sábado, 6 de maio de 2017

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC NO MÊS DE ABRIL DE 2017


3 DE ABRIL DE 2017    :      -     SEGUNDA-FEIRA
O TENENTE-CORONEL PM MORISHITA, Comandante do 5º BPMI, TAUBATÉ, liga-me, pelo celular, nesta manhã. Comunica o falecimento do veterano CAPITÃO PM BENEDITO MONTEIRO, aos 102 anos (faria 103 no dia 30 de agosto). Residia em TREMEMBÉ, mas o velório e enterro está sendo realizado no CONVENTO SANTA CLARA, em TAUBATÉ.
Faleceu ontem, em PINDAMONHANGABA. BENEDITO MONTEIRO lutou na região do TÚNEL DA MANTIQUEIRA e na região da cidade mineira de PASSA QUATRO.
O comunicado da morte de BENEDITO MONTEIRO é feito através das redes sociais e MARINEI se dispõe a me levar até TAUBATÉ. Com isso, mudo todos os compromissos marcados para esta segunda-feira.
Por volta das 11 horas, MARINEI CHALUB chega em casa. Partimos para TAUBATÉ numa data em que a temperatura está aumentando conforme as horas passam. A viagem é tranquila e, depois de uma hora e meia chegamos no CONVENTO SANTA CLARA. Ali, no caixão, BENÊ MONTEIRO demonstra serenidade. Em seu terno, a família colocou a medalha CONSTITUCIONALISTA. Cumprimentamos os parentes do veteraníssimo e numa emissora de TV local vamos falar desse herói de 32, principalmente lembrando das comemorações dos seus cem anos na Câmara Municipal de TREMEMBÉ, em 1015. Ele escreveu um livro sobre sua participação no Movimento Constitucionalista de 32 aos 99 anos de idade. Era membro da Academia Taubateense de Letras e ainda tocava violão. Foi internado num hospital de PINDAMONHANGABA, onde se constatou um câncer em estado avançado. Morreu ontem assistido pelos seus familiares. O TENENTE-CORONEL PM MORISHITA, Comandante do 5º BPMI (TAUBATÉ), comparece ao enterro, bem como o CORONEL PM JOAQUIM OLIVEIRA JÚNIOR, CORONEL LAMARQUE MONTEIRO e vários outros oficiais.
A criação do Núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC foi discutida entre o TENENTE-CORONEL MORISHITA, que seria o Presidente desse núcleo. Falta apenas marcar o dia para a confirmação dessa ideia. 
Durante o enterro, conversamos com todos eles e, em seguida, deixamos TAUBATÉ. Os associados do MMDC comentam pelo celular a perda do veterano. Agora somente temos vivos 21 deles.
MARINEI recebe uma mensagem da NORMA, chefe de gabinete do vereador TONINHO PAIVA, dizendo que possivelmente o prefeito regional da SÉ seja condecorado amanhã cedo na Câmara. Ele deveria receber a medalha MMDC na solenidade de 15 de março, no PARQUE CAPITÃO GINO STRUFFALDI.
São quase 16 horas quando a MARINEI deixa-me em casa. Agora preciso descansar da viagem a TAUBATÉ, mas trabalho até tarde no computador.


4 DE ABRIL DE  2017     :     -      TERÇA-FEIRA
Como ficou combinado ontem, saio bem mais cedo de casa, com destino à Câmara Municipal. Mas as coisas já não começam bem para mim. Uma viatura do RESGATE está na esquina da Avenida BRIGADEIRO FARIA LIMA com a Avenida BENVINDO TOLENTINO NETO. Um atropelamento causa problemas sérios no trânsito.
Embarco num ônibus lotado. Um intenso tráfego faz com que o veículo percorra o trajeto até atingir a VIA DUTRA em mais de meia hora. A VIA DUTRA está entupida por causa de um outro acidente na pista, envolvendo um motociclista, que também é socorrido pelo RESGATE.
Pelo celular, combino com a MARINEI que o seu filho GABRIEL leve a Medalha MMDC e o Diploma endereçado ao SubPrefeito da SÉ, EDUARDO ODLOAK, até a estação ARMÊNIA, quando deixo o ônibus para embarcar no Metrô. Tudo isso é feito de uma maneira tranquila, embora o trânsito causasse o transtorno quanto ao horário.
Mas tenho uma certa frustração quando chego no gabinete do vereador TONINHO PAIVA, por volta das 9:40 horas. Pensava estar atrasado, mas não encontro nem o vereador e nem a sua Chefe de Gabinete, a NORMA. Para piorar essa situação, uma senhora acha de subir comigo ao gabinete do vereador, procurando ajuda. Diz-se desprezada pela família, com dívidas e sem dinheiro para se alimentar.
Aguardo uma solução para o caso da entrega da Medalha MMDC ao SubPrefeito da SÉ. Enquanto isso, a senhora que está em precárias situações consegue arrumar um almoço com a ajuda da equipe do vereador. NORMA então telefona para dizer que não acontecerá hoje a entrega da medalha. Saio da Câmara descontente com o andamento dessa condecoração.
Caminhando a pé, com a temperatura alta, vou para a Rua TABATINGUERA. Ali, entrego a papelada para a ISA fazer meu IMPOSTO DE RENDA, como acontece todos os anos.
Converso com vários oficiais e almoço com MÁRIO MARGARIDO. A crise brasileira é a tônica do momento. Estamos vivendo uma intensa palhaçada no Congresso. O problema da previdência é algo estarrecedor. Os políticos metem a mão no dinheiro do povo e querem tirar mais ainda de casa um de nós. Não há seriedade nos altos escalões. Apesar da LAVA JATO, as maracutaias continuam sendo realizadas.
Cansado, amoladíssimo com o pouco caso para com a minha pessoa, vou para o MUSEU MILITAR.
O CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo, e o FERNANDO MORENO, Presidente do Conselho Fiscal assinaram o EDITAL DE CONVOCAÇÃO da ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL. MARINEI se dispõe a entregar esse Edital na Associação Comercial. Já conversara com a VALÉRIA, secretária do Conselho Cívico e Cultural, para receber o Ofício endereçado ao Senhor ALENCAR BURTI, Presidente da Associação Comercial, solicitando a publicação do Edital no DIÁRIO DO COMÉRCIO. Nas duas últimas eleições (2013 e 2015), o EDITAL DE CONVOCAÇÃO foi publicado no jornal, agora virtual, pertencente à Associação Comercial.
Enquanto a MARINEI faz esse serviço, recebemos a visita de um emissário do 30º BPMI (CATANDUVA), que traz os diplomas das condecorações que serão entregues em solenidade programada para o dia 27 de abril. Também nos visita o HERNNANNY GUTIERREZ e o seu pai, SARGENTO JOÃO SIMÃO. Eles estão entusiasmados com uma moeda comemorativa dos 85 anos da Revolução Constitucionalista, que será entregue para autoridades e associados neste ano. O MARCELO COVATZ já está confeccionando a moeda. Também o MARCELO está encarregado de confeccionar a Medalha do Núcleo de ATIBAIA – COMBATENTES DE 32.
MARINEI e GABRIEL retornam antes das 16 horas. Ela registra os diplomas de CATANDUVA. Agora só falta acontecer a solenidade no dia 27.
Num dia não muito bom para o MMDC, retorno para casa, sempre com a ajuda de minha secretária. Às vezes é penoso ser presidente de uma associação onde vários associados procuram colaborar e outros procuram criar caso. Não há uma união de todos e isso machuca as nossas intenções.

6 DE ABRIL DE 2017     :      -    QUINTA-FEIRA
São 8 horas quando chegam MARINEI CHALUB e GABRIEL para irmos ao CPOR-SP, na Alfredo Pujol, 681, em SANTANA.
Um trânsito muito complicado vai fazer com que o aplicativo WAZE encaminhe o veículo dirigido pela MARINEI para vias que não estejam congestionadas. Isso permite que cheguemos no CPOR-SP com tempo razoável de participar dos colóquios com os convidados para o 87º Aniversário da Instituição de Ensino do Exército Brasileiro no conhecidíssimo SOLAR DOS ANDRADAS.
Muitas pessoas conhecidas estão nessa solenidade: MAJOR-BRIGADEIRO LUIZ ROBERTO DO CARMO LOURENÇO, CORONEL PM RICARDO GAMBARONI, CORONEL PM FRANCISCO ALBERTO AIRES MESQUITA, CORONEL PM IEROS ARADZENKA, TENENTE CORONEL PM , FRANCISCO BALTHAZAR DE ABREU SODRÉ SANTORO (PRESIDENTE DA ABORE), RENATO GALOTTI (PRESIDENTE DA SOAMI), MAURÍCIO KIRILOS e muitos outros.
Nos 87 anos do CPOR-SP é entregue a boina azul ferrete aos novos alunos. Depois se procede a entrega da MEDALHA DE MÉRITO “MARECHAL OSÓRIO”.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO

MEDALHA DE MÉRITO “MARECHAL OSÓRIO”
MEDALHA DE OURO.

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO em conformidade com as disposições estatutárias e regulamentares, tendo em vista méritos pessoais e os relevantes serviços prestados, confere ao senhor

CEL PM MARIO FONSECA VENTURA

MEDALHA DE MÉRITO “MARECHAL OSÓRIO” instituída pela Resolução de 06 de abril de 1960, da Diretoria mantida no Bicentenário de nascimento do Patrono da Arma de Cavalaria, pelo estatuto aprovado em Assembleia Geral extraordinária, de 15 de dezembro de 2008 e registrado sob o nº 121.147, em 13 de janeiro de 2009, no 6º Ofício de Pessoas Jurídicas.

SÃO PAULO, 06 DE ABRIL DE 2017

RICARDO PIAÍ CARMONA
Cel Art Comandante CPOR-SP

JUVENAL CAMPOS DE AZEVEDO CANTO
Ten R/2 Cav Presidente do Conselho da Medalha

FRANCISCO BALTHAZAR DE ABREU SODRÉ SANTORO
Ten R/2 Cav Presidente da ABORE

Com o GABRIEL e sua mãe, MARINEI CHALUB, vamos almoçar no SHOPPING D. Depois vamos para o MUSEU MILITAR. Recebemos algumas visitas e a tarde transcorre tranquila.MARINEI conduz-me de volta a GUARULHOS.

7 DE ABRIL DE 2017    :    -      SEXTA-FEIRA
Um dia diferente de todos neste ano. Cinco solenidades numa data, das quais somente posso ir em duas. O TJM está comemorando 80 anos de fundação. Haverá a outorga do Colar e da Medalha da ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO MILITAR PAULISTA. O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES vai me representar nessa cerimônia, pois tenho de me deslocar até o CENTRO MÉDICO, que está completando 87 anos de atividades, onde iremos entregar a Medalha DRÁUSIO. Mas também está acontecendo agora cedo um evento no 24º BPMI – SÃO JOÃO DA BOA VISTA – onde o MAJOR PM NATANAEL irá me representar. Um quarto evento acontece na manhã desta sexta-feira: os 160 anos do CORPO MUSICAL. Gostaria, imensamente, de estar em todos eles, mas somente o CENTRO MÉDICO já me toma todo o tempo possível.
Mas a capital paulista, especialmente a MARGINAL TIETÊ, amanhece debaixo d´água. Após a chuva, que começou no fim da noite de ontem e avançou pela madrugada, o RIO TIETÊ transbordou, deixando motoristas ilhados, esperando as águas baixarem ou o socorro dos bombeiros.
Quando vejo as cenas incríveis pela televisão, entro em contato com a MARINEI CHALUB, que está vindo me buscar para ir para o BARRO BRANCO. Ele já está a caminho, tendo saído pela LAPA, evitando toda a área alagada. Mas o trânsito está confuso em todos os lugares e, somente às 9 horas é que ela chega.
Vamos para o CENTRO MÉDICO. No caminho, várias ligações são atendidas vindas do cerimonial do H.M. É que houve um erro de comunicação e a solenidade está marcada para começar às horas. Peço para que se dê início ao evento, com as palavras das autoridades presentes. E, somente por volta das 10 horas é que estamos chegando. O CORONEL PM Méd PM ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR está discorrendo sobre o DIA MUNDIAL DA SAÚDE e a importância no nosso Hospital Militar. Logo em seguida é entregue a MEDALHA DRÁUSIO a trinta e duas pessoas escolhidas pelo CENTRO MÉDICO. São momentos de intensa alegria e emoção. Não comparecem: GENERALD-DE-DIVISÃO ANTONINO DOS SANTSO GUERRA NETO, SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO, DEPUTADO ESTADUAL PEDRO TOBIAS, CORONEL PM AIRTON IOSIMO MARTINEZ.
AGRACIADOS MEDALHA DRÁUSIO MARCONDES DE SOUSA
SOLENIDADE ALUSIVA AOS HERÓIS DE 32 E DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA/ DIA MUNDIAL DA SAÚDE
DIA 07ABR17 ÀS 09:00H NO AUDITÓRIO DO CENTRO MÉDICO DA POLÍCIA MILITAR
POSTO/GRAD
RE
NOME
PROMOÇÃO
UNIDADE
MEDALHA
TELEFONE
E-MAIL
1
GENERAL DE DIVISÃO

ANTONINO DOS SANTOS GUERRA NETO

ESB



2
SEC DE SEG PUB SP

MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO



3888-5656

3
DEPUTADO ESTADUAL

PEDRO TOBIAS





4
CEL MED

MARIO DE SOUZA ROSAS FILHO

HMASP

2915-1254

5
CEL PM
791593-4
AIRTON IOSIMO MARTINEZ
02/04/2013
CPI-4
NÃO
(17) 3222-3172
6
CEL PM
852068-2
JOSELITO SARMENTO DE OLIVEIRA JUNIOR
06/07/2016
APMSSP
NÃO
3291-6526
7
TEN CEL MED PM
883057-6
SERGIO DA SILVA MARTINS
24/05/2014
C MED
NÃO
2109-3900
8
TEN CEL MED PM
888261-4
CESAR ANGELO GALLETTI JUNIOR
25/08/2014
C MED
NÃO
99918-0431
9
TEN CEL PM
901207-9
SORAYA CORREA ALVAREZ
24/05/2015
CRPM
NÃO
2109-3675
10
TEN CEL DENT PM
854163-9
GILBERTO CORREIA DAS NEVES
15/12/2016
C ODONT
NÃO
3311-7100
11
MAJ DENT PM
860259-0
JOSÉ CARLOS LAGO
24/05/2012
C ODONT
NÃO
3311-7101
12
MAJ MED PM
931376-1
MARIA CECILIA ARAUJO
25/08/2013
C MED
NÃO
99134-8482
13
MAJ MED PM
915241-5
FERNANDO GONINI MARTINS
24/05/2014
C MED
NÃO
99176-3411
14
MAJ MED PM
915244-0
HILTON TELLES LIBANORI
24/05/2016
C MIL
NÃO
99182-5734
15
MAJ MED PM
973502-0
MAURICIO DOMINGUES FERREIRA
24/05/2016
C MED
NÃO
99533-7833
16
CAP

PAULO MACIO PORTO DE MELO

HMASP
NÃO
2915-1254

17
CAP MED PM
104519-9
EDILMA VARANDA
24/05/2014
C MED
NÃO
(15) 98111-9986
18
CAP MED PM
104534-2
SILVANA MARIA ROSSI DE MORAES
24/05/2014
C MED
NÃO
99191- 2014
19
CAP VET PM
111474-3
MAURICIO LUIS MARQUEZI
24/05/2014
CPChq
NÃO
3315-0003
20
CAP FARM PM
111473-5
VANDRE MATEUS LIMA
15/12/2015
C MED
NÃO
99964-8956
21
CAP MED PM
118051-7
FABIO ANTÔNIO ALMEIDA MUNIZ
24/05/2016
C MED
NÃO
99225-7507
22
CAP MED PM
125608-4
RONALDO JOSÉ DALLA BERNARDINA JUNIOR
25/08/2016
C MED
NÃO
98315-7920
23
1º TEN MED PM
127637-9
ANDRÉ MANGABEIRA GUIMARÃES
24/05/2008
C MED
NÃO
96743-7863
24
1º TEN MED PM
127640-9
JEFFREY JABER
24/05/2008
C MED
NÃO
99621-1510

25
1º TEN MED PM
130195-A
VINICIUS ALVES THOMAZ FERNANDES
24/05/2010
C MED
NÃO
99190-5131
26
1º TEN MED PM
139894-6
DANIELA PAOLI DE ALMEIDA
13/12/2012
C MED
NÃO
98152-4292
27
1º TEN MED PM
139895-4
DEMÉTRIUS EDUARDO GERMINI
15/12/2012
C MED
NÃO
97633-6975
28
1º TEN MED PM
139947-A
RODRIGO GUILHERME VAROTTI PEREIRA
15/12/2012
DS
NÃO

29
1º TEN MED PM
145133-2
EDUARDO BRANDÃO ELKHOURY
25/08/2014
CPI-1
NÃO
99990-8584
30
1º TEN MED PM
145131-6
CINTHIA AIREMORAES SIQUEIRA
25/08/2014
C MED
NÃO
98054-5118
31
1º SGT PM
934903-A
ADEMILTON LEITE MONTEIRO

DS
NÃO

32
CB PM
971050-7
ROBERTO PEINHEIRO LEANDRO

DS
NÃO


Discutimos a possibilidade de se criar um núcleo no CENTRO MÉDICO. Estão conosco também o RODRIGO GUTENBERG e o MARCELO COVATZ. A MAJOR Med PM ANA CLÁUDIA propõe que a sede do MMDC seja transferida para o CENTRO MÉDICO após ficar pronta uma reforma em andamento.
Deixando esse local, vamos almoçar nos ARCOS DA CANTAREIRA. Depois, resolvemos ir até o QUARTEL DO COMANDO GERAL a fim de entregar o Ofício ao Cmt Geral solicitando a indicação de seis coronéis para serem agraciados com a Medalha MMDC em 23 de maio.
Encontramos ali com o CORONEL PM CELSO LUIZ PINHEIRO, agora comandando o policiamento da capital. O CORONEL PM DIMITRIOS FYSKATORIS é o atual Coordenador Operacional da PMESP e nos conduz até a sala do Sub Chefe do Estado Maior, CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI. Durante o encontro com os coronéis que estão hoje na cúpula da nossa corporação, também comparece o próprio Comandante Geral, CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO.
CORONEL PM REYNALDO SIMÕES ROSSI fala sobre a cessão de uso da Sociedade Veteranos de 32-MMDC num próprio da PMESP, como é nossa ideia há alguns anos. Também se discute o IPM do Monumento Mausoléu, abordando um assunto muito sério.
Passam das 15 horas quando vamos para o MUSEU MILITAR. Ainda temos pela frente a solenidade de entrega da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA na OAB-SP. Essa é a razão pela qual ainda permaneço no MUSEU após a partida da MARINEI e do GABRIEL.
Converso com o CORONEL PM GALDINO, Diretor do Museu e, por volta das 19 horas estou indo para a OAB-SP.
Doutor UMBERTO LUIZ BORGES D´URSO vai presidir a Mesa de Trabalhos composta das seguintes autoridades: Doutor ALESSANDRO DE OLIVEIRA BRECAILO, doutor ÁLVARO VILLAÇA AZEVEDO, DOUTORA DENISE ORTIZ DE CARVALHO, doutor EVANDRO LUIZ MELO LEMOS, doutor JOSÉ DE ÁVILA CRUZ, CORONEL PM MARDIROS MARCOS BURUNSIZIAN, doutor RICARDO DE MORAES CABEZON.
Essas pessoas são condecoradas com a MEDALHA CONSTITUCIONALISTA. Doutor JOSÉ DE ÁVILA CRUZ fala em nome de todos os homenageados.
São anunciados os três primeiros colocados no Concurso de Monografia da OAB-SP que teve como tema O ESPIRITO DA REVOLUÇÃO DE 32 E A CRISE POLÍTICA BRASILEIRA.
A terceira colocada, doutora CYNTHIA THEODORO PORTO não pode comparecer. O segundo colocado é o Doutor HELDER HENRIQUE VARISCO que escreveu “1932 E OS HERÓIS QUE DEFINIRAM O FUTURO DO BRASIL”.
O primeiro colocado é o doutor FLÁVIO DE MELO RAVASI. O título de sua monografia “LIÇÕES DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 PARA A ATUAL CRISE POLÍTICA BRASILEIRA”.
As autoridades da Mesa de Trabalhos fazem uso da palavra e o doutor UMBERTO LUIZ BORGES D´URSO surpreende-me com a outorga da MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL.
Na sequência, o DOUTOR RICARDO DE MORAES CABEZÓN faz a exposição do tema “AS PSEUDO GARANTIAS DA CRIANÇA FACE A CONSTITUIÇÃO DE 1988 – UMA ANÁLISE PRAGMÁTICA SOBRE A EFICÁCIA DOS DIREITOS INFANTIS”.
Ainda permanecemos algum tempo na OAB-SP, num momento de confraternização e trocas de ideias. Face ao adiantado da hora, o doutor UMBERTO providencia para que um táxi me conduza de volta a GUARULHOS.
CARLOS LEITE conduz-me até em casa. Ele é filho de policial-militar reformado e tem parentes na PMESP, que estão na ativa, um deles é capitão. Isso faz com que o retorno a GUARULHOS seja realizado de uma maneira rápida, pois conversamos sobre muitas coisas, relacionadas com a nossa corporação.   


10 DE ABRIL DE 2017    :    -    SEGUNDA-FEIRA
A manhã vai-me encontrar na biblioteca. Estou atualizando o dia 10 de abril de 2017. Por volta das 11 horas, vou para SÃO PAULO. Passo pelo Corpo de Bombeiros e lá faço um contato com nosso amigo FERREIRA. Vamos almoçar na AOMESP. Ali encontramos vários oficiais.
No MUSEU MILITAR, nesta tarde, recebemos a visita do CAPITÃO ADRIANO. Ele vai levar para o CORONEL PM MARCELO NAGY, atual Diretor de Ensino e Cultura – DEC – o pedido de cessão de uso de dependência do MUSEU MILITAR para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Isso foi providenciado pelo CORONEL PM REYNALDO ROSSI, agora na Sub-Chefia do Estado Maior da PMESP.
MARINEI CHALUB tem o dissabor de saber que a publicação do EDITAL DE CONVOCAÇÃO da Assembleia Geral Eleitoral, no DIÁRIO DO COMÉRCIO, jornal virtual, não pode servir para a Sociedade. Publicado em 6 de abril, o Edital já foi tirado do ar. Para o registro da Ata da Assembleia Geral Eleitoral, há necessidade de se provar a publicação. MARINEI faz uma pesquisa de preços da publicação nos jornais DIÁRIO DE SÃO PAULO e FOLHA DE SÃO PAULO. É mais conveniente publicar no DIÁRIO, onde o preço fica mais em conta. O EDITAL DE CONVOCAÇÃO deverá ser publicado no dia 12.
Coloco no FACEBOOK um apelo para que surjam os candidatos às posições de presidentes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Entram com documentos o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, candidato à presidência do CONSELHO DELIBERATIVO, após um documento do CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA que anuncia sua desistência de se candidatar à reeleição. Já FERNANDO MORENO quer continuar na presidência do CONSELHO FISCAL. Temos até o dia 13 para que haja outros postulantes aos cargos.
Por volta das 16 horas, MARINEI vai me conduzir até GUARULHOS.   


11 DE ABRIL DE 2017      :      -      TERÇA-FEIRA
A Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontra-se em processo eleitoral. Novamente, no FACEBOOK, concito os associados a se candidatarem aos cargos de presidentes da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. O prazo se encerra no dia 13 próximo. Quanto ao cargo de Presidente do Conselho Deliberativo já há uma definição. Sai candidato o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, uma vez que o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA desiste da reeleição.
HERNNANNY GUTIERREZ e RODRIGO GUTENBERG vão se encontrar comigo nesta tarde no MUSEU MILITAR. O primeiro está apresentando nomes de pessoas para ser condecorados em 19 de abril, na Assembleia Legislativa, em mais uma sessão solene proporcionada pelo DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM TELHADA. Também elaborou os diplomas da MEDALHA COMBATENTES DE 32, do Núcleo MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”. A apresentação da nova medalha acontecerá no dia 25 de abril, com a entrega da honraria ao CONSELHO DA MEDALHA.
RODRIGO traz os diplomas da MEDALHA MMDC, a ser entregue amanhã, na Câmara Municipal de São Paulo.
O VEREADOR TARCÍSIO telefona quando são quase 16 horas. Está a caminho do MUSEU MILITAR a fim de que eu assine dois diplomas da medalha da Ordem CAETANO DE CAMPOS (grau comendador), para um vereador de CAMPINAS e para o SARGENTO PM SOARES, Presidente do Núcleo de Correspondência ALDO QUIORATTO.  Essa honraria será entregue hoje.
Com isso, MARINEI vai ter dificuldade com o trânsito, mas tudo transcorre bem nessa sua viagem até GUARULHOS. Ela continua a fazer a boa ação de levar o presidente até sua residência.

12 DE ABRIL DE 2017    :     -    QUARTA-FEIRA
Saio cedo de casa e vou até o CORPO MUSICAL. Está sendo comemorado hoje o 160º aniversário da Unidade mais antiga da PMESP. Vamos encontrar com muitos conhecidos, inclusive o CORONEL PM MARCELO NAGY, que também está chegando ao mesmo tempo que eu. Ele assumiu a DIREÇÃO DE ENSINO E CULTURA, a qual pertence o CORPO MUSICAL. O maestro ÁLVARO está presente. Seu pai pertenceu à revolução de 32. Reside em PIRACICABA. Suas músicas estão num DVD que me dá de presente. Conversamos com muitos amigos. Chegam os Deputados CORONEL PM ALVARO BASTISTA CAMILO e CORONEL PM PAULO ADRIANO LOPES LUCINDA TELHADA; CORONEL PM MAURO CEZAR DOS SANTOS RICCIARELLI, SubCmt PMESP, que irá presidir a solenidade. Também estão presentes o CORONEL PM CARLOS RICARDO GOMES, Assistente Militar da Assembleia Legislativa; CORONEL Méd PM ROBERTO RODRIGUES JÚNIOR, Diretor de Saúde e CORONEL PM CLÁUDIA BARBOSA RIGON PEREIRA.
Tenho uma grande afinidade com o CORPO MUSICAL. Em 1963, quando me apresentei no antigo BATALHÃO DE GUARDAS, como ASPIRANTE A OFICIAL, fui designado secretário da Unidade. O CORPO MUSICAL pertencia ao BATALHÃO DE GUARDAS e, na secretaria, o então SARGENTO JOSELITO era o amanuense. Depois, o TENENTE ARLINDO DE SOUZA PICOLI foi designado pelo Cmt Geral para secretariar o CORPO MUSICAL, tornando-o uma Unidade independente. Recordo-me que, durante muitas vezes, à tarde, ia até o Auditório MAJOR ANTÃO  para assistir os ensaios da banda de música.    
Após a solenidade dos 160 anos do CORPO MUSICAL, vou ao MUSEU MILITAR. A secretária MARINEI CHALUB trabalha na documentação do processo eleitoral. Amanhã, às 17 horas, reunir-se-á o CONSELHO SUPERIOR para decidir, em comum acordo com os postulantes aos cargos de presidentes da DIRETORIA EXECUTIVA, CONSELHO DELIBERATIVO e CONSELHO FISCAL, a indicação do presidente da ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL, marcada para o dia 28 de abril. Já escolhemos o ANTONIO CARLOS MAGALHÃES para essa missão. Mas seu nome precisa ser homologado amanhã. MARINEI conta com a ajuda do GABRIEL, seu filho, que, aos 17 anos, está também na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Uma senhora e seu marido comparecem ao MMDC para tratar da imortalização do combatente, pai dessa senhora. MARINEI, atarefada, é obrigada a deixar toda a documentação do processo eleitoral para atender o casal.
Vou permanecer até tarde no MUSEU MILITAR. Enfrentando chuvisqueiro, às 18 horas, deixou o MMDC para ir até a Câmara Municipal. O Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO” irá realizar uma solenidade nesta noite para entrega das Medalhas MMDC e DRÁUSIO.
Encontramos no hall da Câmara Municipal com alguns dos convidados e com RENATA MARÍLIA.
Entre os homenageados desta noite está o DOUTOR PAULO FIGUEIREDO FILHO, neto do GENERAL JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO, que vem dos ESTADOS UNIDOS para participar da sessão solene.  
São condecorados nesta noite com as honrarias da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC.
1.          DR. PAULO FIGUEIREDO FILHO
2.      CAP PM FABIANO LEON DE OLIVEIRA THOMASSIAN
3.      1O TEN PM FÁBIO CONTRA INABA
4.      1O TEN EDVALDO VALDIR DE MEDEIROS JUNIOR
5.      SRA. ELZA D'AMBROSIO BUSATO
6.      ALUNO OFICIAL PM ALEX ALFREDO GOMES YAMAUTI
7.      ALUNO OFICIAL PM WILLIAN BOTELHO GONDRAN
8.      ALUNO OFICIAL PM SILVIO RODRIGUES
9.      DR. LEANDRO GIMENEZ
10.  SUB TEN PM ANDRÉ LUIZ DE FARIA ALMEIDA
11.  SUB TEN WAGNER SOUZA CONTÓ
12.  DOUTOR IRAPUAN SIQUEIRA SOUSA (REPRESENTADO POR EDSON)
13.  POLICIAL CIVIL ELY ANA COGGIOLA
14.  SGT EB MARCO LINCOLN CAMARGO JÚNIOR
15.  SGT PM DANIEL DA SILVA CAETANO
16.  SGT PM LEVI COSME DA SILVA JUNIOR
17.  CB PM JORGE SEBASTIÃO DOS SANTOS
18.  SD PM LUCAS RODRIGUES
19.  CB PM AFONSO BRAGA
20.  CB PM ROGÉRIO APARECIDO DE LIMA
21.  CB PM ROGÉRIO SCHERVINSKI
22.  CB RONALDO FERNANDES
23.  CB PM SIDNEI GOMES DA SILVA PAULO
24.  SR CÁSSIO MARTIN
25.  SR REINALDO JOSÉ ELIAS
26.  DR CRISTINA DA SILVA FERREIRA CORREIA
27.  DR JOSÉ MARIA DA SILVA SANTOS
28.  DR ETHIENEY PRUDÊNCIO MARTINS
29.  SR ROBERTO TONIN
30.  SR WALCIR CHALAS
31.  SR DANIEL SCIAROTTA
32.  CORONEL JOSÉ PAULO (Mimo SP32).
Anunciamos a criação da medalha COMBATENTES DE 32, do NÚCLEO MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES.
O DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM TELHADA comparece à sessão solene quando já tínhamos entregues as medalhas. O Presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO” anuncia que é candidato ao cargo de Presidente do Conselho Fiscal. Em consequência passa a presidência do núcleo para o MARCELO COVATZ.
Ainda conversamos com os presentes ao evento. O MAGALHÃES vai me levar até em casa. Ele estará conosco amanhã no OBELISCO DO IBIRAPUERA para ser indicado presidente da ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL no dia 28 de abril. Também conversamos sobre o destino do MMDC nos próximos anos. Torcemos para que consigamos colocar num site a inscrição dos próximos associados e as cobranças das mensalidades informatizadas.

13 DE ABRIL DE 2017    :     -     QUINTA-FEIRA       
Hoje, às 17 horas, teremos reunião do Conselho Superior a fim de escolher o presidente da Assembleia Geral Eleitoral da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em 28 de abril.
Vou para o MUSEU MILITAR após almoçar em casa. MARINEI e GABRIEL estão trabalhando em problemas relacionados com os associados. Teremos intensa atividade no início da próxima semana, com a passagem de comando da 2ª Região Militar na segunda-feira; reunião na Associação Comercial e solenidade em Itapecerica da Serra.
MARINEI alegra-se com a notícia de que, finalmente, no dia 18 de abril irá receber as chaves do apartamento que ela comprou. O negócio teve início em 18 de dezembro de 2016. Portanto, as tratativas e as dores de cabeça dela para a realização da compra duraram exatamente quatro meses.
Às 15 horas, MARINEI leva-me até o Obelisco. Encontramos de serviço o CABO PM GILBERTO. Ele está atendendo um senhor de 84 anos, filho de um combatente, que quer trazer os restos mortais de seu pai para o Monumento Mausoléu. Também mostra uma doação valiosíssima: todos os long-plays de 1932, pertencente à CARLOTA PEREIRA DE QUEIROZ, que foram trazidas para o Obelisco pela sua sobrinha-neta.
Também o CABO PM GILBERTO diz que chegou correspondência do Comando Militar do Sudeste. Trata-se do Convite para 19 de abril, DIA DO EXÉRCITO, e o comunicado do Comandante Militar do Sudeste, GENERAL-DE-EXÉRCITO MAURO CÉSAR LOURENA CID:
Prezado amigo Cel VENTURA
Tenho a grata satisfação de cumprimentar V. Sa. Em razão de haver sido admitido na Ordem do Mérito Militar, a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro, no Grau Cavaleiro.
PARABÉNS !
É motivo de orgulho o recebimento desse cartão do Exmº Sr. Comandante Militar do Sudeste. Acredito que a distinção honorífica do Exército Brasileiro deve-se ao meu trabalho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC e, é minha obrigação estender a todos os associados a honraria que me é destinada.
Outro convite é o do COMANDO DO 8º DISTRITO NAVAL. O VICE-ALMIRANTE GLAUCO CASTILHO DALL´ANTONIA passará o Comando no dia 26 de abril para o VICE-ALMIRANTE ANTÔNIO CARLOS SOARES GUERREIRO.  
Chega mais cedo o responsável pelo setor de informática do TRIBUNAL DE CONTAS, FÁBIO CORREA XAVIER. Conversamos a respeito de se passar para ele o controle financeiro da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, auxiliando a MARINEI nesse setor. Apenas há uma dificuldade quanto ao site da Sociedade, que está fora do ar. De uma maneira errada, o site está no nome de um associado que se prontificou a administrá-lo. Isso precisa ser resolvido na semana que vem.
Chegam depois o MAGALHÃES e sua senhora SÍLVIA. Eles também estão engajados nessa participação do TC, quanto ao Núcleo MMDC-TC “TENENTE HORÁCIO RAMALHO”. Fazemos uma reunião sobre essa ajuda à Sociedade, dinamizando a vinda de novos associados para o MMDC.
Mas chegam o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, Presidente do Conselho Deliberativo; FERNANDO MORENO, Presidente do Conselho Fiscal e RODRIGO GUTENBERG, candidato ao cargo de presidente do Conselho Fiscal em 28 de abril. Fica faltando o nosso companheiro de banco escolares, CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Este, a serviço da maçonaria, viajou para SANTA CATARINA.
A reunião do Conselho Superior com os postulantes aos cargos de presidentes da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal vai escolher, por unanimidade, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES para Presidente da Assembleia Geral Eleitoral, bem como seus secretários:
FERNANDO MORENO, candidato à reeleição da presidência do Conselho Fiscal, pede a palavra, já no final da reunião, e surpreendentemente, declara que não concorrerá à eleição de 28 de abril. Abre mão de sua candidatura em benefício do RODRIGO GUTENBERG. Dessa maneira, o presidente da Diretoria Executiva, CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA; CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, candidato à presidência do Conselho Deliberativo (o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA já tinha declarado que não iria concorrer à reeleição) e RODRIGO GUTENBERG, candidato à presidência do Conselho Fiscal, irão para o pleito de 28 de abril, como únicos postulantes a esses cargos e deverão ser aclamados pela Assembleia Geral Eleitoral.
A advogada MARIA LUCIA CAMARGO, Diretora Jurídica, deveria secretariar a reunião, mas justificou a sua ausência. MARINEI CHALUB digitaliza a Ata, com a ajuda do CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, e a assinamos em seguida.
ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO SUPERIOR DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – M.M.D.C. – 13 de abril de 2017
Aos treze (13) dias do mês de abril de 2017, às 17h00, presentes, em Reunião Extraordinária, os Membros do Conselho Superior da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC adiante nomeados e assinados, a saber: Coronel Mario Fonseca Ventura – Presidente do Conselho Superior; Coronel PM Jairo Paes de Lira - Presidente do Conselho Deliberativo; Sr. Fernando Moreno, Presidente do Conselho Fiscal;
Também presentes, Fábio Correa Xavier, Associado, Silvia Regina Giometti Luz Magalhães, Associada; Antônio Carlos Luz Magalhães - Associado; Professor Jefferson Rodrigo de Oliveira, Candidato à Presidência do Conselho Fiscal para o biênio 2017-2019, na sala do Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 (Obelisco do Ibirapuera), localizado na Praça Ibrahim Nobre, s/nº - Vila Mariana – São Paulo – SP.
Abrindo a reunião o Sr. Presidente e os demais participantes saudaram às Bandeiras cumprimento preceito estatutário.
Foi apresentada, lida e aprovada a Ata de 21 de março de 2017.
De acordo com o Edital de Convocação da Assembleia Geral Eleitoral datado de 30 de março de 2017, alertando os associados do direito de candidatar-se aos cargos de direção (menos para Presidência do Conselho Deliberativo, cujo candidato deverá ser um Conselheiro) previsto no artigo 11 do Estatuto. Os candidatos deverão se manifestar até as 17 horas do dia 13 de abril de 2017 e em conformidade com os artigos 34 e 35 do Estatuto da Sociedade Veteranos de 32- MMDC foram convocados todos os associados para a Assembléia Geral Eleitoral a realizar-se no dia 28 de abril de 2017 a partir das 17 horas  no Obelisco do Ibirapuera  situado à Praça Ibrahim Nobre s/nº Vila Mariana – São Paulo-SP, onde haverá a eleição  dos Presidentes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para o biênio 07 de julho de 2017 à 07 de julho de 2019. A Assembléia Geral Eleitoral dará  posse aos  eleitos em 07 de julho de 2017,  em horário a ser marcado. Os Associados deverão estar quites com os cofres da Sociedade até 3 (três) dias úteis a realização da Assembléia Geral Eleitoral.
PROCESSO ELEITORAL
Presentes os candidatos:
         - Cel PM Mario Fonseca Ventura, candidato à reeleição para Presidente da Diretoria Executiva, para o biênio 2017-2019.
- Cel PM Antonio Carlos Mendes, candidato à Presidência do Conselho Deliberativo para o biênio 2017-2019.
-  Sr. Fernando Moreno, empresário candidato à reeleição para Presidente do Conselho Fiscal para o biênio 2017-2019.
- Professor Jefferson Rodrigo Alves de Oliveira, candidato à Presidência do Conselho Fiscal para o biênio 2017-2019
O Presidente da Diretoria Executiva, Cel PM Mario Fonseca Ventura, sugeriu o nome do associado Antonio Carlos Luz Magalhães para presidir a Assembleia Geral Eleitoral para o biênio 2017-2019, que escolheu os secretários, sendo eles, primeira secretária Silvia Regina Giometti Luz Magalhães e o segundo secretário Sr. Fabio Correa Xavier e a proposta foi aceita por todos os candidatos.
Palavras dos candidatos:
SR. FERNANDO  MORENO, pedindo a palavra, comunicou que abre mão de sua candidatura em favor do candidato Professor Jefferson Rodrigo Alves de Oliveira.
 Cel PM Mário Fonseca Ventura
Presidente da Diretoria Executiva
 Cel PM Jairo Paes de Lira
Presidente do Conselho Deliberativo
  Sr. Fernando Moreno
Presidente do Conselho Fiscal
Passam das 18 horas quando vamos nos despedir, desejando a todos uma feliz Páscoa. Agora, iremos descansar três dias, após uma semana de grandes atividades na Sociedade.
MARINEI CHALUB enfrenta trânsito congestionado ao me levar de regresso a GUARULHOS. Ela conhece muito bem a Sociedade, onde trabalha há dez anos. Sabe todos os meandros da instituição e todas as dificuldades pelas quais passamos nesse tempo todo. Ficamos surpreendidos com o comportamento de FERNANDO MORENO, atual presidente do Conselho Fiscal, a não concorrer à reeleição, como havia declarado anteriormente. Não aceitou competir com o associado RODRIGO GUTENBERG. 
Numa noite em que me sinto cansado com as atividades que desempenho na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, chego a conclusão que será difícil minha permanência na presidência da Diretoria Executiva durante um quarto mandato. Não surgiu ninguém para concorrer comigo e isso determina que deverei ficar mais dois anos na Presidência da instituição.

17 DE ABRIL DE 2017   :        -    SEGUNDA-FEIRA
Vamos ao Comando Militar do Sudeste nesta manhã. Acontecerá a passagem de Comando da 2ª Região Militar, às 10 horas.
Já no CSME, encontro muitos conhecidos. Um deles é o Juiz RICARDO MONTE SERRAT, de RIBEIRÃO PRETO, nosso presidente do Núcleo MMDC “SARGENTO MACHADO”. Também está presente o Desembargador MARCO ANTÔNIO PINHEIRO MACHADO COGAN, filho do nosso professor da Escola de Oficiais, ARTHUR COGAN.
O GENERAL-DE-DIVISÃO ANTONINO DOS SANTOS GUERRA NETO passa o Comando da 2ª RM para o GENERAL-DE-DIVISÃO ALDAMIR MANOEL DOMINGOS. Assistimos a inauguração do retrato do GENERAL-DE-DIVISÃO ANTONINO DOS SANTOS GUERRA na galeria dos Comandantes da 2ª RM.
A solenidade de passagem de comando é presidida pelo GENERAL-DE-EXÉRCITO MAURO CÉSAR LOURENA CID. Quem comanda a tropa é o TENENTE-CORONEL ARIOVALDO DOS SANTOS OBREGON.
                                                                                                                                      
Terminada a solenidade transmissão de Comando, deixo o CSME em companhia do CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES. Ele me leva até a Rua TABATINGUERA. Almoço na AOMESP com oficiais que estudam o PLANO MMDS, que estava desativado. Durante muito tempo nós cuidamos dessa associação, quando ainda a sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC era na Rua Anita Garibaldi. Ainda comparecemos, às pressas no Museu Militar.
MARINEI CHALUB transmite-me a notícia de que seu marido, WANDER CHALUB, está com pneumonia. Correu ela com o marido nesse final de semana. Ele obteve sete dias para convalescença.  
 O CORONEL PM MENDES chega por volta das 14 horas. Está tratando das indicações para a outorga da medalha MMDC em 23 de maio, para a maçonaria.
Mas o tempo é escasso. Tenho reunião na Associação Comercial, do Conselho Cívico e Cultural, onde chego por volta das 15 horas.
O coordenador ADOLFO SAVELLI está com CLÁUDIO GONÇALVES, Presidente do CLUBE DOS 21 IRMÃOS, e EDUARDO MENDES MACHADO, que vai falar sobre o Projeto de Resgate da Cidadania. Poucas pessoas comparecem nessa reunião. Entre eles: HELIODORO, MIRIAM, VILMA, REZENDE, ABDALLAH
Recebo, via celular, um contato com o SARGENTO PM ALEXANDRE. Ele está a caminho para me conduzir até ITAPECERICA DA SERRA. Deixo a reunião do Conselho Cívico e Cultural e retorno ao MUSEU MILITAR.
Com o SARGENTO PM ALEXANDRE ao volante, vamos para a solenidade de entrega da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA na Câmara Municipal de ITAPECERICA DA SERRA.  
ITAPECERICA DA SERRA, 17 DE ABRIL DE 2017.
SENHORAS E SENHORES BOA NOITE!
DESDE JÁ AGRADECEMOS O PRESIDENTE DESTA CASA DE LEIS, O EXCELENTÍSSIMO VEREADOR PASTOR MÁRCIO ROBERTO PINTO DA SILVA PELA CESSÃO DO USO DESTE PLENÁRIO PARA RECEBERMOS OS AGRACIADOS, AUTORIDADES CIVIS, MILITARES E CONVIDADOS PARA A CERIMÔNIA DE OUTORGA DAS MEDALHAS “CONSTITUCIONALISTA” E “MÉRITO DOS PACIFICADORES”.
COMPOSIÇÃO DA MESA DE AUTORIDADES
ESTE QUE VOZ FALA 1º SGT PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO PRESIDENTE DO NÚCLEO GERALDO FARIA MARCONDES CONVIDO PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA  PARA COMPOR A MESA E RECEPCIONAR AS DEMAIS AUTORIDADES:
TEN CEL PM RICARDO TAHARA COMANDANTE DO VIGÉSIMO QUINTO BATALHÃO DE POILICA MILITAR METROPOLITANO.
Sr RICARDO NEVES DA SILVA – CLASSE ESPECIAL DA GCM DE ITAPECERICA DA SERRA
CONVIDAMOS A TODOS CUJA A CAPACIDADE FÍSICA LHES PERMITAM PARA QUE JUNTOS, EM PÉ, EM SINAL DE RESPEITO ENTOEMOS O CANTO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO LETRA DE JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA E MÚSICA DE FRANCISCO MANOEL DA SILVA.
INICIANDO AS OUTORGAS DESTA NOITE O NÚCLEO “GERALDO FARIA MARCONDES” DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC REPRESENTANDO A CONSULTORIA NACIONAL DE OUTORGAS - CNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, A QUAL APÓS ANALISAR AS INDICAÇÕES ENCAMINHADAS POR ESTE NÚCLEO, CONCEDEU A MEDALHA “MÉRITO DOS PACIFICADORES” AOS AGRACIADOS QUE SEMPRE SE DESTACARAM NA PRESTEZA EM SERVIR AO PROXIMO, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, POSIÇÃO SOCIAL E RELIGIOSA.
CHAMAMOS OS AGRACIADOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE:
1º Sgt PM Edson de Oliveira Souza
Cb PM Adriana de Lima Oliveira
Cb PM Danilo Gomes
A MEDALHA MÉRITO DOS PACIFICADORES FOI CRIADA PELA PORTARIA CNO 0023/2007 DO DIRETOR PRESIDENTE DA ENTIDADE E NO DIA 20 DE JUNHO DE 2007 E RECEBEU O CÓDIGO B12 DO ADT/DCEM-DGP NR 025 DE 20/6/2007 – MINISTÉRIO DA DEFESA/EXÉRCITO BRASILEIRO E TEM COMO OBJETIVO RECONHECER O TRABALHO QUE REALIZAM OU REALIZARAM OS MILITARES BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS MEMBROS DAS FORÇAS DE PAZ DA ONU; OS MILITARES OU CIVIS BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS QUE SERVIRAM NO EXTERIOR REPRESENTANDO SEU PAÍS; OS MEMBROS BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS DOS SERVIÇOS DE BUSCA E SALVAMENTO; OS MEMBROS DAS POLÍCIAS MILITARES BRASILEIRAS OU ESTRANGEIRAS NA PROTEÇÃO À SOCIEDADE, OS RELIGIOSOS BRASILEIROS OU ESTRANGEIROS PERTENCENTES ÀS MISSÕES HUMANITÁRIAS DE QUALQUER PARTE DO MUNDO E TAMBÉM OS COLABORADORES DIRETOS OU INDIRETOS DESSAS OPERAÇÕES OU AINDA QUEM, A QUALQUER MOMENTO TIVESSE DIVULGADO E ENALTECIDO PUBLICAMENTE ESSES SERVIÇOS.
PARA REALIZAR A OUTORGA DA MEDALHA “MÉRITO DOS PACIFICADORES” CONVIDAMOS O PRSIDENTE DO NÚCLEO “GERALDO FARIA MARCONDES” DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32- MMDC O 1º SGT PM ALEXANDRE SANTOS ALBINO, ACOMPANHADO: 
PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA
TEN CEL PM RICARDO TAHARA COMANDANTE DO VIGÉSIMO QUINTO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR METROPOLITANO.
Sr RICARDO NEVES DA SILVA – CLASSE ESPECIAL DA GCM DE ITAPECERICA DA SERRA
PARA A OUTORGA E FAMILIARES DOS AGRACIADOS PARA OS CUMPRIMENTOS.
SOLICITAMOS AOS AGRACIADOS E AUTORIDADES PARA RETORNAREM AOS SEUS LUGARES
DAMOS INÍCIO NO SEGUNDO MOMENTO DE OUTORGAS DESTA NOITE FAREMOS A APRESENTAÇÃO DE UM BREVE HISTÓRICO DA MEMÓRIA DE 32 
OUTORGA DA MEDALHA “CONSTITUCIONALISTA”
A “MEDALHA CONSTITUCIONALISTA” É UMA COMENDA, OFICIALIZADA PELO DECRETO Nº 29.896, DE 10 DE MAIO DE 1.989, DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.  
A “MEDALHA CONSTITUCIONALISTA”, FOI CRIADA COM O FIM DE GALARDOAR PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS, NACIONAIS OU ESTRANGEIRAS, QUE POR SEUS MÉRITOS E SERVIÇOS RELEVANTES PRESTADOS À SÃO PAULO E AO CULTO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, SE TENHAM TORNADO PESSOAS DIGNAS DE DISTINÇÃO.
CHAMAMOS OS AGRACIADOS PARA OCUPAREM LOCAL DE DESTAQUE:
Sub Ten PM Alessandro Aparecido de Jesus
Cb PM Adriana de Lima Oliveira
Cb PM Vander Vicente dos Santos
Cb PM Ione Maria Grun
Cb PM André George Neres de Farias
Cb PM Danilo Gomes
Sd PM Alfarano Fernandes de Carvalho
Sd PM Denis Alexandre Nogueira
Sd PM Daniel Jorge Costa Gomes
Sd PM Rafael Rodrigues de Moura
Sd PM Leonardo Marques de Souza
Sd PM Fernando Henrique de Arruda Ferreira
A MEDALHA É UMA COMENDA EMÉRITA SIGNIFICATIVA, POIS, REPRESENTA TODO O PROCESSO DE CIVISMO E PATRIOTISMO, DO SACRIFÍCIO QUE MUITOS TIVERAM, INCLUSIVE PAGANDO COM O SANGUE DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS, PARA QUE CONSOLIDÁSSEMOS O NOSSO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO EM NOSSO PAÍS, ATRAVÉS DA CONQUISTA DA NOSSA CONSTITUIÇÃO QUE VALIDA AS GARANTIAS E DIREITOS INDIVIDUAIS À TODO O POVO BRASILEIRO. NESTE MISTER, HÁ DE SE DESTACAR O SACRIFÍCIO HERÓICO DOS QUATRO JOVENS M.M.D.C.
A “MEDALHA CONSTITUCIONALISTA”, É PORTANTO UMA COMENDA EMÉRITA DEFINITIVA, POIS PERPETUARÁ A GRATIDÃO E O RECONHECIMENTO, PARA TODO O SEMPRE, DOS QUE CUMPRIRAM ESTA JORNADA CÍVICA PARA COM AQUELES QUE, HOJE E NO FUTURO, CONTINUAREM ABRAÇANDO OS MESMOS IDEAIS DE DEMOCRACIA, LIBERDADE E AMOR À LEGALIDADE PELOS QUAIS SE BATERAM OS HERÓIS E VETERANOS DE 32.
ESSES POLICIAIS MILITARES, CADA UM EM SUA ESFERA DE ATUAÇÃO, CUMPREM DE FORMA HONROSA A PROFISSÃO QUE ABRAÇARAM, AUXILIANDO, DEFENDENDO E PROTEGENDO  A POPULAÇÃO PAULISTA, MOTIVOS QUE OS FAZEM DIGNOS DO RECONHECIMENTO E MERECEDORES DE RECEBEREM A MEDALHA CONSTITUCIONALISTA
CONVIDAMOS O PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC CEL PM MARIO FONSECA VENTURA ACOMPAHADO PELO:
TEN CEL PM RICARDO TAHARA COMANDANTE DO VIGÉSIMO QUINTO BATALHÃO DE POILICA MILITAR METROPOLITANO.
Sr RICARDO NEVES DA SILVA – CLASSE ESPECIAL DA GCM DE ITAPECERICA DA SERRA
PARA A OUTORGA E FAMILIARES DOS AGRACIADOS PARA OS CUMPRIMENTOS.
SOLICITAMOS AOS AGRACIADOS E AUTORIDADES PARA  RETORNAREM AOS SEUS LUGARES
PALAVRAS DAS AUTORIDADES:
CEL PM MARIO FONSECA VENTURA – PRESIDENTE DA SOCIEDADE VETERANOS DE 32 -MMDC
PARABENIZAMOS AOS CONDECORADOS DESTA NOITE;
AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS;
DEMAIS AGRADECIMENTOS:
CONVIDAMOS A TODOS PARA UM COQUETEL E
DAMOS POR ENCERRADA A SOLENIDADE E DESEJAMOS UMA BOA NOITE E BOM RETORNO AOS SEUS LARES.
Encerrada a solenidade, conversamos com os presentes, inclusive com WILSON BARBOSA, repórter do jornal TRIBUNA. Vamos explicar ao repórter o sentido nacional do movimento constitucionalista de 1932 e os seus reflexos no país do século 21, principalmente nesses momentos negros em que atravessamos por causa dos desmandos de políticos desonestos.
O casal LUCIANO e CABO PM ADRIANA, mais uma vez, transportam-me de volta para GUARULHOS. Chego em casa bastante cansado. Esse dia foi muito trabalhoso para mim, principalmente por causa dos oitenta anos, cada vez pesando mais nos meus deslocamentos.


18 DE ABRIL DE 2017     :      -     TERÇA-FEIRA
Uma correria na data de ontem: primeiramente, a solenidade de transmissão de comando da 2ª Região Militar; depois a reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, intercalada por uma ida ao MUSEU MILITAR e, para encerrar, a ida até ITAPECERICA DA SERRA, com o SARGENTO PM ALEXANDRE, para a entrega da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA.
Cansado, levanto tarde nesta terça-feira. No computador, atualizo o dia 18 de abril.    
MARINEI CHALUB está com problemas com seu marido WANDER. Com pneumonia, ele piora nesta data e sua esposa corre com ele para o hospital. Chego tarde no MUSEU MILITAR e encontro o GABRIEL trabalhando no contato com os nossos associados. Peço para que ele faça dois ofícios, endereçados ao Presidente da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército – ABORE – FRANCISCO BALTHAZAR DE ABREU SODRÉ SANTORO e ao Presidente da Sociedade Amigos do Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva de São Paulo – SOAMI – RENATO GALOTTI, oferecendo a eles a MEDALHA MMDC, cuja outorga irá acontecer a 23 de maio de 2017, no Obelisco do IBIRAPUERA. O TENENTE PM FARINA traz os diplomas das medalhas que irão ser entregues em 5 de maio no CPA/M-8. Esses diplomas começam a ser registrados pelo GABRIEL.
MARINEI continua ao lado do WANDER e, por volta das 16:30 horas, deixo o MUSEU MILITAR. Sinto-me confuso nesta tarde. Em casa, ainda trabalho no computador, mas com dificuldades.   

O CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES compareceu, às 15 horas, na Câmara Municipal, numa reunião da Comissão do COLAR GUILHERME DE ALMEIDA. Levou a indicação de meu nome para receber a honraria. Recebo, agora, uma mensagem do JOSÉ D´AMICO sobre o que aconteceu na reunião:
Querido coronel Ventura,, parabéns !
x
José D'Amico Bauab
Querido coronel Ventura,
Quanto tempo !
Como vão o senhor e dona Lucinda ? Espero que bem.
Estou convalescendo de uma delicada cirurgia no olho esquerdo há um mês de licença, só saindo de casa para o controle médico.
Hoje, porém, excepcionalmente ,me programei para ir a reunião da Comissão do Colar Guilherme de Almeida, quando esperava reencontrá-lo.
O coronel Mendes, porém, foi representá-lo e inclusive recebi dele o afetuoso cumprimento que o senhor dirigiu a mim.
Marcelo Tápia, por compromisso inadiável na USP, não pôde comparecer, enviando o diretor de atividades culturais da Casa Guilherme de Almeida, Doni Correa, a quem caberia presidir a reunião. Porém, num gesto generoso, ele acabou delegando essa incumbência a mim.
Para minha alegria, o coronel Mendes apontou o nome do senhor como um dos homenageados para o recebimento do Colar e seu nome, coronel Ventura, foi aprovado, sob aplausos, unanimemente !
Após as palavras do coronel Mendes, justificadoras da indicação do senhor como o maior historiador sobre o Movimento Constitucionalista no Brasil, só me coube complementar lembrando o excepcional blog que o senhor mantém como monumento memorialístico não só da história de São Paulo, mas da história brasileira e mundial.
E, refletindo depois sobre a escolha do nome do senhor, coronel, que nos pareceu tão óbvia pelo acerto que representa, lamentei que não tivéssemos articulado sua indicação já para a primeira concessão, o que decerto teria evitado toda aquela desnecessária polêmica levantada na ocasião. Certamente o decisivo esforço que o senhor promoveu para que o Colar se tornasse uma realidade eticamente o impediu de que tal cogitação pudesse ser levada a cabo naquele momento.
O CEMEL. coronel Ventura, acabou indicando o nome do professor José Carlos de Barros Lima numa tentativa de superar os resquícios do mal-estar ocorrido no ano passado, quando, pelo que soubemos, ele ficou bastante chateado quando sua indicação foi tornada sem efeito. Torço que ele aceite dessa feita, virando definitivamente aquela página. 
Por todas as razões, coronel Ventura, sua indicação é um ato de justíssima homenagem à incansável e tão competente atuação do senhor em prol da historiografia de 32 e da qual sou testemunha desde 1999 quando tive a felicidade de tornar-me seu admirador e depois recruta.
A idealística luta em favor da Sociedade Veteranos, em mais de duas décadas, que em algumas vezes lhe rendeu desafetos de ocasião , o efeito multiplicador ocasionado pelos núcleos engendrados pelo senhor, suas incontáveis participações, sempre com um verdor jovial, em palestras, cerimônias e outros tantos eventos evocativos de 32, suas intervenções em programas de TV, afora o sempre presente apoio dado pelo senhor a pesquisadores e a inúmeras ações culturais, tudo isso, somado aos preciosos textos históricos de sua lavra, justifica quase de maneira exaustiva a homenagem mais que merecida que o senhor receberá em 30 de junho próximo.
Continências espirituais !
                     Recruta Zezinho  
Respondo ao JOSÉ:
Estimado José
Acho que essa foi a melhor maneira de resolver a problemática do Colar Guilherme de Almeida. Ainda lamento que no lançamento do Colar não tivesse sido tomada a praxe de "quem entrega a honraria, deve tê-la". A Comissão do Colar já deveria ter sido agraciada com a honraria, desde o começo.
Falta entregá-lo a você também. Se o COLAR GUILHERME DE ALMEIDA se tornou uma realidade, deve-se em parte ao seu grande empenho. Não é justo que você fique de fora. Precisamos encontrar uma solução.



19 DE ABRIL DE 2017    :     -    QUARTA-FEIRA
Mais uma data em que teremos uma atividade agitadíssima. Agora cedo iremos ao Comando Militar do Exército Sudeste – DIA DO EXÉRCITO – e, à noite, mais um evento na Assembléia Legislativa.
MARINEI CHALUB prontificou-se ontem a vir me buscar, apesar de todos os problemas que ela está enfrentando. Com um trânsito razoável, chegamos cedo no COMANDO MILITAR SUDESTE. Isso possibilita conversar com muita gente que hoje comparece para a solenidade do DIA DO EXÉRCITO. Para mim é uma cerimônia diferente, face meu nome estar inserido entre aqueles que irão receber a ORDEM DO MÉRITO MILITAR.
A ORDEM DO MÉRITO MILITAR, criada pelo Decreto nº 24.660, de 11 de julho de 1934, tem por finalidade premiar:
- os militares do Exército que tenham prestado notáveis serviços ao País ou que hajam distinguido no exercício de sua profissão; e
- os militares da Marinha E aeronáutica, membros das Forças Auxiliares, civis e estrangeiras, que hajam prestado relevantes serviços ao Exército Brasileiro e que se tenham tornado credores de homenagem por parte da Força.
A Insígnia da Ordem é constituída por uma cruz, no modelo da tradicional Cruz de Aviz, com quatro braços iguais.
A Ordem consta dos seguintes graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
É a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro. Por isso o dia 19 de abril – DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO – é considerado como data oficial para a entrega de tão significativa condecoração.

ORDEM DO MÉRITO MILITAR
Criado pelo Decreto nº 24.660, DE 11 DE JULHO DE 1934

O Ministro do Estado da Defesa, Presidente Honorário da Ordem do Mérito Militar, houve por bem admitir o CORONEL R/1 da Polícia Militar do Estado de São Paulo, MÁRIO FONSECA VENTURA, no grau de CAVALEIRO no Corpo de Graduados Especiais da mesma Ordem, por Portaria nº 1.303/ OMMD, de 23 de março de 2017.
E, para constar, mandou expedir o presente diploma que vai assinado pelo Chanceler e pelo Secretário, e selado com o selo da Ordem.
BRASÍLIA, 19 DE ABRIL DE 2017, 196º DA INDEPENDÊNCIA E 129º DA REPÚBLICA
SELADO E REGISTRADO SOB O Nº 16.258.
O Comandante do Exército discursa em cerimônia e fala em 'aguda crise moral'
Brasília - O comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, aproveitou a ordem do dia da cerimônia de comemoração do Dia do Exército para fazer um discurso cheio de recados políticos onde fala de "incontáveis escândalos de corrupção", "aguda crise moral", "ausência de disciplina social" e avisou que "não há atalhos fora da Constituição".
Apesar dos esforços dos governos, o colapso da segurança pública nos cobra dezenas de milhares de vidas por ano; a aguda crise moral, expressa em incontáveis escândalos de corrupção, nos compromete o futuro; a ineficiência nos retarda o crescimento; a ausência, em cada um de nós, brasileiros, de um mínimo de disciplina social, indispensável à convivência civilizada; e uma irresponsável aversão ao exercício da autoridade oferecem campo fértil ao comportamento transgressor e à intolerância desagregadora", disse o general durante a cerimônia que contou com a presença do presidente Michel Temer e do juiz federal Sérgio Moro.
O general ponderou ainda que este momento "tão grave não pode não pode servir a disputas paralisantes". "Pelo contrário, ele exige do povo e de suas lideranças, a união de propósitos que nos catalise o esforço de regeneração, para restabelecer a esperança e a confiança que nos permita identificar nossos objetivos comuns e reconstruir, a partir daí, o sentido de projeto de Nação que nos legaram os heróis de Guararapes."
Terminado o evento no CSME, vamos almoçar no VILLA FIORE. Passamos pelo OBELISCO DO IBIRAPUERA e, infelizmente, constatamos o furto de peças que nos foram blindadas ao longo dos anos, bem como algumas medalhas e livros. Isso é algo lamentável, pois o OBELISCO é vigiado, dia e noite, por policiais militares. O CABO PM GILBERTO nos adianta que a porta onde estão guardados os pertences da Sociedade Veteranos de 32-MMDC fica fechada e a chave está sob os cuidados dos PMs que são escalados para tal.
Resolvemos então trancar a porta onde estão os documentos e pertences do MMDC e levar conosco a chave. Não podemos nem confiar em ninguém.
MARINEI leva-me até o MUSEU MILITAR. A Rua DOUTOR JORGE MIRANDA está interditada por causa das missas que estão sendo rezadas na CAPELANIA SANTO EXPEDITO. Uma extensa fila de devotos aguardam o momento de entrar para assistir a missa. Um palanque coberto foi erguido no estacionamento do MUSEU MILITAR para atender a imensa multidão que comparece no DIA DE SANTO EXPEDITO.
Entramos no estacionamento da Subsistência da PM, pela Rua JOÃO TEODORO. Nosso trabalho nesta tarde é intenso. Atendemos vários telefonemas e visitas. Entre elas o 1º TENENTE PM JOSÉ FILHO. Mais tarde também chega um capitão da Corregedoria PM, que foi encaminhado pelo próprio TENENTE PM JOSÉ FILHO.
O radialista HAMILTON TADEU comparece na sala da Sociedade Veteranos de 32-MMDC e vai ficar conversando conosco até o momento da chegada do MAJOR PM NATANAEL e 1º SARGENTO PM ROSALIN, que vão me levar para a sessão solene que acontecerá nesta noite na Assembleia Legislativa, proporcionada pelo Deputado Estadual CORONEL PM PAULO ADRIANO LUCINDA TELHADA.
O Auditorio PAULO KOBAYASHI está totalmente lotado pelos indicados a receber as medalhas dos núcleos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Podemos conversar com vários deles antes do início do evento.
NOMES INDICADOS PARA SEREM CONDECORADOS NO DIA 19 DE ABRIL DE 2017, ÀS 19:30 HORAS, EM SESSÃO SOLENE PROPOSTA PELO DEPUTADO ESTADUAL CORONEL PM TELHADA, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO
SOCIEDADE VETERANOS DE 32 – MMDC “São Paulo Forte,
Para Um Brasil Unido” Sob a Presidência do Cel PM Mario Fonseca Ventura
Núcleo “MMDC LESTE - Juventude Constitucionalista” Site:www.mmdcleste.com.br -E-Mail:mmdcleste@uol.com.br
Núcleos MMDC Leste, Ibirapuera e Atibaia da Sociedade Veteranos de 32-MMDC
LISTA POR TIPO DE MEDALHAS NOME FUNÇÃO MEDALHA
Dr Arcênio Rodrigues da Silva Advogado Colar Cruz Honra Constit
Dr Luiz Carlos Trabuco Cappi Pres do Banco Bradesco Colar Cruz Honra Constit
2° Sgt PM José Roberto Calazans 1º BPRv - 4ª Cia Colar Cruz Honra Constit
Cb PM Samuel Pessoa da Silva Cia Tática do CPTran Colar Cruz Honra Constit
Dr. Gianni Santirocco Diretor Operacional Belga Service Mérito Constitucionalista
Sr. Normildo Bento de Oliveira Empresário Diretor Executivo da Fundamental Corpo Orlado Florida Mérito Constitucionalista
Sd PM Rafael Ugêda Duarte CSMM/Int Mérito Constitucionalista
Dr Luiz Augusto Bizzi Empresário Esplendor S. Miguel
Dr José Eduardo Petri Médico Esplendor S. Miguel
Dr Luiz Carlos Prieto Empresário Esplendor S. Miguel
Dra Noely Aparecida Roque Prieto Empresária Esplendor S.
Miguel Dr Jamil Hassan Advogado Esplendor S. Miguel
Dr José Vitor Aguiar de Oliveira Empresário Esplendor S. Miguel
Dr Rivaldo de Aguiar Oliveira Empresário Esplendor S. Miguel
 Cb PM Marcos Roberto do Espírito Santo Cia FT do 15º BPM/M Esplendor S. Miguel
2º Sgt PM Alberto Mondin Neto 49º BPM/I - SJD Esplendor S. Miguel
3º Sgt PM Mauricio Tabajara Almeida Borges CRPM Esplendor S. Miguel
Cb PM Claudnei de Siqueira 1º BPRv - 4ª Cia Esplendor S. Miguel
Cb PM Fabrício Ferreira de Souza Almeida 1º BPRv - 4ª Cia Esplendor S. Miguel
Sd PM César Marcelino da Costa 1º BPRv - 4ª Cia Esplendor S. Miguel
Sd PM Marcelo Rodrigo da Silva 1º BPRv - 4ª Cia Esplendor S. Miguel
Sd PM Carmelino Mioni da Costa 1º BPRv - 4ª Cia Esplendor S. Miguel
Sd PM Reginaldo Souza do Nascimento 3ª Cia do 34º BPM/I Esplendor S. Miguel
Cb PM Guilherme Marcelo Pereira 3ª Cia do 34º BPM/I Esplendor S. Miguel
3º Sgt PM Marcio Bruno da Silva Benedito 1º BPRv Esplendor S. Miguel
Sd PM Edvaldo Francisco da Silva Filho Cia Tática do CPTran Esplendor S. Miguel
Sd PM Clayton Gois de Oliveira Indicado Sgt Rosalin Medalha Heróis de 32
Sd PM Gustavo Nunes de Paiva Indicado Sgt Rosalin Medalha Heróis de 32
Sd PM Edmário Fabiano Nunes Indicado Sgt Rosalin Medalha Heróis de 32
Cb PM Samuel Pessoa da Silva Indicado Sgt Rosalin Medalha Heróis de 32
Sd PM Edvaldo Francisco da Silva Filho Indicado Sgt Rosalin Medalha Heróis de 32 
1º SGT PM Aparecido Antonio Piai Veterano da PM Medalha Heróis de 32 
Sd PM Everton Marques Araujo 4ª Cia do 15º BPMM Medalha Heróis de 32 
Sd PM Fabio Oliveira Moutinho 4ª Cia do 15º BPMM Medalha Heróis de 32 
Solenidade Alusiva à Valorização de Dignitários que Apóiam as Forças de Segurança Pública, e, Comemoração ao“Ano do85º Aniversário da Juventude Constitucionalista” Evento do Dia 19 de Abril de 2017– 19:30h Local: ALESP – Ass. Legisl. SP – Auditório Paulo Kobayashi Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera / SP
Sr. Wagner Mendes Radalista/Jornalista Medalha Heróis de 32 
Sr. Marcelo de Souza Santana Projeto Patrulha Mirim Medalha Heróis de 32 
Cb PM Andre Ricardo Bitencourt 3°CIA do 9° BPM/M Colar Heróis de 32 
Cap PM Claudinei Nunes Paulo 3°CIA do 9° BPM/M Colar Heróis de 32 
Exmo Dr Fábio de Sales Meirelles Pres da FAESP Ordem dos Pacificadores 
Dr Guilherme Lazo Solano Filho Delegado Tit 2ª Del Correg Pol Civil SP Governador Pedro Toledo Jornal Egbé Jornal Egbé de Itanhaém Caetano de Campos Sec Educação 
1º Sgt PM Emerson do Nascimento 1ª Cia do 9º BPM/M Mal Castelo Branco 
Cb PM Roberto Lucas Athademos 2ª Cia do 9º BPM/M Mal Castelo Branco
Cb PM André William Gomes dos Santos 2ª Cia do 47ºM Mal Castelo Branco
2º Sgt PM Anderson da Silva Gimenes 2ª Cia do 51º BPM/M Mal Castelo Branco 
Sd PM Douglas Santos da Silva 2ª Cia do 51º BPM/M Mal Castelo Branco 
Sd PM Philippe Quintela de Souza 2ª Cia do 51º BPM/M Mal Castelo Branco 
Cb PM Rafael Macedo Feitoza 2ª Cia do 51º BPM/M Mal Castelo Branco 
Sub Ten PM Marcos Rogério Gonçalves Pita ESSgt Mal Castelo Branco 
Sub Ten PM Wilson José Ribeiro Soares ESSgt Mal Castelo Branco 
3º Sgt PM Edmilson Lima de Aguiar ESSgt Mal Castelo Branco 
3º Sgt PM João Rafael Lincoln de Azevedo ESSgt Mal Castelo Branco 
Maj PM Arthur Velloso Júnior S Cmt do 26º BPM/I Drauzio 
Cap PM Viviane Cristina Santana Ch Seç Com Soc 34º BPM/I Drauzio 
Cb PM Claudio Marcelino Carneiro Gp Bombeiros Atibaia Drauzio 
Milton Festa Basile Dir. SASDE e MMDC Atibaia Drauzio 
Sra. Nair da Conceição Gerage Cipriano Diretora MMDC Atibaia Drauzio 
Sr. Marcelo Covatz Diretor MMDC Norte Drauzio 
Cap PM Marcelo Eliano Leite 20º BPM/I M.M.D.C. 
2º Ten PM Yolanda Sobral de Luna 20º BPM/I M.M.D.C. 
Cb PM Jorge Gomes de Oliveira 20º BPM/I M.M.D.C. 
Cb PM Glauco Pradella Teixeoira da Cunha 3ª Cia do 34º BPM/I M.M.D.C. 
Sd PM Rafael Rodrigues da Silva 3ª Cia do 34º BPM/I M.M.D.C. 
Sd PM Tiago Storolli Cintra 3ª Cia do 34º BPM/I M.M.D.C. 
Sd PM Joel Maria Leite 34º BPM/I M.M.D.C. 
Sd PM Bruno GTonçalves Santino 14 BPM/M M.M.D.C.

O Pres. da Soc Vet 32-MMDC: Cel PM Mario Fonseca Ventura, o Dep. Est. Coronel Telhada, e, os Presidentes de Núcleos MMDC, desejam a Todos os Homenageados: - PARABÉNS Pela Merecida Homenagem! São Paulo, 19 de abril de 2017. Elaborado por Sgt Rosalin – Dir N.MMDCLeste “Pro Sancto Paulo Fiant Eximia”! - “Por São Paulo, Façam-se Grandes Coisas”!
Termina por volta das 21:30 horas a sessão solene deste 19 de abril. MAGALHÃES, presidente do Núcleo MMDC-TC “TENENTE HORÁCIO RAMALHO”, gentilmente, vai me conduzir até GUARULHOS. Durante o trajeto discutimos uma série de assuntos relacionados com a Sociedade. MAGALHÃES propõe melhorias para a instituição. Isso ele vem fazendo há um bom tempo. O seu maior feito foi o da parceria do MMDC com o TRIBUNAL DE CONTAS.

24 DE ABRIL DE 2017 – SEGUNDA-FEIRA.
Às 14:30 horas, estou no MUSEU MILITAR. MARINEI e GABRIEL estão mais tranquilos com relação ao WANDER, que está se recuperando de uma pneumonia. Já está bem melhor. Neste final de semana, ele começou a assentar o piso do novo apartamento, cujas chaves foram, finalmente, entregues, em 18 de abril. Recebemos um telefonema de CATANDUVA. O 30º BPMI marcou solenidade para o dia 27 de abril. Uma viatura virá me buscar, em GUARULHOS, às 7 horas da manhã. O evento será às 14 horas.
Mas, no dia 26, quarta-feira, iremos assistir a passagem de comando no 8º Distrito Naval. O VICE-ALMIRANTE GLAUCO CASTILHO DALL´ANTONIA está deixando o comando para o VICE-ALMIRANTE ANTÔNIO CARLOS SOARES GUERREIRO.
A Assistência Militar da Prefeitura entrou em contato com a MARINEI. O MAJOR PM RUDYARD, que está interinamente na função (por força de promoção, o agora CORONEL PM WALTER NYAKAS JÚNIOR, deixou a Assistência Militar da Prefeitura para assumir o Comando do CPA/M-3) quer condecorar o Chefe de Gabinete, no dia 18 de maio, com a MEDALHA MMDC. Ao mesmo tempo, prontifica-se a entregar o Ofício de Outorga da Medalha MMDC ao prefeito JOÃO DORIA (será condecorado no dia 23 de maio). O GABRIEL vai nesta tarde até a prefeitura.
Dia 28 teremos a Assembleia Geral Eleitoral. Serão referendados os nomes dos presidentes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para o biênio 7 de julho de 2017 a 7 de julho de 2019. Não haverá praticamente eleição, pois os candidatos são únicos e deverão ser aclamados pelos associados.
No próximo sábado, dia 29, na APMBB, teremos a solenidade de Entrega de Espadas aos novos Tenentes do Curso Superior de Tecnólogo de Administração Policial Militar. A turma chama-se “TURMA CAPITÃO GINO STRUFFALDI”. Peço para a MARINEI passar uma circular a todos os nossos associados. GINO STRUFFALDI foi presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC durante seis anos (2005 a 2011). Merece ser prestigiado.
A tarde passa muito depressa. A semana demonstra muita atividade do MMDC durante todo o seu transcorrer. MARINEI, às 16 horas, traz-me de retorno para GUARULHOS. 

25 DE ABRIL DE 2017
Pelo celular, recebo o currículo do Prefeito de BRAGANÇA PAULISTA, JESUS ADIB ABI CHEDID, indicado para ser agraciado com a MEDALHA MMDC no dia 23 de maio. Também peço a ele para acertar a situação de associado do FÁBIO, que será um dos secretários da Assembleia Geral Eleitoral em 28 de maio.
Na tarde, no MUSEU MILITAR, encontro a MARINEI e o GABRIEL trabalhando muito nas questões de nossos associados e nas indicações para receberem a MEDALHA MMDC no próximo dia 23 de maio.
Chega o TENENTE VALDIR, da ESCOLA SUPERIOR DE BOMBEIROS. Traz nove diplomas das medalhas do NÚCLEO MMDC “TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS – AUDAZES BOMBEIROS – LUZ DA PÁTRIA”.
Na próxima sessão solene na Assembleia Legislativa, por indicação do NÚCLEO MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES” receberão o COLAR “TENENTE-CORONEL ÁLVARO MARTINS o CORONEL PM CARLOS RICARDO GOMES (Assistente Militar da Assembleia Legislativa) e HERNNANY GUTIERREZ. Receberão a MEDALHA AUDAZES BOMBEIROS – 1º SARGENTO PM CRISTIANO PINHA GUEDES, CABO PM ADILSON PEREIRA DA SILVA e CABO PM CLÁUDIO MARCELINO CARNEIRO. Receberão a MEDALHA LUZ DA PÁTRIA: MAJOR PM ARTHUR VELLOSO JÚNIOR, CAPITÃO PM VIVIANE CRISTINA SANTANA, MILTON LUIZ FESTA BASILE e NAIR DA CONCEIÇÃO GERAGE CIPRIANO. 
Recebemos a visita do CORONEL PM OLDECIR FERNANDES DE OLIVEIRA E SILVA. Ele tornar-se nosso associado nesta tarde. Lembro que OLDECIR completará 71 anos no próximo dia 7 de maio. Ele nasceu em 1946. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 24 de fevereiro de 1966. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de agosto de 1970. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 15 de dezembro de 1970; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1975; CAPITÃO – 25 de agosto de 1982; MAJOR – 24 de maio de 1989; TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 1993; CORONEL – março de 1996. Passou para a reserva em 30 de março de 1999.
Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1970), Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof. Carlos Pasquale (1976), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Sant´Anna (2002), Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos da Polícia Militar de São Paulo (1987) e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos da Polícia Militar de São Paulo (1995). Atualmente é professor universitário da Faculdade Sumaré. Tem experiência Docente na área de Administração, ênfase em Logística, Estatística e Matemática Aplicada e experiência funcional na área de Segurança Pública.
Conversa sobre a FACULDADE SUMARÉ, atualmente se expandindo por vários pontos da cidade de SÃO PAULO. Foi capitão no 2º BPChq. Comandou também a APMBB.
É lógico que, como coronéis, façamos uma viagem pelo tempo e lembremos muitas coisas que aconteceram em nossas vidas na Polícia Militar e na antiga FORÇA PÚBLICA.
Ainda estou conversando com o CORONEL PM OLDECIR quando chega o advogado SINDEI LOBO PEDROSO para discutir vários assuntos inerentes à sua participação como associado. Por vários motivos, como o falecimento recente de sua sogra, está um pouco afastado da Sociedade. Vem acertar algumas indicações feitas para recebimento da MEDALHA MMDC em 23 de maio. Também discute as tratativas para a realização do JÚRI SIMULADO do PROCESSO MMDC-1932, que irá acontecer em 7 de julho de 2017.  
Vamos deixar o MUSEU MILITAR um pouco depois das 16 horas. MARINEI leva-me até GUARULHOS e combinamos a nossa ida ao 8º DISTRITO NAVAL, amanhã cedo. Ela me esperará no MUSEU, onde deverei chegar por volta das 9 horas. A solenidade de transmissão de Comando do 8º DN acontecerá por volta das 10 horas.
Pelo celular, recebo uma mensagem da CAMILA GIUDICE, que trabalha no gabinete do Deputado Estadual CORONEL PM TELHADA. A sessão solene marcada para 10 de maio está sendo antecipada para o dia 9 de maio. Os diplomas do Núcleo da Escola Superior de Bombeiros estão já assinados com a data de 10 de abril.
26 DE ABRIL DE 2017 -
Às 10:30 horas desta terça-feira está marcado o início da solenidade de Passagem de Comando no 8º Distrito Naval. O VICE-ALMIRANTE GLAUDO CASTILHO DALL´ANTONIA passa o comando para o VICE-ALMIRANTE ANTONIO CARLOS SOARES GUERREIRO.
Por volta das 7:30 horas estou embarcando num ônibus, que nesse horário, vai completamente lotado. Depois, na Estação TIETÊ, embarco num trem do Metrô e desço na Estação TIRADENTES.
No MUSEU MILITAR, MARINEI já está me aguardando para irmos ao 8º DN. Começa a chover. Chegamos no quartel da marinha com o tempo totalmente mudado, inclusive esfriando bastante. Encontramos muita gente conhecida no 8º DN. WILLIAM MASCARENHAS é um deles. Vamos para o salão nobre a, ali, em companhia de autoridades do Exército, Aeronáutica, do próprio 8º DN e pessoas que sempre comparecem nessas solenidades, aguardamos o início da cerimônia de passagem de Comando. Sai o VICE-ALMIRANTE GLAUCO e assume o VICE-ALMIRANTE ANTONIO CARLOS GUERREIRO. Conversamos com ROSANGELA, THALES SANCHES, PELEGRINO, BIDUEIRA e muitas outras pessoas conhecidas.
A tropa formada sofre as agruras do chuvisqueiro que cai durante todo o desenrolar da solenidade. Vamos depois cumprimentar o novo Comandante e, sem poder deixar o quartel, por causa da chuva, acabamos almoçando com os que compareceram no evento.
Vamos para o MUSEU MILITAR. MARINEI e GABRIEL estão empenhados nos Ofícios de Outorga para os indicados a receber a MEDALHA MMDC em 23 de maio. MARCELO COVATZ vem nos visitar. Mostra as moedas que ele está cunhando: a dos 85 anos do Movimento Constitucionalista e a do Núcleo MMDC-ATIBAIA “SOLDADO BENTO SOARES”. Conversamos, por telefone, com HERNNANNY GUTIERRES. Hoje, ele está passando a senha do site da Sociedade para o FÁBIO, do Tribunal de Contas.
Como amanhã irei a CATANDUVA, converso, via celular, com o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES para me representar no evento do CPTran, às 16 horas do dia 27, no TEATRO SÉRGIO CARDOSO. 
No horário das 16 horas, com trânsito muito bom, MARINEI transporta-me para GUARULHOS. Ela está eufórica pelo apartamento comprado recentemente. O WANDER está colocando o piso e dentre mais algum tempo eles irão se mudar definitivamente para essa nova moradia. Realmente é uma grande conquista e isso se deve à tenacidade do casal. Admiro muito a persistência do WANDER e da MARINEI em conseguir vencer na vida, apesar de dificuldades que vão vencendo galhardamente.
Nesta noite, em minha biblioteca, recebo esse texto do MARIANO TAGLIANETTI, que me deixa chateado:
Meu caro e distinto Cel. VENTURA, boa noite ! Não é fácil assimilar tudo que nos envolve politicamente.
Em verdade a REPÚBLICA inexiste neste malfadado projeto de nacionalidade, que em pleno século 21 transformou este torrão geográfico em " terra apenas habitada ".
Veja, como admitir que o STF não seja o primeiro a reinvindicar o coercitivo cumprimento do respeito de qualquer que o agrida ?
Não estou na plenitude de minhas forças físicas. Internei-me por 10 dias no Hospital Nossa Senhora das GRAÇAS.
Operei o intestino delgado, fiquei três dias em coma induzido, perdi a noção do tempo quando acordei.
A recuperação será lenta... mas procurarei estar a altura do fardo que a existência me reserva.
Tencionamos cair de pé.
Fraternal apreço, Mariano.  

27 DE ABRIL DE 2017 – QUINTA-FEIRA
Numa viatura do 30º BPMI, por volta das 7:30 horas, iniciamos a viagem para CATANDUVA. É longo o trecho que percorremos até essa cidade do interior.
Às 13 horas, com as pernas doendo, chegamos no centro de CATANDUVA. O Presidente do Núcleo 1º TENENTE BRUNO ALVES DO NASCIMENTO e o vicepresidente 1º TENENTE PM OSMAIR RENAN GARCIA DA COSTA, do núcleo MMDC CATANDUVA COMBATENTE, vão me levar para almoçar num restaurante no centro da cidade.
Já perto das 14 horas, somos conduzidos ao SENAC CATANDUVA, onde os convidados aguardam o início da cerimônia. Após a composição da mesa e o Canto do Hino Nacional, o Comandante do  30º BPMI lê o seguinte texto:                                     
Ontem como hoje, o papel mais arriscado sempre coube à Polícia Militar. Se, no passado, o “exército paulista” foi diversas vezes convocado para as frentes de luta contra as revoltas do período regencial, hoje, com a mesma coragem e heroísmo, nossa Instituição se agiganta contra o crime, tornando-se a última barreira de elevação em defesa da ordem pública, da unidade nacional, da liberdade e dos ideais democráticos, pelos quais sempre lutou.
Um desses momentos mais épicos foi a Revolução Constitucionalista de 32, um movimento cívico-militar jamais visto no Brasil, cujo objetivo nunca foi a independência, mas a união de todo o povo brasileiro. A descrição heráldica da nossa bandeira estadual já diz tudo: “o povo paulista defende o Brasil nos quatro cantos, mesmo com o sacrifício da própria vida”.
Um dos agravos que deram início à luta armada foi o açoite político de Getúlio Vargas contra a elite paulista, quando descartou do governo os líderes do partido Democrático para nomear um interventor desconhecido. O auge da humilhação ocorreu no dia 23 de maio, quando diversos jovens, dentre os quais Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, foram covardemente alvejados durante comício na Capital. Diante desse chocante episódio, os líderes paulistas, entre eles o Coronel Marcondes Salgado, comandante da Força Pública (hoje Polícia Militar), entenderam que havia chegado a hora de reagir para sublevar o império da ditadura.
Foi nesse cenário que Marcílio Dias Pereira, cidadão Catanduvense, imbuído do sentimento de dever a cumprir pela sociedade Paulista, combateu nas trincheiras da Frente Leste. 
São Paulo esperava ser apoiado belicamente por outros estados, o que não aconteceu na proporção necessária. Por exemplo, Bertoldo Klinger, general deposto do comando da circunscrição militar de Mato Grosso, chegou à capital paulista com um efetivo inexpressivo de 5 mil homens. Mesmo assim, com coragem e notável intrepidez, São Paulo partiu para as frentes de combate levando 9 mil homens da Força Pública, 3 mil soldados dissidentes do Exército Nacional e 100 mil voluntários. Acreditou-se no apoio das indústrias, que improvisaram a produção de armas e munições. As mulheres tiveram papel notável: elas costuraram fardas, serviam como cozinheiras, participaram da Campanha do Ouro e algumas até mesmo foram para as trincheiras.
Todo este engajamento, porém, não foi suficiente para confrontar o inimigo. Como escreveu Meira de Mattos, o levante paulista de 32 “era um coração forte obrigado a pulsar num corpo fraco”. Em que pese à derrota no campo militar, o verdadeiro ideal da Revolução Constitucionalista de 32 – a volta do Estado Democrático – finalmente triunfou quando da edição da Carta Constitucional de 1934.
Não há dúvidas: a liberdade de que desfrutamos foi conquistada com o sangue dos eternos heróis da epopeia de 32 e daqueles que, ainda hoje, homens e mulheres da Polícia Militar, continuam a defender a sociedade com a mais valiosa e divina dádiva – a própria vida.
Procede-se a entrega da MEDALHA MMDC para:
TENENTE-CORONEL PM PEDRO AUGUSTO MARTINS RIBEIRO
MAJOR PM NELSON ADRIANO GUIOTTI
CAPITÃO PM CLESTER MARA GASQUES GONÇALVES DOS SANTOS
CAPITÃO PM RONALDO ANTONIO CHERUTI MORETO
CAPITÃO PM ANDRÉ LUÍS CHERUTI FERNANDES
CAPITÃO PM ALESSANDRO WENDELL PEREIRA
1º TENENTE PM OSMAIR RENAN GARCIA DA COSTA
1º TENENTE PM LÚCIO VITORINO PIVOTTO
1º TENENTE PM CELSO RICARDO ALVES DE MENDONÇA
1º TENENTE PM BRUNO ALVES DO NASCIMENTO
1º TENENTE PM JOSÉ ROBERTO LOPES JÚNIOR
1º TENENTE PM ALINE RIBOLDY
2º TENENTE PM ROBERTO APARECIDO MARQUES
1º SARGENTO PM ADEMIR PAULINO
1º SARGENTO PM SANDER COLUCCI RAMOS
1º SARGENTO PM VANDERLEI FRANCISCO DA SILVA
1º SARGENTO PM HILTON MOREIRA DE camargo
1º SARGENTO PM MARCOS ANTÔNIO BROESLER
1º SARGENTO PM JOSE ROBERTO LORENCETO
1º SARGENTO PM PAULO HENRIQUE DALBELLO CAMILO
1º SARGENTO PM KHALIL ROBERTO RIBEIRO
2º SARGENTO PM ALISSON LOPES SOLER
2º SARGENTO PM BRUNA SARAIVA DA SILVA
2º SARGENTO PM ELPÍDIO CESTARI JÚNIOR
2º SARGENTO PM RODRIGO RONALDO PIMENTA
CABO PM DAVID DE LIMA
CABO PM CÁSSIO GONÇALVES DA SILVA
CABO PM LIDUARDO JOSÉ ORLANDO
CABO PM FÁBIO DE MORAES DUARTE
CABO PM LUCAS VITOR FANELA.
Após a entrega da MEDALHA MMDC aos componentes do 30º BPMI é chamado o senhor MARCÍLIO DIAS PEREIRA JÚNIOR, filho do combatente MARCÍLIO DIAS PEREIRA. Em destaque, é homenageado o filho do voluntário nascido em 12 de junho de 1910, na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, à rua Barão do Amazonas, 42, filho do MAJOR Arnaldo Augusto Pereira e Maria Emília Ramos Pereira. Portanto mogiano, iniciou sua carreira como serventuário de Justiça trabalhando por mais de 51 anos.
Durante sua trajetória foi casado com a Sra Albertina Baldo Pereira, com quem teve dois filhos: Marcilio Dias Pereira Júnior e Washington Luís Pereira, tendo participado ativamente da Revolução de 1932.
E foi para que o Brasil tivesse uma constituição que o povo paulista (Marcilio) pegou em armas. Marcilio ouviu falar, pela primeira vez, na Revolução de 32, no célebre 23 de maio daquele ano, quando foram barbaramente assassinados Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Suas iniciais, depois, passaram a formar a sigla MMDC, nome do órgão que recebia a adesão dos voluntários. Para Marcilio havia uma quinta vítima, segundo diziam, se ele não se engana em seu depoimento a seu filho também Marcílio... seu nome era Alvarenga. Orlando Alvarenga. Nessa época, em maio de 32, já se pensava em uma revolução. Em Catanduva, quando recebida a notícia do 23 de maio, do MMDC o pensamento foi em revanche.
 Mais tarde quando chegou a notícia de que, a nove de julho daquele ano, São Paulo havia se levantado, dando à luz uma Revolução Constitucionalista. A Revolução estourou num sábado à tarde. No domingo a notícia já havia chegado em Catanduva. A população em cheio procurou organizar batalhões, masculinos e femininos, para fazer frente à Vargas. Houve comício em Catanduva e num desses comícios, o pai de Marcílio, o Sr. Major Arnaldo Augusto Pereira tomou parte e declarou que, sendo sexagenário, não iria para a frente de batalha, mas que tinha dois filhos que iriam, que saberiam cumprir seu dever. Tais filhos eram Marcílio e Euclides.
Foi a partir desse comício que a ideia de participar da Revolução tomou corpo. Tanto é que 44 rapazes, de Catanduva, com Jaboticabal e Sertãozinho, integraram o Primeiro Batalhão, Batalhão Francisco Glicério, em Campinas. Batalhão que ficou sendo conhecido como Batalhão do Chico. Esse Batalhão foi incontinenti remetido para a frente de batalha, em Eleutério. Euclides Figueiredo, que era Coronel, assumiu o comando da Segunda Região Militar, que abrangia São Paulo. Isidoro Dias Lopes era chefe das Forças Revolucionárias. A Força Pública estava a favor de São Paulo. Marcilio vestiu o uniforme da Força Pública, no final da Revolução, sendo o Comandante da época Herculano de Carvalho e Silva. O movimento teve repercussões internacionais, pois Paulistas que, em 32 estavam na Europa, tudo fizeram para que as Nações do Mundo não auxiliassem Vargas. Júlio Prestes, por sua vez, que seria o sucessor do Washington, se recusou a chegar ao poder por intercessão do governo inglês. São Paulo escreveu uma história com sangue puro.....Júlio Prestes foi eleito pelo voto direto. A Revolução alcançou todos os paulistas: A mulher, o velho e a criança paulistas disseram presente. Marcilio saiu de Catanduva de trem, fardado. Esperou o tempo suficiente para que sua farda ficasse pronta. Passagem livre. O trem saiu às dezoito horas. Era dia dezenove com destino original para o 6° R.I. de Caçapava. Mas a viagem foi interrompida em Campinas, onde um Oficial o retirou e a todos voluntários constitucionalistas da composição e os colocou em forma, assumiu o Comando, e os levou para um grupo escolar, onde receberam ordem para embarcar imediatamente para Eleutério, na Frente Leste, onde quem comandava o pelotão agora era o Tenente Alcindo Marques, que era funcionário do Banco Comercial do Estado de São Paulo, em Catanduva.
Muitas coisas aconteceram com Marcilio, seu irmão Euclides e todos os outros voluntários constitucionalistas. Durante a Revolução, Marcilio e seus companheiros dormiram debaixo de pé de café, quando em campo de batalha. Não tinham barracas, mas quando chegavam na cidade, aí sim, dormiam nas repartições públicas. O trajeto de Marcilio e seus companheiros foi de Catanduva, houve a parada em Campinas, quando foram incorporados ao Batalhão do Chico, Batalhão Francisco Glicério. Daí, se deslocaram para a Frente Leste, Eleutério, Barão de Ataliba Nogueira, Pantaleão, Brumado, Amparo, Coqueiros, São João da Boa Vista, Mococa. Confrontaram com os Legalistas (que eram os homens da ditadura), violentamente, em Pantaleão, Brumado e Amparo. Nos lugares onde estiveram, sempre foram bem recebidos pelo povo. Recebiam comida do pessoal, que espontaneamente os alimentava. Mas as vezes não se tinha o que comer, o remédio era passar fome, contudo Marcilio sempre teve a certeza de ter feito o seu melhor por São Paulo e pelo Brasil.
Marcilio faleceu em 15 de julho de 1986, com a certeza do dever cumprido. Assim, destacou-se em sua vida pela responsabilidade, capacitação profissional, iniciativa, motivação, disciplina, liderança, lisura em seus trabalhos e pelo culto a valores como patriotismo, civismo, lealdade e constância.
Em face dos serviços relevantes prestados à São Paulo e ao Brasil aqui consignados, a presidência deste Núcleo MMDC da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, sente-se honrada em entregar ao Dr Marcilio Dias a Medalha MMDC.
Terminada a solenidade, participamos de um coquetel, despedimos dos presentes e somos conduzidos pelo Comandante, TENENTE-CORONEL PM JOSÉ ROBERTO SALGADO DOS SANTOS, até a sede do 30º BPMI. Vamos, então, iniciar a viagem de retorno para GUARULHOS.
O SARGENTO PM FRANCISCO e a CABO PM ELIZABETH (motorista) transportam-me até minha residência. Saimos de CATANDUVA por volta das 16:30 horas e somente chegamos em casa às 22 horas. Estou cansado do evento, mais ainda vou entrar em contato com a internet para verificar os contatos que foram feitos nesta data.


DIA 28 DE ABRIL DE 2017    :    -     SEXTA-FEIRA
É esta a data marcada para a realização da Assembleia Geral Eleitoral da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no OBELISCO DO IBIRAPUERA. Mas o 28 de abril nasce sob o signo da baderna. Quando o dia ainda amanhecia, sindicatos e movimentos de diversas categorias já começavam os protestos contra as reformas da Previdência e Trabalhista, propostas feitas pelo presidente MICHEL TEMER. Grupos se espalharam em pontos da capital, colocaram fogos em pneus, travaram ruas e entraram em confronto com policiais, que jogaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.
As mudanças previstas, no caso da aposentadoria, propõe 62 anos de idade mínima para mulheres e 65 para homens. Em relação às alterações trabalhistas, a ideia do governo federal é que os acordos coletivos possam valer mais do que a legislação.
Além das manifestações nas ruas, a greve paralisou o transporte público, comércios, escolas, aeroportos parcialmente e bancos. Segundo a SSP, 21 manifestantes da capital e GRANDE SÃO PAULO foram presos em decorrência dos protestos.
As linhas do Metrô e da CPTM passaram a funcionar, com circulação parcial, somente depois das 8:30 horas. No entanto a LINHA 3 – VERMELHA e a 25 – PRATA estão paralisadas.
Já no transporte municipal, os ônibus ficaram sem circular durante o dia inteiro. Apenas o sistema permissionário, responsável pelos micro-ônibus, não paralisou.
Procurados, os sindicatos das três categorias afirmaram que vão discutir, juridicamente, as multas estabelecidas nas decisões liminares. O valor fica em torno de cem mil reais aos ônibus e 937 mil para o Metrô e CPTM. Essa é a segunda vez este ano que as categorias paralisam os serviços.
É nesse clima que a MARINEI CHALUB vem me buscar, as 15 horas, para irmos ao OBELISCO DO IBIRAPUERA. Não há como adiar a Assembleia Geral Eleitoral. Hoje é o último dia estabelecido para tal, de acordo com o Estatuto da Associação. Pelo celular, nossos associados demonstram suas dificuldades para chegar até o IBIRAPUERA. Uma comitiva de CRUZEIRO desistiu logo no início, dada as dificuldades encontradas na VIA DUTRA. O candidato RODRIGO, que está indicado para assumir a Presidência do CONSELHO FISCAL, não está conseguindo locomoção.
MARINEI vem me buscar com um problema muito desagradável. Uma sua antiga vizinha, quando ela morava em GUARULHOS, perde seu marido num desastre de caminhão, numa estrada importantíssima do PARANÁ. O caminhoneiro chocou-se violentamente com um outro veículo parado na pista. Não conseguiu frear a tempo e seu corpo foi moído na colisão. Ainda nesta noite, depois da Assembleia, quando ela retornar a GUARULHOS, irá ao velório.
Quando vamos entrar na VIA DUTRA, um incidente perverso faz com que fiquemos parados ainda na estrada vicinal. Não dá para locomover o carro e percebo que MARINEI fica nervosa. Uma meia dúzia de “gatos pingados” resolveram bloquear a VIA DUTRA. O que causa revolta é assistir toda a polícia militar olhando os arruaceiros fazer essa maldade, de braços cruzados, sem tomar atitude compatível com a situação.
Os veículos que estão atrás do carro da MARINEI dão marcha-a-ré e tentam escapar do congestionamento. Ela faz o mesmo. Com manobras arriscadas, os veículos saem daquela situação, podendo, mais adiante, entrar na VIA DUTRA. Não temos outras dificuldades. Sinto-me contrariado com esse estado de coisas. Estou ficando velho, pois nos tempos em que estava na ativa jamais aconteceria um fato como este. Sinal de que o BRASIL está em crise violenta e caminhando para pior.
Conseguimos chegar no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 antes das 17 horas. Ali encontro o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, nosso Presidente do Conselho Deliberativo; MARCELO COVATS, Presidente do Núcleo MMDC-NORTE “GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO”; ANTONIO CARLOS LUZ MAGALHÃES, que será o Presidente da Assembleia Eleitoral, bem como os dois secretários escolhidos por ele: sua esposa SÍLVIA e o FÁBIO, que pertence também ao Tribunal de Contas; o advogado SIDNEI LOBO PEDROSO, o Coordenador do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, ADOLFO SAVELLI; o poeta JOSÉ FRANCISCO FERRAZ LUZ e poucos associados que conseguiram chegar ao local da Assembleia.
O PM GUEDES, que se encontra de serviço no Monumento Mausoléu, ajuda a MARINEI a preparar o cenário onde acontecerá a Assembleia. Nossa Diretora Jurídica, MARIA LÚCIA CAMARGO, consegue chegar no local, mas não pode permanecer por causa do seu neto.
Não tenho contato com o CORONEL PM ANTONIO CARLOS MENDES, embora tente conversar com ele pelo celular.
Aguardamos meia hora para iniciar a Assembleia. Alguns associados chegam quando já está instalada a mesma. MAGALHÃES dirige muito bem os trabalhos e são aclamados para dirigir a Sociedade Veteranos de 32-MMDC, no biênio 7 de julho de 2017 – 7 de julho de 2019, na Presidência da Diretoria Executiva, o CORONEL PM MÁRIO FONSECA VENTURA, que irá cumprir o seu quarto mandato consecutivo; o CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES para a Presidência do Conselho Deliberativo, substituindo o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, que se encontra nessa posição desde a Assembleia Geral de 17 de dezembro de 2004; o Professor RODRIGO GUTENBERG para a Presidência do Conselho Fiscal. Ele chega a tempo de sua aclamação. Vai substituir FERNANDO MORENO, que abriu mão de sua candidatura na reunião do CONSELHO SUPERIOR, em 13 de abril. Os candidatos são eleitos por aclamação. Fazem uso da palavra, bem como PEDRO PAULO PENNA TRINDADE, que declama um poema de PAULO BOMFIM, apropriadíssimo para os tempos que estamos atravessando; ADOLFO SAVELLI, nosso coordenador do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial e associado do MMDC; JOSÉ FRANCISCO FERRAZ LUZ, que é associado desde 1972, o mais antigo de todos. Nosso CHICO LUZ pertence à CASA DO POETA DE SÃO PAULO, ao MOVIMENTO POÉTICO NACIONAL, à Associação Portuguesa dos Poetas, Associação Brasileira de Médicos Escritores, ao Grande Oriente do Brasil, ao Supremo Conclave do Tito Brasileiro. É autor de inúmeras Antologias e livros. 
Apesar de todas as dificuldades, vamos levar a bom termo a Assembleia Geral Eleitoral. O advogado SIDNEI LOBO PEDROSO toma a iniciativa de registrar o fato através de uma reunião de todos os participantes para uma foto histórica. Meus parabéns a ele pela posição tomada.
Passam das 19 horas quando vamos deixar o OBELISCO DO IBIRAPUERA. MARINEI quer ir ao velório do infeliz vizinho que perdeu a vida num acidente de caminhão no Estado do PARANÁ. Sofre ela com sua amiga que perdeu o marido, ficando em situação crítica, mãe de duas crianças.



29 DE ABRIL DE 2017     :     SÁBADO
O Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, CORONEL PM SÉRGIO FELLETO, tem a honra de convidar V.Exª / Sª para a solenidade de Entrega de Espadas aos novos Tenentes, do Curso Superior de Tecnólogo de Administração Policial-Militar, Turma “CAP GINO STRUFFALDI”.
Para nós, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, é uma honra enorme ver o nome do nosso presidente de honra, GINO STRUFFALDI, que durante seis anos foi o presidente da Diretoria Executiva (7 de julho de 2005 a 7 de julho de 2011), na turma dos novos tenentes que hoje recebem a espada.
Mas, ao chegar a MARINEI, para me conduzir até a APMBB, percebo que ela está com sérios problemas. Permaneceu até 3 horas da madrugada no velório do seu filho, vítima de um desastre de caminhão numa estrada do PARANÁ. Além disso, seu filho LUCAS está com séria inflamação urinária e ela quer levá-lo ao médico tão logo seja possível neste sábado.
Sinto-me culpado por tirar ela de suas obrigações como mãe, para me conduzir até a Academia. Se soubesse, anteriormente, dessa situação, não a teria permitido vir até GUARULHOS.
O pior está para acontecer. Nunca fomos obrigados a deixar o carro muito distante do local da solenidade. Isso me deixa amoladíssimo, vendo que a mudança das regras da Academia mudaram nesta solenidade. Se soubesse que isso iria acontecer não teria vindo nesta cerimônia. 
Encontramos muita gente conhecida. MARCELO COVATZ está presente, bem como SIDNEI LOBO PEDROSO. Este, quer conversar com o Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM MARCELO NAGY, sobre o JÚRI SIMULADO de 7 de julho.
O VICE-ALMIRANTE ANTÔNIO CARLOS SOARES GUERREIRO é a mais alta autoridade presente e vai passar a tropa em revista. O Secretário de Segurança Pública, doutor MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO, Comandante Geral, CORONEL PM NIVALDO CÉSAR RESTIVO; SubCmt PMESP, CORONEL PM MAURO CÉZAR DOS SANTOS RICCIARDELLI, Diretor de Ensino e Cultura, CORONEL PM MARCELO NAGY; Comandante da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, CORONEL PM SÉRGIO FELLETO, também estão presentes no ato. Cumprimento os familiares do CAPITÃO GINO STRUFFALDI, que estão representando o saudoso Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O filho dele, ALDO STRUFFALDI, vai receber um mimo da TURMA “CAPITÃO GINO STRUFFALDI” e ele entrega um retrato de seu pai para o representante da turma.
A Academia do Barro Branco realiza neste sábado (29) a tradicional solenidade de formatura dos Oficiais do Curso Superior de Tecnólogo em Administração Policial-Militar.
O Tenente PM Alcides da Silva Júnior, primeiro colocado no curso, recebeu a espada das mãos do Secretário da Segurança Pública, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho.
O paraninfo da turma Coronel PM Hudson Tabajara Camilli, fez um emocionante relato sobre o fato de ter sido escolhido pela turma, com referências bíblicas e etimológicas ao significado da palavra paraninfo (aquele que fica ao lado da noiva), simbolizando o momento em que os Oficiais se casam com a Causa Pública e parabenizando os formandos sob aplausos dos convidados.
O Secretário da Segurança Pública, fez questão de elogiar a Instituição citando o seu papel de garantidora de direitos durante a greve geral ocorrida na última sexta-feira (28) em todo o Estado. “A PM sempre me encheu de orgulho, mas ontem ainda mais, pois, incansavelmente, permaneceram nas ruas garantindo os direitos constitucionais dos cidadãos”, completou.
O SSP elogiou, publicamente, a atuação do coordenador do emprego da tropa da PMESP, CORONEL PM DIMITRIOS FYSKATORIS, durante todo o transcorrer do dia 28 de abril.
O Coronel PM Nivaldo César Restivo, Comandante Geral da Polícia Militar, não poupou palavras para enaltecer a qualidade dos novos Tenentes: “Sabemos da capacidade de cada um de vocês e contamos com todo o conhecimento adquirido ao longo do curso para a nossa Instituição”, disse ele desejando sucesso aos formandos.
Ao final da cerimônia, houve o tradicional desfile de encerramento com toda a Escola de Oficiais e os novos Tenentes compondo o dispositivo.
Podemos conversar com muitos dos presentes à solenidade, mas vejo que MARINEI está muito preocupada com seu filho LUCAS. Assim é que retornamos para GUARULHOS. Tinha convidado a MARINEI para almoçar em casa, mas ela quer retornar logo para sua residência a fim de socorrer LUCAS.

Os acontecimentos de hoje deixaram-me amoladíssimo. Quero descansar de tudo o que aconteceu. Não deveriam ter acontecido certos atos que prejudicaram a solenidade de hoje. Fico muito preocupado com o estado de saúde do LUCAS.

Nenhum comentário: