domingo, 3 de julho de 2016

2 DE JULHO DE 2016 - SÁBADO

MINHA HOMENAGEM AO GUERREIRO AMADO RÚBIO - 9 DE JULHO DE 2014 NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO. ELE TRAJA A INDUMENTÁRIA DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.


D I A      D O I S      DE       J U L H O        DE          2016        -        S   Á   B   A   D   O.
79 anos, seis meses e 5 dias de idade.
Início de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
DIA 359º DO ANO 66º - MÊS 12º - 
58 anos 29 dias na PMESP.
57 anos e 142 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 748 dias – 496 040 horas.
52 anos e 300 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 113 dias no Posto de Coronel – 339 meses e 21 dias.
4 anos e 359 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 399 dias CORONEL - 24 anos e 201 dias na reserva.
10 955-262 764                             10 399-249 404                                  10 661-249 040.
DIA DE SÃO BERNARDINO REALINO. Nascido em CAPRI, de nobre família, doutorou-se em Direito, ingressando na COMPANHIA DE JESUS e foi ordenado sacerdote. Tinha 28 anos quando faleceu sua noiva. Desiludido, resolveu consagrar-se a DEUS. Tinha o dom de curar doentes.
DIA DE SANTO OTÃO. É chamado de Apóstolo da POMERÂNIA, fundando ali inúmeros mosteiros. Nasceu na SUÁBIA, na ALEMANHA, e viveu no século XII. Órfão de pai e mãe, enfrentou várias dificuldades para custear seus estudos. Mudou-se para a POLÔNIA. Tornou-se conhecido na corte polonesa e amigo e conselheiro do imperador, que o nomeou bispo de BAMBERG. Porém, só ficou com a consciência tranqüila após ser sagrado bispo pelo PAPA PASCOAL.

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

DIA DO HOSPITAL


1561 a. GISERICO, rei dos vândalos, entra em ROMA e saqueia a cidade durante quatorze dias, a partir de 2 de julho de 0455.
514 a. um furacão destrói a cidade de SANTO DOMINGO em 2 de julho de 1502. Foi a primeira cidade fundada pelos espanhóis na AMÉRICA.
450 a. morre o médico e astrólogo francês MIGUEL DE NOTREDAME, mais conhecido pelo nome latino de NOSTRADAMUS, em 2 de julho de 1566.
359 a. DINAMARCA ataca a SUÉCIA, que já se encontrava em guerra com a RÚSSIA, POLÔNIA e ÁUSTRIA, em 2 de julho de 1657.
240 a. Congresso Continental norte-americano ratifica sua decisão de separar-se da INGLATERRA, em 2 de julho de 1776.
238 a. morre JUAN JACOBO ROUSSEAU, escritor e filósofo, em 2 de julho de 1778.
227 a. da transferência do MARQUÊS DE SADE da BASTILHA para o SANATÓRIO DE CHARENTON, 12 dias antes da TOMADA DA BASTILHA, em 2 de julho de 1789. Morreu sem saber que seus manuscritos foram achados por um guarda e publicados em 1935.
218 a. expedição militar francesa ao EGITO, em 2 de julho de 1798. NAPOLEÃO BONAPARTE toma ALEXANDRIA de assalto. A investida pretendia obstruir as rotas dos britânicos no comércio com a ÍNDIA. Apesar de conquistar também a capital CAIRO, NAPOLEÃO seria derrotado pelo comandante britânico HORATIO NELSON em agosto, na BATALHA DO NILO.
191 a. da INDEPENDÊNCIA DA BAHIA.  O fato histórico aconteceu em 2 de julho de 1823. Embora desde setembro de 1822 o BRASIL fosse oficialmente considerado uma nação independente, as tropas portuguesas persistiam em continuar com a posse de algumas províncias. Na BAHIA, elas cercavam SALVADOR, para descontentamento da população local. Na data de 2 de julho de 1823, o exército português – liderado pelo general LUÍS MADEIRA DE MELO – foi, definitivamente, expulso pelas chamadas forças patriotas. O Exército Pacificador contou com ampla base de apoio, incluindo a força de sertanejos, índios, negros e mulheres. O almirante britânico THOMAS COCHRANE, contratado por dom PEDRO I para liderar as forças por mar, viu na madrugada de 2 de julho de 1823, 83 embarcações deixarem a cidade. Ele as seguiu até a entrada da cidade do PORTO, em PORTUGAL, e conseguiu tomar sete navios. Enquanto isso, militares brasileiros entravam em SALVADOR cobertos de aclamações. Desde então, o 2 de Julho é tratado pelos baianos como a data da independência definitiva do BRASIL. Todos os anos, um verdadeiro carnaval cívico toma as ruas de SALVADOR e das cidades do RECÔNCAVO. “A independência só foi pacífica na região Sudeste. Aqui na BAHIA, Ela foi conquistada com sangue”, diz a historiadora ANTONIETTA D´AGUIAR. “Demos a vida para garantir a integridade do território nacional”.
177 a. LA AMISTAD, uma embarcação espanhola, 53 escravos recém-trazidos da ÁFRICA se revoltam em 2 de julho de 1839. Sob a liderança de JOSEPH CINQUÉ, eles fazem com que um navegador os leve a caminho da terra natal. Mas eles são enganados, e a embarcação é capturada pela Marinha dos ESTADOS UNIDOS. Os rebelados são presos em CONNECTICUT. Em 1841, as forças contrárias à escravidão conseguem que a Suprema Corte coloque os escravos em liberdade. Em 1997, o caso foi retratado em um filme. Segundo anotações feitas em setembro de 1839 por LEWIS TAPPAN, um dos escravos que estavam a bordo do LA AMISTAD, podemos tirar: “JOSEPH CINQUÉ, como os espanhóis o nomearam, pronuncia seu nome em sua língua, SHINQUAU. Ele foi levado de seu país, na ÁFRICA, onde seu pai era um homem importante e caiu nas mãos dos espanhóis que o colocaram dentro de um navio, onde estávamos todos nós. Em um mês, chegamos a HAVANA, onde desembarcamos, e depois fomos para outra embarcação, em que permanecemos mais um mês. Durante esse tempo, houve a briga em que o capitão foi golpeado fortemente. Foi pedido aos espanhóis que levassem o navio de volta para SERRA LEOA, mas nos colocaram em outra direção. Depois disso, chegamos aqui e não sabíamos mais para onde ir”.
139 a. nasce HERMAN HESSE, escritor alemão, em 2 de julho de 1877. Prêmio NOBEL de 1946.
123 a. da inauguração de um serviço regular de cabotagem, entre TRONDHEIM e HAMMERFEST, a cidade mais ao norte da EUROPA, com o EXPRESSO COSTEIRO NORUEGUÊS, em 2 de julho de 1893. Apesar das previsões pessimistas, o serviço fez um sucesso tão grande que foi mais tarde ampliado para incluir 34 portos, de BERGEN a KIRKENES – os dois portos terminais até hoje. Atualmente, o trajeto é realizado por uma frota de 11 navios modernos que partem a cada 24 horas. É uma viagem de uns 4 500 km que dura 11 dias.
119 a. das seguintes publicações feitas em 2 de julho de 1897 pelo jornal DIÁRIO POPULAR: O combate em CANUDOS começou, como se sabe a 25 de junho, tomando a vanguarda no ataque, a 2ª Divisão comandada pelo GENERAL CLÁUDIO AMARAL SAVAGET. Constituía a vanguarda a brigada do CORONEL JULIÃO SERRA MARTINS.
O fogo dos jagunços à cavalaria da posição das forças legais, era intenso e certeiro, não permitindo que a vanguarda avançasse senão vagarosamente. A artilharia chegou à 1 hora a CAROROBÓ.
O GENERAL SAVAGET que atravessava a clareira, com o seu estado-maior recebeu formidável descarga. Os campos ficaram com muitos mortos e feridos. De 1 hora em diante o fogo aumentou tornando-se mais perigosa a passagem
O GENERAL SAVAGET determinou ao CORONEL CARLOS TELLES, cuja brigada ocupava o centro, dar uma carga de baioneta, dizendo: “sem o que não saímos desta TERMÓPILA. O coronel TELLES mandou tocar carga, tendo o 12º Batalhão á frente. O CORONEL SERRA MARTINS, comandando sua brigada, bateu-se valentemente.
A chuva de balas contra a coluna atacante era medonha, fazendo os jagunços boas pontarias. O fogo aumentou de tal forma, que foram feridos o GENERAL SAVAGET e o seu ajudante alferes JOÃO DE OLIVEIRA. A clareira de COROROBÓ ficou pontuada de mortos e feridos. Depois de quatro horas, foram todas as posições do inimigo.
118 a. das publicações do jornal DIÁRIO POPULAR no dia 2 de julho de 1898: foram entregues hoje ao Congresso do Estado, os recursos interpostos pelos vereadores doutores VEIGA FILHO, ELIAS FAUSTO e CORONEL TOLEDO PIZA contra o privilégio das vilas operárias concedido a GUILHERME RUDGE e contrato das carnes verdes proposto por CARNEIRO & C.
Os moradores da Rua das PALMEIRAS há dias sofrem falta de água, pois as torneiras da CANTAREIRA apenas pingam homeopaticamente.
Pedem-nos diversos moradores da Rua 24 de Maio, do trecho compreendido entre os quarteirões das Ruas 11 de Junho e CRISPINIANO, que reclamemos dos poderes competentes sobre a demora do calçamento daquele pequeno trecho de rua, já que o outro trecho se acha terminado, há muitos dias.
Telegramas de KINGSTON asseguram ser falso que tenha sido posto a pique o cruzador americano BROOKLIN.
O governo do EGITO intimou o ALMIRANTE CÂMARA a sair com sua esquadra das águas de PORT SAID depois de fazer as provisões de carvão que são necessárias para a continuação da viagem.
Segundo notícias de NOVA YORK rebentou uma revolução nas ILHAS CAROLINAS contra o domínio espanhol. 
116 a. primeiros testes do dirigível ZEPPELIN, em 2 de julho de 1900.
113 a. CUBA arrendou para os EUA a baia de GUANTÁNAMO, para a construção de uma base naval, em 2 de julho de 1903.
112 a. morre ANTON P. THECOV, novelista russo, em 2 de julho de 1904.
112 a. da notícia do embarque do doutor ASSIS BRASIL em MONTEVIDÉU para o RIO GRANDE DO SUL, a bordo do vapor SATELLITE, em 2 de julho de 1904. Entrevistado mais uma vez pelos repórteres, declarou-lhes que pretendia renunciar o cargo de ministro do BRASIL junto ao governo de WASHINGTON, a fim de aplicar em proveito das suas importantes propriedades no sul do BRASIL os valiosos conhecimentos que adquiriu com sua estada nos EUA.  Escreveria depois um livro sobre o adiantamento do progresso da agricultura argentina fazendo um paralelo com o progresso da AMÉRICA DO NORTE.
106 a. no quilômetro 269 da estrada de ferro Noroeste do Brasil, os índios trucidaram o agrimensor CHRISTIANO ORSEN e dois camaradas, queimando os seus cadáveres e ateando em seguida fogo à casa da turma, nº 94, no dia 2 de julho de 1910. A luta travada foi horrível, tendo os índios vencido e avançado, mostrando-se dispostos a novos ataques.
106 a. foi oferecida pela FRANÇA, em 2 de julho de 1910, recepção ao MARECHAL HERMES DA FONSECA, na SORBONNE. Depois do “lunch” o marechal e sua comitiva visitaram as dependências da SORBONNE e assistiram às experiências de física e de eletricidade.
106 a. nasce o ex–combatente do Movimento Constitucionalista de 1932, CONCEIÇÃO RODRIGUES em 2 de julho de 1910. Falece em 1º de janeiro de 1956.
105 a. Em BROTAS foi organizada uma representação que já conta muitas assinaturas para o fim de solicitar daquela municipalidade a sua intervenção junto do governo do Estado, no sentido de ser posta em vigor a lei do registro de animais cavalares e muares. O abaixo assinado é de lavradores, criadores e proprietários que querem garantias para manter os animais livres dos furtos. Notícia publicada no jornal O ESTADO em 2 de julho de 1911.
100 a. nasce ZÉLIA GATTAI em SÃO PAULO, no dia 2 de julho de 1916. Casou-se aos 20 anos com o intelectual e militante ALDO VEIGA. Aos 29 anos, casou-se com o escritor e militante JORGE AMADO. Estreou com o livro de memórias ANARQUISTAS, GRAÇAS A DEUS, em 1979. Outros títulos: UM CHAPÉU PARA VIAGEM (1982) e SENHORA DONA DO BAILE (1984). Sua posse como imortal na ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, assumindo a cadeira nº 23, que pertenceu a JORGE AMADO, lhe rendeu críticas violentas, por parte de seu concorrente, o jornalista JOEL SILVEIRA, que a acusou de não saber escrever. ZÉLIA enfrentou golpes piores. Como no final de 2003, quando, por insistência dos filhos, PALOMA e JOÃO JORGE, mudou-se da lendária CASA DO RIO VERMELHO, na rua ALAGOINHAS, 33, em SALVADOR, onde viveu com AMADO aqueles que ela considera os 40 anos mais felizes de sua vida. A antiga residência serve como tema do novo livro, MEMORIAL DO AMOR, uma espécie de continuação de A CASA DO RIO VERMELHO (1999), com histórias de pessoas, animais e casos que aconteceram lá.  
Zélia Gattai Amado, mais conhecida como Zélia Gattai (São Paulo, 2 de julho de 1916 - Salvador, 17 de maio de 2008), escritora e fotógrafa brasileira, foi também expoente da militância política durante quase toda a sua longa vida, da qual partilhou cinqüenta e seis anos casada com o também escritor Jorge Amado, até a morte deste.
Índice
Os primeiros anos
Filha dos imigrantes italianos Angelina e Ernesto Gattai, é a caçula de cinco irmãos. Nasceu e morou durante toda a infância na Alameda Santos, 8, no bairro Paraíso, em São Paulo.
Zélia participava, com a família, do movimento político-operário anarquista que tinha lugar entre os imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, no início do século XX. Aos vinte anos, casou-se com Aldo Veiga. Deste casamento, que durou oito anos, teve um filho, Luís Carlos, nascido em São Paulo, em 1942.
A vida com Jorge Amado
Leitora entusiasta de Jorge Amado, Zélia Gattai o conheceu em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. A união do casal deu-se poucos meses depois. A partir de então, Zélia Gattai trabalhou ao lado do marido, passando a limpo, à máquina, seus originais e o auxiliando no processo de revisão.
Em 1946, com a eleição de Jorge Amado para a Câmara Federal, o casal mudou-se para o Rio de Janeiro, onde nasceu o filho João Jorge, em 1947. Um ano depois, com o Partido Comunista declarado ilegal, Jorge Amado perdeu o mandato, e a família teve que se exilar.
Viveram em Paris por três anos, período em que Zélia Gattai fez os cursos de civilização francesa, fonética e língua francesa na Sorbonne. De 1950 a 1952, a família viveu na Checoslováquia, onde nasceu a filha Paloma. Foi neste tempo de exílio que Zélia Gattai começou a fazer fotografias, tornando-se responsável pelo registro, em imagens, de cada um dos momentos importantes da vida do escritor baiano.
Em 1963, mudou-se com a família para a casa do Rio Vermelho, em Salvador, na Bahia, onde tinha um laboratório e se dedicava à fotografia, tendo lançado a fotobiografia de Jorge Amado intitulada Reportagem incompleta.
A escritora
Aos 63 anos de idade, começou a escrever suas memórias. O livro de estréia, Anarquistas, graças a Deus, ao completar vinte anos da primeira edição, já contava mais de duzentos mil exemplares vendidos no Brasil. Sua obra é composta de nove livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance. Alguns de seus livros foram traduzidos para o francês, o italiano, o espanhol, o alemão e o russo.
Anarquistas, graças a Deus foi adaptado para minissérie pela Rede Globo e Um chapéu para viagem foi adaptado para o teatro.
Prêmios e homenagens
Baiana por merecimento, Zélia Gattai recebeu em 1984 o título de Cidadã da Cidade do Salvador.
Na França, recebeu o título de Cidadã de Honra da comuna de Mirabeau (1985) e a Comenda des Arts et des Lettres, do governo francês (1998). Recebeu ainda, no grau de comendadora, as ordens do Mérito da Bahia (1994) e do Infante Dom Henrique (Portugal, 1986).
A prefeitura de Taperoá, no estado da Bahia, homenageou Zélia Gattai dando o nome da escritora à sua Fundação de Cultura e Turismo, em 2001.
Em 2001, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 23, anteriormente ocupada por Jorge Amado, que teve Machado de Assis como primeiro ocupante e José de Alencar como patrono. No mesmo ano, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia e para a Academia Ilheense de Letras. Em 2002, tomou posse nas três. É mãe de Luis Carlos, Paloma e João Jorge. É amiga de personalidades e gente simples. No lançamento do livro 'Jorge Amado: um baiano romântico e sensual, em 2002, em uma livraria de Salvador, estavam pessoas como Antonio Carlos Magalhães, Sossó, Calasans Neto, Miguel Arcanjo Prado, Auta Rosa, Bruna Lima, Antonio Imbassahy e James Amado, entre outros.
Ao lançar seu primeiro livro, Anarquistas graças a Deus, Zélia Gattai recebeu o Prêmio Paulista de Revelação Literária de 1979. No ano seguinte, recebeu o Prêmio da Associação de Imprensa, o Prêmio McKeen e o Troféu Dante Alighieri. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia concedeu-lhe a Medalha Castro Alves, em 1987. Em 1988, recebeu o Troféu Avon, como destaque da área cultural e o Prêmio Destaque do Ano de 1988, pelo livro Jardim de inverno. O livro de memórias Chão de meninos recebeu o Prêmio Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores, em 1994.

Obra
  94 a. nasce PIERRE CARDIN, estilista francês, em 2 de julho de 1922.
  89 a. uma mulher escala pela primeira vez o monte KILIMANJARO, em 2 de julho de 1927.
  88 a. um decreto concede o voto sem restrições às mulheres no REINO UNIDO, em 2 de julho de 1928.
  82 a. do DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DE SÃO PAULO. O DER nasceu a 2 de julho de 1934 por decreto do interventor ARMANDO DE SALLES DE OLIVEIRA, com base em estudos desenvolvidos pela então Secretaria de Obras Públicas. A criação do DER tornou-se importante marco na história do desenvolvimento econômico e tecnológico de SÃO PAULO. Isto porque, ao mesmo tempo em que significou a consolidação do primeiro órgão público responsável pela ampliação da rede de estradas do Estado, o DER nasceu com autonomia técnica e caminhou de mãos dadas com outra notável instituição paulista, o INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS, coincidentemente criado na mesma época. Em 1935, o DER e o IPT firmaram contratos para a realização de ensaios de materiais e de estudos de obras de arte em engenharia. Engenheiros do DER passaram a cumprir estágios de aperfeiçoamento nos laboratórios do IPT. Com o perfil de órgão eminentemente técnico, o DER começou em 1939 a mais espetacular revolução na infra-estrutura de transportes do Estado com o início das obras de construção das vias ANCHIETA e ANHANGÜERA. Essa revolução, na realidade, coroou séculos de esforços para ligar SÃO PAULO ao litoral. Registros históricos ensinam que ANCHIETA partiu de PIAÇAGUERA em 1560 e definiu a trilha que as gerações seguintes celebrizaram como o CAMINHO DO PADRE JOSÉ. Base para a CALÇADA DE LORENA, inaugurada em 1790, nossa primeira estrada de pedras, que possibilitou o começo do tráfego de tropas e o escoamento da produção de açúcar. O início da exportação de café no século XIX levou, simultaneamente, à definição de planos do governo para a modernização da estrada que se popularizou como CAMINHO DO MAR e a esforços na direção do interior do Estado. Coube ao DER concretizar esses planos, transformados em 22 mil quilômetros das melhores estradas do PAÍS. 
  79 a. AMÉLIA EARHART e seu navegador, FREDERICK NOONAN J. desaparecem no Oceano Pacífico, perto da ilha HOWLAND, em 2 de julho de 1937. Tentavam realizar um voo ao redor do mundo. A americana é pioneira na aviação, autora de diversos livros sobre o assunto e defensora dos direitos femininos, além de ser a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. As buscas pelo avião duram meses e AMÉLIA é declarada oficialmente morta em 5 de janeiro de 1939. Trecho de matéria do jornal THE NEW YORK TIMES, em 3 de julho de 1937: “AMÉLIA EARHART e seu navegador, FRED NOONAN J. Deixaram LAE, na NOVA GUINÉ, às 22 horas desta quinta-feira (horário de NOVA YORK) na perna mais perigosa de seu voo projetado para dar a volta ao redor do mundo – a saltar 2556 milhas da Ilha HOWLAND, pequeno porto de terra subindo apenas alguns metros acima do mar, 3,2 quilômetros de comprimento e 800 metros de largura.” 
  77 a. Cel. Res. ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA. Meu companheiro da saudosa ESCOLA DE OFICIAIS (11 de fevereiro de 1959/7 de setembro de 1963) nasceu em 2 de julho de 1939.
  74 a. nasce VICENTE FOX, atual presidente do MÉXICO, em 2 de julho de 1942.
  72 a. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: a ALEMANHA lança sobre a INGLATERRA os primeiros mísseis utilizados na história, os V-1, em 2 de julho de 1944.
  72 a. Exército da GUATEMALA provoca a demissão do GENERAL JORGE UBICO CASTAÑEDA, presidente do país desde 1931, em 2 de julho de 1944.
  70 a. nasce o ex-jogador de futebol EDUARDO ROBERTO STINGHEN, “ADO”, em JARAGUÁ DO SUL, em SANTA CATARINA, no dia 2 de julho de 1946. Foi tricampeão do mundo pela Seleção brasileira em 1970. Foi campeão do TORNEIO DO POVO, em 1972 e TAÇA LAUDO NATEL, também em 1972. Jogou pelo LONDRINA (1964 e 1969); CORINTHIANS, 1969; AMÉRICA-RJ, em 1976; ATLÉTICO-MG (durante três meses em 1977); SANTOS (duas partidas em 1985), PORTUGUESA (seis meses, em 1985) e BRAGANTINO (1986). Poucos jogadores na história do futebol brasileiro tiveram uma ascensão tão meteórica. Em julho de 1969, EDUARDO ROBERTO STINGHEN, o ADO, catarinense, chegou quase anonimamente ao PARQUE SÃO JORGE, vindo do modesto LODRINA, para a reserva de LULA, goleiro titular absoluto do CORINTHIANS. Quatro meses depois, era um dos três goleiros da Seleção Brasileira que no ano seguinte conquistaria o tricampeonato mundial  no MÉXICO. Em 1986, abandonou o futebol no BRAGANTINO.
  59 a. da morte do bispo dom FRANCISCO EXPEDITO LOPES, de GARANHUNS, morto a tiros em 2 de julho de 1957 pelo padre HOSANA DE SIQUEIRA E SILVA, a quem ameaçara de suspensão por má conduta moral. O padre era suspeito de ter um romance com uma moça, sua suposta parente, em QUIPAPÁ, cidade onde era vigário. Na madrugada de 2 de julho de 1957, no Hospital DOM MOURA, onde foi socorrido depois de ter levado três tiros, às 18:30 horas do dia anterior, na residência episcopal, DOM EXPEDITO morria nos braços de dom ACÁCIO RODRIGUES ALVES, bispo emérito de PALMARES (PE). O VATICANO deu sinal verde para o processo de dom FRANCISCO EXPEDITO com o “nihil obstat” da SANTA SÉ, em 2004. Cearense de SOBRAL, d. EXPEDITO foi bispo de OEIRAS (PI) por quase seis anos antes de chegar a GARANHUNS, em 1955. “Pretendemos provar que dom EXPEDITO foi um mártir em defesa da moral, porque no caso de martírio não é preciso apresentar um milagre para a beatificação, primeiro passo para a canonização”, disse dom IRINEU ROQUE SCHERER, em junho de 2004. Isso, apesar de, segundo ele, haver muitos relatos de graças alcançadas por intercessão do candidato a santo. Padre HOSANA foi condenado em 1963, no terceiro julgamento, a 19 anos de prisão. Solto em 1968, em liberdade condicional, foi morar num sítio de sua família, perto de CORRENTES. Lá foi assassinado a pauladas, em 1997, aos 84 anos. Consta que por disputa de terras, mas isso nunca foi provado.    
  58 a. pouco depois das 6 horas do dia 2 de julho de 1958 os campeões do mundo desembarcaram no Aeroporto de GUARARAPES, em RECIFE. Milhares de pessoas foram às ruas para aplaudir os jogadores. No final da tarde, a Seleção partiu rumo ao RIO DE JANEIRO. Por volta das 17 horas, o DC-7 da PANAIR, escoltado por 16 jatos da FORÇA AÉREA BRASILEIRA, aterrissou no Aeroporto do GALEÃO. Milhares de pessoas receberam os jogadores, que subiram em dois caminhões do Corpo de Bombeiros para o desfile triunfal no RIO DE JANEIRO.
Um milhão de pessoas saiu às ruas acompanhando o cortejo dos heróis até o Palácio do CATETE, sede do Governo Federal. Na recepção aos campeões perguntaram a GARRINCHA como conseguiu aplicar aqueles dribles geniais. “Desde os primeiros jogos via facilidade em driblar, dar minha corrida. Os europeus ainda não conheciam esse tipo de jogada de PAU GRANDE (cidade onde GARRINCHA nasceu)”, disse o craque.
  58 a. nasce o CAPITÃO MEYER em 2 de julho de 1958. Passou para a reserva como CORONEL PM. Trabalha na COOPMIL.   
  55 a. do suicídio de ERNEST MILLER HEMINGWAY, em KETCHUM, no dia 2 de julho de 1961. Nasceu em 21 de julho de 1899 em OAK PARK, ILLINOIS. Aos 18 anos, começa a trabalhar no jornal THE KANSAS CITY STAR. Logo depois, participa como voluntário na Primeira Guerra. Suas primeiras criações literárias aparecem após se juntar a outros escritores autoexilados em PARIS na década de 1920. O grupo, que inclui SCOTT FITZGERALD e EZRA POUND, fica conhecido como a “geração perdida”. Prêmio NOBEL DE LITERATURA de 1952. Após a saúde começar a cobrar o preço por décadas de aventuras e excessos, o já lendário romancista enfrenta crises de depressão e internações em clínicas de reabilitação. Ao constatar uma gradativa perda de memória e temendo a impossibilidade de escrever, suicida-se com um tiro de espingarda em uma cabana em KETCHAM, IDAHO.
O SOL TAMBÉM SE LEVANTA foi publicado em 1926. Os eufóricos anos 1920 mostra o mundo fervilhando ao som do jazz, com jovens exilados desfrutando uma súbita riqueza e em busca de valores que pareciam perdidos em seu país de origem.
ADEUS ÀS ARMAS é de 1929. O momento histórico é a Primeira Grande Guerra, relatada de maneira seca, concisa e realista.
AS VERDES COLUNAS DA ÁFRICA saiu em 1935. Enquanto o mundo assiste ao fortalecimento acelerado do fascismo e do nazismo, prenúncios da Segunda Guerra, o escritor caça animais selvagens nos safáris africanos. 
POR QUEM OS SINOS DOBRAM é de 1940. A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) é o momento histórico do livro. Uma das guerras mais sangrentas do século XX. O próprio HEMINGWAY participou do conflito como voluntário das brigadas internacionais, de esquerda.
  52 a. violentas manifestações nos EUA entre a população negra de NOVA YORK, NOVA JERSEY, CHICAGO e FILADÉLFIA, em 2 de julho de 1964. Presidente JOHNSON assina a Lei de Direitos Civis.
  52 a. das anotações registradas no dia 2 de julho de 1964 (quinta-feira). ANO 14º - MÊS 12º - DIA 359º - 6 anos e 28 dias na FORÇA PÚBLICA – 40 dias como 2º TENENTE – 287 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Por ser oficial de Relações Públicas do BG tenho de representar a Unidade nas comemorações do DIA DOS BOMBEIROS, no CAMBUCI. Eram 7:50 horas quando chega em casa o SOLDADO ROBERTO MAIO, motorista do carro do comando, encarregado de me levar à RUA JOSÉ BENTO, Nº 42, na Companhia de Salvamento. Passamos pelo BG antes, uma vez que preciso trocar de farda.
Chegamos nos Bombeiros justamente quando recebia a presença do GENERAL IVANHOÉ GONÇALVES MARTINS, que, ontem, às 17 horas, foi empossado na Secretaria de Segurança Pública. Como se sabe, a questão de uma semana caiu o GENERAL ALDÉVIO BARBOSA DE LEMOS e o GENERAL JOÃO FRANCO PONTES, Comandante da FORÇA PÚBLICA, vinha respondendo por essa pasta.
A tropa dos Bombeiros é comandada pelo CAPITÃO SEBASTIÃO MALVÁSIO. Noto a presença do ASPIRANTE A OFICIAL FRANCISCO PASCHOAL FRONTEROTTA, como porta-bandeira. Encontro-me com muitos oficiais conhecidos. Da minha turma apenas está presente o 2º TENENTE  RÉGIS RAGHIANTTI CORDEIRO. Dos aspirantes que ali comparecem, saíram da Escola de Oficiais em março do corrente ano. Nove deles foram classificados nos bombeiros.
Temos a formatura dos novos cabos bombeiros, comandados pelo 2º TENENTE FRANCISCO JOÃO FERRO. Há a oração do TENENTE-CORONEL DELFIM CERQUEIRA NEVES, Chefe da CASA MILITAR, paraninfo da turma.
Encontro o 1º TENENTE OMAR JOSÉ DE CAMPOS VERDE, que o BATALHÃO DE GUARDAS apresentou ao 2º BP no dia 30 de junho, como Adjunto do Assistente Militar do Secretário da Segurança Pública. O MAJOR SÉRGIO VILLELA MONTEIRO é o novo Assistente Militar.
As solenidades terminam às 11 horas. Converso com o aluno oficial LEME e, em seguida, deixo o quartel do CAMBUCI.
Com o motorista e um aluno soldado vou ao CINE APOLO. Assistimos um filme nacional “SUPERBELDADES”, com JACQUELINE MYRNA no papel principal. Chego em casa depois das 13 horas.
Descanso durante a tarde. Aproveito o dia de folga para brincar com meus filhos e escrever. Na televisão assisto: REPÓRTER ESSO – 42º capítulo de “A GATA” (essa novela se encerra hoje) – MOACIR FRANCO SHOW – PATRULHA RODOVIÁRIA.   
  51 a. registro dos acontecimentos em 2 de julho de 1965 (sexta-feira). ANO 15º - MÊS 12º - DIA 358º - 7 anos e 28 dias na FORÇA PÚBLICA - 405 dias como 2º TENENTE - 852 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Sendo comemorado nesta data o DIA DO BOMBEIRO, a corporação não apresenta expediente para suas Unidades.
Aproveito esta oportunidade para fazer uma viagem. É minha intenção ir conversar com o CAPITÃO EDUARDO MONTEIRO, em MOGI DAS CRUZES,  a fim de explicar a ele as razões de minha não transferência nesta vez para a 1ª Companhia Independente, devendo aguardar melhores dias para que isso se realize.
Levanto cedo. Às 5 horas já estava de pé. Tomo o ônibus da VILA AURORA às 6 horas e na estação do BRÁS consigo pegar o trem que parte às 7:10 horas.
Desço em POÁ. Quero visitar meus pais antes de ir para MOGI DAS CRUZES, mas acontece que logo encontro com dona GABI, inquilina de meus pais, que me diz que eles estão em RIO CLARO desde segunda-feira, visitando meu irmão CARLOS, que lá trabalha na Agência do BANCO DO BRASIL. Devem retornar hoje. Assim sendo, vou ao Destacamento de POÁ onde encontro tio WASHINGTON e diversas praças conhecidas. O SARGENTO NELSON RIZZO conta-me que está sendo cogitada sua transferência, com permuta, para o 2º Batalhão Policial. Houve um mal entendido entre ele e o TENENTE CASTRO, parecendo que será recolhido para MOGI DAS CRUZES a qualquer hora. Segundo falam, quem irá comandar o Destacamento de POÁ é o CABO APARECIDO, atualmente em ITAQUAQUECETUBA.
Com tio WASHINGTON visito as novas dependências do Correio, instalado onde era um antigo Grupo Escolar, na Avenida BRASIL. São 11 horas quando vou tomar um trem para MOGI DAS CRUZES. Viajo com o CABO ANTENOR ANÉAS RODRIGUES que irá entrar de serviço na 1ª Companhia Independente. Aqui já começo a apreciar as vantagens e as desvantagens de minha transferência para MOGI DAS CRUZES, caso acontecesse.
Já fazem anos que não viajo de trem para MOGI DAS CRUZES, ao contrário de tempos passados, onde essa viagem era diariamente. Ela serve para recordações. Em MOGI, subimos diretamente a rua que dá para a 1ª Companhia Independente, que fica defronte o INSTITUTO DE EDUCAÇÃO WASHINGTON LUÍZ.
As praças da 1ª Companhia Independente parecem que já ouviram falar de que venho para MOGI DAS CRUZES e me recebem com essa notícia. Converso com muitos conhecidos: SARGENTOS ANDRADE, RIBEIRO, NELSON DA SILVA, CABO CARMO FUSCO, SOLDADOS GORRERA, CAPPITELI, PAULINO e muitos outros. São todos conhecidos dos tempos que dava aula nesse quartel nos anos de 1957e 1958. Não encontro nenhum oficial, mas me informam que o 2º TENENTE DIAS, Tesoureiro, deverá chegar a qualquer momento, pois o pagamento da 1ª Companhia Independente sairá hoje.
Com o SARGENTO RIBEIRO e uma outra praça vou almoçar num restaurante que se situa na própria Avenida CORONEL SOUSA FRANCO e onde muitas vezes dormi, quando ali era hotel, por ocasião de minha permanência no TIRO DE GUERRA, em 1955.
Retornando à 1ª Cia.Ind. vou me encontrar com o TENENTE DIAS, oficial auxiliar de Administração, que exerce as funções de tesoureiro e almoxarife. Diz-me ele que neste quartel eu seria o Secretário, caso se concretizasse a transferência.
Visito todas as dependências do quartel e, quando são 14 horas, deixo aquele local, pensando em retornar a POÁ. O TENENTE DIAS leva-me numa viatura até perto da estação, mas, por uma ironia da sorte, vou-me encontrar com o CAPITÃO EDUARDO MONTEIRO, defronte do CINE ODEON. Conversando com ele, diz-me que está fazendo todo o possível para me trazer para MOGI DAS CRUZES, mas encontra sérios obstáculos em SÃO PAULO. Giramos pela cidade toda, visto ele estar de carro, juntamente com sua senhora e sua sobrinha, irmã do cadete AYRTON MONTEIRO, atualmente cursando o 3º CFO.
Voltamos à 1ª Cia. Ind. onde o CAPITÃO MONTEIRO enquadrou o CABO ANÉAS por faltas cometidas na semana que passou. Ali permanecemos durante algumas horas. Como não tenho programa nenhum para hoje, a não ser aquele pensamento de voltar à POÁ, permaneço conversando com o CAPITÃO MONTEIRO, que me explica vários detalhes de como se trabalha em MOGI DAS CRUZES. Visitamos a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, onde o CAPITÃO MONTEIRO é um dos diretores e apronta ele uma série de coisas para entrar de férias na segunda-feira. O 1º TENENTE CASTRO irá assumir o comando da 1ª Companhia Independente exercendo todas as demais funções, pois não há outro oficial na Unidade.
CAPITÃO MONTEIRO leva-me até sua casa, onde ali permaneço até quase 21 horas. Sua família é muito simples e sabe cativar seus hóspedes. Finalmente o CAPITÃO MONTEIRO leva-me até a estação e deixo MOGI DAS CRUZES no trem das 21:30 horas.
Não desço mais em POÁ, como era minha intenção. Faço a viagem até SÃO PAULO e, como já é bem tarde, vou pernoitar no BATALHÃO DE GUARDAS. Ali, me encontro com os TENENTES RUI DARCI VILLELA ALVES COSTA e ARNALDO PAGAN e ASPIRANTE A OFICIAL CLAUDENOR MAIORINO.
Em meu alojamento, na FIF, vou passar esta noite, tendo deitado quando são mais de 24 horas. O dia 2 de julho foi extenso para mim, com uma porção de acontecimentos diferentes.      
  50 a. do relato dos fatos acontecidos em 2 de julho de 1966 (sábado). ANO 16º - MÊS 12º - DIA 357º - 8 anos e 28 dias na FORÇA PÚBLICA – 770 dias como 2º TENENTE – 88 dias na futura 2ª Companhia Independente de GUARULHOS.
Neste sábado pretendo fazer um programa diferente, muito embora levante completamente indisposto para qualquer coisa.
Deixo meu lar às 10:15 horas, embarcando logo no ônibus “VILA AURORA”. Desta feita não tenho grandes dificuldades para chegar até à Avenida TIRADENTES. São 11 horas quando estou viajando no ESTAÇÕES. Em ROOSEVELT, tomo o trem que vai sair às 12:25 horas, com destino à POÁ. Meu pensamento é visitar meus pais nesta data.
Durante a viagem leio o jornal NOTÍCIAIS POPULARES. Venho a saber os nomes dos 22 jogadores que irão defender o BRASIL na COPA DO MUNDO, na luta pelo tricampeonato. São eles: GILMAR, MANGA, FIDELIS, DJALMA SANTOS, BRITO, BELINI, ORLANDO, ALTAIR, PAULO HENRIQUE, RILDO, ZITO, DENILSON, LIMA, GERSON, GARRINCHA, JAIRZINHO, TOSTÃO, ALCINDO, PELÉ, SILVA, EDU e PARANÁ.
Há muita controvérsia em torno da seleção e a COPA DO MUNDO iniciar-se-á A 11 do corrente. São 13:20 horas quando chego em POÁ.
Encontro meus pais em casa, já dormindo durante a tarde, como é hábito deles, após o almoço.
Meus pais estão bem de saúde e, ultimamente, não têm ido com tanta insistência em RIO CLARO, onde meu irmão reside após o enlace matrimonial.
O problema que aflige meus pais é a questão do tal inventário de meu avô. Os irmãos não chegam mesmo a um acordo e a briga continua através dos anos. Não se sabe mesmo como poderá haver uma solução para o caso.
Vou permanecer ao lado de meus pais até às 18:20 horas. Deixo-os bem, indo tomar um trem que me faz retornar a SÃO PAULO.
A noite é fria. Passo pelo BATALHÃO DE GUARDAS a fim de conversar com o doutor WILSON sobre um problema de aluguel vencido. Doutor WILSON é entendido no assunto. Encontro o ASPIRANTE EUSÉBIO, Secretário do Batalhão, como Oficial de Dia. Isto é algo de se estranhar. Acontece que a nova ordem do MAJOR CLÁUDIO DE SOUSA é justamente essa: tanto o secretário, como o tesoureiro, tiram esse serviço.
Em casa, assisto uma parte de REIS DO RING, com as seguintes lutas: EL CHASQUI x GLADIADOR; BRUTUS x RICHARD; SCOMPARIM x JAVA. Depois o programa é interrompido para apresentar o vídeo-tape de BRASIL 1 x ESCÓCIA 1.   
  50 a. FRANÇA realiza seu primeiro experimento atômico no ator de MURUROA, em 2 de julho de 1966.
  47 a. do 1o. BATALHÃO DE POLICIAMENTO DE TRÂNSITO. Fundado em 2 de julho de 1969, foi extinto nos anos 2000.
  46 a. da apresentação de MASSAFUMI YOSHINAGA, o “MASSA”, à imprensa, em 2 de julho de 1970. Há tempos procurado intensamente pelas autoridades como elemento de primeira linha em numerosas ações subversivas, MASSA entregou-se à polícia. Ele rompeu com a esquerda e decidiu denunciá-la Numa carta de exortação contra o terrorismo, ele denunciava os planos dos seus ex-companheiros, dirigindo-se particularmente aos jovens. Nessa missiva, como nas respostas que deu aos jornalistas, o jovem estudante que participou das “setembradas” de 1966, revela que em suas incursões pelo interior do BRASIL, a serviço do “partido”, convenceu-se, pelas realizações do governo, de que estava no caminho errado e que o rumo certo era se integrar na arrancada desenvolvimentista do BRASIL. Em sua carta, ele cita, inclusive, um apelo do Presidente MÉDICI, que muito o impressionou: “...que a juventude não malbarate sua generosidade em torno de objetivos que não conduzem a nada”.
  44 a. nasce LUZINETE em 2 de julho de 1972.
  42 a. falece JUAN DOMINGOS PERÓN, em 2 de julho de 1974.
  40 a. VIETNÃ DO NORTE e do SUL se reunificam em 2 de julho de 1976. Após a derrota do Exército americano e o colapso do VIETNÃ DO SUL em 30 de abril de 1975, o VIETNÃ DO NORTE reunifica o território, que passa a se chamar REPÚBLICA SOCIALISTA DO VIETNÃ. A cidade de HANÓI, que já era a capital do norte, passa a sediar o governo. O auxiliar administrativo vietnamita, NGUYEN KHOA, disse: “Estava em HANÓI e acompanhei os fatos pelos noticiários. Tinha na memória a GUERRA DO VIETNÃ, mas naquele momento imperava em minha casa e na cidade um clima de esperança. Finalmente, após mais de 20 anos, viveríamos em uma única nação.”
  39 a. morre VLADIMIR NABOKOV, escritor russo-americano, em 2 de julho de 1977.
  37 a. das anotações de 02 de julho de 1979: continuo meu tratamento dentário com o dr GUALBERTO no Centro Odontológico. Termina ele o tratamento do canal de um incisivo e sou encaminhado para prótese. CAPITÃO PM Dent EDGARD manda tirar radiografia de todos os dentes.
Está de regresso ao CPChq, após 60 dias de férias o 2º TENENTE PM PHILIPPE. Nosso comandante, CORONEL PM DAUTERDIMAS RIGONATTO, e o Chefe do EM, TENENTE-CORONEL PM JÚLIO PAULO BELICKAS vão assistir as comemorações do DIA DO BOMBEIRO, no CCB.
Num jogo de futebol de salão levo um tombo feio e me machuco. Regresso para casa bastante dolorido.
Na televisão fico sabendo que o leite está mais caro e com 33% de diminuição na taxa de vitamina A.
O Presidente JOSÉ SARNEY passa a estudar a Reforma Partidária.
LUIS CARLOS PRESTES, de 81 anos, será beneficiado pela ANISTIA.
Ameaça de morte à Rainha da INGLATERRA na visita que ela pretende fazer à ZÂMBIA.
Acontecem eleições na BOLÍVIA.
Continuo lendo “O ESCÂNDALO NO PENTÁGONO”.
  34 a. de BRASIL 3 x ARGENTINA 1. Gols de ZICO, SERGINHO e JÚNIOR na  COPA DA ESPANHA, em 2 de julho 1982. Era o primeiro jogo pelas quartas-de-final. Foi realizado no estádio SARRIA, em BARCELONA. Nesse jogo a ARGENTINA terminou com dez jogadores por causa da expulsão do então novato DIEGO MARADONA. O JORNAL DA TARDE mostrava que o técnico TELÊ SANTANA havia orientado os jogadores da seleção a não aceitar as provocações dos jogadores argentinos em partida pela COPA DA ESPANHA. Além disso, a edição trazia uma matéria sobre o festival de dança, jazz e música clássica que aconteceria durante o inverno em CAMPOS DO JORDÃO, no interior do Estado.
  29 a. nasce LINDSAY MORGAN LOHAN em COLD SPRING HARBOR, NOVA YORK, em 2 de julho de 1986. Seu primeiro trabalho foi aos 3 anos, como modelo. Algum tempo depois, passou a fazer comerciais. Estreou como atriz em 1996. O primeiro filme foi “OPERAÇÃO CUPIDO”, em 1998. LINDSAY também atuou em “SEXTA-FEIRA MUITO LOUCA” (2003) e “MENINAS MALVADAS” (2004). Faz o papel de MAGGIE PAYTON em “HERBIE-MEU FUSCA TURBINADO” (2005).
  29 a. greve geral no CHILE contra o governo de PINOCHET, em 2 de julho de 1986.
  28 a. transf. reserva: Coronel PM WÁLTER CARNEVALE, em 2 de julho de 1987. Anotações feitas nesta data: na manhã desta quinta-feira, no 2º BPChq, leio uma apostila de MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS – Movimentos Políticos. Depois, no CAES, converso com os MAJORES PM EVARISTO (ALAGOAS), PORTELA (RIO DE JANEIRO), ARAÃ e MONTEIRO (PERNAMBUCO). O TENENTE-CORONEL PM ROSAS traz-nos xerox de um texto da Folha de São Paulo de 1º de janeiro de 1987 que traz uma reportagem sobre “Quem é quem na Constituinte”. Vamos assistir hoje a uma solenidade no Corpo de Bombeiros sobre o DIA NACIONAL DOS BOMBEIROS. O Secretário da Segurança Pública, LUIZ ANTÔNIO FLEURY FILHO preside o evento. Comandante Geral – CORONEL PM WILSON CORREIA LEITE; Chefe do Estado Maior – CORONEL PM FRANCISCO TEIXEIRA; Comandante do Policiamento Metropolitano – CORONEL PM DURVAL DOS SANTOS ROSA; Comandante do Corpo de Bombeiros – CORONEL PM AMADOR MANCINI; CORONÉIS PM FELICIANO, OCTÁVIO e outros oficiais comparecem a esta cerimônia. O Secretário de Segurança Pública recebe o título de Bombeiro Honorário.
Deixo o CCB com o CORONEL PM PAULO MACHADO. Vou almoçar com oficiais do 2º BPChq.
Aulas da tarde: ADMINISTRAÇÃO APLICADA À PM, com o Professor BIO – fala sobre estilos de planejamento.
O TENENTE-CORONEL PM BORDINI dá suas 7ª e 8ª aulas de DEFESA TERRITORIAL. Dá duas questões polêmicas para a verificação corrente. A classe se manifesta nas pessoas dos TENENTES-CORONÉIS PM BONJORNO, PAULO MACHADO, NEY. As partes se inflamam e até o BORDINI perde a calma.
Às 16:30 horas, no Auditório, o CORONEL PM NIOMAR CYRNE BEZERRA apresenta o novo Sub-comandante do CAES, TENENTE-CORONEL PM BENEDICTO CELSO DE SOUZA. O CORONEL PM NIOMAR aguarda sua transferência para a Diretoria de Ensino e Instrução, quando passará o Comando do CAES para o CORONEL PM CARLOS FUGA.
Meu colega de Escola de Oficiais, TENENTE-CORONEL PM ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA está completando 48 anos de idade.
174 anos da Independência da BAHIA.
Seqüestro do menino MODESTO JUNIOR, de 10 anos, em MANAUS. 
SARNEY é vaiado no ACRE: a manifestação aconteceu na Praça GETÚLIO VARGAS, a principal de RIO BRANCO, na chegada dos presidentes SARNEY e ALAN GARCIA, do PERU. O presidente, cercado por um forte esquema de segurança, não conseguiu disfarçar o constrangimento.     
  26 a. falece ANDREI GROMIKO, em 2 de julho de 1989.
  25 a. morrem asfixiadas 1.426 pessoas no interior de um túnel próximo da cidade de MECA (ARÁBIA SAUDITA) quando se dirigiam para celebrar a FESTA DO SACRIFÍCIO, em 2 de julho de 1990.
  25 a. da assunção de Comando do 21o.BPMM pelo TENENTE-CORONEL PM WALDEMAR GONÇALVES. O então TENENTE-CORONEL PM FAUSTO DINIZ GONÇALVES assumia a Chefia do Estado–Maior CPAM-4, em 2 de julho de 1990.
  24 a. falece a atriz LEE REMICK, em 2 de julho de 1991.
  23 a. presidente peruano ALBERTO FUJIMORI anuncia a captura do dirigente senderista LUÍS ALBERTO ARANA FRANCO, em 2 de julho de 1992.
  22 a. falece FRED GWYNNE, o FRANSKESTEIN da série de TV, "OS MONSTROS", em 2 de julho de 1993.
  22 a. falece o CORONEL PM Res TORQUATO TASSO NETO, em 2 de julho de 1993. Na mesma data, também falece o CORONEL PM Ref LUIZ ANTÔNIO ALVES.
  22 a. nasce LUANA APARECIDA NEGRETTI, neta do Sargento Ref.  ANTÔNIO NEGRETTI, meu ex-motorista, em 2 de julho de 1993.
  21 a. do assassinato do zagueiro da Seleção Colombiana, ANDRÉS ESCOBAR SALDARRIAGA, que marcou um gol contra na partida contra os EUA. Foi assassinado na madrugada de 2 de julho de 1994, com doze tiros quando saía de um restaurante em MEDELLIN acompanhado por duas mulheres. Um dos assassinos teria dito a ESCOBAR antes de disparar: “Obrigado pelo gol contra”. O jogador, com 27 anos, foi levado num táxi para o hospital, mas morreu logo de parada cardíaca.
  21 a. falece MÍRIAM BATUCADA, precocemente, em 2 de julho de 1994, sendo encontrada morta em seu apartamento onde morava sozinha no Bairro de PINHEIROS, por sua irmã MIRNA, que residia em MARINGÁ, 21 dias após ter sofrido um enfarto fulminante. A MÓOCA só a homenageou, após sua morte, atribuindo o seu nome a uma travessa da Rua BIXIRA – Travessa MÍRIAM BATUCADA. Nasceu no dia 28 de dezembro de 1946, mas foi registrada pelo seu pai no dia 1º de janeiro de 1947, ganhando assim um ano, como se dizia antigamente. MÍRIAM nasceu e morou na mesma casa até os seus 20 anos, na Rua JOÃO ANTÔNIO DE OLIVEIRA, n º 459, na MÓOCA. MÍRIAM LAVECCHIA estudou sempre na MÓOCA. Com apenas 6 anos já tocava harmônica; aos 14, começou a tocar violão. No ano de 1967, quase todas as sextas-feiras, MÍRIAM e seus irmãos MILTON e MIRNA, iam assistir ao programa do BLOTA JÚNIOR. Numa dessas noites, MÍRIAM recebeu um convite feito pelo filho do BLOTA JÚNIOR para que na semana seguinte viesse mais cedo para fazer um ensaio rápido com o CAÇULINHA. E assim aconteceu. Sua apresentação durou quase duas horas.  No dia seguinte, já era apresentada pelo famoso empresário MARCOS LÁZARO, sendo contratada pela TV RECORD; participou do programa da SÔNIA RIBEIRO e em seguida ganhou um programa com RONIE VON nas tardes de sábado. E foi durante sua apresentação num programa de televisão que CIDINHA CAMPOS a intitulou de MÍRIAM BATUCADA. Mas, com esse nome ela pagou um preço bem alto, pois seu repertório foi canalizado para o samba, quando a sua preferência e suas melhores interpretações eram do estilo romântico, que combinava muito com o seu timbre de voz grave e sensual. Vários de seus shows foram apresentados no exterior, em países como EUA, FRANÇA, ITÁLIA e PORTUGAL. Todo esse sucesso não foi condizente com o pequeno acervo discográfico pois MÍRIAM, em toda sua carreira, só gravou 5 compactos e dois LPs sendo um deles, intitulado “Sociedade da Grã Ordem Cavernista” em parceria com RAUL SEIXAS, EDY STAR e SÉRGIO SAMPAIO.      
  20 a. falece a estudante MIRELLA PINOTTI, filha do Doutor JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI, em desastre automobilístico, no dia 2 de julho de 1995.
  19 a. transf. reserva: - Cel. HORÁCIO CARDOSO, em 2 de julho de 1996.
  18 a. falece o ator norte-americano JAMES STEWART, em 2 de julho de 1997.
  18 a. dos assassinatos dos PMs. PAULO FERNANDO DA LUZ e AMÉLIO CARLOS DA CUNHA, no BAIRRO DOS PIMENTAS, no dia 2 de julho de 1997. Outras anotações nesta data: nesta quarta-feira dou mais uma aula sobre degradação infantil em SÃO PAULO. As crianças são usadas por criminosos adultos para envolvimento com drogas. Isso se realiza principalmente porque o menor não pode ser penalizado. Acontecem crimes bárbaros envolvendo menores. Mantenho contato com o Regimento de Policiamento Montado “9 de Julho” para acertar detalhes com o CORONEL PM SALGADO acerca do traslado dos despojos dos onze veteranos (cinzas), do dia 8 para 9 de julho, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC para o R. Pol. Mont. Também converso por telefone com o Comandante da Academia de Policia Militar do Barro Branco, CORONEL PM WANDERLEY SILVA, sobre o mesmo assunto. Na APMBB estão sendo efetuados treinamento com as urnas.
No MMDC, cuido dos últimos currículos que estão chegando com relação aos agraciados com as medalhas ‘CONSTITUCIONALISTA”, “MMDC” e “GOVERNADOR PEDRO DE TOLEDO”. Converso com o doutor LAURO ESCOBAR, presidente do Conselho de Honrarias e Mérito, no Palácio dos Bandeirantes, e ele demonstra ojeriza pelo Prefeito CELSO PITTA. Chama-o de desonesto e não aceita o nome dele para receber a Medalha Constitucionalista.
Mais uma noite fria de julho. Assisto CORINTHIANS 0 x TAUBATÉ 0, um jogo amistoso onde são entregues aos jogadores corintianos as faixas de campeões paulistas de 1997.
WIMBLEDON: o inglês TIM HENMAN venceu o holandês RICHARD KRAJICEK, atual campeão de WIMBLEDON. PETE SAMPRAS derrotou o checo PETR KORDA. No feminino, ARANTXA SANCHEZ derrotou a francesa NATHALIE TAUZIAT; JANA NOVOTNA eliminou YAYUK BASUKI; MARTINA HINGIS derrotou DENISA CHALANDKOVA e ANNA KOURNIKOVA venceu IVA MAJOLI.
Dois PMs de GUARULHOS, pertencentes ao 15º BPMM, PAULO FERNANDO DA LUZ, 32 anos e AMÉLIO CARLOS DA CUNHA, 22 anos, foram assassinados por meliantes quando faziam o patrulhamento de rotina na Rua CEDRO DE SÃO JOÃO, no JARDIM SANTA MARIA, região do BAIRRO DOS PIMENTAS.
Hoje, quando passei pela PRAÇA DA SÉ, às 10 horas, observei parte da festa dos bombeiros e conversei com os Coronéis PM VALDIR SUZANO, SERAU e OLDECIR. O Governador MARIO COVAS entregou 49 novas viaturas do Resgate e 20 de Resgate e Salvamento Aquático. Os veículos serão distribuídos por 36 municipios. Além da exposição de equipamentos e viaturas antigas, os bombeiros forneceram explicações sobre prevenção de incêndios, uso correto do gás de cozinha e primeiros socorros.
A data comemorativa foi criada em 1954 para lembrar o início dos trabalhos do Corpo de Bombeiros da Corte, em 1856 no RIO DE JANEIRO. O Comandante da Corporação em São Paulo, CORONEL PM JOSÉ CARLOS DA SILVA, afirmou que, desde a criação do projeto SALVAMAR, em 1988, o número de mortes por afogamento diminuiu 50% nos 400 quilômetros de orla marítima do Estado. O secretário Estadual de Saúde, JOSÉ DA SILVA GUEDES, que não compareceu; o secretário adjunto de Segurança Publica, LUIZ ANTONIO ALVES DE SOUZA, e o subcomandante da PM, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DA COSTA foram algumas das pessoas homenageadas com o título de Bombeiro Honorário. Durante os discursos, COVAS e o comandante do Corpo de Bombeiros lembraram a morte do CABO PM NILSON MANINO DE MORAES. MANINO morreu após ser atropelado em frente ao quartel onde trabalhava, 2º GRUPAMENTO DE INCÊNDIO. Ele tentava parar o tráfego de veículos da Avenida ORDEM E PROGRESSO, no LIMÃO. Às 20:50 horas de ontem o estudante FERNANDO DEZONTINI, de 19 anos, que dirigia a picape CORSA não viu o bombeiro na pista e o atingiu. “Este ano, o DIA DO BOMBEIRO foi muito triste para nós”, afirmou o CAPITÃO PM ÉDSON DE OLIVEIRA SILVA.  
  17 das anotações feitas em 2 de julho de 1998: dado o meu estado de saúde, o aconselhável seria ficar em casa. Acontece que o 9 de Julho vai chegando e temos muita coisa por fazer. Amanhã tem jogo do BRASIL e não trabalharemos. Ontem e hoje não aconteceram jogos pela COPA. Cumprimento o CORONEL PM ALUIZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, nosso companheiro de turma, pelos seus 59 anos. Lembramos muita coisa de nossa vida de caserna. Também cumprimento o meu velho motorista, SARGENTO PM ANTÔNIO NEGRETTI, pelos cinco anos de sua netinha LUANA. No MMDS, ALZENIR lembra que ontem completou um mês de ajuda à Sociedade Veteranos de 32-MMDC, organizando o fichário e o caixa. Seu trabalho é direto com dona MARIA.
Temos uma tarde de muito trabalho. O jornal GAZETA MERCANTIL DE SÃO PAULO manda uma jornalista fazer uma entrevista comigo. O TENENTE PM GUEDES traz os diplomas assinados pelo CORONEL PM LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA GUIMARÃES, secretário das Medalhas. O CORONEL CANAVÓ assina-os e, juntamente com os currículos serão levados ao Comandante Geral, CORONEL PM CARLOS ALBERTO DE CAMARGO, Presidente do Conselho Supremo, para sua assinatura.
Tenho de verificar a situação de oito veteranos falecidos, cujos restos mortais serão colocados no Monumento Mausoléu em 9 de Julho. Fico até tarde na Sociedade porque todo o serviço é interrompido por telefonemas da FIESP, 5ª EM/PM, CORONEL PM GUIMARÃES, etc. Retorno para GUARULHOS no EXPRESSO COCAIA. Pioro da gripe.
Assisto os jornais da RECORD e da GLOBO. O BRASIL está preparado para enfrentar a DINAMARCA amanhã.
O comerciante MÁRCIO RIBEIRO BENINI, de 26 anos, e a universitária FABIANA RADIS BENEDITO, de 19, foram torturados e assassinados. Os corpos, com ferimentos de balas e marcas de espancamento, estavam num barranco de um matagal na SERRA DA CANTAREIRA, zona norte.
Uma pomposa cerimônia na sede do governo de HONG KONG, ex-colônia britânica que voltou ao domínio chinês há um ano, marcou hoje o fim da histórica visita do presidente americano BILL CLINTON, sua mulher, HILLARY e a filha CHELSEA, à CHINA. Em reunião com o governador TUNG CHEE´HWA, CLINTON discutiu a recente crise financeira na ÁSIA.
Faleceu MONSENHOR MANUEL DE CARVALHO NEVES, pároco emérito da Igreja NOSSA SENHORA DO CARMO, da ACLIMAÇÃO. A missa de sétimo dia será celebrada no dia 6 de julho, nesse igreja.   
  16 a. falece o escritor norte-americano MÁRIO PUZZO, em 2 de julho de 1999.
  16 a. missa de 7o. dia pela alma do Prof. AFIF CHACUR, em 2 de julho de 1999. Outras anotações nesta segunda-feira: logo cedo, recebo um telefonema do senhor GERALDO FARIA MARCONDES. Ele me lê o documento que pretende encaminhar, via fax, para o CORONEL PM CARLOS AUGUSTO DE MELLO ARAÚJO, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, referente ao nome de GINO STRUFFALDI para Comandante do Exército Constitucionalista. Chego tarde no MMDS. São mais de 11 horas. OREZ e LUZ foram se reunir com DUE, na zona sul. Estudarão um plano apresentado pelo nosso amigo APARECIDO, baseado na PM da BAHIA, onde ele esteve em junho.
No MMDC, fico numa situação bastante desagradável com uma “guerra” de palavras entre o senhor MARCONDES e o CORONEL PM MELLO ARAÚJO. O senhor MARCONDES mandou um fax, e o MELLO, também através de fax, respondeu de maneira desrespeitosa, machucando o velho ex-combatente. O CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES está na Sociedade e acompanha toda essa confusão.
O CORONEL PM MENDES lançou no Comando Sudeste o nome do senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA para ser candidato à Presidência da Sociedade para as eleições em 17 de julho. O CORONEL PM MELLO ARAÚJO confirma o nome do senhor PIRES para assumir o Comando do Exército Constitucionalista, pela segunda vez, contrariando as normas da Sociedade. Uma repórter de “O ESTADO” quer detalhes sobre o 9 de Julho e passo o nome do senhor PIRES para o cargo de Comando Simbólico do Exército Constitucionalista.
Mais tarde, já em casa, ligo para o senhor PIRES e para o seu filho FLÁVIO. Deverá haver um consenso na família no sentido de apoiá-lo numa possível presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O senhor PIRES trabalhou comigo no início de meus serviços no MMDC, praticamente me ensinando os caminhos da Sociedade. Depois, ao ser operado de uma hérnia, não mais compareceu no seu cargo de 2º Secretário. Para honrá-lo, sempre o consideramos como participante da diretoria administrativa.
UBIRATAN GUIMARAES é alvo de uma entrevista na BANDEIRANTES. Suas declarações são de um alucinado. Acredita piamente que estava certo no desastrado comando de uma tropa armada para invadir a CASA DE DETENÇÃO (a ROTA apenas faz o policiamento da parte externa, conforme determina o PLANO CARANDIRU). Sempre foi um “cabeça-dura”e continuará sendo até o fim da vida. Em dados momentos, porta-se como um louco, querendo que o repórter se convença de seus sofismas. Os argumentos são pobres.
Assisto nesta noite o SALA BRASIL DE CINEMA – CHUVAS DE VERÃO – com JOFRE SOARES, MÍRIAM PIRES, MARIETA SEVERO, GRACINDA FREIRE e SADI CABRAL. Em um subúrbio carioca, AFONSO (JOFRE), um viúvo de 70 anos, tenta se adaptar ao ócio depois de se aposentar. Ele se entretém com os problemas da filha, dos amigos até que ISAURA (MIRÍAM), vizinha de tantos anos, entra em sua vida, iniciando uma nova relação de amizade e amor. Um dos filmes mais líricos de CACÁ DIEGUES.
O cineasta CACÁ DIEGUES dedicou uma admiração e um carinho especial para uma tia solteirona. Tal devoção rendeu um dos seus filmes mais sensíveis e intimistas, CHUVAS DE VERÃO. DIEGUES monta um belo exemplo em que o jogo de aparências domina a trama, em que as pessoas revelam o que realmente são. Dessa forma, um homem pacato confessa-se um assassino, enquanto outro é um travesti. O diretor, que sempre deu especial importância à música em seus filmes, define CHUVAS DE VERÃO como um chorinho, em que as personagens se revelam profundamente humanos.
BARRY GEORGE, 41 anos, foi condenado por unanimidade pelo assassinato da apresentadora da BBC JILL DANDO, em abril de 1999. O crime comoveu a INGLATERRA. O tribunal o definiu como um tipo "perigoso e instável".
O PRESIDENTE VICENTE FOX surpreendeu os mexicanos anunciando que se casou com sua porta-voz, MARTHA SAHAGUN. FOX está festejando seus 59 anos de vida e o primeiro de sua eleição para a presidência.
IMPLANTADO o primeiro CORAÇÃO ARTIFICIAL AUTÔNOMO, em um paciente em estado terminal, de cerca de 50 anos, cuja identidade não foi revelada. Fabricada com plástico e titânio, a nova bomba foi batizada de ABIOCOR e pesa um quilo. O que a diferencia é a capacidade de funcionar sem tubos nem fios externos, normalmente acoplados ao físico dos pacientes. No hospital Judaico de LOUISVILLE,   E U A.
O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA decidiu que o LLOYDS BANK PLC terá de pagar indenização à EXPEDITA FERREIRA NUNES, única filha dos cangaceiros LAMPIÃO e MARIA BONITA, por uso indevido de imagem. O banco utilizou a foto do casal numa campanha publicitária em 1987. A indenização pode chegar a um milhão de dólares.
  15 a. Corte Suprema da ARGENTINA, em uma sentença sem precedentes, condena o Estado a indenizar com 200 mil pesos uma mulher por seu exílio forçado durante a ditadura militar (1976-1983), em 2 de julho de 2000.
  15 a. fim da hegemonia do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que governou o MÉXICO durante 71 anos, ao ganhar as eleições presidenciais o candidato do Partido de Ação Nacional (PAN), VICENTE FOX, em 2 de julho de 2000.
  15 a. DAVID COULTHARD VENCE O GP DA FRANÇA. Em segundo chegou  MIKA HAKKINEN; 3o  BARRICHELLO, no dia 2 de julho de 2000.
  15 a. do jogo pela COPA DO BRASIL, em 2 de julho de 2000: ATLÉTICO MINEIRO 3 x SÃO PAULO 3 (classificado o SÃO PAULO); SANTOS 2 x CRUZEIRO 2. (classificado o CRUZEIRO). (SÃO PAULO x CRUZEIRO  decidiram o título da Copa do Brasil).
  15 a. de FRANÇA 2 x ITÁLIA 1 (TEMPO REGULAMENTAR 1 x 1- A FRANÇA venceu na prorrogação), tornando-se campeã da EUROCOPA 2000, em 2 de julho de 2000.
  15 a. falecem: o engenheiro SAMUEL KERR, aos 80 anos; a professora LOLITA ENGLER DE ALMEIDA, aos 87 anos. Era bibliotecária do Museu Paulista da Universidade de SP; e HERÓDOTO CAMPOS, um dos fundadores do PDT. Veterano condecorado da FEB. Participou da construção da COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL e foi um dos pioneiros do desbravamento da Amazônia. Aos 74 anos, vítima de leucemia, no RIO DE JANEIRO, de FERNANDO LEANDRO, presidente da ESCOLA DE SAMBA CAPRICHOSOS DE PILARES. À frente da escola desde 1981, ele imprimiu irreverência e fundo político aos enredos. Aos 73 anos, de enfizema, no RIO DE JANEIRO.  

ACONTECEU EM 02 de julho de 2001 : -     SEGUNDA-FEIRA
Com temperatura boa, estou na AORPM por volta das 10:30 horas. O CORONEL PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO e o CORONEL PM HERMES BITTENCOURT CRUZ querem acertar comigo a colocação das cinzas do CORONEL PM Ref PAULO MONTSERRAT FILHO no Monumento Mausoléu, no dia 9 de Julho. Ele morreu na última quarta-feira, dia 30 de junho, tendo sido cremado. Deixou escrito o desejo de ter os restos mortais colocados no Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Mantenho contatos com o CORONEL PM VALDIR SUZANO, Supervisor Geral do Evento de 9 de Julho, para essa alteração. Ele concorda com a idéia de ter os restos mortais do CORONEL PM PAULO MONTSERRAT no Mausoléu. Aviso a PMBB (CAPITÃO PM PEDRO) para que os ensaios com os cadetes sejam feitos com 6 urnas. Passo fax para o CELSO, do DIÁRIO POPULAR, REVISTA JÁ, encaminhando a minha opinião sobre o grupo ORGULHO PAULISTA.
O Senhor ARIOVALDO, filho do falecido conselheiro AFIF CHACUR, manda-me um carro, guiado por ALEXANDRE, a fim de me conduzir até o Largo SÃO JOSÉ DO BELÉM. Nesse local, antes da missa de sétimo dia por intenção da alma de AFIF CHACUR, sou apresentado aos familiares. 
Após o ato religioso, o senhor ARIOVALDO reúne os familiares e amigos do seu pai para uma homenagem ao falecido, em sua residência.
Quase às 21 horas, despeço-me de todos e ALEXANDRE conduz-me num FIAT até o Salão Comunitário da Igreja SANTO EXPEDITO. Esse rapaz conhece a PM porque fez exames na Escola de Oficiais, foi o 38º colocado e reprovado na entrevista individual com um tenente. Bastante ativo, o senhor ARIOVALDO empregou-o no seu escritório.
CORONEL PM ALUÍZIO e dona PASHA recepcionam os convidados na festa do 60º Aniversário do meu companheiro de bancos escolares da Academia de Polícia Militar. Ali estão os CORONÉIS PM AMÉRICO, PINHO, LUIZ ANTÔNIO, CID BENEDITO MARQUES, NEWTON BORGES BARBOSA, GERALDO DE MENEZES GOMES  e suas esposas. Fico sabendo que o CORONEL PM  ELISEU GUILHERME SALGADO ROCHA foi operado hoje, sendo-lhe colocada uma ponte safena. Num ambiente agradável, permaneço nessa festa até às 23 horas. Regresso a GUARULHOS, viajando num lotação.
Morreu MÁRIO PUZO, o autor de PODEROSO CHEFÃO, que deu origem aos três filmes dirigidos por FRANCIS FORD COPPOLA na década de 1970. Aos 78 anos, foi vítima de uma parada cardíaca. No primeiro filme da série, MARLON BRANDO viveu VITO CORLEONE, o patriarca de uma família mafiosa italiana que migra da SICÍLIA para os EUA. Neste e nos outros dois filmes da seqüência, AL PACINO foi o grande protagonista. O filme, que ganhou dois OSCAR e do qual PUZO participou como co-roteirista, rendeu-lhe posto no panteão dos escritores mais bem-sucedidos dos EUA. O escritor havia acabado de concluir OMERTÁ (a palavra italiana para designar, na máfia, seu código de silêncio) seu livro mais recente, que será publicado em julho do ano que vem. MARIO PUZO nasceu em NOVA YORK, em 1921, em uma família de imigrantes italianos semi-analfabetos. Após prestar serviço militar durante a 2ª Guerra Mundial, PUZO começa a escrever para revistas masculinas. Em 1955, o escritor publica THE DARK ARENA, seu primeiro livro. Sua segunda obra, THE FORTUNATE PILGRIM, uma novela autobiográfica sobre as experiências de vida dos imigrantes italianos, também não fez grande sucesso – foram apenas 5 mil exemplares vendidos. O livro, porém, recebeu boas críticas de jornais importantes, como o THE NEW YORK TIMES. Já em sua terceira tentativa, em 1969, PUZO emplaca com O PODEROSO CHEFÃO. Em 1984, publica outro êxito de vendas, O SICILIANO. Outros livros marcantes da obra do escritor são FOOL´S DIE, de 1978; THE FOURTH K. de 1992; e THE LAST DON, de 1996. Este último, também sobre a máfia e também grande sucesso editorial, deu origem a uma minissérie de tevê. No cinema, MARIO PUZO colaborou em vários outros roteiros, entre eles o de SUPER-HOMEM, COTTON CLUB e CRISTÓVÃO COLOMBO. PUZO deixa os filhos ANTHONY, DOROTHY, EUGENE, VIRGÍNIA e JOSEPH, sua companheira de vinte anos, CAROL GINO, e nove netos. 
O aluno oficial PAULO MARCELO MORISHITA GARBI, de 22 anos, reagiu a um assalto e eliminou o bandido, LUÍS CARLOS DE SOUZA LIMA, de 25 anos. LUÍS CARLOS chegou a apontar a arma ao receber voz de prisão, foi atingido dentro do carro de PAULO MARCELO. No bolso da calça do assaltante a Polícia encontrou as chaves de um GOL e de um PÁLIO, além de um cartão do Shopping ARICANDUVA. Segundo o delegado-titular do 66º DP (JARDIM MARÍLIA), LUIZ BEZERRA DA SILVA, policiais militares realizaram diligências no Shopping e localizaram o GOL do representante MOACIR FERREIRA, de 57 anos, com queixa de roubo no 10º DP (PENHA), dia 27 de junho.
Foi assassinada a PFem APARECIDA ROSA DOS SANTOS por marginais. Depois de coordenar a entrada dos alunos da Escola Estadual de ensino médio MANOEL CIRIDIÃO BUARQUE, na LAPA, a PM APARECIDA ROSA DOS SANTOS começou a fazer a ronda pela região. Ela saiu caminhando pela Avenida CERRO CORÁ, onde fica a escola, e depois de andar 200 metros, levou um tiro e morreu. APARECIDA chegava na esquina com a Rua TONELERO quando viu que os dois ocupantes de um carro estariam sendo assaltados por duas pessoas. Ela deu voz de prisão e levou um tiro no olho esquerdo. No GOL cinza estavam REGINADLO DA COSTA, que dirigia o veículoe o CARLOS AUGUSTO CARELLI, que estava trabalhando como segurança. Testemunhas contaram que um dos assaltantes tinha um revólver escondido num capacete de motoqueiro, que segurava na mão. Depois do disparo, os dois ladrões correram e entraram em um táxi. APARECIDA foi levada para o Pronto Socorro da LAPA, onde morreu.    

2 002  :  -   TERÇA-FEIRA
Por volta das 8 horas, estou chegando na residência do Sr. GERALDO FARIA MARCONDES. Combinamos ir esta manhã na ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO para uma reunião com os oficiais que irão trabalhar no evento de NOVE DE JULHO. Ele vai dirigindo o seu carro e, durante uma meia hora, não consegue sair do BOM RETIRO, atrapalhando-se e me deixando confuso.
No horário das 9 horas, finalmente, chegamos na APMBB. O Cel. GIANNONI recebe-nos e, logo em seguida, estamos no SALÃO DE CONFERÊNCIAS com todos os comandantes que irão participar do evento: Ten-Cel. CRUZ, Ten-Cel PAULO DE TARSO DIÓGENES, Major DUTRA, Major COSTA, Capitão RAUL e muitos outros.  Dirimimos as dúvidas que temos e corrigimos alguns desencontros. A finalidade é que a solenidade seja a melhor possível. Depois da reunião, o Cel. GIANNONI conversa conosco sobre sua intenção de devolver todas as peças do Museu da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, que se encontram na Sala MMDC , na Academia.
Deixo o Sr. MARCONDES em sua casa. Ele me dá de presente um livro valorosíssimo, intitulado: CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS.
Passo pelo MMDS e organizo uma pequena solenidade para o tenente LUZ que hoje está completando trinta anos. Isso será realizado na biblioteca do MMDC.
Mais um dia de grandes problemas na Sociedade. O Cel. PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES encontra-se conosco, mas sai antes das 16 horas. Não poderá ir na abertura da Exposição dos 70 ANOS DA REVOLUÇÃO DE 32, na Distrital Centro da Associação Comercial, na Rua GALVÃO BUENO, 83, por volta das  18 horas.
Recebemos telefonemas do Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE HISTÓRIA sobre a solenidade marcada para a FIESP, no dia 5, por volta das 9 horas. O convite que depois ele me manda é muito bonito. O PAULO BOMFIM quer saber da programação do NOVE DE JULHO, pois ele fará a declamação do poema de GUILHERME DE ALMEIDA – ANTE A ÚLTIMA TRINCHEIRA. Uma viúva desconsolada discute comigo, por telefone, porque não se pode mais colocar o nome do falecido marido, ex–combatente de 32, na relação dos que serão imortalizados no NOVE DE JULHO. Hoje, na reunião dos oficiais que irão participar do evento ficou decidido que serão dez os ex–combatentes que terão seus restos mortais transportados para o Monumento–Mausoléu. A partir de 2003, os restos mortais serão transportados no 23 DE MAIO e não mais no NOVE DE JULHO.   
Antes das 17 horas, reuno os oficiais e os funcionários do MMDC para homenagear o Tenente LUZ.
No horário previsto para a inauguração da exposição na DISTRITAL CENTRO lá estou cumprimentando o GIANNOCCARO e o ORDINE pela magnífica exposição e comentando as palestras de ontem na ASSOCIAÇÃO COMERCIAL. O Sr. MARCONDES traz dona JÚLIA para essa solenidade. Ali encontramos um velho “cardeal” da polícia civil, o delegado aposentado NEMR JORGE. A idade é um mal irreparável. Nada se parece com o NEMR JORGE que conheci quando eu era capitão. Também ali está o general MUNIZ OLIVA. Somos apresentados a outras pessoas e parece que os setenta anos do Movimento Constitucionalista tem o condão de ampliarmos o leque de conhecimentos dentro de uma causa comum, ou seja, defender o ideal de 32. Entre essas pessoas está o Sr. ANTÔNIO SIMAS, que nos mostra um trecho do seu pronunciamento na Assembléia Legislativa, em 1996, sobre a relação existente entre a maçonaria e o movimento de 32. Possui ele também um jornal de 28 de julho de 1932 – A CIDADE – de CATANDUVA, onde traz o embarque da primeira companhia do “BATALHÃO DE CATANDUVA”, na Revolução de 32. Ele irá enviar cópia dessa documentação para o MMDC.   
A revista DIGESTO ECONÔMICO deste mês sai com uma tiragem totalmente dedicada ao Movimento Constitucionalista de 32, muito bem feita, uma verdadeira enciclopédia daquela epopéia. Essa revista foi distribuída ontem durante a palestra em plenário da Associação Comercial.

O BOEING 767, da VARIG, pousou com a delegação da Seleção Brasileira pouco antes das 10 horas na Base Aérea de Brasília, no Lago Sul. O capitão CAFU e o técnico LUIZ FELIPE SCOLARI balançaram a bandeira do Brasil da cabine do piloto, quando o avião ainda estava em movimento na pista. CAFU foi o primeiro a pisar em solo brasileiro, às 10:15 horas, segurando a taça de campeão do mundo. Logo atrás dele, vieram SCOLARI e o presidente da Confederação Brasileira, RICARDO TEIXEIRA, segurando a bandeira brasileira. A Seleção Brasileira foi a primeira na história a desfilar em trio elétrico. A realização do evento preferiu colocá-los no caminhão ao lado do trio da cantora IVETE SANGALO. Devido a um princípio de tumulto com torcedores na porta do saguão da base aérea, os jogadores não puderam subir no caminhão dos bombeiros.

O presidente da República, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, cumprimentou todos os jogadores da Seleção Brasileira na rampa do Palácio do Planalto, hoje à tarde. Depois de um longo desfile pelas ruas de Brasília, a comissão técnica e os 23 jogadores da Seleção foram condecorados pelo Chefe de Estado. Mais de 500 mil torcedores estavam espalhados entre o Eixo Rodoviário, a praça dos Três Poderes e a Esplanada. Enquanto isso, a esquadrilha da fumaça fazia uma exibição sobre o Congresso Nacional escrevendo no céu a frase “È PENTA”. Uma enorme bandeira verde–amarela foi içada em frente à Catedral de Brasília, segurada por dois guindastes. Os dois prédios do Congresso Nacional estão decorados com faixas nas cores da bandeira e com as cinco estrelas do pentacampeonato.

O motoboy ERASMO CASTRO DA COSTA JÚNIOR, de 31 anos, confessou à polícia ter atropelado o músico MARCELO FROMER, guitarrista do grupo TITÃS. Ele foi detido hoje, pela manhã, em uma simulação de entrevista de emprego, armada por investigadores do 15 º Distrito (Itaim Bibi). O acidente aconteceu em 11 de junho de 2001, na avenida EUROPA, zona oeste. FROMER morreu dois dias depois.

O delegado TAUMIR RUSSO BOAVISTA, de 61 anos, foi baleado na nuca pelo borracheiro SEVERINO MANOEL DOS SANTOS, de 30 anos que,  em seguida, se matou com um tiro na cabeça. O crime aconteceu no 8 º Distrito Policial (Vila Padre Anchieta), em CAMPINAS, no interior. SANTOS morreu na hora e BOAVISTA está internado, em estado grave, no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de CAMPINAS (UNICAMP).

Trinta mil pessoas acompanharam nesta tarde o enterro do médium CHICO XAVIER, no Cemitério São João Batista, em UBERABA, no TRIÂNGULO MINEIRO. Marcado para 17 horas, o enterro só aconteceu às 19:15 por causa da multidão. Muitos amigos e admiradores do médium, conhecido como MENSAGEIRO DA PAZ, cantaram músicas de ROBERTO CARLOS, FÁBIO JÚNIOR e MOACIR FRANCO.
                
TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA :  -
TENENTE–CORONEL PM CLÁUDIO CARQUEJO RODRIGUES DE OLIVEIRA, atual comandante do 21º BPMM. Nasceu em 18 de dezembro de 1953; entrou na Polícia Militar em 16 de fevereiro de 1972; foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 17 de julho de 1976. PROMOCÕES: 2º Tenente, em 24 de maio de 1977; 1º Tenente, em 24 de maio de 1981; Capitão, em 24 de maio de 1988; Major, em 24 de maio de 1996 e Tenente–Coronel em 24 de maio de 2002.

PM MATA 3 LADRÕES EM TIROTEIO: Segundo a PM, quatro homens armados trocaram tiros com policiais militares após roubarem um LOGUS na zona norte da Capital. Um deles fugiu. Um dos ladrões foi morto vestindo uma blusa da vítima, que estava no carro. O dono do LOGUS, um comerciante de 34 anos, que pediu para não ser identificado, foi abordado por quatro homens, armados com revólveres 38, enquanto falava ao “orelhão” com a mulher, na rua TOMÁS CIRO POZZI, no JAÇANÃ, por volta das 20 horas. Os ladrões obrigaram o comerciante a entregar as chaves do carro, estacionado ao lado do “orelhão”. A quadrilha fugiu no automóvel e, uma hora depois, chamou a atenção de um carro da FORÇA TÁTICA da PM ao passar no início da avenida Brigadeiro FARIA LIMA, em GUARULHOS. O CAPITÃO CARLOS AUGUSTO MEYER (que trabalhou comigo no CAES, quando era tenente) pediu reforço de mais um carro e começou a perseguição ao LOGUS. Na Rua PEDRO PAULO DE MEDEIROS, no PARQUE CONTINENTAL, os marginais subiram com o carro numa calçada e entraram no mato. Dividiram-se em duas duplas e cada uma delas foi para um lado, atirando contra os PMs. Uma dessas duplas invadiu o quintal de uma casa e também foi baleada. Todos os feridos foram socorridos ao Hospital Municipal de Urgência, sendo que três entraram em óbito.

Também nesta noite, em GUARULHOS, a investigadora MÁRCIA PANNOCHIA, de 29 anos, que trabalha na Seccional Norte (CASA VERDE), matou com um tiro no coração o também policial civil SÉRGIO LUÍS DA SILVA, de 42 anos, do 24º Distrito Policial (ERMELINO MATARAZZO). SILVA foi atingido quando descia do carro na avenida Guarulhos, em frente a uma base da 1ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar. O motivo do crime foi uma cena de ciúmes dos dois, que eram amantes. Enquanto ele era levado para o Hospital PADRE BENTO, MÁRCIA foi presa e autuada em flagrante no 1º Distrito Policial de GUARULHOS.

O ex–PM WLADIMIR ALBERTO SANTOS, de 35 anos, foi preso pela polícia nesta noite, acusado de praticar medicina utilizando registro de outro médico. Ele é suspeito de atuar como pediatra em pelo menos quatro hospitais e duas clínicas particulares. SANTOS pode ter atendido dezenas de crianças como falso médico. Foi desmascarado pela médica ANDRÉA DE ANDRADE BENTO, de 32 anos, diretora do Centro Médico da Infância, em SANTANA, zona norte, onde o falso médico chegou a atender, nove pessoas em 24 horas.

A senadora HELOÍSA HELENA, do PT, renunciou à candidatura ao governo de ALAGOAS, por não aceitar reproduzir na campanha local a aliança do Partido dos Trabalhadores com o Partido Liberal.

MARCELLO ALENCAR, 76 anos, ex–governador do RIO DE JANEIRO, foi internado no hospital PRÓ–CARDÍACO para tratar de uma tráquio–bronquite.

O cantor MILTON NASCIMENTO também está internado, este na clínica SÃO VICENTE, após uma crise hipertensiva em decorrência de uma gastroenterite. No RIO DE JANEIRO.
    
2 003   :   -   QUARTA-FEIRA
Convidamos Vossa Senhoria para entrega do Certificado de Reconhecimento Cívico, que é concedido pela ADESG – ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA à ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, no dia 2 de julho de 2003, às 20:00 horas, na rua ÁLVARO DE CARVALHO, 48, 4º andar.
                                                          Atenciosamente,
                           Ass                ADAUTO ROCCHETTO
                                                                 Delegado

O problema da queda de dona ESMERALDA no domingo, dia 29 de junho, vai se avolumando. Ele sente dores, é difícil mexê-la na cama e, para tudo precisa do auxílio da MARLENE ou da LUCINDA. A MARLENE irá providenciar uma ambulância para levá-la ao Pronto Socorro de GUARULHOS, agora de manhã.
No MMDS, quando chego, um pouco depois das 11 horas, não encontro os oficiais. Todos estão em destino. VICTÓRIO está com CRISTIANO no hospital da CRUZ AZUL, num simpósio de segurança que irá atravessar toda esta semana. Do escritório do MMDS, aproveitando a tranqüilidade do momento, telefono para meu companheiro de bancos escolares, o CORONEL ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, que hoje está completando sessenta e quatro anos de idade. Quem me atende é sua senhora, dona PACHA. Irá transmitir os meus cumprimentos, mas, logo a noite, farei outro contato com o ALUÍZIO.   
Muito serviço na tarde, na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ainda não está concluído o serviço de confecção dos ofícios de outorga de Medalha. Dona CÉLIA não consegue dar conta do trabalho nessa época do ano. Sr. MARCONDES chega por volta das 14 horas. Vê os cartazes que chegaram da Associação Comercial, que pedi para serem encaminhados à Polícia Militar. Quer entregar os mesmos em bares da redondeza e no Exército, Marinha e Aeronáutica, completamente desfocado da situação real. Quem iria colocar esses cartazes nesses lugares? para as Forças Armadas a atribuição é da Associação Comercial, que foi quem mandou confeccioná-los. Sua presença, em vez de ajudar, atrapalha bastante o nosso serviço. Várias pessoas comparecem na Sociedade nesta tarde: CORONEL MENDES, Prof. EGBERTO MAIA LUZ, um major que vem procurar dados de seu avô, VICTÓRIO (que vem cumprimentar o LUZ, que está aniversariando hoje). A agitação é própria das vésperas do NOVE DE JULHO. Recebo dezenas de telefonemas, para acertos de detalhes do evento, principalmente de oficiais da DAMCO. Os currículos dos delegados são passados por fax; o ofício de outorga da Medalha Constitucionalista para o TENENTE-CORONEL da AERONÁUTICA reformado HÉLIO FERREIRA DA SILVA é encaminhado para o CORONEL MÁXIMO; o do juiz de Direito da LAPA, FERNANDO ANTÔNIO TORRES GARCIA será entregue pelo TENENTE-CORONEL NAKAHARADA, que mandou um portador vir buscá-lo; o CORONEL MENDES irá entregar o ofício de outorga da Medalha para o vereador TONINHO PAIVA. Aos poucos vão sendo completadas as entregas dos mesmos. Seria melhor que outras pessoas nos ajudassem. Um deles é o CORONEL RENALDO. Apresentou os nomes de duas pessoas para serem condecoradas e não mais veio aqui para buscar tais ofícios que lhes deverão ser entregues.
No meio da tarde, recebo um telefonema da LUCINDA. Diz que sua mãe quebrou o osso da bacia e se encontra internada no PRONTO SOCORRO DE EMERGÊNCIA de GUARULHOS, aguardando remoção para o HOSPITAL GERAL, a fim de ser examinada, pois há suspeita da necessidade de uma operação. Isso vai tumultuar a nossa casa, principalmente a LUCINDA e a MARLENE. Horas depois, já na residência, fico sabendo que esse exame será realizado amanhã e, nesta noite, dona ESMERALDA permanecerá no PRONTO SOCORRO. MARCELO, DORA, JOSÉ e MARLENE irão se revezar na sua companhia, pois o PS exige que alguém da família acompanhe a paciente. DONA ESMERALDA sofre com essa situação, mas não há como escapar dos exames e das conseqüências da queda. O jeito é aguardar o tratamento devido ao seu estado de saúde. A MARLENE parte para ficar com sua avó.  Lá pelas 22 horas, o MARCELO substituirá a tia, passando a noite com dona ESMERALDA. Enquanto isso, LUCINDA não tem sossego, com muita pena da mãe, pois sabe que o tratamento dado no Pronto-Socorro não é o adequado, principalmente tendo conhecimento que ela está numa cama, no corredor, por falta de vaga nos quartos.

O SANTOS chegou ao MORUMBI, nesta noite, com um sonho. Queria resgatar o título que há 40 anos não conquistava, desde a dinastia PELÉ. Apostou em uma geração talentosa, com a grife DIEGO e ROBINHO. Mas não teve forças para derrubar a tradição do BOCA JUNIORS. Saiu derrotado por 3 a 1. Aos santistas, quase 75 mil pessoas, restou aplaudir seus garotos. BOCA, CAMPEÃO DA LIBERTADORES. Festa, de novo, dos argentinos, que decidirão o título mundial com o MILAN.
CONDECORADA com a medalha “AVANTE, BOMBEIRO” a musa LUMA DE OLIVEIRA. A homenagem foi prestada durante a comemoração dos 147 anos de fundação do CORPO DE BOMBEIROS, do qual é madrinha. A medalha é um reconhecimento aos serviços prestados por LUMA à Corporação, como a colaboração no calendário “HERÓIS DO RIO”, em que soldados do foto aparecem em poses instigantes. No RIO DE JANEIRO.

O desembargador JOHONSON DI SALVO, do Tribunal Regional Federal, da 3ª Região, acatou o recurso do Ministério Público Federal e restabeleceu hoje a prisão dos oito sindicalistas suspeitos de envolvimento na “máfia dos transportes”. Processados por formação de quadrilha e crimes contra a organização do trabalho, eles haviam sido soltos na última sexta-feira, dia 27 de junho, por determinação do juiz federal TORU YAMAMOTO, da 3ª Vara Criminal. Até o início da noite de hoje haviam retornado à prisão LUIZ CARLOS ANTÔNIO, o LUIZINHO; JOSÉ SIMEÃO DE LIMA FILHO, JORGE LUIZ DE JESUS, o FEBEM; JOSÉ OTAVIANO DE ALBUQUERQUE, o XERIFE; e, ISAO HOSOGI.

No dia em que o MST invadiu uma prefeitura no RIO GRANDE DO NORTE, a sede do INCRA em CUIABÁ e uma empresa de distribuição de energia em ALAGOAS e fechou acessos à cidade de BURITIS (MG), o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA fez hoje sua primeira reunião com líderes do movimento, usou um boné vermelho da entidade e deu biscoito na boca de um líder do MST. Em quase quatro horas de conversa com 27 líderes do movimento no Planalto, LULA prometeu fazer uma “reforma agrária massiva e de qualidade” mas não indicou as fontes de recursos nem se comprometeu com a meta de assentar um milhão de famílias até o fim do Governo, como reivindicou o MST. Em dia de agenda cheia, o presidente ainda posou para fotos com as dançarinas SCHEILA CARVALHO e SHEILA MELLO, que foram ao Palácio do Planalto com um grupo de artistas.

FALECEU na madrugada de hoje, aos 83 anos, MARIA VIRGÍLIA (AMÉLIA) SALGADO LOUREIRO. Escreveu, recentemente, a biografia PLÍNIO SALGADO, MEU PAI, que recebeu o Prêmio CLIO DE HISTÓRIA, no ramo biografia, da ACADEMIA PAULISTANA DE HISTÓRIA. Na “orelha” do livro, GUMERCINDO ROCHA DOREA diz a certa altura: “ .... MARIA AMÉLIA, mergulhando no cofre-forte de sua memória, onde se entrecruzam os mais diversos dados e acontecimentos, por ela vividos e sofridos, apresenta o volume”. Deixa também publicados: A CIDADE E AS ÁREAS VERDES (1979), EVOLUÇÃO DA CASA PAULISTANA e ARQUITETURA DE RAMOS DE AZEVEDO (1981) e O INTEGRALISMO (1981). Filha do deputado federal PLÍNIO SALGADO, fundador da AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA, era viúva do deputado federal JOSÉ LOUREIRO JÚNIOR, que foi secretário da Justiça, no GOVERNO  LUCAS NOGUEIRA GARCEZ.

O zagueiro MAXIMILIANO FERREIRA, o MAX, do BOTAFOGO de RIBEIRÃO PRETO, morreu no campo de treinamentos, ao sofrer um mal súbito. Ele tinha uma lesão coronariana congênita, complicada por uma hipertrofia cardíaca, que o levou à morte por grande esforço. A causa da morte indicou uma cardiopatia isquêmica (falta de sangue) na ponte miocárdica. Essa ponte é uma artéria que normalmente passa sobre o coração, mas, no caso de MAX, passava por dentro do músculo (na superfície do coração). Com os fortes exercícios físicos, a musculatura se fortalece e fecha a artéria.

CONDENADO o cantor cearense FAGNER por plagiar a música “VOCÊ”, de HECKEL TAVARES (1896-1969), editada por FAGNER em 1973. A sentença o obriga a publicar um pedido de desculpas.

Os sinos das igrejas de BELÉM tocaram hoje para festejar a retirada das forças israelenses da cidade e a retomada do poder pela Autoridade Palestina, após sete meses seguidos do controle do Exército de ISRAEL. Ao mesmo tempo, a Rádio ISRAEL informou, citando fontes do governo do primeiro-ministro ARIEL SHARON, que o País vai libertar 20 presos palestinos. O general israelense HADJ ISMAIL JABR afirmou que na lista está o líder da Frente Popular de Libertação da Palestina, AHMAD SAADAT, detido há um ano numa prisão em JERICÓ, na CISJORDÂNIA, sob supervisão anglo-americana. Os EUA anunciaram a entrega de trinta milhões de dólares à AP para consertar estradas, reservatórios de água e outras obras de infra-estrutura danificada por incursões israelenses.

PRESO o empresário PLATON LEBEDEV, presidente de uma megacorporação russa. Citado pela revista FORTUNE como homem mais rico do mundo com menos de 40 anos, LEBEDEV é suspeito de ter fraudado o Estado em 283 milhões de dólares. Em MOSCOU.

FOI CONDENADO à prisão perpétua o americano JOHN MARQUEZ, de 36 anos, por cuspir no rosto de um policial. “Lançamento de fluidos corporais contra autoridade” é um crime de pena máxima, pela possibilidade de transmitir doenças fatais. Na cidade de OKLAHOMA.

2 004   :   -   SEXTA-FEIRA  
Converso, via fone, nesta manhã, com o MAJOR ANDREOLLI, do Regimento de Polícia Montada “NOVE DE JULHO”, sobre o problema da condução para amanhã, a fim de levar os lanceiros e o clarim até o Instituto Histórico e Geográfico de SÃO PAULO. O ANDREOLLI irá resolver esse problema. Conversamos sobre um livro acerca das revoluções de 1922, 1924, 1930 e 1932, que o ANDREOLLI está escrevendo. Lembramos nomes de várias pessoas que poderão ajudá-lo nesse trabalho, inclusive ao da própria presidente do IHGSP.

D.O.E. de 2 de julho de 2004
Arquivo: 819 Publicação:87
Varas Cíveis Centrais, 32 ª Vara Cível
Processo 000.04.004418-1 – Procedimento Ordinário (em geral) – FIAMMETTA EMENDABILI e outro – S/NAZCA e outros –
Compulsando os autos noto que, ao sanear o feito, determinei que em 48 horas da intimação das partes da referida decisão proferida, deveriam as obras de restauração do Obelisco ser retornadas, vez que a determinação da continuidade das obras foi incontinenti, sem prejuízo dos quesitos que serão apresentados “a posteriori”, para fins de realização de perícia a ser produzida. Assim, intime-se hoje, por ofício via fax, a empresa RESTAURO, para que recomece as obras de restauração do Obelisco, em 48 horas, como já determinado, intimando-se os peritos nomeados, por “e mail”, desta decisão. Por fim, deverão os peritos judiciais, quando da realização da perícia, apontar quais os documentos que, por ventura, necessitem ser providenciados pela Municipalidade, em face da manifestação de fls. 4.235. Dê-se ciência dos documentos juntados às partes. “segue-se os nomes de todos os envolvidos”.
Em face da decisão da juíza, o nosso desafeto CARVALHOSA assim se pronuncia no site da Sociedade Veteranos de 32-MMDC: “A CLARO; a Companhia do Restauro; a Farah Service e a Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, continuam a desafiar os comandos judiciais, pois não dão início às obras, como já determinado, dado que, acredita-se, perderam o interesse comercial pela proibição que seja apendida a propaganda da CLARO por sobre o Obelisco, devendo-se limitar a proteção à obra de GALILEO EMENDABILI, com uma manta sem qualquer alusão à CLARO, a qual, ontem, em audiência de tentativa de conciliação, se recusou a sequer honrar o patrocínio empenhado em relação ao projeto de restauro aprovado pelo CONDEPHAAT. Por ser interesse de todos, vos remeto em mensagem apartada, o r. despacho publicado hoje –02 de julho de 2004– no Diário Oficial. Caso os interessados não dêem início às obras, serão tomadas providências, inclusive em âmbito criminal. Saudações Paulistas. PAOLO EMENDABILI”.

A aproximação do NOVE DE JULHO traz muitos afazeres e as notícias da audiência de conciliação fica claro, através do CARVALHOSA, que não houve acordo algum. Isto é, ele não ganhou a tal indenização que estava querendo. Está atrapalhando todo o restauro, há meses, em detrimento do Mausoléu. A juíza, perdida totalmente, não sabe para onde vai. É um despropósito querer forçar o reinicio das obras através de uma sentença fantasiosa. A patrocinadora não dá mais o dinheiro e a restauração não mais acontecerá. De quem será todo esse prejuízo causado por um elemento interesseiro, que causou toda essa confusão? Esses são os comentários entre os amigos que comentaram essa situação confusa.
Na AORPM, encontro o Cel PM Ref HERMES CRUZ reunido com o CORONEL Res NIVALDO PALUMBO. Sabe-se que o CORONEL Ref LIBERTÁRIO PALUMBO faleceu em 30 de junho e que foi cremado ontem. Seu desejo era de que suas cinzas fossem encaminhadas para o Monumento-Mausoléu. Acontece que apenas temos dez caixões. Estudamos nesta manhã a possibilidade de se adquirir um décimo-primeiro caixão, no padrão dos demais, isto é, no mesmo lugar –TIETÊ- aonde a DAMCO conseguiu as dez urnas.  O Cel PALUMBO vai verificar isso. Vencida esta etapa, cabe ele entrar em contato com o coordenador da solenidade do NOVE DE JULHO, CORONEL ADAUTO, comandante da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, que caberá decidir, visto que essa 11ª urna onerará quatro cadetes para conduzi-la no dia da solenidade.  Pela Sociedade não há entrave algum, apenas precisando acertar esses dois pormenores. O Cel EDILBERTO, que conversara conosco ontem sobre esse assunto, chega no meio da reunião. Também estão na sala do presidente outros oficiais, inclusive o CORONEL Ref RAUL DA LUZ. Há uma certa agitação na AORPM porque está-se anunciando que o Governador irá se pronunciar sobre o reajuste dos vencimentos do funcionalismo estadual, logo mais à tarde.
GESOFATO faz suas despedidas nesta tarde. Ele irá reiniciar o retorno para a BAHIA por volta das 22:40 horas. Está eufórico porque hoje se comemora o DIA DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA. Mas não sabe o que aconteceu no dia 2 de julho de 1824, motivo pelo qual na BAHIA é considerada a DATA MAGNA. Explico-lhe que há 180 anos os baianos conseguiram expulsar os portugueses da BAHIA, razão pela qual comemoram o DIA DA INDEPENDÊNCIA.
VICTÓRIO também diz que hoje é o aniversário do LUZ. Ele irá acompanhar GESOFATO nas compras que fará na tarde no centro de SÃO PAULO.
Vamos então para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Não temos contato com o presidente e nem com outras pessoas que poderiam falar sobre a tal audiência de conciliação. Dona CÉLIA está quieta, parecendo que também nada sabe. Somente através do nosso próprio site é que podemos colher as informações provocadas pelo desarvorado CARVALHOSA que vê ruir o seu sonho de conseguir alguns “trocados” na busca de direitos autorais que não tem direito. A CLARO não aceitou “molhar” os seus desonestos bolsos. Comento com o CORONEL MENDES tudo isso. O meu companheiro está aflito pelo fato do presidente ameaçar abandonar o barco depois das solenidades do NOVE DE JULHO. Ele não aceita assumir a presidência numa situação caótica destas. Hoje, por exemplo, dona CÉLIA ficou sem receber seu ordenado por falta de dinheiro em caixa. Poderá agora acontecer aquela renúncia coletiva da DIRETORIA EXECUTIVA que eu já propus em março. Apenas o Sr MARCONDES não deixou que acontecesse tal fato e, agora, ele próprio quer renunciar.
O advogado PAULO DE AZEVEDO MARQUES já estava me esperando para a reunião preparatória que marcamos para esta tarde. Quando chega o representante do CENTRO ACADÊMICO ONZE DE AGOSTO, damos início à reunião. A finalidade é irmanarmo-nos com o Centro Acadêmico XI DE AGOSTO, FACULDADE DE DIREITO, ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DA FACULDADE DE DIREITO E DA USP. O objetivo é o de realizar um evento em data ainda a ser marcada, para a comemoração do 72 º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32. Em princípio, o evento acontecerá num dos últimos dias do mês de setembro, ou em 1 º de outubro. O local será o Salão Nobre da Faculdade de Direito. Já traçamos os nomes dos possíveis oradores e outros detalhes como a outorga da Medalha PEDRO DE TOLEDO a expoentes dessas Entidades.
Percebo que o CORONEL MENDES não está muito contente nesta tarde. Ele ontem esteve em RIBEIRÃO PRETO e voltou hoje por volta das 5 horas. Não irá na cerimônia do CPOR na segunda-feira, naturalmente magoado pela intervenção do GENERAL BUENO no episódio do concurso das monografias que ele idealizou com o cmt do CPOR. Ele recebeu do Instituto de Engenharia um histórico sobre o “BLINDADO LANÇA-CHAMAS DA FORÇA PÚBLICA, em 1931-1932”. Presenteia-me com uma cópia desse trabalho.
Apesar da reunião com o acadêmico PAULO AZEVEDO MARQUES e CARLOS LEITÃO (do Centro Acadêmico XI DE AGOSTO), atendemos telefonemas do IVALDO (CIRCUITO SÃO PAULO), interessado em participar da solenidade de NOVE DE JULHO; do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO (onde a presidente NELLY CANDEIAS está atarefada com a solenidade marcada para amanhã à tarde) e de outras pessoas interessadas na comemoração do NOVE DE JULHO.
Passa pela Sociedade o CORONEL RENALDO. Ele precisa de vários documentos para dar entrada na SECRETARIA DA CULTURA um processo de doação de uma certa parcela de dinheiro, como auxílio à Sociedade, o que tenho lá minhas dúvidas.
Não há contato do Sr MARCONDES com a Sociedade, o que é de estranhar, pois a essas horas ele já deveria ter notícias sobre a audiência de conciliação de ontem. Pode ser que ele não queira comentar o assunto.
Deixando a Sociedade com o Cel MENDES, até ele me deixar na ARMÊNIA, vamos trocando idéias do que pretendemos fazer caso o Sr MARCONDES peça mesmo demissão após o dia 9 de julho. Haverá uma reunião da Diretoria Executiva, onde se dará ciência do episódio, e a nossa renúncia, a fim de que possa acontecer eleições dentro de quinze dias para a escolha do novo presidente e seu vice, pelo CONSELHO SUPREMO, de acordo com o que manda o Estatuto.
Pensando na possível ruína da Sociedade, causada pelas atrapalhadas do CARVALHOSA, que “melou” o restauro do Monumento-Mausoléu, já estou vendo que irei me despedir do MMDC antes do tempo projetado, ou seja, 2005, quando então haveria eleições normais em abril do ano vindouro. O processo sucessório será antecipado para tão logo o Sr. MARCONDES peça a demissão. Será que isso irá mesmo acontecer?
Em casa, telefono para o CORONEL ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, cumprimentando-o pelos seus 65 anos completados hoje. Também ligo para o meu ex-motorista, ANTÔNIO NEGRETTI, cumprimentando a sua neta LUANA, filha do JORGE, que hoje está completando seu décimo-primeiro aniversário.
Mantenho um contato telefônico com a casa do ELIAS CORNETEIRO, um dos ícones da Revolução de 32, que sempre dava o toque de SILÊNCIO no NOVE DE JULHO. Mas a idade não está mais permitindo isso. Possivelmente nem possa comparecer na data porque levou um tombo recentemente e machucou o rosto. ALZIRA PEREIRA DE OLIVEIRA, sua parente, está apavorada quando ao seu estado de saúde e pede para mim a intervenção junto ao HOSPITAL DO SERVIDOR. Mantenho um contato com o Assistente da Superintendência do Hospital, valendo-me de um número de telefone fornecido por CAIO CAVALCANTI, numa das reuniões da Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial. O CAIO já não está mais nesse cargo e o seu substituto, FELIPE, atende-me bem e pede para que a família lhe forneça melhores dados sobre o ELIAS DE OLIVEIRA, o nosso corneteiro da REVOLUÇÃO DE 32.

Uma discussão entre dois delegados da Polícia Federal de SÃO PAULO e dois policiais rodoviários federais, na madrugada, no km 114 da VIA DUTRA, sentido Capital/RIO, em TAUBATÉ, terminou em tiros de submetralhadora, que deixaram dois feridos. Os policiais rodoviários JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO e MAURO MANSILHA DOS REIS FILHO receberam voz de prisão por desacato, foram baleados nas pernas pelos delegados e algemados.  Os policiais rodoviários teriam obstruído o trabalho dos delegados, que estavam perseguindo um bando de traficantes.

Era um assalto, mas virou seqüestro. Três homens invadiram na terça-feira, dia 29 de junho, a casa da empresária ADRIANA DOS SANTOS SANTANA, de 33 anos. Depois de uma hora no imóvel, saíram da casa, levaram a vítima e passaram a exigir resgate. Um bandido foi preso quando recebia o dinheiro e a empresária, libertada. Era noite quando so três homens, dois deles armado com pistolas, entraram na casa da vítima, na VILA PROGRESSO, na zona leste. Queriam dólares e jóias. A empresária, dona de uma estamparia em SÃO MIGUEL PAULISTA, entregou as jóias, 400 dólares, quatro celulares e 150 reais aos bandidos. Era tudo o que tinha em casa. Mesmo assim, os criminosos decidiram fazê-la refém. Levaram-na para uma casa numa favela em ITAQUAQUECETUBA. Pediram trezentos mil reais de resgate, o que os parentes de ADRIANA não tinham condições de pagar. Ontem à noite, a família levou dois mil reais, quantia a que foi reduzida o resgate, até a PRAÇA DO FORRÓ, em SÃO MIGUEL. Quando GIVALDO ALVES DE SOUZA, de 30 anos, foi apanhar o resgate, investigadores da DAS o detiveram. SOUZA já tinha sido preso antes, sob acusações de roubo, furto e porte ilegal de arma. Estava em liberdade havia um mês. Ele delatou os comparsas e levou os investigadores ao cativeiro.

O vocalista da banda LS JACK, MARCUS MENNA, 27 anos, está internado, em coma induzido, no Hospital COPA D´OR, na zona sul do RIO. Seu estado, hoje, era grave. Ele teve parada cardiorrespiratória após cirurgia de lipoaspiração no abdômen, realizada na clínica PERFIL PLASTIC, na BARRA DA TIJUCA, zona oeste. MENNA está sedado e respira por meio de aparelhos e sua pressão arterial é mantida com medicamentos. O vocalista entrou em choque ao receber um analgésico intravenoso. O problema teria ocorrido uma hora e meia depois da cirurgia e MENNA recebeu atendimento de emergência quando estava no setor de recuperação anestésica.
  
MORREU LUIZA DE CASTRO OLIVEIRA, mãe de LUMA DE OLIVEIRA. Dona LUIZA era aquela velhinha que chegou a fazer um comercial da KAISER, no carnaval, ao lado da filha.

PEDRO PAULO SOUZA DA SILVA, filho da ex-ministra BENEDITA DA SILVA, teve o carro apreendido por circular com documentos falsos. O veículo tem 34 multas em atraso.

NASCEU ANTÔNIO CAMARGO MARIANO COSTA BALDINI, filho da cantora MARIA RITA e do diretor de cinema MARCOS BALDINI. Foi no hospital SÃO LUIZ, em SÃO PAULO. O bebê nasceu com 50 cm e pesando 3,15 quilos.

O vocalista da banda LOS HERMANOS, MARCELO CAMELO, e ALEXANDRE MAGNO ABRÃO, o CHORÃO, do grupo CHARLIE BROWN JÚNIOR, discutiram no Aeroporto de FORTALEZA, onde as bandas desembarcavam para um festival. CHORÃO atingiu CAMELO com um soco e uma cabeçada. O motivo foi a crítica feita em uma entrevista por CAMELO às bandas que fazem propaganda de refrigerante. CHORÃO é garoto-propaganda da COCA-COLA. CAMELO já acionou seus advogados para processar o agressor.

O dono do bilhete vencedor do concurso 575 da MEGA SENA, sorteado no sábado passado, ainda não apareceu para receber a bolada de 25,7 milhões de reais. Enquanto o ganhador não aparece, as especulações sobre o que pode ter acontecido são muitas.

O filme HOMEM-ARANHA 2 bateu o recorde mundial de estréia arrecadando mais de 40 milhões de dólares em seu primeiro dia nos cinemas americanos. Esse recorde coloca o filme em uma privilegiada posição e ele pode se transformar no grande êxito do ano. Mas ainda é muito cedo para dizer que HOMEM-ARANHA 2 possa superar os 600 milhões de TITANIC.

O tênis feminino, que viveu período de poucos atrativos, ganhou final mais que especial em WIMBLEDON. Hoje, de um lado, SERENA WILLIAMS, ex-número 1 do mundo. Do outro nasce uma estrela, MARIA SHARAPOVA, russa que faz estrondoso sucesso ao chegar, com apenas 17 anos, à sua primeira decisão de GRAND SLAM, com talento, graça e vida curiosa. Desde a fria SIBÉRIA, onde nasceu, SHARAPOVA passou por muitas. Fugiu de CHERNOBYL, foi deixada na academia de NICK BOLLETTIERI, com apenas 9 anos –como se fosse um bebê depositado ao degrau da porta de uma casa para ser criado por uma família melhor– e hoje, já com a certeza de fazer fortuna, não se importa com o dinheiro, mas revela prazer em dirigir belos carros. A transferência para a FLÓRIDA, nos EUA, foi traumática. Seus pais, por problemas de visto, tiveram de se afastar da jovem MARIA. Mas este estágio de sua vida foi bastante proveitoso.  Com uma mistura de sex appeal e um prodigioso talento, SHARAPOVA é a segunda tenista mais nova a ir tão longe em WIMBLEDON. Em 1997, MARTINA HINGIS ganhou o título com 16 anos.

Um homem invadiu hoje o frigorífico CONAGRA FOODS INCORPORATION, em KANSAS CITY, nos EUA, abriu fogo e matou seis pessoas. Dois funcionários foram baleados e hospitalizados em estado grave. O atirador, que não foi identificado, cometeu suicídio antes de a polícia chegar ao local.

Palestinos executaram em praça pública, hoje, um palestino acusado de colaborar com ISRAEL. Centenas de pessoas assistiram a morte de MUHAMMAD DARAGHMEH, de 45 anos, e muitos celebraram quando homens do grupo BRIGADAS DE MÁRTIRAS DE AL AQSA dispararam os últimos tiros, em QABATIYA, na CISJORDÂNIA.
                   
EXIMIDO da acusação de invasão de privacidade um provedor que teria espionado as mensagens de seus internautas. A decisão abre caminho para que outros provedores monitorem seus clientes. Pela CORTE DE APELAÇÕES dos EUA.

MORREU em LISBOA, aos 84 anos, a poetisa SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN. Ela estava hospitalizada havia 15 dias e a causa da morte não foi divulgada. Nascida em 1919 no PORTO, escreveu 17 livros de poesia, 9 antologias e 13 livros de prosa, que incluem contos infantis, ensaios e uma peça teatral. Entre vários prêmios, foi reconhecida com o CAMÕES, em 1999, o mais importante da língua portuguesa. Também ganhou, em 2003, o prestigioso REINA SOFIA e no dia 12 receberia a Medalha de Honra da Presidência do CHILE, dentro das comemorações do centenário de nascimento do poeta PABLO NERUDA. Numa votação secreta, em 2002, o PEN CLUB português decidiu propô-la como candidata ao NOBEL. O escritor JOSÉ SARAMAGO, NOBEL de LITERATURA em 1998, lamentou a morte da poetisa e elogiou sua “assombrosa”  forma de “purificar a palavra como se tivesse acabado de inventá-la”. Já o presidente de PORTUGAL, JORGE SAMPAIO, considerou a morte dela uma “perda irreparável” para a cultura e o país. Ressaltou que foi ela uma “valente lutadora pela liberdade e resistente à opressão, pelo verbo e pela ação”. SOPHIA combateu a ditadura de SALAZAR e chegou a ser deputada pelo PARTIDO SOCIALISTA.

2 005   :   -    SÁBADO
Encerrada uma das semanas mais trabalhosas na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, não só porque estamos aprontando tudo para a solenidade do 73º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, como também porque estamos num período de transição no processo eleitoral. O atual presidente, Sr GERALDO FARIA MARCONDES, entrado em anos, não mais tem condições de exercer o cargo. Ausente nos últimos meses, autor de uma série de erros, cujo último foi nomear o seu “vice”, de maneira muito estranha, numa solenidade de entrega de medalhas, num momento inadequado, totalmente contrário às regras estatutárias. Até hoje não há um documento onde se registra essa “nomeação”. Ele não reuniu a Diretoria Executiva e fez essa bobagem quando faltava uma quinzena para a assunção do novo presidente. O GENERAL BUENO, seu “vice”, é pessoa detestada na Sociedade e polêmico. Existem várias versões de sua conduta moral: compra de carro sem pagar, superfaturamento no Círculo Militar, empréstimo de dinheiro sem honrar o pagamento, etc. Agora, descansaremos nesse final de semana e depois iremos enfrentar aquela da solenidade, antecipada por algumas comemorações: a da Associação Comercial, na segunda-feira, dia 4; a da OAB, no dia 6 e da posse do GINO STRUFFALDI, na presidência da Diretoria Executiva; do CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA, na presidência do Conselho Deliberativo e do CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA, na presidência do Conselho Fiscal.
Toda essa atividade fez com que minhas memórias ficassem de lado. Hoje procurarei compensar o atraso.

Estava lançando esses pensamentos no computador quando me liga o GINO. Diz que o Sr MARCONDES acabou de lhe telefonar e dizer que está muito magoado por ter recebido a notificação Extra-Judicial relativa ao pedido de uma auditoria. Durante uma hora os dois presidentes  conversaram  sobre o MMDC. Isso é muito bom, pois se acertam quanto ao futuro da Sociedade.
Meu companheiro da ESCOLA DE OFICIAIS, CORONEL PM Ref ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, está completando sessenta e seis anos. Mantenho um contato telefônico com ele e com sua esposa, dona PACHA. Moram em TAUBATÉ já há alguns anos. Conversamos sobre assuntos relativos com a nossa Corporação. Ele está indignado com ZULAIÊ COBRA RIBEIRO, uma mulher que na Câmara Federal sempre tentou prejudicar as polícias militares.
Também neste sábado mantenho um contato com o meu ex-motorista, SARGENTO Reformado NEGRETTI. Sua neta, LUANA, está completando doze anos de idade.

DIÁRIO OFICIAL DE 2 DE JULHO DE 2005 PUBLICA A TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA DO TENENTE-CORONEL PM JOSÉ KOKI KATO. Nasceu em 3 de fevereiro de 1948. Entrou para a então FORÇA PÚBLICA em 5 de fevereiro de 1969. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 16 de abril de 1977. PROMOÇÕES: 2º Tenente – 15 de dezembro de 1977; 1º Tenente – 24 de maio de 1982; Capitão – 25 de agosto de 1988; Major – 24 de maio de 1996; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2000.

FERNANDO ALONSO, da RENAULT, líder do Mundial, tem uma boa chance amanhã, no GP DA FRANÇA, quando começa a segunda metade do campeonato, de ampliar a diferença de 22 pontos que possui na classificação para KIMI RAIKKONEN, da McLAREN. O espanhol do time francês larga na POLE POSITION em MAGNY-COURS e o finlandês apenas em 13 º lugar. Hoje, na sessão que definiu o grid, RAIKKONEN obteve o terceiro tempo, mas como substituiu o motor MERCEDES, quebrado ontem, perdeu dez posições. O italiano JARNO TRULLI, da TOYOTA, sai em segundo. O alemão MICHAEL SCHUMACHER está com o terceiro tempo; TAKUMA SATO, com o quarto; RUBENS BARRICHELLO, com o quinto; GIANCARLO FISICHELLA, com o sexto; JENSON BUTTON, com o sétimo; JUAN PABLO MONTOYA, com o oitavo; FELIPE MASSA, com o nono; JACQUES VILLENEUVE, com o décimo.
    
Começa hoje a 27ª edição do TANABATA MATSURI, o tradicional FESTIVAL DE ESTRELAS, festa japonesa realizada na LIBERDADE, no Centro de SÃO PAULO. Cerimônias, apresentações folclóricas, artesanatos e delícias da culinária japonesa serão os atrativos para os cerca de 130 mil visitantes esperados. O evento, celebrado há 1.300 anos pelos japoneses, é uma oferenda a duas estrelas, VEGA e ALTAIR. Diz a lenda que uma princesa, ORHIME, e um pastor, KANGYU, se apaixonaram de tal forma que se esqueceram de cumprir com suas obrigações. Eles foram castigados pelos deuses, que os transformaram em duas estrelas, colocadas nos dois extremos da VIA LÁCTEA. Como consolo pelo castigo, as duas estrelas podem se encontrar uma vez por ano. O encontro sempre acontece na primeira semana de julho. O 27º TANABATA MATSURI começa hoje, às 14 horas, e estende-se até a noite de domingo, dia 3 de julho.

Os goleiros foram determinantes na suada vitória da PONTE PRETA por 1 a 0 sobre os reservas do SÃO PAULO, no MOISÉS LUCARELLI. ROGÉRIO CENI falhou no gol do rival e ainda perdeu um pênalti, defendido pelo colega de posição, LAURO. O resultado mantém o time de CAMPINAS na liderança do CAMPEONATO BRASILEIRO. Outros jogos deste sábado: FLUMINENSE 0 x PARANÁ 1; VASCO 1 x GOIÁS 2; CORITIBA 3 x PAYSANDU 1.
  
As ligações do PT com o publicitário MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA, dono da SMP&B e DNA, são detalhadas pela revista VEJA. O publicitário foi um dos avalistas de um empréstimo de 2,4 milhões de reais obtidos pelo PT junto ao BMG, banco com sede em BELO HORIZONTE, onde fica também a sede da SMP&B e DNA.
A descoberta desse contrato mostra que o presidente do PT, JOSÉ GENOINO, caiu na rede do mensalão. GENOINO diz que assinou o papel “em confiança, sem ler”, e joga a culpa no tesoureiro, DELÚBIO SOARES.

O atacante LIONEL MESSI foi o grande destaque da ARGENTINA na conquista do MUNDIAL SUB-20, realizado na HOLANDA. Os dois gols que marcou na final de hoje – ambos de pênalti – foram fundamentais para a vitória sobre a NIGÉRIA por 2 a 1. Foi o quinto título mundial dos argentinos na categoria – o BRASIL ganhou a competição quatro vezes. Na preliminar, o BRASIL bateu MARROCOS por 2 a 1 e garantiu o terceiro lugar.

Com gritos, pulos frenéticos, sorrisos e lágrimas, VENUS WILLIAMS, de 25 anos, comemorou a volta aos grandes momentos no tênis com a conquista do TORNEIO DE WIMBLEDON, seu primeiro título de GRAND SLAM desde 2001 e o terceiro da competição inglesa. Assim, põe novamente sua marca em um troféu importante e mantém as irmãs WILLIAMS em evidência, depois de SERENA ter vencido o ABERTO DA AUSTRÁLIA, no início do ano, em MELBOURNE. A decisão diante de LINDSAY DAVENPORT foi a mais longa da história do ALL ENGLAND CLUB na chamada era aberta, que começou em 1968. Teve duas horas e quarenta e cinco minutos de duração. Antes, em 1970, MARGARETH COURT ganhou de BILLIE JEAN KING com a duração de duas horas e vinte e oito minutos.

Um atacante suicida matou hoje vinte pessoas e feriu pelo menos vinte e uma detonando explosivos num centro de recrutamento da polícia em BAGDÁ. Vários feridos encontram-se em estado muito grave, por isso as autoridades calculam que o número de mortes nesse ataque ainda vá subir bastante. O extremista levava as bombas por baixo de trajes civis e não despertou suspeitas ao entrar no centro, que estava lotado. Ao sul da cidade, outro atacante suicida lançou um carro-bomba contra um posto de controle das forças do IRAQUE, matando 5 pessoas e ferindo 12. Em HILLA, ao sul de BAGDÁ, dois ataques suicidas mataram 5 pessoas, na maioria policiais, e feriram pelo menos 20.

Confrontos na região central do AFEGANISTÃO deixaram hoje 25 rebeldes e 6 soldados mortos. O conflito começou quando forças afegãs começaram a vasculhar um esconderijo da milícia TALEBAN, o movimento fundamentalista islâmico deposto pelas tropas americanas em 2001. Mais de 500 soldados participaram da ofensiva na Província de URUZGAN. A milícia é acusada de vários seqüestros e assassinatos recentes na região, segundo o governo local.

2 006   :   -    DOMINGO
Domingo feio, de chuvisqueiro e frio. O BRASIL está de luto. Morreu a seleção brasileira de futebol. Jogou ontem um futebol medíocre e se despediu laconicamente da XVIII COPA DO MUNDO. Agora, vamos torcer para FELIPÃO, técnico de PORTUGAL, a quem cabe vingar o papel ridículo do BRASIL.
Estou muito atrasado com meus papéis. Com os compromissos marcados para esta semana, se não os colocar mais ou menos em ordem, as coisas vão se complicar muito. Já amanhã, teremos de ir até SANTO ANDRÉ, onde está sendo montado o núcleo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ainda amanhã, às 17 horas, na Associação Comercial, na plenária, teremos sessão solene pelo 74º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Na terça-feira, pela manhã, tenho um compromisso com o engenheiro ESDRAS MAGALHÃES DOS SANTOS FILHO, na rua AURORA, sede da ANEPOM. Retornaremos ao 2º BPE na quinta-feira, dia 6, para entrega da Medalha CONSTITUCIONALISTA. Depois, em 7 de julho, iremos ao CPOR pela manhã, e, no período da tarde, na API, faremos a festa dos 52 anos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Em seguida, deveremos embarcar para LORENA, onde ficaremos hospedados no 5º BIL. No sábado, dia 8, assistiremos as solenidades do 74º Aniversário da Revolução, na cidade de CRUZEIRO, quando chegarão os heróis da PRIMEIRA CAMINHADA NOVE DE JULHO. No dia 9 de Julho, será a apoteose das nossas comemorações, no IBIRAPUERA. Ainda em 10 de julho, a OAB comemorará os 74 anos da Revolução, às 19 horas. Temos ainda a obrigação de viajar para o RIO DE JANEIRO em 13 de Julho, para sermos homenageados na I REGIÃO MILITAR, no dia 14. Tudo isso demonstra a grande credibilidade que a Sociedade alcançou no primeiro ano da gestão do presidente GINO STRUFFALDI.    
Faço uma ligação telefônica para o CORONEL PM Ref ALUÍZIO SILVEIRA DE CARVALHO PEREIRA, que hoje está completando seu  67º Aniversário. Ele ainda está se convalescendo de uma bala na perna, disparada por um ladrão que o tentou assaltar. O ALUÍZIO não tinha conhecimento da morte do nosso CORONEL PM Ref PLÍNIO ANGANUZZI. Diz o ALUÍZIO que tem assistido a CAMINHADA NOVE DE JULHO na televisão local. Ele mora em TAUBATÉ e a CAMINHADA chegará nessa cidade em 3 de julho, ou seja, amanhã.
Também tento um contato telefônico com o SARGENTO PM Ref NEGRETTI, meu ex-motorista, a fim de cumprimentar sua netinha, LUANA, que hoje está completando treze anos. Mas somente fica registrado o recado na secretária eletrônica.
Somente depois das 21 horas é que posso respirar sossegado. Consegui colocar no computador todas as notícias e acontecimentos da semana.

Assisti, hoje à tarde o GP dos EUA. MICHAEL SCHUMACHER não renunciou a luta pelo octacampeonato. O alemão venceu o GP dos EUA, em INDIANÁPOLIS, e aproveitou a má corrida de FERNANDO ALONSO para reduzir a 19 pontos sua desvantagem em relação ao líder do campeonato. Foi a 87 ª vitória de SCHUMACHER, a quarta seguida nos EUA. O espanhol da RENAULT chegou na quinta colocação e viu terminar a seqüência de quatro vitórias seguidas e de 15 pódios consecutivos. FELIPE MASSA cruzou a linha em segundo lugar, o melhor do brasileiro na F-1. SCHUMACHER largou na pole position, mas perdeu a liderança para seu companheiro de equipe ainda na primeira curva e por pouco não foi ultrapassado por ALONSO, que pulou de quinto para terceiro lugar ao superar GIANCARLO FISICHELLA e RUBENS BARRICHELLO.
 
O governador CLÁUDIO LEMBO comemorou hoje na sede do Corpo de Bombeiros, na Praça CLÓVIS BEVILACQUA, no Centro, o DIA DO BOMBEIRO. LEMBO chamou o local de “casa da vida” e homenageou o SOLDADO JOÃO ALBERTO COSTA, morto e maio durante o ataque de uma facção criminosa em SÃO PAULO. No PARQUE DA INDEPENDÊNCIA, no IPIRANGA, houve exposições em homenagem à data.

Criminosos voltaram a atacar agentes penitenciários na GRANDE SÃO PAULO e Capital, em dois atentados praticamente simultâneos hoje à noite. Uma das vítimas escapou ilesa, a outra morreu a tiros. Desde a última quarta-feira, foram seis casos de atentados contra carcereiros, sendo quatro fatais. Os crimes de hoje ocorreram por volta das 20:30 horas. Um deles em GUARULHOS, onde quatro homens armados realizaram diversos disparos contra JOSELITO FRANCISCO DA SILVA, funcionário do Centro de Detenção Provisória da cidade. SILVA passava de carro por um viaduto da cidade quando foi atacado pelo grupo, que também estava de carro. Os disparos, no entanto, acertaram apenas o veículo da vítima. SILVA escapou sem ferimentos e decidiu que registraria o boletim de ocorrência apenas amanhã. O outro ataque ocorreu na região do JAÇANÃ, zona norte de SÃO PAULO. O agente OTA FILHO COUTO, de 40 anos, foi baleado na rua MANOEL FRANCISCO ALVES, quando falava em um telefone público. Testemunhas disseram que alguns homens que estavam em uma PARATI vermelha foram em direção ao agente e realizaram diversos disparos. OTA foi levado com vida ao Hospital SÃO LUIZ GONZAÇA. Apesar de medicado, a vítima não resistiu aos ferimentos. O agente penitenciário trabalhava no CDP 2, do BELÉM, na zona leste da Capital. 

2 007     :      -     SEGUNDA-FEIRA
SESSÃO PLENÁRIA SOLENE
A Comissão Cívica e Cultural, da Associação Comercial de São Paulo, convida para a solenidade comemorativa dos
75 ANOS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, com outorga de Diplomas e Colares “CARLOS DE SOUZA NAZARETH”, a realizar-se no dia 2 de julho, às 17 horas, no 11º andar do edifício-sede da entidade.
HOMENAGEADOS
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Dorina de Gouvêa Nowill, Presidente Emérita e Vitalícia da Fundação Dorina Nowill para Cegos
Elvio Aliprandi, ex-Presidente da ACSP
Lincoln da Cunha Pereira, ex-Presidente da ACSP
Mario Jorge Germanos, ex-Presidente da ACSP
Romeu Trussardi Filho, ex-Presidente da ACSP

Após a solenidade, será servido coquetel

A Prefeitura Municipal de SOROCABA proporciona hoje a Abertura da Exposição de Fotografias, Pertences e Objetos relacionados à Revolução Constitucionalista de 1932.
Às 19:30 horas haverá a palestra “REVOLUCIONÁRIO DE 32, NOS LIMITES DE ITARARÉ”, tendo como orador JOSÉ GONÇALVES FRANCO. O local da palestra é no Salão de Conferências do Gabinete de Leitura Sorocabano, na praça CORONEL FERNANDO PRESTES.

O JUBILEU DE DIAMANTE da Revolução Constitucionalista de 1932 terá hoje mais uma data expressiva, com uma solenidade programada pela Associação Comercial, a partir das 17 horas. Vou para a cidade de SÃO PAULO já de terno. Passo pela Sociedade e procuro atualizar minhas memórias num computador de meu uso. O CORONEL PM MENDES chega em seguida. Pede-me para atualizar o seu currículo. Aproveito para também deixar o meu em ordem, inserindo o diploma de Amigo da ANVFEB - FLORIANÓPOLIS, que recebemos recentemente. Procuro entrar em contato com o CARMELO, pedindo a ele que administre a reunião dos componentes do MMDS. CRISTIANO, AMÉRICO e RAFAEL estão atuantes.
Na tarde, procuro acertar a entrega da Medalha da Constituição junto à dona VITÓRIA, na Assembléia Legislativa. Ela ainda não tem a resposta definitiva do presidente. Três nomes lhe foram passados: CORONEL ANTÔNIO CARLOS MENDES, veterano OSWALDO DIANA, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA. Hoje lhe forneço um quarto nome, CORONEL PM Res JAIRO PAES DE LIRA.
TENENTE-CORONEL CODELO passa pela Sociedade depois das 16 horas. Ele está a caminho da Associação Comercial. O CORONEL MENDES não poderá comparecer no evento comemorativo dos 75 anos da Revolução pois tem compromissos como Chefe de Gabinete do Grão-Mestre do ORIENTE.
Um pouco antes das 17 horas, estou chegando no 11º andar da Associação Comercial.  O salão de conferências está quase lotado. Aos poucos, vou cumprimentando os amigos: LAURO ESCOBAR, FRANCES DE AZEVEDO, CORONEL PM Ref PAULO TENÓRIO DA ROCHA MARQUES, MILTON FERNANDES, OG POZZOLI, Professora EDIMARA DE LIMA, GINO e dona DINORÁH, NAPOLEÃO DE ABREU, ROMAGNOLI, Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, CAIO ALFAYA, ROBERTO MATEUS ORDINE, MAJOR ARLINDO PICOLI, ANTÔNIO AUGUSTO BIZARRO, ELOY GONÇALVES DE OLIVEIRA, GAETANO BRANCATI LUIGI, HELIODORO PEREIRA DE SÁ, PAULA BRAGA VISCAINO, VALDIR ABDALLAH.  
A composição da mesa de trabalhos é anunciada pelo mestre de cerimônias: CARLOS MONTEIRO, FRANCISCO GIANNOCCARO, Doutor MÁRIO AMATO, Professor EDIMARA DE LIMA, CLÁUDIO VAZ, LIBÉRIO AFIF DOMINGO.
Após a execução do HINO NACIONAL, pelo coral do Centro de Formação de Soldados da PMESP, a professor EDIMARA DE LIMA faz uso da palavra, discorrendo sobre os 75 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.
É entregue o COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH às pessoas mencionadas no convite. O CORAL executa o PARIS BELFORT, hino dos ex-combatentes de 1932. As autoridades que recebem o COLAR fazem uso da palavra. Encerrando a solenidade, CARLOS MONTEIRO, presidente da Mesa de Trabalhos, discursa.
No coquetel, no 12º andar, MILTON FERNANDES apresenta-me à arquiteta MARA, que está lhe ajudando a compor o site da Sociedade Veteranos de 32-MMDC na KHRONOPEDIA. Isso é algo trabalhoso e que ainda está engatinhando. ROMAGNOLI e JANAÍNA estão distribuindo os convites para a solenidade do núcleo de GUARULHOS, sobre os 75 anos da Revolução, que será em 19 de julho. Eles também estão se preparando para a Assembléia Geral Eleitoral que dará posse aos dirigentes da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em 6 de julho, para o biênio 2007/2009. Conhecemos outras pessoas e somente deixamos o local por volta das 20 horas.   

Tomamos conhecimento do falecimento do Comendador NEWTON LUZ, Presidente da Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros, situada na Rua BAFFIN, 203, em SÃO BERNARDO DO CAMPO. No dia 28 de agosto de 2006,quando comparecemos em SÃO BERNARDO para entrega da Medalha Constitucionalista, na VILA PAULICÉIA, ali encontramos o Comendador NEWTON LUZ. Após a solenidade, estivemos na casa onde funcionava a Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros, totalmente cheia de bandeiras, flâmulas, quadros, fotografias, tudo relacionado ao culto da Pátria. Ao longo de sua vida, NEWTON LUZ amealhou todas essas preciosidades históricas.
O presidente do Conselho de Ética do Senador, LEOMAR QUINTANILHA, manobrou para beneficiar o presidente da Casa, RENAN CALHEIROS. Sem consultar os integrantes do Conselho, encaminhou para a Mesa Diretora do Senado o processo aberto contra RENAN por quebra de decoro. Com isso, devolveu o caso à estaca zero. A Mesa tem reunião amanhã cedo para decidir o que fazer. A manobra fez a oposição aumentar a pressão pela saída de RENAN.

O brasileiro SÉRGIO DE QUEIROZ DUARTE foi nomeado hoje alto representante da ONU para assuntos de Desarmamento. A nomeação do diplomata foi feita pelo secretário-geral, BAN KI-MOON. Ele chefiará um novo escritório no prédio da ONU, em NOVA YORK, com amplos poderes e status de subsecretário.
DUARTE foi embaixador em CANADÁ, ITÁLIA, ARGENTINA, EUA, CHINA e ÁUSTRIA e presidente da junta de governadores da Agência Internacional de Energia Atômica, entre 1999 e 2000. Ele presidiu também a Conferência da ONU para revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Atômicas, em 2005.
O diplomata tornou-se o brasileiro a ocupar o mais alto posto junto à ONU, com status equivalente ao que tinha SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, que morreu numa ação terrorista no IRAQUE, onde era enviado especial do secretário-geral das NAÇÕES UNIDAS no país.

O estudante JOSÉ WILKER SOARES DA COSTA, de 18 anos, foi assassinado com um tiro no peito, na madrugada de 1º de julho, domingo, pelo próprio pai, o cabo da Polícia Militar da PARAÍBA, JOSAFÁ ALVES DA COSTA, que o confundiu com um ladrão. Após participar de uma festa, o jovem voltou para casa de madrugada. Como seus pais dormiam, JOSÉ WILKER forçou a porta da casa para entrar sem incomodá-los. A mãe do jovem percebeu que alguém tentava abrir a porta à força e chamou JOSAFÁ, que foi para a sala armado, pensando que um ladrão tentava entrar na casa. Como estava escuro, o cabo esperou que o suposto ladrão entrasse e atirou.
Quando a lâmpada foi acesa, JOSAFÁ percebeu que tinha atirado no filho. O cabo entrou em desespero, se agarrou ao corpo do jovem e gritou pedindo socorro. Os dois foram levados para o hospital, aonde o rapaz chegou morto e o pai ficou internado em estado de choque. JOSAFÁ tentou se matar três vezes. Ele continua sedado no hospital.   

O médico JULIANO SILVA FERREIRA evitou que o bimotor que o levava de SÃO PAULO para JAÚ caísse depois de se chocar com urubus. No impacto, o pára-brisa do avião estourou. O piloto ficou cego do olho esquerdo e desacordado por quase 30 minutos. O médico percebeu e levantou o manche. Em seguida, reanimou o piloto, que realizou um pouso de emergência em JUNDIAÍ.

O governador baiano, JAQUES WÁGNER enfrentou hoje, em SALVADOR, a primeira manifestação contra sua gestão, durante desfile pelas comemorações do 2 de Julho – que marca a última batalha entre brasileiros e portugueses pela independência do BRASIL, em 1823. A data é a principal festa cívica da BAHIA e considerada um termômetro político no Estado. Durante o cortejo, o governador foi vaiado por grupos contrários à greve dos professores estaduais, que hoje completou 54 dias.

Cinco médicos estão entre as oito pessoas detidas pelo ataque de sábado contra o aeroporto de GLASGOW, na ESCÓCIA, que também são suspeitas de planejar a explosão de dois carros no centro de LONDRES. Dois dos médicos são o iraquiano BILAL ABDULLA e o jordaniano MOHAMMED ASHA. O terceiro seria indiano. ABDULLA é um dos dois homens que ocupavam o JEEP CHEROKEE lançado em chamas contra o aeroporto. Neurologista do hospital NORTH STAFFODSHIRE, ASHA e sua mulher foram presos no sábado. Com alerta em nível “crítico” o mais alto, os aeroportos britânicos estão com segurança reforçada.
Pelo menos nove pessoas morreram – entre elas, sete turistas espanhóis – e oito ficaram feridas na explosão de um carro-bomba no Templo da RAINHA DE SABÁ, no IÊMEN.

BEVERLY SILLS, a grande soprano americana, morreu nesta segunda-feira, aos 78 anos. De acordo com seu agente, SIILS estava em NOVA YORK e, após lutar contra o câncer desde 1974, não resistiu depois de ser operada. BEVERLY era mais conhecida por seu apelido de “BUBBIES”. Ela havia deixado os palcos em 1980.

2 008    :     -    QUARTA-FEIRA
A TV CÂMARA de JACAREÍ entra em contato, via fone, comigo, nesta manhã. Quer a confirmação da permissão para ir ao Monumento Mausoléu. A repórter SÔNIA virá para SÃO PAULO: visitará o Monumento Mausoléu (onde tirará fotos), entrevistará GINO na Sociedade e terminará deu périplo cultural com uma visita ao Museu “MARIA SOLDADO”. A TV CÂMARA daquele município pretende lançar um DVD no dia 9 de Julho, em comemoração ao 76º Aniversário da Revolução Constitucionalista.
Telefono para a residência do GINO para combinar o horário de sua chegada no MMDC. Ele está em companhia do MENDES. Agora cedo irão entregar ofícios de outorga da Medalha CONSTITUCIONALISTA na Marinha, Exército e Aeronáutica. O MENDES, que também conversa comigo nessa oportunidade, diz que pretende passar pela Assembléia Legislativa, a fim de se entender com o CORONEL PM Res RICARDO JACOB sobre problemas atinentes a seu tempo de tesoureiro.
Vou diretamente para a Sociedade. Tenho de verificar extensa correspondência. MARINEI está de mãos atadas, a internet está fora do ar e ela pouco pode fazer. GINO e MENDES chegam depois das 14 horas. MENDES queixa-se de problemas de saúde (com uma perna machucada) e uma operação que sua esposa deverá ser submetida na sexta-feira. Está ele encerrando o trabalho relacionado com as comendas que serão entregues no 9 de Julho.
Com a chegada da equipe da TV CÂMARA, de JACAREÍ, o GINO vai ser entrevistado. Precisava ir até a AORRPM, a fim de buscar os ofícios de outorga da Medalha da Constituição (para o MENDES, OSVALDO DIANA, dona DIRCE e Professor JOSÉ CARLOS), trazidos pelo CORONEL PM Ref NIOMAR CYRNE BEZERRA. Acontece que a SÔNIA, que chefia a equipe de JACAREÍ, também quer me entrevistar. Mando a MARINEI até a Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMESP.
Chega mais tarde o TENENTE GONÇALVES. Ele fica decepcionado por não constar da relação das pessoas que irão receber a Medalha CONSTITUCIONALISTA no núcleo de SÃO MIGUEL, no dia 14. O coordenador desse núcleo substituiu o TENENTE GONÇALVES por outra autoridade. Saio do MMDC depois de atender o CORONEL CARMELO, CAPITÃO CRISTIANO, TENENTE RAFAEL e ASPIRANTE DANILO que vêm me visitar no final da tarde.
Em casa, cansado, vou me “apagar” durante o JORNAL NACIONAL. Antes, porém, ligo para o meu companheiro de Escola de Oficiais, CORONEL PM ALUÍZIO PEREIRA DE CARVALHO PEREIRA, para cumprimentá-lo pelos 69 anos que está completando hoje. Ainda, também ligo para a LUANA, neta do SARGENTO PM Ref NEGRETTI, que está completando 15 anos de idade. Converso com o meu antigo motorista.  Deito e durmo até mais de 22 horas. Ainda vou trabalhar no computador.  

O FLUMINENSE viveu nesta noite uma das maiores decepções de sua história. Após vencer o LDU por 3 a 1, no MARACANÃ, o time carioca perdeu o título da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA ao ser derrotado por 3 a 1 nos pênaltis. O clube de QUITO é o primeiro do EQUADOR a ganhar o torneio continental.
A torcida do TRICOLOR lotou o estádio esperando ver o time carioca passar por cima da LDU desde o começo do jogo. Não foi o que aconteceu. Logo aos cinco minutos, o ótimo GUERRÓN fez mais uma de suas jogadas pela ponta direita e seu cruzamento para dentro da área encontrou BOLAÑOS, que chutou para abrir o placar.
A resposta brasileira, no entanto, foi rápida. Aos 11, dois minutos após WASHINGTON perder um gol ridículo, THIAGO NEVES fez uma boa jogada individual e com um chute de fora da área, empatou o jogo. O duelo do MARACANÃ era aberto e completamente imprevisível.
A virada brasileira não tardou a chegar. Aos 27, uma cobrança de lateral chegou aos pés de CÍCERO e ele mandou a bola para a pequena área da LDU, onde THIAGO NEVES trabalhou como um centroavante para marcar o segundo gol do FLUMINENSE.
O segundo tempo foi tão corrido como o primeiro. E o FLUMINENSE conseguiu marcar seu terceiro gol aos 11 minutos, em uma cobrança de falta. De THIAGO NEVES, novamente. Dali até o final do jogo, o time da casa sufocou o rival e chegou perto do quarto gol, aquele que evitaria a prorrogação (já que o primeiro jogo terminou 4 a 2 para os equatorianos), várias vezes. E a LDU também teve suas chances, como o chute na trave de BIELER, aos 23.
A prorrogação teve um ritmo bem mais lento, por causa do cansaço das equipes. O TRICOLOR atacou mais, mas escapou da derrota graças a um erro de arbitragem: BIELER fez um gol legítimo, que foi anulado.
Nos pênaltis, o goleiro CEVALLOS virou herói da LDU ao defender os chutes de CONCA, THIAGO NEVES e WASHINGTON.  

O PM CARLOS VILALBA PRETO, da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Policia Militar, na VILA MARIA, foi preso na noite de segunda-feira, dia 30 de junho, pela Corregedoria da PM, suspeito de ter abusado sexualmente de duas meninas, uma de oito e outra de doze anos.
O crime teria ocorrido na noite de 23 de junho. VILALBA é investigado por estupro e atentado violento ao pudor,

O depoimento das testemunhas de defesa de ALEXANDRE NARDONI e ANNA CAROLINA JATOBÁ, hoje, no Fórum de Santana, concentrou-se basicamente na fragilidade da segurança do Edifício LONDON, de onde ISABELLA NARDONI foi jogada do sexto-andar, no dia 29 de março. A maioria das pessoas envolvidas também tentou envolver no caso um pedreiro que prestou serviços à família NARDONI, por vários anos.
“Não é a primeira vez que a defesa tenta transferir a responsabilidade. Já fizeram isso anteriormente com o porteiro do prédio e até com a mãe de ISABELLA. A impressão que se tem é de que estão atirando para todos os lados para ver se acertam algo”, comenta o promotor FRANCISCO CEMBRANELLI.

O ex-vocalista da banda POLEGAR, RAFAEL ILHA ALVES PEREIRA, de 35 anos, foi preso em flagrante na noite de ontem por tentativa de seqüestro, formação de quadrilha e usurpação de função pública (por uso de camiseta da Polícia Civil). Com a ajuda de outras duas pessoas, ele tentou levar uma mulher à força para a sua clínica de recuperação para drogados. Mas foi impedido por pessoas que presenciaram a cena, na BELA VISTA, região central de SÃO PAULO.
RAFAEL foi conduzido ao 5º DP (ACLIMAÇÃO) e levado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de PINHEIROS, hoje pela manhã. A Polícia instaurou inquérito para apurar os crimes e vai investigar também a Clínica NESSURREIÇÃO, do ex-vocalista, em EMBU-GUAÇU. 

Morreu hoje de madrugada, no RIO DE JANEIRO, o cantor e compositor de samba AROLDO MELODIA, aos 78 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Nascido em 19 de abril de 1930, com o nome de AROLDO FORDE, MELODIA foi o cantor líder da escola de samba UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR durante 36 anos. Ficou conhecido pelo grito de guerra “Segura a Marimba!”, que inspirou enredo da escola LINS IMPERIAL em 2003.

Numa ação cinematográfica, e sem disparar um tiro sequer, o Exército colombiano resgatou hoje a ex-candidata presidencial INGRID BETANCOURT, que estava em poder das FARC, na selva amazônica, havia seis anos. Também foram libertados outros 14 reféns: os americanos KEITH STANSELL, THOMAS HOWEN e MARC GONSALVES, que eram mantidos em cativeiro desde 2003, além de 11 soldados e policiais colombianos.
Os seqüestrados foram resgatados no Departamento de GUAVIARE, no sudeste do país, numa operação que, de acordo com BOGOTÁ, envolveu soldados infiltrados e mentiras contadas às FARC. A operação foi realizada em duas etapas. Na primeira fase, militares se infiltraram num grupo das FARC que fazia a segurança do cativeiro e também no secretariado da guerrilha.
A segunda fase foi a do resgate propriamente dito. Militares chegaram hoje em dois helicópteros M-17 civis no local do cativeiro afirmando ser integrantes de uma organização humanitária – quatro deles da tripulação e outros 9 “assistentes”, vestidos de branco. Eles deveriam transportar os reféns até o sul do país, onde encontrariam o líder máximo das FARC, ALFONSO CANO. “Mas os helicópteros eram, na verdade, do Exército”, explicou o ministro da Defesa, JUAN MANUEL SANTOS. Dois rebeldes teriam convencido outros guerrilheiros – ainda não se sabe como – a entregar os quinze reféns.
INGRID contou que ela e os outros reféns foram levados algemados para a aeronave, imaginando que seriam deslocados para outro cativeiro. Eles só foram informados de que estavam sendo resgatados quando já estavam no ar e viram CÉSAR (um dos guerrilheiros que embarcou no helicóptero) vendado, no chão. “O helicóptero quase caiu por causa dos pulos e gritos de alegria que dávamos”, disse INGRID.
SANTOS afirmou que não houve troca de tiros e que outros 39 helicópteros estavam de sobreaviso para cercar os rebeldes, caso o resgate falhasse.
Após a ação, os ex-reféns foram transportados em um helicóptero até SAN JOSÉ DEL GUAVIARE e, depois, foram para a base aérea de TOLEMAIDA, a 100 km de BOGOTÁ. Só então seguiram para a capital. Os ex-reféns americanos voaram direto para os EUA.
“A operação foi absolutamente impecável”, disse INGRID depois. Às 17:20 horas (19:20 horas no horário de BRASÍLIA), ela e os outros reféns desembarcaram na base militar de CATAM, em BOGOTÁ. Usando chapéu e colete camuflados, a franco-colombiana, emocionada, abraçou sua mãe, YOLANDA PULÉCIO, e seu marido, JUAN CARLOS LECOMPTE.   
 
Em busca de seu sexto título consecutivo em WIMBLEDON, ROGER FEDERER até agora cumpriu seu papel à risca. Hoje chegou às semifinais depois de derrotar MARIO ANCIC, que tinha sido o último tenista a vencê-lo na grama do ALL ENGLAND CLUB, no torneio de 2002. na próxima rodada vai ter pela frente MARAT SAFIN, uma surpresa nada agradável para o suíço. Afinal o instável russo é um dos jogadores mais talentosos do circuito e venceu FEDERER nas duas semifinais do ABERTO DA AUSTRÁLIA de 2005.
NADAL passou para as semifinais ao derrotar o britânico ANDY MURRAY. O espanhol enfrenta o vencedor da partida entre o alemão RAINER SCHUETTLER e o francês ARNAUD CLEMENT.
Amanhã, além da continuação do jogo das quartas-de-final do masculino, serão disputadas as semi-finais femininas. A rodada começa com VENUS WILLIAMS diante de ELENA DEMENTIEV, seguido de SERENA WILLIAMS contra a surpreendente chinesa JIE ZHENG.

2 009      :        -    QUINTA-FEIRA
Esfriou muito e chove nesta manhã. Tenho uma manhã de intensa atividade na biblioteca e no computador. Vou tarde para a Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Ali encontro o ROMAGNOLI e a JANAÍNA. Contam que tiveram uma conversa com o CORONEL PM CÉSAR, Cmt do CPA/M-7, a respeito do núcleo de GUARULHOS. Eles estão entusiasmados com a solenidade marcada para a OAB/SP no dia 6 de julho, quando o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA, deputado federal, fará uma palestra abordando o tema da revolução de 1932. Chega o CAPITÃO PM ANÍSIO ARAÚJO DOS SANTOS. Traz a nova listagem dos oficiais, com todas as alterações acontecidas neste ano. Quer saber das últimas novidades na Sociedade.
EDUARDO MERHEJE JÚNIOR, que conheci ontem no Instituto de Engenharia, vem trazer um vídeo de sete minutos sobre a Revolução a fim de mandar para BRASÍLIA, a ´pedido do CORONEL PM MILER, assessor do CORONEL PM PAES DE LIRA. Não temos DVD na Sociedade. Levo o EDUARDO até o Corpo de Bombeiros, onde assistimos o trabalho efetuado por ele. É uma edição de vários vídeos que ele já produziu.
Não tenho tempo para almoçar. GINO aguarda o juiz JOSÉ MARIA, do Tribunal de Justiça, incumbido de arrumar os móveis para a Sociedade, pelo Presidente do TJ, VALLIM BELLOCCHI. Ele vem um pouco depois das 14:30 horas. Traz consigo a pessoa responsável pela execução da recuperação dos móveis e da feitura dos outros que irão guarnecer o MMDC. Conversamos longamente com eles e parece que iremos finalmente conseguir esses móveis.
CAPITÃO PM HERBERT, o idealizador do NÚCLEO “ROMÃO GOMES”, presenteia a Sociedade com material de escritório, de tal maneira que acreditamos que durante todo esse ano não precisaremos nos preocupar com isso. Ele quer fazer uma solenidade de entrega de medalhas ainda neste mês. Irá conversar com o CORONEL MENDES, que se encontra no GRANDE ORIENTE.
Ainda atendemos vários telefonemas sobre informações do 9 de Julho. Nossa funcionária MARINEI está atrapalhada porque entrou vírus no aparelho de computador e ela não consegue abrir os programas e, com isso, não pode fazer nada. Telefona para o nosso amigo PEDRO para que venha amanhã cedo atender essa emergência.
Atrapalhado com tanta turbulência na Sociedade, sem almoçar, com o tempo muito ruim, regresso para casa num ônibus que demora mais de uma hora para chegar em GUARULHOS.     

Recebi da doutora VÂNIA uma mensagem a respeito de seu tio, um veterano de 100 anos, doutor DIRCEU GODOY DE ARAÚJO:
Caro Cel  Mario
Desculpe a demora em lhe responder, mas fiquei fora de SP por 3 dias em um Congresso.
Não conheço a dona Valéria, nunca me ligou e não recebi qualquer notícia deste evento.
Creio que ela queira enviar algum convite por correio, já que precisa do seu endereço.
Caso meu tio receba o convite , ele não poderá estar lá.
Fui visitá-lo no último sábado e pela primeira vez o encontrei muito debilitado, calado, deprimido, não quis interagir, o que me deixou muito preocupada e aborrecida. Os cem anos estão pesando.
Na verdade, nem na cerimônia que haverá aqui na Faculdade em homenagem aos alunos que participaram da revolução ele poderá estar, devido a este quadro.
Fico muito, muito aborrecida, pois gostaria que ele tivesse esta alegria de ser citado, receber algum tipo de homenagem nesta idade tão avançada. Creio que isto o animaria, mas não será possível.
Vou solicitar que algum representante da "Comissão dos antigos alunos da FMUSP" vá à sua casa para entregar a placa em sua homenagem, já confeccionada, e que seja o mais breve possível.
O senhor havia falado do envio de seu nome à Assembléia para possível entrega de medalha/ certificado. Este contato com a Valéria refere-se à mesma coisa?
Será que este certificado poderia ser levado por alguém à casa dele?
Poderia estar lá com seus filhos e sua mulher recebendo esta pessoa.
Gostaria de dar esta alegria para ele.
O senhor pode passar então o seu endereço para a dona Valéria?
O endereço do tio Dirceu é :
Rua : Joaquim Távora 1356
Vila Mariana
CEP: 04045-13
SP-SP
telefone: 5084 0219
Ele mora perto da Assembléia Legislativa
Forte abraço.
Grata por seu interesse.
Original Message -----
From: Mario Ventura
To: Vania
Sent: Tuesday, June 30, 2009 11:25 AM
Subject: Fwd: Vania- Dr Dirceu Godoy de Araújo
Doutora VÂNIA

Outra mensagem que recebo é do CAPITÃO PM ALEXANDRE, Presidente do Conselho Deliberativo do núcleo de SÃO MIGUEL PAULISTA:
Cmt,
Foi realizada reunião nesta data, sendo que militares e civis preencheram a ficha de inscrição, as quais serão remetidas para a sede. Precisarei depois de cópia da ficha de inscrição para controle do tesoureiro. Foi também citado pelos Presidentes a idéia de estrutura do Núcleo, a qual após a inscrição, poderá ser confirmada.
Preciso do envio de uma cópia do Estatuto Social da Sede para divulgar aos associados, pois fui cobrado sobre ele, por aqueles que leram os pressupostos enviado pela Sede.
A ata de reunião será encaminhada para a sede posteriormente.
Grato,
Cap Alexandre

Falta ainda a conversa oficial do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA com o presidente do Senado, JOSÉ SARNEY, mas o acerto entre o PT, o PMDB e o Palácio do Planalto está feito. SARNEY permanecerá no cargo. Ao final de um dia marcado por protestos de petistas que se viam forçados a apoiar o peemedebista, o que prevaleceu foi a “ordem unida” disparada pelo Planalto, que priorizou as negociações com o PMDB em torno de uma aliança para a disputa presidencial de 2010.
JOSÉ SARNEY ocultou da Justiça Eleitoral a propriedade da casa avaliada em 4 milhões de reais onde mora, na Península dos Ministros, área mais nobre do LAGO SUL de BRASÍLIA. De acordo com documentos de cartório, o parlamentar comprou a casa do banqueiro JOSEPH SAFRA em 1997 por meio de um contrato de gaveta. Em nenhuma das duas eleições disputadas por ele depois da compra – 1998 e 2006 – o imóvel foi incluído nas declarações de bens apresentadas à Justiça Eleitoral.

Em meio às turbulências da crise no Senado, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA recebeu na tarde de hoje, no Palácio da Alvorada, um grupo de jogadores e cartolas do CORINTHIANS, que na noite anterior conquistara a COPA DO BRASIL ao empatar em 2 a 2 com o INTERNACIONAL, em PORTO ALEGRE. “Morram de inveja quem não é corintiano”, disse LULA a cinegrafistas e fotógrafos. O presidente beijou e ergueu o troféu ao lado dos jogadores RONALDO, DENTINHO, WILLIAN, CRISTIAN, JORGE HENRIQUE e o técnico MANO MENEZES.

Quatro bandidos invadiram uma casa no bairro da SAÚDE, zona sul da capital, e fizeram um casal e seus dois filhos reféns por 20 minutos, nesta noite. Um dos criminosos chegou a apontar a arma para o menino mais velho e dizer que iria usá-lo de escudo para conseguir fugir, mas acabou desistindo. Dois assaltantes foram presos pela polícia. Ninguém ficou ferido. Por volta das 18:30 horas, um dos ladrões, que estava armado, aproveitou que o dono da casa, um bancário de 54 anos, chegava do trabalho e o rendeu na porta da residência, na Rua PALERMO. Em seguida, o assaltante dominou a mulher dele, uma professora de 39 anos, e seus filhos, uma menina de 6 anos e um garoto de 11. O grupo começou a procurar dinheiro e objetos de valor e colocá-los em cima de uma mesa da sala. Vizinhos perceberam a movimentação e chamaram a PM, que cercou a casa dez minutos após a invasão. O TENENTE PM MARCOS SIQUEIRA diz que “eles se trancaram com as vítimas em um quarto no andar de cima e começamos a negociação.

A ex-namorada do empresário OSCAR MARONI FILHO, dono da boate BAHAMAS, afirmou em depoimento ao Ministério Público que ele seria responsável por uma “armação”, que culminou com a prisão em flagrante do jornalista ROBERTO CABRINI, por posse de entorpecente, em 15 de abril de 2007. O promotor JOSÉ CARLOS BLAT considerou a denúncia gravíssima, e vai pedir investigação para saber sobre a veracidade ou não da acusação.  

Faz mais de dez anos que elas apareceram de forma fulminante no tênis. Hoje, mais velhas e não tão imbatíveis, seguem brilhando. A motivação não é a mesma. A falta de interesse em certos momentos e alguns problemas familiares tiraram um pouco das irmãs WILLIAMS a brutal vantagem que tinham sobre as adversárias. Mas ainda assim são extraordinárias. SERENA, a número 2 do mundo, e VENUS, a 3, farão no dia 4 de julho nova final do mais charmoso e tradicional torneio de GRAND SLAM, o de WIMBLEDON. A mais jovem, SERENA, de 27 anos, sofreu para vencer ELENA DEMENTIEVA, da RÚSSIA. VENUS, 29, arrasou a atual líder do ranking, a russa DINARA SAFINA, resultado que lhe garantiu na oitava decisão em LONDRES.

O primeiro relatório sobre a tragédia com o vôo 447 da AIR FRANCE acrescentou pouco ao que já se sabe sobre as possíveis causas do acidente, que matou 228 pessoas em 31 de maio. Uma das certezas anunciadas hoje pelos peritos franceses é que o AIRBUS A330 ainda estava íntegro quando caiu no Oceano Atlântico. Mas, se no campo técnico os avanços foram tímidos, sobraram críticas ao que foi classificado como “demora” do controle de vôo do BRASIL ao perceber o desaparecimento do avião – o que teria provocado um atraso de “uma ou duas horas” nas operações de busca. 

O Secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), JOSÉ MIGUEL INSULZA, chega amanhã a HONDURAS para negociar com o governo de fato em TEGUCIGALPA. INSULZA vai entregar ao cardeal OSCAR ANDRES RODRIGUEZ MARADIAGA a carta com a resolução da OEA, determinando que o presidente deposto, MANUEL ZELAYA, seja restituído até o dia 4. Caso contrário, o país será suspenso da organização já na segunda-feira, dia 6, e pode ter a ajuda financeira dos EUA cortada.

A ex-candidata à presidência da COLÔMBIA e ex-refém das FARC, INGRID BETANCOURT, rompeu hoje o silêncio para comemorar o primeiro aniversário de seu resgate na “OPERAÇÃO XEQUE MATE” do Exército colombiano. Em entrevista à rádio CARACOL, INGRID disse ter se retirado da vida pública para escrever um livro, que será publicado em 2010.

Os EUA lançaram hoje no sul do AFEGANISTÃO sua maior operação militar contra o TALEBAN desde que o presidente BARACK OBAMA assumiu o poder. O alvo da chamada OPERAÇÃO KHANJAR (GOLPE DA ESPADA) foi a Província do HELMAND, um dos bastiões do extremismo islâmico e da produção de ópio no AFEGANISTÃO. O objetivo é restaurar a confiança dos afegãos no governo local e garantir a segurança da região antes das eleições presidenciais de 20 de agosto.

O pintor indiano TYEB MEHTA morreu hoje, aos 83 anos, vítima de um ataque cardíaco em MUMBAI (ex-BOMBAIM). O artista vendeu no ano passado uma de suas obras por quase dois milhões de dólares em leilão da Casa CHRISTIE´S e há anos seus quadros estão entre os identificados da arte indiana no circuito artístico ocidental. Nascido em 26 de julho de 1925 no povoado de KAPADVANJ, MEHTA integrou o Grupo de Artistas Progressistas de BOMBAIM, movimento modernista que quis acabar com a Escola de BENGALA, associada ao nacionalismo indiano. MEHTA, que teve carreira internacional, viveu em MUMBAI, LONDRES e nos EUA.

2 010     :       -     SEXTA-FEIRA
Com o jogo BRASIL x HOLANDA marcado para 11 horas, não saio de casa pela manhã. Depois do problema do inchaço do rosto ter sido contornado, ainda hoje irei a São Paulo para resolver problemas financeiros. 
Pela segunda vez consecutiva a Seleção Brasileira é eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo. E de novo com história digna de uma "Crônica de uma morte anunciada". Com a licença do escritor Gabriel García Márquez. E Felipe Melo foi o protagonista desta triste passagem. Do belo lançamento para o gol de Robinho no primeiro tempo, para o gol contra e a expulsão na etapa final. No fim, na primeira virada dos mata-matas desta Copa, a Holanda venceu por 2 a 1. A "morte anunciada" citada acima tem a ver com Felipe Melo. Depois de uma temporada pífia na Juventus, o volante da Seleção chegou a África do Sul sob muitas desconfianças. Além da má fase em campo, o destempero emocional do camisa 5 era uma preocupação constante. E nesta sexta-feira, em Porto Elizabeth, o "medo" se tornou realidade. Fez um gol contra, foi expulso...
Na etapa final, só deu Holanda. Subiu a marcação em seu campo de ataque, roubou bolas na defesa brasileira e o melhor, pelo menos para eles: conseguiu converter em gols as chances que criou. Em lances que a Seleção não costumava falhar, nas jogadas aéreas. Felipe Melo aos 8 minutos cabeceou contra e (o baixinho) Sneijder aos 23 aproveitou desvio de Kuyt e só tocou para as redes. Com a desvantagem no placar, o Brasil sofreu. Sem o contra-ataque, sua principal característica, faltou qualidade para criar chances e vencer a retranca holandesa. Depois, desequilibrado em campo, Felipe Melo acabou expulso após acertar um chute em Robben. Na História dos confrontos, a Holanda empatou. Eliminou o Brasil em 1974 e 2010 e foi desclassificada em 1994 e 1998. Mas diferentemente da Copa de 74, esta seleção está longe de encantar o mundo como fez naquele ano. Pragmática, competitiva, até defensiva por vezes, é forte candidata ao título deste Mundial. Marca forte e sai rápido nos contra-ataques. Além do brilho de Sneijder, o melhor do time, e um dos principais jogadores do mundo. Agora a Holanda espera o vencedor entre Gana e Uruguai, que se enfrentam ainda nesta sexta, às 15h30, no Soccer City, em Johannesburgo.
FICHA TÉCNICA: HOLANDA 2 X 1 BRASIL. Estádio: Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth (AFS). Data-Hora: 2/7/2010 - 11h (de Brasília). Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP); Auxiliares: Toru Sagara (JAP) e Jeong Hae-Sang (CDS). Público: 40.186 presentes. Cartões amarelos: Heitinga, De Jong, Ooijer e Van der Wiel (HOL); Michel Bastos (BRA). Cartão vermelho: Felipe Melo 27'/2ºT (BRA). GOLS: Robinho 10'/1ºT (0-1), Felipe Melo (contra) 8'/2ºT (1-1) e Sneijder 23'/2ºT (1-2)
HOLANDA: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder; Kuyt, Robben e Van Persie (Huntelaar 40'/2ºT) - Técnico: Bert van Marwijk.
BRASIL: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto 16'/2ºT); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Nilmar 32'/2ºT) - Técnico: Dunga.
Terminado o infeliz jogo BRASIL 1 x HOLANDA 2 vou para SÃO PAULO. A cidade está muda. O povo cabisbaixo e acabrunhado. Ainda não acredita que o sonho do hexa tenha se acabado. Os poucos comentários no ônibus e no metrô é de que não tínhamos uma seleção à altura do título. Para o povo o culpado é o técnico DUNGA, que deverá deixar o cargo.
Passo pela agência do SANTANDER, na PRAÇA DA SÉ, onde saco dinheiro para passar o final da semana. Na Sociedade, muito embora o telefone toque várias vezes, não atendo para poder imprimir mais de sessenta páginas de minhas memórias. Logo retorno para GUARULHOS.
Agora temos outro jogo de grande importância: URUGUAI x GANA.
No Soccer City, o Uruguai venceu Gana nos pênaltis após empatar em 1 a 1 nos primeiros 90 minutos. No último pênalti, Loco Abreu bateu estilo Zidane e garantiu a vaga da Celeste nas semifinais da Copa do Mundo de 2010. Agora o Uruguai vai enfrentar Holanda, que eliminou o Brasil. Assim como fez contra o Flamengo na final da Taça Rio, o camisa 13 colocou devagarzinho a bola no meio do gol defendido por Kingson. Gana teve a oportunidade de fazer história e ser a primeira seleção africana à chegar a uma semifinal de Copa do Mundo, mas o atacante Gyan desperdiçou um pênalti no segundo tempo da prorrogação. Suárez evitou um gol gânes ao colocar a mão e foi expulso, porém Gyan cobrou no travessão e a partida foi para os pênaltis. Aí o Loco Abreu brilhou e Uruguai está na semifinal. Ao entrar no gramado do Soccer City, as seleções de Uruguai e Gana contagiaram o público e o mundo com mensagens contra o racismo. Representadas por seus capitães, Lugano e Mensah, respectivamente, os 22 jogadores que iniciariam o confronto disseram não ao racismo, para depois, juntos, exibirem uma faixa com os dizeres. Antes de a bola rolar, uruguaios e ganeses já conheciam o rival das semifinal: Holanda derrotou o Brasil de virada por 2 a 1. Para muitos, a notícia seria maravilhosa, já que um dos grandes favoritos ao título ruíra nas quartas, mas na reta final de uma Copa do Mundo, melhor é vencer o seu jogo. E foi isso que ambos os treinadores demonstraram em suas escalações. Tanto que o técnico do Uruguai Óscar Tabaréz escalou três atacantes, assim como Milovan Rajevac, de Gana, que também optou por uma formação ofensiva. Aqueles que esperavam um jogo com muitas oportunidades de gol devido à ofensividade das equipes, decepcionaram-se. Os primeiros minutos no Soccer City deram sono. Vale destacar o empenho e a disposição dos jogadores que, todo o tempo, não desistiam das jogadas. O nervosismo também marcou o início da partida, principalmente pelo lado de Gana. O Uruguai, mais sóbrio em campo, ameaçou os africanos por duas vezes. Com seus dois principais jogadores nesta Copa, a Celeste levou perigo com Forlán, após erro na saída de bola adversária, que chutou colocado de fora da área. A bola passou perto. Minutos depois, em cobrança de lateral, Suárez se livrou da marcação e mandou um balaço para bela defesa de Kingson. Recuperada dos sustos e do nervosismo, Gana reagiu e igualou as ações no primeiro tempo. Aos 26, o zagueiro Vorsah aproveitou escanteio na segunda trave para ganhar de Cavani no alto e cabecear a bola rente ao travessão de Muslera. Logo depois, Boateng faz linda jogada individual e cruza para Gyan que, de primeira, colocou no canto. Quase gol do camisa 3. O momento era ruim para o Uruguai e piorou ainda mais no fim do primeiro tempo. Para começar, o capitão Lugano sentiu o joelho e teve de ser substituído e, para piorar, Muntari, nos acréscimos, acertou uma bomba de fora da área para colocar os africanos à frente do placar. Que curva a Jabulani fez no percurso até o gol para morrer no fundo da rede. 1 a 0 Gana.
Totalmente diferente do início do primeiro tempo, a etapa final começou eletrizante. O Uruguai voltou ainda mais ofensivo e logo chegou ao empate. Em cobrança de falta, Forlán surpreendeu e, ao invés de cruzar, chutou diretamente para o gol. A Jabulani novamente fez enorme curva e enganou o goleiro Kingson antes de entrar. Tudo igual no Soccer City. O gol deixou a partida ainda mais eletrizante. A Celeste se empolgou e quase virou a partida. Forlán arrancou pela ponta esquerda e cruzou para Suárez sozinho na entrada da pequena área desviar de primeira. A bola balançou a rede pelo lado de fora. Tentando dar o troco, Gyan arriscou para a boa defesa de Muslera. O jogo ganhou na movimentação. Suárez e Gyan eram os mais perigosos. Ambos protagonizaram as principais investidas no fim do jogo. No que dependesse dos dois, a partida não iria para a prorrogação. O uruguaio forçou Kingson a realizar outra grande defesa ao chutar da entrada da área com violência. Apesar das tentativas, Uruguai e Gana não marcam e vão para a prorrogação.
Assim como fez contra os Estados Unidos, Gana começou a prorrogação com tudo. Os africanos dominaram as primeiras ações ofensivas encurralando o Uruguai em seu campo defensivo. Após a pressão inicial dos africanos, a Celeste melhorou e igualou o jogo. Mas também não chegou com muito perigo ao gol adversário. Resultado: tudo igual nos primeiros 15 minutos da prorrogação. Uruguai e Gana pareciam insatisfeitos com a possibilidade dos pênaltis. Mas somado a vontade de vencer, existia o medo de falhar e não encontrar mais tempo para uma reação. Logo, jogo morno na segunda metade da prorrogação. Em contrapartida, o árbitro português Olegário Benquerença parecia satisfeito com a possibilidade de penalidades. Todo e qualquer lance em que havia uma disputa mais rígida, o juiz optava pelo "perigo de gol". Sua vontade foi atendida e, pela segunda vez nesta Copa do Mundo, a partida seria resolvida com a bola na cal. Literalmente as penalidades seriam decisivas para decidir que seguiria no Mundial. Isso porque, Suárez impediu, com a mão, o gol de Gana no último minuto da prorrogação. O camisa 9 foi expulso, mas teve tempo de ver Gyan acertar o travessão de Muslera, deixando vivo o sonho da Celeste.
O Uruguai começou a disputa com Forlán colocando a Celeste na frante. Gyan, agora com categoria, empatou. Os jogadores foram mantendo os acertos até Mensah perder para Gana. Maxi Pereira também desperdiçou, na hora de empatar para os africanos, Adiyia, bateu mal e Muslera defendeu. No pênalti que valia a classificação, Loco Abreu justificou o apelido e, de cobertura, colocou o Uruguai nas semifinais.
FICHA TÉCNICA: URUGUAI 1 (4) X 1 (2) GANA. Estádio: Soccer City, em Johannesburgo (AFS). Data/hora: 2/7/2010, às 15h30 (de Brasília). Árbitro: Olegário Benquerença (POR); Auxiliares: Bertino Miranda (POR) e José Cardinal (POR). Público: Cartões amarelos: Fucile, Arévalo, Pérez (URU); Pantsil, Sarpei, Mensah (GANA). Cartões vermelhos: Suárez, 15'/2ºT da prorrogação (URU). Gols: Forlán, 10'/2°T (1-1); Muntari, 47'/1°T (0-1)
URUGUAI: Muslera, Maxi Pereira, Lugano (Scotti, 37'/1°T), Victorino e Fucile; Álvaro Fernández (Lodeiro, intervalo), Diego Pérez e Arévalo; Cavani (Loco Abreu, 30'/2°T), Forlán e Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.
GANA: Kingson, Vorsah, Pantsil, John Mensah e Sarpei; Annan, Inkoom (Appiah, 28'/2ºT) e Asamoah; Muntari (Adiyiah, 42'/2ºT), Prince Boateng e Gyan. Técnico: Milovan Rajevac.
O atacante Loco Abreu explicou que optou por fazer a cavadinha no momento de cobrar o último pênalti do Uruguai na vitória em cima de Gana, na tarde desta sexta-feira, por acreditar que era "o melhor para o grupo" uruguaio. - Você leva a jogada na cabeça porque sabe que o goleiro se antecipa e tenta fazer o melhor para que o objetivo seja conseguido - afirmou o jogador, que disse ainda que, quando uma decisão desse tipo é tomada, "é preciso morrer com ela". A cavadinha de Abreu ficou conhecida na final da Taça Rio, quando o Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 1 e foi campeão estadual. O uruguaio optou por cobrar o pênalti da mesma maneira para delírio da torcida alvinegra e uruguaia. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, Uruguai e Gana mantiveram o placar igual na prorrogação. Nos pênaltis, vitória por 4 a 2 para a Celeste, que enfrentará a Holanda nas semifinais.
Sr Cel. Ventura
Há tempos escuto seu nome, a minha família origina-se da Itália, com estadia de meu avô em Minas Gerais
Anacleto Romanhol. Hoje sou estudante de Direito e luto pelos direitos sociais, e justiça nas decisões políticas, como um filho de antepassados que lutaram e me inspiram a um princípio democrático.
Meus estudos vão além, pois relacionam a vida de um verdadeiro altruísmo, vivído na prática e fundamentado de Platão à Dworkin.
Seria uma honra, ser seu correspondente fiel a respeito do que pode e poderá unir a Família Dos Ventura aos Romagnoli*.
Agradeço a Deus por pessoas como o Senhor que lutam pelo Constitucionalismo e Democracia deste país.
* Romanhol atual Romagnoli em virtude da dupla cidadania italiana
Apucarana, 02 de julho de 2010.
Jônatas Romagnoli

CARÍSSIMO JÔNATAS ROMAGNOLI
Aos 73 anos, após 33 servindo a PMESP, fui trabalhar como secretário da SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC em 17 de maio de 1996. Por coincidência o nosso Diretor Jurídico também é ROMAGNOLI e poderá ser seu parente. Estou encaminhando a sua mensagem a ele para verificar se há esse parentesco, o que muito alegraria a própria sociedade.
Minhas memórias estão à sua disposição. Pode clicar em
http://ventura-memriasdoventura.blogspot.com/
Apenas uma explicação: escrevo minhas memórias desde 9 de julho de 1950. Muita coisa ainda não foi transcrita no blog e talvez nem seja possível, pois é muita matéria. Comecei a digitalizar o diário a partir de 2000 e já coloquei muita coisa na internet. Minha intenção, com a minha idade, é ser útil aos meus semelhantes. Aviso que não sou candidato a nada.
Você tem ampla liberdade de usar o blog e, caso queira outras explicações estou a seu dispor. Mando um trabalho que fiz para a ADASP recentemente. Também consta no blog. Atualmente estou trabalhando nas comemorações dos 78 anos do Movimento Constitucionalista de 1932. 
No blog, meu currículo foi inserido no começo da construção do mesmo.
Ainda tenho um sonho: publicar um ano no blog. Isso somente será realizado, de Deus quiser, em 5 de agosto, que foi quando o idealizei.
Para encerrar minha resposta a você: o recebimento de seu e-mail teve o condão de incentivar ainda mais o meu trabalho, que executo por puro diletantismo, sem outra intenção a não ser de ajudar o meu próximo.

De: Helio Ferrari [mailto:hferrari@picture.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 30 de junho de 2010 17:32
Para: 'pptrindade@hotmail.com'
Assunto: Mensagem ao Sr. Presidente da Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C.
Prezado Senhor
Cumprimentando V. Sa. pelo seu desempenho à frente dessa gloriosa instituição, peço sua atenção para o que segue:
1. Há 19 anos encaminhei a essa entidade um requerimento solicitando permissão para a deposição “ad perpetuam” das cinzas do soldado ROQUE SMIGLIANI FERRARI, combatente paulista integrante do Batalhão 14 de Julho.
2. Atendidas todas as exigências determinadas pela Sociedade (documentação comprobatória, entrega de urna com gravação, letras metálicas e recolhimento de taxa), foi realizada em 12 dezembro 1991 a cerimônia de entrega pela família das cinzas do retro-mencionado ex-combatente.
3. Na ocasião foi celebrada pelo capelão da Sociedade, missa solene no recinto do mausoléu (Obelisco), com a presença dos familiares e do diretor da Sociedade, Sr. Geraldo.
4. Entretanto, daquela data até hoje – decorridos quase 20 anos - e embora a deposição de cinzas conste dos registros da Sociedade como exibido pelo Coronel Ventura em mais de uma oportunidade, nunca houve qualquer inscrição dentro do mausoléu da existência das cinzas daquele idealista soldado.
5. Em inúmeros contatos pessoais feitos por mim junto a funcionários e dirigentes dessa Sociedade, nunca me foi dado um esclarecimento satisfatório sobre o assunto , nem mesmo quanto ao paradeiro das cinzas, O QUE DEVERIA SER SUBENTENDIDO COMO SAGRADO.
Diante do exposto e confiante no seu espírito patriótico, rogo a Vossa Senhoria que me apresente um esclarecimento quanto a essa preocupante indefinição.
Estou à disposição para mais esclarecimentos, inclusive pessoalmente, se necessário.
Saudações Revolucionárias
Helio F. B. Ferrari –
Rua Bandeira Paulista, 142 – Ap. 92
04531-010 São Paulo, SP
Fone 3167.4866
PREZADO FERRARI
Recebi do Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Doutor PEDRO PAULO PENNA TRINDADE a carta endereçada ao Presidente GINO STRUFFALDI.
Na noite do último Natal GINO sofreu uma angina. Levado ao DANTE PAZZANESI constatou-se três artérias entupidas. Durante meses esteve em tratamento até que compareceu numa Solenidade na Câmara Municipal em 11 de maio. Durante o coquetel, após o evento, tomou vinho e caiu desmaiado. Foi levado pelo Resgate ao DANTE PAZZANESI e ficou internado na UTI por nove dias. Foram lhe colocados três stents e a família preserva o GINO de emoções ou desgaste que venha piorar o seu quadro de saúde. Atualmente o CORONEL PM MENDES responde pela Presidência em exercício, enquanto durar esse problema do GINO. Aos 96 anos, ele é um verdadeiro ícone do MMDC e a Sociedade somente não fechou suas portas pela sua ação na presidência desde julho de 1995. 
A situação da construção do novo cinerário é um dos pontos nevrálgicos da Sociedade. Primeiro porque a Entidade nunca teve condições de resolver esse problema por falta de dinheiro. Há 777 heróis imortalizados no Monumento Mausoléu, mas são bem poucos os descendentes dos veteranos que ajudam a Sociedade. Mesmo aqueles que se tornaram associados se furtam ao pagamento da irrisória mensalidade de quinze reais.
Quando a NESTLÉ se prontificou a patrocinar o restauro do Obelisco pensou-se seriamente na construção de um cinerário com quinhentos lugares para se colocar as cinzas que estavam guardadas no subsolo do Monumento, em situação precária. Em 2002 uma pendenga judiciária impediu o restauro, com o embargo das obras durante dois anos. Em 2004 a CLARO ocupou o lugar da NESTLÉ no patrocínio. O IPH perdera a causa movida em 2002, mas agora é a vez da família EMENDABILI que provoca mais um processo contra a CLARO, a empreiteira, o CONDEPHAAT e, por tabela, também a Sociedade. Novo embargo das obras durante outros dois anos. Até agora não compreendi os motivos desses ataques gratuitos. Em vez de colaborarem com a causa comum acham de processar o MMDC. Mas o motivo não deve ser saudável. Pessoas que nunca procuraram a Sociedade para ajudar acham na razão de prejudicar ainda mais. Realmente prejudicaram e muito!
Em 2006 uma parceria entre Prefeitura, Estado e a Sociedade fez nascer o Decreto de 25 de Setembro (em anexo) daquele ano determinando que a Polícia Militar ficasse com a segurança, manutenção e restauro do Monumento. A administração passa a ser da PM. A Sociedade cuida da parte histórica, muito embora o Monumento seja, por lei, do MMDC. Isso evita a ganância de terceiros em se locupletar a custa do Monumento Mausoléu.
A PM tem ciência da necessidade de se construir esse cinerário. Acredito que o Estado não tem encaminhado a verba necessária para a execução desse serviço. 
Essa problemática foi levantada recentemente pela GLOBO e será transmitida no programa ANTENA PAULISTA do próximo domingo, dia 4 de julho, no horário das 7:30 horas. Convido-o a assistir.
A aproximação do 9 de julho é oportuna para se discutir tão importante questão. Gostaria muito que outros descendentes de heróis que estão imortalizados no Monumento Mausoléu também se interessassem pela questão e, na preservação de memória deles se unissem na batalha inglória do MMDC que não tem o devido amparo por parte dos órgãos governamentais.
Caro amigo FERRARI
Sei da sua luta, mas a Sociedade está cuidando disso há anos e tem encontrado sérios entraves pela frente. O primeiro deles, talvez o mais importante, é que os próprios descendentes dos responsáveis pela EPOPÉIA de 32 esquecem os seus heróis, não nos ajudando financeiramente. Poderia a Sociedade até cuidar do restauro caso todos estivessem irmanados na causa sagrada da preservação da imagem dos veteranos. Mas não! Fogem dessa responsabilidade e o resultado é que o MMDC seja uma entidade fragilizada. Por outro lado, apesar das leis existentes que tornaram o 9 de Julho como a DATA MAGNA do Estado, o próprio governo não dá a devida atenção para as nossas deficiências. O FERIADO ESTADUAL extrapola o Movimento Constitucionalista de 1932 para se tornar a DATA mais importante de SÃO PAULO. Talvez até o próprio governo não esteja imbuído da grande importância do 9 de Julho, haja vista que mandou limitar o desfile das entidades civis para apenas meia hora. A carta publicada no Fórum dos Leitores, em 29 de junho, que você deve ter lido, diz tudo.
Todos os diretores do MMDC são voluntários. Ninguém recebe dinheiro pelo seu esforço, mas lá estamos por puro diletantismo e vontade de preservar a memória de 32. A única pessoa remunerada na Sociedade é a nossa funcionária MARINEI, totalmente sobrecarregada de encargos. Mas não podemos arregimentar outra pessoa por falta de verba.
Ainda acredito numa situação melhor para a Sociedade. Talvez tenhamos ajuda do próximo governo, porque até aqui somente fomos massacrados por ideologias espúrias, que não reconhecem, e até combatem e denigrem o que fazemos.
Desculpe o desabafo, mas estou na Sociedade há 14 anos (desde 17 de maio de 1996) e tenho somente encontrado espinhos pela frente. Continuo a lutar e gostaria imensamente que outros interessados, como você na causa de 32, cerrassem fileiras comigo.
Minha ideia é transmitir ao Comando Geral da PMESP a sua carta, mas gostaria de saber a sua opinião antes de tomar essa decisão.
CORONEL PM MARIO FONSECAVENTURA
Secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC

PREZADÍSSIMO AFRÂNIO
O CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO é meu ícone como historiador. Ele sabe muito sobre a Revolução Constitucionalista de 1932.
O CORONEL PM Ref ANTÔNIO CARLOS MENDES é nosso vice-presidente e também entende muito do episódio da EPOPÉIA DE 32. Mas sua posição como Chefe de Gabinete do GRÃO MESTRE do GRANDE ORIENTE DO BRASIL/SP toma-lhe todo o tempo, principalmente com as viagens que realiza.
Não tenho trabalho específíco sobre ITAPETININGA, mas estou encaminhando os últimos que elaboramos para as palestras recentes.
Aproveito a oportunidade para convidá-lo para assistir ANTENA PAULISTA, no domingo, a partir das 7:30 horas. A matéria tratará da problemática do Monumento Mausoléu.
No dia 5, às 17 horas, comemoraremos os 78 anos da Revolução na Faculdade de Direito;
Dia 7, no Instituto de Engenharia, às 11 horas;
No dia 8, a partir das 8 horas, teremos um seminário no CIEE;
No dia 9 de Julho, alem da cerimônia no IBIRAPUERA, haverá  evento na Assembléia Legislativa, tão logo termine o Desfile na Avenida Pedro Álvares Cabral e, no mesmo dia o Clube Piratininga também comemorará a data;
Dia 15 haverá uma solenidade no Museu da Faculdade de Medicina.
Para todas essas datas você e seus familiares estão convidados. 
 
Em 2 de julho de 2010 20:48, Afranio Franco de Oliveira Mel Afranio Franco de Oliveira Mel escreveu:
Caro Cel.Ventura,
Meu pai,Antenor de Oliveira Mello Júnior, lutou na revolução de 1932 e é primo do Cel. Edilberto de Oliveira Mello.
Tenho feito algumas palestras e publicado textos sobre essa revolução. Em um desses a Sociedade MMDC já me ajudou. O Cel.Mendes, da Maçonaria Paulista é meu amigo e meu irmão . Há muito tempo não tenho notícias dele.
Dentro de alguns dias estarei fazendo uma palestra em uma Loja Maçônica sobre a Revolução.
Gostaria de saber se o Cel. tem algum trabalho que fuja um pouco dos escritos que todos conhecem.
Ex: Participação de Itapetininganos nessa revolução.
Caso não tenha, um grande favor, é a remessa de algo similar.
Um grande abraço e minhas fraternais saudações
Afrânio Franco de Oliveira Mello
Rua José Antonio Vieira,126
Jardim Shangrilá
Itapetininga (SP)
Cep : 18.208-550
afraniomello@ebras.com.br
afranio@tintaspig.com.br
15 - 9771-0707 - Celular
15 - 3272-5786 - Residência
Afrânio Franco de Oliveira Mello
Tintas Pig
2 anexos — Baixar todos os anexos (zipado para   Português)  
ADASP 23MAIO2010 PALESTRA NA SESSÃO SOLENE DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DeMOLAY ALUMNI DO ESTADO DE SÃO PAULO -23 DE MAIO..doc
78 anos da Revolução Constitucionalista de 1932..doc

ESTIMADO PRESIDENTE
O Cmt Geral sabe de tudo isso e está do nosso lado. Apenas um esclarecimento: os trinta minutos exigidos pelo governo é tãosomente dirigido ao desfile civil e não a toda a solenidade. Não abrange o desfile militar, nem as primeiras sequências da cerimônia: transmissão do Comando do Exército Constitucionalista; imortalização dos heróis; Entrega das Medalhas; desfile dos ex-combatentes e seus familiares (que será motorizado).
A coordenação do evento é do Comandante da APMBB e já reuniu todos os envolvidos na solenidade, dando suas ordens. A Sociedade se fez presente na reunião dos envolvidos no desfile civil e ficou o repúdio pelo tempo determinado pelo governo na execução do DESFILE CIVIL. Agora já não cabe mais modificações e alguma coisa poderemos resolver no dia 9 de Julho.
Relembro a problemática do Monumento Mausoléu que será abordada pela ANTENA PAULISTA. Precisamos estar atentos nesse programa porque, segundo conhecimento posterior o CARVALHOSA deu o seu recado e não sei qual ele seja. Como é nosso inimigo declarado, coisa boa não poderemos esperar dele. A matéria irá ao ar no domingo, dia 4 de julho, por volta das 7:30 horas.   
Em 2 de julho de 2010 20:19, Gino Struffaldi escreveu:
Prezado Cel. Ventura.- Tomei conhecimento da declaração do Dr. Trindade, no Estadão de terça-feira´. Sugiro tomemos algumas providências preventivas, para maior êxito do desfile de 9 de julho. entre elas, as seguintes:- 1a) - Comunicar ao Comando Geral da PM que não podemos fazer o desfile em 30 minutos, por motivos óbvios (passagem de comando honorário do Exército Constitucionalista, recolhimento solene dos restos mortais dos veteranos, pronunciamentos diversos e o desfile propriamente dito.- 2a) - Contatar a instituição da PM encarregada de coordenar o desfile, bem assim os diretores do núcleo MMDC da Academia do Barro Branco para observarem as prerrogativas das altas autoridades, principalmente os altos comandos fardados, orientando os Cadetes nesse sentido.- Outras providências que julgarem necessárias. Abraços - Gino

150px-Cartaz_Revolucionário_1Começa nesta sexta-feira (2), em Olímpia, a Semana “Benedicto José Pereira (Mindú) para reverenciar os 78 anos do movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil.

As atividades, envolvendo palestras nas escolas e entrevistas e reportagens nas emissoras de rádio, são promovidas pela Sociedade Veteranos de 32 MMDC — Núcleo Luiz Salata Neto de Olímpia. Neste ano, será homenageado o seu patrono “Luiz Salata Neto”. O seu filho, engenheiro e vereador Luiz Antonio Moreira Salata, é o presidente desse Núcleo.
A REVOLUÇÃO
Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia de que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A Revolução de 1930 impediu a posse do governador de São Paulo (na época se dizia “presidente”) Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente da república Washington Luís, que fora governador de São Paulo de 1920 a 1924, colocando fim à República Velha.
Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.
Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.
SEMANA CONSTITUCIONALISTA
2 A 9 DE JULHO – “SEMANA BENEDICTO JOSÉ PEREIRA (MINDU)”
* De 5 a 8 de julho, nas Escolas Estaduais haverá o hasteamento das Bandeiras e a exaltação ao Movimento de 32. E, sempre às 11h, nas emissoras Rádio Difusora e Rádio Menina, palestras alusivas ao Movimento de 32, proferidas por alunos, professores das Escolas Estaduais e membros da Sociedade Veteranos de 32 – Núcleo Luiz Salata Neto de Olímpia.
* Haverá uma missa em Homenagem Póstuma, no domingo (4), às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida em homenagem à memória dos ex-Combatentes de 32 e aos homens e mulheres que, também, tomaram parte na retaguarda.
* 9 de julho (sexta-feira) – “Dia do Soldado Constitucionalista”, às 9h, na Praça Heróis Olimpienses de 32 Jardim Santa Ifigênia (localizada no início da Avenida Constitucionalista de 32) com recepção às autoridades; Hasteamento das Bandeiras Nacional, Estado e do Município; Homenagem póstuma aos Heróis de 32; Deposição de flores junto ao Obelisco Heróis Olimpienses de 32, em homenagem aos ex-combatentes falecidos; Homenagem aos Veteranos Olimpienses de 32. E também no dia 9, às 11h, nas emissoras Rádio Difusora e Rádio Menina – Palestras alusivas ao Movimento de 32, proferidas por participantes e diretores da Sociedade Veteranos de 32 – Núcleo Luiz Salata Neto de Olímpia.
SÃO PAULO parou para ver o jogo entre BRASIL e HOLANDA hoje pela manhã, como em todas as outras partidas da seleção brasileira durante a COPA DO MUNDO na ÁFRICA DO SUL. Durante a competição, o índice de lentidão foi de zero quilômetro. O resultado de 2 a 1 para a HOLANDA, que eliminou os jogadores verde-amarelos do Mundial, não agradou os torcedores. Mas mesmo com o clima de tristeza, uma torcida promete fazer uma ação no Centro de São Paulo, na manhã do domingo, para celebrar a COPA de 2014 no BRASIL.  

“Para mim, o ano de 1968, pontilhado de incidentes, transformou-se na longa e ansiosa espera do inevitável. Eu previra um golpe entre setembro e dezembro daquele ano”. Assim o ex-deputado do antigo MDB e jornalista HERMANO DE DEUS NOBRE ALVES se lembrava, em relato ao ESTADO – onde trabalhou, como correspondente em LONDRES, entre 1977 e 1978 – do grande episódio que dividiu sua vida em duas partes: o golpe que levou ao Ato e ao fechamento do Congresso, em dezembro de 1968. HERMANO, que morreu hoje vítima de câncer, em LISBOA, atuava em conjunto com MÁRCIO MOREIRA ALVES, como ele jornalista e depois deputado, cuja cassação se transformou em estopim daquela crise.
Antes, HERMANO foi um jornalista talentoso, provocador, de ótima memória, sempre às turras com o mandonismo dos militares. Como repórter e articulista, na TRIBUNA DA IMPRENSA, na FOLHA DE SÃO PAULO e no CORREIO DA MANHÃ, acompanhou o governo JOÃO GOULART e desafiou a ditadura até ser cassado e exilado.
Depois, circulou por mais de dez anos por MÉXICO, ARGÉLIA, PARIS, LONDRES e LISBOA, voltando ao BRASIL em 1984. Desistiu da política, fez assessorias e conseguiu indenização pela LEI DA ANISTIA, instalando-se em LISBOA nos anos 1990. Em nota, o ministro-chefe da Comunicação Social, FRANKLIN MARTINS, o definiu como “uma das maiores referências” do jornalismo do País.
Casado duas vezes, deixou quatro filhos. Seu corpo foi cremado, nesta tarde, no cemitério dos OLIVAIS, em LISBOA. 

O presidente LULA embarcou hoje à tarde para sua última viagem internacional antes das eleições. A visita será de dez dias por seis países africanos, e termina na ÁFRICA DO SUL, na final da COPA. LULA segue “profundamente triste”, segundo descreveu o chefe de gabinete, GILBERTO CARVALHO. O presidente assistiu a derrota brasileira junto com a candidata DILMA ROUSSEFF. “Agora só em 2014 aqui no Brasil e com você presidente”, disse.
A viagem começa por CABO VERDE, depois segue para a GUIANA EQUATORIAL, QUÊNIA, TANZÂNIA, ZÂMBIA e ÁFRICA DO SUL. LULA participará do lançamento do emblema oficial da COPA DO MUNDO de 2014, que será sediada no BRASIL. No domingo, dia 11, o presidente assiste à final da COPA, no estádio SOCCER CITY, em JOHANNESBURGO. Da comitiva, entre outros, participam os ministros das Relações Exteriores, CELSO AMORIM, e Esporte, ORLANDO SILVA. 

O espanhol RAFAEL NADAL e o checo TOMAS BERDYCH disputarão no domingo, dia 4, a final do torneio de WIMBLEDON depois de ganharem hoje suas respectivas semifinais. NADAL chegou a sua quarta final no ALL ENGLAND CLUB depois de derrotar o ídolo local ANDY MURRAY, enquanto BERDYCH se classificou para sua primeira final de GRAND SLAM com vitória sobre o sérvio NOVAK DJOKOVIC. Amanhã, a americana SERENA WILLIAMS defende o seu título diante da russa VERA ZVONAREVA.

O presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, ameaçou hoje “recuperar” as ações da GLOBOVISION, canal de TV de oposição e um dos poucos que ainda criticam abertamente o governo. Acusados pela Justiça chavista, dois principais acionistas da emissora, GUILLERMO ZULOAGA e NELSON MEZERRHANE, estão foragidos.

O ex-ditador JORGE RAFAEL VIDELA voltou hoje ao banco dos réus, acusado de 31 mortes e 5 casos de tortura na Província de CÓRDOBA. É a primeira vez que VIDELA torna-se o centro de um julgamento desde o ‘”NUREMBERG ARGENTINO”, em 1985.

Um ataque terrorista contra uma organização assistencial dos EUA no AFEGANISTÃO matou quatro pessoas no mesmo dia em que o general americano DAVID PETRAEUS desembarcava em CABUL para comandar as forças americanas  e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na luta contra o TALEBAN e a rede terrorista AL-QAEDA.

O matemático russo GRIGORI PERELMAN recusou oficialmente o prêmio de um milhão de dólares do Instituto CLAY de Matemática pela resolução da CONJECTURA DE POINCARÉ, enigma geométrico que desafiava cientistas desde 1904. Segundo o site do Instituto americano, que lançou o desafio em 2000, o dinheiro recusado será empregado em “benefício da matemática”. Além de ter ignorado as normas da imprensa científica ao publicar a solução do problema na Internet em 2003, após ter trabalhado no enigma durante sete anos, PERELMAN recusou em 2006 a Medalha FIELDS, considerada o Nobel da matemática, e havia rechaçado o prêmio do Congresso Europeu de Matemática em 1996. O cientista, de 43 anos, mora em um pequeno apartamento em SÃO PETERSBURGO com a mãe e não exerce atividade remunerada.

Um sacerdote australiano foi condenado hoje a 19 anos e 10 meses de prisão por abusar sexualmente de 25 menores entre 1968 e 1986. JOHN DENHAM, de 67 anos, foi detido em 2008 após denúncia por abusos de crianças de 6 e 17 anos em várias escolas religiosas na capital australiana e em NOVA GALES DO SUL.

MOHAMMED OUDEH morreu nesta sexta-feira, aos 73 anos, de falência múltipla dos órgãos. Conhecido como ABU DAOUD, OUDEH foi líder do SETEMBRO NEGRO, grupo criado para vingar a expulsão dos palestinos da JORDÂNIA em 1970. Nos Jogos Olímpicos de 1972 em MUNIQUE, o grupo matou 11 membros da equipe olímpica israelense.

2 011       :          -       SÁBADO
Uma reunião da Diretoria Executiva vai acontecer nesta manhã na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Trata-se da montagem dos diretores que irão constituir a equipe que trabalhará comigo no biênio 2011-2013. É uma reunião de transição, presidida pelo CORONEL PM MENDES, respondendo pelo presidente GINO STRUFFALDI, impossibilitado de comparecer face recente operação sofrida. Comparecem: CAMILA LOURENÇO GIUDICE, Diretora da Comunicação Social; cadete MANOEL FLÁVIO DE CARVALHO BARROS, Presidente do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, doutor RODRIGO GUILHERME VAZZOTTI PEREIRA. Nomeamos o doutor RODRIGO para a Diretoria da Juventude. O nome do CORONEL PM MENDES é confirmado para a Vice-Presidência do biênio citado. O CAPITÃO PM ANÍSIO será o Secretário e acumulará a Tesouraria até a nomeação de outra pessoa a ser escolhida no futuro. Na diretoria do Museu continuará o Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA e na diretoria do Acervo e Arquivo Histórico ficará a MARGARIDA ROSA. As modificações são bem poucas. Tenho um grande problema na Diretoria Jurídica. Hoje não compareceu o ROMAGNOLI como era esperado. Não sei os motivos de sua falta à reunião e o RODRIGO ficou de conversar com ele. Segundo notícias transmitidas por terceiros, o ROMAGNOLI enfrenta problemas graves de saúde na pessoa de sua mãe. Já faz algum tempo que o ROMAGNOLI não mantém contato com a Sociedade. Cumprimentamos o amigo por ocasião de seu aniversário, no dia 9 de junho, e não houve retorno. Também não compareceu em 29 de junho quando comemoramos o DIA DOS ANIVERSARIANTES de junho. Essas faltas e a não transmissão dos motivos pelo não comparecimento geram problemas graves para com o MMDC.    
São Paulo, 02 de Julho de 2011.
Ata Reunião Diretoria Executiva – Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
Presidida por: Pres. Cel. Mário Fonseca Ventura
Transição da nova Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC – Gestão 2011.
Presentes:
Cel. Mário Fonseca Ventura
Camila Lourenço Giudice
Cel. Antônio Carlos Mendes
Manoel Barros Munhoz
Rodrigo Pereira
Transcrição da reunião:
Foram anunciados para assumir e empossar para a Gestão 2011 os seguintes cargos da Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC:
Cargo
Empossado
Presidente
Cel. Mário Fonseca Ventura
Vice-Presidente
Cel. Antônio Carlos Mendes
Primeiro Secretário
Cap. Anísio
Segundo Secretário
Cap. Anísio – temporário
Primeiro Tesoureiro
Cap. Anísio
Segundo Tesoureiro
Cap. Anísio
Diretor do Cerimonial
Markus Runk
Diretor da Comunicação Social
Camila Lourenço Giudice
Diretor do Departamento da Juventude
Rodrigo Pereira
Diretor do Museu Histórico
Prof. José Carlos de Barros Lima
Diretor do Arquivo Histórico e da Biblioteca
Margarida Rosa
Diretor do Monumento – Mausoléu do Soldado Constitucionalista
Prof. José Carlos de Barros Lima
Diretor Jurídico
Dr. Romagnolli
Capelão
TEN CEL PM Osvaldo Palopito.
Presidente do Núcleo Ruytemberg Rocha
Cadete Manoel Barros Munhoz
Sendo assim, encerro a presente ata.
Relator da ata: Camila Lourenço Giudice
Diretora da Comunicação Social
Sociedade Veteranos de 32 – MMDC
DONIZETE, do GBB, manda-me a transcrição do Diário Oficial que publica a transferência para a reserva do MAJOR PM ROBSON GRILENZONI:
Deferindo a transferência para a reserva a pedido nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, Lei Complementar 813/96, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-14, o Maj PM 810373-9 Robson Grilenzoni - ESSgt - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.426/11 - Pr. 18.547/11).
Indeferindo a promoção ao posto de Ten Cel PM em virtude da vedação imposta aos oficiais pelo artigo 1º, parágrafo 3º da Lei Complementar 418/85, com redação alterada pelo artigo 2º da Lei Complementar 673/91, ao Maj PM
810373-9 Robson Grilenzoni - ESSgt - São Paulo/SP, (Pr. 18.547/11).
GRILENZONI nasceu no dia 26 de fevereiro de 1965. Entrou para a PMESP no dia 1º de fevereiro de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1985. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE em 25 de agosto de 1986 e 1º TENENTE em 24 de maio de 1989.

Pelo GBB tomo conhecimento do roubo acontecido na casa do CORONEL PM RALPH ROSÁRIO SOLIMEO.
Saturday, July 02, 2011 9:03 AM
Amigos
Já se vão longe os tempos da tranqüilidade romântica da vida rural, das porteiras sem trancas e das janelas abertas para se gozar a fresca das noites de verão Tempos em que, quando aparecia algum ladrãozinho,era para furtar frutas, galinhas e, eventualmente um porquinho.
Hoje, corre-se tanto risco de sofrer violência no campo, quanto na cidade ou, até mais, pois a polícia faz o patrulhamento preventivo apenas na área urbana.
Na semana passada dei uma chegada até meu sítio para participar de uma festa de São João feita pelo meu “sócio retireiro”: dentro da tradição religiosa, que ainda subsiste no Interior, com o erguimento do mastro com a figura do Santo, a reza do Terço, cantorias, a fogueira, o pau de sebo e muita quitanda para se comer, acompanhada do quentão, do chá de canela e do cafezinho. Na quarta feira, antes do sol raiar, parti de volta para São Paulo e, na pressa, esqueci-me da bolsa com as coisas que lá não ficam.
Na quinta feira, à notitinha, o caseiro foi alertado pelos cães que latiam junto ao portão de entrada da casa, onde dois homens estavam parados:
_O Ralph está? –perguntou um deles.
_Não. Já voltou para São Paulo.
No mesmo instante, outros dois indivíduos, que se encontravam escondidos atrás do muro, se mostraram e, armas nas mão, anunciaram o assalto.
_Chama a tua família que nós não queremos nada da tua casa, só na do Ralph.
Escoltando o caseiro, a mulher e as três crianças, entraram na casa e, no melhor estilo dos ladrões de cidade grande, começaram a jogar no chão tudo que estava nos armários e guarda roupas.
Ficaram ainda mais alvoroçados quando, em uma gaveta encontraram uma caixa de munição 38: queriam saber do revólver. Após muita procura, trancaram a família em um dos quartos e passaram a carregar tudo o que achavam de algum valor no velho Monza do caseiro.
Tudo o que levaram, ainda não sei, pois somente poderei ir para lá na próxima quarta feira. Sei que foi muita coisa, uma vez que abandonaram outras tantas por não caber mais no carro.
A dificuldade maior será a de convencer a família do caseiro a continuar no sítio, depois do aperto pelo qual passaram.
Ah, o revólver estava na lateral da bolsa verde, que eu me esquecera de trazer e que eles utilizaram para levar roupas e objetos roubados.
Ralph

CLÓVIS TOITI SEKI é filho de imigrantes japoneses. Nasceu em ASSAÍ, PARANÁ, em 1946. Seus pais se conheceram no BRASIL e se uniram num casamento combinado pelas famílias. Formou-se em medicina nos anos 1970, na Universidade Estadual de LONDRINA. Durante os estudos, perdeu a mãe. Como não teve condições de dar a ela um tratamento adequado, fez a promessa de ajudar pacientes que não tinham dinheiro. Mudou-se para SÃO PAULO e enveredou pela medicina do trabalho. Ficou seis meses no JAPÃO e se encantou com a acupuntura, técnica pela qual brigou para que fosse levada a sério no BRASIL. Faleceu por causa de um câncer intestinal. Teve três filhos e três netos.

O senador ITAMAR FRANCO, Presidente da República de 1992 a 1994, morreu nesta manhã, aos 81 anos, vítima de leucemia. Ele estava internado no Hospital Israelista ALBERT EINSTEIN desde o dia 21 de maio e permanecia licenciado de suas atividades no Senado. Nos últimos dias, o senador apresentou um quadro de pneumonia grave e foi transferido para a UTI. Nas últimas horas de vida, foi vítima de um acidente vascular cerebral e entrou em coma. Segundo o hospital, ITAMAR morreu por volta das 10:15 horas da manhã. O corpo será velado na Câmara Municipal de JUIZ DE FORA (MG) e, posteriormente, no Palácio da LIBERDADE, histórica sede do governo mineiro até o ano passado, em BELO HORIZONTE, onde será cremado na segunda-feira, dia 4 de julho. As cinzas serão levadas para JUIZ DE FORA e colocadas no túmulo da mãe do ex-presidente. A Presidência da República decretou luto oficial por sete dias. A presidente DILMA ROUSSEFF colocou à disposição o Palácio do Planalto para a realização das cerimônias, mas segundo amigos de ITAMAR, a família optou por manter os funerais nas duas cidades que mais marcaram a trajetória do senador. O Planalto confirmou a presença de DILMA no velório, em BELO HORIZONTE. Apesar de ser baiano no registro civil, ITAMAR se tornou um dos mais destacados políticos mineiros das últimas décadas. ITAMAR morreu um dia depois do aniversário daquela que é apontada como sua grande obra para o País, a criação do REAL, moeda que entrou em vigor no dia 1º de julho de 1994. Aos olhos do BRASIL, ITAMAR surgiu na eleição presidencial de 1989, como candidato a vice de FERNANDO COLLOR DE MELLO. Terminou por assumir a Presidência após o impeachment de COLLOR, sob suspeita de irregularidades. Ele deixa uma imagem de fiador deste momento do BRASIL, marcado por democracia a estabilidade econômica. Mesmo entre os mais críticos, ITAMAR costumava ser reconhecido pela retidão ética. “A Nação pode estar certa de que não haverá corruptos neste governo”, disse ao assumir o cargo de presidente em 1992. Igual reconhecimento ele sempre cobrou em relação ao legado da estabilidade do País nos aspectos econômico, com o lançamento do PLANO REAL, com a transição bem-sucedida para FERNANDO HENRIQUE CARDOSO após o desastroso desfecho da gestão COLLOR. Com seu indefectível topete, o ex-presidente chamava atenção pelo estilo intempestivo, muitas vezes enigmático. Como político, o engenheiro ITAMAR gostava dos cálculos bem pessoais, Orgulhava-se de ter sido fundador do MDB, posterior PMDB, mas não fazia cerimônia: deixava o partido toda vez que seus interesses eram contrariados. Prova disso é que foi eleito em 2010 para seu ultimo cargo, de senador, pelo PPS. ´
ITAMAR sentia-se melindrado facilmente e não raro surpreendia aliados com rompantes de fúria. Nasceu em 28 de junho de 1930 a bordo de um navio, no mar entre o RIO DE  JANEIRO e SALVADOR.

Quatro nadadores, entre eles CESAR CIELO, maior nome da história da modalidade no BRASIL, foram pegos em controle antidoping efetuado durante o TROFÉU MARIA LENIK, em maio, no RIO. A substância detectada nos exames é a furosemida, que consta da formulação de diuréticos. Os outros três nadadores envolvidos são NICHOLAS SANTOS e VINÍCIUS WAKED, ambos integrantes do Projeto RUMO AO OURO 2016, idealizado por CIELO, e HENRIQUE BARBOSA. O caso eclode a poucos dias do inicio do Mundial de Desportos Aquáticos de XANGAI. As provas de natação começam dia 24 de julho, e CIELO é o favorito nos 50 metros e 100 metros livre, provas em que é recordista mundial. A FIFA já admite apelar por uma punição maior a CESAR CIELO, que recebeu apenas advertência no BRASIL.

Não há como negar que os olhos do mundo estavam voltados hoje para MARIA SHARAPOVA, a maior estrela do tênis feminino atual, que não disputava uma final de GRAND SLAM havia mais de três anos. Mas quem brilhou de verdade foi a jogadora que estava do outro lado da quadra. Em sua primeira decisão de um dos quatro torneios mais importantes do circuito, a checa PETRA KVITOVA não deu bola para o favoritismo da russa e conquistou o título de WIMBLEDON com uma tranquila vitória por 2 a 0.
Os dois melhores jogadores da atualidade vão se enfrentar amanhã pela quinta vez neste ano, e será a quinta decisão do torneio. Na final de WIMBLEDON, às 10 horas de 3 de julho, RAFAEL NADAL terá a chance de se vingar de NOVAK DJOKOVIC, que não só venceu os quatro duelos entre eles em 2011 como também tirou o espanhol da liderança do ranking da ATP. Seja qual for o resultado do duelo de amanhã, o sérvio vai aparecer em primeiro lugar, com o espanhol em segundo.  

O Príncipe ALBERT II de MÔNACO e a ex-nadadora olímpica sul-africana CHARLENE WITTSTICK (que na sexta-feira, dia se casaram em cerimônia civil) realizaram neste sábado seu enlace religioso com a presença de 850 convidados no pátio de honra e outros 3,5 mil na praça do Palácio monegasco. O casal trocou as alianças de ouro branco de 18 quilates – o príncipe piscou ao colocar o anel no dedo de CHARLENE, que em seguida deu um grande sorriso. CHARLENE também parecia derramar lágrimas por trás do véu ao subir no altar do palácio onde a cerimônia religiosa aconteceu. Ela usou um vestido, com os ombros à mostra, feito por GIORGIO ARMANI e um longo véu. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de MÔNACO, BERNARD BARSI, e foi realizada em um palácio do principado, em um antigo castelo da Renascença onde membros da dinastia real GRIMALDI vivem há séculos. Foi neste mesmo palácio que o pai do príncipe ALBERT II, RAINIER III, se casou com a atriz GRACE KELLY em 1956. Dentre os convidados estavam personalidades, como o designer da CHANEL, KARL LARGERFELD, o ator ROGER MOORE (que interpretou JAMES BOND no cienma), a ex-primeira dama da FRANÇA, BERNADETTE CHIRAC, além de membros de outras realezas européias, chefes de Estado, modelos e atletas.

2 012     :      -     SEGUNDA-FEIRA 
Por volta das 7:30 horas chega um carro da TV GLOBO para me conduzir até o Monumento Mausoléu. Nesta manhã, nesse lugar, sou entrevistado por uma repórter da “ANTENA PAULISTA” sobre o Movimento Constitucionalista de 1932 e a razão de ser do Monumento. Isso me leva a manhã toda. Depois, esse motorista vai me deixar na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. O telefone não pára de tocar por causa de pessoas que querem notícias sobre o 9 de Julho. ALEXANDRE CASTILHO é um deles. Como também tomou conhecimento da situação financeira caótica, vai ajudar o MMDC pagando adiantada a anualidade. É um gesto altaneiro, digno de um verdadeiro associado. A maioria apenas quer saber de medalhas e eventos. Não colaboram seriamente para com a organização a que pertencem e, sabedores que estão atrasados com suas mensalidades, fazem-se de surdos. ALEXANDRE costuma pagar 4 anuidades: sua avó DIRCE RUDGE PACHECO E SILVA, seu pai, MÁRIO, e seu filho, de apenas um ano, além de sua própria anuidade.
Recebo um telefonema do Presidente da Câmara Municipal de LAVRINHAS. Quer ele comemorar o 9 de Julho em sua cidade e entregar medalhas da Sociedade. Acontece que não há mais tempo hábil para se confeccionar os diplomas. Sugiro a ele que marque uma data em agosto para que se proceda a entrega da Medalha Constitucionalista. Mas o evento de 9 de Julho seria também comemorado.
Nosso companheiro de lutas, o OLIVEIRA, almoça comigo e depois comparece no MMDC, onde pouco podemos conversar face a avalanche de telefonemas.
Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA, Coordenador do NÚCLEO LAPA e Diretor do Museu “MARIA SOLDADO” telefona para comentar a reportagem sobre os 80 Anos da Revolução Constitucionalista de 1932 publicada na VEJA SÃO PAULO desta semana. De uma maneira geral o trabalho executado sobre a EPOPÉIA DE 32 está bem. No entanto, em certo trecho comenta, desairosamente, o museu, como colocado nos fundos de uma escola. O editor DANIEL PALMIERI BERGAMASCO entrou, via e-mail, em contato com o Professor JOSÉ CARLOS, marcando uma visita ao Museu, mas isso não chegou a acontecer. Nosso professor que cuida há anos do Museu “MARIA SOLDADO” irá agora à tarde à Assembléia Legislativa para assistir a Sessão Plenária Solene em comemoração do 80º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932.
Por volta das 15:30 horas também deixo o MMDC, indo também para a Assembléia, aonde chego cedo. Vou ao gabinete do Deputado Estadual MAJOR PM OLÍMPIO, onde acerto detalhes para a sessão solene do 9 de Julho. AMADO RÚBIO chega logo em seguida. Mais tarde, já no Auditório JUSCELINO KUBITSCHEK, encontramos: FRANCISCO GIANNOCCARO, ALENCAR BURTI, CORDEIRO, HELIODORO, MAJOR PM Ref ARLINDO PICOLI, VALÉRIA, FÁBIO RALSTON, Professor ADILSON CÉZAR, JOSÉ D´AMICO e muitos outros integrantes do Conselho Cívico e Cultural e amigos. Vários coronéis vêm prestigiar o nosso Cmt Geral, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA: CELSO PINHATA JÚNIOR, ADMIR GERVÁSIO MOREIRA, LUIZ EDUARDO PESCE DE ARRUDA, VICENTE ANTÔNIO MARIANO FERRAZ, CARLOS BOTELHO LOURENÇO, JOSÉ MAURÍCIO WEISSHAUPT PEREZ, MAJOR PM FRANCISCO (que diz já ter o nome da firma que ganhou a licitação para fazer o restauro do Monumento Mausoléu.
No Plenário JUSCELINO KUBITSCHECK vamos assistir o ato alusivo à data, com pronunciamento do ex-prefeito de SANTA FÉ, atual Deputado Estadual ITAMAR BORGES; do Deputado Estadual MAJOR PM OLÍMPIO; do Deputado Estadual CORONEL PM ÉDSON FERRARINI; da Professora EDIMARA DE LIMA; do PEDRO PAULO PENNA TRINDADE (que declama EU TE AMO SÃO PAULO), do Deputado Federal ARNALDO FARIA DE SÁ, do Deputado Estadual, Presidente da Assembléia, BARROS MUNHOZ.
É entregue o “COLAR CARLOS DE SOUZA NAZARETH” para o Deputado Estadual JOSÉ ANTÔNIO BARROS MUNHOZ; para o GENERAL-DE-EXÉRCITO ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO, Comandante Militar do Sudeste; para o estandarte da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO; para ROGÉRIO PINTO COELHO AMATO, Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP e da Associação Comercial de São Paulo – ACSP/ para OSÓRIO HENRIQUE FURLAN, empresário e membro do Conselho Superior da ACSP e ROBERT SCHOUERI, empresário e membro do Conselho Superior da ACSP.
Participa da sessão solene o CORAL BACCARELLI.
Terminado o evento, ficamos até tarde na Assembléia Legislativa conversando com os inúmeros amigos que ali se encontram.
Professor JOSÉ CARLOS DE BARROS LIMA dá uma “carona” e me deixa na estação de Metrô VILA MADALENA. Ainda vou passar pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC, quando já são mais de 20 horas. Chego tarde em casa, apesar de o trânsito estar muito bom nesta noite.

A irmã, uma sobrinha e a filha de 4 anos do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, IVAN SARTORI, de 55 anos, foram abordadas por criminosos em uma tentativa de assalto quando passavam de carro, no início da noite de ontem, pela Avenida PRESIDENTE TANCREDO NEVES, na esquina com a Rua BOQUEIRÃO, no SACOMÃ, zona sul da capital. Elas estavam em um HYUNDAI preto seguido por um ASTRA CINZA, onde estava a escolta armada da família do desembargador, formada por dois policiais militares à paisana. Por volta das 20:30 horas, seis homens armados com fuzis e pistolas interceptaram o HYUNDAI para roubar o veículo, de acordo com a versão oficial sobre o crime. Segundo nota da assessoria do TJ, a sobrinha de SARTORI, que dirigia o veículo, foi retirada do carro pelos criminosos e chegou a ser usada como escudo pelos assaltantes para que um dos ladrões conseguisse fugir, atravessando o canteiro central da avenida. A irmã e a filha do desembargador permaneceram no veículo, que teve a direção assumida por um dos assaltantes. Poucos metros depois, o criminoso teria saltado do carro ainda em movimento porque os bandidos foram surpreendidos pelos PMs que faziam a escolta da família. A irmã do desembargador conseguiu parar o carro, acionando o pedal do freio com as mãos. Os PMs da escolta deram voz de prisão ao bando, mas os assaltantes reagiram e atiraram. Dois suspeitos foram baleados e cinco conseguiram fugir. Um deles, de 19 anos, foi atingido na perna e também fugiu. Mais tarde, ele foi localizado pela PM no Pronto-Socorro do Hospital IPIRANGA e foi preso em flagrante em seguida. Seu nome não foi divulgado.

Dois suspeitos morreram após trocar tiros com policiais da ROTA, ontem à noite, em SAPOPEMBA, na zona leste. De acordo com os policiais, os homens foram perseguidos porque estavam em um carro roubado. Os suspeitos teriam saído do carro atirando nos policiais, que reagiram. Baleados, os dois homens morreram.

O paiol onde são guardadas as munições do Exército, no quartel do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada, em PIRASSUNUNGA, no interior, foi arrombado na madrugada de ontem. Mais de 3 mil cartuchos de fuzis calibres 7,62mm e 9 mm, munição pesada, com cartuchos ponto 50 e 90 mm, (para blindados) e 12 granadas de boca desapareceram. Uma megaoperação foi montada na cidade.  

Antes mesmo de assumir o poder, no dia 1º de dezembro, ENRIQUE PEÑA NIETO, eleito no domingo presidente do MÉXICO com 38% dos votos, terá de provar na prática que sua legenda, o Partido Revolucionário Institucional (PRI), adaptou-se à democracia. Sem maioria no Congresso, ele terá de se aproximar da oposição. Projeções indicam que o PRI perderá a maioria absoluta na Câmara dos Deputados, que detinha desde 2009 e não controlará o Senado. Por isso, o partido terá de fazer o que não se habituou entre 1929 e 2000 quando governou o país, e precisará da oposição para concretizar seus planos de combate à violência, de reforma dos sistemas fiscal, trabalhista, de energia e de previdência social.

Um grupo de 85 militares sírios – incluindo 1 general, 2 coronéis e outros 18 oficiais – desertou hoje para a TURQUIA, cruzando a pé a fronteira. A informação foi divulgada pela ANATOLIA, a agência pública de notícias de ANCARA. A deserção ocorre no momento em que a fronteira entre SÍRIA e TURQUIA vive dias de tensão. Seis caças turcos F-16 foram enviados para a região após um incidente envolvendo helicópteros sírios. As aeronaves enviadas pelo regime de BASHAR ASSAD teriam se aproximado demais da fronteira. Há duas semanas, um avião turco foi abatido por um míssil terra-ar sírio, irritando o governo de ANCARA. A TURQUIA é membro da OTAN e, pelas regras de defesa coletiva da aliança atlântica, uma agressão síria deveria ser respondida em conjunto. Em GENEBRA, a alta-comissária para Direitos Humanos da ONU, NAVI PILLAY, disse que o fornecimento de armas para opositores e governo está tornando ainda mais violenta a crise, que já dura 16 meses. A funcionária da ONU, porém, não citou nenhum país. Acredita-se que ASSAD receba armas da RÚSSIA e do IRÃ, seus principais aliados, enquanto países do GOLFO PÉRSICO, como ARÁBIA SAUDITA, CATAR e EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, forneceriam armamento aos insurgentes. NAVI afirmou que a missão de observadores da ONU no país –s suspensa desde o dia 16 – deve ser intensificada. A ONU estima que mais de 13 mil pessoas já morreram em 16 meses de levante na SÍRIA.

O IRÃ adotou medidas desafiadoras em resposta às sanções da UNIÃO EUROPÉIA, que começaram a vigorar hoje e incluem a interrupção da importação de petróleo iraniano. TEERÃ anunciou uma nova lei para interromper a passagem de embarcações pelo ESTREITO DE ORMUZ, a principal via de escoamento da produção petroleira do GOLFO PÉRSICO, e divulgou o início de um teste de mísseis em claro aviso aos EUA e a ISRAEL. A nova legislação pede que as Forças Armadas do IRÃ bloqueiem a passagem de qualquer navio petroleiro que se destine a países que deixaram de comprar o produto de TEERÃ, em virtude do recente embargo da UNIÃO EUROPÉIA. Não ficou claro, porém, se a lei será ou não aprovada ou como TEERÃ a aplicará, já que a 5ª Frota da Marinha dos EUA – com base no BAHREIN – patrulha as águas de ORMUZ.

Uma ilustração original de SALVADOR DALÍ roubada na semana passada de uma galeria em NOVA YORK, nos ESTADOS UNIDOS, foi devolvida hoje pelo correio. A galeria VENUS OVER MANHATTAN afirmou que recebeu um e-mail “há poucos dias” dizendo que a imagem, CARTEL DE DON JUAN TENÍRIO, “estava a caminho”. A obra foi enviada da EUROPA usando um remetente falso. A imagem, que está em ótimas condições, deverá ser autenticada. Ela está avaliada em cerca de 300 mil reais.  (US$ 150 mil).      

2 013      :      -      TERÇA-FEIRA
JORNAL DIARIO DE SÃO PAULO – Reportagem de ADRIANA CHAVES
ALCKMIN PEITA CAMINHONEIROS
Depois do caos e grandes congestionamentos em rodovias, governo vai indiciar criminalmente responsáveis por travar pistas.
O governador GERALDO ALCKMIN jogou duro com os caminhoneiros que travaram durante todo o dia de ontem as rodovias CASTELLO BRANCO, ANCHIETA e CÔNEGO DOMÊNICO RANGONI.
Segundo a TV GLOBO, ALCKMIN pretende indiciar criminalmente os responsáveis pela paralisação, aplicar multas e fazê-los pagar pelos prejuízos. Ele ordenou para que a Secretaria de Segurança Pública mandasse, na noite de ontem, guinchos para retirar os veículos que impediam a passagem dos carros nas pistas.
Por volta das 19:30 horas de ontem, a Justiça expediu liminar exigindo a desobstrução das pistas. Dois motoristas que resistiam à liberação da CASTELLO BRANCO foram presos. Pela manhã, a rodovia chegou a ter dez quilômetros de lentidão.
Os responsáveis pela paralisação pediam redução de 50% do pedágio durante a madrugada, redução no preço do diesel e a não cobrança do pedágio do eixo suspenso em caminhões – a medida, novidade em SÃO PAULO, seria uma alternativa encontrada pelo governo estadual para amenizar o impacto financeiro em conseqüência da manutenção do preço dos pedágios no Estado.
A ARTESP (Agência de Transportes de SÃO PAULO) anunciou ontem que essa cobrança extra para os caminhoneiros, que começaria ontem, foi adiada, mas negou que será suspensa.
“O governo faz corredor para ônibus, para bicicleta e nada para caminhão”,a firmou o vice-presidente da UGTrans (União Geral dos Transportadores de Carga), OSVALDO ROSA. A UNICAM (União Nacional dos Caminhoneiros) informou, em nota, que não apoia o movimento.

Os movimentos da população durante todo o mês de junho têm um grande complicador com essa imposição dos caminhoneiros, travando as principais vias de SÃO PAULO. Isso vai trazer um grande desconforto para o comércio.

Na Sociedade Veteranos de 32-MMDC encontro à minha espera o THELL DE MORAES e WILLIAM MASCARENHAS HORTH. Estamos conversando sobre os próximos eventos da Sociedade quando chegam os repórteres do DIÁRIO DO COMÉRCIO, JOSÉ MARIA e VALDIR SANCHES. Levo-os à AOMESP (Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo) para almoçarmos juntos e, ao mesmo tempo, conversarmos sobre um artigo que irão preparar para segunda-feira, dia 8 de julho. JOSÉ MARIA é nosso conhecido há muitos anos e conhece bem o trabalho da Polícia Militar, aliás, lembra de repórteres como ORLANDO CRISCUOLO e outros do antigo DIÁRIO DA NOITE. A temática do JOSÉ MARIA para essa reportagem está calcada nos dias de hoje do Movimento Constitucionalista de 1932, onde somente temos vivos 30 combatentes. Que será da Entidade daqui para a frente? Apontamos a ele que a COFAM (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS HERÓIS DE 32), criada em 9 de julho de 2010, veio com a responsabilidade de substituir os veteranos que estão indo para o Batalhão do Senhor. Outro aspecto da Sociedade de hoje é a criação dos Núcleos (quer de correspondência, como de base). Na AOMESP conversamos com o CORONEL PM RICARDO JACOB, TENENTE-CORONEL PM Ref MOACYR e outros oficiais que ali se encontram. No retorno à Sociedade, JOSÉ MARIA despede-se de nós e VALDIR SANCHES fica para tomar nota de vários pontos que visarão a reportagem, bem como imagens. Mas a situação desta tarde é tumultuada pela visita dos CORONÉIS PM EDILBERTO DE OLIVEIRA MELLO, MANOEL ABISSI NOGUEIRA E NELSON SCHIAVONE, que marcaram uma reunião do MMDC. E, ainda temos a chegada dos cadetes do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, com o Presidente CALDEIRA. Eles trazem os diplomas das Medalhas que serão entregues em solenidade marcada para dia 12 de julho. VALDIR SANCHES aproveita o momento para entrevistar os alunos oficiais a respeito do Núcleo “CADETE RUYTEMBERG ROCHA”, dentro da filosofia de futuro do MMDC.
Alguns telefonemas também agitam esta tarde: LUCIANA, da GLOBO, a respeito do programa ANTENA PAULISTA. TRAMONTINA quer imagens do Monumento Mausoléu e pede a abertura do Obelisco para quinta-feira, às 9 horas. O SARGENTO PM CLAUDEMIR PORTILHO, do Núcleo GUILHERME DE ALMEIDA, irá trazer os diplomas de autoridades que serão homenageadas em 25 de julho. MARINEI atende telefonema do Comandante do Batalhão sediado em RIO CLARO. Ele quer criar um núcleo naquela região. Também o THELL DE MORAES fala de pessoas que querem criar um núcleo da Sociedade em CARAPICUIBA.          
Somente vou deixar o MMDC, juntamente com THELL DE MORAES, depois das 17 horas. Na MARGINAL TIETÊ e VIA DUTRA o congestionamento não é normal. Chego tarde em casa.
LUCINDA está com um problema grave com a sua filha MARLENE. Precisa de um tratamento sério dos dentes e, naturalmente, a parte financeira vai cair nas nossas costas. Neste noite, pela Internet, recebo da MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM dois crips sobre SANTOS-DUMONT. Coloco os mesmos em meu blog. EUCLIDES CACHIOLI informa que a FACULDADE DE DIREITO ainda não recebeu autorização do CONDEPHAAT para a colocação de uma placa concebida pelo Professor JEFERSON BIAJONE sobre o BATALHÃO 14 DE JULHO, que seria colocada na FACULDADE no dia 13 de julho.
   
Recebi hoje o Ofício do QUARTO COMANDO AÉREO NACIONAL:
Em vista de o Comando da Aeronáutica ter outorgado a Vossa Senhoria a MEDALHA MÉRITO SANTOS-DUMONT, apraz-me transmitir-lhe, em meu próprio nome e de todo efetivo deste Quarto Comando Aéreo Regional, efusivas congratulações pela merecida distinção.
Por oportuno, informo a Vossa Senhoria que a imposição da referida Comenda, com a entrega do Diploma, terá lugar no Quartel-General do IV Comando Aéreo Regional, situado na Av. Dom Pedro I, Nº 100 – Cambuci – São Paulo, às 10 horas do dia 19 de julho de 2013, em solenidade alusiva ao Aniversário do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica.
Finalmente, solicito a Vossa Senhoria a gentileza de confirmar sua honrosa presença ao evento em apreço, utilizando os telefones 3208-3820 ou 3382-6100 ramal 6006 (Assistente do Comandante).
Atenciosamente,
Maj Brig Ar José Geraldo Ferreira Malta
Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional.

Em 1968, falando para uma platéia de mil técnicos em SAN FRANCISCO (EUA), DOUGLAS ENGELBART, um cientista da computação do Instituto de Pesquisa STANFORD, mostrou um dispositivo cúbico com dois discos de rolamento chamado de “indicador de posição XY para um sistema de exibição”. Foi a primeira aparição pública do mouse. ENGELBART, em seguida, convocou, em tempo real, a imagem e a voz de um colega que estava a 30 quilômetros de distância. Essa foi a primeira videoconferência. E ele explicou uma teoria de como as páginas de informação poderiam ser amarradas usando links baseados em texto, uma idéia que viria a formar a base da arquitetura da web. Em uma época na qual a computação foi amplamente perseguida por pesquisadores do governo ou amadores com uma tendência contra-cultural, ENGELBART nunca procurou ou apreciou a riqueza que viria a se tornar sinônimo de sucesso do VALE DO SILÍCIO (EUA. Ele nunca recebeu royalties para o mouse, por exemplo, que foi patenteado pela SRI e, posteriormente, licenciado para a APPLE COMPUTER. ENGELBART morreu nesta terça-feira, em sua casa na CALIFÓRNIA, aos 88 anos. Nasceu em janeiro de 1925.   

A Justiça paulista proibiu hoje que caminhoneiros fechem estradas durante protestos e ainda determinou multa de 20 mil reais por hora ou obstrução realizada, que deve ser cobrada da entidade que organizar o bloqueio. A liminar foi concedida pelo juiz RANDOLFO FERRAZ DE CAMPOS, da 14ª Vara da Fazenda Pública, em uma ação proposta pelo governo de SÃO PAULO. Ontem, várias estradas do Estado foram bloqueadas por protestos, entre elas a CASTELLO BRANCO, a ANCHIETA, o RODOANEL e a CÔNEGO DOMÊNICO RANGONI. Esta, que é a principal via de acesso ao Porto de SANTOS, continuou bloqueada até esta manhã. A via só foi liberada 26 horas depois do início dos protestos. A TROPA DE CHOQUE foi obrigada a usar bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes. Hoje pela manhã, durante cerca de duas horas e meia, cerca de 35 caminhões bloquearam uma faixa da MARGINAL PINHEIROS, no sentido da CASTELLO BRANCO, provocando 15 km de lentidão no trecho entre a Avenida INTERLAGOS e a Ponte CIDADE UNIVERSITÁRIA.   

A joalheria SAYEGH, do SHOPPING MORUMBI, sofreu o segundo assalto do ano nesta tarde. Funcionários foram rendidos às 18:30 horas por cerca de dez criminosos, que fugiram com jóias em ao menos quatro veículos. Um tiro teria sido disparado no interior da loja, sem ferir ninguém Um dos criminosos foi visto com uma metralhadora. Um dos carros usados pelo bando, um PEUGEOT, foi localizado próximo à Ponte EUSÉBIO MATOSO. Outros assaltantes teriam escapado, em dois táxis e um ECOSPORT, em direção à Rodovia CASTELLO BRANCO.

O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL informou hoje que é preciso um prazo mínimo de 70 dias para a realização do plebiscito sobre a reforma política, a contar do dia 1º de julho, quando recebeu a consulta da presidente DILMA ROUSSEFF sobre o tempo necessário. De acordo com  tribunal, o plebiscito pode ser realizado em 8 de setembro, um domingo. A realização, porém, só será possível se tiverem início imediato as providências no sentido da realização da consulta.
Hoje, DILMA enviou ao Congresso Nacional a mensagem propondo a realização do plebiscito sobre a reforma política. O documento foi entregue pelo vice-presidente MICHEL TEMER e pelo ministro da Justiça, JOSÉ EDUARDO CARDOZO, que foram pessoalmente ao Congresso.
No documento o governo sugere cinco pontos de debate para a consulta popular: a definição sobre o sistema eleitoral (voto proporcional como é hoje, distrital misto, “distritão”, proposta em dois turnos), o financiamento das campanhas (público, privado ou misto), continuidade ou não das coligações partidárias e o fim ou não do voto secreto no Parlamento.
Diante das críticas dos parlamentares por uma suposta interferência do Executivo no trabalho da Casa, os dois repetiram várias vezes que a proposta é apenas uma sugestão do governo, mas que caberá ao Congresso definir como será feita a reforma política e inclusive se haverá plebiscito ou referendo. Apesar disso, tanto TEMER quanto CARDOZO fizeram questão de destacar que vêem o plebiscito como a melhor forma de fazê-lo.
O prazo para a realização do plebiscito foi definido em reunião que durou mais de três horas entre a presidente do TSE, ministra CÁRMEN LÚCIA, e os presidentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais do País.
Se o Plebiscito for realizado em 8 de setembro, o Congresso Nacional terá menos de um mês para aprovar a reforma política na Câmara e no Senado, a tempo de que as novas regras vigorem na eleição no ano que vem, marcada para 5 de outubro de 2014. Pela Constituição Federal, as regras do processo eleitoral têm de ser aprovadas com pelo menos um ano de antecedência em relação à data da eleição.

A Câmara dos Deputados aprovou hoje requerimento do deputado JOÃO CAMPOS, autor do projeto que autoriza a “cura gay”, para que o texto fosse retirado de tramitação. O projeto de decreto legislativo pedia a extinção de dois trechos de uma resolução de 1999 do Conselho Federal de Psicologia. O primeiro diz que “os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades”. O segundo dispositivo que o projeto pretendia eliminar diz que “os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica”. Criticada por movimentos gays e pela entidade de classe dos psicólogos, a proposta foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara no dia 18 de junho. Com a retirada da pauta, um projeto com o mesmo teor só poderá ser apresentado em 2014, em nova sessão legislativa. Na semana passada, MARCO FELICIANO, presidente da Comissão de Direitos Humanos, disse que o projeto já nasceu morto.

Horas depois de MOHAMED MURSI rejeitar um ultimato militar de 48 horas para atender às demandas dos manifestantes que tomaram as ruas do EGITO, fontes militares disseram à agência REUTERS que estão dispostas a suspender a Constituição e dissolver o Parlamento caso o presidente não forme um governo de unidade nacional com os opositores. Na madrugada, a Presidência emitiu um comunicado dizendo que MURSI não foi consultado e seguiria seus planos para a reconciliação nacional.

Um sacerdote católico foi decapitado por rebeldes sírios em um mosteiro no norte do país, confirmou o VATICANO hoje. O padre FRANÇOIS MURAD, de 49 anos, foi morto em 23 de junho durante um ataque de militares das guerrilhas rebeldes ao mosteiro onde ele havia se refugiado. Fontes locais disseram que os combatentes tinham ligação com o grupo jihadista FRENTE AL-NUSRA. O clérigo era da ordem franciscana, responsável pela custódia local de cristãos no ORIENTE MÉDIO.

JOÃO PAULO 2º poderá ser canonizado ainda neste ano, de acordo com as previsões de especialistas. Hoje, uma reunião de cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos aprovou o segundo milagre relacionado ao falecido pontífice. Agora falta apenas que o PAPA FRANCISCO assine o decreto de canonização e convoque um consistório para anunciar a data em que KAROL WOJTYLA se tornará o mais novo santo da Igreja Católica.

2 014    :    -   QUARTA-FEIRA
Quando chego à estação Metrô SÉ vejo dezenas de pessoas tirando fotos junto a uma gigantesca bola da COPA DO MUNDO, colocada no saguão da estação, logo após as catracas de embarque.
MARINEI dá uma notícia um tanto quanto alvissareira. O sub-prefeito da SÉ, ALCIDES AMAZONAS, telefonou para marcar uma visita à sede da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, amanhã, às 11 horas. Volta a esperança quanto à necessária reforma do prédio, cada vez pior depois das violentas chuvas deste ano, principalmente em março.
Chegam nesta manhã os colares que serão entregues no 9 de Julho e no dia 14 de julho. Era uma preocupação que eu tinha nesta semana. O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO trouxe os 64 COLARES DA VITÓRIA para as solenidades já marcadas. Apenas fica desagradável a problemática das assinaturas dos diplomas, onde, ontem, a TINA, que trabalha no Conselho de Honrarias e Mérito ter dito ao WILLIAM MASCARENHAS que somente no dia 8 estarão assinados. Isso irá criar confusão para o cerimonial a cargo do CCOMSOC, em 9 de julho.
Recebo um telefonema do OLIVEIRA. Vamos almoçar na AOMESP, juntamente com COLOMBO. Conversamos muito sobre a COPA DO MUNDO e as esperanças dos brasileiros no jogo de sexta-feira, frente à COLÔMBIA, nas quartas de final. Ao deixarmos a AOMESP, deparamos com a chegada de caminhões do Regimento “9 de Julho”, ao longo da RUA TABATINGUERA, carregando os cavalos. A tropa se posiciona nessa rua, bem defronte à Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo. Naturalmente está prevista alguma manifestação na PRAÇA DA SÉ, originando todo esse aparato do choque (O Regimento está atuando como tropa de choque nesta tarde).
Estamos já no MMDC quando MARIA CECÍLIA NACLÉRIO HOMEM mantém um contato telefônico comigo. Fala de uma reunião do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial, que aconteceu em 25 de junho, da qual não participei. Em seguida, por e-mail, manda-me uma carta dos conselheiros presentes a essa reunião ao Presidente da Associação Comercial de São Paulo, ROGÉRIO PINTO COELHO AMATO.
São Paulo, 30 de junho de 2014.
Prezado Senhor,
Os membros do Conselho Cívico Cultural desta casa vêm se manifestar sobre a condução das outorgas do Colar Carlos de Souza Nazareth e da celebração da data magna do estado de São Paulo – 9 de julho – que relembra o Movimento Constitucionalista de 1932.
O Conselho Cívico Cultural nasceu de uma comissão constituída para protestar contra a mudança de nome do Túnel 9 de julho, no decorrer desse trabalho – e lá se vão 12 anos – um grupo forte nos seus propósitos e ideais, que por decisão do presidente Alencar Burti se transformou no atual Conselho Cívico Cultural.
Nas reuniões deste Conselho surgiu a ideia de se reconhecer e homenagear pessoas que com sua vida pessoal e profissional contribuíram para o bem de São Paulo e assim nasceu o Colar Carlos de Souza Nazareth – filho dileto dos conselheiros que compuseram e compõe este grupo.
No decorrer da dúzia de anos em que atuamos, participamos ativamente das preparações das cerimônias de entrega do Colar Carlos de Souza Nazareth que também celebravam o 9 de Julho. Neste ano com as mudanças estruturais de administração da casa, entendemos que a Sra. Marília Castro coordenaria as relações dos Conselhos com a presidência; providência adequada para facilitar e agilizar a comunicação entre os diferentes departamentos e a presidência.
No decorrer do semestre aconteceram uma série de desencontros sendo que a nossa principal queixa é a de não sermos ouvidos antes de projetos serem estabelecidos.
Deixamos claro que a intenção da presidência de estender e reacender a celebração do Movimento Constitucionalista no Estado muito nos sensibilizou, pois será a concretização de objetivo há muito almejado. Estabelecer parcerias com a Sociedade Veteranos de 32 e com outras que venham somar forças junto à ACSP, traria à identidade paulistana um vigor necessário aos tempos que vivemos.
Sentimo-nos alijados dos trâmites de preparação, nossa vivência e experiência não foram considerados e às vésperas do mês de julho não temos uma cerimônia planejada coerente com a imagem e história da ACSP.
.2.
Desde a nossa constituição temos a consciência de que a missão elaborada e aceita por todos foi a de sermos fieis herdeiros de Nazareth, que com coragem e audácia guiou os passos dos nossos antecessores nos idos de 32. Precisamos do apoio e confiança da presidência da casa para conseguirmos concretizar projetos que tragam à vida cotidiana estes princípios.
Nosso desejo de participação e atuação deveria ser facilitado pela nova estrutura, mas fomos atropelados por ela. Solicitamos, pois que os processos de comunicação e elaboração de projetos sejam elaborados conjuntamente e com isso ganhar a força e a expressão que consideramos adequadas à história e tradição desta casa.
Contando antecipadamente com seu apoio e atenção
Edimara de Lima
Coordenadora Geral
Conselho Cívico e Cultural



Alexandre Presto de Oliveira
Arlindo de Souza Pícoli
Eloy Gonçalves de Oliveira
Frances de Azevedo
Francisco Biagini
Francisco Giannoccaro
Heliodoro Pereira de Sá
Maria Cecília Naclério Homem
Mario Gaspari
Miriam Ito Tanaka
Mônica Regina C. Travitzky
Pedro Paulo Penna Trindade


Ilmo. Sr.
Rogério Pinto Coelho Amato
DD. Presidente da Associação Comercial de São Paulo – ACSP
São Paulo - SP
Depois do recebimento dessa carta passo um e-mail para a VALÉRIA, secretaria-geral da Associação Comercial, a fim de elucidar um ponto duvidoso. Fizemos uma reunião em 11 de junho com MARÍLIA DE CASTRO (coordenadora institucional da Associação Comercial), EDIMARA DE LIMA (coordenadora do Conselho Cívico e Cultural) e VALÉRIA. Tínhamos estabelecida uma parceria com a Sociedade Veteranos de 32-MMDC e houve um acordo de se fazer um evento no Estado de São Paulo, no dia 8 de julho, às 11:30 horas. Na cidade de São Paulo a solenidade estava marcada para o Páteo do Collegio. Naquela mesma data passei um e-mail para os nossos presidentes do interior e da capital solicitando apoio para o evento até então tido como certo.
Bem mais tarde, depois de minha provocação, vem a resposta de MARÍLIA DE CASTRO
Cel. Ventura, 
O Presidente da ACSP Rogério Amato, analisando as circunstâncias especiais deste ano devido à Copa do Mundo, e ouvindo as cidades do interior, que alegaram que o evento esportivo está  alterando significativamente as atividades das cidades, resolveu que cada cidade comemore a Revolução Constitucionalista da forma tradicional.
Na cidade de São Paulo, a comemoração foi antecipada para 8h30, conforme convite abaixo. Às 12 horas, a solenidade  seria inviabilizada  pelo jogo do Brasil.
Queremos manter diálogo com o senhor para realizarmos ainda este ano, se possível, eventos conjuntos nas cidades do interior, com o lançamento do livro 1932: um relato inédito.
A sua presença na Solenidade de outorga do Colar Carlos de Souza Nazareth será uma honra para todos nós. 
atenciosamente

Dra. Marilia de Castro
Coordenadora Institucional
(11) 3180-3074
www.acsp.com.br
Essa situação não me agrada. A Sociedade Veteranos de 32-MMDC foi levada a um trabalho de comunicação que agora precisa ser desmanchado. É uma falta de consideração para conosco. A leitura da carta que a MARIA CECÍLIA NACLERIO HOMEM me mandou e essa notícia dada pela coordenadora institucional da Associação Comercial demonstra que os doze anos em que participamos do Conselho Cívico e Cultural estão jogados no lixo. Contrariado, deixo o MMDC.
Amanhã deverei passar um comunicado para nossos associados, esclarecendo essa confusão gerada por falta da necessária falta de comunicação.

Professor AGUIAR visitou o Cmt do Exército Sudeste e me manda o seguinte comunicado:Imprimir tudo
Nova janelaRe: Visita ao General Campos e CONVITE DA SOLENIDADE DO ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
x

jf.aguiar
para MMDC, 
Ola Marinei, muito obrigado pelo convite
1) Barro Branco e 9 de Julho de 2014
Certamente iria, mas esse ano não poderei ir devido a solenidade em 9 de JULHO em SPedro 
2) Visita ao General Campos
Fui muito  bem recebido. Ele realmente admira o trabalho da Sociedade De veteranos de 1932, segundo ele, a única hoje que ainda não depôs as armas, continua firme defendendo os valores democráticos de 1932.
Ele confirmou sua presença  no barro Branco dia 9 de Julho 
3) 9 de julho em 2015
ele quer estar presente em SPedro e pediu que seja em um sábado, acho que vai ser bom para o Coronel Ventura tb embora em um sábado e desde já vou falar com o prefeito de sPedro
Ele me disse que fará de tudo para levar a Banda Militar da Escola de Cadete de Campinas e soldados para desfile.
Vamos desfilar em 2015 em São Pedro
4) Tiro de Guerra
Disse a ele que farei de tudo enquanto estiver "vivo e consciente" para não deixar haver descontinuidade com essa corporação lá, pois isso é vital para o Exercito e para nos tb na cidade ao dar valores aos jovens.
5) Aeroporto
Ele gostou das nossas idéias e quer conversar melhor com o Gal Modesto, ele perguntou a externsão das pistas, pq sugerimos que seja usada para treinamento de paraquedisatas do exercito qur hoje tem problemas em Campinas por causa da mairo internsidade de voos comerciais em Viracopos e ele gostou da idéia
Eu ainda argumentei que o maior uso do aeroporto trará muitas firmas e gerara empregos ajudando aas receitas da prefeitura.
Ele concordou e vai falar com o Gal Modesto, amigo dele e meu porque os paquedisitas do exercito estão com o gal Modesto
Ele sugeriou para começar  " um treino de paraquedismo lá" e eu o animei.
A carcaça de aeronave vai sair de algum jeito, eu sinto que vai, mas não insisti apenas pedi para pensar no assuntoi
Despedi-nos amigavelmente. Ele gosta demais da cidade e quer ajudá-la
Assim o prefeito fica feliz e nos ajuda tb no resgate completo de 1932
6) Piracicaba
O Edson me disse que haverá desfile de todo mundo lá no 9 de Julho a prefeitura esta fazendo tudo
Grato por tudo Marinei ( agradecimento extensivo ao Cel Ventura), estou muito animado com SPedro, mantenho todos bem informados do que vai ocorrendo.
 Abs
 João Francisco de Aguiar, prof.
Economista, CNPI
11 - 995456261 
Policiais do DEIC prenderam hoje mais um suspeito de depredar concessinárias de carros em PINHEIROS, na zona oeste, no último protesto do MPL (MOVIMENTO PASSE LIVRE), realizado em 19 de junho. O acusado já ficou preso por sete meses, em 2007, por receptação e porte de arma. A manifestação marcou o aniversário de um ano de redução da tarifa do transporte público da capital de R$3,20 para R$3.
JOÃO ANTÔNIO ALVES DE ROZA, de 46 anos, é mecânico e trabalha em uma cooperativa de ônibus. Ele foi flagrado por câmeras atirando um extintor em uma loja de carros de luxo. Segundo a polícia, ROZA já foi gravado no protesto do dia 12 de junho, data da abertura da COPA, queimando lixeiras e uma bandeira, no TATUAPÉ, zona leste. Na casa do suspeito, em SÃO MATEUS, também zona leste, as autoridades apreenderam a roupa usada no protesto e um computador. O mecânico será indiciado pelos crimes de dano e associação criminosa. Segundo a polícia, ele confessou o crime.
A manifestação de 19 de junho reuniu cerca de 1,3 mil pessoas. Um grupo de mascarados se infiltrou no meio dos manifestantes e usou pedras e extintores para quebrar os vidros das lojas e danificar os automóveis. Também foram alvo do vandalismo quatro agências bancárias na Avenida REBOUÇAS. No dia, ninguém foi preso. De acordo com a concessionária CALTABIANO, o prejuízo calculado com a depredação em três de suas unidades foi de três milhões de reais. À época, a Polícia Militar “mudou a estratégia” de ação e acompanhou o ato “a distância”, atendendo um pedido do MPL. Vinte minutos depois das ações de vandalismo, a TROPA DE CHOQUE agiu para dispersar os manifestantes, que bloqueavam a MARGINAL PINHEIROS.
JOÃO é o quarto manifestante preso pelo DEIC nas últimas três semanas. O ajudante geral HENRIQUE LIMA DA SILVA, 19 anos, o técnico de laboratório FÁBIO HIDEKI HARANO, 26, e o professor RAFAEL MARQUES LUSVARGUI, 29, também estão atrás das grades por dano e associação criminosa. Os policiais dizem que nos próximos dias mais quatro Black blocs serão presos.

Um incêndio atingiu um depósito da rede ARMARINHOS FERNANDO na região de SANTO AMARO, no final da tarde. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local foi evacuado e não havia vítimas. O fogo começou por volta das 16:40 horas e 30 carros dos bombeiros foram acionados para combater as chamas. As ruas no entorno do prédio são estreitas, o que dificultava o trabalho dos bombeiros. Uma enorme coluna de fumaça negra podia ser vista a quilômetros de distância.

A partir de agora os idosos a partir de 60 anos poderão andar de graça no transporte público estadual. A nova regra é válida para os usuários do Metrô, da CPTM e dos ônibus da EMTU. Hoje, o governador GERALDO ALCKMIN assinou o decreto que regulamenta a lei 15.187 e reduz de 65 para 60 anos a idade mínima para o direito à gratuidade. Segundo o governador, “trata-se de uma política pública importante para os idosos gastarem menos, poderem ter mais lazer e viajar, até mesmo para o trabalho. É uma importante notícia a locomoção deles de forma gratuita”. A lei foi aprovada em outubro do ano passado, mas faltava a regulamentação do texto. No entanto, segundo a Secretaria  de Transportes Metropolitanos, na prática, desde que o projeto foi sancionado, os usuários com idade entre 60 e 65 anos já conseguiam a entrada livre nos meios de transporte estaduais mediante a apresentação da identidade. Ainda de acordo com a pasta, as regras para o benefício seguem as mesmas.  





2 015    :     -    QUINTA-FEIRA   
Uma manhã de muito trabalho. São contatos de repórteres e de pessoas que desejam saber de alguma coisa sobre os eventos principais da Sociedade Veteranos de 32-MMDC nas datas de 7 e 9 de julho. É que iremos comemorar os 61 anos da Sociedade na próxima terça-feira e os 83 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Também os órgãos da Policia Militar, principalmente o C Com Soc e a DEC solicitam dados da nossa secretária sobre as listagens dos condecorados em 9 de julho com a Medalha CONSTITUCIONALISTA.
Na tarde, após almoçar num restaurante da PRAÇA JOÃO MENDES, com pessoas também interessadas nesses eventos, embarco com o MAURO no CHÁCARA SANTANA, para encontrar muita gente no Monumento Mausoléu. Entre eles: CORONEL PM ANTÔNIO CARLOS MENDES, CAPITÃO PM LUÍZ HUMBERTO CAPARROZ, o escritor ÉDSON JOSÉ GALVÃO NOGUEIRA, ERICK CASTELHERO (TV GAZETA), algumas pessoas que querem se associar e também três PMs do 44º BPMM para serem condecorados com a Medalha CONSTITUCIONALISTA.
O MENDES traz a notícia de que o CORONEL PM JAIRO PAES DE LIRA quer fazer a reunião do CONSELHO DELIBERATIVO após a solenidade do 61º Aniversário da Sociedade, no dia 7 de julho. ÉDSON GALVÃO traz as cinzas de sua mãe ROSA BARBOSA GALVÃO NOGUEIRA, uma das voluntárias da Revolução Constitucionalista, cujos restos mortais serão imortalizados em 9 de julho (também irá participar do evento de 7 de julho)
Fotógrafos e repórteres da TV GAZETA vêm me entrevistar a respeito do 83º Aniversário do Movimento Constitucionalista e a importância de CÁSPER LÍBERO para os acontecimentos de 1932. CÁSPER LÍBERO foi o idealizador da PROVA CICLÍSTICA INTERNACIONAL 9 DE JULHO, em 1932, justamente para homenagear os combatentes da revolução. Essa prova será realizada antes da PARADA CÍVICO-MILITAR de 9 de Julho.
Uma das pessoas mais interessadas, atualmente, no Movimento Constitucionalista de 32 é o CAPITÃO PM SÉRGIO. Ele também está presente nesta tarde no Obelisco. Tem nos ajudado muito.
Além disso, MARINEI atende muitos telefonemas e, às 16 horas, quando estamos para sair, chega um PM enviado do CAPITÃO PM NATANAEL, trazendo os diplomas das comendas do Núcleo MMDC LESTE, que serão entregues no dia 8 de julho na cidade de ITU.
Enquanto isso, no TRIBUNAL DE JUSTIÇA, o FERNANDO MORENO está me representando na entrega do COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA, do Núcleo MMDC LESTE, ao Presidente do TJ, desembargador JOSÉ ROBERTO NALINI.

No caminho de retorno para GUARULHOS, recebo, via celular, um telefonema da ORÍTIA ABREU SERAFIM. Ela participou de uma reunião com o TENENTE PM CANESSO, encarregado do desfile cívico, dizendo que está muito contrariada com o WILLIAM MASCARENHAS, que disse a todos os presentes que irá abrir o desfile de 9 de julho. Isso é incorreto, pois o que combinamos é que o desfile será aberto pelas crianças que irão envergar a farda de 32, inclusive o filho do ALEXANDRE CASTILHO, que tem apenas 4 anos de idade (o ALEXANDRE também esteve nesta tarde no OBELISCO).
Em casa, com tanta confusão em torno das datas vindouras, é lógico que preciso de ter um descanso. FERNANDO MORENO dá ciência, pelo WhatsApp, da entrega do COLAR CRUZ DE HONRA CONSTITUCIONALISTA ao Presidente do TJ, desembargador JOSÉ ROBERTO NALINI, com a presença do poeta PAULO BOMFIM e do CORONEL PM WASHINGTON LUIZ GONÇALVES PESTANA, Chefe da Assessoria PM/TJ.          

No dia 02 de julho de 2015, dia em que é comemorado o dia do Bombeiro Brasileiro, ocorreu na Escola Superior de Bombeiros "Cel PM Paulo Marques Pereira", a 2ª Geral Extraordinária para posse dos membros dos Conselhos Curador, Diretor e Fiscal do FUNDABOM - Fundo de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Parabéns ao membros do biênio de 2015 à 2017, que Deus os ilumine e dê sabedoria para as importantes decisões que deverão ser tomadas durante esse período!
Parte superior do formulário


 Na tarde de 02 de Julho, o recém criado Grêmio de Choque, realizou uma visita ao Terceiro Batalhão de Choque PMESP, recebendo instruções sobre equipamentos, técnicas e atuação policial no controle de distúrbios civis.
Durante a visita os membros do grêmio ainda receberam ensinamentos através da demonstração prática de um pelotão de choque, além de conhecerem o "Guardião", veículo recém adquirido pela PMESP, destinado a operações de risco potencial à ordem pública, sendo ele,elaborado e planejado pelos policiais do Batalhão e fabricado em Israel.
O Grêmio Acadêmico de Choque agradece ao Sr. Ten Cel PM Joselito Sarmento de Oliveira Junior pela oportunidade oferecida, assim como ao Maj PM Carlos Eduardo, Cap PM Tarifa, 1° Ten PM Panachio e todos os demais policiais do Batalhão Humaitá, que receberam com grande entusiasmo e extrema atenção os cadetes visitantes.

Governo entrega viaturas e equipamentos aos bombeiros de Campinas, Jundiaí e Piracicaba. O governador Geraldo Alckmin e o secretário em exercício da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, entregaram nesta quinta-feira (2) 21 novas viaturas e 57 equipamentos para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros nas regiões de Campinas, Jundiaí e Piracicaba, no interior do Estado.

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto afirmou nesta quinta-feira (2) ser contrário ao projeto de lei que restringe o termo "família" ao núcleo formado por homem e mulher, aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal na última terça (30). Em entrevista à TV Globo, o magistrado classificou o texto como uma "afronta direta" ao STF.
"Eu não entendo porque [aprovaram a lei]. A redação do acórdão do STF é claríssima, não enseja nenhuma dúvida interpretativa. Já transitou em julgado, inclusive. [...] Para mim, com todo respeito, foi uma afronta direta à decisão do Supremo e, por consequência, um desrespeito à Constituição Federal no tema", declarou.
O acórdão citado por Ayres Britto reconheceu a união estável de casais do mesmo sexo e foi publicado em outubro de 2011, após julgamento concluído em maio do mesmo ano. O texto abriu precedente que foi seguido por outras instâncias judiciais. Em 2013, uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obrigou os cartórios a celebrar os casamentos.
O projeto de lei aprovado no DF prevê a implantação de "políticas públicas de valorização da família". No segundo artigo, o texto diz que "entende-se por entidade familiar o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”. A proposta aguarda sanção ou veto do governador Rodrigo Rollemberg, que tem prazo de 30 dias.
Autor do projeto, o distrital Rodrigo Delmasso (PTN) diz que a lei não afetaria os direitos civis conquistados pelos homossexuais. “Na minha avaliação não interfere em nada [...]. O projeto, ele reconhece, ele só explica aquilo que está na Constituição Federal, que é o seguinte: a família é a formação, é a união estável entre um homem e uma mulher", disse.
O representante da ONG Estruturação Grupo LGBT de Brasília, Michel Platini, afirma que pretende questionar a lei na Justiça. "Iremos entrar com uma ação direta pedindo a declaração da inconstitucionalidade da lei. Reconhecemos uma inconstitucionalidade gravíssima."
Nas redes sociais, grupos de defesa dos direitos humanos articulam protestos para pedir que Rollemberg vete o texto. Uma das manifestações está agendada para a próxima terça (7) em frente ao Palácio do Buriti. Até a noite desta quinta, 170 pessoas já tinham confirmado presença no evento.

Um grupo de homens não identificados invadiu a residência de um tesoureiro da agência do Banpará, em Abaetetuba, no nordeste do estado nesta quinta-feira (2). Os suspeitos sequestaram o tesoureiro e o obrigaram a sacar aproximadamente R$ 10 mil.
O bando rendeu a esposa e os três filhos do tesoureiro nesta quinta-feira (2). De acordo com a polícia civil, os homens levaram as vítimas no veículo do servidor até a agência bancária, onde roubaram cerca de R$ 10 mil. Depois da ação, os reféns foram deixados na BR-316, próximo a Alça Viária e ninguém ficou ferido.
A delegacia de Abaetetuba vai pedir as imagens do circuito de segurança da agência para identificar os suspeitos. O tesoureiro e os familiares já fizeram uma ocorrência e prestaram depoimento na delegacia do município. Até o momento, não há informações do paradeiro dos homens. A Polícia Civil ainda vai fazer um levantamento para apurar a quantia exata que foi roubada.

Três pessoas morreram em um acidente na noite desta quinta-feira (2), em Campo Largo, na Região de Curitiba. De acordo com a Polícia Rodoviária, o motorista de carro que seguia no sentido Curitiba, da BR-277, perdeu o controle do veículo, avançou sobre a faixa contrária e atingiu um caminhão.
As vítimas, de acordo com a PRF, eram uma mulher de 70 anos e um homem de 48 anos. O terceiro passageiro do carro teve ferimentos graves e foi socorrido. Já o motorista do caminhão sofreu apenas ferimentos leves.
Em virtude do acidente, a pista ficou interditada durante quatro horas. As filas chegaram a cinco quilômetros, em ambos os sentidos.
Protesto
O acidente desta quinta-feira motivou um protesto por parte dos moradores da região. Segundo a PRF, a batida aconteceu no mesmo lugar onde, na quarta-feira (1º), um motociclista morreu. A vítima desse acidente era um agente da PRF.
Blogs e Colunistas
02/07/2015
 às 4:20 \ Brasil, Cultura
Dilma cai“Para que o Brasil tenha seu sofrimento abreviado, renuncie, Dilma Rousseff!”
“Se Dilma tivesse um gesto de estadista, pelo bem dos brasileiros neste momento, ela renunciaria. Dilma tem que entender que chegou ao fim, não dá mais!”
As frases acima foram ditas na tribuna do Senado ontem (quarta, 1º) por Cássio Cunha Lima, líder dos tucanos na Casa, e Ronaldo Caiado (DEM-GO), respectivamente.
Hoje, a coluna Painel, da Folha, informa:
“Após reuniões internas, o PSDB decidiu que vai passar a cobrar publicamente a renúncia de Dilma – discurso que só estava sendo adotado pelo DEM. Aécio Neves autorizou o novo tom, mas por ora não deve embarcar nessa.”
Claro: Aécio é ‘cauteloso’, ‘responsável’, ‘equilibrado’… – não embarca nessa de fazer oposição.
“O PSDB vai apostar todas as fichas nas suspeitas levantadas pela delação de Ricardo Pessoa, da UTC, sobre as doações da última campanha de Dilma.
Tucanos exaltados esperam que o TCU [Tribunal de Contas da União] recomende a cassação de Dilma, além da rejeição das contas.
Os ministros descartam a medida extrema, mas apontam que o placar pró-governo, antes estimado em três votos, minguou e a rejeição pode ser até unânime.
Parecer da Secretaria de Recursos do TCU recomenda que o ministro Vital do Rêgo conceda medida cautelar para tirar o efeito suspensivo do recurso da União no caso das pedaladas. Se ele acatar a recomendação, o governo terá de cessar o expediente já.”
Pois é. Dilma minguou.
A rejeição das contas de 2014 abre caminho para o impeachment, embora o PSDB prefira a cassação, como venho dizendo há meses, e Eduardo Cunha tenha declarado à Folha dias atrás:
“Se o TCU reprovar as contas do mandato anterior, não quer dizer nada. Se há práticas neste mandato condizentes com improbidade, é outra história. Impeachment é uma coisa grave.”
Coisa muito mais grave é uma presidente dar pedaladas fiscais e fazer contingenciamentos ilegais para se reeleger, e ficar impune.
Já falei para o PMDB agarrar o impeachment antes que a cassação derrube o vice Michel Temer também - mas ok.
Enquanto a análise das contas suspeitas de 2015 e a renúncia não vêm, celebremos a notícia de que Dilma vai tomar no TCU.
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

O Ministério Público Federal afirmou à Justiça Federal, nesta quinta-feira (2), que a construtora Odebrecht pagou pouco mais de R$ 4,8 milhões em propinas aos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco e Renato Duque.
Segundo os procuradores, os valores foram depositados em contas de empresas sediadas em paraísos fiscais. As chamadas offshores foram indicadas pelo doleiro Alberto Youssef.
As declarações da Procuradoria constam em uma petição encaminhada ao juiz Sérgio Moro, pedindo que as prisões preventivas do presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e do ex-diretor da empresa Braskem, Alexandrino de Alencar, sejam mantidas. Ambos foram presos na 14ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada no mês de junho.
No documento, os procuradores usam trechos do depoimento de Rafael Angulo Lopes, apontado como laranja de Youssef. Ele disse ao MPF que cabia a Youssef a indicação das contas bancárias em que os valores deveriam ser depositados. Os pagamentos eram efetuados por quatro empresas Intercorp Logistic LTD, Trident Inter Trading LTD e Kleifeld Services LTD. Segundo a Procuradoria, essas empresas pertenciam ao grupo Odebrecht e as contas bancárias delas eram usadas pela subsidiária Braskem, que atua no ramos de petroquímicos, para pagar as propinas.
O conclusão dos procuradores é baseada em extratos de movimentações bancárias que mostram essas três empresas realizando depósitos para Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco e Renato Duque, em contas controladas por eles. Os três são réus em processos da Lava Jato.
A Procuradoria ainda acredita que o fato de Duque ter recebido pagamentos da Odebrecht por meio da Braskem seria uma prova de que a companhia de Marcelo Odebrecht atuava em outras áreas da Petrobras, além da compra de nafta, que é investigada pelo MPF.
Os procuradores querem que as prisões de Marcelo e Alexandrino sejam mantidas porque, segundo as investigações, ambos podem movimentar as contas das offshores identificadas pelo MPF. Dessa forma, eles teriam condições de esconder os valores em outros lugares, dificultando o rastreamento do dinheiro.
Outro lado: Em nota, a Odebrecht negou os fatos: “A Construtora Norberto Odebrecht nega acusações caluniosas feitas por réu confesso. Em especial, nega ter feito qualquer pagamento ou depósito em suposta conta de qualquer executivo ou ex-executivo da Petrobras."
A Braskem, também por meio de nota, afirmou que “não tem conhecimento de reuniões em seu escritório para pagamentos desta natureza”. De acordo com a nota, os documentos apresentados não correspondem a transferências financeiras da Braskem. A empresa reiterou que Alexandrino foi funcionário da Braskem até 2007, ocupando o cargo de diretor de Relações Institucionais.

Os advogados do ex-ministro José Dirceuentraram, nesta quinta-feira (2), com um pedido de habeas corpus preventivo, para evitar a prisão dele na Operação Lava Jato. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4).
A defesa do ex-ministro diz que ele tem colaborado com as investigações e quer evitar um "constrangimento ilegal" com a prisão. Segundo o habeas corpus, na sua vida política, Dirceu "não construiu castelos, não criou impérios ou acumulou fortuna".
O pedido foi feito após o empresário Milton Pascowitch, preso durante a Operação Lava Jato, dizer que o ex-chefe da Casa Civil recebeu propina por contratos com a Petrobras.
Os detalhes da delação premiada de Pascowitch foram divulgados nesta quarta-feira (1º). O empresário relatou aos procuradores do Ministério Público Federal ter intermediado pagamento de propina a José Dirceu para que a Engevix, uma das empresas investigadas pela Polícia Federal, mantivesse contratos com a estatal.
Na delação, Pascowitch afirmou que a empresa dele, Jamp, pagou R$ 1,5 milhão para a JD Consultoria, empresa do ex-ministro.
Atualmente, José Dirceu cumpre prisão domiciliar em regime aberto por condenação no processo do mensalão do PT. Ele cumpre 7 anos e 11 meses pelo crime de corrupção ativa. O ex-ministro foi preso em novembro de 2013, e, menos de um ano depois, obteve progressão do regime semiaberto para o aberto.
Investigações da Lava Jato: Dirceu é investigado em inquérito por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. Os investigadores querem saber se a empresa dele prestou serviços de consultoria a empresas que desviaram dinheiro daPetrobras ou se os contratos eram apenas uma maneira de disfarçar repasses de dinheiro desviado da Petrobras. 
Em janeiro, o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal da empresa JD Consultoria e do ex-ministrodepois de as investigações revelarem pagamentos de empresas ligadas ao esquema de corrupção para a empresa de Dirceu.
Segundo relatório da Receita Federal, a empresa de José Dirceu recebeu dinheiro de pelo menos cinco empresas investigadas na Lava Jato – construtoras OAS, Engevix, Galvão Engenharia, Camargo Corrêa e UTC. Entre 2006 e 2013, os depósitos somados chegaram a quase R$ 8 milhões. Os pagamentos estão sendo investigados.
A JD Consultoria faturou R$ 29 milhões em contratos com cerca de 50 empresas nos últimos nove anos, segundo advogados de Dirceu.
O que diz a defesa de Dirceu: Procurada, a defesa do ex-ministro reafirmou que o contrato da JD Consultoria com a Jamp não tem relação com a Petrobras ou o PT. Segundo o habeas corpus, a consultoria "já encerrou, há muito tempo, suas atividades, não tendo mais quaisquer valores a receber nem tampouco funcionários".
 Desde o momento em que foi cientificado (repita-se, pela imprensa) de que era alvo das investigações da Operação Lava Jato, José Dirceu tem colaborado com as autoridades, revelando, assim, a absoluta desnecessidade de eventual e tão anunciada prisão preventiva"
Pedido de habeas corpus feito pela defesa de José Dirceu
Os advogados de José Dirceu afirmam ainda que, diante de fatos relatados pela imprensa, ele está na "iminência de sofrer constrangimento ilegal" em investigação aberta na Justiça Federal do Paraná.
No pedido, a defesa diz que o ex-ministro tem colaborado com as investigações. "[...] Desde o momento em que foi cientificado (repita-se, pela imprensa) de que era alvo das investigações da Operação Lava Jato, José Dirceu tem colaborado com as autoridades, revelando, assim, a absoluta desnecessidade de eventual e tão anunciada prisão preventiva", diz o texto.
Os advogados sustentam que Dirceu tem adotado postura "absolutamente proativa" e apresentou documentos referentes aos serviços prestados às empresas Galvão Engenharia, Construtora OAS e UTC Engenharia. Depois, diz a defesa, Dirceu abriu mão de seus sigilos "e se colocou à disposição, mais de uma vez, para prestar esclarecimentos à autoridade policial e ao Ministério Público Federal".
No texto, a defesa afirma ainda que Dirceu não tem riquezas e "não construiu castelos". "Até mesmo seus críticos mais duros sabem que com ele não encontrarão riquezas escondidas; dele, não acharão contas no exterior, nem com muito, nem com pouco dinheiro. Pelo contrário, o que se afirma nas delações é que amigos pediram por ele."
Prisão de empresário: Pascowitch foi preso pela PF em maio deste ano na 13ª fase da Lava Jato e levado à superintendência da corporação em Curitiba (PR).
Na última terça (30), ele passou a cumprir pena em regime domiciliar em São Paulo, em razão do acordo de delação premiada, homologado pela Justiça Federal no dia anterior.
Segundo a Polícia Federal, Pascowitch é suspeito de ser um dos operadores do esquema de corrupção que atuou na Petrobras. A PF diz que ele atuava como elo entre a diretoria de Serviços da estatal e o PT. O contato, diz a corporação, era feito por meio da JD Consultoria.
Habeas corpus para Lula: Há uma semana, um pedido de habeas corpus preventivo também foi registrado no TRF-4 pedindo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fosse preso na Lava Jato. Na ocasião, o Instituto Lula, do ex-presidente, negou que a ação judicial tenha sido impetrada por ele ou por qualquer advogado ou entidade que o represente.
Segundo a assessoria do TRF-4, o autor do pedido era Maurício Ramos Thomaz. Ele é um consultor de Campinas, sem ligação com ex-presidente. Qualquer cidadão tem o direito de acionar a Justiça para obter um habeas corpus em favor de qualquer pessoa.
O habeas corpus preventivo, também conhecido como salvo-conduto, pode ser concedido quando a liberdade física está sendo ameaçada (ou seja, quando ainda não há o dano, mas apenas a ameaça de dano).

2 016  :     -      SÁBADO
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, combinado com artigo 3º, "caput", § 1º, e artigo 4º da Lei complementar 1150/11, artigo 138, § 2º, combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual, Lei Complementar 813/96, Lei Complementar 1.249/14, em consonância com o artigo 1º do Decreto 41.144/96, e a Portaria PM1-6/02/14, de 19-8-14, artigo 135, inciso V, da Lei 10.261/68, artigos 1º, 4º, 5º e 9º da Lei Complementar 745/93, alterada pela Lei Complementar 776/94, e artigos 1º, 2º e 3º do Decreto 38.541/94, na proporcionalidade de 10/10, e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2º do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 822367-0 Marco Antonio Severo Silva - CIPM - São Paulo/SP (TLTS e FRCTS DP-2249/16 - Pr. 7.391.866/16).
MARCO ANTÔNIO SEVERO SILVA nasceu em 25 de abril de 1965. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de dezembro de 1984. Apenas tenho as datas de suas promoções a 2º TENENTE (25 de agosto de 1985) – 1º TENENTE (24 de maio de 1989) e MAJOR (24 de maio de 2006).

Surpreendentemente, por volta das 23:30 horas da noite de ontem, recebi um telefonema inusitado do SIDNEI LOBO PEDROSO, dando conta que não mais haveria a palestra marcada para a manhã deste sábado. Uma discussão entre coordenadores da OAB/SP vai originar respingos inconvenientes na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Isso obrigou-me a socorrer dos meios da internet, principalmente do FACEBOOK, no intuito de avisar os nossos associados que a palestra não mais aconteceria. Um dos exemplos: um aluno oficial se encontra em SÃO VICENTE. Logo cedo ele iria tomar um ônibus e viria para São Paulo a fim de assistir o evento. Teria de passar pela Academia Militar do Barro Branco para vestir um terno. Sorte dele é que “abriu” o facebook e deparou com a notícia nada agradável. MARINEI também foi ver a mensagem no whats app somente às 6:40 horas de hoje.
Recebo dezenas de mensagens onde nossos amigos e nossas amigas querem saber o que houve. O pior é que não tenho palavras para contar o que aconteceu na OAB/SP, mesmo porque não sei da realidade criada e que motivou tudo isso.

HOSPITAL DO SERVIDOR: NECESSIDADE DE QUARTO E ATENDIMENTO



JOAO FRANCISCO DE AGUIAR, PROF 11-995456261
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Prezado Cel PMSP Mário Fonseca Ventura (ref)
Saudações ao Senhor e família
Em primeiro lugar peço que me desculpe pela abordagem desse assunto que n se relaciona com o nosso foco principal, qual seja o resgate dos valores e o culto aos nossos amados e venerados heróis da Revolução Constitucionalista de 1932, como o foi o meu querido e saudoso pai, entram em batalha contra o Governo Federal por conta de restauração de direitos constitucionais usurpados do povo paulista.
Assim venho relatar uma situação muito desagradável que está ocorrendo com a minha sogra neste momento no Hospital do Servidor:
OLGA CARVALHO FERRAZ 96 anos, 97 em Dezembro;
Servidora pública na ESALQ por mais de 20 anos onde se aposentou;
 Veio de Piracicaba para cá por falta de cuidadoras lá, onde tinha a Unimed Piracicabana e aqui sem plano fez registro no Hospital do Servidor, o problema é que eles ameaçam parar tudo amanhã e entrar em greve.
Lá está um caos: falta catéter, familiares de doentes empurram as macas acima e abaixo dos andares levando os pacientes a fazer exames; papéis de exames não andam, funcionários ficam conversando nos corredores, médicos também. Um caos, pacientes no chão, etc. Eles tem 400 leitos e 50% em reforma.
No caso da minha sogra:
- ela foi internada, mas há 60 na sua frente, só que ela tem quase 97 anos e é a mais idosa;
- entrou ontem e ficou no PS a noite toda;
- a pressão dela caiu a 3, se ela morrer lá isso pode complicar politicamente pois o sindicato pode pegar o caso dela "para Cristo" e complicar via imprensa, eu não quero isso para ela nem para ninguém;
- ela já fez alguns exames e já foi medicada, mas apresenta uma virose grave na urina, coração expandido (pegou algum vírus no interior);
- ela aparentemente está bem, mas minha esposa acha que pode contrair infecção hospitalar;
- como eles ameaçam entrar em greve amanhã minha esposa quer tirar ela de lá "na força", mas eu temo por problemas legais se medico não der alta;
- se tivesse "home care" nós daríamos um jeito de pagar ( o hospital da a medicação e  um enfermeiro aplica em casa na veia);
- minha esposa tem receio que com a greve de amanha ela fiquei mais ainda largada. E os demais doentes ?
MINHA SOGRA
- precisa de antibiótico por mais alguns dias;
-  para dor e náuseas;
- um ecocardiograma, coração expandido, a enfermeira diz que não tem data para ser feito ( pegou uma virose no interior e afetou coração);
- esta no BOX 27, no PS
O HOSPITAL DISSE QUE HA UM SERIVOS ESPECIAL CHAMADO ALTA PEC
- MEDICAÇÃO EM DOMICILIO.

Aproveito o sábado para cuidar de meus arquivos. Atualizar as atuais datas é algo que me faz “esquecer” os dramas aprontados pelos outros. Perpetua Almeida, ex-deputada e ex-professora do Estado do Acre, recebia mais do que um oficial general para comandar um setor primordial para o presente e futuro das Forças Armadas. Perpetua já foi exonerada e deve ser substituída por um militar ou civil comprometido com o desenvolvimento das Forças Armadas Brasileiras.
Era frequente que em conversas internas os militares se questionassem sobre como os comandantes permitiram que sob a batuta de Jaques Wagner e Aldo Rabelo essa deputada, que junto com outros políticos luta tenazmente para cancelar a lei de anistia em relação aos militares que lutaram nos anos 70 e 80 contra a tentativa de imposição do comunismo, permanecesse transitando tanto por dentro do Ministério da Defesa.
Raul Jungmann fez o certo.

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região Antonio Ivan Athié aceitou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do bicheiro Carlinho Cachoeira e transformou em prisão domiciliar a prisão preventiva decretada a pedido do Ministério Público Federal.
A decisão de Athié foi estendida ao empresário Adir Assad, também preso ontem pela operação Saqueador e a Fernando Cavendish, que só não foi preso porque está no exterior e ainda não retornou ao Brasil. Todos devem passar a ser monitorados por meio de tornozeleira eletrônica.
Cachoeira, Assad e os demais terão que entregar os passaportes e cumprir algumas condições como não mudar de endereço, não manter contato com outros investigados e, principalmente, não deixar o País em hipótese alguma. Caso alguma dessas situações seja comprovada, o relaxamento da prisão preventiva será revogado.

Atual campeã do mundo, a ALEMANHA quebrou um tabu histórico contra a ITÁLIA. Hoje, em BORDEAUX, o time comandado por JOACHIM LOW eliminou a rival nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal e garantiu uma vaga na semifinal da EUROCOPA.
Em jogos da COPA DO MUNDO e EUROCOPA, os germânicos nunca haviam levado a melhor sobre os italianos. Foram quatro eliminações em mata-mata e quatro empates em duelos válidos pela fase de grupos.
Agora, na próxima fase, a ALEMANHA vai enfrentar o vencedor do duelo entre FRANÇA e ISLÂNDIA, que será realizado amanhã. Na outra semifinal, PORTUGAL medirá forças com PAIS DE GALES.
A partida foi definida em uma disputa de pênaltis eletrizante. Nas cinco primeiras cobranças de cada time, OZIL, MULLER, PELLÊ e BONUCCI não conseguiram fazer o gol.
Nas alternadas, apenas DARMIAN errou – NEUER conseguiu defender. Responsável pela última cobrança, o lateral-esquerdo JONAS HECTOR fez o gol da classificação alemã.

Sem mostrar preocupação com os problemas do companheiro de equipe, LEWIS HAMILTON garantiu a pole position para o GP DA ÁUSTRIA de FÓRMULA 1. Vice-líder na tabela do MUNDIAL, o inglês da MERCEDES completou a melhor volta no treino classificatório.
Colega de HAMILTON na escuderia alemã, NICO ROSBERG foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada por causa da troca da caixa de câmbio, após batida na terceira sessão livre. Ou seja, mesmo sendo o segundo mais veloz na classificação, o líder da temporada largará do sétimo posto.
Quem herdou o segundo lugar no grid foi NICO HULKENBERG, da FORCE INDIA. Outra surpresa ficou por conta da terceira posição de JENSON BUTTON, da McLAREN.  
FELIPE MASSA não tem muitos motivos para celebrar. Com dificuldade para se adaptar às mudanças de condições climáticas na ÁUSTRIA, o piloto levou a WILLIAMS para a décima posição no grid.
FELIPE NASR, da SAUBER, também saiu decepcionado da sessão, com o último lugar no grid.

Atual bicampeão de WIMBLEDON, o sérvio NOVAK DJOKOVIC, número um do mundo, se despediu da competição nesta tarde, após ser derrotado pelo americano SAM QUERREY por 3 sets a 1. Em entrevista após a derrota, DJOKOVIC relatou que não estava 100% fisicamente em LONDRES e colocou em xeque a presença nos jogos Olímpicos no RIO. “Veremos sobre a OLIMPÍADA. Tenho de pensar, pois tenho uma família. Está sendo um ano muito vitorioso, mas, ao mesmo tempo, bastante esgotante. Agora, vou deixar o tênis de lado e pensar sobre tudo o que preciso pensar”, declarou.

“Que a alegria nunca falte no coração daqueles que preparam a vida do próximo”. O recado claro, em voz firme, do arcebispo emérito de SÃO PAULO, dom PAULO EVARISTO ARNS, mostrou, hoje, que o bispo, um dos mais importantes do BRASIL, não perdeu, aos 94 anos, sua marca de vida, de pregar a ajuda aos mais necessitados. A missa solene na CATEDRAL DA SÉ, no Centro, marcou a homenagem dos 50 anos de ordenação episcopal de dom PAULO.
Com visível dificuldade para andar, minimizada por uma bengala e por dois “ajudantes” religiosos, o arcebispo mostrou serenidade e carisma que impressionam, às vésperas de mais um aniversário – ele completa 95 anos em setembro. Durante a solenidade, palavras de agradecimento e lembranças da história da resistência de dom PAULO foram repetidas. Algumas de colegas  de batina deixaram o bispo visivelmente emocionado.
Quando ouviu o padre FERNANDO CARNEIRO, primeiro sacerdote ordenado por ele, dom PAULO fez questão de se levantar (ficou em pé três vezes durante cerca de duas horas de missa) e agradeceu dizendo “CORAGEM”. A palavra é uma das marcas do religioso.
Figuras políticas como o prefeito FERNANDO HADDAD, o ex-secretário municipal de Educação, GABRIEL CHALITA, a deputada federal LUIZ ERUNDINA e a senadora MARTA SUPLICY – os quatro envolvidos na disputa eleitoral deste ano – participaram da missa. O governador GERALDO ALCKMIN enviou uma carta a dom PAULO.
Para CHALITA, o BRASIL precisa de mais “portadores de esperança”. “Ele foi um revolucionário em colocar a igreja mais próxima dos pobres”, afirmou.
O jornalista CHICO PINHEIRO falou sobre a importância de dom PAULO na sua vida pessoal e espiritual. “É o meu pastor, meu professor de jornalismo, que sempre aponta o caminho da paz e da Justiça. Ele é a real Igreja de JESUS, dos pobres, oprimidos”, destacou, lembrando a atuação quase solitária do católico dentro da Igreja na resistência aos coronéis da ditadura militar.
Ao final, dom PAULO deixou uma mensagem aos fiéis presentes. “Somos o começo de uma geração que não termina”. Saiu aplaudido e saudado.

O ex-dono da construtora DELTA, FERNANDO CAVENDISH, foi preso hoje ao desembarcar da EUROPA no Aeroporto Internacional TOM JOBIM, no RIO. Alvo da OPERAÇÃO SAQUEADOR, CAVENDISH teve o habeas corpus aceito pelo juiz MARCELO BRETAS, da 7ª Vara Federal Criminal do RIO, para cumprir a prisão em casa, mas como o governo fluminense não tem tornozeleira eletrônica para monitorar o empresário, ele foi transferido, à tarde, para o complexo penitenciário de BANGU. A falta do equipamento também impediu que o bicheiro CARLINHOS CACHOEIRA e o empresário ADIR ASSAD fossem colocados em liberdade. Eles também foram para BANGU 8. “Ele não pode ficar preso porque não tem culpa de o estado não ter tornozeleira eletrônica”, disse o advogado de CACHOEIRA, KLEBER LOPES. A defesa de CAVENDISH também entrou com habeas corpus no plantão judiciário para que o cliente pudesse ir para casa, mas a medida foi negada. Os advogados tentam agora que o pedido seja aceito na segunda instância. CAVENDISH e os demais acusados teriam participado de um esquema de lavagem de dinheiro usando contratos de verbas públicas. Eles teriam desviados ao menos 370 milhões de reais.

Militantes islâmicos mataram 20 pessoas dentro de um restaurante em DACA, capital de BANGLADESH, antes de forças de segurança terem entrado no prédio e encerrado o sequestro, que durou 12 horas, hoje. Os seis terroristas foram mortos. O ESTADO ISLÂMICO assumiu a autoria do ataque, um dos mais mortais na história do país.
O episódio marca uma grande escalada na violência de militantes nos últimos 18 meses. Eles têm colocado como alvo, principalmente, pessoas que advogam por um estilo de vida secular ou liberal em BANGLADESH, país considerado de maioria islâmica.
Os agressores, que entraram no lotado restaurante na região diplomática de DACA na noite de sexta-feira, ordenaram que todos os locais se levantassem antes de começarem a matar estrangeiros, informou uma fonte a parte das investigações da polícia.
Entre os mortos estava a mulher de um empresário italiano, atacada com golpes de facão. Ela foi encontrada por seu marido após ele ter passado a noite escondido atrás de uma árvore do lado de fora do estabelecimento, enquanto os agressores estavam dentro.
Outro oito italianos também perderam a vida no ataque, disse o ministro de Relações Exteriores do país, além de sete cidadãos japoneses, uma estudante indiana de 19 anos e um norte-americano. O assassinato de estrangeiros deve prejudicar a confiança da comunidade de expatriados em BANGLADESH, muitos dos quais trabalham para multinacionais na indústria têxtil de 26 bilhões de dólares do país, que responde por cerca de 15% da economia. BANGLADESH é o segundo maior exportador de vestuários do mundo, atrás da CHINA. Trezes reféns foram resgatados vivos.
Em pronunciamentos na TV, a primeira-ministra do país, SHEIKH HASINA, defendeu a operação e questionou a fé dos terroristas. “Foi um ato extremamente hediondo. Que tipo de muçulmanos são essas pessoas. Elas não têm nenhuma religião”, afirmou HASINA. O PAPA FRANCISCO também condenou o ocorrido, classificando os ataques de “atos bárbaros que são ofensas contra DEUS e contra a humanidade”.           
XXXXX

   




XXXXX

Nenhum comentário: