quarta-feira, 27 de julho de 2016

26 DE JULHO DE 2016 - TERÇA-FEIRA

DIA   V I N T E    E    S E I S     DE    J U L H O   DE    2016     -     TERÇA-FEIRA.
 79 anos, 6 meses e 29 dias de idade.
Inicio de minhas memórias – 9 de Julho de 1950
17º DIA DO ANO 67º
58 anos e 53 dias na PMESP
57 anos e 165 dias na ESCOLA DE OFICIAIS – 20 772 dias – 496 620 horas.
52 anos e 323 dias da DECLARAÇÃO À ASPIRANTE A OFICIAL
28 anos e 135 dias no Posto de Coronel – 340 meses e 13 dias.
5 anos e 19 dias na Presidência da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
10 423 dias CORONEL - 24 anos e 225 dias na reserva.
10 979-263 360                         10 423-249 980                              10 885-249 620.
DIA DE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA. É muita antiga a devoção a SÃO JOAQUIM e SANTA ANA, sobretudo no ORIENTE. Teve início esse culto a SANTA ANA e SÃO JOAQUIM no século VI, no ORIENTE e, no OCIDENTE, no século VI.  Grande deve ter sido a santidade dos dois esposos, para que deles nascesse a VIRGEM IMACULADA, a mãe de DEUS. A liturgia de SÃO JOÃO CRISÓSTOMO refere-se a eles como “os santos Avós de DEUS, JOAQUIM e ANA”. No século XVI foi introduzida sua festa no calendário litúrgico. 

Hoje é o DIA DA VOVÓ, mas a maioria dos netos não sabe. A data, que ainda não está consolidada no comércio, é bastante festejada pelos católicos, que comemoram hoje SANTA ANA, mãe de MARIA e avó de JESUS. Conta a história que ANA e o marido, JOAQUIM, não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que DEUS lhes enviasse uma criança. JOAQUIM , então, foi para o deserto e ficou 40 dias em jejum, apenas orando. Ao regressar, um anjo lhe anunciou que teria um filho. ANA teve uma menina e a batizou de MARIA. SANTA ANA morreu quando a criança tinha apenas 3 anos. A avó de JESUS CRISTO é a padroeira das mulheres grávidas.

877 a. da expulsão dos muçulmanos do CONDADO PORTUCALENSE, após 302 anos de ocupação moura na PENÍNSULA IBÉRICA, por dom AFONSO HENRIQUES, em 26 de julho de 1139, declarando independência em relação a seus reinos suseranos – CASTELA e LEÃO. Em pleno século XII, PORTUGAL antecipou-se ao feudalismo das outras nações européias e proclamou, por meio das armas, o primeiro Estado politicamente centralizado. Durante o processo de luta pela Reconquista, observou-se a participação de diversos elementos da nobreza e também do clero. Com a vitória na batalha de SÃO MAMEDE, dom AFONSO HENRIQUES, filho de HENRIQUE DE BORGONHA e neto de AFONSO VI, tornou-se rei e iniciou a primeira dinastia de PORTUGAL. 
234 a. do Bairro de SANTANA, fundado em 26 de julho de 1782. Sua história registra que foi o português PEDRO DIAS um dos primeiros a pisar os solos de SANTANA. Casado com MARIA DA GRÃ, filha do cacique TIBIRIÇÁ, ele chegou por estas bandas por volta de 1558 e ali estabeleceu uma fazenda. Mas não se aventurou a desenvolver seus negócios, pois preferiu continuar morando em SANTO ANDRÉ. Outros aventureiros vieram em seguida e, por volta de 1670, chegaram os jesuítas que se instalaram na FAZENDA DE SANT´ANNA, pertencente aos herdeiros de INÊS MONTEIRO, descendente da tradicional família CAMARGO, de SÃO BERNARDO DO CAMPO. Suas terras iam desde GUARULHOS até JUNDIAÍ, passando pela VILA MARIA e pela SERRA DA CANTAREIRA.
Em meados do século XVIII, a FAZENDA SANT´ANNA era uma das propriedades mais importantes da Vila de São Paulo, com suas “300 cabeças de gado e mais de dez cavalos”. Além de leite, fornecia mandioca, legumes e frutas para a cidade. Todos os dias suas carroças venciam a íngreme estrada do GUARÉ (atual rua FLORÊNCIO DE ABREU) para chegar à cidade.
Ao lado do casarão da fazenda, com vista para o TIETÊ, foi construída a antiga Capela de Santa Ana, em homenagem à mãe de MARIA (avó de JESUS), onde os padres celebravam missa aos domingos e dias santos. Mas a vida próspera da fazenda foi interrompida em 1759 pelo MARQUÊS DE POMBAL, que expulsou os missionários e educadores, confiscando todos os seus bens. Por um decreto daquele ano, a propriedade passou a pertencer ao governo da Capitania de São Paulo. SANTANA como Distrito de Paz só iria aparecer no último ano do Império, em 4 de abril de 1889.
A sede da fazenda também foi morada dos ANDRADA E SILVA. E ali JOSÉ BONIFÁCIO, o patriarca da Independência, teria escrito a carta de representação ao Governo Provincial, que contribuiu para o famoso FICO do príncipe regente d. PEDRO I. Conta-se também que no terreno da fazenda havia uma enorme figueira (“que dez homens juntos não conseguiam abraçar”), onde d. PEDRO II costumava tirar sonecas em suas visitas à mansão imperial, que, tempos depois, daria lugar ao quartel do Exército, hoje CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DE SÃO PAULO (CPOR/SP).
(JORNAL SEMANÁRIO DA ZONA NORTE publica ampla reportagem sobre o aniversário de SANTANA em sua edição de 25 de julho de 2008).    
434 a. através da UNIÃO DE UTRECHT, a HOLANDA declara-se formalmente independente da ESPANHA, em 26 de julho de 1581.
411 a. protestantes franceses realizam uma assembléia em CHATELHERAULT, desafiando o rei ENRIQUE IV, em 26 de julho de 1605.
152 a. GENERAL JUSTO JOSÉ DE URQUIZA assume o governo da República Argentina no dia 26 de julho de 1852.
150 a. nasce GEORGE BERNARD SHAW, dramaturgo irlandês, em 26 de julho de 1856. Prêmio NOBEL DE LITERATURA em 1925.
141 a. nasce ANTÔNIO MACHADO, escritor espanhol, em 26 de julho de 1875.
134 a. estréia “PARSIFAL”, a última ópera de WÁGNER, em 26 de julho de 1882. O herói é um dos Cavaleiros da TÁVOLA REDONDA do rei ARTHUR, que depois de muitas peripécias é coroado rei do SANTO GRAAL.
126 a. explode em BUENOS AIRES uma revolução dirigida por LEANDRO N. ALEM contra MIGUEL JUÁREZ CELMAN, que deixou a presidência argentina em 26 de julho de 1890.
125 a. FRANÇA faz a anexação da ILHA DO TAITI em 26 de julho de 1891.
122 a. nasce ALDOUS HUXLEY, escritor britânico em 26 de julho de 1894.
117 a. presidente da República Dominicana ULISES HEUREAUX é assassinado em 26 de julho de 1899.
113 a. da inumação do corpo do PAPA LEÃO XIII, na igreja de SÃO PEDRO. Eram 20:30 horas de 26 de julho de 1903. Todos os cardeais, os diplomatas e dois mil convidados assistiram ao ato. 
108 a. nasce SALVADOR ALLENDE, presidente do CHILE (1970-1973), em 26 de julho de 1908.
108 a. alemão KOPPEN, a bordo do carro “PROTOS”, ganha a corrida automobilística “AO REDOR DO MUNDO”, que durou cinco meses, em 26 de julho de 1908.
108 a. FIAT 40 hp vem pela Avenida Paulista em velocidade assombrosa. Dobra a esquina da CONSOLAÇÃO numa magistral derrapagem controlada e segue seu caminho sem perder embalo. O povo vê tudo de perto e vai à loucura com a manobra. Uma hora depois, SYLVIO PENTEADO se sagra vencedor da primeira corrida de automóveis disputada no País, em 26 de julho de 1908. Em 2008, o CIRCUITO DE ITAPECERICA, marco inicial do automobilismo brasileiro, completou CEM ANOS. Em 1908, os carros eram restritos a uma panelinha de milionários. Nesse grupo, havia alguns de alma esportiva que quiseram fazer uma competição nos moldes das que já aconteciam na EUROPA e na ARGENTINA. A corrida foi organizada pelo Automóvel Club de São Paulo e contou com a participação de volantes cariocas. Foi apenas uma volta – mas que volta! Os carros saiam do Parque Antártica (que, na época, pertencia à fábrica de bebidas homônima e hoje abriga o Clube PALMEIRAS) e tomavam o rumo da cidade de ITAPECERICA DA SERRA. O circuito incluía a Avenida Santo Amaro e retornava ao ponto de partida. Era, segundo os jornais da época “uma vasta e acidentada estrada de 75 km de extensão”. Os caminhos eram, quase todos, de terra batida. Na véspera da corrida, o clube organizador mandou publicar alertas à população, pedindo que automobilistas, ciclistas e cavaleiros não transitassem pelas ruas do percurso entre 12 h e 16 h. No domingo da corrida, as arquibancadas do parque ficaram cheias. As ruas também foram tomadas pela “multidão colossal” que se acotovelou para ver a novidade. Foram 18 veículos inscritos, todos europeus. Estavam divididos em cinco classes, começando pela categoria “A”, reservada às motos (havia duas, ambas da marca francesa GRIFFON). Os carros propriamente dito estavam divididos entre “voiturettes” (levíssimos e de baixa cilindrada, na categoria “B”); modelos entre 20 e 20 hp (categoria “C”; de 40 hp (categoria “D”) e um único automóvel com mais de 45 hp, na categoria “E”. Temia-se “lamentáveis desastres”. Afinal, havia nas ruas uma multidão, além do movimento dos bondes. Cordões policiais tentavam isolar a pista. Duas ambulâncias, dois cirurgiões e suas equipes foram convocados. Uma hora antes da largada, um dos inscritos bateu...Era o conde JACQUES DE LESDAIN (o mesmo que fizera a primeira viagem do RIO DE JANEIRO a SÃO PAULO de automóvel, em março de 1908). Ele colidiu um HERALD contra o pórtico de entrada do Parque Antártica: “não funcionou o break”; LUIZ PRADO também não conseguiu alinhar: a caminho do parque, derrapou seu SIZAURE-NAUDIN no trilho do bonde.
Nosso primeiro campeão, SYLVIO PENTEADO, nasceu em 1881, no seio de uma família quatrocentona paulista. Estudou na INGLATERRA, esteve em PARIS e voltou a SÃO PAULO. Nobre (era conde) amigo de SANTOS DUMONT, contagiou-se com o gosto da tecnologia: em 1903, fez a primeira viagem de automóvel de SÃO PAULO a RIBEIRÃO PRETO (a 319 km da capital). Dois anos depois, voou num balão de SÃO PAULO até MOGI MIRIM (a 157 km de SÃO PAULO). Também era entusiasta do turfe e membro de diversas sociedades rurais, fabris e imobiliárias. SYLVIO PENTEADO morreu em 1956.     
106 a. (PARIS) O professor DARSONAVAL acaba de comunicar à Academia de Medicina, em 26 de julho de 1910, um novo sistema de operações. Uma nova descoberta para a prática de amputações por meio de correntes de alta freqüência.
106 a. falece JOSÉ ALVES DE CERQUEIRA CÉSAR, em 26 de julho de 1910. Nasceu em GUARULHOS em 21 de maio de 1835. Foi presidente do Estado de São Paulo, interino, em 1891/1892. Presidiu o PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA e chegou a ser eleito Senador da República, mas renunciou antes de assumir. Também subscreveu o famoso MANIFESTO REPUBLICANO em 1870.   
105 a. (SANTOS) Chegaram hoje ao nosso porto, vindos de diversas procedências, 200 imigrantes. A inspetoria de imigração desta cidade fez seguir para essa capital 99 imigrantes, que se destinam à lavoura do nosso Estado. (publicado no O ESTADO de 26 de julho de 1911).
103 a. VIADUTO SANTA EFIGÊNIA, inaugurado em 26 de julho de 1913 pelo prefeito RAYMUNDO DUPRAT. Concebido em estilo art nouveau, sobrepunha-se ao vale muito feio, e suas hortas e a suas casinhas modestas. Em 1911 tinha sido inaugurado o TEATRO MUNICIPAL. A barroca, entre os dois lados, começava a ser limpa, o ribeirão, canalizado, casas derrubadas, para a implementação do que viria a ser o belo e ajardinado PARQUE DO ANHANGABAÚ. As duas obras de arte impunham-se ao espaço e antecipavam a cidade da BELLE ÉPOQUE. O viaduto SANTA EFIGÊNIA foi fundido na BÉLGICA, para ser montado no local escolhido. A municipalidade acabaria se endividando com um empréstimo na INGLATERRA para ter os meios necessários.
O Viaduto SANTA EFIGÊNIA passou por uma grande reforma em 1950, de que participou como engenheiro auxiliar PAULO ALCIDES ANDRADE, o minucioso narrador de sua historia.
101 a. JUAN LUÍS SANFUENTES é eleito presidente do CHILE em 26 de julho de 1915.
  99 a. nasce o CORONEL REFORMADO UBIRAJARA SILVEIRA em 26 de julho de 1917. Falece em 10 de abril de 1998.
  96 a. nasce o economista CELSO FURTADO em 26 de julho de 1920.  
  91 a. nasce TYEB MEHTA em 26 de julho de 1925, no povoado de KAPADVANJ. O pintor indiano TYEB MEHTA vendeu em 2008 uma de suas obras por quase dois milhões de dólares em leilão da Casa CHRISTIE´S e há anos seus quadros estão entre os identificados da arte indiana no circuito artístico ocidental. MEHTA integrou o Grupo de Artistas Progressistas de BOMBAIM, movimento modernista que quis acabar com a Escola de BENGALA, associada ao nacionalismo indiano. MEHTA, que teve carreira internacional, viveu em MUMBAI, LONDRES e nos EUA. Falece em MUMBAÍ (ex-BOMBAÍ) em 2 de julho de 2009, vítima de um ataque cardíaco.
  88 a. nasce STANLEY KUBRICK, cineasta norte-americano em 26 de julho de 1928.
  86 a. do assassinato de JOÃO PESSOA, em 26 de julho de 1930. O político paraibano é assassinado, numa padaria, por JOÃO DANTAS. Sua morte foi o estopim para o golpe de Estado liderado por GETÚLIO VARGAS no mesmo ano.
  85 a. nasce o ex-técnico de futebol TELÊ SANTANA em 26 de julho de 1931.
  84 a. publica o jornal “ESTADO DE SÃO PAULO”, em 26 de julho de 1932, notícias sobre o andamento da revolução constitucionalista. A Milícia MMDC anuncia que do dia 10 ao dia 23 de julho de 1932 foram aproveitados grande número de voluntários reservistas de 1ª e 2ª categorias e alguns de 3ª num total de 8.313. Os restantes 10.287 estão concentrados nos vários postos, recebendo instrução. SÃO PAULO exige a Constituição, porque outro meio não existe de garantir-lhe os direitos essenciais. Sem ela corre perigo a unidade nacional; e, consciente de suas responsabilidades na formação territorial e nacional, o povo paulista não permite que a Ditadura continue na sua obra nefanda de criar incompatibilidades entre os Estados irmãos e fomentar a desagregação do país. Enquanto não realizar esse ideal sacrossanto não deporá as armas. No jornal vemos uma foto de um esquadrão de cavalaria paranaense que veio para SÃO PAULO para lutar do nosso lado.
Na terça-feira, 26 de julho de 1932, o General Góis Monteiro, comandante do I Exército, começaria a cumprir sua meta: ocupar a cidade de Buri, ponto estratégico por suas ligações ferroviárias e rodoviárias com São Paulo e outras regiões importantes do Estado. As tropas federais acirravam o tiroteio, que se estendeu pelos próximos dois meses. Nem o trem blindado, arma poderosa dos paulistas, conseguiria impedir a façanha. O relato consta do livro Guerra das Elites que o engenheiro João Brazílio Ramos Júnior lançou em Buri, sua terra natal. A história da Revolução brasileira de 1932, também conhecida como Revolução Constitucionalista, acaba de receber um nova luz com o lançamento de “Guerra das Elites”, de J. Brazílio. A apresentação dos fatos históricos não só ganhou com a riqueza de detalhes de quem conviveu com personagens populares que participaram diretamente dos conflitos como se reveste de uma amplitude jamais vista antes, uma vez que o autor retrocede aos antecedentes do episódio como a queda da monarquia, a instalação da república e as várias revoltas como a de Canudos, da Chibata, a Guerra do Contestado, além de movimentos políticos como a Coluna Prestes, manifestações sociais como as primeiras grandes greves e agitações culturais, como a dos modernistas de 22, que compõem o cenário em que vão se desenrolar as revoluções de 30 e 32. A compreensão do que realmente significou a Revolução de 32 para os paulistas e para os brasileiros ganha com a imparcialidade da visão do autor sobre o debate das idéias antagônicas que precederam o conflito como pela sua objetividade na narração dos principais acontecimentos que levaram ao derramamento de sangue de irmãos brasileiros. Nascido em Buri, município do interior paulista que viria a se tornar um dos principais palcos dos confrontos entre tropas gaúchas e paulistas, o autor recupera a memória viva de quem carrega ainda hoje as cicatrizes dessa página ímpar da história brasileira. Protagonistas como Getúlio Vargas, General Klinger, Luís Carlos Prestes e Juarez Távora compartilham o cenário com personagens populares que viveram a revolução debaixo dos tiros de fuzis, uma narrativa desapaixonada que trata de um tema apaixonante. O autor de “Guerra das Elites”, J. Brazílio – João Brazílio Ramos Júnior – é engenheiro civil e tem 69 anos. Nasceu em Buri (S. Paulo), a 25 de Fevereiro de 1937, onde cursou as primeiras letras no grupo escolar local. Prosseguindo seus estudos, concluiu o ensino médio – curso científico – no Instituto de Educação Peixoto Gomide, em Itapetininga (SP). Trabalhando e estudando, transferiu-se para São Paulo, onde fez o preparatório ao vestibular no Curso Anglo Latino e ingressou na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie. Formou-se no ano de 1973. Profissionalmente, militou por 33 anos no ramo ferroviário até sua aposentadoria. Atualmente, dedica-se à administração de sua propriedade rural. No mundo das letras, como escritor e historiador é iniciante, sendo este “Guerra das Elites” seu primeiro trabalho. Diz João Brazílio: “O lugar onde eu nasci e vivi minha primeira infância - Fazenda do Tesouro, Bairro Chapeuzinho, em Buri, município mártir da Revolução de 1932 -, havia sido, cinco anos antes de eu vir ao mundo, palco dos mais violentos combates do chamado movimento constitucionalista de São Paulo. Garoto, vivia colecionando cascas de balas de fuzil, mosquetes, metralhadoras, etc; procurando capacetes - que eram usados como vasos - e ouvindo casos, muitos casos, a respeito desse conflito. Talvez por isso, sempre me interessei por essa trágica página de nossa história, página essa que, apesar de vários historiadores já terem se ocupado em reproduzir, nada impede que eu, a meu modo, apresente minha versão, com um ar talvez mais familiar, pela convivência com o ambiente e pessoas envolvidas. Meu intuito, contudo, não é outro senão o de difundir uma página verdadeira de nosso rude passado e suas sequelas, tentando de alguma forma contribuir para um futuro melhor”.
  83 a. governo do REICH promulga uma lei de esterilização para melhorar a raça alemã, em 26 de julho de 1933.
  83 a. CUBA é pacificada quando o presidente GERARDO MACHADO outorga uma anistia e restabelece as garantias constitucionais no país, em 26 de julho de 1933.
  81 a. falece PEDRO DE TOLEDO. O governador de SÃO PAULO na Revolução de 1932 morre no dia 26 de julho de 1935.
  80 a. nasce HÉLIO OITICICA no dia 26 de julho de 1936. Morre em 22 de março de 1980.
  75 a. falece CLÓVIS BEVILACQUA, em 26 de julho de 1941. Nasceu em 4 de outubro de 1859.
  74 a. da morte de frei TITO BRANDSMA, no dia 26 de julho de 1942. Nasceu em 23 de fevereiro de 1881, na HOLANDA. Assessor religioso dos jornalistas da HOLANDA e das escolas católicas tornou-se ardoroso defensor da liberdade de consciência e religiosa diante do nazismo, defensor da vida manifestou-se contra a perseguição aos judeus e o extermínio que ocasionou o terrível HOLOCAUSTO. Denunciado, foi preso pela GESTAPO, logo após a invasão da HOLANDA. Enviado a vários campos de concentração para intermináveis interrogatórios e sessões de tortura, foi mandado para o inferno de DACHAU. Nos campos de concentração era proibida qualquer celebração religiosa, mas o padre TITO, enamorado de DEUS, atendia a todos os que o procuravam. O seu maior ensinamento era o perdão, “não odiar os que nos odeiam”, perdoar os seus torturadores e verdugos. Os padres católicos eram tratados como pessoas de segunda classe, e se calcula que HITLER mandou matar quatro mil sacerdotes católicos. Após serviços forçados, de ter assistido inúmeras execuções de membros da resistência holandesa, de ser torturado, literalmente quebrado, o seu corpo frágil e pequeno foi levado para a enfermaria onde os médicos nazistas procediam a experiências com os prisioneiros.
Em 26 de julho de 1942, após tantas atrocidades, uma enfermeira lhe aplicou uma injeção de ácido fênico. Antes de morrer, PADRE TITO ofereceu a ela um terço que ele mesmo fez de botões e sorriu com grande misericórdia. A enfermeira deixou a militância nazista e converteu-se à fé cristã, e no seu depoimento disse que PADRE TITO lhe transmitiu o seu perdão.
  74 a. bombardeio do navio brasileiro TAMANDARÉ por um submarino alemão, no dia 26 de julho de 1942, faz o BRASIL entrar na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
  74 a. aviação britânica bombardeia a cidade alemã de HAMBURGO durante a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, em 26 de julho de 1942.
  73 a. nasce o ator norte-americano MICK JAGGER no dia 26 de julho de 1943, em DARTFORD, KENT, INGLATERRA. Ele é o pai do menino LUCAS JAGGER, fruto de um romance com uma brasileira. Aos 14 anos, JAGGER fez sua estréia na TV, mostrando como escalar uma rocha e como montar uma barraca. Na adolescência, era conhecido como MIKE e detestava ser chamado de MICK. Formou os ROLLING STONES em 1962, na INGLATERRA.
  71 a. GRÃ-BRETANHA, ESTADOS UNIDOS e CHINA exigem a rendição incondicional do JAPÃO, em 26 de julho de 1945.
  71 a. reunião constituinte das NAÇÕES UNIDAS em NOVA YORK, em 26 de julho de 1945.
  66 a. nasce o ex-jogador de futebol MANOEL REZENDE MATOS CABRAL – NELINHO, no RIO DE JANEIRO, em 26 de julho de 1950. Jogava de lateral-direito. Clubes: AMÉRICA RJ (1970 a 1972), CRUZEIRO (1973 a 1980), GRÊMIO (1980) e ATLÉTICO MG (1981 a 1986). TÍTULOS: campeão mineiro pelo CRUZEIRO (1972,73,74,75 e 77) e pelo ATLÉTICO MG (1981,82,83, e 85); e da LIBERTADORES DA AMÉRICA, pelo CRUZEIRO, em 1976. Pela seleção brasileira, marcou 7 gols em 28 jogos. Foram mais de 200 gols em 17 anos de carreira. Números que fizeram de NELINHO um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro e, em especial, do mineiro. Das recordações no futebol, guarda com mais carinho a COPA de 78, na ARGENTINA. Titular da Seleção Brasileira comandada por CLÁUDIO COUTINHO, não esquece da decisão do terceiro lugar contra a ITÁLIA. O gol que marcou naquela partida, vencida pelo BRASIL por 2 a 1, amenizou a dor pela eliminação na final, em que a ARGENTINA venceu a HOLANDA e se sagrou campeã. Foi deputado estadual em 1986, eleito com mais de quinze mil votos, mas se decepcionou com a política.
  64 a. falece EVA PERÓN, em 26 de julho de 1952. A figura que polarizava tanto as opiniões dos argentinos era EVA DUARTE DE PERÓN, a mulher mais famosa e polêmica que a ARGENTINA teve em quase 500 anos de história. Sua morte foi causada por um devastador câncer às 20:45 horas de uma noite fria e nublada de 26 de julho de 1952. EVITA foi a mulher do general JUÁN DOMINGO PERÓN, que governou o país com mão de ferro  entre 1946 e 1955. A princípio não passava da mulher do novo presidente, com um passado de atriz e modelo de revistas. Mas rapidamente tornou-se a “mãe espiritual da nação” e na “protetora” da classe operária, tornou-se porta-voz dos descamisados e das feministas ao abraçar a causa populista do marido PERÓN. Quando morreu, os “descamisados” choraram sua perda. EVA PERÓN morreu aos 33 anos.     
  64 a. da abdicação do REI FARUK, do EGITO, assumindo o governo o GENERAL MOHAMMED NAGUIB, que chefiara o movimento, a 26 de julho de 1952.
  63 a. do ataque ao quartel de MONCADA, em CUBA, no dia 26 de julho de 1953. Um grupo de rebeldes comandado por FIDEL CASTRO tinha por finalidade derrubar o ditador BATISTA.
  63 a. governo húngaro dissolve os campos de trabalho e ordena uma ampla anistia em 26 de julho de 1953.
  60 a. EGITO nacionaliza o CANAL DE SUEZ em 26 de julho de 1956.
  59 a. GENERAL CASTILLO ARMAS, presidente da GUATEMALA, é assassinado no palácio presidencial por um soldado de sua guarda, no dia 26 de julho de 1957.
  58 a. ESTADOS UNIDOS lança ao espaço o satélite Explorer VI em 26 de julho de 1958.
  55 a. CUBA unifica todas as forças políticas no Partido Unido da REVOLUÇÃO SOCIALISTA em 26 de julho de 1961.
  53 a. um terremoto na região de SKOPJE, IUGOSLÁVIA, deixa mais de mil vítimas, em 26 de julho de 1963.
  52 a. da comemoração dos vinte e três anos de casados de tia IRENE e tio EDUARDO, 26 de julho de 1964, que eu participei quando era segundo–tenente do BATALHÃO DE GUARDAS e morava na VILA AURORA. Tia IRENE e Tio EDUARDO residiam na FAZENDINHA, perto do TREMEMBÉ.     
  52 a. das anotações feitas em 26 de julho de 1964 (domingo). ANO 15º - MÊS 1º - DIA 17º - 6 anos e 52 dias na FORÇA PÚBLICA – 64 dias como 2º TENENTE – 311 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Completamente diferente de ontem é este domingo. Logo cedo tínhamos um sol maravilhoso, muito embora o frio ainda continue.
A ida à POÁ que MARIA planejou para ontem, fica para hoje. Assim é que minha mulher, após o almoço, encaminha-se para o município onde mora sua mãe.
Fico em casa lendo o livro do CORONEL GABRIEL BONNET, muito embora deite durante a tarde, chegando a dormir.
À noite, encaminho-me à casa de meus tios EDUARDO e IRENE. Eles estão comemorando hoje vinte e três anos de casados.
Permaneço na FAZENDINHA até quase 22 horas. Despedindo de meus tios, chego em casa antes de MARIA. Minha esposa logo chega de POÁ, contando que em casa de seus parentes tudo permanece na mesma. Logo encerraríamos este domingo.  
  51 a. nasce a atriz SANDRA BULLOCK em ARLINGTON, nos EUA, no dia 26 de julho de 1964. Sua mãe era a cantora de ópera alemã HELGA BULLOCK. SANDRA começou sua carreira fazendo filmes para a TV, mas se tornou conhecida depois de “O DEMOLIDOR”, de 1993. Seu primeiro grande sucesso foi o longa “VELOCIDADE MÁXIMA”, em 1994, que estrelou ao lado do ator KEANU REEVES. Ela faz o papel de GRACIE HART em “MISS SIMPATIA 2-ARMADA E PODEROSA”.        
  51 a. das memórias de 26 de julho de 1965 (segunda-feira). ANO 16º - MÊS 1º - DIA 17º- 7 anos e 52 dias na FORÇA PÚBLICA - 429 dias como 2º TENENTE - 676 dias no BATALHÃO DE GUARDAS.
Logo cedo, no BG, mando o SARGENTO LOPES comprar vários materiais de consumo, uma vez que o Serviço de Intendência não nos satisfaz neste ponto. Isto fica em mais de 70 mil cruzeiros que vai onerar o sub-título "Conservação de Alojamentos".
Apresenta-se no Batalhão o 3º SARGENTO GUILHERME LUÍS CORRÊA, vindo do 12º BP. É meu conhecido desde soldado, quando foi meu aluno em 1957. Como vou perder hoje o SOLDADO DELFIM, transferido para o Serviço de Comunicações, o SARGENTO CORRÊA passa a trabalhar com o 1º SARGENTO ANSELMO no Almoxarifado da FIF.
Como Comandante da Companhia de Comando e Serviços, vou assinar a documentação do 3º SARGENTO JAIR DO COUTO (classificado no Quartel General por efeito de promoção); SOLDADOS NIVALDO DONOLA, SEBASTIÃO ALVES PEREIRA (transferidos para o Quartel General), DELFIN AUGUSTO DE MORAES, MANOEL GUILHERMINO DE OLIVEIRA (transferidos para o Serviço de Comunicações), que nesta data deixam o BATALHÃO DE GUARDAS.
Na FORÇA PÚBLICA, no quadro de oficiais, temos algumas modificações: por decreto de 15 do corrente foi promovido ao posto de CORONEL, o TENENTE-CORONEL Médico MARCO AURÉLIO CIDADE, do Quartel General: Foram transferidos: para o 2º GB (CAMPINAS) o 2º TENENTE LUÍS ANTÔNIO HARDT, do CORPO DE BOMBEIROS;
Para o CPF, o 2º TENENTE JORGE BURDULIS, do 12º BP;
Para o SI, o 1º TENENTE CELSO BETONI, do QG.
O 1º TENENTE PAULO RESTIFFE NETO, do SI, foi autorizado a assumir em 21 de julho de 1965 o cargo de 1º Juiz Substituto da 20ª Circunscrição Judiciária (Sede em MARÍLIA) para o qual foi nomeado por Decreto publicado no Diário Oficial de 14 de julho de 1965.
O expediente transcorre rapidamente, sem grandes acontecimentos, a não ser o Comandante ANSELMO sempre procurando alguma coisa para comprar, muito embora a Tesouraria já tenha esgotado seus recursos.
Hoje é o meu décimo-segundo dia de Comando de Companhia e agora posso dizer que estou recebendo como capitão desde 15 do corrente.
Às 14 horas, dou mais uma aula para os meus alunos que, nesta data, aumentam para quinze soldados. Cobrarei 4 mil cruzeiros de cada um, podendo contar com 60 mil cruzeiros para mais no final do mês.
Depois da aula, descanso em meu alojamento. Lá pelas 18 horas estou escrevendo este diário.
Converso com o ASPIRANTE PORT, Oficial de Dia, e novamente trato das aulas para os cabos, uma vez que estão aparecendo interessados. Hoje veio ao BG às 19:30 horas o CABO MOISÉS, do DPM, que diz ter arregimentado alguns cabos para o Preparatório que, mais cedo ou mais tarde, vai funcionar.
Em meu lar, assisto MOACYR FRANCO SHOW, no canal 9, bem como outros programas que não têm grandes projeções.
Vou deitar tarde pois minha família assim exige. Minha esposa quer conversar sobre uma porção de coisas e as crianças fazem uma folia danada até mais de 22 horas.           
  50 a. do relato dos acontecimentos em 26 de julho de 1966 (TERÇA-FEIRA). ANO 17º - MÊS 1º - DIA 17º - 8 anos e 52 dias na FORÇA PÚBLICA – 794 dias como 2º TENENTE – 112 dias na 2ª Companhia Independente.
Passo pelo Serviço de Intendência a fim de ver em que pé anda a Guia de Fornecimento de Material de Papelaria. Ainda não foi confeccionada. O setor de contabilidade anda mal com o novo tenente chefe, 1º TENENTE RONALDO. O TENENTE MOACIR produzia bem mais.
Rumo para GUARULHOS, onde chego na Companhia às 13 horas. Faz muito frio hoje e logo para minha repartição.
Ouço o alfaiate CARLOS MOREIRA CAVALCANTI, dono da Alfaiataria BRASIL, em IPM. O SOLDADO FRANCISCO deve 116 mil cruzeiros nesse Estabelecimento.
Recebo as visitas dos SOLDADOS OSVALDO e ELÍDIO CARVALHO JÚNIOR. O primeiro está fazendo força para ser transferido para a 2ª Companhia Independente. Traz também um recado do CAPITÃO IRAHYBA DE PAULA ROSA.
Prossegue a 8ª TAÇA DO MUNDO, com o jogo INGLATERRA x PORTUGAL, cujo vencedor disputará o título com a ALEMANHA, no próximo dia 30.
PORTUGAL não é o mesmo de outras partidas. Joga nervoso e sem o necessário esquema tático para a hegemonia do conjunto. Assim é que a equipe lusa perde o jogo e agora somente pode aspirar o terceiro lugar, na luta contra a RÚSSIA, no dia 28.
INGLATERRA 2 x PORTUGAL 1, faz com que o time da casa ainda continue no páreo.
Às 19 horas deixo a Companhia e o SARGENTO FLÁVIO traz-me até a ÁGUA FRIA, com o PATRÍCIO no volante.
Em casa, assisto muita coisa da televisão, sobressaindo o filme O AGENTE DA UNCLE.
  49 a. EQUADOR rompe relações diplomáticas com o HAITI pela violação de direitos humanos efetuada pelo governo de DUVALLER, em 26 de julho de 1967.
  43 a. falece o crítico brasileiro AGRIPPINO GRIECO, em 26 de julho de 1973. Talvez com ele, em 1973, tenha morrido no BRASIL uma vigorosa escola crítica em que se mesclavam, nos textos admiráveis, a ironia e a generosidade. Ele foi, simultaneamente, o destruidor feroz e o guardião de muitas reputações literárias. Ninguém manejou com tal destreza, entre nós, o que OCTÁVIO PAZ, referindo-se a ANDRÉ BRETON, chamou de “linguagem da paixão”.  Este “esfrangalhador de burrices”, no dizer de MONTEIRO LOBATO, foi chamado de Mestre, assim com maiúscula, por GILBERTO FREYRE. Recebeu homenagem até mesmo de ALCEU AMOROSO LIMA, o mais venerado confrade no ofício. Quando, em 1988, transcorreram 15 anos de sua morte, e o centenário do seu nascimento, o filho DONATELLO organizou pequena coletânea de apontamentos guardados pelo pai em caixas de sapatos. Eram epigramas, frases, textos diversos. Algumas dessas notas se referiam às conferências literárias que ele fazia, cobrando ingresso, pelo BRASIL inteiro. 
  41 a. presidentes da BOLÍVIA, HUGO BANZER, e do URUGUAI, JUAN MARIA BORDABERRY, assinam uma ata de entendimento bilateral em 26 de julho de 1975.
  37 a. das anotações feitas em 26 de julho de 1979: nesta quinta-feira, no Ginásio DELPHIN BALANCIER estão presentes os coronéis reformados, da reserva e alguns da ativa para o costumeiro jogo de volibol. Faz parte da cultura policial-militar esse encontro tão auspicioso de velhos coronéis que fizeram a história da nossa Força Pública. Converso com o MAJOR PM JÓBIO MIRANDA, do CPA/M-3, sobre a transferência do TENENTE-CORONEL PM RENATO MAGALHÃES, do CPC para o CPA/M-3. O TENENTE-CORONEL PM SYNÉSIO é o novo Chefe do Estado Maior do CPC.
Recebo um telefonema do Hospital Psiquiátrico da CRUZ AZUL. Dão-me conhecimento da alta de minha filha MARIZE (sua 12ª alta no seu martírio de iguais números de internações). O único jeito é mandá-la para a casa da mãe, em POÁ. Tivemos muitos dissabores entre a MARIZE e a LUCINDA. Uma é doente e a outra não entende a problemática que enfrento.
O 1º TENENTE PM ALCEU GOMES é vítima de assaltantes.
A Petrobrás autoriza SÃO PAULO a prospectar petróleo através Contrato de Risco. Começa a faltar também em SÃO PAULO óleo diesel.
O chanceler brasileiro SARAIVA GUERREIRO encontra-se na VENEZUELA.
Assistimos BRASIL 1 x BOLÍVIA 2.
MARLENE e ALBERTO pensam em se casar ainda neste ano. No entanto o rapaz tem sérias dificuldades para que isso se realize: muito novo, sem profissão definida, sem casa, sem móveis, enfim por enquanto só tem a vontade de casar.
Depois de um ano e meio LUCINDA termina a leitura da Bíblia. Estou lendo “OS INOCENTES”, de HENRY JAMES, edição do CLUBE DO LIVRO do me de julho.    
  35 a. do assassinato de AUGUSTO COELHO NUNES, o “BOY”. Domingo, madrugada de 26 de julho de 1981: o homem dorme no quarto de hóspedes da mansão 358 da Rua ADALÍVIA DE TOLEDO, no MORUMBI, zona sul. Do quarto das filhas de 9 e 7 anos, a mulher ouve os tiros. Levanta-se, caminha em direção à porta. Está trancada a chave, pelo lado de fora. Grita da janela (as meninas acordam) e uma empregada responde: a cópia está numa caixa dentro do armário. Ela encontra e abre a porta. Tarde demais. Aos 40 anos, o comerciante AUGUSTO COELHO NUNES SOBRINHO era um senhor forte e bem apessoado. A família morava na casa de paredes brancas e vidros escuros havia três anos. O local tinha um extraordinário sistema de segurança, com alarmes em quase todas as portas e janelas. Três cães pastores também faziam a segurança da residência, mas dias antes do crime eles haviam sido levados para um canil. Os primeiros investigadores empenhados no caso descartaram, de pronto, a hipótese de assalto, embora a viúva NEUZA PRESTES NUNES tenha assegurado que os criminosos fugiram com 450 mil cruzeiros em dinheiro. Eram os antecedentes do comerciante que mais mereceram atenção entre os detetives. AUGUSTO já havia sido condenado por crime de contrabando de café e uisque. Conhecido como BOY, em setembro de 1979 ele apareceu no PARAGUAI, fronteira com o BRASIL, e se anunciou como sucessor de um dos maiores contrabandistas deste eixo, NELSON ROSSATI. Assassinado numa noite de 1978, na avenida que separa a cidade de PEDRO JUAN CABALLERO (PARAGUAI) e PONTA PORÃ (BRASIL), o império construído por ele não tinha herdeiros. E grupos poderosos ocuparam o vazio deixado pela sua morte.
Ocupando o lugar de ROSSATI, BOY é alvo de alguns atentados. Depois de meses de investigação, o delegado JOAQUIM FERNANDO PAES DE BARRO BISNETTO, anunciou, em setembro de 81, a conclusão do caso. Para ele, NEUZA era co-autora do crime. Ela sempre negou qualquer participação na morte do marido. Mas um fato levou o delegado a indiciá-la no inquérito. Pelo levantamento minucioso feito na mansão pelos peritos do Instituto de Criminalística, seria impossível entrar na residência de muros altos e com sofisticado sistema de alarme sem a colaboração de outra pessoa. O depoimento de uma importante testemunha reforçava a tese de BISNETTO: um enfermeiro que durante seis meses trabalhou na mansão cuidando de BOY afirmou que o patrão sempre dormiu no quarto de hóspedes. Desta forma, segundo a polícia, ficava provado que a vítima estava sempre em briga com a esposa. Além das discussões entre o casal, presenciadas pelo enfermeiro, foi feita outra revelação. Os ferimentos que BOY sofrera numa atentado em PONTA PORÃ o impossibilitavam de manter relações sexuais. E a viúva caiu em contradições. Primeiro, afirmou que viu dos vultos fugindo. Depois voltou atrás. O autor dos disparos contra BOY, no entanto, nunca foi encontrado.    
  30 a. falece AVEREL HARRIMAN, em 26 de julho de 1986.
  30 a. morre VINCENT MINNELLI, cineasta norte-americano, em 26 de julho de 1986.
  29 a. uma intensa onda de calor vinda do SAARA afeta o sul da EUROPA, deixando mais de mil mortos, em 26 de julho de 1987. Outras notícias nesta data: neste domingo, a partir das 9:30 horas, passo a assistir o GRANDE PRÊMIO DE FORMULA 1 DA ALEMANHA. Dos 26 carros que participam apenas 6 chegam ao final. MANSELL liderava a prova quando foi obrigado a parar. Depois PROST na liderança também parou. Vence o brasileiro NELSON PIQUET. Em segundo chega STEFAN JOHANSON. Em terceiro aponta o brasileiro AYRTON SENNA. Em quarto o francês PHILLIPPE STREIFF; em quinto, JONATHAN PALMER. Em sexto, PHILLIPPE ALLIOT.
No mundial de pilotos PIQUET tem 39 pontos, SENNA fica com 36, MANSELL permanece com 30 e PROST com 26 pontos.
Este é um domingo agradável. Repete a temperatura do sábado. Em minha biblioteca estudo CIÊNCIA POLÍTICA para uma prova na quarta-feira, dia 29. Nesta noite procuro concatenar idéias para as provas de ECONOMIA e ADMINISTRAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, marcadas para a 12ª semana do CSP (03 a 07 de agosto). Nessa semana teremos a Prova Final de CULTURA JURÍDICA (Direitos Administrativo, Constitucional e Penal Militar).
O PALMEIRAS vence o SANTOS por 2 a 1. O SANTOS tem 43 pontos. PALMEIRAS, CORINTHIANS e INTERNACIONAL estão com 41 pontos.
Grave acidente rodoviário em MINAS GERAIS, envolvendo dois ônibus de turistas e um VOYAGE. Morreram cerca de 60 pessoas.
Em SÃO VICENTE seis pessoas morreram e 5 estão gravemente feridas: uma KOMBI colidiu frontalmente com uma PICK-UP.
Na GRÉCIA, nos últimos dias, cerca de mil pessoas morreram em virtude da onda de calor que tem provocado temperatura de 41 graus em várias regiões.
Acontece no Ginásio da PORTUGUESA o encerramento da 32ª Convenção Nacional da SEICHO-NO-IE do BRASIL.
A FRANÇA colocou sua frota no MEDITERRÂNEO, em estado de alerta. A tensão aumenta no GOLFO PÉRSICO depois da explosão de uma mina que avariou o petroleiro kuwaitiano com bandeira norte-americana.    
  28 a. falece JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO MESQUITA na noite de 26 de julho de 1988, em SÃO PAULO, onde nascera em 24 de setembro de 1924. Tinha 64 anos de idade e 41 de atuação na empresa. Uma breve biografia de JUCA MESQUITA está transcrita nestas memórias na data de 24 de setembro.
  27 a. do MISTÉRIO DAS PERDIZES: morto pai e filha - Engenheiro civil RUBENS BETELMAN e MARINA PENHA VIANA BETELMAN, em 26 de julho de 1989.
  26 a. da INVASÃO DA FAZENDA DA JUTA, em 26 de julho de 1990.   
  26 a. transf. reserva: CORONEL PM SILVESTRE AURÍCCHIO, em 26 de julho de 1990 juntamente com os CORONÉIS PM LUIZ FÁBIO GUIMARÃES DA FONSECA e EURICO ALVES COSTA.
  26 a. tem início a OPERAÇÃO DRAGÃO, que põe fim a 20 anos de presença de armas químicas norte-americanas na ALEMANHA, em 26 de julho de 1990.
  26 a. IRAQUE aceita retirar tropas de sua fronteira com o KUWAIT em 26 de julho de 1990.
  25 a. Promoção a CORONEL PM: ARI MILTON BESSI, em 26 de julho de 1991.
  25 a. falece o colaborador de STALIN: LAZAR KAGANOVICH, em 26 de julho de 1991.
  24 a. falec. 3o.Sgt. EB. Ref. DURVAL BARBOSA, em POÁ, no dia 26 de julho de 1992.
  23 a. em que o ex-presidente FERNANDO COLLOR conseguiu impedir a exibição do primeiro capítulo da novela “O MARAJÁ”, que pretendia contar a ascensão e queda do seu governo, no dia 26 de julho de 1993. A direção da TV MANCHETE recebeu com surpresa, naquela noite, três horas antes da estréia, uma liminar concedida pelo juiz de plantão da 12 ª Vara de Família do RIO, ANTÔNIO FELIPE DA SILVA NEVES. A alegação era de que a novela oferecia o risco de danos irreparáveis. 
  23 a. avião de passageiros sul-coreano cai perto de SEUL e 66 pessoas morrem em 26 de julho de 1993.
  22 a. da escolha do deputado ALOÍZIO MERCADANTE, pelo candidato LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, para substituir o senador JOSÉ PAULO BISOL como vice na chapa da Frente Brasil Popular, em 26 de julho de 1994. LULA escolheu MERCADANTE, seu assessor econômico desde a campanha de 1989, consultando apenas o comando do PT.  
  22 a. falece o Cel. Ref. DIRCEU DE CARVALHO BRUNO, em 26 de julho de 1994.
  21 a. PERU e EQUADOR aceitam desmilitarizar uma zona de 500 quilômetros quadrados em sua fronteira, logo após os conflitos armados que duraram um mês, em 26 de julho de 1995.
  21 a. falece o DEPUTADO FEDERAL JÁCKSON PEREIRA, em 26 de julho de 1995.
  20 a. brasileiras ocupam dois lugares no pódio pela primeira vez numa Olimpíada, em 26 de julho de 1996. Foram as duplas de vôlei de praia JACQUELINE e SANDRA, medalhas de ouro, e ADRIANA e MÔNICA, medalhas de prata.
  19 a. transf. res: Cel. MÁRCIO ANTÔNIO VISCONTI, em 26 de julho de 1997. Outras anotações nesta data: pela manhã, assisto pela GLOBO a sessão de treinos para a formação do grid de largada do GP DA ALEMANHA, no circuito de HOCHKENHEIN. O belga GERHARD BERGER, que no dia 27 de agosto completará 38 anos de idade, retorna às pistas da Fórmula 1, depois de afastado por três corridas (problemas de saúde) em grande estilo. É o pole position para amanhã. Chega em segundo GIANCARLO FISICHELLA. 3º, MIKA HAKKINEN; 4º, MICHAEL SCHUMACHER; 5º, HEINZ-HARALD FRENTZEN; 6º, JEAN ALESI; 7º, RALF SCHUMACHER; 8º, DAVID COULTHARD; 9º, JACQUES LAFITTE; 10º, EDDIE IRVINE; 11º, JARNO TRULLI; 12º, RUBENS BARRICHELLO.
Logo cedo, o JOSÉ CÂNDIDO DA SILVA e mais dois ajudantes começam a trabalhar na construção sobre a laje da frente de casa. O material para a construção, aguardado ontem, chega neste sábado. Os calhetões que cobriam essa parte da nossa casa já foram retirados e começam a construir as paredes dos cômodos. O namorado da MARLENE é eficiente no seu mister. Parece que logo teremos a construção do cômodo e cozinha que servirá de moradia para a MARLENE e o JOSÉ. LUCINDA está eufórica ao ver sua filha encontrar um rumo certo depois de inúmeras cabeçadas.
Em minha biblioteca, aproveitando o descanso do sábado, leio o JORNAL DA TARDE e releio certos dias de minhas memórias. Com isso relembro momentos de minha carreira profissional como 1º tenente e capitão nos anos 1970 e já coronel de 1989 em diante. Em 1989 estava na Chefia do Estado Maior do CPM; em 1990 – Comandante do CPA/M-4, zona leste; 1991 – Comandante do CAES; 1992-1993, já na reserva.
CLÁUDIO DONIZATTI TEXEIRA, de 37 anos, foi assassinado ontem, por volta da meia-noite, na Avenida 23 de maio. Recebeu dois tiros ao tentar apartar uma briga de casal. TEIXEIRA tinha parado seu carro perto do Centro Cultural São Paulo, no PARAÍSO, quando viu um rapaz agredindo uma moça com um canivete. Com o seu revólver, ele interveio para salvar a garçonete ANA CRISTINA BATISTA DE AMORIM, de 26 anos. O menor, de 1 anos, tirou a arma de TEIXEIRA e disparou duas vezes, atingindo-o no queixo e na testa. O menor fugiu, levando o revólver.
O suspeito de ter colocado uma bomba no avião da TAM, o professor de matemática LEONARDO TEODORO DE CASTRO, de 59 anos, permanece na UTI do Hospital SÃO PAULO e corre risco de vida. As funções vitais estão sendo mantidas com auxílio de aparelhos. Ele foi atropelado por um ônibus no dia 12 de julho. Sofreu traumatismo craniano e torácico e teve lesão pulmonar.
TORNEIO DE TÊNIS DE KITZBUEHEL, na ÁUSTRIA: JULIAN ALONSO derrota SLAVA DOSEDEL e vai decidir o título contra FILIP DEWULF, que hoje derrotou GALO BLANCO.
GP DE MICHIGAN – FÓRMULA INDY. O POLE POSITION é SCOTT PRUETT. Em segundo sairá MAURÍCIO GUGELMIN; em terceiro RAUL BOESEL; em quarto JIMMY VASSER; em quinto PARKER JOHNSTONE; em sexto BOBBY RAHAL; em sétimo ALESSANDRO ZANARDI; em oitavo BRIAN HERTA; em nono ANDRÉ RIBEIRO; em décimo GIL DE FERRAN; em décimo-quarto CHRISTIAN FITTIPALDI; em vigésimo GÚALTER SALLES.
Continuo lendo A RELÍQUIA, de EÇA DE QUEIRÓS, depois de assistir no canal 5 – SPORT 1 x SANTOS 1.
  18 a. falece o ex–técnico de futebol AYMORÉ MOREIRA, o popular “BISCOITO”, em SALVADOR, um dos mais conceituados (e esquecidos) profissionais do nosso esporte, em 26 de julho de 1998.
  18 a. falecem: o CORONEL PM BOLESTAW ZDANOWICZ e a atriz LOURDES  MAYER, em 26 de julho de 1998. Neste domingo, a partir das 9 horas, assisto o GRANDE PRÊMIO DA ÁUSTRIA de F1. Com facilidade vence o finlandês MIKA HAKKINEN. Em segundo, fazendo a dobradinha da McLAREN chega DAVID COULTHARD. O terceiro é MICHAEL SCHUMACHER, com EDDIE IRVINE em quatro; RALF SCHUMACHER em quinto; JACQUES VILLENEUVE em sexto. No mundial, MIKA HAKKINEN lidera com 66 pontos. Em segundo vem MICHAEL SCHUMACHER com 58 pontos. Terminada a corrida, vou para POÁ. LUCINDA está preocupada com os afazeres domésticos e não me acompanha. Minha mãe tem dificuldade para acompanhar minha dieta em combate ao ácido úrico. Ela está nervosa por causa da família do CIDO. O NECO vai se acabando com o vício das drogas e chega a ameaçar o próprio pai. MARIZETE e FELIPE foram passear em CAMPOS DO JORDÃO. O ADALVO acha-se na casa de sua mãe. Os 28 graus de temperatura fazem com que esse seja o dia mais quente do inverno.
Após a visita à minha mãe, às 17 horas, estou retornando a GUARULHOS. Acompanho pelo rádio PALMEIRAS 2 x SÃO PAULO 1 pelo Campeonato Brasileiro. Outros resultados: SANTOS 2 x BRAGANTINO 0; GUARANI 2 x PONTE PRETA 0; PORTUGUESA 2 x AMÉRICA MINEIRO 1; FLAMENGO 1 x BOTAFOGO 1; ATLÉTICO MINEIRO 1 x CRUZEIRO 1; ATLÉTICO-PR 2 x CORITIBA 2; INTERNACIONAL 1 x GRÊMIO 0; VITÓRIA 1 x GOIAS 2; AMÉRICA-RN 0 x SPORT 4; JUVENTUDE 3 x PARANÁ 0.
GUSTAVO KUERTEN vence KAROL KUCERA na final do TORNEIO DE STUTTGART, na ALEMANHA, tornando-se campeão.
Três pessoas morreram e seis ficaram feridas – algumas em estado grave – quando um pneu e diversas peças do carro do mexicano ADRIAN FERNANDEZ voaram longe, durante as 500 milhas de MICHIGAN, prova válida pela 12ª ETAPA do Campeonato Mundial de Fórmula INDY. A vitória foi do canadense GREG MOORE, com JIMMY VASSER em segundo e ALESSANDRO ZANARDI em terceiro.
Faleceu neste domingo o técnico de futebol da Seleção Brasileira bicampeã mundial em 1962, AYMORÉ MOREIRA, aos 86 anos, vítima de complicações cardíacas e renais. Ele estava internado no Centro Ortopédico-Terapêutico, na capital baiana, havia uma semana por causa desses problemas. AYMORÉ era irmão mais novo de ZEZÉ MOREIRA, também ex-técnico da Seleção (dirigiu o time no Mundial de 1954, na SUÍÇA), que morreu em abril. AYMORÉ nasceu no RIO em 1912 e se destacou como um dos principais goleiros dos anos 1930 e 1940. Defendeu grandes clubes de sua cidade e de São Paulo. Como treinador, AYMORÉ dirigiu, entre outras, as equipes do FLAMENGO, SANTOS, PALMEIRAS, VITÓRIA e BAHIA, além de BOAVISTA, em PORTUGAL, e PANATHIANAIKOS, na GRÉCIA. Ele atuou como técnico da Seleção Brasileira entre 1959 e 1965, conquistando títulos como a COPA O´HIGGINS, a COPA ROCCA (duas vezes) e a COPA OSWALDO CRUZ (duas vezes). Mas o grande momento de sua carreira foi mesmo a conquista do bicampeonato mundial no CHILE, em 1962. AYMORE começou sua carreira como goleiro do ESPORTE CLUBE BRASIL, um time amador do RIO, em 1931. Profissionalizou-se no AMÉRICA e depois se transferiu para  PALESTRA ITÁLIA (hoje PALMEIRAS). Seu último clube como jogador foi o BOTAFOGO, em 1946. Dois anos depois, começou a trabalhar como técnico do OLARIA. Passou ainda por PALMEIRAS, PORTUGUESA, SÃO PAULO, CORINTHIANS, FLAMENGO, BOTAFOGO, BAHIA, VITÓRIA, CATUENSE e GALÍCIA. AYMORÉ MOREIRA também teve breve passagem pelo futebol europeu, ao dirigir BOAVISTA e PANATHINAIKOS.    
  17 a. das anotações feitas em 26 de julho de 1999, segunda-feira: O Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, GERALDO FARIA MARCONDES, liga-me pela manhã. Anuncia que está doente, com úlcera. Precisa fazer rigoroso tratamento no Hospital ALBERT EINSTEIN. Quer a realização da reunião marcada para amanhã com o Secretário de Recuperação de Obras do Governo, EMANUEL VON LAUENSTEIN MASSARANI. Mantenho contato, via fone, sobre essa reunião, com os CORONÉIS PM GUIMARÃES, VASCONCELLOS, LEMES e MELO ARAÚJO. Todos confirmam as presenças na Sociedade para amanhã.
dona MARIA está preocupada com a legalização da nova Diretoria com o BANESPA, a fim de poder pagar os funcionários.
Aquela brincadeira do CORONEL CANAVÓ em passar telegramas fonados no dia 6 de junho, para todos os conselheiros, para uma reunião que não houve, ficou em R$348. Quem vai pagar essa conta da besteira feita no escritório do advogado CARRARO, em nome da Sociedade? É uma tremenda leviandade do incompetente presidente.
Mando R$25 para a conta do jornal “O MUNICÍPIO”, de SOCORRO, a fim de adquirir 20 jornais que trouxeram o encarte “REVOLUÇÃO DE 32”.
Os internos da unidade TATUAPÉ, da FEBEM, voltaram a se rebelar hoje, por volta das 21:15 horas. A televisão mostra a tropa de choque ocupando o pátio, às 22:30 horas. Há muita gritaria e confusão com os parentes dos internos, que estão do lado de fora. A onda de rebeliões na FEBEM começou no sábado à noite. Há cerca de 300 menores fugitivos. Há também muita reclamação de maus tratos.
Os metalúrgicos decidiram manter a greve na Fábrica da FORD, no IPIRANGA. Os trabalhadores exigem garantias de emprego porque temem demissões em massa com as instalações da FORD na BAHIA. Operários da FORD acampam em frente ao Ministério da Fazenda, na Avenida PRESTES MAIA.      
  16 a. das ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO 2002: No MORUMBI:  BRASIL 3 x ARGENTINA  1.  Os  gols brasileiros foram marcados por ALEX e VAMPETA (2), em 26 de julho de 2000.
  16 a. falece no Rio, aos 69 anos, de embolia pulmonar, o poeta, tradutor e ensaísta JOSÉ LINO GRUNEWALD, em 26 de julho de 2000. Fez parte do  primeiro núcleo de poetas concretistas, nos anos 50. A tradução dos CANTOS, de EZRA POUND, em 1987, rendeu-lhe o PRÊMIO JABUTI.
  16 a. um juiz federal de NOVA YORK aprova o acordo de indenização, através do qual os bancos suíços se comprometem a pagar 250 milhões de dólares às vítimas do HOLOCAUSTO, em 26 de julho de 2000.
  16 a. cerca de 200 presos políticos chilenos, torturados durante a ditadura, apresentam acusação contra PINOCHET, em 26 de julho de 2000.
  16 a. FIDEL CASTRO desfila seguido por mais de um milhão de pessoas, em frente à sede diplomática norte-americana em HAVANA, gritando “Abaixo o bloqueio”, em 26 de julho de 2000.
 
ACONTECEU EM 26 DE JULHO DE 2001 : -   QUINTA-FEIRA
FINALMENTE, o tenente-coronel número dois do almanaque dos oficiais resolve pedir passagem para a reserva. Isso ele deveria ter feito a muitos anos atrás quando começou a ser preterido nas promoções para Coronel.
JOSÉ SAMPAIO LOPES entrou na então FORÇA PÚBLICA em 11 de agosto de 1964. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 21 de abril de 1968. Suas promoções: 2o.Tenente em 24 de maio de 1969; 1o. Tenente em 15 de dezembro de 1975; Capitão em 15 de dezembro de 1979; Major em 25 de agosto de 1987 e Tenente-Coronel em 24 de maio de 1991.  NASCEU EM 2 DE AGOSTO DE 1939.
Também passou para a reserva o TENENTE-CORONEL PM NOBUO AOKI XIOL. Ele entrou na POLÍCIA MILITAR em 12 de dezembro de 1971. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. Suas  promoções: 2o.Tenente em 24 de maio de 1976; 1o. Tenente em 24 de maio de 1980; Capitão em 24 de maio de 1987; Major em 24 de maio de 1995; Tenente-Coronel em 24 de maio de 1999.

CHANCES DE ANA MARIA BRAGA FICAR BOA SÃO DE 70% : -

O tumor da apresentadora está avançando, mas a possibilidade de cura é animadora. O médico ANTÔNIO CARLOS BUZAID disse que seria melhor se o câncer fosse encontrado antes, mas ele é potencialmente curável.
ANA MARIA foi internada no hospital SÍRIO LIBANÊS, começando a quimioterapia. Reagiu bem e não sofreu efeitos colaterais.

OITO HOMENS TENTARAM ROUBAR os malotes com dinheiro e bilhetes que estavam sendo recolhidos por três funcionários da transportadora de valores TRANSPEV, na estação SAÚDE do metrô, em um dos horários de maior movimento (7h40). A quadrilha chegou atirando e os seguranças revidaram. Os disparos estilhaçaram vidros da bilheteria, enquanto passageiros e metroviários se jogavam ao chão. O assaltante ANDRÉ LOPES SOARES, 22 anos, foi atingido por três disparos e morreu. Outro ladrão e um empregado da TRANSPEV ficaram feridos.

PRESOS REBELADOS EXECUTAM TRÊS E QUEIMAM QUATRO :- Agentes foram feitos reféns e um ficou ferido no motim de OSASCO. Uma tentativa frustrada de fuga, as 8h30,acabou se transformando em rebelião sangrenta no CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE OSASCO. Os amotinados fizeram nove funcionários reféns, mataram três detentos, destruíram a ala dos jurados de morte e estupradores. Quatro ocupantes dessa ala sofreram  queimaduras. No pátio, havia inscrições do PCC. O secretário FURUKAWA iniciou as negociações, ouvindo queixas de maus tratos, comida ruim e restrição a visitas. Os reféns, um deles ferido, foram libertados. Às 16 horas, os presos voltaram às celas e o choque da PM entrou soltando bombas. Isso aumentou o desespero dos parentes. Houve tumulto e violência policial.
     
COPA MERCOSUL -COLO COLO 0 x CORINTHIANS 2. RICARDINHO passou por cima dos problemas com MARCELINHO CARIOCA e brilhou na vitória em SANTIAGO. Ele driblou três zagueiros e fez 1 a 0.
Na comemoração, chorou. E deu ainda o passe para GIL ampliar.

FALECEU o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas, JAYME FERREIRA BRANDÃO JÚNIOR, durante uma palestra na sede da Confederação Nacional da Indústria. Era gerente de relações institucionais da MULTIBRÁS S.A. ELETRODOMÉSTICOS e do grupo BRASMOTOR. Vítima de um infarto, aos 55 anos, em BRASÍLIA.

No MMDS, face os últimos desmandos dos integrantes da Entidade, começo a estabelecer um código de ética. Aos poucos, vou conversando com os mais novos concitando-os a entrar nessa conduta que só tende a fortalecer a Associação. O senhor GERALDO PIRES DE OLIVEIRA comparece na Sociedade nesta tarde. O diretor do Museu, Biblioteca e Arquivo Histórico, RODRIGO TELLES, reúne-se com professores da UNINOVE para estabelecer um convênio quanto a uma exposição de material de 32 no 70º Aniversário do Movimento Constitucionalista, em 2002. O TENENTE PM BARRETO comparece para dar o apoio da PM. Por volta das 16 horas, o Choque invade o Centro de Detenção Provisória de OSASCO. Os presos voltam às celas. Há um certo tumulto entre parentes de presos e a PM.


2 002  (N A)  :  -      SEXTA-FEIRA
O alto preço do dólar era o destaque do JORNAL DA TARDE em sua edição de 26 de julho. O Banco Central havia entrado com uma ação e conseguido reduzir o preço de R$3 para R$1,99, sendo esse o quarto recorde consecutivo. Além disso, um carro que transportava órgãos havia quebrado em uma rodovia do interior do Estado e um helicóptero teve que fazer o resgate para salvar uma menina de 12 anos.

TRANSFERÊNCIA PARA A RESERVA : -
TENENTE–CORONEL PM MARINO LÚCIO VASCONCELOS MARTUCCI. Era o comandante do 25º BPMI. Nasceu em 13 de maio de 1951. Entrou na Polícia Militar em 10 de janeiro de 1972. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 25 de janeiro de 1974. PROMOÇÕES : 2º Tenente – 25 de agosto de 1974; 1º Tenente – 25 de janeiro de 1979; Capitão – 15 de dezembro de 1985; Major – 24 de maio de 1993; Tenente – Coronel – 15 de dezembro de 1996.
TENENTE–CORONEL PM JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA FILHO. Era comandante do 32 º BPMI. Nasceu em 4 de setembro de 1945. Entrou na antiga FORÇA PÚBLICA em 1º de outubro de 1969. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 26 de julho de 1975. PROMOÇÕES : 2º Tenente – 24 de maio de 1976; 1º Tenente – 25 de agosto de 1980; CAPITÃO- 25 de agosto de 1987; MAJOR – 25 de agosto de 1995; Tenente – Coronel – 15 de dezembro de 1999.
 
ABERTURA DO V FESTIVAL DO JAPÃO, no Pátio da Assembléia Legislativa, av. Pedro Álvares Cabral, 201 – IBIRAPUERA, com danças comidas típicas, artesanato, shows, exposições, workshops, artes marciais e a eleição de Miss KIMONO.

Está sendo inaugurado o MUSEU que marca os 50 anos da morte de EVITA PERÓN. Para a alta sociedade argentina, ela era – com tom pejorativo – “essa mujer”. Para os pobres do país, era – com um carinho reverencial – “EVITA”. A figura que polarizava tanto as opiniões dos argentinos era EVA DUARTE PERÓN, mulher do general JUAN DOMINGO PERÓN. O comando do museu está a cargo de CRISTINA ÁLVAREZ RODRÍGUEZ, sobrinha – neta de EVITA. As peças do museu vão desde os elegantes vestidos de gala de EVITA, passando por medalhas, fotografias de sua época de atriz e modelo, e até vídeos do monumental funeral que teve, o maior da história da ARGENTINA. O museu ainda está incompleto, já que uma parte substancial dos fundos que dispunha foram retidos dentro do “corralito” (semi congelamento de depósitos bancários). No entanto, apesar das partes que faltam, será inaugurado no edifício que tem vínculos históricos com ela e onde mulheres buscavam refúgio quando enfrentavam algum tipo de problema.

Com ELÁDIO e RONALDO comentamos A HORA DO RUSH. O ELÁDIO explicou-me uma caminhada que ele deu até o PARQUE SÃO JORGE, na data de ontem. Deverá participar de um grande exame marcado para o dia 12 de agosto.

O INSTITUTO DE RECUPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NO ESTADO DE SÃO PAULO (IPH) manda uma carta para o Sr. GERALDO FARIA MARCONDES, datada de ontem (25) achando-se surpreendido pelo fato da NESTLÉ estar patrocinando a reforma do Monumento–Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Começa aqui uma “guerra” toda particular com o MASSARANI, Coronel ARY CANAVÓ e agora um tal de JOSÉ TITONELE, diretor executivo do IPH. Isso já era previsto. Há muito dinheiro em jogo e há também algumas pessoas bastante desonestas. Na verdade, o Monumento é da Sociedade e o contrato com a NESTLÉ é uma realidade desde ontem. Vale dizer que o IPH ainda vai captar recursos de terceiros para a propalada reforma, que se arrasta desde 1999, quando o então presidente da Sociedade, sem consultar ninguém da diretoria, assinou uma comprometedora carta de intenções, originária de todas essas demandas do IPH.
Na tarde, no MMDC, o Sr. MARCONDES conversa comigo sobre isso. Ele já levou ao conhecimento do GENERAL EUCLYDES BUENO FILHO o teor do ofício do JOSÉ TITONELE. Vamos encaminhar ao comandante geral da PMESP, Cel. ALBERTO SILVEIRA RODRIGUES, o dossiê completo sobre a reforma. Redijo a minuta do ofício de remessa. Dona CÉLIA está muito atarefada e deixamos isso para a semana que vem.
Pouca coisa dá para fazer depois da conversa com o Sr. MARCONDES, pois o GINO STRUFFALDI, atual Comandante do Exército Constitucionalista, vem conversar comigo sobre a solenidade de entrega da medalha CONSTITUCIONALISTA para o presidente da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, ALENCAR BURTI, na segunda–feira, dia 29 e, também, sobre a solenidade de 31 de julho no INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO.
Deixamos o MMDC depois das 16 horas. Acompanho o GINO até a estação do metrô. Em casa, LUCINDA conta-me que esteve conversando com uma advogada sobre a questão das terras de POÁ. Quer ela que essa advogada coloque em ordem a papelada do terreno que me cabe por herança de meu pai. Também conta ela as novidades acerca do IAGO, o bisneto, alvo das atenções dos familiares. A KÁTYA e a criança estão no Hospital NIPO–BRASILEIRO e deverão ter alta no domingo, dia 28.
   
O ministro PEDRO MALAN bem que tentou. Mas, não convenceu. Pelo contrário. A reação negativa depois da entrevista coletiva, em BRASÍLIA, foi imediata: o dólar subiu ainda mais e a BOLSA DE VALORES só teve acentuada a queda. O dólar encerrou o dia negociado a R$ 3,015, com alta de 0,67%. Novo tombo da BOLSA, 4,64 %.

O choque de uma carreta a 60 km/h , que transportava uma escavadeira e tinha 4,7 metros de altura, com a ponte EUSÉBIO MATOSO, de 4,3 metros de altura, na MARGINAL PINHEIRO, destruiu 5 vigas de sustentação, que deverão ser implodidas. Congestionamento durante todo o dia. Às 20 horas, esse congestionamento era de 131 quilômetros. As obras de recuperação deverão durar seis meses.

ANUNCIADA a segunda gravidez da atriz CLÁUDIA RAIA, de 35 anos, casada com o ator ÉDSON CELULARI, de 44 anos.

Depois de emocionar milhares de fiéis ontem, em TORONTO, o PAPA JOÃO PAULO II manteve hoje um encontro privado com 14 jovens estrangeiros num almoço marcado por conversas, conselhos e até por momentos de desconcentração. O grupo era formado por representantes dos cinco continentes. O encontro, no retiro do papa na ilha STRAWBERRY, localizada no LAGO SIMCOE, foi acompanhado de um almoço com massa, salda e, de sobremesa, bolo de chocolate.

MORREU o bailarino, coreógrafo e diretor de televisão DIRK SANDERS, que trabalhou com MAURICE BÉJART e ROLAND PETIT, aos 68 anos, em PARIS. De origem holandesa, mas nascido na ilha de JAVA, na INDONÉSIA, SANDERS dedicou sua vida à dança. Trabalhou como ator–bailarino no filme UM ROSTO NA NOITE, de LUCHINO VISCONTI, em 1957, participando também da preparação da cenografia. Nos EUA, atuou no filme MALHAS NEGRAS, do diretor inglês TERENCE YOUNG, com CYD CHARISSE, MAURICE CHEVALIER e ROLAND PETIT e participou também com MARCELLO MASTROIANI e BRIGITTE BARDOT no filme VIDA PRIVADA, de LOUIS MALLE.

FALECEU o economista RUDIGER DORNBUSCH, aos 60 anos, vítima de câncer. Famoso por seus trabalhos nas áreas de política monetária e de economia internacional. Era professor do MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY.

CONFIRMADO que a morte do baixista do grupo THE WHO, JOHN ENTWISTLE, em 27 de junho, foi causada pelo consumo de cocaína.

2 003   :   -   SEXTA-FEIRA
MICK JAGGER nunca teve papas na língua. Disse que preferia morrer a chegar aos 45 anos cantando “SATISFACTION” e garantiu que os ROLLING STONES não durariam nem cinco anos. Ainda bem que ele se enganou. Famoso pelo vozeirão, pelo rebolado e pelos lábios carnudos, MICK JAGGER chega hoje aos SESSENTA ANOS com uma vitalidade de causar inveja. Para comemorar, o cantor vai dar uma festa para os amigos em PRAGA, REPÚBLICA TCHECA, onde os STONES fazem show amanhã.

Em casa, LUCINDA, aos poucos, vai colocando as coisas em ordem. Dona ESMERALDA se foi, mas, por enquanto os quase onze meses que ela permaneceu conosco (veio para nossa casa em 27 de agosto de 2002), deixou muita recordação. Ainda poderia ter vivido mais tempo caso não tivesse sofrido aquela queda no dia 29 de junho. Esse acontecimento acelerou o seu fim. A família do IAGO está comemorando o seu primeiro aniversário. Por volta das 19 horas, na FESTLÂNDIA – Avenida SUPLICY, 244, JARDIM SANTA MENA, em GUARULHOS, reunir-se-ão os convidados.
PAULO e MARGARIDA vêm até nossa casa no período da tarde. Eles emprestaram da CASA ESPÍRITA “BEZERRA DE MENEZES” uma cadeira de rodas para uso de dona ESMERALDA e a levarão de volta ainda hoje. Com o PAULO, assisto o desenrolar da partida VASCO 1 x SANTOS 2 pelo CAMPEONATO BRASILEIRO.
Telefona-me a presidente do Instituto Histórico e Geográfico, doutora NELLY CANDEIAS. Ela quer a minha colaboração no sentido de arrumar condução para os lanceiros, em 30 de julho. A pessoa que faria isso está no RIO GRANDE DO SUL. Prometo a ela que na segunda-feira, dia 28, verei essa situação. Ela está entusiasmada com a solenidade do 71º Aniversário do MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 32, que acontecerá nesse 30 de julho. Pretende marcar época.  
Um pouco depois das 20 horas, a DORA, MARCELO e KELLEN CRISTINA vão nos levar até a FESTLÂNDIA, para a comemoração do primeiro aniversário do IAGO. O salão é pequeno para tanta gente. Até para sentarmos ao redor de uma mesa é difícil. Há muita alegria entre os presentes. Um show animado entre as crianças vai se desenrolando até que algumas pessoas são “convidadas” para participar das brincadeiras. Em certo momento, vejo-me envolvido nesse show, sendo obrigado a urrar que nem o Tarsan, dar gritos de caratê, dançar a dança do ventre e outras coisas mais, numa competição: com mais duas pessoas, pertencia ao time do VISCONDE, contra uma turma da EMÍLIA. Ainda bem que não tive de dançar a “EGUINHA POCOTÓ”. Mais tarde, saio pintado de gato. Isso é uma gozação tremenda para a LUCINDA, PAULO CÉSAR, JOÃO, MARLENE, a família da KÁTYA e outros convidados. Também estão na festa: a avó do PAULO CÉSAR, dona IDEZUITA, que somente hoje veio a conhecer o seu bisneto, o IAGO. Parentes de dona IDEZUITA estão presentes também. Somente depois das 23 horas é que termina essa comemoração. Retornamos para casa.

Pelo menos quarenta mil pessoas participaram hoje na PRAÇA DA LIBERDADE, região central da cidade, das comemorações do TANABATA MATSURI. O FESTIVAL DAS ESTRELAS, como é conhecido por aqui, teve início no JAPÃO há 1.300 anos. Em SÃO PAULO, a festa acontece sempre em julho. Além das barracas de alimentos e artesanato, o TANABATA é famoso pelo tanzaku, cartões coloridos nos quais as pessoas escrevem seus desejos e penduram em ramos de bambus chamados de sassa dake. Por várias ruas da LIBERDADE, os sassa dake estavam cheios de papéis. No fim do TANABATA, os sassa dake são queimados para que os pedidos cheguem ao céu. O festival do TANABATA terminará amanhã.

Três homens armados dominaram um instrutor de vôo e seqüestraram um avião no Aeroclube do Campo dos Amarais, em CAMPINAS, hoje, por volta das 7 horas. O piloto ALEXANDRE WOLF JANINE, de 25 anos, aguardava um aluno para iniciar uma aula de vôo, quando foi surpreendido pelo trio, que anunciou o seqüestro. WOLF foi feito refém e obrigado a seguir para MATO GROSSO DO SUL, próximo da fronteira com o PARAGUAI. Lá dois criminosos foram presos. Eles planejavam usar o aparelho para o narcotráfico. O diretor do aeroclube, MARCOS PETTENÁ, avisou todas as autoridades e órgãos de aeronáutica do País. O CORISCO do aeroclube é usado para instrução e tem entre 15 e 20 anos.

FALECEU a professora LÚCIA DE BARROS TUMA, aos 89 anos. Pertencente a tradicionais troncos paulistas era natural de CAMPINAS. Formada pela Escola Normal daquela cidade, era presidente do Clube Soroptimista de SÃO PAULO. Altruísta, deixa seu nome ligado a diversas entidades beneficentes e entre outras: Sociedade A MÃO BRANCA, de proteção aos idosos. Foi vice-presidente da ANAC – Associação Nacional de Assistência ao Cardíaco e era membro do Conselho da LAREIRA, entidade a serviço da família, dirigida pelo monsenhor BENEDITO MÁRIO CALAZANS. Em 1998, participando com centenas de candidatos a concurso de poesia instituído pela SHAN EDITORES LIMITADA, de PORTO ALEGRE, o seu trabalho foi colocado entre os primeiros, sendo publicado posteriormente pela revista ANTOLOGIA BRASILEIRA. Era casada com o doutor NICOLAU TUMA, conselheiro aposentado do TRIBUNAL DE CONTAS DE SÃO PAULO, ex-deputado federal, e ligado a diversas entidades culturais, jornalísticas e radiofônicas, sendo ex-veterano do Movimento Constitucionalista de 32. Foi casada em primeiras núpcias com o doutor ENÉAS CARVALHO DE AGUIAR.

Uma série de fortes tremores que atingiram o JAPÃO deixou, entre ontem e hoje, 420 pessoas feridas. Durante a madrugada (tarde de ontem em BRASÍLIA) um violento tremor de 6,2 graus na escala RICHTER destruiu edifícios e causou cortes de energia e deslizamento de terra. Cerca de 2.500 pessoas tiveram de deixar suas casas. Dos tremores atingiram o arquipélago com poucas horas de intervalo. O primeiro terremoto afetou as regiões de YAMOTO e NARUSE, perto da prefeitura de MIYAGUI (350 km ao norte de TÓQUIO), pouco depois da meia-noite (12 horas em BRASÍLIA), provocando cortes de energia, interrompendo o trânsito de veículos e a circulação de trens. O segundo aconteceu por volta das 7 horas (19 horas em BRASÍLIA), no mesmo local. Há dois meses, o norte do JAPÃO já tinha sido afetado por um fortíssimo tremor de terra, de 7 graus na escala RICHTER.

O VATICANO condenou a publicação das fotos com os rostos desfigurados dos filhos de SADDAM HUSSEIN, o que qualificou de violação do direito internacional dos vencidos. As fotos foram difundidas “sem levar em conta o que prescreve o direito internacional com respeito aos vencidos”, escreveu em editorial o jornal do VATICANO,  “L´OSSERVATORE ROMANO”. Os filhos de SADDAM HUSSEIN, UDAY e QUSAY, morreram na terça-feira, dia 22, em MOSSUL (norte do IRAQUE) durante um ataque realizado por militares norte-americanos.
 
ASSISTO no SBT um filme de 1955 –JUVENTUDE TRANSVIADA– direção de NICHOLAS RAY, com JAMES DEAN, NATALIE WOOD, SAL MINEO, JIM BACKUS e DENNIS HOPPER. Recém-chegado com a família a uma cidade do interior americano, jovem vai parar na cadeia por embriaguez e lá conhece uma garota, que tinha brigado com os pais e tentado fugir de casa. Ao tentar se aproximar da moça, ele é hostilizado pelo grupo da qual ela faz parte. Até que o líder da turma o desafia para uma prova de coragem com carros roubados: saltar do veículo antes que ele caia numa abismo. Clássico de NICHOLAS RAY, que transformou JAMES DEAN em mito de uma geração. Ele transmite tensão e virou o retrato definitivo da juventude rebelde no cinema.
Na BANDEIRANTES – EMMAUELLE: PARAÍSO SELVAGEM, de 1994, dirigido por BRUNO ZINCONE, com NATALIE UHER, TAMIRA, VIRGINIE CONSTANTIN e CHRISTELE MERAULT. Após ser encontrada perdida, exausta e sem memória no meio da floresta amazônica, EMMANUELLE procura ajuda profissional para relembrar seu passado recente. Quando recupera a memória, redescobre toda a sua sensualidade. A personagem EMMANUELLE tornou-se uma grife ligada ao sexo, mesmo que não fosse mais interpretada por SÍLVIA KRISTEL. Com o tempo, portanto, foi perdendo a novidade.

2 004  :   -   SEGUNDA-FEIRA
Atendo um telefonema do Procurador do Estado aposentado, EGBERTO MAIA LUZ. Diz que marcou uma audiência com o CHEFE DA CASA MILITAR para amanhã. Irá conversar com o CORONEL CELSO DE CAMARGO sobre a sua idéia da Comissão dos Pósteros, que ele lançou na última reunião do Conselho e que, em conversa com o Cmt Geral, Cel ALBERTO, foi-lhe indicado o Cel CELSO para cuidar do assunto. Queria o Professor EGBERTO saber em que situação foi construído o Monumento-Mausoléu, em terreno doado pela Prefeitura, em 1947. Acontece que não temos escritura dessa doação. Nos meus oito anos como secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, não consegui achar tal documento.

No METRÔ-SÉ, noto que estão desmontando os painéis do GREENPEACE, que durante algumas semanas permaneceram em exposição no saguão dessa estação, principalmente aqueles que falam da campanha pela preservação da AMAZÔNIA. Perto do Corpo de Bombeiros, no começo da ANITA GARIBALDI, cruzo com o CORONEL PM Ref EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO, presidente do Conselho Deliberativo da AORPM. Durante um bom tempo conversamos sobre a situação do MMDC. Embora a sentença da juíza seja inteiramente favorável à Sociedade, no problema do restauro do Monumento-Mausoléu, internamente fomos atingidos com uma onda de malquerença, dúvidas, “puxadas de tapete”, causando uma situação de falência. O CONSELHO SUPREMO deverá se reunir em agosto para tentar resolver a melhor solução para o drama que estamos vivendo. Há um trabalho subterrâneo de destruição da Sociedade para a criação de uma outra, de caráter virtual, trama diabólica de ROMEU CICCONE e seus asseclas. A atual diretoria executiva do MMDC é totalmente avessa e esse tipo de coisa.  
Na Rua TABATINGUERA, quase esquina com a SILVEIRA MARTINS, noto que máquinas derrubaram duas casas velhas e preparam o local para a construção de um prédio de habitação para famílias de baixa renda. Essas casas velhas ficavam situadas defronte à AORPM. Como é nosso hábito passar por ali quase que diariamente, notamos a transformação brusca ocorrida.
O TENENTE VÂNIO demonstra alegria nesta data. Conta-nos que nasceu o seu filho, no sábado. Sua mulher está sendo liberada do hospital e deverá chegar em sua casa dentre algumas horas. AMÉRICO conta que esteve hoje de manhã na Circunscrição Militar, perto do viaduto MARIA PAULA, num juramento à Bandeira, feito pelos excedentes do contingente militar deste ano. Estou com os oficiais do MMDS, por volta das 14 horas, quando recebo um telefonema agitado de dona CÉLIA. Comunica-me que ao chegar hoje na Sociedade descobriu a porta arrombada e o furto dos computadores, tanto aquele que o VASCO usava na entrada do MMDC, como aquele que estava na sua mesa. Também furtaram uma máquina de escrever, o fax, a impressora e o aparelho de internet. Isso cria uma situação de impossibilidade para a emissão de documentos por parte da Sociedade. O MMDC pára de funcionar com esse furto. Aconselho-a a registrar queixa no 1º DP, na RUA DA GLÓRIA, além de avisar o presidente, Sr GERALDO FARIA MARCONDES.

Vou ao COPMIL com o VICTÓRIO, a fim de estudar proposta das lojas EXTRA, quanto preparação de aulas de segurança. Depois, ele vai à MARABRÁS, sobre o mesmo motivo, e eu visito o MMDC, onde o VASCO conta outros detalhes do arrombamento da porta. Duas velas, enroladas em pano preto, com um copo cheio de um liquido estranho foram deixados pelos amigos do alheio. Isso faz-nos lembrar que há questão de um mês, apareceram duas velas idênticas, também envoltas em pano preto, dentro da Sociedade, jogadas pela caixa do recebimento de documentos do correio. Será que o autor da “gracinha” é o responsável pelas “macumbas” também? São mistérios que nos levam a crer que alguém quer o fim da Sociedade. Dona CÉLIA está no Distrito Policial registrando a queixa, orientada pelo Sr MARCONDES, que lhe manda um advogado acompanhar a elaboração do Boletim de Ocorrência. Telefona o presidente para a Sociedade e o VASCO lhe diz que eu estou presente. O Sr MARCONDES entra em contato comigo e acha que deverá ser comunicado o fato ao Cmt Geral. Ele deverá fazer isso talvez amanhã.

Retorno para casa, lamentando a triste situação do que restou da Sociedade. Com esse furto qualificado, o MMDC fica inerte. Será possível adquirir novo computador, novo fax, a fim de dar continuidade à vida ativa da Sociedade?
Recebo hoje a segunda remessa dos DVDs lançados pelo DIÁRIO DE SÃO PAULO: AS FILHAS DE MARVIN, O PACIENTE INGLÊS, COISAS QUE VOCÊ PODE DIZER SÓ DE OLHAR PARA ELA e O DOM DA PREMONIÇÃO.

O jornal AGORA publica uma reportagem sobre o assassinato da menina TIFANI RODRIGUES DE OLIVEIRA, de 5 anos, ocorrido no último dia 19, no apartamento do CAMBUCI, onde ela vivia com sua mãe, ROSÂNGELA RODRIGUES DE OLIVEIRA, de 22 anos. O caso está intrigando o Comando da Polícia Militar de SÃO PAULO, sob os seguintes motivos: três PMs da 2ª Companhia do 12º Batalhão podem ter ligação com o crime. O cabo VANDERLEI CARLOS PEREIRA, 27 anos, padrasto de TIFANI, é investigado pela Corregedoria PM e pela Polícia Civil como o principal acusado por tê-la estuprado e a assassinado, batendo sua cabeça contra o vaso sanitário do apartamento. A desconfiança surgiu na noite do dia 19, quando o PM e a mãe da menina a levaram ao Hospital da CRUZ AZUL, alegando que a criança havia tentado se matar no banheiro.
TIFANI morreu logo depois de chegar ao hospital e, desconfiada da versão apresentada pelo CABO VANDERLEI e por ROSÂNGELA, que viviam juntos, a médica CLÁUDIA SPINELLI ROSSI pediu exames no corpo. Houve constatação de violência sexual e espancamento. Por causa dos indícios de homicídio doloso, a morte passou a ser investigada pela Polícia Civil que, no dia 20 de julho, interrogou ROSÂNGELA. Ela disse que, nas últimas duas semanas, o cabo passara a torturar TIFANI não a deixando dormir à noite. Os outros dois PMs que estão presos preventivamente na Corregedoria, CÉSAR ROBERTO BARBOSA, de 33 anos, e ......................... ambos da 2ª Companhia do 12º BPMM e subordinados do CABO VANDERLEI, são investigados sob a suspeita de que teriam o ajudado, depois de receberem ordens do cabo, a mudar o local do suposto crime.  O PM BARBOSA admitiu que foi ao apartamento do Cabo e, a mando dele, espalhou brinquedos pelo banheiro para mudar a cena do crime. A Justiça determinou a prisão temporária de VANDERLEI por dez dias. O PM BARBOSA foi preso pela CORREGEDORIA PM.
       
Uma quadrilha roubou, hoje pela madrugada, cerca de trezentos mil reais em equipamentos de informática da Secretaria Municipal de Educação, na VILA CLEMENTINO, zona sul. Um dos três vigias foi espancado e teve um dedo quebrado pelos ladrões, que ficaram três horas no prédio. Os bandidos levaram 17 caixas com equipamentos que permitiam o funcionamento em rede dos computadores da escola.

As três testemunhas chamadas hoje no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa não reconheceram, entre os cinco PMs apresentados pela Corporação, o suspeito de ter atirado em JAQUELINE DUQUE PATRIARCHA, de 13 anos, morta com um tiro na cabeça, dia 18 de julho, na favela do MANGUE, na zona leste. Entre os PMs convocados estava aquele cujo nome e patente foram divulgados pela assessoria da Secretaria da Segurança Pública, no dia 22, quando o órgão anunciou que o assassinato estava esclarecido. Hoje, VALDÊNIA recebeu um bilhete anônimo com três nomes de policiais militares. Um deles, segundo ela, é o de um dos PMs presentes no reconhecimento.

RODRIGO HENRIQUE FARRAMPA GUILHERME, 24 anos, vai ser julgado na quinta-feira, dia 29, por um júri popular no 5º Tribunal do Júri, na BARRA FUNDA. FARRAMPA é acusado de ter matado a tiros TAINÁ ALVES MENDONÇA, de cinco anos. O crime aconteceu em agosto de 2002, por causa de uma briga de trânsito entre o acusado e FÁBIO VALENTE DE MENDONÇA JÚNIOR, tio de TAINÁ. Depois de discutirem, FARRAMPA teria atirado contra o carro de MENDONÇA, atingindo a garota. O advogado MARCOS VASSILIADES PEREIRA, 34, amigo de MENDONÇA, também foi baleado, mas não morreu.

Cerca de 1.500 pessoas recepcionaram os jogadores que atuam em SÃO PAULO, da seleção campeã da COPA AMÉRICA, hoje à noite, no aeroporto de GUARULHOS. O frágil cordão de isolamento foi rompido e, aos gritos de “chora, hermanos!”, a torcida se aglomerou no saguão de desembarque. LUÍS FABIANO foi cercado por 50 torcedores, teve a camisa rasgada e foi obrigado a comprar outra para sair do aeroporto. DIEGO foi agarrado pelas tietes e precisou correr para não ser machucado. “Estou assustado. Não sei nem como vou sair daqui”, disse RENATO.

A cantora KELLY KEY anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o empresário MICO FREITAS. KELLY, que já é mãe de SUZANNA, de três anos, de seu casamento com o cantor LATINO, perdeu um bebê em novembro de 2003.

FALECEU o jornalista especializado em internet, FERNANDO VILLELA DE ANDRADE NETO. Levou um tiro no peito ao tentar fugir, de carro, após ser abordado por dois assaltantes que usavam uma moto, no RIO DE JANEIRO.

PRESOS seis suspeitos de envolvimento no assassinato de funcionários do Ministério do Trabalho em janeiro de 2004, no interior de MINAS GERAIS. Três dos presos são pistoleiros e foram contratados pelos outros três acusados, por 50 mil reais. Todos teriam participado da emboscada. As vítimas investigavam denúncias de trabalho escravo em fazendas da região. As prisões foram realizadas em PARANOÁ e FORMOSA, nos dias 25 e 26 de julho.

DEIXOU a UTI do Hospital do Câncer JOÃO INÁCIO DA SILVA NETO, o LULINHA, de 41 anos, um dos irmãos do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (por parte de pai). Ele passou por duas cirurgias para a retirada de um tumor na cabeça e continua internado, em SÃO PAULO.   
Os países da Comunidade Portuguesa ratificaram hoje, em SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, o apoio ao BRASIL para ocupar um assento no Conselho de Segurança da ONU. A decisão foi anunciada no final do primeiro dia de visita do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ao PAÍS –início de um roteiro diplomático que se estenderá pelas nações vizinhas até quinta-feira, dia 29 de julho. O ponto alto da agenda, no primeiro dia, foi o discurso feito por LULA durante a abertura da 5 ª Conferência de Chefes de Estado de Países de Língua Portuguesa, no Palácio dos Congressos. LULA afirmou que a democracia e frágil se não vier acompanhada pelo desenvolvimento social e econômico.

Insurgentes mataram oito pessoas no IRAQUE, hoje, entre elas uma importante autoridade do Ministério do Interior. As Forças Armadas dos EUA disseram que um carro-bomba dirigido por um suicida explodiu em frente a uma base americana na cidade de MOSSUL, no norte, matando uma iraquiana, o filho dela e um segurança iraquiano. Três soldados americanos e dois membros das forças de segurança do IRAQUE ficaram feridos no incidente. Em BAGDÁ, homens armados mataram MUSSAB AL-AWADI, uma importante autoridade iraquiana, quando ele saía de casa. Dois de seus guarda-costas também foram mortos. Em outro episódio violento, homens armados abriram fogo contra cinco mulheres que trabalham como faxineiras de uma empresa americana em BASRA, sul do país, matando duas delas. As mulheres esperavam um ônibus que as levaria ao trabalho.


O diplomata egípcio seqüestrado na sexta-feira, dia 22, por rebeldes iraquianos foi libertado hoje, de acordo com uma fita de vídeo divulgada pela rede de TV AL-JAZEERA. MOHAMMED MAMDOUH QUTTAB foi raptado por um grupo denominado LEÕES DAS BRIGADAS DE ALÁ. Na fita divulgada pela rede, o refém aparecia sentado em frente a seis homens mascarados e dizia estar em boa saúde.

O grupo EXÉRCITO ISLÂMICO no IRAQUE afirmou ter capturado dois motoristas jordanianos e um iraquiano e exigiu que a empresa para qual os reféns trabalham pare de fazer negócios no IRAQUE. Outro grupo que se intitula CORPORAÇÃO DOS MUJAHEDIN afirmou ter seqüestrado dois motoristas jordanianos e fez a mesma exigência dos outros rebeldes.

ESCOLHIDO o ator PIOTR ADAMCZYK para interpretar o PAPA JOÃO PAULO II no cinema. A HISTÓRIA DE KAROL terá ainda no elenco o americano JOHN MALKOVICH, o austríaco KLAUS MARIA BRANDAUER e a francesa EMMANUELLE BÉART. O diretor será o italiano GIÁCOMO BATTIATO. Na POLÔNIA.

2 005   :   -   TERÇA-FEIRA
Abertura da exposição comemorativa “80 ANOS DE HISTÓRIA NAS PÁGINAS DA GLOBO”, no Centro Cultural BANCO DO BRASIL, no RIO DE JANEIRO. Fotos e páginas de acontecimentos e períodos de destaque da trajetória nacional são agrupadas por décadas. Uma seleção de capas é projetada em telões, como as que noticiam a Segunda Guerra Mundial e a chegada do homem à LUA. A grande novidade da mostra é a possibilidade de o visitante controlar a velocidade e o tamanho das imagens nas telas para poder ler os textos com calma. Além disso, através do “sound-tube”, um moderno equipamento de áudio, é possível ouvir as legendas que acompanham as imagens. Escolher o que apresentar ao público num acervo de 5 milhões de imagens não foi tarefa fácil. O editor de OPINIÃO de O GLOBO e curador da exposição, LUIZ GARCIA tentou casar a importância histórica com a disponibilidade do material. Para GARCIA, a importância dos 80 anos de notícias sobre a vida de uma cidade, de um país e do mundo é imensa. “É na existência continuada deste boletim de vida que um jornal afirma e prova sua relevância para o cotidiano dos leitores”. O desenvolvimento tecnológico na confecção do jornal também é alvo da mostra, como impressão e transmissão de fotografias. Uma segunda exposição comemorativa dos 80 anos de O GLOBO acontecerá em setembro, no CENTRO CULTURAL TELEMAR. Desta vez, reunirá anúncios publicados no jornal desde a sua fundação. A idéia é retratar as mudanças de comportamento da sociedade brasileira ao longo das últimas oito décadas, por meio da publicidade.
 
Em PARELHEIROS, ZONA SUL DE SÃO PAULO, o termômetro marcou 3 graus, sendo portanto a noite mais fria do ano. Mas quando levanto a temperatura é de 19 graus, saindo até um sol agradável. Não temos compromissos nesta data. Vou tarde para a cidade de SÃO PAULO e o encontro com os oficiais no MMDS transcorre dentro da rotina. Apenas notamos que nas nossas palestras a insistência sobre o quadro político é muito grande. Vê-se que o governo LULA é um triste arremedo de uns anos atrás, quando muitos pensaram que o PT seria a salvação da Pátria. Esse partido demonstrou gana de poder e mais gana ainda com o dinheiro do povo. Agora a máscara caiu e as coisas estão pretas. AMÉRICO já está bem melhor de sua esofagite e logo vai ministrar aula, juntamente com CRISTIANO.
Uma tarde sem grandes acontecimentos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Atendemos a viúva do veterano ANTÔNIO ROBERTO TRAVIA, uma senhora de 88 anos. Ela foi procurar seus direitos na Casa Civil do Governo e disseram a ela para trazer uma fotografia da época em que TRAVIA participou da revolução, publicada em jornal. Isso é praticamente impossível. TRAVIA esteve no setor de abastecimento da Revolução, com a idade de 16 anos, pois nasceu no dia 1º de julho de 1916. Faleceu em 3 de fevereiro de 2005. Nos nossos arquivos, descobrimos que ele entrou como sócio do MMDC em 10 de julho de 1964, recebendo o número 5073. Será muito difícil ela conseguir a PENSÃO ESPECIAL do falecido. Principalmente porque há uma tremenda má vontade da Comissão Especial da Revolução em atender esses casos.  Depois, a idade do veterano, apenas dezesseis anos, não satisfaz os requisitos dessa Comissão. Fornecemos a ela o que temos em nossos arquivos.
GINO STRUFFALDI telefona-me. Diz que ontem esteve, juntamente com o CORONEL PM Res RENALDO ALVES DA SILVA, numa indústria do ABC, a BASF, que prometeu nos ajudar a meses atrás. Mas a história não é bem assim. Querem ajudar desde que a Sociedade ofereça alguma coisa em troca. Foram recebidos pelo Sr FIGUEIREDO que, inclusive, recebeu a Medalha MMDC em 23 de maio. O GINO ficou desiludido, pois pensava que realmente a BASF teria interesse em colaborar com o MMDC, pois foi essa a intenção que ele disse no dia em que foi condecorado.
Como a situação é tranqüila na Sociedade, procuro completar o livro de Atas da Assembléia Geral Eleitoral. Agora só faltam algumas assinaturas para que encerre esse trabalho. Essas atas precisam ser registradas, mas não temos dinheiro para tal. Por volta das 16 horas, faço o retorno para GUARULHOS. Começa a esfriar bruscamente.

Apesar de afirmar por diversas vezes que é uma dona de casa que se dedica apenas a cuidar dos filhos e que não tinha conhecimento do que se passava nas agências SMPB e DNA PROPAGANDA, das quais é sócia, RENILDA MARIA SANTIAGO FERNANDES DE SOUZA afirmou que o deputado JOSÉ DIRCEU negociou os supostos empréstimos feitos pelas empresas ao PT. Com isso, a mulher do publicitário MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA, acusado de ser o operador do “mensalão”, implicou diretamente o ex-chefe da CASA CIVIL no caso. DIRCEU nega a versão. Afirmou que seu marido concordou com os empréstimos bancários a pedido do ex-tesoureiro do PT, DELÚBIO SOARES, por “temer represálias nos contratos que já mantinha com estatais”. Sem que lhe fosse perguntado, declarou detalhadamente que “JOSÉ DIRCEU sabia dos empréstimos e, inclusive, participou de uma reunião com a direção do BANCO RURAL no hotel OURO MINAS, em BELO HORIZONTE”. Além disso, revelou que o ex-ministro da CASA CIVIL também teria se encontrado com diretores do BMG, em BRASÍLIA, para acertar o pagamento dos empréstimos. Crises de choro marcaram o depoimento de RENILDA. Na terceira crise, depois de um embate com o deputado ALBERTO FRAGA, ela teve de sair da sala. Contrariada com a agressividade do deputado, ela reclamou que suas perguntas eram repetitivas. “A senhora está indócil com o meu pronunciamento”, disse ele.

A garota de 16 anos que fez sexo com oito PMs na BASE COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA DA POLÍCIA MILITAR, na VILA DAS MERCÊS, região do SACOMÃ, disse hoje que foi forçada a transar com um dos soldados sob a mira de uma arma. Embora admita que, das outras vezes, não tenha sido obrigada a fazer sexo, a jovem afirma que foi “iludida” pelos policiais. No depoimento à CORREGEDORIA PM ela relatou que um dos policiais a ameaçou dizendo: “se você contar o que vem acontecendo para alguém, vai acontecer alguma coisa com você e com quem ficar sabendo”. A denúncia à PM foi feita pela mãe da jovem. As duas, que vivem em uma pequena casa perto da BASE, estão com medo de ficar sem proteção policial.  Os oito – sete soldados e um sargento – confessaram que fizeram sexo com a menina. Um deles ficou preso administrativamente hoje e os outros, na última sexta-feira. Consta no depoimento que os soldados MARCOS, GANDRA, MELO, SCABIN e ÉVERTON tiveram relações sexuais com ela. Dois deles, de acordo com o depoimento, levaram a jovem a um restaurante onde ofereceram a ela vodca e cerveja. Eles teriam transado com a garota no banheiro do local. Na ocasião, ela usava um colete à prova de balas da PM. Outros dois policiais a levaram a um motel com carro da polícia. O promotor de Justiça Militar WALDEVINO DE OLIVEIRA foi escolhido pelo Ministério Público Estadual para acompanhar as investigações.

A reconstituição da chacina cometida pelo SARGENTO RICARDO SILVA SANTOS, 40 anos, do 24º BPMM, realizada hoje na favela do JARDIM PORTINARI, em DIADEMA, apontou que os outros seis PMs que acompanhavam SANTOS não tentaram impedir que o sargento praticasse o crime. Dos sete PMs que estavam no local da matança, no dia 4 de julho, dois ficaram fora da reconstituição: SANTOS que, segundo afirmou a polícia, “esqueceu” o crime, e o PM SEBASTIÃO FARIAS PINTO, pivô da briga que motivou a ação da PM no local. Os cinco PMs apresentaram uma única versão para o crime. Segundo eles, apenas SANTOS realizou os 14 disparos que vitimaram a faxineira TEREZA RODRIGUES FRANSCISCA, 49 anos, e seus filhos EDUARDO RODRIGUES FRANCISCO NASCIMENTO, 24 anos, e FÁBIO FRANCISCO RODRIGUES, 15 anos. Oito testemunhas da chacina colaboraram com a reconstituição, que durou cerca de dez horas, hoje.

Por uma ironia do destino, uma bala perdida deixou de fazer mais uma vítima no RIO DE JANEIRO. O corpo da babá CLENILDA DA SILVA, de 50 anos, estava sendo velado no Cemitério do CATUMBI, zona norte da cidade, quando foi atingido na bacia por um projétil de fuzil. Em pânico, as pessoas que estavam no local ficaram deitadas no chão por dez minutos. A bala teria partido do morro de SÃO CARLOS devido a um tiroteio entre policiais e possíveis traficantes. O único ferido foi um adolescente acusado de envolvimento com o tráfico de drogas.

A estudante de psicologia CYNTHIA GIGLIOLI DA SILVA, 28 anos, namorada do assaltante de banco MARCOS WILLIANS HERBAS CAMACHO, o MARCOLA, chefão do Primeiro Comando da Capital foi presa hoje pela manhã. Ela é mais uma acusada de ser pombo-correio da facção. Por ocupar a posição de primeira-dama da organização, recebia mesada de quinze mil reais. Em represália à prisão de CYNTHIA, os líderes da facção que estão presos, e cujas conversas telefônicas foram interceptadas hoje, prometeram “quebrar a paz”. Segundo a polícia, isso pode ser um sinal de que pretendem restabelecer a onda de atentados contra bases da PM, fóruns e delegacias. A estudante foi a oitava pessoa a ser presa na operação deflagrada pela Delegacia de Roubo a Bancos do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado, na sexta-feira. Além dela, também foi preso o investigador PAULO HUMBERTO MANGINI, 25 anos, DEIVID SURUR, o DVD, tesoureiro da facção, e outros cinco “pilotos” (homens com função de destaque na hierarquia do bando). O investigador MANGINI, que integrava o GARRA, grupo de elite do DEIC, teve de ser isolado no Presídio Especial da Polícia Civil. Ele quase foi linchado pelos colegas do presídio por ter sido apontado como um dos fornecedores de material e informação para o PCC. MANGINI trabalhava no GARRA havia um ano. Está há três anos na Polícia Civil e já havia passado pelo GOE e DENARC. A ligação do policial com o PCC foi descoberto numa interceptação telefônica no telefone de DEIVID SURUR, o DVD, seu amigo de infância. Na casa dele, o DEIC apreendeu dez quilos de explosivo plástico e 650 metros de cordel detonante. O material seria entregue a DVD. MANGINI concordou em prestar serviços ao grupo por admiração ao PCC. Ele não tinha participação no lucro do bando. O delegado RUY ESTANISLAU SILVEIRA MELLO, corregedor-geral da Polícia Civil, afirmou que abriu hoje processo administrativo para expulsar o policial da instituição por ter sido preso em flagrante por formação de quadrilha e posse de explosivo.

CONDENADOS PAULO ROBERTO DE SOUZA, de 44 anos, e ÉDSON OLIVEIRA, de 18 anos, acusados de fazer parte do grupo que assassinou uma família em HORQUETA, no PARAGUAI. O crime chocou a opinião pública. Foi condenado pela polícia paraguaia, em ASSUNÇÃO.
  
A NASA retornou hoje, após mais de dois anos, os vôos tripulados. A decolagem do ônibus espacial DISCOVERY, ocorrida hoje às 11:39 horas (horário de BRASÍLIA), foi considerada “quase perfeita” por técnicos e engenheiros, mas os primeiros vídeos mostram que os problemas que causaram a explosão do COLÚMBIA em janeiro de 2003, matando todos os seus tripulantes, não foi totalmente superado. O sensor do tanque de combustível que havia provocado o adiamento do lançamento, duas semanas atrás, não voltou a dar sinais de problema. No entanto, foi possível ver uma pequena peça de espuma do tanque externo se soltando durante a decolagem. É o mesmo defeito que acabou levando à destruição da nave COLÚMBIA, no retorno à atmosfera. A Comissão de Investigação do acidente determinou que a agência deveria descobrir um meio de impedir que a espuma continuasse a cair. Foi um dos requisitos que a NASA assumidamente falhou em cumprir. Ainda assim, o tanque foi redesenhado para que os destroços desprendidos fossem tão pequenos quanto possível. Para se certificar de que tudo correu bem, a tripulação do DISCOVERY já cumpriu sua primeira missão ao chegar à órbita: a nave foi manobrada de forma que suas janelas superiores permitissem que os astronautas fotografassem e filmassem o tanque. Essas imagens serão cruciais para determinar em que estado o invólucro de combustível chegou ao espaço. Antes do acidente com o COLÚMBIA, a NASA estimava a probabilidade de catástrofe em 1 para 245. Agora, revisou o cálculo: 1 para 100. O histórico diz que desastre acontece a cada 57 missões. O DISCOVERY deverá aumentar sua órbita até atingir a atitude de 354 km, para atracar com a ISS (ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL). O encontro do ônibus espacial com o complexo orbital está marcado para às 8:18 horas da quinta-feira, dia 28, pelo horário de BRASÍLIA. O retorno está previsto para o dia 7 de agosto. A decolagem foi anunciada pela agência espacial como o primeiro passo rumo à implementação da visão estabelecida pelo presidente GEORGE W. BUSH de um eventual retorno à LUA e até mesmo de viagens a MARTE.

CONDENADO à prisão perpétua MOHAMMED BOUYERI, assassino confesso do cineasta holandês THEO VAN GOGH, morto com sete tiros no ano passado. Pelo Tribunal Penal de AMSTERDÃ.

2 006    :   -    QUARTA-FEIRA
Celebrar-se-á hoje, às 11 horas, na Igreja de SANTA MARGARIDA MARIA, na LAGOA, no RIO DE JANEIRO, missa de sétimo dia de falecimento do ator RAUL CORTEZ (RAUL CHRISTIANO MACHADO CORTEZ).

Uma situação inusitada levou a MARLENE a mandar construir uma mureta, separando a área de sua casa do meu quarto. É que o BOB, seu cachorro, ultimamente, está atacando as pessoas. Eu fui uma das vítimas durante três oportunidades. Hoje, o “FUSQUINHA”, pedreiro que trabalha no novo salão que está sendo construído para o PAULO CÉSAR, veio rebocar essa mureta. Pela manhã, trabalho no computador. Saio de casa depois das 11 horas.
No MMDS o VICTÓRIO vem apresentar um plano de viagem para agosto ou setembro, a fim de visitar parentes na BAHIA. Ficará afastado durante algum tempo. Preciso pensar no assunto e arrumar um outro oficial para ficar no seu lugar.
Logo mais, por volta das 14:30 horas, estamos reunidos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC, em mais uma tarde de encontro, coisa costumeira às quartas-feiras. O presidente GINO, CORONEL ARY CANAVÓ, ALDO e NACLÉRIO estão conosco nesta tarde. O pai do TENENTE CÍCERO (que trabalha no 13º BPMM) tornou-se nosso associado nesta tarde. Ele é amigo do CORONEL MENDES e quer saber onde se encontra o vice-presidente do MMDC. Explico-lhe que está curtindo pequenas férias, com a família, em CAMPOS DO JORDÃO, onde ficará toda esta semana.  

SÃO PAULO completou 16 dias sem chuvas, prejudicando a qualidade do ar e aumentando os casos de pessoas com problemas respiratórios. O VERANICO e a seca aumentam a ocorrência de queimadas, como a de hoje em PIRITUBA. A previsão é de que chova até sábado, dia 29. O Hemisfério Norte também vive uma onda de calor, que já causou pelo menos 56 mortes. Na CALIFÓRNIA, são onze dias de altas temperaturas, com até 44 graus.

MÁRIO JORGE ZAGALLO sofreu hoje um dos piores baques de sua vida profissional: a demissão do cargo de coordenador-técnico da seleção brasileira. Agora, a 13 dias de completar 75 anos, o VELHO LOBO tentará superar o choque causado pela notícia, que lhe chegou de forma inesperada. A superstição com o número 13 é que pode servir-lhe de consolo. O anúncio da saída atingiu em cheio o homem que participou das campanhas de quatro títulos mundiais do BRASIL. ZAGALLO soube da decisão durante reunião, à tarde, com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), RICARDO TEIXEIRA, na sede da entidade, na BARRA DA TIJUCA. Ao chegar, tinha certeza de que permaneceria na comissão técnica. Afinal, tinha a seu favor o histórico vitorioso e a vontade de continuar servindo ao time. Mas, na segunda-feira, dia 24, os indícios de que a era ZAGALLO no banco da seleção havia terminado ficaram mais fortes. Naquele dia, esteve na sede da CBF para encontrar-se com TEIXEIRA, na tentativa de definir sua situação. Só que, enquanto esperava para ser recebido, outra reunião era realizada num clube de golfe da zona oeste. Um dos protagonistas era TEIXEIRA, que acabava de convidar DUNGA para substituir CARLOS ALBERTO PARREIRA, no comando da seleção brasileira.

Vingança na hora certa. Após duas derrotas na primeira fase, o SÃO PAULO venceu o CHIVAS por 1 a 0 hoje, em GUADALAJARA, e só precisa de um empate quarta-feira, no MORUMBI, para garantir vaga na final da TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA e lutar por seu quarto título. O gol, de pênalti, nos minutos finais, foi de ROGÉRIO CENI, o 62º do camisa 1 são-paulino, que igualou a marca do goleiro paraguaio CHILAVERT.
    
Três casos de assalto ocorridos entre a noite de ontem e hoje pela manhã, na Capital e no Interior, tiveram em comum o fato de as vítimas serem policiais civis – dois delegados e um carcereiro – e de os crimes acabarem em tiroteio com a morte dos bandidos. Na cidade de TREMEMBÉ, a 138 km da Capital, um delegado vítima de seqüestro relâmpago reagiu e matou três ladrões. Já no bairro TREMEMBÉ, zona norte da Capital, o assalto à casa de outro delegado acabou com dois bandidos mortos em tiroteio com a PM e dois presos. Na VILA JACUÍ, zona leste, a PM matou um ladrão que fazia um carcereiro refém e prendeu outro.
No Interior, o alvo dos bandidos foi o delegado RENATO DE PALMA SALERNO, de 36 anos. Ele estava com a namorada em seu carro, um ASTRA, na noite de terça-feira, em uma rua do bairro PARQUE DAS FONTES, quando três criminosos armados chegaram e bateram no vidro da janela do motorista. SALERNO e a namorada, uma jovem de 23 anos, foram então ordenados a ir para o banco de trás do veículo, onde um dos assaltantes ficou junto com o casal enquanto os outros dois ficaram nos bancos da frente. Em depoimento à polícia, o delegado relatou que um dos criminosos chegou a afirmar que iria matá-los. Durante o trajeto, um dos bandidos achou a carteira funcional de SALERNO. Aproveitando um descuido do criminoso que estava sentado no banco de trás – que cheirava cocaína ao lado dos reféns – o delegado pegou uma pistola que mantinha escondida sob o banco do passageiro e, antes que os assaltantes reagissem, disparou contra os três. Baleados, os dois bandidos que estavam na parte dianteira do carro saíram correndo. O terceiro, JACIANDRO TEODORO, de 23 anos, ficou caído no banco traseiro. SALERNO estaria levando-o para um hospital quando encontrou uma viatura da Polícia Militar e pediu aos PMs que seguissem com o bandido para o hospital. Em seguida, o delegado voltou para procurar pelos outros dois ladrões e encontrou-os já mortos.
Quatro assaltantes surpreenderam o delegado OTACÍLIO DE OLIVEIRA ANDRADE, de 68 anos, ao invadirem sua casa no TREMEMBÉ. A invasão ocorreu às 9 horas, quando o policial estava com a mulher na residência. O casal foi mantido refém e ameaçado de morte por meia hora, até a chegada da Polícia Militar, chamada por vizinhos. Houve tiroteio e dois bandidos morreram, sendo um deles menor. Os outros dois tentaram escapar, mas foram presos. As vítimas não se feriram. No tiroteio, a PM baleou ROBERTO LEANDRO DE SILVA, de 24 anos e um menor de 17 anos. Na ação, um PM tentou entrar na casa por um muro com cerca eletrificada, que estava ligada. O policial recebeu um choque de alta voltagem, sendo arremessado. Não se feriu gravemente.

Um idoso, de 72 anos, é suspeito de estrangular e estuprar a ex-amante, de 42 anos, para ficar com a filha dela e conseguir uma casa como herança em PIRASSUNUNGA, a 213 km da Capital. A mentora do crime foi a filha da vítima, que tem 21 anos. O assassinato aconteceu no dia 9 de julho, em um bairro da periferia de PIRASSUNUNGA. A desempregada INGRID CRISTINA MENEZES, de 21 anos, deixou abertos o portão da rua e a porta de entrada da casa onde morava a mãe aposentada para que JOSÉ BARBOSA pudesse entrar. O suspeito foi preso na ocasião e confessou o crime na semana passada. O idoso incriminou INGRID, afirmando que ela teve a idéia de cometer o crime com o objetivo de herdar da mãe uma casa no valor aproximado de 30 mil reais. A suspeita foi presa ontem, quando levava o filho para uma creche. O pai da criança não tem relação com o crime. O idoso e a jovem seriam amantes há cerca de seis anos. A vítima também teria tido um relacionamento amoroso, no passado, com o suspeito.       

Determinada em caráter liminar, pela Justiça Federal do PIAUÍ, a retirada do questionamento sobre a opção sexual do doador de sangue, durante a entrevista que antecede a coleta, em todos os hemocentros do país. De acordo com a decisão, a medida tem caráter discriminatório e por isso deve ser abolida. A ANVISA terá trinta dias para cumprir a decisão, mas anuncia que vai recorrer.

O cineasta FERNANDO MEIRELLES assinou contrato com os estúdios americanos UNIVERSAL PICTURES e FOCUS FEATURES, para produzir ao menos três filmes de diretores brasileiros, nos próximos três anos. As produções serão financiadas pela UNIVERSAL.

Preso, preventivamente, o empresário ARTUR FALK, dono do extinto banco INTERUNION, empresa que administrava os títulos de capitalização PAPATUDO. No pedido de prisão, o Ministério Público Federal alegou que FALK pressionava o liquidante da ITERUNION, ANTÔNIO ROBERTO NÓBREGA TELLES DE MENEZES, e interferiu junto à Superintendência de Seguros Privados para derrubar as ações em curso na Justiça Estadual. Em abril de 2005, FALK foi condenado a nove anos e dois meses de prisão por gestão fraudulenta e crimes financeiros, mas recorria da sentença em liberdade. No RIO DE JANEIRO.

Ratificado pela Câmara dos Deputados americana, o acordo nuclear de fins civis com a ÍNDIA, que permitirá, pela primeira vez, que os EUA vendam combustível e reatores nucleares para aquele país. A decisão surpreendeu o mundo porque a legislação americana proibia a cooperação nuclear com ÍNDIA, PAQUISTÃO e ISRAEL, países que se recusam a assinar o tratado internacional de não-proliferação de armas nucleares. Em março deste ano, os EUA reconheceram, depois de trinta anos, a ÍNDIA como potência atômica. Em WASHINGTON.
O grupo libanês HEZBOLLAH impôs hoje a mais pesada baixa num só dia ao Exército de ISRAEL desde o início do conflito, há duas semanas: 9 soldados israelenses morreram e 27 ficaram feridos na luta pela cidade de BINT JBAIL e pela vila de MAROUN AL-RAS, perto da fronteira. O HEZBOLLAH tinha em BINT JBAIL combatentes e material bélico em quantidade bem menor do que o Exército israelense, mas levou vantagem ao recorrer à sua rede de túneis e a táticas de guerrilhas. O HEZBOLLAH não divulgou suas baixas: no balanço dos militares israelenses, pelo menos 130 militantes foram mortos nesses 14 dias, embora o grupo islâmico só tenha confirmado 27. Conferência internacional realizada hoje em ROMA com representantes da ONU e de 18 países não chegou a um acordo para um cessar-fogo imediato, o que já era esperado, dada a posição dos EUA, aliados de ISRAEL. A HUMAN RIGHTS WATCH, organização que acusa ISRAEL de usar bombas de fragmentação em áreas povoadas do sul do LÍBANO, vai investigar também a suspeita libanesa de que foram usadas armas químicas.

O ex-ditador iraquiano SADDAM HUSSEIN encerrou sua greve de fome hoje, após a 39ª audiência de seu processo. Esse processo será retomado no dia 28. Na audiência, SADDAM pediu para ser executado a tiros e “não por enforcamento, como um criminoso comum” caso seja condenado pelo júri. Mais magro, o ex-ditador reclamou de que havia sido forçado a comparecer à corte. “Eu fui trazido aqui contra minha vontade. Os americanos insistem em me forçar a vir. Não é justo!. SADDAM e sete de seus ex-colaboradores estão sendo julgados desde 19 de outubro último por tortura e assassinato de 148 xiitas na década de 1980. A promotoria pediu a pena de morte para SADDAM e para outros dois réus. Depois da sessão, o ex-ditador comeu arroz, carne, pão e uma fruta. Ele estava em greve de fome desde 7 de julho para protestar contra os procedimentos do Alto Tribunal Penal Iraquiano e a falta de segurança para a equipe de defesa. Três advogados e sete réus foram assassinados desde o início do julgamento, em outubro de 2005.  

2 007    :   -      QUINTA-FEIRA
Melhora a temperatura, mas não muito. Temos de sair de casa encapotados. Passo pelo MMDC. O CORONEL PM Ref MENDES já se encontra na Sociedade. Conversamos sobre o “DIA DA VOVÓ”. Telefona para sua esposa, dona OÇAINE, sobre o significado da data. Forneço-lhe, tirando cópia de minhas memórias, da história sobre SÃO JOAQUIM e SANTA ANA, avós de CRISTO. COLOMBO chega nessa hora e vamos almoçar na Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Sou surpreendido pelo número significativos de membros do PT, que estão almoçando na AORRPM. É que se prepara uma manifestação em repúdio ao propalado “aumento” determinado pelo governo (nem houve diálogo, sendo uma imposição). Converso com os CORONÉIS PM Ref. THESEO DARCY BUENO DE TOLEDO e EDILBERTO DE OLIVEIRA MELO e com o TENENTE-CORONEL PM Ref MOACYR.
Encerrado o almoço, sai a passeata em direção à Secretaria de Segurança Pública; na frente vai um caixão com um “defunto” dentro. Esse “defunto” é o policial-militar. CORONEL PM Ref HERMES CRUZ, presidente da AORRPM, lidera a caravana. Muito barulho, com cornetas e o PM Ref JURANDIR  tocando o clarim. Todos param na PRAÇA CLÓVIS BEVILACQUA, onde se situa uma companhia do 7º BPMM e ali se faz ouvir o “TOQUE DE SILÊNCIO”. Durante uma parte dessa caminhada, com o CORONEL EDILBERTO e COLOMBO, acompanho os manifestantes. Depois, retorno ao MMDC.
Com a ajuda de dona GENILZA e de nossas duas funcionárias LILIAN e MARINEI, vamos modificar a posição de alguns móveis. Elas transportaram do primeiro andar para o térreo um arquivo de aço, com a finalidade de guardar nele documentos mais importantes. Mexo em livros velhos, procurando tirar de um móvel que recebe respingos da chuva e que estão se deteriorando. Vamos notar que há infiltração de água numa das colunas do prédio. Remexendo os móveis, encontramos fichas que tinham se extraviado, mas que não se podem mais ser aproveitadas. Estão mofadas. Precisam ser refeitas.
Recebo a visita do nosso associado ARIOVALDO CHACUR, candidato em potencial a ser o presidente do núcleo de SANTO ANDRÉ, ainda a ser criado. Esse núcleo estaria em pleno funcionamento se não fosse as atrapalhadas de um sujeito que se arvorou presidente e meteu os pés pelas mãos, principalmente fazendo “tráfego de influência”. Conversamos durante um bom tempo. O CHACUR é nosso velho conhecido e participou conosco de vários eventos. No ano passado sofreu um infarto, justamente no mês de julho, mas já se encontra restabelecido. Surge o ROMAGNOLI nesta tarde. Traz um CD com 130 fotografias da reunião realizada na OAB no dia 6 de julho, quando foram premiadas as três melhores monografias de um concurso estabelecido pela OAB/SP. Copio essas fotos em meu computador. Já no final do expediente surge a ÂNGELA BARCELLOS. Vem trocar idéias comigo a respeito do MMDC. Deixamos a Sociedade depois das 17:30 horas. O frio é intenso, embora não chova. O retorno para GUARULHOS não é nada fácil.

Meninas do BRASIL dão show de bola no MARACANÃ lotado, goleiam os ESTADOS UNIDOS por 5 a 0 e faturam o bicampeonato Pan-Americano. A Seleção ganha o ouro com 33 gols marcados e nenhum sofrido em seis jogos. MARTA, a melhor jogadora do mundo, marca dois gols na final e é a artilheira da competição com 12 gols.
CÉSAR CASTRO fatura a prata nos saltos ornamentais, no trampolim de 3 metros. VALÉRIA KUMIZAKI ficou com a medalha de prata na categoria até 53 quilos, do caratê, porque bateu na guatemalteca CHEILY GONZÁLES no rosto com muita força, o que não é permitido.

O silêncio envolveu as 150 pessoas que compareceram na tarde de hoje ao enterro da taxista THIAGO DOMINGOS DA SILVA, morto aos 23 anos no acidente do vôo JJ 3054 da TAM. Ele havia acabado de deixar a noiva em CONGONHAS e fazia a volta para estacionar seu CORSA e encontrá-la no aeroporto, quando acabou atingido pela aeronave. Duramte o sepultamento, em DIADEMA, ele foi aplaudido duas vezes por parentes e amigos. “O sonho dele era ter seu próprio carro”, disse sua mãe, a cabeleireira FLÁVIA DO CARMO SILVA, de 47 anos, contando que o filho era taxista de frota. FLÁVIA contou que THIAGO começou a vida profissional como motoboy, aos 18anos, mas que, “por medo de acidentes”, ela o fez abandonar a profissão. Há um ano, ele se tornou taxista. Muito abalada, a noiva do taxista, JAQUELINE CRISTIANE SOUZA, de 18 anos, preferiu não falar.

Depois de levar um susto no primeiro tempo, quando saiu perdendo por   1 a 0 e sob vaias da torcida, o SÃO PAULO venceu o SPORT por 3 a 1 no MORUMBI, com gols de LEANDRO, SOUZA e ROGÉRIO CENI – o primeiro dele de falta no ano de 2007. 

Os bombeiros deram por encerradas hoje as operações de busca por fragmentos humanos e objetos pessoais das vítimas do vôo JJ 3054 no galpão da TAM EXPRESS. No total, foram enviadas ao IML 220 sacolas com itens desta natureza. As duas últimas seguiram ontem à noite. “Uma ou duas viaturas ficarão aqui por prevenção, mas as buscas estão encerradas”, disse o CAPITÃO PM  MAURO LOPES. Hoje pela manhã, os bombeiros mostraram à imprensa a parte interna do prédio. O lugar continua coberto de areia, água e cinzas. Ao lado da parede destruída pelo bico da aeronave da TAM, há um carrinho de cargas, coberto de pó.  O acesso ao 3º andar foi negado aos jornalistas que estiveram no local. O risco de desabamento ali é considerável, alertam os bombeiros. Nos fundos do 2º andar, foi deixado intocado um vaso de plantas, ainda com a placa onde se lê: “Também sou um ser vivo”, um apelo aos fumantes que antes freqüentavam o prédio.

Inseguros com a condição dos imóveis e revoltados, responsáveis por edifícios considerados irregulares pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) vão buscar informações na Prefeitura e na Aeronáutica sobre a divulgação da lista de 69 construções com a altura acima do permitido. Entre os imóveis, estão os Hospitais da Criança e Nossa Senhora de Lourdes, na Rua das PEROBAS, no JABAQUARA.
A interdição de um hotel de luxo que fica na rota do Aeroporto de CONGONHAS, na zona sul da capital, transformou-se em verdadeiro circo hoje pela manhã. Enquanto o prefeito GILBERTO KASSAB acompanhava o trabalho dos operários que emparedavam o local com blocos de concreto, o empresário OSCAR MARONI FILHO, dono do edifício de 11 andares, distribuía bebidas energéticas para curiosos que acompanhavam a interdição.
Revoltado com a decisão da Prefeitura, mas mantendo o bom humor, MARONI usou um sistema de alto falante ligado em sua MERCEDES-BENZ. “Seu prefeito, o senhor não quer experimentar meu energético? Minha casa está toda ok. Venha conhecê-la”, ironizava acompanhado de seu poodle DOCINHO. A construção do OSCAR´S HOTEL, que fica ao lado da casa noturna BAHAMAS, também de propriedade de MARONI, foi considerada irregular pela Prefeitura de SÃO PAULO. Alguns pilotos chegaram a dizer que o prédio reduziu o espaço para pousos e decolagens da pista de CONGONHAS.     

O chefe de segurança da Autoridade Palestina, MOHAMAD DAHLAN, renunciou hoje ao cargo, após semanas de críticas pela derrota de suas forças nos violentos combates na FAIXA DE GAZA com o HAMAS, que tomou o controle do território em 14 de junho. A renúncia foi uma formalidade, já que o presidente da AP, MAHMUD ABBAS, já havia dissolvido o Conselho de Segurança Nacional, de DAHLAN, após a tomada de GAZA.

Um ataque simultâneo devastou hoje um mercado em um bairro xiita da capital, deixando pelo menos 28 mortos e 95 feridos. A polícia disse que pode haver mais corpos sob os escombros. Explosivos colocados em um caminhão de lixo foram detonados ao mesmo tempo em que um foguete KATYUSHA atingiu um prédio de três andares no bairro comercial de KARRADA. Vários prédios e veículos pegaram fogo após a explosão no mercado, que estava lotado. 

Nasceu em LOS ANGELES o primeiro filho da atriz australiana NAOMI WATTS, 38 anos; o menino, que nasceu com 3,2 quilos e 57 centímetros, se chamará ALEXANDER PETE SCHREIBER. NAOMI conheceu o pai da criança, o ator LIEV SCHREIBER, em 2005, durante as filmagens de O DESPERTAR DE UMA PAIXÃO.

2 008     :      -     SÁBADO
Quando vou levantar, por volta das 6 horas, na casa do GINO STRUFFALDI, sinto violentas câimbras nas duas pernas. Volto a deitar e tento melhorar minha situação, em silêncio, pois numa outra cama está dormindo o ALDO, filho do GINO. Mais tarde, acompanhando o GINO, retornamos ao Monumento Mausoléu. Vamos encontrar os familiares do senhor MARCONDES velando o velho veterano. Dona MEIRE, sua filha, trouxe um padre da Igreja SÃO GERALDO, para rezar a missa de corpo presente. O senhor MARCONDES freqüentava essa igreja e o padre o conhecia desde longa data. CORONEL JAIRO e CORONEL ARY CANAVÓ também estão na cripta do mausoléu. Por volta das 10 horas carregamos o caixão para fora do Monumento e inicia-se o féretro. Senhor GERALDO FARIA MARCONDES vai ser enterrado no túmulo da família, no Cemitério SÃO PAULO, na Rua CARDEAL ARCO VERDE. São lhe prestadas as últimas homenagens.
CORONEL CANAVÓ, que havia nos levado até o cemitério, conduz o GINO até sua casa. Acompanho-os. Dona DINORÁH está aguardando a chegada do marido, que durante a madrugada tossiu muito e isso lhe causou preocupação. Estou ruim com a garganta. Falei muito de ontem para  hoje e isso causou uma irritação que agora impede a fala. GINO nos convida para um almoço num “buffet” onde sua família está reunida para comemoração de aniversário de um de seus bisnetos. Vamos acompanhá-lo, sempre com o CANAVÓ fazendo a gentileza de nos conduzir até o local dessa festa.
Quando do aniversário do GINO, conhecemos vários parentes seus. Hoje, vamos revê-los, como é o caso do irreverente JÚLIO, seu irmão, bonachão, bom de conversa, gozador, sempre contando “causos”. Sinto estar rouco, não podendo conversar muito. Depois das 15 horas, deixamos a família do GINO. O CANAVÓ me leva até a estação PARAÍSO, do METRÔ. Retorno para casa, extremamente cansado, com as pernas doloridas por causa das câimbras da manhã.
LUCINDA conta que, logo mais, iremos participar da festa dos aniversários do PAULO CÉSAR (28 anos) e do IAGO (6 anos), na casa da SORAYA e NELSON. Na tarde, procuro descansar. Nem consigo “abrir” o computador, face o esgotamento em que me encontro.
Por volta das 21 horas, estamos na casa do NELSON e SORAYA. Com muita alegria, é um divertimento ver as crianças brincarem nesse encontro em família. Meu neto completou ontem mais um ano de vida, justamente quando também se comemora o sexto aniversário de seu filho, meu bisneto. PEDRO, sua esposa CRISTINA, seu filho; MARCELO, NORMA, RENATA, KÁTYA, e muita gente que freqüenta a casa do NELSON e da SORAYA participam do momento muito importante para os aniversariantes. Após os tradicionais parabéns e o corte do bolo vamos retornar para casa.        

Pela Internet, leio o DIÁRIO OFICIAL e vejo as transferências de dois tenentes-coronéis da polícia militar para a reserva:
TENENTE-CORONEL PM FRANCISCO TENÓRIO DE ALBUQUERQUE NETO. Nasceu no dia 20 de julho de 1959. Entrou para a PMESP em 29 de janeiro de 1979. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL no dia 15 de dezembro de 1981. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1982; 1º TENENTE – 25 de agosto de 1986; CAPITÃO – 24 de maio de 1998. Não tenho a data de sua promoção a major. TENENTE-CORONEL – 25 de agosto de 2006.
TENENTE-CORONEL PM MARCOS DA SILVA LUZ. Nasceu no dia 3 de abril de 1959. Entrou na PMESP em 1º de fevereiro de 1978. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1980. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1981; 1º TENENTE – 15 de dezembro de 1985; CAPITÃO – 24 de maio de 1989; MAJOR – 24 de maio de 2000; TENENTE-CORONEL – 24 de maio de 2005. 

Há 20 anos morria JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO MESQUITA, o doutor JUCA, como era carinhosamente chamado o então diretor-presidente de “O ESTADO DE SÃO PAULO”. Foi um gestor atento às inovações de seu tempo. Desde cedo acompanhou o pai, FRANCISCO MESQUITA, na análise e solução dos problemas da empresa.
Ainda muito jovem realizou estágios em quase todos os setores administrativos, desde a seção de publicidade até os departamentos contábeis e financeiros. Em 1963, foi homenageado pelos funcionários da administração de “O ESTADO”. Ao agradecer a homenagem disse que antes de tudo desejava lembrar o homem que o trouxera para o jornal, oferecendo-lhe os melhores exemplos de dedicação ao trabalho e honradez: seu pai.
JUCA MESQUITA tinha a preocupação constante de fazer com que não se sentisse a presença administrativa na linha editorial, dando sua contribuição para que “O ESTADO” enfrentasse da melhor forma as dificuldades impostas pela ditadura militar.
A partir de 1968, o jornal passou a sofrer severa vigilância da censura e chegou a ter uma edição já impressa apreendida. A ação da censura causava grandes prejuízos comerciais ao impedir ou retardar a chegada do jornal às bancas. Em razão disso, em 1981, o jornal ganhou uma ação contra a União por “imposição discriminatória”.
Em maio de 1984, JUCA tornou-se diretor-presidente do GRUPO ESTADO, função que desempenhou até janeiro de 1988, quando passou o cargo para seu filho FRANCISCO MESQUITA NETO.

O CORINTHIANS contou com um DENTINHO afiado para acabar com seu maior jejum de vitórias na Série B do CAMPEONATO BRASILEIRO. Graças aos dois gols marcados hoje pelo atacante, o TIMÃO derrotou o PARANÁ CLUBE por 2 a 0, no Estádio da VILA CAPANEMA, em CURITIBA, e voltou a ganhar após três tropeços seguidos na Segundona. A equipe alvinegra não vencia desde a goleada sobre o MARÍLIA, por 5 a 0, no dia 8. Neste período, perdera a invencibilidade de 11 partidas, diante do BAHIA, e empatara fora de casa contra SANTO ANDRÉ e CEARÁ. No entanto, o clube do PARQUE SÃO JORGE se mantém na liderança da competição há 13 rodadas e já acumula 31 pontos – curiosamente o mesmo número da camisa de DENTINHO.

O escritor JOÃO UBALDO RIBEIRO conquistou hoje o Prêmio CAMÕES 2008, o mais importante concedido a autores da língua portuguesa. JOÃO UBALDO, de 67 anos, é colunista do “ESTADO” e o oitavo brasileiro a receber este prêmio, criado pelos governos de PORTUGAL e BRASIL em 1988, para os autores que, pelo conjunto de sua obra, tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.
Além de JOÃO UBALDO, outros escritores brasileiros receberam o Prêmio CAMÕES. O primeiro foi JOÃO CABRAL DE MELO NETO, em 1990, seguido por RAQUEL DE QUEIROZ (1993), JORGE AMADO (1994), ANTÔNIO CÂNDIDO (1998) – o primeiro ensaísta brasileiro a ser contemplado – AUTRAN DOURADO (2000), RUBEM FONSECA (2003) e LYGIA FAGUNDES TELLES (2005).

Forças de segurança do HAMAS prenderam hoje em GAZA 160 homens ligados à facção rival FATAH. As prisões ocorreram um dia após o grupo radical palestino acusar o FATAH de um atentado a bomba na CIDADE DE GAZA, que matou cinco de seus militantes, além de uma menina de seis anos. A explosão de ontem atingiu um carro ocupado por integrantes do HAMAS e deixou 20 pessoas feridas, muitas delas civis a caminho da praia, segundo fontes médicas. Além de três militantes que foram mortos na hora, dois outros morreram mais tarde, no hospital.

Uma série de pequenas explosões matou ao menos 29 pessoas na cidade indiana de AHMEDABAH, de maioria muçulmana. Foram detonadas pelo menos 16 bombas de pequena potência. Além das vítimas fatais, 110 pessoas ficaram feridas. Um dos artefatos foi deixado numa caixa de metal, usada para carregar alimentos, e outro, aparentemente, estava numa bicicleta. Os ataques ocorreram um dia após outra série de explosões coordenadas. Sexta-feira, oito bombas explodiram em BANGALORE, no sul da ÍNDIA, conhecida como a capital tecnológica do país, matando ao menos uma pessoa e ferindo seis. 

Morreu hoje RANDY PAUSCH, de 47 anos, o professor de informática autor do livro “A ÚLTIMA LIÇÃO” em que conta como enfrentaria os últimos dias de vida após saber que tinha câncer. PAUSCH era considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista TIME e suas mensagens, colocadas na Internet tiveram 10 milhões de downloads.

2 009     :        -         DOMINGO
“A VIDA É AQUILO QUE ACONTECE...ENQUANTO FAZEMOS PLANOS PARA  O FUTURO”
                                                                                                          JOHN LENNON

Jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO
MASSACRE DO CARANDIRU: 17 ANOS DEPOIS, ARMAS AGUARDAM PERÍCIA. Sem exames, MP e Justiça alegam não ser possível individualizar a pena dos policiais envolvidos na chacina.
Dezessete anos após o Massacre do Carandiru, ainda não foi concluída a perícia das 392 armas usadas pela Polícia Militar na ação, que deixou 111 presos mortos em 2 de outubro de 1992. O Ministério Público Estadual e a Justiça afirmam que faltam ser feito o confronto balístico, segundo eles indispensáveis para se saber de que arma partiu cada um dos 535 tiros que atingiram os detentos e, assim, apontar as condutas de cada um dos policiais acusados pelas mortes. Apesar de todas as armas estarem apreendidas desde o dia do massacre, o trabalho sequer começou a ser feito.
As informações constam no processo que corre na 2ª Vara do Júri do Tribunal de Justiça de São Paulo, ao qual o DIÁRIO teve acesso. A PM já fez várias tentativas de reaver o armamento, que está guardado no depósito do Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste da capital. A Promotoria e a Justiça negam os pedidos. A alegação é de que as armas não serão devolvidas sem que seja feita a balística.
O promotor NORBERTO JÓIA lembra que, em outubro de 1992, a Tropa de Choque invadiu o Pavilhão 9 da Casa de Detenção, o Instituto de Criminalística previu que seriam necessários cem anos para realizar os confrontos balísticos. O Ministério Público, a defesa e o juiz do caso apontam que, sem a individualização das condutas dos 85 réus, os acusados podem deixar de ser julgados por falta de provas.
Até hoje, só o comandante da invasão, CORONEL PM UBIRATAN GUIMARÃES, foi condenado pelas mortes no Júri Popular. Ele recorreu da sentença e foi absolvido anos depois. Em setembro de 2006, UBIRATAN foi assassinado a tiro em seu apartamento, nos JARDINS. Até hoje ninguém foi responsabilizado pelo crime.
“A impunidade no Massacre do Carandiru é uma vergonha, mostra a incompetência do Estado em investigar seus próprios crimes”, diz ARIEL DE CASTRO ALVES, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana.
Desde 2004, a PM já pediu quatro vezes a liberação das armas. Na primeira, a juíza MARIA CRISTINA COTROFE autorizou e a devolução foi feita. Mas a Promotoria recorreu, venceu e a PM teve que entregar o armamento. “Está no Código Processual Penal que as provas não podem ser entregues enquanto o processo corre”, diz o promotor. O último pedido da PM foi negado pelo juiz MARCELO AUGUSTO DE OLIVEIRA, em outubro de 2008.   

Assisto nesta manhã o GP DA HUNGRIA. LEWIS HAMILTON alcança sua primeira vitória na temporada. E para completar o clima de resgate do último campeonato, uma FERRARI fica em segundo, a de KIMI RAIKKONEN. O australiano MARK WEBBER, da RED BULL, agora a mais séria ameaça a JENSON BUTTON, da BRAWN GP na luta pelo título, chega em terceiro e assume a vice-liderança do Mundial.
BUTTON está vendo as coisas ficarem cada vez mais apertadas, embora ainda tenha significativa vantagem na classificação do campeonato. Hoje, ele apenas alcança o sétimo lugar. SEBASTIAN VETTEL, da RED BULL, abandonou, mas WEBBER marca mais 6 pontos. Agora o inglês soma 70 pontos diante de 51,5 do australiano. VETTEL passou para terceiro, com 47, enquanto RUBENS BARRICHELLO, apenas 10º hoje, mantém-se em quarto com os mesmos 44 pontos.

Muita alegria em casa com as comemorações dos aniversários do PAULO CÉSAR e IAGO, que vão culminar com a feijoada na casa do NELSON e SORAYA, onde se encontram cerca de cinqüenta pessoas. Embora estejamos num dia frio, há o calor humano nessa confraternização. Ao mesmo tempo também temos o duelo entre palmeirenses e corintianos pelo Campeonato Brasileiro. O número de crianças palmeirenses supera o das crianças corintianas, para desespero do IAGO, que torce para o TIMÃO. Passamos horas com a família da KÁTIA e dos amigos dessa família, que são numerosos.

A fria tarde deste domingo em PRESIDENTE PRUDENTE novamente poderia ser marcante para RONALDO. Antes do clássico, o FENÔMENO recebeu placa comemorativa do gol que fez contra o PALMEIRAS (1 a 1), em 8 de março, pelo PAULISTA, em mais um retorno ao futebol. Mas o astro do CORINTHIANS jogou apenas 20 minutos e saiu do campo com suspeita de fratura no punho esquerdo.
Na prática, quem roubou a cena foi OBINA, autor dos gols do PALMEIRAS na vitória por 3 a 0 pela 14ª rodada do BRASILEIRO. Com o resultado, o time de JORGINHO, que amanhã passa o comando para MURICY RAMALHO, se manteve na briga pelo título – tem 28 pontos, como o ATLÉTICO MINEIRO, mas perde a liderança pelos critérios de desempate.

Sem um jogador para definir na área, o SANTOS atacou pouco e amargou uma derrota para o FLAMENGO por 2 a 1, de virada, nesta tarde, na VILA BELMIRO. Foi o primeiro resultado negativo do técnico VANDERLEI LUXEMBURGO na sua volta à equipe santista. O SÃO PAULO terminou hoje com um incômodo jejum de quatro meses sem vencer fora de casa – 11 jogos – ao bater o BARUERI por 2 a 1. O time da casa sofreu a segunda derrota na competição e se afastou do G4.  O ATLÉTICO MINEIRO foi surpreendido hoje no MINEIRÃO, pelo GOIÁS, que venceu por 1 a 0. Com a derrota, o time mineiro ficou empatado com o PALMEIRAS em número de pontos (28), mas manteve a liderança por vantagem no saldo de gols – treze contra doze. OUTROS JOGOS: VITÓRIA 1 x CORITIBA 0; SPORT 3 x NÁUTICO 3; FLUMINENSE 1 x CRUZEIRO 1

A VOLTA DA FRANÇA, a mais prestigiada prova de ciclismo da EUROPA, tem desde hoje um novo ídolo. O espanhol ALBERTO CONTADOR, 26 anos, consagrou-se bicampeão ao superar a concorrência interna em sua equipe, que travava com o heptacampeão LANCE ARMSTRONG, em uma disputa que mobilizou os aficionados pelo ciclismo no continente. O madrileno venceu a competição com 4min11seg de vantagem sobre o luxemburguês ANDY SCHLECK – uma diferença inédita desde o 7º título do astro norte-americano, em 2005.

Mais tarde, no computador, vejo as dezenas de mensagens que recebo neste domingo. Entre elas:
Frases: Getúlio Vargas caprichava nas frases. Eis algumas que passaram a fazer parte do folclore político :
- Eu não sou um oportunista. Sou um homem das oportunidades. Se um cavalo passar encilhado na minha frente, eu monto.
- A Constituição é como as virgens. Foi feita para ser violada.
- Quem não aguenta o trote, não monta o burro.
- Inimigos não sei se os tenho. Mas se os tiver, não serão jamais tão inimigos que não possam vir a ser amigos.
- A metade dos meus homens de governo não é capaz de nada e a outra metade é capaz de tudo.
- Quase sempre é fácil encontrar a verdade. Difícil e, uma vez encontrada, não fugir dela.
- Eu sempre desconfiei muito daqueles que nunca me pediram nada. Geralmente os que sentam à mesa sem apetite são os que mais comem.
- Os políticos olham muito o passado, se esquecem do presente e, principalmente, do futuro. Mas é perigoso este cacoete, pois quem muito olha para trás acaba torcendo o pescoço.

O GINO comunica o seguinte:
Prezados Cel.Ventura, Cel. Mendes, Dr. Trindade, Dona Marinei e demais interessados.- No próximo dia 29, dia dos aniversariantes, o Cel. Ricardo conduzirá à Sociedade, no horário da festinha, uma jornalista de Curitiba, interessada em entrevistar-me e mais algumas pessoas. Como já avisei, chegarei talvez um pouco atrasado em virtude de ter de assistir a uma reunião no QG do CMSE.- Cordialmente - Gino

O jornalista DOUGLAS NASCIMENTO em seu blog “SÃO PAULO ABANDONADA” mostra cenas de GUARULHOS, principalmente com a destruição do CASARÃO CARBONELL, para dar lugar à construção de um vistoso prédio nas imediações da PRAÇA CAPITÃO MENDES JÚNIOR. Também mostra a precária situação em que se encontra a Estação VILA AUGUSTA e o HOTEL CENTRAL, este, que ficava de fronte ao Casarão CARBONELL.
MARIA LÚCIA CAMARGO manda dez músicas de BILLY VAUGHN e sua orquestra. TRINDADE encaminha um e-mail sobre GRANADA e o CORONEL PM Ref GERALDO MENEZES a “Última entrevista de MONTEIRO LOBATO, em 1948, à rádio RECORD.

O ator SÉRGIO VIOTTI morreu hoje, aos 82 anos, de parada cardiorrespiratória, segundo informações do Hospital SAMARITANO, em SÃO PAULO, onde estava internado desde 19 de abril. O corpo deverá ser cremado amanhã, às 9 horas, no Cemitério de VILA ALPINA.
SÉRGIO VIOTTI, nascido em SÃO PAULO em 1927, sempre sentiu grande atração por papéis que não lhe dessem apenas prazer, mas o desafiassem. Só assim, acreditava, tais personagens, cheios de contradição e conflitos, a exemplos dos seres humanos de carne e osso, poderiam lhe ensinar alguma coisa. E, com toda a sua modéstia característica, ainda era capa de suspirar: “Espero ter aprendido.”
VIOTTI ganhou reconhecimento por sua extensa trajetória na televisão em detrimento do teatro, escolha que por vez ou outra lamentava. “Sempre acho que fiz pouco teatro: primeiro porque as peças ficavam muito tempo em cartaz e, segundo, porque estive durante muitos anos ligado à televisão”, explicou ele no livro O CAVALEIRO DAS ARTES, escrito por NILU LEBERT, da COLEÇÃO APLAUSO (2004), IMPRENSA OFICIAL).
Seu último papel na TV foi MANUEL DE ANDRADE COUTO na novela DUAS CARAS, que terminou em maio do ano passado. Antes disso, participou da minissérie JK, de 2006 e ALCIDES NOGUEIRA e MARIA ADELAIDE
AMARAL, uma de suas grandes amigas. A dupla se conheceu em 1981 numa festa a fantasia promovida por SABINA DE LIBMAN, em homenagem aos 100 anos de PABLO PICASSO. “Enrolei-me num imenso xale espanhol e me apresentei como OLGA KOKLOVA. SÉRGIO, com aquela boina, suponho que era o próprio PICASSO”, relembra a dramaturga na apresentação de sua biografia.
Entre os anos de 1958 e 1977, VIOTTI foi o responsável não só pela direção artística da RÁDIO ELDORADO, como pela apresentação de programas especiais voltados à cultura, especialmente as artes cênicas. Trouxe consigo toda a bagagem acumulada em oito anos de serviços prestados à AMÉRICA LATINA pela BBC londrina. Na capital inglesa, gravou radionovelas, dirigiu espetáculos, escreveu críticas de dança e ópera, conviveu com escritores promissores.
O seu retorno ao BRASIL ocorreu quando VIOTTI se deu conta de que já havia absorvido tudo o que a INGLATERRA poderia ter-lhe oferecido. Quando pisou na terra que havia deixado há nove anos, sentiu-se um “pato n´agua”. “Os amigos que eu deixara aqui já estavam ocupando lugar de destaque no cenário artístico. Todos eram ‘alguém’ ou, pelo menos, estavam bem encaminhados, enquanto eu não passava de um imigrante no meu próprio país”, lamentou.
VIOTTI recebeu inúmeros convites. O primeiro deles veio da atriz MARIA FERNANDA que o chamou para escrever um seriado, considerado embrião das minisséries, para o programa REVISTA FEMININA, de MARIA TEREZA GREGORI, no início da década de 1960. Batizado de UM AMOR EM NOSSAS VIDAS, é considerado o seu primeiro trabalho para a televisão.
Como nunca teve medo de trabalho, VIOTTI levou numa boa sua atuação paralela como crítico, ensaísta, diretor e eventualmente ator, profissão que mais tarde transformou-se o seu mais saboroso ganha-pão. Sempre valorizou os prêmios, como o MOLIÈRE em 1967, por QUERIDINHO, e o SHELL, em 1992, por A VOLTA AO LAR, por acreditar que eles trazem segurança sem deixar de “alterar a nossa essência”. Sempre achou que o melhor lugar do mundo é a sua casa. Sempre detestou três coisas na vida: acordar cedo, dor de barriga e resfriado.
CRONOLOGIA – TEATRO: TUDO NO JARDIM (1969); O ESTRANHO CASO DE MR. MORGAN (1972); OS AMANTES (1978); A ESTRELA DO LAR (1989); BAILE DE MÁSCARAS (1991).
TELEVISÃO: SINHÁ MOÇA (1986); CORPO SANTO (1987); PRIMO BASÍLIO (1988); SUAVE VENENO (1998/1999); OS MAIAS 2001); A CASA DAS SETE MULHERES (2003); JK (2006); DUAS CARAS (2007).
PREMIAÇÕES: Prêmio APCA de melhor ator pelas novelas CORPO SANTO e A HERDEIRA; Prêmio SHELL (1992), de ator por VOLTA AO LAR; Prêmio ABCT (1971) de ator coadjuvante por MY FAIR LADY; Prêmio MOLIÈRE (1967), de ator por QUERIDINHO.

O empresário NENÊ CONSTANTINO, sócio-fundador da companhia aérea GOL, que já responde na Justiça pela acusação de assassinato de um posseiro, é suspeito de ter encomendado a morte de dois genros.
Vídeo obtido pelo FANTÁSTICO mostra JOÃO MARQUES DOS SANTOS, ex-funcionário do empresário, dizendo que foi procurado por CONSTANTINO para cometer crimes. Entre eles, o assassinato dos genros, JOÃO afirmou ter matado oito pessoas a pedido do empresário.
Em 2007, a polícia alega ter evitado a morte de um dos genros de CONSTANTINO, BASÍLIO TORRES NETO. Na época, um grupo em ARAÇATUBA, segundo a polícia, planejava assassinar um empresário local. Mas foram presos antes de a ação ser concretizada. Tinham armas, celulares, filmadora e 10 mil reais em dinheiro.

O vice-presidente da República, JOSÉ ALENCAR, que luta há 12 anos contra o câncer, deixou hoje a UTI do Hospital SÍRIO-LIBANÊS e foi transferido para um quarto comum. Ele deve continuar internado durante toda a semana. De acordo com o boletim médico divulgado hoje, a recuperação de ALENCAR “tem sido bastante satisfatória”.

O Hospital Municipal MÁRCIA BRAIDO, em SÃO CAETANO DO SUL, no ABC, viveu horas de terror hoje. Desde às 15 horas, um padeiro de 42 anos, armado com um revólver, ameaçava se matar em frente da unidade médica. O filho dele, de 11 anos, estava a seu lado e se recusava a deixar o pai. O padeiro negociava com homens da Polícia Militar. Ele se mantinha irredutível. De acordo com informações do MAJOR PM CARLOS ALBERTO DOS SANTOS, do 30º Batalhão de Polícia Militar, o padeiro mora em SANTO ANDRÉ e tinha ido com a mulher e o filho para SÃO CAETANO DO SUL para visitar os pais. No meio da tarde, ele saiu com o menino para dar uma volta até uma pista de skate que fica próximo do hospital, sacou um revólver e ameaçou acabar com a própria vida. A mulher dele contou que o marido já tentara se suicidar em casa na semana passada, após um assalto à residência deles. O MAJOR PM CARLOS ALBERTO informou que a arma usada pelo padeiro tem registro. A família do padeiro contou que ele passou a ter surtos há cerca de três semanas. 

O presidente francês, NICOLAS SARKOZY, foi hospitalizado hoje depois de passar mal durante a prática de exercícios. Segundo fontes oficiais, ele passa bem e será submetido a bateria de exames para determinar a causa do mal estar.  
SARKOZY, de 54 anos, começou a se sentir indisposto depois de praticar 45 minutos de jogging enquanto passava o fim de semana na residência oficial de LA LANTERNE. Ele saiu para correr nos jardins do PALÁCIO DE VERSALHES quando os termômetros marcavam 28 graus.
Ele foi atendido pelo seu medico particular, que estava próximo ao local e, em seguida, transportado de helicóptero, lúcido, para o hospital militar de VAL-DE-GRACE.
Depois do episódio, o presidente francês foi submetido a exames neurológicos que deram resultado normal. Em seguida, ele faria exames cardiológicos. Segundo fontes anônimas citadas pelas redes de televisão e rádio francesas, SARKOZY teria sofrido um problema no nervo vago, que acarreta queda de pressão e desmaios. A mulher do presidente, CARLA BRUNI, esteve com ele hoje à tarde no hospital.   

Após quatro dias de mobilização para tentar chegar à fronteira com a NICARÁGUA, partidários do presidente deposto de HONDURAS, MANUEL ZELAYA, mostravam hoje sinais de desânimo. Impedidos pelos bloqueios policiais de encontrar-se com o líder, muitos já buscavam meios para abandonar o ponto de maior concentração da “resistência” ao golpe militar do dia 28, em EL PARAÍSO, a cerca de 20 km da cidade fronteiriça de LAS MANOS.

Ele inventou uma dança que contava como o mundo, de fato, é. Perder MERCE CUNNINGHAM (16abril1919-26julho2009), logo depois que PINA BAUSCH se foi, estamos a produção de dois pensamentos mais transformadores que a dança teve no século XX. Aos 90 anos, ele morreu na noite deste domingo, serenamente, em casa e de causas naturais, segundo comunicado divulgado por sua fundação e sua companhia.
Com a mistura de lucidez e inovação que marcou tudo o que fez, MERCE CUNNINGHAM continuou a surpreender quando, no mês passado, convocou uma entrevista para tornar público o que desejava para o futuro do seu legado. Nesse mesmo, dia 9 de junho, TREVOR CARLSON, diretor executivo da companhia, enviou um e-mail aos amigos da CUNNINGHAM DANCE FOUNDATION anunciando o THE LEGACY PLAN. Embora ativo, tendo acabado de estrear obra nova como celebração de seus 90 anos, MERCE decidiu propor um “plano visionário” para o futuro do seu trabalho quando não mais estivesse cuidando dele. 

2 010       :         -        SEGUNDA-FEIRA
Tenho uma grata surpresa assim que chego na Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Encontro ali o GINO STRUFFALDI. Está imbuído de vontade de trabalhar. Quer contactar o CORONEL PM MENDES e marcar reunião da Diretoria Executiva. Diz estar preocupado com a reunião da próxima quarta-feira, quando iremos lançar o PROJETO COFAM.
Alguns assuntos que estão “adormecidos” no MMDC merecem a atenção do GINO. Um deles é o famoso boleto. Até hoje não se conseguiu montar essa cobrança através rede bancária. Fala até em aumentar a mensalidade do associado de R$15,00 para R$20,00.
A nossa conversa é interrompida porque preciso ir até a AORRPM almoçar com OLIVEIRA, COLOMBO e RONALDO. Isso quebra o embalo do GINO. Não gostou de ver os diplomas das medalhas entregues em PIRITUBA estarem assinados pelo MENDES e por mim. Queria que sua assinatura constasse dos diplomas. Em suma o GINO não quer ser descartado como presidente, muito embora sua família exija sérias restrições.
COLOMBO auxilia-me nesta tarde. Apenas consigo colocar em dia os assuntos que estavam pendentes.
Já em casa, numa noite que esfria bastante, mando para o HERBERTO CARNIDE o meu currículo. Trata-se da palestra marcada para o dia 29 de julho, no NACIONAL CLUBE, na RUA ANGATUBA.

Excluídos do Mundial da ÁFRICA DO SUL, NEYMAR, PAULO HENRIQUE GANSO e ALEXANDRE PATO estão na primeira lista de convocados do novo técnico da seleção brasileira, MANO MENEZES. Em seu primeiro compromisso oficial no cargo, nervoso e atento a cada pergunta, MANO optou pela formalidade. Vestiu-se com rigor, um vistoso terno cinza, e falou pausadamente por mais de 45 minutos num hotel da zona oeste do RIO. Antes, leu a relação de 24 atletas para o amistoso do BRASIL contra os EUA, dia 10 de agosto, em NEW JERSEY.
Foi uma convocação ousada. MANO chamou jogadores com média de idade de 23 anos, num sinal claro de que deu início a um grande processo de renovação. Dos que atuaram no Mundial, apenas quatro remanescentes: ROBINHO, DANIEL ALVES, RAMIRES e THIAGO SILVA. No total, ele resolveu dar a primeira oportunidade na seleção para dez jogadores.
Na entrevista coletiva, MANO destacou de que modo prefere trabalhar. Em oposição a seu antecessor, DUNGA, ele disse, por exemplo, que “futebol é momento” e por isso os convocados devem ser os que estão em melhor fase. MANO pretende se mudar para o RIO este ano e revelou que ainda não assinou contrato com a Confederação Brasileira de Futebol, o que, segundo a entidade, vai ocorrer nos próximos dias. O salário deve girar em torno de trezentos e cinqüenta mil reais mensais.   

LUIZ EDUARDO CERQUEIRA MAGALHAES faleceu hoje, aos 75 anos. Não era um professor convencional. Formado em Física, sempre lecionou Matemática para alunos do Ensino Médio. Quando se tornou diretor do Colégio SANTA CRUZ – onde fez carreira – mesmo sendo da área de exatas, apostou em aprofundar o caráter humanista da escola, pois achava que a formação deveria ser crítica e para toda a vida. Pelo conhecimento que tinha de poesia brasileira, muitos acreditavam que ele ensinava Literatura. Criou o teatro, que também servia de palco para debates, e aulas de ética e cidadania.

A crescente remessa de lucros feita por multinacionais e a compra de produtos e serviços internacionais aceleraram a saída de dólares do BRASIL em junho por meio da conta corrente do País, que registra operações com o exterior. Dados do BANCO CENTRAL mostram que o saldo de entrada e saída de recursos ficou negativo em 5,18 bilhões de dólares no mês passado, o pior junho da série iniciada em 1947. No semestre, o resultado ficou no vermelho em 23,76 bilhões de dólares, outro recorde, quase empatando com o acumulado em todo o ano passado (24,3 bilhões de dólares). Para o BANCO CENTRAL, o rombo será financiado com dólares que entram para investimento produtivo e no mercado financeiro. Em junho, porém, a soma do investimento direto cobriu apenas 71% do déficit.

O candidato JOSÉ SERRA elevou as críticas à política externa do governo LULA e afirmou que “até as árvores da floresta amazônica” sabem que o presidente da VENEZUELA, HUGO CHÁVEZ, abriga as FARC. “Ele (CHÁVEZ) vai criando fatos que ameaçam a estabilidade da AMÉRICA DO SUL, da LATINA e do BRASIL”, disse. Para o presidente do PT, JOSÉ EDUARDO DUTRA, SERRA vestiu o figurino de “direita troglodita”.
JOSÉ SERRA agora explora o que parece o flanco mais sensível do PT e de DILMA ROUSSEFF aos olhos de um eleitor ainda indeciso e tido como conservador: o flerte petista com movimentos como as FARC. O presidenciável tucano descola-se assim do figurino ameno de candidato pós-LULA.

O ministro do STF EROS GRAU formalizou no governo seu pedido de aposentadoria. O processo chegou no mês passado ao Ministério da Justiça, encarregado de instruir a aposentadoria de ministros dos tribunais superiores, e deve ser encaminhado para a assinatura do presidente LULA ainda nesta semana. O ministro deixará o tribunal dias antes de completar 70 anos, no dia 19 de agosto.

Vinte anos após o seqüestro e morte da filha ROSANA DE SOUZA SANTOS, aos 18 anos, a fiscal de fábrica licenciada MARILENE LIMA DE SOUZA, de 58 anos, sofre como se a jovem tivesse desaparecido novamente. Hoje, às 23:30 horas, a pena da CHACINA DE ACARI – na qual foram mortas ROSANA e outras dez pessoas, em MAGÉ, na BAIXADA FLUMINENSE – prescreveu sem que Polícia Civil nem Ministério Público Estadual encontrassem os culpados.
No dia 26 de julho de 1990, 11 pessoas – oito menores de 18 anos – foram seqüestradas de um sítio em MAGÉ por seis homens e nunca mais foram encontradas. Antes do crime, testemunhas teriam visto PMs pedindo dinheiro às vítimas. Duas pessoas morreram durante as investigações: EDMÉA DA SILVA EUZÉBIO, mãe de uma das vítimas, e um policial que seria líder do grupo de extermínio da região.

PADRE ALCINDO CASTILHO foi diretor do Centro Universitário ASSUNÇÃO (UNIFAI) desde a fundação, em 1970, até hoje, quando morreu, aos 85 anos. Nascido em SALTO, interior paulista, fez parte do seminário em PIRAPORA e a outra na Universidade Gregoriana de ROMA. Voltou ao BRASIL, em 1954, e logo se tornou vigário da Paróquia Imaculada Conceição, no IPIRANGA, zona sul – onde ficou por 50 anos. O tempo de sacerdócio também completou bodas de ouro em 2002.
Nas horas vagas, gostava de viajar para seu sítio em CABREÚVA, no interior de SÃO PAULO. Lá era seu lugar de descanso. Gostava de nadar na piscina e, principalmente, de receber os amigos que, sempre que podiam, estavam com ele.  

Constrangidos e irritados, assessores da CASA BRANCA tentavam hoje conter os danos políticos e militares causados pelo vazamento, no domingo, de 92 mil documentos militares secretos sobre a guerra no AFEGANISTÃO, reunidos pelo site WIKILEAKS. O Departamento de Defesa qualificou a divulgação de “ato criminoso” e disse que estava lançando uma “caçada” para encontrar o responsável pelo vazamento.
O PENTÁGONO também informou que está revisando os documentos para conter os danos, tanto para os EUA, quanto para os seus aliados. “Isto representa uma real e potencial ameaça aos que estão trabalhando todos os dias para nos manter em segurança”, disse o porta-voz da CASA BRANCA, ROBERT GIBBS.
Os documentos vazados, uma coleção de dados da inteligência e relatórios sobre ameaças, a partir de janeiro de 2004 até dezembro de 2009, quando OBAMA ordenou o envio de mais 30 mil soldados ao AFEGANISTÃO, ilustram a falta de controle do PENTÁGONO sobre as informações diante da deterioração da segurança e do fortalecimento do TALEBAN.
Segundo JULIAN ASSANGE, fundador do WIKIKELAKS, os documentos são evidências de crimes de guerra que teriam sido cometidos pelos americanos. Os documentos descrevem ações militares mortíferas envolvendo militares dos EUA, incluindo um grande número de pessoas mortas, feridas, assim como a localização de cada evento. Os incidentes vão de disparos contra civis inocentes a grandes perdas devidas em ataques aéreos.
A divulgação do material, que comprovou o apoio ao TALEBAN do serviço de inteligência do PAQUISTÃO, principal aliado na luta contra o terror dos EUA, foi justificada como uma “irresponsabilidade” pelo GENERAL JAMES JONES, chefe do Conselho de Segurança Nacional. O caso está sendo comparado à divulgação, em 1971, dos Papéis do PENTÁGONO – 14 mil páginas de documentos secretos sobre a GUERRA DO VIETNÃ. O escândalo afetou a credibilidade do governo do então presidente RICHARD NIXON.       

O primeiro paciente a ser submetido com sucesso a um transplante total de rosto no mundo recebeu alta hoje do hospital VALL D´HEBRON, em BARCELONA, ESPANHA. OSCAR, que não teve o nome completo divulgado, agradeceu aos médicos, que lhe permitiram ter “uma nova vida”. Há quatro meses, OSCAR, que se feriu com um tiro acidental, passou por uma cirurgia que durou 24 horas, na qual estiveram envolvidos 30 profissionais. Segundo o chefe da cirurgia plástica, JOAN BARRET, o mais complicado no período foi combater a rejeição. Antes da cirurgia, o paciente não conseguia respirar pelo nariz, comer e falar. Ele recuperou parte dos movimentos e sensibilidade.

Os trabalhos de limpeza nas águas afetadas pela 1,5 mil tonelada de petróleo que vazou na costa de DALIAN, noroeste da CHINA, foram finalizados neste final de semana. O anúncio foi feito pelo Ministério da Segurança Marítima, por meio de uma nota. “Depois de 160 horas de intensos trabalhos, conseguimos eliminar a mancha de óleo do mar”, disse DAÍ YULIN, vice-prefeito de DALIAN. O próximo passo, segundo ele, será manter embarcações de vigilância marítima para “consolidar os trabalhos de limpeza” e “remediar os efeitos da mancha de óleo na costa”.

O presidente executivo da BRITIHS PETROLEUM (BP), TONY HAYWARD, deixará seu cargo em outubro. O executivo tem sido criticado pela condução da crise causada pelo vazamento de óleo no GOLFO DO MÉXICO. HAYWARD deve ocupar cargo na diretoria da petrolífera russa TNK-BP. Os diretores da BP se reuniram hoje em LONDRES para selar o destino de HAYWARD, que deve ser substituído pelo americano BOB DUDLEY, encarregado das operações de limpeza no GOLFO DO MÉXICO. A BP anuncia amanhã seu resultado financeiro do segundo trimestre, que deve mostrar os impactos do vazamento nas contas da empresa.

O cantor AL GOODMAN, de 63 anos, morreu nesta terça-feira, vítima de insuficiência cardíaca, durante uma cirurgia de câncer. GOODMAN era conhecido por fazer parte do trio RAY, GOODMAN & BROWN, de soul music. O cantor se tornou relativamente famoso com a banda THE MOMENTS, na década de 1960. O auge foi o hit “LOVE ON A TWO – WAY STREET”. Depois de um tempo com o THE MOMENTS, ele e seu colega de banda, WILLIAM BROWN, juntaram-se a HARRY RAY e formaram a RAY, GOODMAN @ BROWN. GOODMAN seguiu carreira até 2008.

Em 29 de novembro de 2005, o escritor curitibano YVES HUBLET ficou conhecido em todo o país ao desferir duas bengaladas no então deputado JOSÉ DIRCEU (PT-SP), que falava a jornalistas na saída do plenário da Câmara em BRASÍLIA. Na ocasião, além dos golpes de bengala, HUBLET repetiu: “FRISTÃO, FRISTÃO”, em referência ao personagem do romance de CERVANTES que é considerado por DOM QUIXOTE um inimigo. Dali em diante, o escritor ganhou o apelido de “Homem da Bengala”.
O inusitado ato do escritor ocorreu durante a crise política que atingiu o governo LULA e ficou conhecida como o escândalo do mensalão. Na época, DIRCEU enfrentava um processo por suposto envolvimento no esquema de corrupção, que envolveria a compra de votos de parlamentares.
Por conta do famoso episódio, HUBLET trocou o BRASIL – onde passou a enfrentar problemas – e, como tinha cidadania belga, se mudou para a BÉLGICA.
Na carreira, o escritor foi fundador e presidente da Associação Cultural Paranaense de Autores Independentes e da União Brasileira de Escritores.
Sua primeira obra, “ARTES & MANHAS DO MICO-LEÃO” foi sucesso de público e crítica adotada em diversas escolas do pais. “GRANDE GUERRA DE DONA BALEIA” e “PLANETA ÁGUA” foram outros livros de sucesso de HUBLET.
O escritor retornou ao país em maio último e acabou internado em 3 de julho no Hospital Regional da Asa Norte, em BRASÍLIA. HUBLET morreu hoje, 26 de julho, após ser diagnosticado câncer no intestino.

2 011    :        -      TERÇA-FEIRA
Depois de uma noite diferente, na CHOUPANA, onde comemoramos os 31 anos do PAULO CÉSAR e os 9 anos do IAGO EL MOUALLEM, enfrentamos uma manhã de muito trabalho na biblioteca. Recebo telefonemas do FONTELLAS e do WÁLTER TAVERNA sobre os preparativos para a solenidade do 79º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 32 na BELA VISTA.
Na Sociedade, com o CORONEL PM MENDES e o CAPITÃO PM ANÍSIO, estudamos a confecção dos diplomas dos eventos que teremos pela frente. Mais tarde a MARINEI vai até o Conselho de Honrarias e Mérito para colher a assinatura do Presidente ADILSON CÉZAR nesses diplomas. Converso com COLOMBO e OLIVEIRA sobre essas comemorações.   

PORTARIA 818, DE 22 DE JULHO DE 2011
GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,
RESOLVE:
EXONERAR
SECRETARIA MUNICIPAL DE COORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS
1 – VALDIR FERREIRA, RF 750.255.9, a partir de 24.08.2011, do cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Capela do Socorro.
2 – ELMER MARQUES, RF 677.224.2, a partir de 24.08.2011, do cargo de Chefe de Gabinete, Ref. DAS-15, da Chefia de Gabinete, do Gabinete do Subprefeito, da Subprefeitura Capela do Socorro.
3 – ANTONIO PEDRO BARBOSA, RF 747.690.6, a partir de 24.08.2011, do cargo de Coordenador, Ref. DAS-15, da Coordenadoria de Administração e Finanças, da Subprefeitura Capela do Socorro.
4 – JOSÉ GUERRA JUNIOR, RF 799.095.2, a partir de 08.08.2011, do cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Ermelino Matarazzo.
5 – ADEMIR APARECIDO RAMOS, RF 782.427.1, a partir de 08.08.2011, do cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura São Mateus.
6 – JOSÉ FRANCISCO GIANNONI, RF 747.531.4, a partir de 08.08.2011, do cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Jaçanã/Tremembé.
7 – IZAUL SEGALLA JUNIOR, RF 793.236.7, a partir de 08.08.2011, do cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Perus.
8 – ALMIR GONÇALVES ALBUQUERQUE, RF 799.773.6, a partir de 08.08.2011, do cargo de Chefe de Gabinete, Ref. DAS-15, da Chefia de Gabinete, do Gabinete do Subprefeito, da Subprefeitura
Freguesia/Brasilândia.
9 – MARCELO GOMES MANOEL, RF 798.466.9, a partir de 08.08.2011, do cargo de Coordenador, Ref. DAS-15, da Coordenadoria de Administração e Finanças, da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.
10 – RUBENS CASADO, RF 746.566.1, a partir de 08.08.2011, do cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Mooca.
11 – SERGIO CARLOS FILHO, RF 779.778.8, a partir de 08.08.2011, do cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá.
12 – MARCIO DE CAMPOS VERDE, RF 788.923.2, a partir de 08.08.2011, do cargo de Coordenador, Ref. DAS-15, da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá.
13 – SERGIO TEIXEIRA ALVES, RF 788.006.5, a partir de 08.08.2011, do cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Santana.
14 – GERALDO MANTOVANI FILHO, RF 751.605.3, a partir de 29.08.2011, do cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Pinheiros.
15 – NORMA SUELY VALENTE, RF 749.576.5, a partir de 29.08.2011, do cargo de Chefe de Gabinete, Ref. DAS-15, da Chefia de Gabinete, do Gabinete do Subprefeito, da Subprefeitura Pinheiros.
16 – CELSO FRE BOLOGNINI, RF 315.544.7, a partir de 08.08.2011, do cargo de Assessor Especial, Ref. DAS-15, do Gabinete do  Secretário, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.
17 – SERGIO TEIXEIRA ALVES, RF 788.006.5, a partir de 29.08.2011, do cargo de Assessor Especial, Ref. DAS-15, do Gabinete do Secretário, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 22 de julho de 2011, 458º da fundação de São Paulo.
GILBERTO KASSAB, Prefeito
PORTARIA 819, DE 22 DE JULHO DE 2011
GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,
RESOLVE:
DESIGNAR
SECRETARIA MUNICIPAL DE COORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS
1- VALDIR SUZANO, RF 776.536.3, a partir de 08.08.2011, para responder pelo cargo de Coordenador, Ref. DAS-15, da Coordenadoria de Administração e Finanças, da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.
2- MARCIO DE CAMPOS VERDE, RF 788.923.2, a partir de 08.08.2011, para responder pelo cargo de Coordenador, Ref. DAS-15, da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá.
3- JERONIMO AMANCIO DA SILVA, RF 779.787.7, a partir de 29.08.2011, para responder pelo cargo de Chefe de Gabinete, Ref. DAS-15, da Chefia de Gabinete, do Gabinete do Subprefeito, da Subprefeitura Pinheiros.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 22 de julho de 2011, 458º da fundação de São Paulo.
GILBERTO KASSAB, Prefeito
TÍTULO DE NOMEAÇÃO 321, DE 22 DE JULHO DE 2011
GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,
RESOLVE:
NOMEAR
SECRETARIA MUNICIPAL DE COORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS
1 – MARCO ANTONIO AUGUSTO, RG 9.705.482-3, a partir de 24.08.2011, para exercer o cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Capela do Socorro.
2 – ANTONIO CARLOS LONEL, RG 10.211.911, a partir de 24.08.2011, para exercer o cargo de Chefe de Gabinete, Ref. DAS-15, da Chefia de Gabinete, do Gabinete do Subprefeito, da Subprefeitura Capela do Socorro.
3 – ELMER MARQUES, RF 677.224.2, a partir de 24.08.2011, para exercer o cargo de Coordenador, Ref. DAS-15, da Coordenadoria de Administração e Finanças, da Subprefeitura Capela do Socorro.
4 – ADEMIR APARECIDO RAMOS, RF 782.427.1, a partir de 08.08.2011, para exercer o cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Ermelino Matarazzo.
5 – JOSÉ GUERRA JUNIOR, RF 799.095.2, a partir de 08.08.2011, para exercer o cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura São Mateus.
6 – IZAUL SEGALLA JUNIOR, RF 793.236.7, a partir de 08.08.2011, para exercer o cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Jaçanã/Tremembé.
7 – ALMIR GONÇALVES ALBUQUERQUE, RF 799.773.6, a partir de 08.08.2011, para exercer o cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Perus.
8 – MARCELO GOMES MANOEL, RF 798.466.9, a partir de 08.08.2011, para exercer o cargo de Chefe de Gabinete, Ref. DAS-15, da Chefia de Gabinete, do Gabinete do Subprefeito, da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.
9 – SERGIO CARLOS FILHO, RF 779.778.8, a partir de 08.08.2011, para exercer o cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Mooca.
10 – MARCIO DE CAMPOS VERDE, RF 788.923.2, a partir de 08.08.2011, para exercer o cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá.
11 – JOSÉ FRANCISCO GIANNONI. RF 747.531.4, a partir de 08.08.2011, para exercer o cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Santana.
12 – SERGIO TEIXEIRA ALVES, RF 788.006.5, a partir de 29.08.2011, para exercer o cargo de Subprefeito, Ref. SP, da Subprefeitura Pinheiros.
13 – GERALDO MANTOVANI FILHO, RF 751.605.3, a partir de 29.08.2011, para exercer o cargo de Assessor Especial, Ref. DAS-16, do Gabinete do Secretário, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.
14- VALDIR FERREIRA, RF 750.255.9, a partir de 24.08.2011, para exercer o cargo de Assessor Especial, Ref. DAS-15, do Gabinete do Secretário, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.
15- RUBENS CASADO, RF 746.566.1, a partir de 08.08.2011, para exercer o cargo de Assessor Especial, Ref. DAS-15, do Gabinete do Secretário, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.
16- NORMA SUELY VALENTE, RF 749.576.5, a partir de 29.08.2011, para exercer o cargo de Assessor Especial, Ref. DAS-15, do Gabinete do Secretário, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.
17- SERGIO TEIXEIRA ALVES, RF 788.006.5, a partir de 08.08.2011, para exercer o cargo de Assessor Especial, Ref. DAS-15, do Gabinete do Secretário, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 22 de julho de 2011, 458º da fundação de São Paulo.
GILBERTO KASSAB, Prefeito

 Kassab muda o comando em nove subprefeituras de São Paulo Três subprefeitos foram afastados e passarão a ser assessores; prefeito diz que mudança é normal
 25 de julho de 2011 | 17h 38
 Felipe Frazão - O Estado de S. Paulo
 SÃO PAULO - prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (sem partido), trocou de uma só vez o comando de nove das 31 subprefeituras da capital paulista. A mudança começa a valer a partir do dia 8 de agosto. Seis subprefeitos vão assumir postos em outras  subprefeituras; três foram afastados e passarão a ser assessores especiais da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras (SMSP),  cujo titular, Ronaldo Camargo, saiu nesta segunda-feira em férias.
 Entre eles está o subprefeito da Mooca, coronel Rubens Casado. Kassab afastou especulações de que a saída dele tenha a ver com as  suspeitas de cobrança de propina na Feirinha da Madrugada, na região administrada por Casado. "Não (tem relação com a cobrança  de propina). Ele continua na Subprefeituras."
 O prefeito ressaltou que a Prefeitura apenas colabora no combate ao crime, mas que a ação é trabalho para a polícia e não
responsabilidade da administração municipal. Desde maio, no entanto, policiais militares pagos pela Prefeitura - através da Operação  Delegada - atuam no feira, fiscalizando a venda de produtos ilegais, pirateados e a cobrança de taxas irregulares.  "Essa não é uma questão da Prefeitura. Ao contrário, ela foi convidada pelo governo federal para assumir o local e ajudar a eliminar o  crime. A Prefeitura tem uma ação de reurbanização do local," disse Kassab, referindo-se ao projeto de shopping popular que promete  levantar no espaço.
 Para o prefeito, a troca de postos, publicada no Diário Oficial da Cidade sábado (23/7), é um procedimento normal na administração.  "É um processo natural e rotineiro de rodízio e mudança de funções," disse.
 DEIXAM O CARGO DE COMANDO
 Exonerados (e nomeados assessores especiais da SMSP)  Rubens Casado - Subprefeito da Mooca  Valdir Ferreira - Subprefeito de Capela do Socorro  Geraldo Mantovani Filho - Subprefeito de Pinheiros
 NOVOS SUBPREFEITOS
 Márcio de Campos Verde - Assume Pirituba/Jaraguá
 Sérgio Carlos Filho - Deixa Pirituba/Jaraguá e assume Mooca
 Marco Antonio Augusto - Assume Capela do Socorro
 Ademir Aparecido Ramos - Deixa São Mateus e assume Ermelino Matarazzo
 José Francisco Giannoni - Deixa Jaçanã/Tremembé e assume Santana
 José Guerra Júnior - Deixa Ermelino Matarazzo e assume São Mateus
 Izaul Segalla Junior - Deixa Perus e assume Jaçanã/Tremembé
 Almir Gonçalves Albuquerque - Assume Perus
 Sérgio Teixeira Alves - Deixa Santana, fica como assessor especial e assume Pinheiros a partir de 29 de agosto

ZICO lançou hoje no RIO um projeto que levará escolinhas de futebol a nove favelas onde foram instaladas as UPPS (UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA). Essa foi a primeira aparição pública do ídolo do FLAMENGO desde que recebeu alta hospitalar. Ele foi internado no fim de semana com febre, náuseas e fortes dores de cabeça. “Através do futebol vamos manter esse sonho de formar cidadãos. Estou muito feliz em participar disso tudo.”

O goleiro GUSTAVO, do SPORT, que atingiu ELIVELTON, do VASCO, com uma voadora em jogo pela TAÇA BH, será indiciado por tentativa de homicídio qualificado, segundo o delegado PAULO TAVARES NETO.  

No início dos anos 1970, o empenho do então promotor de Justiça, ALBERTO MARINO JÚNIOR no Tribunal do Júri foi decisivo para a desarticulação do ESQUADRÃO DA MORTE, um dos maiores grupos de extermínio que agiu em São Paulo formado em sua maioria por policiais civis. Ele acusou 45 de seus integrantes, entre os quais o então delegado SÉRGIO PARANHOS FLEURY, ex-diretor do DEIC, apontado como chefe do grupo. Como promotor, MARINO foi recordista em condenações. Dos 254 júris que participou só perdeu um. Entre criminosos que mandou para a cadeia está JOÃO ACÁCIO PEREIRA DA COSTA, o BANDIDO DA LUZ VERMELHA, condenado a 351 anos, nove meses e três dias de prisão. Promovido a procurador de Justiça, atuou 21 anos no Ministério Público e lecionou. Às vésperas de completar 60 anos, foi indicado juiz do Tribunal de Alçada Criminal e logo promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Aposentou-se compulsoriamente aos 70 anos. Apaixonado por música e poesia desde a infância, MARINO chegava a escrever suas sentenças em rimas. Inspirado pelo pai, maestro de orquestra, aprendeu sozinho a tocar violino, num STRADIVARIUS de seu pai. Em 196º ele escreveu a letra da música “RAPAZIADA DO BRÁS”, um dos grandes sucessos gravados por CARLOS GALHARDO e FRANCISCO PETRÔNIO. Para pagar os estudos, MARINO trabalhou como cantor de orquestra nas rádios TUPI, EXCELSIOR e CRUZEIRO DO SUL entre 1944 e 1951. Corintiano, pai de seis filhos e avô de vários netos, MARINO completaria 87 anos em 12 de novembro. Ele faleceu vítima de câncer. Nasceu em 12 de novembro de 1924.

A defesa do CORONEL CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA no processo em que ele é responsabilizado pela morte do jornalista LUIZ CARLOS MERLINO, ocorrida em 1971, pretende transformar o caso em mais um debate sobre o alcance da LEI DA ANISTIA. Foi esse o motivo da citação do ex-presidente JOSÉ SARNEY na lista das testemunhas de defesa do coronel, que comandou a sede paulista do DOI-CODI entre 1969 e 1973. De acordo com as acusações feitas pela família MERLINO, o jornalista morreu naquela dependência do Exército após ter sido torturado. A primeira audiência para ouvir as testemunhas de acusação está marcada para amanhã à tarde, na 20ª Vara Cível da Justiça de São Paulo. A data para ouvir os nomes arrolados pela defesa ainda não foi marcada.
O jornalista LUIZ EDUARDO MERLINO era militante do Partido Comunista Operário (POC) quando foi preso em 1971 e levado para as dependências do DOI-CODI em São Paulo. Segundo outros prisioneiros políticos, ele foi torturado durante dois dias, até sua morte. O DOI-CODI era uma dependência do Exército, chefiado na época pelo CORONEL CARLOS ALBERTO BRILHANTE USTRA, hoje na reserva. Isso faz com que ele apareça como responsável por essa e outras mortes. O coronel nega a existência de tortura no DOI-CODI e diz que MERLINO, que havia trabalhado no JORNAL DA TARDE, morreu atropelado ao tentar fugir. Essa não é a primeira vez em que o coronel é acusado. Para seu advogado, PAULO ESTEVES, qualquer tentativa de responsabilizá-lo tende a dar em nada, porque ele também teria sido beneficiado pela LEI DA ANISTIA, de 1979.

Faleceu ARIVERSON FELTRIN, nascido em LINS, aos 64 anos, um dos maiores especialistas em transportes, logística e indústria automobilística do BRASIL, trabalhou em diversas publicações da imprensa brasileira nos últimos 40 anos. Em todas as redações por onde passou, destacou-se pela sua competência e bom humor. Foi editor de transportes da GAZETA MERCANTIL, trabalhou na FOLHA DE SÃO PAULO, DIÁRIO DO GRANDE ABC, JORNAL DO COMÉRCIO e colaborava com diversas revistas especializadas em transporte e logística, como a TRANSPORTE MODERNO, TECHNIBUS e AUTOMOTIVE BUSINESS. O sepultamento será amanhã às 12 horas, no MEMORIAL JARDIM SANTO ANDRÉ.

Em meio ao atraso das obras dos estádios e a desconfiança na capacidade da seleção, a presidente DILMA ROUSSEFF nomeou hoje PELÉ o embaixador honorário do BRASIL para a COPA 2014. Com isso, o Rei do Futebol deve comparecer sábado, dia 30 de julho, ao sorteio das chaves das Eliminatórias, que ocorrerá na Marina da Glória, no RIO. A princípio, PELÉ não se mostrava disposto a ir ao sorteio, apesar de ter sido convidado pela FIFA. Com a nomeação mudou de posição. Será sua estréia como embaixador honorário. A presidente também manifestou interesse de participar da cerimônia, de acordo com o ministro do Esporte, ORLANDO SILVA. DILMA recebeu PELÉ no gabinete do terceiro andar do Palácio do Planalto para formalizar a homenagem, classificada como “jogada de marketing” por assessores. Após o encontro, PELÉ pediu um voto de confiança dos brasileiros na organização da competição. “Eu não poderia deixar de aceitar esse convite. O que gostaria de pedir é que o povo brasileiro acreditasse.”
Os investidores voltaram a trazer uma enxurrada de dólares para o mercado brasileiro. Depois de terem tirado recursos do País em junho, a entrada da moeda superou as saídas em quase 11 bilhões de dólares nas primeiras três semanas de julho. O resultado prático foi sentido hoje no mercado de câmbio, com a moeda americana amargando a quinta queda consecutiva ante o real. O governo deve anunciar ainda amanhã novas medidas para conter a derrocada do dólar que tem o menor valor em mais de doze anos. A principal razão por trás da contínua desvalorização da moeda americana é a apreensão dos investidores em relação às negociações entre a CASA BRANCA e o Congresso dos EUA sobre o aumento do limite de endividamento do país. Se a elevação não sair até terça-feira, dia 2 de agosto, a maior economia do mundo terá de escolher quais as contas irá pagar, um processo de calote inédito para WASHINGTON. Esse clima de indefinição contribuiu para o dólar caísse hoje 0,45% para R$1,536, o menor valor desde 15 de janeiro de 1999.

Cerca de 200 parentes e amigos de AMY WINEHOUSE reuniram-se hoje para o funeral da cantora. Seus pais fizeram questão que a tradicional cerimônia judaica fosse a mais privada possível. Apesar das tentativas de manter o público longe, o caminho até a entrada do cemitério EDGWAREBURY ficou tomado por fotógrafos e fãs. Em seguida, ela foi cremada em GOLDERS GREEN. O funeral foi concluído com o pai de AMY, MITCH, dizendo “Boa noite, meu ano,durma bem; papai e mamãe te amam muito”. Um porta-voz da família disse que a música SO FAR AWAY, da cantora CAROLE KING, foi tocada no fim da cerimônia. Era a canção favorita de AMY. Entre os convidados estavam o namorada da cantora, o diretor de cinema REG TRAVISS, seu estilista ALEX FOLDEN, o produtor MARK RONSON e a cantora KELLY OSBOURNE. O ex-marido de AMY, BLAKE FIELDER-CIVIL, que cumpre dois anos e seis meses de prisão por roubo e posse de arma de fogo falsa, não obteve permissão das autoridades penitenciárias para participar do funeral.

Ao menos 80 pessoas morreram hoje na queda de um avião militar em GUELMIN, no sul do MARROCOS. O HÉRCULES C-130 da Real Força Aérea Marroquina chocou-se contra uma montanha antes de tentar pousar em um aeroporto da cidade. Foi o pior acidente aéreo no país desde 1973, quando 105 pessoas morreram na queda de um avião perto da capital, RABAT. Segundo a agência estatal marroquina MAP, 60 militares, 12 civis e 9 tripulantes estava na aeronave. Inicialmente, informou-se que 78 pessoas tinham morrido, mas 2 das 3 pessoas gravemente feridas que foram levadas a um hospital acabaram morrendo. Até esta noite, 42 corpos tinham sido resgatados.

O autor confesso dos atentados de sexta-feira, dia 22 de julho, em OSLO e na ILHA DE UTOYA, que deixaram 76 mortos, é provalmente demente, disse hoje seu advogado, GEIR LIPPESTAD. A declaração foi feita no início da tarde após três dias de encontros com ANDERS BEHRING BREIVIK, de 32 anos. A análise não muda os planos da Justiça da NORUEGA, que planeja processá-lo por crimes conta a humanidade, ampliando a pena máxima de 21 anos para 30 anos de detenção. Na primeira entrevista coletiva concedida pela defesa, LIPPESTAD disse que BREIVIK vive em uma bolha e pensa estar em guerra. Visivelmente desconfortável, o defensor explicou que refletiu durante 12 horas antes de aceitar o posto. Desde então, teve sucessivas audiências com seu cliente. Nos diálogos, BREIVIK não teria demonstrado nenhum ressentimento por seus crimes. Em vez de lamentar, perguntou o número de mortes e limitou-se a repetir que eram “necessárias”. Quatro dias depois dos ataques terroristas da NORUEGA, as vítimas começaram a ganhar nomes e rostos para a opinião pública. Por decisão do governo, as informações sobe 6 dos 76 mortos na ILHA DE UTOYA e no ataque contra um centro administrativo em OSLO foram divulgadas hoje à imprensa.   

2 012     :   -      QUINTA-FEIRA
Uma manhã de temperatura alta. Faço meus trabalhos costumeiros na biblioteca. Também tomo conhecimento de que mais dois tenentes-coronéis são promovidos ao posto de coronel e passam para a reserva:
DOE nº 139 • São Paulo, quinta-feira, 26 de julho de 2012.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO
COMANDO GERAL
DIRETORIA DE PESSOAL
Portarias do Diretor de Pessoal de 25/07/12. Promovendo: Nos termos do artigo 2º, parágrafos 1º e 3º e artigo 4º da Lei Complementar 1.150/11:Ao posto de Cel PM, o(s) Ten Cel PM 801179-6 Sandro Afonso do Rêgo - 1º BPAmb - São Paulo/SP e 810315-1 Luiz Ernesto Melchior Roland - CIAP - São Paulo/SP, (Port. DP-778/122/12). Transferindo para a reserva a pedido: Nos termos do artigo 17, inciso I do Decreto Lei 260/70, artigo 138 parágrafo 2º combinado com o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989, artigo 133 da Constituição Estadual de 1989, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1º e 3º da Lei Complementar 432/85, Decreto 51.782/07, por força de decisão judicial o artigo 13 da Lei 7.717/63 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93, 1.021/07 e 1.114/10, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço e 02 anos no posto de Ten Cel PM, Padrão PM-16, o(s) Cel PM 801179-6 Sandro Afonso do Rêgo - 1º BPAmb - São Paulo/SP, (TLTS e FRCTS DP-1.839/12 - Pr. 1.336.909/12) e 810315-1 Luiz Ernesto Melchior Roland - CIAP - São Paulo, (TLTS e FRCTS DP-1.840/12 - Pr. 1.314.230/12).
SANDRO AFONSO DO RÊGO nasceu em 14 de novembro de 1958. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1980. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1982. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1983; 1° TENENTE – 25 de agosto de 1987. Não tenho as demais datas de suas outras promoções.
LUIZ ERNESTO MELCHIOR ROLAND nasceu em 26 de abril de 1963. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1981. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1983. PROMOÇÕES: 2º TENENTE – 25 de agosto de 1984; 1º TENENTE – 24 de maio de 1988; CAPITÃO – 24 de maio de 1995; MAJOR – 25 de agosto de 2005. Não tenho a data de sua promoção ao posto de TENENTE-CORONEL.

Pessoas que não conhecem o verdadeiro trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo fazem ridículas comparações com polícias de outros países, que vivem historicamente outros valores, muito diferentes do que o nosso país. Precisamos pensar em termos de brasilidade e não procurar denegrir a nossa polícia. Isso é trabalho de maus cidadãos que não dão valor pelo que temos.
24 de Julho de 2012 - 14h04
Vladimir Safatle: Pela extinção da PM
No final do mês de maio, o Conselho de Direitos Humanos da ONU sugeriu a pura e simples extinção da Polícia Militar no Brasil. Para vários membros do conselho (como Dinamarca, Espanha e Coreia do Sul), estava claro que a própria existência de uma polícia militar era uma aberração só explicável pela dificuldade crônica do Brasil de livrar-se das amarras institucionais produzidas pela ditadura.
No resto do mundo, uma polícia militar é, normalmente, a corporação que exerce a função de polícia no interior das Forças Armadas. Nesse sentido, seu espaço de ação costuma restringir-se às instalações militares, aos prédios públicos e aos seus membros.
Apenas em situações de guerra e exceção, a Polícia Militar pode ampliar o escopo de sua atuação para fora dos quartéis e da segurança de prédios públicos.
No Brasil, principalmente depois da ditadura militar, a Polícia Militar paulatinamente consolidou sua posição de responsável pela completa extensão do policiamento urbano. Com isso, as portas estavam abertas para impor, à política de segurança interna, uma lógica militar.
Assim, quando a sociedade acorda periodicamente e se descobre vítima de violência da polícia em ações de mediação de conflitos sociais (como em Pinheirinho, na cracolândia ou na USP) e em ações triviais de policiamento, de nada adianta pedir melhor "formação" da Polícia Militar.
Dentro da lógica militar, as ações são plenamente justificadas. O único detalhe é que a população não equivale a um inimigo externo.
Isto talvez explique por que, segundo pesquisa divulgada pelo Ipea, 62% dos entrevistados afirmaram não confiar ou confiar pouco na Polícia Militar. Da mesma forma, 51,5% dos entrevistados afirmaram que as abordagens de PMs são desrespeitosas e inadequadas.
Como se não bastasse, a Folha de São Paulo mostrou no domingo que, em cinco anos, a Polícia Militar de São Paulo matou nove vezes mais do que toda a polícia norte-americana ("PM de SP mata mais que a polícia dos EUA").
Ou seja, temos uma polícia que mata de maneira assustadora, que age de maneira truculenta e, mesmo assim (ou melhor, por isso mesmo), não é capaz de dar sensação de segurança à maioria da população.
É fato que há aqueles que não querem ouvir falar de extinção da PM por acreditar que a insegurança social pode ser diminuída com manifestações teatrais de força.
São pessoas que não se sentem tocadas com o fato de nossa polícia torturar mais do que se torturava na ditadura militar. Tais pessoas continuarão a aplaudir todas as vezes em que a polícia brandir histericamente seu porrete. Até o dia em que o porrete acertar seus filhos.
Artigo publicado na Folha de São Paulo

Mario Ventura CARO JOSÉ FRANCISCO Se acabar a PM o que é que fica? Quem ocupará o lugar dela?..

José Francisco Guimarães dos Santos j-fran1@live.com
CARÍSSIMO E ETERNO COMANDANTE CORONEL VENTURA...
TEMOS QUE NOS UNIR MAIS AINDA E LUTAR CONTRA ESSA TIRANIA JORNALÍSTICA...O OBJETIVO DE REENVIAR AOS AMIGOS É JUSTAMENTE PARA QUE ACORDEMOS AS PESSOAS NO SENTIDO DE SOLTAR A VOZ E MOSTRAR À SOCIEDADE A IMPORTÂNCIADO PAPEL FUNDAMENTAL DAS PM NO BRASIL DE ONTEM, DE HOJE E DE AMANHÃ...TEMOS QUE DE IGUAL FORMA MOSTRAR NA IMPRENSA O LADO VERDADEIRO QUE É O DA POLÍCIA CIDADÂ... DA POLÍCIA COMUNITÁRIA, QUE SALVA A SOCIEDADE DA SUJEIRA QUE A SOCIEDADE CRIOU E NÃO CONSEGUIU CIVILIZAR... MEU COMANDANTE, ESTOU COM SAUDADES DO SR... PARABÉNS PELO SEU EXCEPCIONAL TRABALHO... ESTAMOS ACOMPANHANDO PELA INTERNET... CONTE SEMPRE COM ESTE SEU HUMILDE COMPANHEIRO... QUANDO VIER A CAMPINAS,LEMBRE-SE QUE A MINHA CASA É SUA CASA... SAUDAÇÕES CONSTITUCIONALISTAS !!!
TEN CEL PM JOSÉ FRANCISCOFONE 19- 78189102
Mario Ventura
para José
ESTIMADO JOSÉ FRANCISCO
Já me manifestei na rede social. Isso é uma excrescência de pessoas que não sabem o que estão dizendo por pura ignorância do trabalho da nossa querida Polícia Militar. Será que saberiam dizer o que se deve fazer sem contar com a nossa corporação?
Se tudo correr bem deverei estar em CAMPINAS em 8 de agosto.
publicado na Folha de São Paulo

Chego um pouco mais tarde no MMDC. A MARINEI está dispensada por mim face os seus problemas de saúde em pessoas de seus familiares, principalmente o seu sogro, desenganado pelos médicos e internado no Hospital SÃO PAULO. Algumas pessoas me visitam nesta tarde, a começar do AMADO RÚBIO. Ele quer ajudar os veteranos que ainda estão vivos, mas dependemos de um levantamento mais acurado pela Polícia Militar. Apenas um desses veteranos é nosso associado. A maioria mora em cidades interioranas de São Paulo e alguns até em outros Estados. JOSÉ FARIA e GEORGE TRAJANO passam pela Sociedade nesta tarde. Este último quer um desenho mais acurado para poder cunhar o COLAR DA VITÓRIA. Mantenho contato com o TENENTE PM NATANAEL a fim de que o seu vice-presidente, TENENTE PM JOSÉ FILHO, que tem o desenho do COLAR DA VITORIA me mande uma cópia.  
RONTANI e sua noiva passam pela Sociedade também. Ele está se filiando ao MMDC e irá presidir um dos núcleos de correspondência. Quer acertar a sua inscrição, mas a MARINEI não está presente para que isso aconteça.
Em companhia do COLOMBO e do SARGENTO GEORGE TRAJANO vamos para a estação de Metrô SÉ. Retorno a GUARULHOS.  

Era para ser uma noite de festa, com OBINA e BARCOS atuando juntos pela primeira vez e um clima agradável na ARENA BARUERI. Mas após um pênalti mal marcado e com um domínio de jogo que não se transformou em gols, o PALMEIRAS perdeu para o BAHIA por 2 a 0 e teve o primeiro revés em sua nova casa na temporada.
O SANTOS perdeu fora de casa e para o líder do Campeonato Brasileiro, o ATLÉTICO MINEIRO. Até aí, nada demais. O problema não foi o resultado, mas como o PEIXE chegou até ele e o que isso significa para o time no campeonato. O PEIXE foi completamente dominado pelo GALO, sem chances de conseguir algo melhor do que mais uma derrota para sua campanha no Nacional.  Com a derrota por 2 a 0 a equipe de MURICY RAMALHO continua sem nem sequer marcar um gol como visitante e caiu para a 18ª posição, na zona de rebaixamento.
No mínimo alo pode ser dito de DORIVAL JÚNIOR: ele não se preocupa com estatísticas e críticas. O novo técnico do FLAMENGO poderia se preservar e assistir ao jogo de hoje contra a PORTUGUESA das tribunas do ENGENHÃO – sua estréia estava marcada, a princípio, para domingo, contra o SÃO PAULO, no MORUMBI. Mas ele preferiu comandar a equipe à beira do gramado, mesmo sem ter realizado nenhum treino com a nova equipe. Não pôde fazer muito além de observar o time montado pelo auxiliar JAIME DE ALMEIDA apenas empatar sem gols com a LUSA. Na 10ª posição com 16 pontos, o FLAMENGO é entregue a DORIVAL em situação delicada, depois de somar apenas um ponto nas últimas três rodadas. A PORTUGUESA chegou aos 10 pontos e completou seis rodadas sem saber o que é vencer. Não à toa, continua na zona de rebaixamento.

Um terço das sedes da COPA DO MUNDO DE 2014 não está em dia em suas preparações e o presidente da FIFA, JOSEPH BLATTER, passa um sermão público no BRASIL depois de se reunir hoje com a presidente DILMA ROUSSEFF. O último relatório da FIFA sobre a preparação do País aponta que, faltando um ano para a COPA DAS CONFEDERAÇÕES, duas cidades ainda estão classificadas como “vermelho”, ou seja, atrasadas. Para a competição em dois anos, quatro das doze cidades aparecem em situação de alerta amarelo, ainda que a FIFA se recuse a dar os nomes dos locais com problema. ALDO REBELO, ministro do Esporte, tentou minimizar as declarações de BLATTER e insistiu que nenhuma referência às cores foi feita no encontro com DILMA. “As obras estarão prontas e serão entregues. Na nossa opinião, não há nada em vermelho”. Hoje, DILMA também se reuniu com JACQUES ROGGE, presidente do COI, que foi mais diplomático: “DILMA deu todo seu apoio à OLIMPÍADA de 2016”.

Em sua estréia nos JOGOS OLÍMPICOS, a seleção brasileira terminou o primeiro tempo vencendo o EGITO com 3 a 0 e acabou o segundo fazendo um esforço brutal para segurar a vitória por 3 a 2. Ao menos a turma de MANO MENEZES pode dizer que, ao contrário da ESPANHA, começou o torneio com um triunfo. A ESPANHA perdeu para o JAPÃO por 1 a 0. O MÉXICO empatou com a COREIA DO SUL por 0 a 0. O URUGUAI suou sangue para conseguir a virada com os EMIRADOS ÁRABES por 2 a 1 e até os anfitriões – a GRÃ-BRETANHA – patinaram ao empatarem por 1 a 1 com o SENEGAL na estréia. Esse empate ganhou ares de fiasco não pela qualidade britânica, mas sim pelo local do jogo: o estádio OLD TRAFFORD, em MANCHESTER, diante da torcida bretã.     

Conhecido como professor, poeta, conferencista, advogado e incansável defensor da luta contra o preconceito racial, EDUARDO DE OLIVEIRA já deixa saudade. Foi o primeiro vereador negro da cidade de São Paulo (eleito em 1963), fundador e presidente da CNAB (Congresso Nacional Afro-Brasileiro). É reconhecidamente uma das mais importantes lideranças do movimento negro brasileiro. “Durante toda a sua vida militou e contribuiu para a igualdade racial. É uma perda irreparável”, lamenta EDUARDO PEREIRA DA SILVA, presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB-SP. OLIVEIRA era o mais antigo militante do movimento negro na atualidade. Nascido em 1926, na poesia deixou obras como “BANZO” (1965), “GESTAS LÍRICAS DA NEGRITUDE” (1967) e “EVANGELHO SOLIDÃO” (1970). Aos 16 anos, compôs o “HINO À NEGRITUDE”, oficializado desde 2009 como cântico das solenidades que envolvam a raça negra em todo o BRASIL. “O hino é um relato da firmeza e certeza que ele (o autor) nutriu de ter um país sem racismo. O seu legado nos orienta a erguermos a cabeça e continuarmos lutando por uma sociedade justa, sem racismo e fraterna”, diz ELOI FERREIRA DE ARAÚJO, presidente da Fundação Cultural PALMARES. Carismático, EDUARDO DE OLIVEIRA conquistava simpatia por onde passava. Fez da infância de menino pobre e órfão o ponto de partida para uma trajetória de conquistas. Nesta quinta-feira, com problemas no coração, aos 86 anos, o professor EDUARDO faleceu. Personalidades do movimento negro, políticos, ministros, sindicalistas, lideranças estudantis e amigos se despediram do poeta. Para EDSON FRANÇA, historiador e coordenador-geral da UNEGRO (UNIÃO DE NEGROS PELA IGUALDADE), o professor “foi uma espécie de pai de todos. Ele nos ensinou como lutar. Durante toda a sua vida, batalhou e contribuiu para a igualdade racial. É uma perda que emociona todo movimento”. OLIVEIRA era viúvo há três anos. Deixou seis filhos, netos e bisnetos. “Um eterno lutador. Essa é a imagem que fica de alguém que combateu a discriminação racial não somente no BRASIL, mas no mundo”, declarou o filho JOSÉ FRANCISCO FERREIRA DE OLIVEIRA, de 54 anos.  

Em apenas quatro horas, entre 21:30 horas de quarta-feira e 1:30 horas de hoje, sete pessoas morreram a tiros em três locais da zona norte de SÃO PAULO, em um raio de 1,5 km, na região de JAÇANÃ. O primeiro caso foi uma chacina com quatro mortos. O local do crime, a Rua do MORRO DO LIVRAMENTO, na VILA NOVA GALVÃO, fica a menos de 200 metros do lugar onde um soldado da ROTA havia sido alvejado dois dias antes. A chacina aconteceu perto das 21:30 horas, quando duas motos com quatro homens encapuzados entraram atirando no lava-rápido do CÉSINHA no momento em que um grupo jogava baralho. O local, que funciona há pelo menos sete anos, é usado como estacionamento do Posto de Saúde vizinho. O dono do estabelecimento, CÉSAR CONCEIÇÃO LOPES, de 44 anos, seu funcionário ISAQUE PEREIRA LIMA, de 20, LEONARDO PEREIRA OLIVEIRA, de 17, que morava perto do local do crime, morreram na hora. O comerciante DERCY GUILHERMINO MARQUES, que vendia batatas fritas nas ruas do bairro, morreu hoje. Carros da PM socorreram ISAQUE e LEONARDO. Os demais foram levados pelos vizinhos para hospitais. Na terça e na quarta-feira (dias 24 e 25) segundo moradores do bairro, pelo menos seis viaturas da ROTA circulavam pelas ruas para obter informações sobre o atentado ao soldado ANDERSON ANDRADE DE SALES, que na segunda-feira (dia 23) levou dois tiros de fuzil calibre 5.53. O policial sobreviveu. No segundo caso, à 1 hora, DANIEL SILVA DE MELO, de 21 anos, morreu em uma viela com dois tiros. Ele estava na Rua ÁGUAS DE CHAPECÓ. Segundo o PM que depôs na delegacia, o lugar era uma “biqueira” que vendia drogas. No terceiro caso, 30 minutos depois, novamente duas motos com dois homens mascarados atingiram outros dois jovens, que morreram na hora. IGOR GÓES, que era órfão e havia se mudado para o bairro para morar com os avós, e LUCAS, que no bairro era conhecido como “ALIADO” e não teve o nome revelado pela policia.
O Comandante da Polícia Militar, CORONEL PM ROBERVAL FERREIRA FRANÇA, que não tem falado publicamente sobre os últimos episódios envolvendo a corporação, divulgou hoje em sua página do FACEBOOK uma carta sobre o trabalho da tropa. No texto, o oficial cita que a PM “é uma das mais bem preparadas e ativas polícias do País”. O comunicado afirma que neste ano a corporação teve mais de 50 policiais mortos “covardemente” e diz que atualmente 5 mil estão inválidos. Segundo o comandante, a corporação não vai se acovardar. Alguns números de violência também foram citados na mesma postagem. Nos últimos dias a PM tem participado de uma série de ocorrências que causaram polêmicas: na noite do dia 18, o publicitário RICARDO PRUDENTE DE AQUINO, de 38 anos, foi morto com tiros na cabeça por dois soldados e um cabo. A equipe afirmou que houve uma perseguição pelas ruas de PINHEIROS, na zona oeste, e que o publicitário não teria obedecido a ordem de parada. Na mesma noite, BRUNO VICENTE DE GOUVEIA, de 19 anos, foi baleado e morto por PMs em SANTOS, na BAIXADA SANTISTA, durante uma abordagem policial.
O governador de SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, acredita que não existe ligação entre os assassinatos e a emboscada sofrida por um policial da ROTA na noite do dia 23 na mesma região. “não há relação, provavelmente, entre um caso e outro. E a polícia já está trabalhando”, ressaltou. Apesar disso, ALCKMIN admitiu que SÃO PAULO enfrenta “meses difíceis” no que se refere à violência. “Especialmente o mês de junho e agora o mês de julho”, afirmou, no dia seguinte à divulgação dos índices de criminalidade. Em seguida, o governador comparou a situação do Estado com o restante do País. “Analisando a série histórica, nós vamos verificar que saímos de 35 homicidios por 100 mil habitantes há 10, 11 anos para 10,3 homicídios por 100 mil habitantes no primeiro semestre deste ano. O BRASIL tem 26 homicídios por 100 mil habitantes”, enumerou. “Mas claro que não estamos satisfeitos (com o número da violência) e, por isso, o trabalho vai aumentar.” “Agora, nós temos 97 mil policiais militares, fora os civis e fora a Polícia Científica. Então, pode haver erro: Pode haver abuso?, continuou ALCKMIN. “O que não pode ter é nenhum tipo de tolerância. Para isso nós temos uma Corregedoria muito forte nesse trabalho”. O governador anunciou que está reforçando o efetivo no Estado. “Só hoje estamos nomeando 200 delegados”.       

A Policia Federal do PARANÁ, em conjunto com o Ministério Público Federal, investiga a tripulação de um navio acusada de torturar e lançar ao mar um homem de 28 anos, vindo de CAMARÕES. Segundo a PF, o homem foi resgatado há cerca de um mês, em alto-mar, a mais de 20 km da costa brasileira, mas diligências das investigações impediam a divulgação do caso, o que só ocorreu agora. O camaronês afirma ter deixado o país em busca de melhores condições de vida. Ele embarcou clandestinamente em um navio com bandeira de MALTA, no Porto de DOUALA, em CAMARÕES. O homem afirma que não sabia qual destino teria o navio. Após oito dias escondido, já sem conseguir obter comida, o camaronês procurou a tripulação do navio SEREF KURU, de bandeira de MALTA. Segundo depoimento à PF, foi quando ele acabou trancado em uma sala da embarcação, onde foi torturado e verbalmente agredido. Após outros quatro dias trancado, a tripulação o abandonou em alto-mar, a 8 mil milhas náuticas da costa, com uma lanterna e uma pequena quantia em dinheiro, sobre um pallet (estrado de madeira usado para movimentação de carga). 

ALEPO, a grande metrópole do norte da SÍRIA, é uma cidade fantasma. No intervalo de 6 dias, desde o início do levante na região, mais de 500 mil habitantes deixaram o segundo centro econômico do país em busca de refúgio dentro ou fora da SÍRIA. A razão do êxodo é o confronto que se prepara. À espera da ofensiva das tropas de BASHAR ASSAD, que se concentram nas imediações de IDLIB, cerca de 15 mil insurgentes estão prontos para participar do que consideram ser a “grande batalha” para derrubar o regime. Pelos cálculos dos rebeldes, tropas fiéis a ASSAD têm 83 tanques estacionados no sudoeste, nas imediações do aeroporto local. Além disso, o regime tem enviado aviões de MIG-21 e helicópteros à região. Nada disso parece abalar o ânimo dos rebeldes, que, na madrugada de quarta para quinta-feira, teriam destruído sete blindados. Em lugar de manifestar seu apoio incondicional aos rebeldes, a população de ALEPO tenta se manter à margem do conflito. Durante o dia, a trégua nos combates acelerou o movimento de fuga. Nas estradas, caminhonetes apinhadas de moradores, móveis e eletrônicos rumavam para vilarejos do interior e para a fronteira com a TURQUIA.
O GENERAL MANAF TLASS, ex-comandante da Guarda Republicana e filho de um ex-ministro da Defesa da SÍRIA, que desertou no início de julho, se apresentou como a pessoa que pode unir a fragmentada oposição do país. Atualmente, na ARÁBIA SAUDITA, país que fornece importante apoio financeiro aos rebeldes, TLASS afirmou que não vê futuro para a SÍRIA com seu ex-amigo no comando. “Eu vou tentar e ajudar da melhor maneira para unir todas as pessoas honradas, dentro e fora da SÍRIA, para montarmos um roteiro que nos tire desta crise”, afirmou. Não está claro, porém, se TLASS seria uma liderança aceita pela oposição que está lutando, e morrendo, em território sírio, especialmente por causa da proximidade da sua família com o regime. “Aqueles que desertaram recentemente não devem fazer parte da liderança no período de transição”,disse MAHMOUD OTHMAN, do Conselho Nacional Sírio. Segundo ele, o povo sírio está pagando um “preço muito alto em sangue” para substituir ASSAD por alguém tão próximo a ele.

O presidente de CUBA, RAÚL CASTRO, acusou hoje “grupelhos” da oposição ao regime de tentar provocar na ilha revoltas similares aos levantes da PRIMAVERA ÁRABE. O líder cubano comemorou hoje o aniversário de 59 anos do assalto ao QUARTEL MONCADA, a primeira ação armada da REVOLUÇÃO CUBANA. No discurso, RAÚL disse novamente estar disposto a começar um diálogo “em igualdade de condições” com os EUA. “Esses grupelhos querem repetir aqui algum dia o que ocorreu na LÍBIA e o que pretendem fazer na SÍRIA”, disse. As declarações foram as primeiras desde a morte do dissidente OSWALDO PAYÁ, em uma colisão de trânsito no domingo. O presidente não fez nenhuma menção ao episódio. Na única referência aos EUA no discurso de 55 minutos, RAÚL disse estar disposto a um diálogo com WASHINGTON sobre temas importantes para os dois países. Os EUA exigiram na quarta-feira uma investigação “transparente” da morte de PAYÁ. Ele e o dissidente HAROLD CEPERO morreram quando o carro em que viajavam chocou-se com uma árvore em BAYAMO. Um ativista sueco e um espanhol que viajavam com a dupla ficaram feridos. Os filhos de PAYÁ e representantes da comunidade cubana nos EUA questionaram a versão oficial para a morte do dissidente e insinuaram que o regime poderia estar por trás do acidente. Os estrangeiros envolvidos no acidente foram identificados como JENS ARON MODIG e ÁNGEL CARROMENO. O sueco sofreu ferimentos leves e está em um centro de imigrantes em HAVANA. O espanhol, membro do Partido Popular, de direita, foi preso e espera a decisão da Justiça cubana sobre uma possível abertura de processo criminal.     

2 013     :     - SEXTA-FEIRA
Quem Somos. Apresentação: A D+ TV surgiu em 2006 a partir da idéia do casal de advogados e jornalistas, Dr. Jeferson Camillo e sua esposa Drª. Veralúcia Vieira, em utilizar seus conhecimentos para gerar conteúdo e, assim, levar educação, cultura, informação, entretenimento e cidadania através do canal interativo digital de TV “via web” com grade de programação “ao vivo” e “on demand” e, ainda, utilizando de forma mesclada a linguagem de Rádio, TV e Internet, com informações para todas as classes sociais. O Projeto D+ TV é uma idealização do Sistema Brasileiro de Comunicação Social D+, entidade sem fins lucrativos, que atua visando contribuir para a implantação de um novo modelo de desenvolvimento. Missão: Criar, desenvolver e fomentar conteúdos de qualidade, com responsabilidade social e cultural ao tempo que oportunizamos a inclusão e a expansão  potencial humano. Temos como foco principal proporcionar experiências memoráveis e inesquecíveis, disseminando conhecimento, informação, entretenimento e cidadania para a sociedade. Objetivo:
Crescer, expandir de forma sólida, sem perder a qualidade, aprimorar mão de obra, produtos e serviços desenvolvidos e oferecidos pela D+ TV.  Expandir-se no mercado nacional e internacional de forma sustentável. Valores: Atuar com profissionalismo, clareza, honestidade, respeito, ética e responsabilidade social em relação aos colaboradores, comunidade, clientes, parceiros e fornecedores.
O CORONEL PM RICARDO JACOB tem um programa todas às sextas-feiras nesse programa e me convidou para falar sobre a Revolução Constitucionalista de 32 hoje. Assim é que vou para a cidade de São Paulo nesta manhã, encontrando o CORONEL PM RICARDO na porta da Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo. –
O programa DEMAIS apresenta o quadro dele das 9 às 10 horas. Vamos conversar animadamente sobre os motivos que levaram o povo paulista e entrar em armas para combater o governo provisório de GETÚLIO VARGAS, e o que fazemos hoje, 81 anos passados. O tempo de uma hora é muito pouco para relatar o que foi a Epopéia de 32.
Uma garoa enjoada e um frio com temperatura de 12 graus prejudica bastante o deslocamento das pessoas. Por volta das 11 horas estou chegando à Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Na tarde, procuro entrar em contato com o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde a doutora NELLY pretende trazer o Presidente do STF, desembargador JOAQUIM BARBOSA, para receber o Colar do Centenário. Isso ainda não está confirmado. WILLIAM MASCARENHAS, nosso Comandante do Exército Constitucionalista, ajuda a MARINEI junto ao Conselho de Honrarias e Mérito, mas novamente a pessoa que trabalha naquele local não providenciou quanto a alguns diplomas enviados. O pior é que nem sabe onde estão os mesmos. Puro desleixo.
PEDRO PAULO PENNA TRINDADE comparece ao MMDC justamente para buscar o diploma daquela senhora que recebeu a Medalha Constitucionalista em 9 de Julho, na Assembléia Legislativa. Esse diploma está no Conselho de Honrarias e Mérito e não foi localizado hoje. Também atendo nesta tarde a arquiteta FABÍOLA EMENDÁBILI. Ela tem um projeto ambicioso no sentido de imortalizar o Monumento Mausoléu do Ibirapuera, através da arte. Faz uma parceria com a Sociedade.
A tarde não é nada boa com relação à baixa temperatura.

 O PAPA FRANCISCO emocionou os fiéis de COPACABANA em seu quinto dia no BRASIL benzendo a estátua de SÃO FRANCISCO DE ASSIS durante sua passagem pela orla, cumprimentando os peregrinos rumo à encenação da VIA-SACRA e pedindo uma oração em homenagem às vítimas do incêndio da boate KISS, em SANTA MARIA (RS).
O papa chegou a COPACABANA por volta das 17 horas. Ele percorreu de papamóvel o trajeto do Posto 6 até o LEME, onde ocorreria o terceiro ato central da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: a encenação da VIA-SACRA. No caminho, parou, desceu e benzeu a imagem de SÃO FRANCISCO, uma estátua na orla. Segundo a organização do evento, o papa foi recebido por 1,5 milhão de pessoas. FRANCISCO pediu que os presentes rezassem em homenagem aos mais de 200 mortos no incêndio da boate KISS, em SANTA MARIA (RS), ocorrido em janeiro. Ele também atacou a intolerância religiosa e falta de fé na política.
“Com a cruz, JESUS se une ao silêncio das vítimas da violência, que já não podem clamar, sobretudo os inocentes e indefesos; nela JEUS se une às famílias que passam por dificuldades, que choram a perda de seus filhos ou que sofrem vendo-os presas de paraísos artificiais como a droga; nela JESUS se une a todas as pessoas que passam fome, num mundo que todos os dias joga fora toneladas de comida”, discursou o papa.
Um princípio de confusão ocorreu durante protesto realizado na Avenida ATLÂNTICA, após o término da encenação da VIA-SACRA. Os manifestantes chegaram à areia e ficaram perto do palco. Os shows da JMJ que ocorriam no local terminaram por volta das 21 horas, antes do previsto. Policiais Militares usaram armas de choque contra manifestantes. O protesto começou por volta das 17 horas, quando um grupo se reuniu na PRAÇA CARDEAL ARCOVERDE com faixas e cartazes contra o governador do RIO, SÉRGIO CABRAL.
À noite, quando o número de manifestantes já tinha cerca de 300 pessoas, o grupo seguiu em direção à COPACABANA. Homens da FORÇA NACIONAL formaram um cordão para tentar impedir a passagem deles na orla. Duas pessoas foram presas. 

Quatro moradores de rua morreram entre quarta e quinta-feira. A polícia suspeita de que as mortes sejam relacionadas ao frio rigoroso que atingiu a capital nesta semana. Na quarta, por exemplo, SÃO PAULO registrou a menor temperatura em 52 anos. As quatro pessoas que morreram foram encontradas sem marcas de violência, o que aumenta ainda mais a suspeita sobre a ação do frio.

A capital atingiu hoje o maior congestionamento de sua história, com 300 quilômetros. Essa lentidão foi reflexo de um acidente no viaduto ALBERTO BADRA, na zona leste, que interditou a faixa da direita, sentido ITAQUERA. Foi o maior congestionamento da história desde 1980, quando a CET passou a monitorar as ruas da cidade. O fim das férias escolares e a garoa fina contribuíram para a lentidão.

Uma manifestação na Avenida PAULISTA, nesta noite, terminou em vandalismo e com dez agências bancárias quebradas e pichadas pelos participantes. Uma concessionária de automóveis, bases da Polícia Militar, duas estações de Metrô e um carro da Rede Record também sofreram danos. O grupo se dizia a favor das manifestações no RIO DE JANEIRO contra o governador SÉRGIO CABRAL. O governador paulista GERALDO ALCKMIN também foi alvo do protesto. No início do movimento, o grupo fechou uma das vias da PAULISTA. Em pouco tempo, gritos de guerra que incitavam a violência começaram a ser ouvidos na região. Alguns envolvidos tentavam falar que a manifestação era pacífica, mas boa parte respondia: “Sem pacifismo”. Cerca de 300 pessoas participaram do ato, segundo a Polícia Militar. Punks e integrantes do BRACK BLOC estavam na PAULISTA. Algumas lixeiras também foram alvos dos manifestantes, muitos deles mascarados. Até os móveis de uma das agências foram jogados no meio da rua. Os manifestantes também depredaram um semáforo, relógios e canteiros centrais. Quando a polícia chegou à Avenida PAULISTA, a maioria dos manifestantes já estava na 23 de Maio. Lá, vândalos mascarados colocaram fogo em um carro da TV RECORD. Um ônibus foi obrigado a ficar atravessado no local, no sentido aeroporto, causando caos. 

Internados no Hospital SÍRIO-LIBANÊS, o deputado JOSÉ GENÚINO deverá deixar a UTI amanhã, mesmo dia em que JOSÉ SERRA receberá alta. GENOÍNO foi submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência na madrugada de quinta-feira. O ex-governador passou por um cateterismo na quarta e foi submetido à colocação de um stent.

Uma dentista e uma recepcionista afirmaram que foram vítimas de estupro durante um assalto a um consultório, ontem, no TATUAPÉ, zona leste da capital. O criminoso havia marcado consulta para às 15 horas e rendeu as vítimas ao chegar. O bandido pode ser o mesmo que assaltou outras duas clínicas na região. “As vítimas reconheceram o assaltante que aparece em um vídeo de câmera de segurança de outro consultório”, afirma o delegado JOÃO GILBERTO PACÍFICO, titular do 30º DP. O crime anterior – em que não houve abuso sexual – ocorreu no dia 6 de julho, também no TATUAPÉ.

O empresário NILDO SOUZA FREITAS, de 33 anos, foi assassinado ontem à noite, na região da BRASILÂNDIA, zona norte. De acordo com a polícia, os criminosos atiraram 11 vezes, atingindo peito, mão e perna da vítima. Testemunhas afirmaram que os assassinos eram dois – e chegaram em uma moto. FREITAS estava a pé, voltando de uma padaria para a sua tapeçaria, a TRÊS CORAÇÕES.

A Polícia Militar matou, ontem à noite, PAULO ANDRÉ OLIVEIRA. Ele é suspeito de assaltar uma boate e um posto de gasolina em OSASCO. De acordo com os policiais, OLIVEIRA trocou tiros após sofrer um acidente de carro na Rua ANTÔNIO SILVA DIAS, já na capital, quando tentava fugir das viaturas. Um segundo suspeito conseguiu escapar. Duas armas foram apreendidas.

Depois de 16 dias internado, o ex-pugilista ÉDER JOFRE recebeu autorização dos médicos para passar o fim de semana com a família, fora do hospital. Por orientação dos especialistas que acompanham o ex-atleta na SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, os filhos optaram por fazer uma viagem com ele. “Os médicos recomendaram que ele passasse estes dias com tranquilidade e achamos bom viajar”, disse MARCEL, um dos filhos dele. O GALO DE OURO voltará ao hospital na segunda-feira, dia 29, para uma nova avaliação e deverá receber alta no dia seguinte.
Confiante, MARCEL afirma que o pai apresentou uma boa reação ao tratamento durante o período em que ficou internado. “Ele está bem lúcido e hiperconsciente das coisas. A conversa com ele é bem normal”, garantiu.
Aos 77 anos, ÉDER JOFRE foi internado no último dia 11, depois de apresentar mudanças comportamentais. A crise aconteceu cerca de dois meses após a morte da mulher dele, MARIA APARECIDA, com quem foi casado durante 53 anos.

Os pilotos SEBASTIAN VETTEL e MARK WEBBER dominaram os dois treinos livres, hoje, para o GP DA HUNGRIA de F-1, que vai ser disputado no domingo, às 9 horas. O tricampeão foi o mais rápido, seguido pelo companheiro WEBBER. Na segunda sessão, FELIPE MASSA, da FERRARI, ficou com o quinto melhor tempo, logo atrás do companheiro, o espanhol FERNANDO ALONSO. O treino classificatório será amanhã. A corrida na HUNGIA vai marcar a estréia dos novos pneus da PIRELLI, feitos para evitar o excesso de compostos furados no GP DA INGLATERRA, em junho.

De acordo com o jornal “VOZ DA GALÍCIA”, um brasileiro está entre os mortos do acidente de trem ocorrido em SANTIAGO DE COMPOSTELA, norte da ESPANHA. O jornal, que afirmou ter tido acesso à lista de vítimas, identificou o brasileiro como FÁBIO CUNDINES ANTELO, nascido em 30 de setembro de 1987. FÁBIO era fotógrafo e editor gráfico na revista “LÍBERO”,que trata de assuntos esportivos. O acidente ocorreu na quarta-feira, quando um trem entrou em alta velocidade em uma curva e descarrilou. O número de pessoas que morreram na tragédia foi corrigido para 78. Outras 83 pessoas feridas ainda estão internadas. O caso comoveu a ESPANHA, que decretou três dias de luto em todo o país. Além dos espanhóis mortos na tragédia, 11 estrangeiros de nacionalidades da COLÔMBIA, ARGÉLIA, EUA, FRANÇA, ITÁLIA, MÉXICO, REPÚBLICA DOMINICANA e VENEZUELA foram vítimas do acidente. Autoridades afirmam que ainda falta identificar três mortos.

ARIEL CASTRO, acusado de seqüestrar e abusar sexualmente de três mulheres por cerca de uma década em CLEVELAND, nos EUA, concordou hoje em declarar-se culpado e aceitar uma pena de prisão perpétua sem direito a condicional. Em acordo anunciado no tribunal, promotores de OHIO concordaram que CASTRO não será elegível para a pena de morte. Ele foi indiciado por 977 acusações.

O procurador-geral norte-americano, ERIC HOLDER, garantiu à RÚSSIA que os ESTADOS UNIDOS não vão pedir a pena de morte para o ex-técnico da CIA, EDWARD SNOWDEN, caso ele retorne ao país. SNWODEN está em um aeroporto de MOSCOU. Em uma carta datada no dia 23, HOLDER promete também que o fugitivo não será torturado. A correspondência foi enviada ao ministro da Justiça da RÚSSIA.

2 014     :    -    SÁBADO
No aguardo do ANTONIO CARLOS ARISTIDES e WILLIAM MASCARENHAS, por volta das 4 horas, estou lendo o e-mail de LUCIANA VILELA:

PRA TODOS VOCÊ COM CARINHO

LUCIANA VILELA

ESTOU TÃO FELIZ EM PODER DAR ALEGRIA AOS AMIGOS, ASSIM, COMO OS SENHORES. 
ORGANIZEI TUDO EM 3 DIAS, O LOCAL ESTÁ LINDO, DIGNO DE UMA SOLENIDADE. A DIRETORA, CONTRATOU DO PRÓPRIO BOLSO UMA EMPRESA DE DECORAÇÃO, A PREFEITURA DISPONIBILIZOU UM CAFÉ, O GOVERNO DE MINAS, UMA SOLENIDADE DO OUTRO LADO DO TÚNEL. ACABEI DE RECEBER A CONFIRMAÇÃO DA FOLHA DE SÃO PAULO, COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, TV CIDADE DE TAUBATÉ, TV VALE DE GUARATINGUETÁ, TV APARECIDA, TV GLOBO,JORNAL REGIONAL, JORNAL DE MINAS, JORNAL O VALE, VEREADORES, DELEGADOS,PRESIDENTE PATRIMONIAL DO GOVERNO DE MINAS, PREFEITO DE PASSA QUATRO-MG, TEN. DO EXÉRCITO E OUTROS. 
E PRA ENCERRAR, UM CORAL DE CRIANÇAS. 
UM ABRAÇO,
LUCIANA VILELA
Ela também manda a minuta do roteiro da solenidade
1. Introdução
BOM DIA À TODOS PRESENTES, DAREMOS INÍCIO A SOLENIDADE DE CONDECORAÇÃO E HOMENAGENS AO SENHOR NELSON DE PAULA MENDES, EX COMBATENTE DA REVOLUÇÃO DE 1932. SENDO OUTORGADA A MEDALHA DE MÉRITO POR SUA VIDA E LUTA NA HISTÓRIA DO BRASIL. AGRADECEMOS A PRESENÇA E IDEALIZAÇÃO DOS MEMBROS DA SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 32, CORONEL MÁRIO VENTURA, SENHOR WILLIAM WORTH MASCARENHAS E ANTONIO CARLOS ARISTIDES, AO APOIO RECEBIDO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO E DIREÇÃO DO COLÉGIO ARNOLFO AZEVEDO.
2- PARA COMPOR A MESA DESSA SOLENIDADE  ,
- O EXECELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO RAFIC ZAKE SIMÃO
-EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO DA CIDADE DE PASSA QUATRO SENHOR PAULO BRITO
 -ILUSTRÍSSIMO SENHOR CORONEL PM MÁRIO VENTURA
- Cmt do 23º bpmi  ILUSTRÍSSIMO  SENHOR MAJOR PM HELCIO VIEIRA
- Cmt da 4ª cia DA CIDADE DE CRUZEIRO ILUSTRÍSSIMO SENHOR CAPITÃO PM CLAUDIO YURI CHAVES DA SILVA
-ILUSTRÍSSIMO SENHOR TENENTE RODRIGUES, REPRESENTANDO A POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.
-ILMO.SR. SUBTENENTE MADEIRA - EXÉRCITO BRASILEIRO - TIRO DE GUERRA
-SENHOR MÁRCIO MONTEIRO - PRESIDENTE DO CONSELHO PATRIMONIAL DE CULTURA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
 -SENHOR WILLIAM MASCARENHAS - chefe do estado maior e coordenador da COFAM (COMISSÃO DOS FAMILIARES DOS VETERANOS DE 32
- HOMENAGEADO ILUSTRÍSSIMO 2TEN PM NELSON DE PAULA MENDES - VETERANO DA REVOLUÇÃO DE 1932
3-. VAMOS AGORA, ENTOAR  O Hino Nacional, O HINO DE CRUZEIRO E O HINO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.

4-. APÓS O HINO LER ESSE TEXTO AQUI:
A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista,que também ocorreu com os Estados de Minas e Mato Grosso do Sul,Rio Grande do Sul,  foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil .
Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia de que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A Revolução de 1930 impediu a posse do ex-presidente (atualmente denomina-se governador) do estado de São Paulo, Júlio Prestes, na presidência da República e derrubou do poder o presidente da república Washington Luís colocando fim à República Velha , invalidando a Constituição de 1891 e instaurando o Governo Provisório, chefiado pelo candidato derrotado das eleições de 1930, Getúlio Vargas.
Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.
A lei 12.430, de 20 de junho de 2011, inscreveu os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, o MMDC, heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932, no Livro dos Heróis da Pátria.
Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.
No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo os últimos dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates .
São Paulo, depois da revolução de 32, voltou a ser governado por paulistas, e, dois anos depois, uma nova constituição foi promulgada, a Constituição de 1934.
5-PARA DAR INÍCIO A CONDECORAÇÃO
PEÇO A PALAVRA DO REPRESENTANTE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO COMANDANDO DO VIGÉSIMO TERCEIRO BATALHAO DE LORENA REPRESENTANDO O TENENTE CORONEL MARCOS RENATO VIEIRA,  NA PRESENÇA DO ATUAL COMANDANTE ILUSTRÍSSIMO SENHOR MAJOR PM HELCIO VIEIRA .
BIOGRAFIA DE NELSON DE PAULA MENDES
NELSON DE PAULA MENDES, BRASILEIRO, NASCIDO A 24 DE AGOSTO DE 1912, FILHO DE IGNÁCIO MENDES DE FREITAS E SENHORA ANNA DE PAULA SENNE. NATURAL Da CIDADE DE CACHOEIRA PAULISTA-SP, INGRESSOU NA CARREIRA MILITAR EM 20 DE ABRIL DE 1932 COMO SOLDADO VOLUNTÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA PARTICIPAR DA REVOLUÇÃO DE 1932, COM APENAS 20 ANOS DE IDADE.
 LUTOU BRAVAMENTE POR SEU ESTADO, NAS CIDADES DE QUELUZ, PIQUETE E CRUZEIRO, NA DIVISA DE SÃO PAULO E MINAS GERAIS NO TÚNEL , MARCO DA REVOLUÇÃO.
 CASOU-SE E TEVE 4 FILHOS, HOJE, VIÚVO E AVÔ DE 6 NETOS.
 EM 04 DE FEVEREIRO DE 1937, FOI A 1º CABO, LOGO EM SEGUIDA, EM MARÇO, A 2º CABO, PASSANDO EM 1939 A 3º SARGENTO , EM 1959 A SUB - TENENTE E FINALMENTE, REFORMOU-SE DO SERVIÇO PÚBLICO DA POLÍCIA MILITAR COMO 2º TENENTE EM 01 DE DEZEMBRO DE 1943.
EM 1989, FOI CONDECORADO PELO GOVERNADOR SR. ORESTES QUÉRCIA, COM A MEDALHA VALOR MILITAR, EM PRATA COMO RECONHECIMENTO AOS BONS , LEAIS E CONSTANTES SERVIÇOS PRESTADOS.
ELOGIADO POR MUITOS E QUERIDO POR TODOS, SR NELSON DE PAULA MENDES, COMPLETARÁ NO ANO DE 2014, 102 ANOS DE VIDA. HOJE, SENDO O HOMENAGEADO DESSA SOLENIDADE PREPARADA PELA SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 1932.
6- PARA CONDECORAR SENHOR NELSON DE PAULA MENDES E REPRESENTANDO  A SOCIEDADE DOS VETERANOS DE 1932- CONVIDO O ILUSTRÍSSIMO SENHOR Presidente DA SOCIEDADE: Cel PM Mario Fonseca Ventura.
NO ENSEJO DA SOLENIDADE, PASSO A PALAVRA AO  SENHOR Willian Worth Neto do MARECHAL JOÃO BATISTA MASCARENHAS DE MORAES - COMANDANTE DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA PARA ABRILHANTAR COM SUAS PALAVRAS.
Se tiver alguém da família que queira agradecer ou o próprio sr nelson verificar na hora com valéria). Faz uso da palavra uma neta do TENENTE PM NELSON.
O coral da escola participa do evento.
O Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC anuncia a criação do NÚCLEO DE CRUZEIRO e nomeia para ser presidente o Senhor MÁRIO JEFFERSON, que em seguida faz uso da palavra e já nomeia sua vice-presidente, LUCIANA VILELA.
CLÁUDIA VALÉRIA DE CASTRO PERRONI LEITE MELO, escolhida para secretariar a reunião de posse, lê a ATA DE POSSE DO PRESIDENTE DO NÚCLEO  de CRUZEIRO.  
7-PARA ENCERRARMOS NOSSA SOLENIDADE DE CONDECORAÇÃO AO SR NELSON, PASSO A PALAVRA AO SENHOR PREFEITO
 ILUSTRÍSSIMO SENHOR RAFIC  ZAKE  SIMÃO.
8- AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS E PEÇO AOS SENHORES E SENHORAS PRESENTES PARA SEGUIRMOS À SALA AO LADO, ONDE SERVIREMOS UM SABOROSO CAFÉ. EM SEGUIDA, PARTIREMOS AO TÚNEL DA SERRA DA MANTIQUEIRA.  TENHAM TODOS UM BOM DIA.

Por volta de 5 horas, chegam ARISTIDES, Professor AGUIAR e WILLIAM MASCARENHAS. Vamos iniciar a viagem para CRUZEIRO, onde estão nos esperando no GRUPO ESCOLAR ARNOLFO AZEVEDO, local onde foi assinada a CESSAÇÃO DAS HOSTILIDADES do Movimento Constitucionalista em 2 de outubro.
Embora a temperatura seja baixa, a viagem é realizada de uma maneira muito agradável. Vamos conversando muitos assuntos relacionados com nossos trabalhos na Sociedade Veteranos de 32-MMDC.
Já em CRUZEIRO, passamos a conhecer as pessoas envolvidas com o evento da condecoração ao TENENTE PM NELSON DE PAULA MENDES: os prefeitos de CRUZEIRO, RAFIC ZAKE SIMÃO e de PASSA QUATRO, PAULO BRITO; LUCIANA VILELA, que desenvolveu brilhantes trabalho junto à mídia; MAJOR PM FELIPE NERI VARI, que auxiliou LUCIANA VILELA no texto sobre o Movimento Constitucionalista. Ele pertence ao 5º BPMI; MAJOR PM HÉLCIO VIEIRA; CAPITÃO PM CLÁUDIO YURI CHAVES DA SILVA; TENENTE RODRIGUES, da Polícia Militar de MINAS GERAIS; MÁRCIO MONTEIRO, presidente do Conselho Patrimonial de Cultura do Estado de MINAS GERAIS; o veteraníssimo TENENTE PM NELSON DE PAULA MENDES e seus familiares e muitas outras autoridades.  

Vamos para a Sala de Reuniões do GP ARNOLFO AZEVEDO e se dá inicio à solenidade, com a constituição da Mesa de Trabalhos.
O Mestre de Cerimônias segue o roteiro pré estabelecido, após o canto do HINO NACIONAL.

Após a solenidade de entrega da Medalha “CONSTITUCIONALISTA” ao veteraníssimo TENENTE PM NELSON DE PAULA MENDES, rodeado de parentes e amigos, bem como da criação do NÚCLEO DE CRUZEIRO, empossando MARIO FEFFERSON LEITE MELLO como Presidente desse núcleo e já escolhendo LUCIANA VILELA para sua vice-presidente, vamos agora participar da aventura do TÚNEL DA MANTIQUEIRA, atravessando-o em companhia de mais onze pessoas. CARLOS FELIPE DO NASCIMENTO é o nosso cicerone. Professor de História, dedica-se intensamente ao episódio do Movimento Constitucionalista, principalmente nesta região. Estão conosco ANTONIO CARLOS ARISTIDES, Professor AGUIAR, WILLIAM MASCARENHAS, nosso agora presidente do Núcleo de CRUZEIRO, MÁRIO JEFFERSON LEITE MELLO, bem como cinegrafistas e repórteres da TV CIDADE. Nossa primeira parada é no BELVEDERE À SANTA, na divisa de CRUZEIRO e PASSA QUATRO. Nesse lugar, em 1º de novembro de 1996, há quase dezoito anos, rezamos uma comovente missa pelos combatentes de 1932, tanto do lado paulista, como do lado mineiro. Agora, vamos descer uma estrada enlameada para atingir a boca do túnel. Depois, atravessamos esse túnel, completamente às escuras, com parca iluminação de alguns faroletes, sob as explicações detalhadas do CARLOS FELIPE. É uma verdadeira aula de história, com fatos que nunca lemos em livro algum. Chega a ser até uma aventura essa nossa cruzada. Antes de entrar no túnel encontramos cavaleiros que tinham feito essa proeza, montados. Tiramos dezenas de fotos, principalmente pelo carinho do ARISTIDES em documentar nossa façanha.
Concluída a caminhada, saímos enlameados do outro lado, em MINAS. Agora, subimos uma ladeira também em péssimas condições de uso, para atingir o local onde foram deixados os carros. Tanto na descida para o túnel, como nesta subida, pegamos um chuvisqueiro que não é nada agradável. Minha sorte é que o ARISTIDES me forneceu um agasalho que troquei pelo paletó. Há uma confraternização dos “heróis do túnel”, lembrando o que se passou com os combatentes de 1932.   
Almoçamos num restaurante de CRUZEIRO, com ANTONIO CARLOS ARISTIDES, CARLOS FELIPE NASCIMENTO, LUCIANA VILELA e sua filha BRUNA e Professor AGUIAR. O RESTAURANTE, CHURRASCARIA E PIZZARIA TULIPA é conceituadíssimo na cidade e proporcional um almoço maravilhoso. Situa-se na Avenida NESRALLA RUBEZ, nº 751, no Centro de CRUZEIRO. Meus elogios ao atendimento correto dos funcionários. WILLIAM MASCARENHAS tinha se desgarrado da equipe, fazendo companhia ao MÁRIO JEFFERSON, até sua casa. Eles vão nos encontrar numa outra parte da expedição aos locais dos destroços dos ataques aéreos da ditadura, na cidade de LAVRINHAS.  
Nosso cicerone, o CARLOS FELIPE, conduz-nos até a cidade de LAVRINHAS. Vai mostrar locais que foram bombardeados, deixando marcas impressionantes nas pedras do Rio que corta essa região um tanto quanto abandonada.
Vamos nos despedir da LUCIANA, sua filha BRUNA, do historiador CARLOS FELIPE e regressamos para SÃO PAULO, quando já passam das 18 horas.
No carro, ARISTIDES, AGUIAR E WILLIAM conversam sobre esse evento de hoje e o que poderemos fazer com relação ao futuro da Sociedade.
Ainda no carro do ARISTIDES, WILLIAM mostra uma mensagem da LUCIANA, postada no FACEBOOK.
AGRADECIMENTO de LUCIANA VILELA
Quero agradecer ao Presidente Mario Jefferson Leite Mello pelo carinho e confiança para/com minha pessoa. Obrigada Coronel Mario Ventura, William Worth e Antonio Carlos Aristides por terem me escolhido para ser a Vice Presidente do Núcleo M.M.D.C. Veteranos de 1932 da Cidade de Cruzeiro. Muitas vezes, eu brincava com Juliana Marcondes que éramos amigas desde a Revolução Constitucionalista de 1932, e hoje, não mais brincando, faço parte dessa história. Prometo levar a frente da minha futura empreitada. Vou recuperar-me da minha saúde, e abraçar o cargo que a mim foi dado e reconhecido não somente a minha cidade, mas todo o Estado de São Paulo. Agradeço a Presença e apoio recebido de pessoas maravilhosas como Prefeito Rafic Zake Simão, SV Sérgio Valério, Roberto Amaral, Cb PM Katia Amaral (4ª CIa de Cruzeiro) Diretora e demais Funcionários do Arnofl Azevedo, à Família do Sr. Nelson de Paula Mendes, Fabiana Rufino, Nicolas Branco Vieira, Felipe Neri Vani, Cb PM Nelson,(4ª Cia)Major Vieira,Vigésimo Terceiro Bpmi Pmesp) , Capitão Claudio Yuri, (Vigésimo Terceiro Bpmi Cruzeiro), à Srª Márcia( Prefeitura de Cruzeiro), Viviany Braga Vicente Vale, Prefeito Paulo Brito (Passa Quatro), Sub- Tenente Madeira, Corpo de Bombeiro de Cruzeiro, Valéria (Prefeitura de Cruzeiro) ,Secretaria de Turismo de Passa Quatro Senhor Joselito (Prefeitura de Cruzeiro)Flavio Bareta Dias Tenente Rodrigues (Passa Quatro) e toda a imprensa local e regional que estiveram presentes na Solenidade e me ajudaram. Obrigada Bruna Vilela você é o maior motivo da minha alegria na vida.
Fizemos uma parada a um restaurante, já na VIA DUTRA, e vamos chegar em GUARULHOS depois das 21 horas. Ainda conversamos com ARISTIDES, AGUIAR e WILLIAM sobre os próximos passos com relação à região dos conflitos de 32. No dia 30 de agosto iremos até TREMEMBÉ. Condecoraremos um veterano que estará completando CEM ANOS nessa data. A CORONEL PM ELIANE NIKOLUK SCACHETTI, Comandante do CPI/1 – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – já entrou em contato conosco e está articulando a entrega da Medalha “CONSTITUCIONALISTA” ao CAPITÃO PM BENEDITO MONTEIRO, que lutou em 1932. O TENENTE PM GILBERTO, coordenador Tecnico do Memorial Histórico do 5º BPMI, TAUBATÉ, cuida dos detalhes dos 100 anos do CAPITÃO PM BENEDITO MONTEIRO.

O torcedor santista estava com saudade. O DNA ofensivo já vinha sendo ofuscado pelo bom desempenho da defesa, a segunda melhor do BRASILEIRO. Hoje, porém, contra a CHAPECOENSE, na VILA BELMIRO, as coisas voltaram ao normal. Com três gols dos atacantes RILDO, GABRIEL e DIEGO CARDOSO, o PEIXE espantou a zebra, venceu a partida por 3 a 0 e entrou de novo no G4 (20 pontos).

Em 2014, falar de FÓRMULA 1 sem citar a MERCEDES, é impossível. Em mais um fim de semana de domínio da equipe, o alemão NICO ROSBERG foi novamente o mais rápido no treino livre e largará na ponta no GP DA HUNGRIA, às 9 horas do domingo. Já o brasileiro FELIPE MASSA começa a corrida em sexto lugar.
Logo no início do treino livre, o inglês LEWIS HAMILTON viu seu carro pegar fogo e abandonou as pistas. Sem o único piloto a competir de igual para igual com ROSBERG em toda a temporada, ficou fácil para o alemão dominar. A chuva que caia no tradicional circuito de HUNGARORING, que deste 1986 está na categoria, até tentou dificultar a sua tarefa, o que não aconteceu.
Pela segunda corrida seguida, HAMILTON terá de fazer uma prova de recuperação. Largará em 20º, à frente do venezuelano PASTOR MALDONADO e de KEVIN MAGNUSSEN, que larga nos boxes.

Um soldado da Polícia Militar é suspeito de ter participado da chacina que matou oito pessoas e feriu outras três nesta madrugada em CARAPICUÍBA. Os ataques ocorreram em quatro endereços próximos, entre  3:24 e 5:45 horas. Esta foi a segunda chacina em menos de 15 dias na região.
As investigações chegaram até o policial após ele ser baleado na perna em horário próximo ao dos crimes. De acordo com o delegado do setor de homicídios do 1º DP de CARAPICUÍBA, ANDREAS SCHEFFANN, o soldado disse em depoimento que ele e a amante sofreram uma tentativa de assalto de motocicleta na qual estavam. No depoimento, a mulher caiu em contradição e confessou a mentira. “A moça não estava com ele. A tentativa de roubo não aconteceu e ela acabou confessando. Segundo a moça, ele disse para ela que precisava justificar algo de muito ruim que ele fez naquele horário”, disse o delegado que apresentou outras duas provas. “Ele está com um ferimento de arma de fogo na perna. Pode ter sido durante o tiroteio, na hora de guardar a arma. É compatível com um tiro feito contra a própria perna. Com ele aprendemos também uma pistola 380 de calibre semelhante às utilizadas nas práticas dos crimes”, afirmou o delegado titular de CARAPICUÍBA, MARCELO JOSÉ DO PRADO, que disse ter pedido a prisão preventiva do soldado, que atua no 33º Batalhão de Polícia Militar há cinco anos. A CORREGEDORIA também está investigando o envolvimento de outros policiais militares.
“Ele agiu com outras pessoas. As investigações mostram que tem pelo menos uma moto e dois veículos envolvidos e vários coautores que agiram encapuzados”,afirmou o delegado. A CORREGEDORIA trabalha com a hipótese de que o assassinato do PM ADAILTON DA SILVA SOUZA, no dia 19, na favela do CSU, em CARAPICUÍBA, possa ser a motivação da chacina.

O ex-Policial Militar CLÁUDIO JOSÉ DA FONSECA foi condenado a 16 anos e quatro meses de prisão em regime fechado pelo assassinato do perueiro SIDNEY DE LIMA ADVENTO, ocorrido em setembro de 2001. CLÁUDIO respondia ao processo em liberdade. A defesa disse que vai recorrer da decisão dos júri popular e da sentença do juiz ROBERTO ZANICHELLI CINTRA, que estipulou a pena e a prisão imediata do ex-policial, que foi levado ao presídio militar ROMÃO GOMES.

Um policial militar de 46 anos e sua mulher, advogada de 35, foram rendidos por quatro suspeitos por volta de 1 hora da madrugada em uma casa na Avenida JACEGUAVA, zona sul. Eles foram levados para um quarto, amarrados e amordaçados. O PM foi agredido e a ação durou cerca de 50 minutos. A quadrilha levou objetos eletrodomésticos, além de joias, 3 celulares, 1500 reais em dinheiro e duas pistolas.

Após sofrer um infarto, o doleiro ALBERTO YOUSSEF recebeu alta do hospital por volta das 13 horas e voltou à carceragem da Polícia Federal em CURITIBA. Ele foi levado ao hospital após se sentir mal na manhã de ontem e passou por um cateterismo. YOUSSEF é apontado como mentor de um esquema bilionário de lavagem de dinheiro, segundo as investigações da OPERAÇÃO LAVA JATO, deflagrada em março pela Polícia Federal.

A GRÃ BRETANHA acusou a RÚSSIA de ter mentido sobre o avião malaio que foi derrubado no leste da UCRÂNIA, e disse que é “muito provável” que a aeronave tenha sido derrubada por um míssil fornecido pelos russos disparado por rebeldes da área separatista apoiados pela RÚSSIA, segundo informações da agência REUTERS. Em comunicado, o Departamento de Relações Exteriores disse que a RÚSSIA deu afirmações contraditórias sobre o acidente que matou todas as 298 pessoas a bordo do avião, incluindo 10 britânicos. Ainda segundo o comunicado, os britânicos têm informações que sugerem que os separatistas planejavam espalhar partes de outros aviões no local para confundir as investigações. Na quinta-feira, o embaixador russo na INGLATERRA, ALEXANDER YAKOVENKO disse que as alegações de que a RÚSSIA estaria envolvida no caso “não se sustentam”. O comunicado emitido pela diplomacia britânica com o título “mitos russos sobre o MH17” descredita as afirmações do KREMLIN, que diz apenas auxiliar os separatistas com assistência humanitária.

Mais de cem corpos foram retirados de escombros na FAIXA DE GAZA depois do cessar-fogo de 12 horas, acordado entre o HAMAS e ISRAEL, segundo a agência FRANCE PRESSE, que citou um balanço divulgado por socorristas palestinos. Logo após o prazo da trégua, o movimento islâmico HAMAS assumiu ter efetuado disparos de foguetes contra o lado israelense. Mas à noite, o governo de ISRAEL informou que concordou em prolongar por mais 24 horas, até a noite de amanhã, o cessar-fogo. O número de palestinos mortos desde o dia 8 de julho, quando começou a ofensiva, já passa de mil, entre eles 192 crianças.      

2 015     :     -      DOMINGO
Ontem, passei a mensagem para SEBASTIÃO BOGNAR nomeando-o presidente do Núcleo MMDC-OSASCO "POETA GUILHERME DE ALMEIDA", mas errei a conta do BOGNAR. O SUBTENENTE GEORGE TRAJANO mandou-me o email certo e novamente lhe passo a seguinte mensagem:

NOMEAÇÃO DO PRESIDENTE DO NÚCLEO MMDC-OSASCO "POETA GUILHERME DE ALMEIDA"

para bognarenancy
PREZADO AMIGO BOGNAR

Revitalizando o Núcleo MMDC-OSASCO "POETA GUILHERME DE ALMEIDA" nomeio SEBASTIÃO BOGNAR Presidente do referido núcleo de acordo com o que me compete os Estatutos da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

A presente nomeação é por tempo indeterminado e faculta ao presidente ora nomeado a escolha do Vice-presidente e seus diretores.

Todos devem ser filiados ao MMDC. Solicito marcar a data, hora e local para a posse formal de todos os componentes do Núcleo MMDC-OSASCO "POETA GUILHERME DE ALMEIDA".  

MARIANO TAGLIANETTI manda-me a seguinte mensagem:
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia !
Com a clareza que sempre foi tônica em minha modesta existência devo, por força  do exaustivo esforço dispendido para realização do efetivado ontem "NOVE DE JULHO PARANAENSE", dizer que foi  ofuscado pela  AUSÊNCIA  do  nobre  paladino. A  solenidade  foi  prestigiada  com  presenças  do comandante   da 5ª Região Militar, REGIÃO HERÓIS DA LAPA, Gen ANTONIO DUIZIT BRITO / Gen FLÁVIO MARCUS LANCIA BARBOSA comandante da Artilharia Divisionária Marechal Setembrino de Carvalho / Coronéis a exemplo do Cel. D'Avila comandante do 20º BIB e ainda de vários civis representativos da sociedade paranaense Des. RENATO LUIS PEDROSO   ex- presidente do   Tribunal de  Justiça  do  Estado do Paraná / vereador
PAULO SALAMUNI ex-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, ao todo perto de 120 pessoas compareceram entre ELAS os integrantes  da   Diretoria do  INSTITUTO  HISTÓRICO  E GEOGRÁFICO  que vieram prestigiar seu presidente o emérito Prof ERNANI COSTA STRAUBE. Após  entrada  solene do PAVILHÃO NACIONAL conduzido pelo EXÉRCITO, procedeu-se à fala explicativa do significado da efeméride NOVE DE JULHO. Encerrando  o  evento   li  fragmentos   de  SUA  conferência  " O   SENTIDO  NACIONAL  DO MOVIMENTO  CONSTITUCIONALISTA   DE  14  DE  JUNHO   DE  2011  NO  SALÂO  NOBRE   DA  OAB/SP, comentando-os, procurando suprir a lamentável e inesperada AUSÊNCIA  do  presidente da SOCIEDADE VETERANOS DE 32, que não confiou em nossa capacidade de assisti-lo em eventual problema de saúde.
 TAGLIANETTI.     

Carissimo MARIANO
É com alegria que leio sua mensagem dando ciência da realização da cerimônia alusiva ao 9 de Julho.
No dia 24 de julho, após testar meus problemas de saúde, compareci ao Aniversário do Comando Militar Sudeste, escorado pelos meu amigos. Não foi fácil cumprir essa missão, ainda com a idéia de ir para CUMBICA e tomar o avião que me levaria a CURITIBA.
Durante o transcorrer do dia, percebi que poderia cumprir essa missão, mas meus parentes e companheiros que estavam comigo aconselharam-me a não vacilar. Uma coisa era estar na companhia deles, escorando-me nos momentos necessários, outra seria viajar sozinho, sem ninguém ao lado para me socorrer numa emergência.
De 24 para 25 passei uma noite muito desagradável. Hoje também as coisas não estão como deveriam estar.
Levantei depois das 10 horas e tenho de pensar seriamente se irei continuar como Presidente da Sociedade. Por um lado sinto-me amparado pelos amigos, mas por outro lado o físico me atormenta.
Leve o meu abraço a todos que prestigiaram a solenidade. Tenho certeza que você me representou muito bem e esperemos que as forças divinas nos amparem na árdua missão.

O PM REGINALDO RIBEIRO ALVES, de 39 anos, morreu após ser baleado, por volta das 23:30 horas de sábado, no CAPÃO REDONDO, ZONA SUL DE SÃO PAULO. De acordo com a Polícia Civil, o PM, de folga e à paisana, estava de moto com sua mulher na garupa, na Rua UNIÃO DOS MOVIMENTOS, esperando para entrar na Rua LUÍS DE OLVEIRA, quando dois homens em um CORSA passaram e um deles atirou contra o peito do agente. Os suspeitos fugiram sem levar nada da vítima. O policial foi socorrido ao Hospital CAMPO LIMPO, mas morreu. A mulher não ficou ferida.
Um policial militar, amigo de REGINALDO disse à polícia que estava com ele em uma festa junina, quando um homem entrou no local e a vítima o expulsou. Cerca de 40 minutos depois, quando o casal ia para casa, próxima ao local, o homem voltou e atirou contra REGINALDO, segundo o amigo da vítima. O agente trabalhava no 37º BPMM, também no CAPÃO REDONDO.
Os investigadores requisitaram imagens de câmeras de segurança de um condomínio, que teria gravado a ação dos criminosos, mas nenhum suspeito foi preso. O caso será investigado no 47º DP (CAPÃO REDONDO).
Com o assassinato do soldado, já são 39 policiais militares mortos no Estado de São Paulo este ano, sendo que sete estavam à trabalho, 22 de folga e dez eram aposentados. (reportagem de AMANDA GOMES para o jornal DIÁRIO DE SÃO PAULO).

A Justiça determinou hoje a liberação do policial militar suspeito de atirar contra um passageiro e balear outro, ao achar que seriam os criminosos que haviam feito um arrastão dentro de um ônibus, na noite de sexta-feira, na zona leste. O homem ferido está internado no Hospital CIDADE TIRADENTES.

Dois caixas eletrônicos foram explodidos por criminosos armados dentro de uma agência bancária, nesta madrugada, em ITU. De acordo com a PM, os suspeitos chegaram em dois carros, mas conseguiram arrombar apenas o cofre de um dos caixas atacados. O valor levado não foi divulgado.    

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, condenou o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró a cinco anos de prisão.
A condenação, por lavagem de dinheiro, é referente a compra de um apartamento de luxo em Ipanema, no Rio de Janeiro, avaliado em R$ 7,5 milhões, com dinheiro que teria recebido como propina na Petrobras. O valor foi enviado ao exterior por meio de empresas offshores localizadas no Uruguai e na Suíça, que estariam no nome do condenado.
Esta é a primeira condenação de Cerveró, que também é réu em mais uma ação penal por participação no Petrolão.
Na decisão, Moro diz que, “após a alienação, o produto da venda será revertido à vítima dos crimes antecedentes, a Petrobras”.

Em boa fase no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras soube se aproveitar da irregularidade do Vasco na temporada para sair de São Januário com uma goleada. Com um primeiro tempo perfeito, o Verdão não se intimidou por atuar fora de casa e conseguiu vencer por 4 a 1, resultado que faz a equipe paulista subir na tabela de classificação. Leandro Pereira (2), Dudu e Victor Ramos marcaram para o time alviverde; Riascos descontou para a equipe carioca.
O confronto era entre São Paulo e Cruzeiro. Mas poderia ter sido entre Pato e Fábio, já que a partida, em si, deixou a desejar no Morumbi. O atacante do Tricolor acabou levando a melhor e furou a muralha celeste, dando a vitória aos donos da casa e afundando a Raposa, que não consegue ficar longe da zona de rebaixamento. Com o triunfo, o São Paulo chegou aos 27 pontos e chegou perto do G-4, na quinta posição. Já o Cruzeiro permanece com 17 pontos e cai para a 13ª colocação.
A situação do Coritiba no Campeonato Brasileiro ainda é complicada, mas ao menos o time demonstrou reação neste domingo, diante do Corinthians, no Couto Pereira, pela 15ª rodada. A equipe paulista vencia o jogo até os 46 minutos do segundo tempo, gol de Felipe, marcado na etapa inicial. Mas Evandro empatou a partida, após pressão intensa da equipe paranaense.
Quatro vitórias nos últimos quatro jogos fora de casa. O Flamengo se transformou num visitante indigesto. Após superar Joinville e Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, e Náutico, pela Copa do Brasil, a vítima da vez foi o Goiás, na tarde deste domingo, num Serra Dourada rubro-negro na arquibancada. O placar de 1 a 0 foi construído por Marcelo Cirino, que substituiu o suspenso Emerson Sheik e desencantou na competição, fazendo as pazes com as redes depois de três meses. Guerrero pela primeira vez passou em branco desde que chegou ao Fla, mas foi fundamental ao ser o garçom do jogo. O Esmeraldino, que parou em César e na trave, acumulou sua terceira derrota em três jogos sob comando do técnico Julinho Camargo e entrou na zona de rebaixamento.
Não faltaram alternativas e chances de balançar as redes. As eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores, respectivamente, parecem ter acordado Ponte Preta e Inter, na tarde deste domingo, em duelo pela 15ª rodada do Brasileirão. O problema é que os goleiros estavam ainda mais ligados e, com grandes defesas, evitaram gols após mais de 30 finalizações no total. Se o 0 a 0 no Moises Lucarelli consagrou Marcelo Lomba e Alisson, pouco ajudou nas pesadas ressacas das equipes
Em um jogo marcado por uma arbitragem confusa de Raphael Claus, com um gol anulado e um pênalti marcado nos minutos finais, a Chapecoense mostrou, mais uma vez, a sua força na Arena Condá. Neste domingo, o time conseguiu uma vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, mesmo sendo dominado na maior parte do segundo tempo, com dois gols do atacante Bruno Rangel. Edson fez para o clube carioca.

O alemão SEBASTIAN VETTEL surpreendeu ao vencer o GP DA HUNGRIA, quebrando um domínio de oito vitórias da rival MERCEDES. Foi apenas o segundo triunfo dele pela FERRARI, mas o suficiente para igualar AYRTON SENNA na história da Fórmula 1.
Agora, o tetracampeão VETTEL soma 41 vitórias, o terceiro piloto mais vitorioso na categoria, junto do brasileiro. Ele está atrás somente do francês ALAIN PROST (51) e do heptacampeão MICHAEL SHUMACHER (com incríveis 91 triunfos).
Ao comemorar o feito, VETTEL homenageou o francês JULES BIANCHI, que morreu no início desta semana e fora homenageado antes do GP - ele passou nove meses internado após sofrer acidente no JAPÃO, em 2014, quando seu carro saiu da pista e colidiu contra um guindaste.
LEWIS HAMILTON teve problemas logo na largada, quando caiu do primeiro para o quarto lugar. Ficou pior ao sair da pista na tentativa de ultrapassar NICO ROSBERG. Em 14º, o inglês via o alemão em segundo, igualando sua pontuação na liderança do campeonato. Mas outro incidente, desta vez, o favoreceu. DANIEL RICCIARDO abusou da agressividade e acabou furando o pneu de ROSBERG, que foi para os boxes. No fim, HAMILTON terminou em sexto e aumentou a vantagem como líder: soma 202 pontos, contra 181 de ROSBERG e 160 de VETTEL. Já os brasileiros não pontuaram. FELIPE NASR foi 11º e FELIPE MASSA, o 12º. Quem chegou em segundo lugar foi o russo DANILL KYYAT, com DANIEL RICCIARDO em terceiro. MAX VERSTAPPEN foi o quarto, com FERNANDO ALONSO em quinto.   

Pelo menos 80 ciclistas se reuniram na Praça do Ciclista, Avenida Paulista, neste domingo (26) para protestar contra a falta de segurança para quem utiliza a bicicleta em São Paulo, segundo informações da Polícia Militar (PM).
Alguns ativistas usavam camiseta cuja estampa era a foto de Consuelita de Freitas, de 43 anos, morta por três criminosos no acostamento da Rodovia Fernão Dias em Guarulhos. O marido, Leonardo Ferreira de Freitas, 46 anos, tentou socorrer a mulher, mas foi ferido no braço.

Cinco pessoas morreram na tarde deste domingo (26) em um acidente envolvendo dois carros na Rodovia José Pizarro, entre Jaboticabal (SP) e Monte Alto (SP). A Polícia Militar suspeita que um dos carros tenha invadido a pista contrária e batido de frente contra o outro.
O acidente aconteceu por volta das 15h20, no quilômetro 5 da Rodovia José Pizarro. De acordo a PM, o motorista de uma Montana seguia em direção a Monte Alto (SP), enquanto o Gol transitava no sentido contrário. A polícia suspeita que a picape tenha invadido a outra pista, causando a colisão frontal com o carro.
Com o impacto, o motorista da Montana, de 42 anos, o condutor do Gol, de 63 anos, e três mulheres passageiras, de 35, 60 e 62 anos, morreram na hora.
O trânsito em direção a Monte Alto chegou a ser desviado para a retirada dos corpos e dos veículos, mas já foi normalizado.
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Araraquara (SP).

Dois guarda-vidas ficaram feridos após uma explosão em um posto do Corpo de Bombeiros, na praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, na tarde deste domingo (26). O estouro aconteceu na parte interna do Posto 4, umas das unidades de salvamento da orla. A Polícia Civil investiga as possíveis causas da explosão. Os dois guarda-vidas foram identificados como cabo Melo e cabo Corrêa. Eles foram encaminhados, inicialmente, ao Hospital Miguel Couto, no Leblon. Um deles teve pelo menos 50% do corpo queimado. Em nota, a assessoria do Corpo de Bombeiros que ambos os bombeiros estão internados no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Estadual Alberto Torres. O comunicado destacou que o cabo Correa inspira mais cuidados, devido à extensão de suas queimaduras. Já o caboMello tem bom prognóstico de recuperação, poisele foi menos afetado pela explosão. A corporação destacou ainda que acompanhará as investigações. A Polícia Civil realizou perícia no local da explosão e aguarda liberação dos feridos para ouvi-los em depoimento.

A comemoração dos 89 anos de BEATRIZ SEGALL marcada para a noite de sábado, teve de ser cancelada por causa de um acidente que a veterana sofreu no próprio dia do aniversário.
Depois de uma apresentação da peça "NINE, UM MUSICAL FELLINIANO", no teatro PORTO SEGURO, ela recebia os aplausos do público - que incluía famosos como EVA WILMA, PALOMA BERNARDI, LETÍCIA COLIN e DANIEL BOAVENTURA - quando se desequilibrou e caiu com o rosto no chão. BEATRIZ teve de sair carregada do palco e foi hospitalizada em seguida. Segundo o site EGO, que conversou com um funcionário da atriz, ela teve de passar por uma cirurgia no braço, mas seu estado de saúde é bom.
Antes do acidente, a idéia da equipe do espetáculo era fazer uma grande festa para comemorar os 89 anos de BEATRIZ. Até um bolo foi preparado para a ocasião e, por isso, vários famosos compareceram a peça no sábado.
Não é a primeira queda da atriz. Em 2013, ela também caiu enquanto andava por uma calçada de pedras portuguesas no RIO DE JANEIRO, depois de pisar em um buraco. Ela ficou com o rosto bastante machucado e, na época, ameaçou processar a prefeitura da cidade e chegou a fazer campanha pela melhoria das calçadas cariocas.
Conhecida por interpretar a vilã ODETE ROITMAN, de "VALE TUDO" (1988), BEATRIZ tem feito pouca TV, neste ano, esteve no ar em um episódio da série "OS EXPERIENTES", gravada em 2013. Sua última novela foi "LADO A LADO" (2012). Ela está entre os nomes cotados para "SAGRADA FAMÍLIA", novela que substituirá "A REGRA DO JOGO", no horário das 21 horas. 

Joe Jackson, pai do cantor Michael Jackson, foi internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, na noite deste domingo (26). Joe veio à capital paulista para comemorar seu 87º aniversário, que acontecia nesta noite. O centro médico confirmou a internação, mas não disse o motivo.
Segundo Júnior Donatto, organizador da festa, membros da equipe de Joe o informaram que ele teve um princípio de derrame cerebral. “Ele foi ao hospital de manhã, fez uma série de exames e ficou em observação. Por volta das 20h, confirmaram o princípio de AVC [acidente vascular cerebral].”
Segundo Lisa Crazy, assessora de Joe no Brasil, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Donatto acrescentou que integrantes da equipe do pai de Michael Jackson afirmaram que o quadro é estável e que o idoso estava conversando.
O pai do "rei do pop" desembarcou em São Paulo na quarta-feira (22). Na sexta (24), ele foi ao treino do Corinthians e ganhou uma camisa número 10 personalizada.
A celebração de Joe era realizada no Clube Golf, na Zona Sul, mesmo com a ausência do aniversariante. A estimativa é de que o evento custou aproximadamente R$ 600 mil.
O cerimonialista Donatto disse que 180 pessoas compareceram à festa, incluindo famosos como Pepe e Neném e as irmãs Tati e Ana Paula Minerato. A banda Fat Family foi uma das atrações musicais.

Turquia voltou a atacar neste domingo (26) posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, um dia após seus bombardeios contra os rebeldes curdos provocarem o fim da trégua em vigor desde 2013.
Por volta das 20h do horário local (14h de Brasília), vários aviões F-16 decolaram da base de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, em direção às montanhas Kandil, onde estão as bases de retaguarda do movimento rebelde, informou a CNN e a NTV.
Um dia antes, dois soldados turcos morreram em um atentado com carro-bomba no distrito de Lice, perto da grande cidade de maioria curda de Diyarbakir (sudeste), após a chegada de um comboio de gendarmes que haviam sido chamados ao local pelo incêndio de um veículo.
O ataque não foi reivindicado até o momento, mas leva o selo do PKK, em rebelião desde 1984 contra as forças de segurança turcas.
Horas antes, o movimento curdo havia ameaçado romper o cessar-fogo proclamado unilateralmente em 2013 devido aos bombardeios turcos contra suas bases no norte do Iraque.
Esta brusca escalada da tensão entre o governo islamita-conservador turco e os rebeldes curdos da Turquia coincide com a decisão de Ancara de atacar os jihadistas do Estado Islâmico (EI), atingindo suas posições em território sírio.
Desde a noite de sexta-feira, caça-bombardeiros F-16 turcos realizam diversos ataques contra instalações, campos, hangares e depósitos de munições do PKK nas montanhas Kandil, no extremo norte do território iraquiano.
As operações deixaram um morto e três feridos nas fileiras do PKK, segundo a organização.
"Foram rompidas as condições de manutenção do cessar-fogo", proclamaram as Forças de Defesa do Povo (HPG), a ala militar do PKK, em seu site. "Diante destas agressões, temos o direito de nos defendermos".
Reunião da Otan: Os embaixadores dos 28 países da Otan se reunirão na terça-feira, a pedido da Turquia, para analisar a situação diante do agravamento da tensão entre Ancara, os rebeldes curdos e os jihadistas do Estado Islâmico, informou a Aliança neste domingo.
A Turquia "pediu a reunião diante do agravamento da situação após os cruéis ataques terroristas dos últimos dias, e também para informar aos seus aliados sobre as medidas que está tomando".
"Os aliados da Otan acompanham de muito perto a situação e estão solidários com a Turquia", destacou o comunicado.
Ancara recorreu ao artigo 4º do tratado do pacto, que permite a um membro da Aliança convocar o grupo diante de "uma ameaça a sua integridade territorial, independência política ou segurança", acrescenta a nota.
O governo turco do presidente Recep Tayyip Erdogan iniciou em 2012 negociações de paz com o chefe do PKK detido, Abdullah Ocalan, para tentar colocar fim a uma insurgência que deixou 40.000 mortos desde 1984. Mas as negociações não levaram a nenhum acordo.
"Sob o pretexto de uma ofensiva contra o grupo Estado Islâmico, o governo declarou guerra a todas as organizações terroristas", disse o professor David Romano, da Universidade do Estado do Missouri (Estados Unidos), à AFP. "Acredito que quer atacar mais o PKK que o EI".
A Casa Branca, que acaba de fechar um acordo com Ancara para utilizar a base turca de Incirlik (sul) em sua campanha antijihadista na Síria e no Iraque, defendeu o direito dos turcos de "realizar ações contra alvos terroristas", segundo seu conselheiro adjunto de segurança nacional, Ben Rhodes.
Ancara ordenou os bombardeios após uma série de ataques na última semana contra suas forças de segurança atribuídas a militantes próximos ao PKK.
O movimento separatista reivindicou na quarta-feira o assassinato de dois policiais em Ceylanpinar (sudeste), na fronteira com a Síria. Disse ter agido em resposta ao atentado suicida de Suruc (sul) atribuído ao EI, que na segunda-feira deixou 32 mortos e uma centena de feridos entre militantes da causa curda.
A comunidade curda da Turquia acusa o governo de apoiar os jihadistas, coisa que Ancara nega.
O principal partido curdo na Turquia denunciou a estratégia de Erdogan de atiçar tensões. "Seu objetivo é que o país arda para obter plenos poderes", criticou o Partido Democrático dos Povos (HDP).
Em muitas cidades da Turquia, a tensão é palpável há uma semana. Quase todas as manifestações contra Erdogan são reprimidas pela polícia.
Neste domingo, um policial morreu durante confrontos com manifestantes de extrema esquerda no bairro de Gazi, em Istambul, informou a agência pró-governamental Anatolia.
O policial, gravemente ferido por um tiro quando realizava prisões neste bairro, morreu no hospital.
E na noite de sábado um homem foi abatido durante confrontos entre a polícia e manifestantes pró-curdos em Cizre (sudeste), informaram fontes médicas.
Com o objetivo de acalmar os ânimos, o principal partido curdo cancelou a "grande marcha pela paz" antijihadista prevista para este domingo em Istambul e proibida pelo governador.
Desde sexta-feira, as autoridades turcas realizam uma operação sem precedentes contra supostos militantes do EI, do PKK e da extrema esquerda. Segundo dados oficiais, 590 pessoas foram detidas em todo o país.

Bobbi Kristina Brown, filha de Whitney Houston e Bobby Brown, morreu aos 22 anos de idade neste domingo (26). A informação foi divulgada pela família Houston nas redes sociais.
Ela estava hospitalizada desde 31 de janeiro, quando foi encontrada inconsciente na banheira de casa em Atlanta, no estado da Geórgia, sudeste dos Estados Unidos. Equipes de emergência conseguiram reanimá-la, mas sua atividade cerebral foi muito afetada.
Sem ter acordado do coma, foi levada, em março, a um centro de reabilitação. Em junho, diante da situação crítica de Bobbi, sua família optou por transferi-la para "um hospital para doentes terminais", onde ela vinha recebendo tratamentos paliativos.
O desenlace da história de Bobbi Kristina se assemelha às condições em que faleceu a mãe dela, em 11 de fevereiro de 2012, um dia antes da festa do Grammy.
A cantora, de 48 anos, foi encontrada de bruços na banheira do quarto de um hotel de Los Angeles, após sofrer uma overdose de drogas, álcool e remédios.
Após a morte da mãe artista, Bobbi Kristina ficou aos cuidados de sua avó, Cissy Houston, e manteve uma comunicação intermitente com o pai, Bobby Brown, que teve um relacionamento conturbado com a cantora.

O britânico John Sewel, membro da Câmara dos Lordes do Reino Unido, renunciou ao cargo neste domingo (26) e está sendo investigado depois de ser divulgado um vídeo no qual é visto cheirando cocaína com uma nota de cinco libras acompanhado de várias prostitutas.
Lorde Sewel, que foi aliado do antigo primeiro-ministro Tony Blair, apresentou sua renúncia depois que o jornal "The Sun" divulgou neste domingo o vídeo, e agora será investigado pelos fatos.
O político escocês, de 69 anos, antigo ministro da Agricultura no governo trabalhista de Tony Blair, aparece no vídeo dizendo às prostitutas que queria que elas o levassem "para um mau caminho".
Além disso, Sewel, na gravação, comenta às mulheres, que cobraram 200 libras (pouco mais de R$ 1.000), que teria gostado se tivesse "uma jovem asiática".
"Poderíamos ter usado uma jovem asiática para esta noite. Quando vou no metrô vejo umas magras e atraentes. Parece que são inocentes, mas sei que são putas", assegura o escocês.
A presidente da Câmara dos Lordes, a baronesa Frances D'Souza, qualificou de "inaceitável e impactante" a notícia e afirmou que levará o caso à Polícia Metropolitana (MET).
"A Câmara dos Lordes seguirá mantendo seus padrões de vida pública e não tolerará que estes mesmo sejam deixados de lado. Estas acusações tão extremamente graves e serão remetidas ao comissário da Câmara dos Lordes e à Polícia Metropolitana para que sejam investigadas com urgência", assinalou D'Souza.
O jornal "The Sun" assegura que a gravação foi realizada no apartamento de Sewel, casado e com quatro filhos, no Dolphin Square, bairro de Westminster, perto da sede da Câmara dos Lordes.







2 016       :      -     TERÇA-FEIRA
Nos termos do artigo 17, inciso I, do Decreto-lei 260/70, artigo 138, § 2°, combinado com o artigo 129 da Constitui- ção Estadual, artigo 133 da Constituição Estadual, Decreto 35.200/92, Instrução Conjunta CRHE/CAF-I/92 e Parecer CJ-26/93, artigos 1° e 3° da Lei Complementar 432/85, alterada pela Lei Complementar 1.179/12, Decreto 51.782/07 e vencimentos referentes às Leis Complementares 731/93 e 1.021/07, com os proventos integrais, contando com mais de 30 anos de serviço, e o § 2° do artigo 213 da Lei 10.261/68, alterado pela Lei Complementar 1.048/08, Padrão PM-16, o Cel PM 822224-0 Antonio Claudio Galindo - CPA/M-7 - Guarulhos/SP (TLTS e FRCTS DP-2447/16 - Pr. 7.478.774/16).
ANTÔNIO CLÁUDIO GALINDO nasceu no dia 9 de setembro de 1964. Entrou para a PMESP em 1º de fevereiro de 1982. Foi declarado ASPIRANTE A OFICIAL em 15 de dezembro de 1986. Apenas tenho as datas de sua promoção a 2º TENENTE (25 de agosto de 1987) e 1º TENENTE (25 de agosto de 1998).

Ainda estou atualizando o dia 24 de julho. Pronta essa atualização, lanço a data em meu blog. Recebo do MARIANO uma mensagem:
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia !
 De fato !

Não seria mero convencimento afirmar que dentre todas homenagens que tem recebido a iniciativa do nobre paladino será a mais significativa.
Fraternal apreço, Mariano.  

De: celmario@gmail.com
Enviada: Segunda-feira, 25 de Julho de 2016 10:50
Para: mtaglianetti@uol.com.br
Assunto: Audiência 02 /08 andante 14:00
Estimado MARIANO
Aproxima-se o dia 2 de agosto. A imposição da MEDALHA CONSTITUCIONALISTA ao JUIZ SÉRGIO MORO traduz a vontade desta Sociedade em querer o bem do nosso BRASIL. É o que vem fazendo o Juiz, limpando a nação de elementos que são uma vergonha para todos nós.
Realmente é um presente ao Juiz que aniversaria em 1º de agosto.

Em 25 de julho de 2016 08:22, MarianoTaglianetti <mtaglianetti@uol.com.br> escreveu:
Caríssimo Cel. VENTURA, bom dia !
O juiz SÉRGIO FERNANDO MORO aniversaría em 1º de agosto***.
 Fraternal apreço, Mariano.
*** O  agraciamento é um presente !...

Estou no ponto de ônibus, quando toca o celular. Estou lendo uma mensagem e o ônibus chega. Mais tarde, quando já estou na Avenida GUARULHOS, dou conta que tomei o PENHA em vez do ARMÊNIA. Com esse descuido, vou parar no Terminal de ônibus da PENHA. Ali, embarco num outro coletivo que deverá ir até à LUZ. Ele passa pela RUA JOÃO TEODORO, justamente onde fica o Serviço de Subsistência da PMESP. Acontece que o trânsito é muito complicado nesta tarde. Vou chegar no MUSEU somente depois das 15 horas.
MARINEI CHALUB está cuidando dos boletos. Pensa num jantar que iremos participar em 29 de julho, criando o grupo “AMIGOS DO MMDC”. Também hoje ela lança a mensagem aos associados, dando ciência da entrega da MEDALHA DRÁUSIO em 26 de agosto, no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.
Muito calor nesta tarde. Retornamos para GUARULHOS depois das 16 horas.

As principais centrais sindicais do país apresentaram um documento, hoje, em que se manifestam contra as mudanças sinalizadas pelo governo do presidente interino, MICHEL TEMER. Até mesmo um dos principais apoiadores do impeachment da presidente afastada DILMA ROUSSEFF, o presidente da Força Sindical e deputado federal PAULO PEREIRA DA SILVA, o PAULINHO DA FORÇA, subiu o tom contra a sinalização da administração TEMER de implantar uma idade mínima para a aposentadoria e a ameaça de alterações nas leis trabalhistas.
“Nós, trabalhadores, não estamos dispostos a pagar sozinhos pela crise”, disse o dirigente sindical. Hoje pela manhã, ele e os presidentes da CUT, UGT, CTB, NOVA CENTRAL e CSB assinaram um documento pela manutenção dos direitos dos trabalhadores e o retorno da empregabilidade. No próximo dia 15, as centrais farão atos em todas as capitais do país e ameaçam uma greve geral caso algum direito dos trabalhadores seja retirado.
Apesar do tom crítico, PAULINHO DA FORÇA negou que tenha rompido com o governo TEMER e disse acreditar ser possível que se façam boas mudanças para o país nessa administração. Porém, em meio à plenária, ao citar a reforma trabalhista que pode sobrepor as convenções coletivas à CLT, chegou a dizer que “um governo interino, um governo que não foi eleito, está sujeito a uma greve geral”.
Segundo PAULINHO,  a grande base governista no Congresso pode votar a favor dos patrões, representando perdas para os trabalhadores.
O presidente da CUT, VÁGNER FREITAS, afirmou que “uma greve geral é um instrumento legítimo dos trabalhadores para protestarem contra alterações que as centrais consideram arbitrárias” e destacou a unificação dos movimentos. “O que estamos trazendo é o consenso. O que nos deixa unificados é não mexer na CLT, na jornada de trabalho”, declarou.
Desde o começo da gestão TEMER, a CUT e a CTB ficaram de fora das rodadas de negociação sobre a reforma da Previdência. VAGNER afirma que, enquanto não houver uma resolução sobre o impeachment, a CUT não negociará com o governo.
Em resposta ao encontro sindical, o Ministro do Trabalho, RONALDO NOGUEIRA, convidou todas as centrais para uma reunião, no dia 28, em BRASÍLIA. Em nota, a pasta afirmou que a proposta é uma modernização da legislação trabalhista. “Buscamos um formato que prestigie a negociação coletiva no  que diz respeito a salário e jornada”.  

Um padre de 84 anos foi degolado hoje por dois homens armados com faca em uma igreja de SAINT-ETIENNE-DU-ROUVRAY, na região da NORMANDIA, norte da FRANÇA, nesta manhã. Os dois homens foram mortos pela polícia. Antes do assassinato, os assassinos mantiveram reféns o padre, JACQUES HAMEL, duas freiras e dois fiéis. Três das vítimas ficaram feridas, uma delas em estado grave. Uma das freiras conseguiu fugir e pedir ajuda. O ESTADO ISLÂMICO reivindicou a autoria do crime. “Eles responderam aos chamados para atacar os países da coalizão internacional (que luta contra o ESTADO ISLÂMICO no IRAQUE e na SÍRIA), afirmou a AMAQ, agência ligada ao grupo jihadista.
A FRANÇA vem convivendo com a ameaça de um ataque contra um local de culto cristão. Cerca de 700 escolas e sinagogas judaicas, assim como entre mil e 2,5 mil mesquitas, estão protegidas por militares. Mas dificilmente essa proteção chegará nestas proporções às 4,5 mil igrejas católicas do país.
Segundo o promotor antiterrorismo FRANÇOIS MOLINS, um dos responsáveis pelo ataque chama-se ADEL KERMICHE, cidadão francês de apenas 19 anos. KERMICHE era monitorado pelas autoridades por meio de uma tornozeleira eletrônica depois de ter tentado ir para a SÍRIA duas vezes, uma delas com a identidade de um primo.
O agressor tinha sua casa vigiada e horários restritos para sair da residência. O outro responsável pelo atentado ainda não foi identificado. Um irmão de KERMICHE, menor de idade, também teria sido preso.
O “LE FIGARO” afirmou que os dois homens armados entraram na igreja durante a missa matinal. Fontes policiais informaram que pelo menos um deles usava barba e um gorro de lã usado por muçulmanos.
Agentes do corpo de elite da BRI (Brigada de Investigação e Intervenção) da polícia local cercaram o imóvel e tentaram negociar com a dupla. O cerco só acabou após 40 minutos, quando agentes de segurança mataram os criminosos. O padre atuava nessa igreja havia cerca de 20 anos.
A freira que conseguiu fugir da igreja católica para alertar que dois armados com facas haviam feito reféns no local contou que os agressores fizeram o padre se ajoelhar, o degolaram e gravaram o crime.
Em entrevista à emissora de rádio “RMC”, a irmã DANIELLE explicou que os assassinos ordenaram aos cinco religiosos que estavam dentro da igreja para ficarem juntos em frente ao altar.
Apesar das súplicas para não cometessem o assassinato, os agressores não hesitaram em nenhum momento, de acordo com o relato da freira. “Na igreja, todo mundo gritava: “Parem, vocês não sabem o que fazem”. Os homens forçaram o sacerdote JACQUES HAMEL a se ajoelhar. “Gravaram em vídeo. Fizeram uma espécie de sermão em árabe em torno do altar. Foi horroroso”, disse DANIELLE, que acrescentou que conseguiu fugir no momento em que os homens mataram o sacerdote e depois pediu socorro a uma pessoa que passava de carro. O vídeo está em poder da polícia.

O governo do JAPÃO afirmou hoje que o ataque ocorrido em uma clínica para pessoas com deficiência perto de TÓQUIO, no qual morreram 19 pessoas, não é um fato vinculado ao terrorismo. O ataque aconteceu às 2:10 horas de segunda-feira, quando um ex-funcionário invadiu a clínica assassinando as vítimas à facadas e deixando outras 25 feridas. Ele se entregou.

A TURQUIA anunciou ter dado ordens de detenção contra 42 jornalistas em uma nova fase das punições contra suspeitos de participar do Golpe de Estado frustrado em 15 de julho, que deixou 270 mortos, conforme a agência de notícias FRANCE PRESSE. Mais de seis mil pessoas foram presas, a maioria agentes do Exército. Na segunda-feira, o presidente RECEP TAYYIP ERDOGAN se reuniu com líderes da oposição.

Um paciente atirou e matou um médico em um hospital STEGLITZ, distrito de BERLIM, na ALEMANHA, hoje. Ele se suicidou em seguida. A polícia, que monitorava a unidade hoje, afirmou não haver indícios de que se trate de uma atentado terrorista, mas ainda não se sabe o que motivou o paciente a dar os disparos. Ferido gravemente, o médico chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Dois homens foram detidos na noite de domingo, sob suspeita de terem relação com o autor do massacre de NICE, MOHAMMED LAHOUAIEJ BOUHLEL, informaram as fontes de segurança hoje.
A polícia investiga se eles deram “suporte logístico” a BOUHLEL, segundo o jornal francês “LE MONDE”. Um dos detidos aparece em uma foto divulgada pela imprensa ao lado de BOUHLEL diante do caminhão usado no ataque terrorista.
Eles teriam trocado 1.278 chamadas durante o último ano, segundo a agência EFE.
BOUHLEL foi morto por policiais após avançar com um caminhão sobre a multidão que acompanhava a queima de fogos na festa da Queda da Bastilha, em 14 de julho, na avenida beira-mar PASSEIO DOS INGLESES, em NICE, no sul da FRANÇA. O ataque deixou 84 mortos e mais de 200 feridos.
As novas detenções se somam à prisão de outras cinco pessoas, feitas logo após o atentado – quatro homens e uma mulher. O promotor FRANÇOIS MOLINS disse que o ataque foi preparado com meses de antecedência e contou com a ajuda de cúmplices.
A polícia divulgou que os presos são o franco-tunisiano RAMZI A. , de 22 anos; os tunisianos CHOKRI C, 37, e MOHAMED QUALID G., 40; além do albanês, ENKELEDJA Z, que, segundo a polícia, tem dupla nacionalidade, francesa e albanesa.
Nenhum deles era conhecido pelos serviços de inteligência e apenas RAMZI A. que nasceu em NICE, tinha ficha criminal por roubo e envolvimento com drogas. Esse suspeito levou a polícia a encontrar uma KALASHNIKOV e uma bolsa de munição, mas sua utilização ainda não está clara.
Após o atentado, o grupo ESTADO ISLÂMICO ameaçou intensificar seus ataques contra a FRANÇA em vídeo postado nas redes sociais dia 20. Em seguida, o grupo mostra a decapitação de dois homens acusados de “espionarem” o EI, no que seria uma “mensagem” à FRANÇA, segundo o Site, organização que monitora a atividade on-line de páginas extremistas.      


Nenhum comentário: