quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

JUBILEU DE OURO DOS ASPIRANTES 1965 - MEUS CUMPRIMENTOS À TURMA

Jubileu de OURO dos Aspirantes 1965.

Entrada
x

TOGNETTI, Americo

Anexos16:40 (Há 45 minutos)
para CBB
Cumprimentando os componentes da Turma de Aspirantes de 1965, repasso, abaixo e

anexo, o extrato de postagem no Facebook



Pedro Carlini
: Boa tarde! O Brasão foi criado pelo Geenen e eu procurei dar a descrição que aí está. Forte abraço.

Descrição do Brasão feito para o Jubileu de Ouro (1965-2015) da Festa da Espada dos Aspirantes da Força Pública do Estado de São Paulo, denominada posteriormente de Polícia Militar do Estado de São Paulo.
1 – O ESCUDO
A) O formato do escudo do tipo francês moderno, também chamado de escudo samnítico ou somático é um tipo de escudo de formato retangular cujos cantos inferiores são arredondados por arcos de círculos de mesmo módulo. Além disso, o centro da parte inferior é munido de uma ponta formada por dois arcos de círculo de mesmo raio. O escudo está encimado pela estrela símbolo do aspirante a Oficial da Polícia Militar. O escudo francês moderno foi adotado como suporte oficial na heráldica civil e militar italaiana; Esse formato de escudo é incomum na heráldica portuguesa e brasileira. No entanto, no Brasil, é possível encontrá-lo nas representações dos brasões da nobreza brasileira durante o período imperial.
B) A escolha do escudo tipo francês moderno é uma alusão à história da Corporação que no início do século passado contou com duas missões francesas vindas ao Brasil para dar instrução aos integrantes da Força Pública do Estado de São Paul. A primeira missão francesa data de 27 de março de 1906, cujos membros perteciam a uma unidade do Exército Francês que realizava atividades de polícia em Paris, ou seja, uma unidade militar com experiência em missões policiais. A primeira missão foi de 1906 a 1914, quando os oficiais franceses retornaram à pátria face à eclosão da I Guerra Mundial, tendo retornado depois em 1919, permanacendo até 1924.
2 – A FAIXA
Na faixa, abaixo do escudo, o trinômio - ATITUDE - CONFIANÇA - LIDERANÇA – é o lema criado em 1982 pelos Aspirantes da turma que organizaram as primeiras reuniões.
3 – A ESTRELA DE ASPIRANTE A OFICIAL
Na parte superior do escudo o ano da declaração de Aspirantes a Oficial (1965), e o ano do Jubileu de Ouro (2015) desse evento, denominado Festa da Espada, solenidade na qual os Alunos Oficiais entregam o Espadim símbolo usado durante o Curso de Formação de Oficial e recebem a Espada de Oficial. Este fato (Jubileu de Ouro) constitui a justificativa da cor amarelo ouro do escudo. A data precisa em que foram realizadas tais solenidades são 15-12-1965 e 15-12-2015.
4 – AS ESPADAS
A espada é a arma do Ofícial. As armas cruzadas representam o respeito e o acatamento hierárquico, bem como o acolhimento pessoal e o espírito de companheirismo, norteador do cumprimento do dever.
5 – AS INSÍGNIAS
Na parte inferior do escudo as insígnias douradas (gemadas) De uso exclusivo do Oficial Superior da Polícia Militar. Em número de três, colocadas em cada platina dos fardamentos dizem respeito ao posto máximo de Coronel PM, que em princípio é o objetivo de cada um dos Aspirantes a Oficial. Além disso, as três gemadas representam as três unidades federativas brasileiras: GOIÁS, SÃO PAULO e ESPÍRITO SANTO. Estados nos quais os Aspirantes de 1965 tem seus representantes.
6- OS RAMOS DE LOURO
Os ramos de louro constitui um ornamento que simboliza a vitória, uma conquista. Na mitologia grega este era um dos símbolos usados por Apolo, deus da Luz, da Cura, da Poesia, da Música e da Profecia, protetor dos atletas e dos jovens guerreiros.

Nenhum comentário: