segunda-feira, 6 de agosto de 2018

4 DE AGOSTO DE 1954 - CRIME DA RUA TONELERO - COMEÇA O MAR DE LAMA EM QUE SE AFUNDOU GETÚLIO VARGAS, CULMINANDO COM O SEU SUICÍDIO EM 24 DE AGOSTO DAQUELE ANO.

Resultado de imagem para crime da rua tonelero


  64 anos (4 de agosto de 1954) em que a nação brasileira acordava sobressaltada pela notícia, vinda da então Capital Federal, RIO DE JANEIRO, do atentado ocorrido no início da madrugada contra o jornalista CARLOS LACERDA, no qual foi ferido o MAJOR AVIADOR RUBENS FLORENTINO VAZ. CARLOS LACERDA, então diretor do jornal TRIBUNA DA IMPRENSA, havia participado na noite anterior de uma conferência no Externato SÃO JOSÉ, localizado na rua BARÃO DE MESQUITA, 164, no bairro da TIJUCA, RIO. A convite da Associação dos Antigos Alunos, LACERDA foi recebido por mais de mil pessoas, muitas sem lugar para sentar, que lotavam o teatro do externato, sendo aplaudido de pé, demoradamente. A conferência começou eram quase 21 horas e o conferencista apresentou o problema das “tensões” no mundo moderno, falando sobre as lutas entre as classes, a luta entre a produção e consumo, salário e lucros, planejamento e espontaneidade, interesses privados e coletivos, democracia e autoridade, sempre em relação ao BRASIL. Às 23 horas, terminou a conferência e o debate. Passava da meia-noite, quando CARLOS LACERDA, acompanhado de seu filho SÉRGIO, de 15 anos, do jornalista da TRIBUNA DA IMPRENSA, AMARAL NETO e do MAJOR VAZ, deixou a rua SÃO JOSÉ, ainda debaixo de aplausos. No pequeno automóvel do MAJOR VAZ, dirigiram-se para a zona sul do RIO. Primeiro deixaram na URCA o jornalista AMARAL NETO e depois rumaram para COPACABANA, onde morava LACERDA. Aos 40 minutos da madrugada do dia 5 de agosto de 1954, chegaram ao edifício ALBERVÂNIA, situado na rua TONELERO, 180 (e não TONELEROS, conforme alguns, erroneamente, até hoje, insistem em escrever). Enquanto LACERDA conversava com VAZ, seu filho foi chamar o garagista do edifício, cuja porta estava fechada. Quando SÉRGIO voltou, os dois ainda conversavam e, logo depois de se despedirem do major, dirigiram-se para a garagem. Ao se voltar para dizer adeus ao major, viu um homem com chapéu desabado, um mulato, atravessar a rua. Pouco antes, estava parado do outro lado, andou por trás do carro e ficou a uns três metros. Ele teria aberto o paletó, sacado sua arma e atirado. Portando um revólver de calibre pequeno, LACERDA revidou e atirou também, tentando proteger o filho em um muro existente entre o seu prédio e o vizinho. Mas, assustado, o rapaz voltou e se agarrou ao pai. Nessa hora, sentiu pesar seu pé esquerdo, uma dor violenta, olhou e viu um filete de sangue saindo pelo cordão do sapato. Capengando, conseguiu entrar no prédio pela garagem em busca de socorro e salvar seu filho SÉRGIO. Saindo pela porta da frente, viu o criminoso a uma certa distância, na esquina de sua rua com a PAULA FREITAS, e novamente atirou em direção ao homem. Mas, sem pontaria e com uma arma que não tinha alcance, pouco pôde fazer. Uma bala acertou a biblioteca do BARÃO DE SAAVEDRA, que morava na esquina. CARLOS LACERDA, quando olhou para o chão, viu o major RUBENS FLORENTINO VAZ caído no meio fio, atrás de seu veículo. Tentando ajudá-lo, gritou por socorro. Ao ouvirem os disparos, três jornalistas do “DIÁRIO CARIOCA”, DEODATO MAIA, OTÁVIO BONFIM e ARMANDO NOGUEIRA, que conversavam em um automóvel parado na porta do edifício do último, quase em frente ao prédio de LACERDA, rumaram em velocidade a um botequim na esquina próxima para avisar a redação do jornal e a polícia, retornando para socorrer as vítimas. Eram 00:45 hora. RUBENS VAZ foi socorrido por CARLOS LACERDA e transportado para o Hospital MIGUEL COUTO em um táxi. O major pouco depois expirava no colo de LACERDA, que ia no banco de trás do veículo. Chegando ao hospital, ficou constatada sua morte e seu corpo foi transportado para a capela. Ao saber do ocorrido, o brigadeiro EDUARDO GOMES foi a primeira autoridade a chegar e inteirar-se do estado do amigo, que estava sendo medicado, descendo depois para ver o corpo de seu companheiro de arma. Afirmou à imprensa: “A honra da Nação exige que o crime seja apurado”.  O ministro da Aeronáutica, BRIGADEIRO NERO MOURA, foi acordado ainda de madrugada, em sua residência, na Base Aérea do GALEÃO, na ILHA DO GOVERNADOR, e avisado sobre o atentado e a morte de seu subordinado. Foi diretamente à chefatura de polícia no centro da cidade e, inteirado dos fatos, ligou para seu colega da Justiça, TANCREDO NEVES, que imediatamente foi ao seu encontro. Às 6 horas, TANCREDO, em nota oficial, informava à Nação que os responsáveis pelo crime seriam presos e punidos.
Às 9:15 horas da manhã, o corpo chegou na sede do Clube da Aeronáutica, no centro do RIO, para ser velado, sendo rezada a missa de corpo presente, na presença de mais de mil pessoas, na sua maioria militares. Entre os presentes, compareceram o ex-presidente MARECHAL EURICO GASPAR DUTRA; o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro JOSÉ LINHARES; o cardeal arcebispo do RIO, dom JAYME DE BARROS CÂMARA; ministro da Justiça, TANCREDO NEVES; os três ministros militares, brigadeiro NERO MOURA, da Aeronáutica, general ZENÓBIO DA COSTA, da Guerra, almirante RENATO GUILLOBEL, da Marinha; representando o presidente GETÚLIO VARGAS, o chefe da CASA MILITAR, general AGUINALDO CAIADO DE CASTRO; senadores, deputados, altas patentes das Forças Armadas e a sociedade civil.
Às 16:40 horas, com o caixão envolto por uma bandeira nacional, saiu o cortejo, acompanhado por aproximadamente 5 mil pessoas, em direção ao Cemitério de SÃO JOÃO BATISTA, em BOTAFOGO. Percorrendo a avenida RIO BRANCO, alguns queriam que passasse em frente ao PALÁCIO DO CATETE, mas o brigadeiro EDUARDO GOMES, usando a sua autoridade, não permitiu, e o trajeto foi mantido pela avenida BEIRA MAR. Chegando ao cemitério, às 18:40 horas, dois pelotões da Aeronáutica fizeram as honras de estilo, em seguida uma banda da corporação tocou a marcha fúnebre. CARLOS LACERDA compareceu ao sepultamento com o pé engessado, sendo amparado por dois policiais da Aeronáutica. Já era noite quando o corpo foi encomendado pelo capelão militar e um corneteiro fez o toque de silêncio.
O MAJOR AVIADOR RUBENS FLORENTINO VAZ tinha 32 anos e servia nas Rotas Aéreas do Departamento de Aviação Civil, do Ministério da Aeronáutica. Era casado e tinha quatro filhos. Desde a agressão física sofrida por LACERDA em 1948, na porta da rádio MAYRINK VEIGA, vários oficiais da aeronáutica faziam as vezes de seguranças. Naquele 4 de agosto de 1954, era a vez de o major GUSTAVO BORGES acompanhar LACERDA, mas em virtude da necessidade de realizar um vôo para completar as horas determinadas aos aviadores, o major VAZ o substituiu naquela noite, fazendo um favor ao colega.    

Nenhum comentário: