMERALDA (mãe já falecida há anos). E, no cemitério VILA RIO, nesta tarde, vamos encontrar com muitos de seus filhos, netos, bisnetos e trinetos. Dos irmãos de dona DEOLINDA estão presentes: LUCINDA, ESMERALDA, AMÉRICO e JOSÉ. Estão faltando dona MARIA e MARGARIDA, impossibilitadas de comparecer. Filhos de dona DEOLINDA: ROBERTO, SERGIO, EDSON, IVETE, CÉLIA; seus netos, seus sobrinhos, seus bisnetos e até trinetos. DEOLINDA parece estar dormindo. Seu semblante é sereno. Com 83 anos, combateu o bom combate. Lutou muito em sua mocidade e trouxe para o mundo muita gente que hoje está reunida na despedida dela. Vêm à lembrança mais de quarenta anos atrás, quando éramos bem mais novos e que reuníamos, vez ou outra, na casa de dona DEOLINDA. Muitos desses encontros datam dos anos 1970.  
Dona ESMERALDA e LUCINDA conversam muito. JOSÉ CARLOS, filho de dona ESMERALDA, o qual não via há muitos anos, está com o rosto de seu pai, o JOSÉ THOMAZ, de grandes recordações, já falecido.
SIMONE RIBEIRO e CILENE, filha de dona MARIA (uma das irmãs de dona DEOLINDA, que não pode comparecer ao enterro) também conversam durante um bom tempo conosco. Falam de suas vidas, como quase todos que participam desse encontro, e demonstram que dona DEOLINDA foi um exemplo de dona de casa. Muito ajudou o seu marido, senhor ABÍLIO (já falecido), nas fases mais difíceis pelas quais passaram.
Também conversamos com JOSEFINA, filha de dona JULIETA, viúva de APPARÍCIO (um dos irmãos de DEOLINDA). Ela conta que sua mãe está entrevada numa cama, bem ruim da diabetes. JOSEFINA é, portanto, sobrinha de dona DEOLINDA. 
Por volta das 15 horas, acontece o enterro. Vamos permanecer durante um bom tempo no cemitério, onde podemos conversar com parentes afastados há muitos anos. Acontecem as despedidas e fica aquela grande dúvida, quando é que haverá uma outra reunião dessas?
Já em casa, revendo minhas memórias, vou recordar do falecimento do senhor ABÍLIO DOS SANTOS GUERRA, em 4 de março de 2002.
"LUCINDA recebe uma notícia de morte, por volta das 18h40, transmitida pela sua irmã ESMERALDA. FALECEU às 17 horas, no PADRE BENTO, o senhor ABÍLIO DOS SANTOS GUERRA, aos 76 anos (nasceu em 1º de agosto de 1925, em PORTUGAL). Ultimamente ele sofrera quatro pneumonias e, no final da semana, foi vítima de um infarto. Internado no hospital PADRE BENTO, o corpo, debilitado, pois além de tudo isso era diabético, não resistiu a mais essa complicação. A família se agita para o velório. LUCINDA faz alguns contatos e pede para o JOÃO GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR levar-nos até a casa de dona DEOLINDA, onde os parentes estão se reunindo. Ali, vamos encontrar a viúva, os filhos ROBERTO, ÉDSON, CÉLIA e IVETE, vários netos e o bisneto VINÍCIO, o mais novo da família. Dona ESMERALDA e a SÔNIA ali também se encontram. Já faz muitos anos que não havia uma reunião na casa de dona DEOLINDA e estranhamos o crescimento dos netos de Dona DEOLINDA e Sr. ABÍLIO, bem como o estrago que o tempo fez em certas pessoas. Como a LUCINDA está com gripe e o JOÃO irá trabalhar amanhã, não podemos ficar para o velório. O corpo ainda não foi removido do hospital PADRE BENTO para a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, onde será realizado o velório."

A tarde é chuvosa. Vemos pela televisão os estragos das enchentes que acontecem hoje em SÃO PAULO.  
Rios e córregos da Zona Leste de São Paulo transbordaram e alagaram os bairros de Itaquera, Itaim Paulista, Aricanduva e Vila Formosa, na capital paulista. Por volta das 19h deste sábado (9), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu um alerta para enchentes na região após intensas chuvas.
A chuva forte também atingiu a Zona Sul de São Paulo. Durante a tarde, o CGE emitiu um comunicado de que a chuva estava forte, com chance de granizo, nos bairros Vila Mariana, Jabaquara, Campo Belo, Cidade Ademar e Santo Amaro. A região central também enfrentou chuva forte. Toda a Zona Leste foi afetada pelas chuvas e, por isso, o CGE deixou até por volta das 21h, os bairros da região em estado de atenção.
Imagens do GloboCOP mostraram a Avenida Jacu-Pêssego completamente alagada. É possível ver pessoas caminhando na avenida. Na Rua Adão Manoel da Silva os carros estão praticamente encobertos pela água. Até as 21h, a Zona Leste estava com nove pontos de alagamento intransitáveis.
Também há registro de falta de energia em vários pontos da Zona Leste e três linhas da CPTM foram paralisadas: 12-Safira, 10-Turquesa, 11-Coral e 7-Rubi - as últimas citadas estavam em velocidade reduzida até por volta das 21h, assim como a Linha 3-Vermelha, do Metrô.
Tempo instável: Áreas de instabilidade formadas pelo calor e a alta disponibilidade de umidade na atmosfera causaram a chuva com pontos fortes na capital paulista. Conforme os meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem com tempo instável e chuvas variando de intensidade. A temperatura média é de 31ºC na noite deste sábado.
Já o domingo (10) será de céu nublado e sensação de tempo abafado. As chuvas mais significativas, com forte intensidade serão observadas no decorrer da tarde e nas primeiras horas da noite. A chance de formação de alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco permanece. A temperatura mínima será de 20ºC e, a máxima, de 28ºC.

Atual campeão da COPA SÃO PAULO JÚNIOR, o CORINTHIANS segue firme na busca de seu décimo título da competição. Atuando na cidade de LIMEIRA, o TIMÃOZINHO goleou o PAYSANDU, por 6 a 0, e agora enfrenta o GUARANI de CAMPINAS na próxima fase. Já o SANTOS, sempre forte nas categorias de base, deu adeus à COPINHA após empatar sem gols com o CEARÁ e sofrer a derrota para os nordestinos nos pênaltis: 3 a 2.

A temporada deste ano do tênis começou da mesma forma como terminou a última, ou seja, com o sérvio NOVAK DJOKOVIC levantando troféus. Hoje, na decisão do ATP 250 DE DOHA, no CATAR, o tenista número 1 do mundo foi implacável diante do espanhol RAFAEL NADAL (quinto). Afinal, o sérvio precisou de pouco mais de uma hora para vencer o confronto por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2. Foi o nono triunfo de DJOKO sobre NADAL nos últimos dez jogos entre os dois. Agora, ambos se preparam para o ABERTO DA AUSTRÁLIA, que começa no dia 18 de janeiro.

Um jovem sem identificação morreu e outro de 23 anos ficou ferido após uma tentativa de assalto na cidade de Serra Redonda, na região metropolitana de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos estavam iniciando um assalto quando foram surpreendidos por uma pessoa não identificada que reagiu e atirou. Um terceiro suspeito conseguiu fugir sem ser ferido.
De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na madrugada deste sábado (9). O primeiro suspeito morreu ainda no local e o segundo, que fugiu ferido, foi detido durante a tarde no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde buscou atendimento médico. O homem preso foi levado para a delegacia da Polícia Civil, na cidade de Ingá, e autuado em flagrante.
Ainda segundo a polícia, o terceiro suspeito já foi identificado, mas até 19h39 (horário local) deste sábado (9) não foi localizado.

A jovem Ruberlane Bezerra Agripino, de 24 anos, foi presa neste sábado (9), suspeita de matar com uma facada no peito, o namorado Wilson de Barros Sales, de 42 anos, após recusar o pedido de casamento feito por ele. O caso ocorreu no bairro Formoso, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Em depoimento, a jovem confessou o crime, mas não quis falar com a imprensa. Segundo a mãe dela, Maria Dacilene Bezerra, de 44 anos, que testemunhou o crime, ocorrido por volta de 3 horas, tanto a suspeita quanto a vítima estavam bêbados. O casal estava junto há quatro meses.
"Eles bebiam desde cedo em casa. Quando foram para o quarto começaram a discutir porque minha filha não aceitava casar e ir embora para Rio Branco. Ouvi três vezes ele pedindo para minha filha matar ele. ‘Se você não quer casar comigo, então me mata’, dizia o Wilson. Quando entrei no quarto o encontrei virado no colchão. Perguntei por que ela tinha feito isso e ela disse que ele tinha pedido", conta. Responsável pelo caso, o delegado Elton Futigami diz que a jovem confirmou a versão dada pela mãe. "Ela confessou o crime. A motivação está atrelada ao fato de ambos estarem embriagados. O casal teve uma discussão, pois, a vítima pediu a autora em casamento e queria que ela fosse morar com ele em Rio Branco. A autora não aceitou e a vítima passou então a pedir que a autora lhe matasse. Ela disse que foi até cozinha, pegou uma faca e desferiu um golpe em seu peito esquerdo", afirma. A jovem foi autuada em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil e será encaminhada ao presídio feminino de Cruzeiro do Sul, onde aguardará decisão judicial.

Uma família foi amarrada e feita refém durante um assalto à residência onde moram no Centro de Capixaba, município distante 72 km de Rio Branco, na noite desta sexta-feira (8). Os ladrões roubaram televisores, celulares, joias e uma caminhonete, que  foi usada na fuga. Quatro suspeitos, incluindo um menor, foram presos, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
De acordo com a proprietária da casa, Luzidete Tessinari, três homens invadiram a residência, depois de render a filha, que estava com o namorado na parte externa. Ao entrarem, os suspeitos acordaram outros familiares e levaram todos para sala, onde foram amarrados. Luzidete não estava na hora do ocorrido, por volta das 22h.
"Amarraram todo mundo e pediram a chave da caminhonete. Minha casa está uma bagunça. Levaram muitas coisas e queriam dinheiro. Pegaram R$ 100 que estava na carteira do meu esposo e foram a um posto de gasolina", conta a dona de casa.
Segundo Luzidete, na tentativa de abastecer, o frentista e um outro parente, que por sorte estava no posto, reconheceram o veículo. "Quando os ladrões viram que todo mundo estava suspeitando, partiram em disparada. Meu sobrinho e outros amigos foram atrás. Ligamos para a polícia e já foi a perseguição", relata.
Ao G1, a Sesp informou que três suspeitos - incluindo  o menor de idade - foram presos no município de Epitaciolândia, distante 230 km da capital, na madrugada deste sábado (9). Com eles, foram recuperados praticamente todos os bens da família, incluindo, a caminhonete. Na ocasião, a polícia apreendeu as armas usadas no crime.
Na tarde deste sábado, a Polícia Civil prendeu o quarto suspeito em Capixaba, próximo à casa das vítimas. Conforme a secretaria, ele teria sido o mentor do crime, sendo responsável pelo aluguel de uma pousada próxima ao local e por passar informações sobre a família.
Com o quarto suspeito, a polícia apreendeu dinheiro, drogas e um aparelho celular, que continha fotos dele com as armas usadas no assalto. A Sesp afirma ainda que eles deve responder por roubo qualificado, formação de quadrilha, tráfico de entorpecentes e aliciamento de menores.

Uma muçulmana foi expulsa de um comício da campanha presidencial de Donald Trump após ter feito um protesto silencioso contra o pré-candidato republicano, que pediu a proibição da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos.
 
Imagens exibidas na televisão mostram um evento na Carolina do Sul no qual a mulher, Rose Hamid, aeromoça de 56 anos, usa um véu na cabeça e uma camisa verde com a frase: "Salam. Venho em paz".
Hamid permaneceu de pé em silêncio, olhando para o palco, enquanto o restante do público permanecia sentado.
A mulher foi escoltada para fora do local, enquanto os simpatizantes de Trump exibiam cartazes com o nome do pré-candidato em direção a Rose.
Rose Hamid disse que um dos simpatizantes do magnata do setor imobiliário gritou para ela: "Tem uma bomba, tem uma bomba".
"Tudo ficou feio muito rápido e isto é muito assustador", disse Hamid ao canal CNN após o comício de sexta-feira à noite.
Mulher muçulmana é retirada de comício de Trump nos EUA (Foto: Reuters)Mulher muçulmana é retirada de comício de Trump nos EUA (Foto: Reuters)
Trump, que lidera as pesquisas para a indicação republicana para a Casa Branca, provocou grande polêmica no mês passado, quando pediu a proibição temporária da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos. Isto aconteceu depois que dois muçulmanos radicais cometeram um ataque na Califórnia que matou 14 pessoas.
Os críticos de Trump o acusam de estimular o ódio e a pré-candidata democrata Hillary Clinton afirmou que o empresário é o "principal recrutador" de extremistas do grupo Estado Islâmico.

2 017     :     -      SEGUNDA-FEIRA
Ontem à noite, recebi duas mensagens do CORONEL PM GUNTHER ALFANO CLAUSSEN, uma delas dando o seu telefone. Com os problemas surgidos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, ainda na Rua ANITA GARIBALDI, onde águas de chuva danificaram todo o nosso acervo e obrigaram a mudança da sede, já que não mais tínhamos internet e nem telefone, perdemos o contato com o CORONEL PM GUNTHER. Mas, hoje, pela manhã, telefono ao meu comandante do CPA/M-1 e reativamos os contatos. Prazeiroso voltar a falar com o CORONEL PM GUNTHER. Conta ele que viajou por vários países. Conheceu praticamente o mundo e comenta a atual situação do BRASIL.
Também faço um contato com o CABO PM DE SOUZA, do Centro Médico. Explico a ele que o Secretário da Educação, desembargador JOSÉ RENATO NALINI, está a par do pedido de transferência de sua esposa, dona CLEONICE (ela pertence aos quadros dessa Secretaria), para servir no Conselho de Honrarias e Mérito do Governo do Estado. Como os claros na Secretaria da Educação são muitos, NALINI não aceita a transferência.
Através facebook, convido os integrantes do MMDC para uma visita em conjunto à Professora MARIA ODETTE, amanhã, no Hospital SÃO CAMILO, em SANTANA, onde ela está internada. A Comandante do Exército Constitucionalista do ano passado estará aniversariando no dia 10 de janeiro.
LUCINDA traz a infausta notícia da morte de uma senhora que frequentava a casa do NELSON e SORAYA. Internada no INCOR, não resistiu à falência múltipla dos órgãos. Foi ela criada pela mãe do ROBSON e durante várias festas a encontramos na residência deles. A vida dessa senhora não foi nada fácil, desde a sua infância.
Faço alguns contatos, principalmente com THALES SANCHES, sobre a visita de amanhã, dia 10, à professora MARIA ODETTE, que continua internada no Hospital SÃO CAMILO, em SANTANA. Ela fará aniversário e alguns associados do MMDC pretendem visitá-la. THALES diz que irá de carona com a doutora MARIA LÚCIA CAMARGO.
Cumprimento, por telefone, o meu primo 2º SARGENTO RENATO VENTURA, que hoje está completando 57 anos. Ele mora em POÁ e dá notícias de alguns parentes. A mais fragilizada, por causa da idade, é tia IRENE, a única remanescente de uma prole de nove irmãos. Diz o RENATO que ela não anda mais sozinha.
Atualizo o dia 9 de janeiro e, pelos e-mails e facebook, tomo conhecimento do que vai acontecendo pelo BRASIL e pelo mundo. Um desses assuntos vai demonstrar a tendência política de momento, onde há um plano para salvar os corruptos apontados pela LAVA JATO. É algo de estarrecer:
Trata-se do Acordão Anti-Lava Jato, que visa salvar a todos os politicopatas.
Segundo a Revista Época, Temer sabia da tramoia, disse ter ficado ‘fulo, possesso, enraivecido’, mas com os sorrisos, beijos, abraços e o desfilar na fogueira das vaidades no senado durante a posse, desvelou que Temer não estava tão ‘bravo’ assim.
Quem comandou tudo?
Segundo Época, foi Lula o arquiteto do plano que teve a participação direta de Lewandowski, Renan Calheiros, Kátia Abreu, Gleisi Petrolão, Edson Lobão, entre outros que todos virão depois, como Randolfe Rodrigues, da Rede/Marina Silva, que peticionou pelo fatiamento da votação.
Assim, relata, a Revista Época:
[…] Naquela tarde de segunda-feira, dia 29, Lula foi à casa do senador Edison Lobão (PMDB-MA), onde se encontrou com os outros dois integrantes da bancada maranhense: João Alberto (PMDB) e Roberto Rocha (PSB).
Ali, abriu o jogo e comunicou uma operação em andamento com a participação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.
O ex-presidente disse que se preparava um fatiamento da votação de cassação do mandato de Dilma e da inabilitação dela para exercer cargos públicos por oito anos. Pediu a adesão de Lobão à ideia. Lobão consultou o filho, Edinho, seu suplente, sobre eventuais repercussões eleitorais de dar uma ajudinha a Dilma. Decidiu aderir ao ineditismo.
LEWANDOWSKI
O processo de convencimento de Lewandowski foi mais longo. Duas semanas antes da manobra, o magistrado se reunira com líderes partidários no Salão Negro do Congresso para definir o rito do impeachment. Provocado pelas defensoras de Dilma, as senadoras Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, e Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, sobre a tese, Lewandowski respondeu, com convicção, que a inabilitação era uma consequência da condenação.
Pediu a uma auxiliar que lesse o Artigo 52 da Constituição e assegurou que as penas deveriam ser aplicadas em conjunto.
Dias depois, um intermediário de Lula falou com o ministro. No sábado, dia 27, Lewandowski pediu a assessores que levantassem se a tese, de fato, era uma possibilidade constitucional. Fabiane Duarte, a assistente que permaneceu a seu lado na mesa do Senado durante todo o julgamento, trabalhou durante o domingo para sanar as dúvidas do chefe em torno do tema. No mesmo dia, ele decidiu que a tese do fatiamento tinha amparo legal.
Diante do sinal positivo de Lewandowski, Renan trabalhou por dois dias no convencimento de seus pares junto com Lula. Às 22 horas de terça-­feira, Renan chamou o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, e avisou que o magistrado permitiria a manobra no dia seguinte. Preveniu o colega de que não votaria pela inabilitação de Dilma. “A cassação já é suficiente”, disse.
DILMA SALVA E TODOS SALVOS
A ex-presidente está livre para assumir um cargo, por exemplo, de secretária de Estado, o suficiente para ter um pequeno acesso ao foro privilegiado na segunda instância da Justiça e ficar fora do alcance do juiz Sergio Moro, o temido titular da Lava Jato.
Com a perda da prerrogativa de foro de presidente da República, Dilma estaria sujeita a ser julgada por Moro pela suspeita de obstrução da Justiça, quando tentou nomear o ex-presidente Lula seu ministro – também numa tentativa de afastá-lo de Moro.
Dilma não foi salva, no entanto, por comiseração. Senadores olham o futuro e o benefício próprio. Como alvos da Lava Jato, muitos deles podem ser beneficiados pelo mesmo estratagema. Renan Calheiros, um investigado, se empenhou na construção da possibilidade; Edison Lobão, outro, aderiu; Romero Jucá, um terceiro candidato, aquiesceu.
Expert em manobras legislativas, Jucá ficou impassível ao anúncio da mudança, enquanto o plenário entrava em combustão. “Se o Jucá quisesse, teria embolado tudo facilmente”, diz um de seus colegas de Casa. Mas Jucá não tentou barrar o destaque nem fez nenhum movimento contra o fatiamento. Como primeira consequência, aliados do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, já pretendem usar o caso de Dilma como precedente para fatiar seu julgamento, marcado para o dia 12.
Os deputados Paulinho da Força, do Solidariedade de São Paulo, e Carlos Marun, do PMDB de Mato Grosso do Sul, já disseram que defenderão a tese.
TEMER SABIA DE TUDO 20 DIAS ANTES DO JULGAMENTO
A tese do fatiamento foi lançada em conversas entre Dilma, petistas e seus advogados cerca de 20 dias antes do julgamento. Ficou combinado que Kátia Abreu montaria o cenário, a parte formal da argumentação. Ela então encomendou um parecer junto a um criminalista de seu círculo de amigos, João Costa Ribeiro Filho, suplente do senador Vicentinho Alves (PR-TO).
O documento de 13 páginas ficou pronto em 22 de agosto e dois dias depois foi apresentado pelo advogado a Dilma e a seu defensor, José Eduardo Cardozo, no Palácio da Alvorada. A articulação chegou ao Palácio do Planalto no início da semana passada.
Oficialmente, o presidente, Michel Temer, enviou o recado de que ficou possesso com a tramoia. Mas, na coreografia que se viu no Senado no dia da votação, tal tese se torna difícil de ser assimilada. Um sinal inequívoco é a passividade de Romero Jucá, o principal instrumento de Temer naquele ambiente.

SÃO PAULO - A ex-esposa do ex-deputado federal (e um dos condenados do Mensalão) Valdemar Costa Neto (PR) pediu asilo político nos Estados Unidos. Conforme informa o jornal FOLHA DE SÃO PAULO, Maria Christina Mendes Caldeira fugiu para o país levando apenas algumas roupas e uma cachorrinha vira-latas de cinco anos treinada para acompanhar pessoas com síndrome do pânico chamada Fé. A advogada e professora de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP), Maristela Basso, afirmou que a mulher trocou sua identidade e está atualmente sob proteção do governo americano. 
A advogada afirma que a mudança ocorreu porque Maria Christina contou a autoridades do país que sofre ameaças no BRASIL por ter em mãos um dossiê que atinge o ex-marido e outros políticos como ex-presidente Lula e o ex-presidente da Câmara dos Deputados EDUARDO CUNHA. Segundo Maristela, ela chegou a oferecer as provas ao MPF (Ministério Público Federal), mas como não obteve garantia de proteção, decidiu procurar autoridades estrangeiras, diz o jornal.
Maria Christina entregará ao Departamento de Justiça dos EUA documentos que descrevem operações financeiras em contas e offshores (empresas sediadas em paraíso fiscal) do ex-marido e de seus aliados políticos, diz Maristela. Os papéis também trariam revelações sobre a existência de dois cofres alugados em bancos no Uruguai e em Portugal, onde políticos brasileiros guardariam diamantes de operações feitas na ÁFRICA. Maristela disse que ainda não viu os documentos que sua cliente diz possuir, mas garantiu que a denúncia não é uma fantasia.
Segundo o jornal, os dados do dossiê foram obtidos por uma empresa americana especializada em rastrear atos de lavagem de dinheiro e corrupção, contratada por Maria Christina assim que o casamento com o ex-deputado começou a degringolar. Por medida de segurança cópias do dossiê foram espalhadas em cofres em cinco países.

O sociólogo e filósofo polonês ZYGMUNT BAUMAN, morreu nesta segunda-feira, aos 91 anos. Ele vivia em LEEDS, na INGLATERRA, há décadas, e foi o criador do conceito “modernidade líquida”. BAUMAN foi um dos intelectuais-chave do século 20 e se manteve ativo até seus últimos dias. De acordo com uma amiga da família em VARSÓVIA, ele morreu em casa, cercado pela família.
ZYGMUNT BAUMAN presenciou os principais acontecimentos do século 20 e na virada do milênio criou uma teoria – a liquidez do nosso tempo – que levaria seu nome para além do campo da sociologia e o tornaria um escritor best-seller.
No BRASIL, sua obra é publicada pela editora ZAHAR, que já planejava para janeiro um lançamento, ESTRANHOS À NOSSA PORTA, uma reflexão sobre a crise migratória na EUROPA. Segundo a editora, BAUMAN analisa neste livro as origens, os contornos e o impacto desse “pânico moral” que os refugiados despertam em algumas pessoas.
Em uma entrevista à repórter MARIA FERNANDA RODRIGUES, do ESTADO, em agosto de 2016, BAUMAN comentou justamente esse livro. “O problema não é o número crescente, em vários países, de pretendentes a regimes autoritários, mas do ainda mais rápido crescimento de seus devotados apoiadores”, disse BAUMAN na ocasião. “Não é uma questão sobre os que querem o poder (eles sempre serão muitos, já que a demanda popular por eles é abundante), mas sobre a ampliação da demanda pelos serviços que eles falsamente prometem, que constitui indiscutivelmente o mais perigoso dos desafios futuros”.
Entre seus trabalhos mais célebres, está também MODERNIDADE e HOLOCAUSTO, de 1989, livro em que ele discorda da maioria dos pensadores que consideram o HOLOCAUSTO uma ruptura na modernidade. Para BAUMAN, o extermínio em massa dos judeus era exatamente um resultado de pilares da modernidade, como industrialização e a burocracia racionalizada. “Foi o mundo racional da civilização moderna que tornou o HOLOCAUSTO palpável”, escreveu.
Na década de 1990, ele forjou o termo “modalidade líquida” para descrever um mundo em tal fluxo que os indivíduos são deixados sem raízes e desamparados de parâmetros previsíveis. Seus trabalhos exploram a fragilidade das conexões humanas nos tempos modernos e a insegurança gerada por um mundo em transformação.
Na POLÔNIA, ele era frequentemente uma figura controversa. Em 2006, um historiador identificado com a direita revelou que BAUMAN serviu como oficial numa organização militar na época de STALIN, a INTERNAL SECURITY CORPS, que estava ajudando a impor o comunismo na nação ao assassinar opositores ao regime. BAUMAN reconheceu pertencer àquela instituição, mas insistiu que tinha apenas um trabalho de escritório. Nenhuma evidência apareceu conectando o filósofo a qualquer morte.
Nacionalista também o enxergavam como inimigo do país. Em 2013, apoiadores de uma organização de extrema-direita interromperam um debate público com BAUMAN na cidade de BRESLÁVIA, com gritos de “vergonha” e “abaixo o comunismo”, portando fotos de resistentes poloneses mortos pelo regime. Ele parou de visitar a POLÔNIA.
Suas teorias foram uma grande influência no movimento antiglobalização. Ele se focou nos excluídos e marginalizados, descrevendo a quantidade de pessoas que viram suas chances de uma vida digna destruídas pelo novo mundo sem fronteiras.
BAUMAN nasceu em POZNAN, em 1925, e quando criança teve que fugir com a família por conta do nazismo. Em seguida, foi também exilado da URSS, expulso pelo PARTIDO COMUNISTA, em uma confusão marcada pelo antissemitismo. Ele se mudou para TEL-AVI e mais tarde se instalou na Universidade de LEEDS, na INGLATERRA, onde permaneceu a maior parte de sua carreira. A universidade criou o INSTITUTO BAUMAN em sua homenagem. Ele deixa sua segunda mulher, ALEKSANDRA JASINSKA-KANIA, três filhas e vários netos. 

Sem saber como rebater às críticas contundentes feitas por MERYL STREEP durante o discurso realizado na noite de domingo, dia 8, enquanto recebia um prêmio honorário no GLOBO DE OURO, DONALD TRUMP preferiu desviar das acusações ao atirar de volta. “Ela é uma fã da HILARY”, disse o presidente eleito norte-americano, em entrevista ao THE NEW YORK TIMES. Ele lembrou o apoio da atriz três vezes vencedora do OSCAR à candidata democrata derrotada pelo republicano.
Na 74ª cerimônia de entrega do GLOBO DE OURO, STREEP não foi a única a combater algumas das promessas ou comentários de TRUMP durante a campanha, principalmente no que diz respeito aos estrangeiros em solo norte-americano, HUGH LAURIE, que levou o prêmio de melhor coadjuvante em minissérie, pelo seu papel em THE NIGHT MANAGER, foi irônico ao dizer que provavelmente aquele seria o último GLOBO DE OURO, já que a premiação é organizada pela Associação de Imprensa Estrangeira de HOLLYWOOD. “Não estou querendo ser sombrio, mas é que temos as palavrar “HOLLYWOOD”, “ESTRANGEIRO” e “IMPRENSA” neste nome”           , disse. “Aceito este prêmio em nome de bilionários psicopatas de todos os lugares”.
MERYL nem sequer citou o nome de TRUMP durante o seu discurso de pouco mais de cinco minutos de duração. “O que é HOLLYWOOD se não um monte de pessoas de outros países”. Questionou a atriz, ao lembrar atores ali  presentes que não nasceram nos ESTADOS UNIDOS, como RYAN GOSLING, escolhido o melhor pelo filme LA LA LAND- CANTANDO ESTAÇÕES. “Se deportássemos os estrangeiros, estaríamos só vendo futebol e artes marciais”, afirmou STREEP. “E isto não é arte”.
Curiosamente, TRUMP preferiu não responder a essas questões sobre o nacionalismo proposto em campanha. Além de ir ao TWITTER escrever que MERYL STREEP é uma das atrizes mais superestimadas de HOLLYWOOD – justamente o oposto do que a crítica diz, já que ela é considerada a melhor do ofício em seu tempo – o presidente que passará a ocupar a CASA BRANCA em 20 de janeiro defendeu-se dos comentários a respeito do episódio em que imitou o repórter SERGE KOVALESKI, do THE NEW YORK TIMES, que sofre de uma doença congênita. Disse que se tratava de uma “brincadeira”. Por fim, TRUMP afirmou não estar surpreso com a reação de pessoas chamadas por ele de “gente liberal do cinema”.

O arquiteto e urbanista paulistano CARLOS BRATKE, conhecido por transformar uma região pantanosa da zona sul de SÃO PAULO na empresarial AVENIDA ENGENHEIRO LUÍS CARLOS BERRINI, no BROOKLIN, morreu no início da tarde desta segunda-feira, dia 9, aos 73 anos. Ele trabalhou normalmente na parte da manhã, foi almoçar em sua casa e, em seguida, não resistiu a um mal súbito.
Com quase 50 anos de carreira, BRATKE acumulava cerca de 300 obras no currículo. Em 2009, um de seus trabalhos, o Edifício OSWALDO BRATKE – o nome homenageia seu pai, arquiteto que viveu entre 1907 e 1997 – foi selecionado pelo museu francês GEORGES POMPIDOU para compor seu acervo permanente.
Em suas obras, espaço não necessariamente precisava ser construído. A fascinação pelos vazios vinha de sua predileção pela modernista LINA BO BARDI (1914-1992), conforme ele disse ao jornal O ESTADO em 2009. BRATKE graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade MACKENZIE aos 25 anos. Ao longo da carreira, dividiu-se entre criações de projetos, atividades docentes e publicações. São  de sua lavra cerca de 60 edifícios da BERRINI, a Igreja SÃO PEDRO E SÃO PAULO – nas bordas do Parque ALFREDO VOLPI – e o PARQUE DO POVO. Também assinou projetos de várias escolas públicas e particulares, centros culturais, indústriais, shopping centers, hotéis e residências. Sua consistente carreira rendeu convites para projetar no URUGUAI, ISRAEL, MÉXICO e ESTADOS UNIDOS. “Durante a construção, ficou minha placa lá na QUINTA AVENIDA de NOVA YORK”, contou o arquiteto ao jornal O ESTADO, com indisfarçável orgulho, quando se recordava da sede de uma joalheria que concebeu, em 1999. “Muito entristece a impossibilidade abrupta de convívio com colegas como o CARLOS BRATKE – sempre atentos às questões mais importantes da profissão, sempre disponíveis quando chamados a contribuir para o desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo com seus conhecimentos técnicos, sua cultura vasta, sua inteligência sem pretensão”, destacou o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, HAROLDO PINHEIRO. “Perdi um amigo, a Arquitetura perdeu um de seus grandes nomes, os arquitetos perderam um de seus grandes defensores”, resumiu GILBERTO BELLEZZA, presidente da seção paulista do CAU. “Suas obras eram muito coerentes. Ele sabia otimizar os espaços como um verdadeiro urbanista”, disse BENEDITO LIMA DE TOLEDO, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O enterro está marcado para às 16 horas da terça-feira, dia 10, no Cemitério REDENTOR.   


Nenhum comentário: