quinta-feira, 16 de março de 2017

15 DE MARÇO DE 2017 - VEREADOR TONINHO PAIVA - SOLENIDADE NA PRAÇA CAPITÃO GINO STRUFFALDI.

Foi realizada nesta quarta-feira, dia 15 de março, a tradicional Solenidade alusiva à Revolução Constitucionalista de 1932 e celebração ao 5º ano de morte do saudoso Capitão Gino Struffaldi. O evento aconteceu na Praça Capitão Gino Struffaldi e contou com a presença de inúmeras autoridades: Vereador Toninho Paiva (autor da Lei de nº 15.658/12 que denomina Praça Capitão Gino Struffaldi), Coronel Mario Fonseca Ventura ( presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC), Bruno Covas ( Vice-prefeito de São Paulo e Secretário das Prefeituras Regionais), Capitão Laércio Henrique Justino de Oliveira ( Comandante da segunda Companhia do 24º BPM), Capitão PM Adriano de Souza Fernandes ( Comandante da Companhia de Força Tática do 7º BPM), Coronel PM Antônio Carlos Mendes, Capitão PM Wlader (Comandante do Policiamento Ambiental) , Aldo Struffaldi, Henrique Brito Neto ( 2º Tenente PM – Academia do Barro Branco), Vitor de Almeida Sampaio ( chefe de Gabinete na Prefeitura Regional Sé – representando Prefeito Regional da Sé, Eduardo Odloack), 1º Tenente PM Paulo dos Santos ( Comandante grupamento de Bombeiros Marítimos), vereador Sidnei Bezerra da Silva ( Câmara Municipal de São Caetano do Sul / 2º Sargento PM Reserva), Subtenente Carlos Alberto da Silva ( 2º CIA de 24º BPM/M), Doutor Carlos Gonnelli ( Cardiologista da Beneficência Portuguesa) Laurentino Gonçalves Villar ( Vice – Presidente da Associação dos Poveiros), Coronel PM Evandro Teixeira Alves entre outras autoridades e homenageados.
A abertura da Solenidade foi realizada pelo Coronel Ventura que agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância desta celebração, uma data que ficou para a história de São Paulo, seguida pela execução do Hino Nacional através da Banda da Policia Militar do Estado de São Paulo. 
Com a palavra, vereador Toninho Paiva registrou a sua alegria e satisfação em estar mais uma vez em um evento de suma importância como o MMDC, cumprimentou as autoridades presentes e afirmou que como vereador da Cidade de São Paulo, em seu 7º mandato defende e defenderá sempre com muita honra a Polícia Militar que faz o seu trabalho com excelência e presta um grande serviço para a sociedade da Cidade de São Paulo.
“ Manter esta cultura, manter este evento e poder homenagear grandes nomes é fundamental para que esta juventude que vem chegando não se esqueça o que representou o MMDC não só para a cidade de São Paulo mas para a história de nosso pais. Me sinto lisonjeado em receber a medalha Constitucionalista Esplendor de São Miguel que traz um significado de levarmos em nosso peito a missão do Arcanjo Miguel fazendo a justiça de Deus contra todo o mal”, conclui Paiva 
Para finalizar a Solenidade, os homenageados receberam medalhas e diplomas de congratulação e os militares receberam medalhas Dráusio em um momento cívico.
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA de 1932
Foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. A “Guerra Paulista” ou “Revolução Constitucionalista de 1932” foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil. No total, foram 87 dias de combates (de 9 de Julho a 4 de Outubro de 1932 – sendo os últimos dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do Estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates. São Paulo, depois da revolução de 32, voltou a ser governado por paulistas, e, dois anos depois, uma nova constituição foi promulgada, a Constituição de 1934.
Atualmente, o dia 9 de Julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do Estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.
Fonte: Assessoria de Imprensa
(15/03/2017)

Fotos

Compartilhe: FaceBook Twitter

Nenhum comentário: